“Para que serve o CDS?” *
O CDS tinha uma boa lista. Nuno Melo brilhou no inquérito ao caso BPN, Teresa Caeiro e Diogo Feio são políticos experientes e competentes.
Mas Portas apareceu a todo o tempo. Quis fazer de muleta dos seus candidatos mas, ao contrário, encolheu-os e nunca os deixou crescer. As imagens eram de Portas, as prédicas eleitorais eram de Portas e Portas estava nos cartazes e nas feiras.
Na verdade, o CDS já não é bem um partido – parece-se mais com um culto pessoal à volta de Paulo Portas. O grande problema dessa liturgia é que o seu objecto está em irremediável decadência. Portas regressou mal e antes do tempo. Voltou igual, apenas mais gasto e redundante. Transformou o CDS num partido de um homem só cuja mensagem exclusiva é o seu líder. O paradoxo é que, por culpa própria, Portas se tornou na personagem mais estafada e aborrecida da política portuguesa.
O espaço vital do CDS subsiste à custa da variação de conjuntura do vizinho ‘grande’ do lado, o PSD. Este raramente esteve tão mal como nestes anos socráticos, mas o CDS nunca conseguiu aproveitar essa letargia. Não soube ser alternativa. Não faz diferença em área nenhuma. A sua competição eleitoral parece reduzir-se a uma obstinação patética em vencer as sondagens: o CDS julga vencer só porque não perdeu tanto como se previa.
Mas os resultados de ontem não podem deixar ninguém feliz no CDS: quando não há estratégia para além da mera sobrevivência, todos os esforços visam apenas adiar o fim. O próximo desafio será nas Legislativas.

Acha mesmo?
(www.ocharutoaceso.blogspot.com)
GostarGostar
essa da tcaeiro ser competente é para gozar com a malta. experiente e esforçada em asneira e ignorância, absolutamente de acordo.
GostarGostar
Discordo. O problema do PP é ter uma péssima imprensa. O facto de ser dado como praticamente morto em todas as sondagens reflecte isso. O único problema do PP talvez seja a sua imagem de partido de betinhos.
GostarGostar
André Gualter de Vasconcellos,
Acho. O CDS parece uma daquelas equipas que apenas lutam para não descer de divisão e que gritam vitória quando alcançam a permanência nem que seja só por goal average…
Não fazem diferença na sociedade e na política portuguesa. E é pena.
Tenho para mim que Paulo Portas é um político morto-vivo que impede aquele partido de respirar e de de se reinventar – ele nunca o soube fazer em relação a si próprio. PPortas é o mesmo político desde há mais de 15 anos, com as mesmas propostas, os mesmos ditos, os mesmos chistes e os mesmos esforços afectados em querer ter graça. Cansou e está cansado. O melhor para o CDS era que ele se afastasse. De vez.
GostarGostar
“O problema do PP é ter uma péssima imprensa”
Não lhe chega uma tvi inteira e o portal sapo?
GostarGostar
Caro CAA, não posso concordar com a sua pergunta. Mas admito que concordo com parte da análise.
O CDS, tal como qq outro partido, faz falta à democracia. Só esperamos é que consiga, ao longo do tempo, “soltar-se” de Portas. Parece que isso começa a acontecer. Com Nuno Melo e outros.
GostarGostar
Péssima imprensa alguém que está sempre a aparecer em todo o lado e cheio de mimos dos jornalistas que o tratam tão bem? Não tratam assim os outros! Esta gente passa-se. É tudo culpa da má imprensa quando lhe correm mal.
GostarGostar
tivessem eles os jornalistas lambe-cús como têm o BE e o PCP e neste momento teriam resultados eleitorais bem melhores.
GostarGostar
“Mas Portas apareceu a todo o tempo. Quis fazer de muleta dos seus candidatos mas, ao contrário, encolheu-os e nunca os deixou crescer. ”
Se não fosse assim não era o CDS… pelo menos o de Portas.
GostarGostar
Isso depende dos jornalistas. A maioria do jornalistas é político e entra em campanhas e aqueles que não alinham nas campanhas são atacados pelos outros e pelo ss’s de blogs que os insultam e os tratam de situacionistas.
GostarGostar
CAA,
Actualmente o CDS/PP tem como grande objectivo o de vencar as sondagens, já que o estatuto de 5º partido poruguês está cada vez mais consolidado:
http://grupo-da-boavista.blogspot.com/2009/06/portas-e-re-ajuste-estrategico.html?showComment=1244540401374#c9162031111682219622
GostarGostar
CAA,
Actualmente, o PP consolidou a sua posiçao de 5ª força partidári. Sobreviveu. Para já. E tem como actual objectivo o de vencer as sondagens…
Sobre isso, fizemos um pouco de história no Grupo da Boavista:
http://grupo-da-boavista.blogspot.com/2009/06/portas-e-re-ajuste-estrategico.html
GostarGostar
Concordo em parte:
O grande problema da actual Direita Portuguesa é o seguinte: saiu, historicamente, de uma revolução de Esquerda que não fez e à qual, de certa forma, foi convidada a aderir (Freitas do Amaral foi convidado a formar um Partido pelo MFA!).
O CDS deixou de fazer grande sentido, quando (re) aderiu ao Europeísmo que Portas havia destruído nas páginas do “Independente” e que voltou a defender depois de Monteiro. Se o não tivesse feito, teria tido, nas últimas eleições, entre 15 a 20%.
A “ala liberal” do Marcelismo onde se distinguiram estadistas da craveira de Sá Carneiro, Pinto Leite, Pinto Balsemão, Magalhães Mota, ou Mota Amaral, não era, revolucionária mas também não era de Direita: era gradualista, Social-Democrata, defensora dos Direitos individuais, Humanista, Tecnocrata-Social, de Centro-Esquerda e de influência Social-Cristã. Hoje denomina-se PSD.
E é no PSD que se encontra o “ovo de Colombo” da Direita Portuguesa: quem não for da Esquerda tradicional (jacobina, republicana, maçónica, pseudo-intelectual e elitista) em Portugal; quem não tiver uma perspectiva ideológica marxista; quem acreditar na economia social de mercado; quem colocar Portugal acima de quaisquer querelas ideológicas ou outras, só tem um Partido em que votar: é o PPD/PSD.
GostarGostar
#13
Muito bem.
GostarGostar
Caro João Neto,
Concordo.
GostarGostar
Caro CAA,
A sua análise, tal como a publica, já era mais do que esperada. Pelo seu próprio histórico político, pelo seu percurso, pela sua ambição e, atevo-me a dizer, pela janela de esperança que antevê ao ver o CDS a crescer. Reparou que já nem sequer escreve PP? Volptou ao velhinho e saudável CDS?
Deixe-se de análises inquinadas e revanchismos que muitos quais as origens. Seja imparcial na análise, se quiser ser respeitado. Respeite e faça a sua vidinha, na blogosfera, nas aulainha qu dá, nos canais onde debita as suas opiniões, mas tente ser imparcial.
É certo e sabido que o seu tempo no CDS já passou.
GostarGostar
#13 Economia Social de Mercado? Deixa-me rir. O PSD?
O PSD é um partido liberal, meu caro. A social-democracia nao existe em Portugal desde que Sócrates venceu no PS.
GostarGostar
# 17
“O PSD é um partido liberal”.
Esses chavôes funcionam para quem não percebe nada de política, não escuta as declarações dos líderes partidários, não lê os programas dos partidos, não conhece a história recente do Código Laboral…
GostarGostar
#13 – “teria tido, nas últimas eleições, entre 15 a 20%.”
lá ficava o psd empatado com o cds
“quem colocar Portugal acima de quaisquer querelas ideológicas ou outras, só tem um Partido em que votar: é o PPD/PSD.”
a chamada direita envergonhada, que teima pescar à esquerda.
GostarGostar
16,
O seu delírio é excessivo. Trate-se, se quiser…
GostarGostar
17,
«O PSD é um partido liberal»
Ainda ontem à noite, na SIC-N, Paulo Rangel negou veementemente que o PSD tenha uma vocação, história, programa ou inclinação liberal.
Mas, claro, há crentes para todos os gostos.
GostarGostar
JB:
Deixe-me discordar da sua posição.
O PSD é um Partido Liberal, sim, mas apenas em parte: é muito mais do que isso. Esse é, precisamente, um dos erros que, desde o Cavaquismo pelo menos, o PSD tem vindo a cometer constantemente e que lhe trouxe péssimos resultados internos e eleitorais.
Apoio aqui no Blasfémias, desde sempre, Manuela Ferreira Leite (contra, p. ex., o “liberalismo” de Passos Coelho), porque me parece ser ela a pessoa melhor colocada para proceder à síntese de influências (contraditórias, por vezes, admito, mas a realidade portuguesa é mesmo assim) que constituem a riqueza ímpar do meu Partido. Defendo há muito tempo o seguinte: urge «Social-Democratizar o Partido Social-Democrata».
O último resultado das Europeias deu-me razão a mim.
GostarGostar
«Defendo há muito tempo o seguinte: urge «Social-Democratizar o Partido Social-Democrata».»»
Ainda mais?
GostarGostar
“O PSD é um partido liberal, meu caro.”
Deixa-me rir! Mises e Hayek devem andar às voltas.
GostarGostar
Opinanços. Há os que se limitam a bitaitar na blogo.
Spartakus.
GostarGostar
Depois de ler tanta asneira so me apetece sorrir.
Paulo Portas e das pessoas mais bem preparadas deste Pais e, por isso nao me admira que tenha muitos adversarios. Foi ele que conseguiu colocar o CDS/PP no lugar que esta. E um brilhante parlamentar com respostas prontas e acertadas sobre os assuntos que anteriormente foram bem estudados.Eu,depois de AMARO da COSTA ,diria que na A.R. Paulo Portas tem sido o melhor intrepete da direita portuguesa( democratica).
Felizmente para o CDS/PP apareceram novos e bons elementos,pessoas que tambem nao se deixam influenciar pelo compadrio e facilitismo, nomeadamente Nuno Melo,Diogo Feio,Pires de Lima entre outros. A todos eles muito obrigado por assim serem.
GostarGostar
CAA:
«Social-Democratizar» sem dúvida.
Já pensou em que buraco se metia a propaganda do PS?
A pergunta que se pode colocar é: «o que é Social-Democratizar em Portugal?». Para mim, será: defender a dignidade da pessoa humana, sob todas as suas formas; permitir aos cidadãos viver em condições sociais dignas, baseadas no mérito e no esforço de cada um; proteger os mais fracos (crianças, idosos, deficientes, doentes, desempregados); diminuir o peso do Estado de maneira a contrair a burocracia e a despesa; aumentar o poder efectivo do Estado nas suas áreas de competência própria (sobretudo: Justiça, Saúde e Segurança); permitir às escolas e universidades determinar os seus proprios programas; defender as empresas portuguesas; manter uma relação privilegiada com a Igreja Católica, como instrumento para diminuir assimetrias sociais; promover medidas protectivas da família, como base essencial da sociedade portuguesa; diminuir impostos e afectar melhor a receita obtida às necessidades nacionais.
GostarGostar
#25 – penteado novo
GostarGostar
O CDS SÓ SERVE PARA 1 COISA:
-SERVIR DE MULETA PARA OS PULHAS-MAMÕES.
GostarGostar
boa pergunta. acho que é para a compra de submarinos, batalha naval com abortos, afundamento de petroleiros e outros desportos naúticos.
GostarGostar
#29
É cíclico, é. O CDS ora se alia ao PSD, ora serve de muleta dos pulhas mamões do PS. Concordo.
GostarGostar
Podia tentar esgrimir algum tipo de argumentário para contestar as suas palavras.
Mas acho que os quase 9% é o suficiente para retirar razão a cada uma das letras do seu post (ou será posta? de pescada!).
Respondendo à sua pergunta – não serve para escrever comentários inteligentes no blasfémias!
GostarGostar
os betos ao ataque
GostarGostar
Caro CAA
Concordo plenamente com o seu artigo.
Naquela noite todos os comentadores e resultados resvalavam para a derrota. Apesar da luta do capitão mor durante toda a campanha, por entre o povo da feira, os resultados não apresentavam melhoras. Dizia-se que era obra de outros meninos afectos à oposição jornalística, que controlavam as sondagens. Após a hora de fecho, fez-se luz, afinal a táctica colocada no terreno pelo outros meninos tinha fracassado. A vitória era agora mais que certa. Nuno agradeceu e dedicou a vitória ao capitão mor PP, aliás como mandam as regras neste partido. Este mergulhado na emoção, quase mesmo a doar uma lágrima aos presentes, num gesto de firmeza, de quem não consegue soltar uma única palavra presa pela emoção, agradece.
Obrigado Nuno.
As primeiras palavras vão direitinhas para os presentes e não presentes, obrigado, foi uma vitória do PP e uma derrota das sondagens.
Agora Nuno vai partir para outras batalhas, falta saber quem vai dedicar as próximas vitórias ao capitão mor PP.
Aguardamos as cenas dos próximos capítulos sempre com as mesma emoção de sempre.
O melhor da democracia são estas cenas.
Ao PP falta-lhe tudo, mas há de certeza bons actores.
VIVA PORTUGAL
GostarGostar
# 26
Ricardo Araujo Pereira daria um excelente parlamentar. Daí a merecer a nossa confiança vai uma enorme distância.
GostarGostar
A malta da laranjada não deve provocar os adversários à sua retaguarda, pois parece que aos dois partidos da direita já só faltam 5 deputados para a maioria absoluta, isto se os resultados se mantiverem como os das europeias.
No entanto parece que surgiu finalmente na social demagogia um rapaz, de cujo nome não me lembro que agrada aos portugueses, talvez pela sua figura um bocadito ao estilo do Vasco Santana, talvez pela necessidade que os portugueses sentem de esperança e pelo facto de este rapaz ainda não apresentar a imagem gasta ou poluída com algum escândalo. O certo é que o homem representa uma mais-valia, para a social demagogia, ai uns 5 ou 6%
Surge então a tentação da rapazidada do PSD, colocar o mesmo homem como representante do partido nas próximas eleições o que seria um acto ignóbil, pois a actual líder não merece ser atraiçoada/substituída.
GostarGostar
Engraçado, substitui no texto Paulo Portas por Louça e consegue ler-se sem perder muita coerência.
GostarGostar