Saltar para o conteúdo

“O bloco que o Bloco quer” *

23 Junho, 2009
by

O manifesto de 28 economistas pedindo ao Governo que reavalie os grandes investimentos públicos é uma bomba política: pelo momento e pelo relevo dos protagonistas.
Mas a novidade foi a reacção do Bloco de Esquerda: Louçã, talvez afligido por Vitalino Canas ter sido remetido para uma merecida obscuridade, liderou a defesa do Governo: increpou os autores de “ministros de pouca fama“, insinuou manobras de “máfia financeira” e socorreu as grandes construtoras com um desvelo tal que o cheguei a imaginar, daqui a alguns anos, sentado entre Jorge Coelho e Dias Loureiro na administração de alguma delas.
Mas a causa imediata do achaque de Louçã deve ser outra – o Bloco já sonha em ir para o Governo com o PS, após as Legislativas, e convém ir mostrando serviço.

* Ontem, no Correio da Manhã

37 comentários leave one →
  1. Gonçalo Marques's avatar
    23 Junho, 2009 12:02

    Se enveredar por este caminho e por esta estratégia, o “Berloque” vai mudar o seu ADN político: deixa de ser um partido de protesto, com possibilidades de se constituí como uma reserva eleitoral (quando todos os outros são partidos “sistémicos” e passa a ser um partido “como os outros” (no sentido de desejar alcançar, apenas, o poder)

    A ver vamos o que decidirá Louçã e como reagirá o eleitorado em caso positivo

    Gostar

  2. Caty Waves's avatar
    Caty Waves permalink
    23 Junho, 2009 12:18

    Bem, neste aspecto Louça marca pontos e está a mostrar-se mais responsável do que os partidos que estão contra as obras públicas quando o país mais precisa delas.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Junho, 2009 12:22

    A maior parte dos 28 são ex-ministros e ex-secretários de estado, e outros que tais, em grande medida responsáveis pelo triste estado a que isto chegou.

    Gostar

  4. C. Medina Ribeiro's avatar
    23 Junho, 2009 12:45

    Como as pessoas, para estarem bem informadas, devem observar a realidade pelo maior número de ângulos possíveis, também eu tentei ler os argumentos contra o manifesto dos economistas.

    Mas o que encontro são, simplesmente, ataques às pessoas que o redigiram e subscreveram – e pouco (ou nada) quanto ao assunto em si mesmo, dando razão ao velho ditado:

    «Quando alguém aponta para a Lua, o tonto fica a olhar para o dedo».

    De qualquer forma, o simples facto de a resposta ser dada dessa forma (com argumentos pessoais e, portanto, de grande pobreza), parece ser um bom indicador para se aquilatar de que lado está a razão…
    .

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Júlio permalink
    23 Junho, 2009 13:04

    Este bloco é uma vergonha. Demora-se é a perceber. Votei neles em 2005 e foi para nunca mais.

    Gostar

  6. CAA's avatar
    23 Junho, 2009 13:10

    «Mas o que encontro são, simplesmente, ataques às pessoas que o redigiram e subscreveram»

    Precisamente, C. Medina Ribeiro

    Gostar

  7. Fomos's avatar
    Fomos permalink
    23 Junho, 2009 13:14

    Tendo-se Portugal enterrado nos ultimos 23 anos em despesismos em obras publicas, nao percebo como há cidadaos que defendem continuar na mesma senda.

    Há melhores maneiras de investir o dinheiro…

    Gostar

  8. Nuno Vieira Matos's avatar
    23 Junho, 2009 13:22

    CAA, Isto vem tudo da sua cabeça ou tem ajuda? Você é um fofo.

    Medina Ribeiro diz: “Mas o que encontro são, simplesmente, ataques às pessoas que o edigiram e subscreveram”.

    Você (e logo você meu caro CAA, um pistoleiro fofo) diz: “Precisamente, C. Medina Ribeiro”.

    O mais grave é que estas emanações vêm depois desta desse grande homem que é o anónimo (o gajo está em todas pá!): “A maior parte dos 28 são ex-ministros e ex-secretários de estado, e outros que tais, em grande medida responsáveis pelo triste estado a que isto chegou”

    Ou seja meu caro CAA e C. Medina Ribeiro, o que não se faz é branquear o passado políticos dos eminentes 28 economistas que vêm em posse de estadistas e doutos homens que despertaram (de repente) para a problemática da coisa. Pergunto-me se eles não vêm atraso (que a crise meus lindos não vem de agora) ou, p’lo contrário, se vêm exactamente a tempo por motivo de eleições. O que vale é que são todos uns fofos!

    Gostar

  9. Fomos's avatar
    Fomos permalink
    23 Junho, 2009 13:33

    Talvez seja boa ideia recomendar a seguinte leitura para alguns comentadores:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ad_hominem

    Gostar

  10. Portela menos um's avatar
    Portela menos um permalink
    23 Junho, 2009 13:36

    CAA preocupadíssímo com o facto do CDS estar a ficar fora do “arco da governação” !

    Gostar

  11. Dias Ferreira's avatar
    23 Junho, 2009 13:36

    O Esquerdismo reflecte-se, posteriormente, em atitudes dignas da reacção…ao longo da história isso tem-se revelado uma constante, e a história é ciclíca!

    Adicionem, se faz favor: http://o-comunista.blogspot.com

    Abraço

    Gostar

  12. Dias Ferreira's avatar
    23 Junho, 2009 13:38

    O Esquerdismo, reflecte-se sempre em atitudes dignas de reaccionários, foi assim ao longo da história, e a história é ciclíca, tende a repetir-se!

    Adicionem: http://o-comunista.blogspot.com

    Abraço

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Ricardo permalink
    23 Junho, 2009 13:40

    Bloco, PS, PS, Bloco

    Dentro de meses não haverá diferença nenhuma. Bloco prepara-se para governar, condenado a ser muleta do PS.

    Gostar

  14. Portela menos um's avatar
    Portela menos um permalink
    23 Junho, 2009 13:47

    já agora sugere-se ao grupo dos 28 (27 homens e 1 mulher!) que faça um manifesto sobre o BPN e o BPP…só para ficarmos a saber o que pensam do tema.

    Gostar

  15. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    23 Junho, 2009 13:52

    “Há melhores maneiras de investir o dinheiro…”

    Que tal pagar a dívida pública e o défice?
    As próximas gerações já não vão conseguir roubar o que estas fizeram. Aliás quem está nascer agora bem pode roubar as poupanças dos Pais e os Avós que ainda assim fica provavelmente a perder dinheiro.

    As pessoas não percebem que Portugal deve ter uns 20% de desemprego e estar em recessão desde há 10 anos se não tivesse desatado a pedir dinheiro emprestado, porque a corrupção legal do Estado gigante tudo come e todos os bons incentivos destroí á sua volta. Sem os fundos da UE ainda pior. Basta isto para perceber o artificialismo e a bolha especulativa que este Regime é. Mais tarde ao mais cedo a Verdade virá ao de cima.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Junho, 2009 14:08

    Isto afunda.

    E Alegre.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Junho, 2009 14:42

    “Mas o que encontro são, simplesmente, ataques às pessoas que o redigiram e subscreveram”
    deram o nome para valorizar o documento, é natural que sejam atacados pelo que fizeram antes. quanto à autoria do mesmo ninguém fala, uma coincidência de ideias entre a presidência da república e o psd, custos de impressão e promoção suportados pela sonae e redacção do compromisso portugal.

    Gostar

  18. Draguinho's avatar
    Draguinho permalink
    23 Junho, 2009 14:49

    E que quer CAA após este poste tão baixinho, baixinho que mais parece o coitadinho do jacaré… a voar!

    Gostar

  19. rb's avatar
    23 Junho, 2009 15:20

    O CAA tem a certeza de que todos são economistas. Já agora, porque hão-de ser os “economistas” a decidir o nosso futuro. Alguém votou neles?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    O puto novo no bairro permalink
    23 Junho, 2009 15:26

    Não é de admirar nada que surja do Pensamento Bloqueado. O silogismo é simples: As Obras Públicas (que são um espasmo de Estatismo)dão emprego ao proleta. Como tudo o que dá emprego aos proleta é bom, logo as obras são boas.

    O silogismo secundário que se extrai: O Estatismo é bom,as Obras Públicas são boas, logo as Obras geridas pelo Estado são boas.

    Quem ousar pensar o contrário é porque é (foi) malandro, incompetente ou louco.

    O Pensamento Bloqueado é assim nada mais do que um típico pensamento autoritário apoiado em silogismos inverificáveis, em dogmas absolutos.

    Curioso como a dialética, que em princípio deveria ser o motor do seu pensamento, lhes escapa por entre os dedos.

    E por isso, depois desta declaração do homem com mais pendor moralizante, vamos ter a via aberta para o Terceiro Centro: PS PSD e Bloco em “unio mystica” (porque as ideologias foram todas enterradas).

    No país das Alices de chouriço de plástico e pregado falsificado por espanhóis tudo é possível.

    Resta que as viagens por TGV são aborrecidíssimas, não se pode abrir a janela.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    23 Junho, 2009 15:38

    Defendo aqui e em qualquer lugar, que Manuela Ferreira Leite será a próxima Primeira-Ministra de Portugal: se o Bloco seguir este caminho de apoio a Sócrates, digo mais: será Primeira-Ministra e com maioria absoluta na AR!

    Gostar

  22. CAA's avatar
    23 Junho, 2009 15:47

    «Nuno Vieira Matos disse
    23 Junho, 2009 às 1:22 pm e

    CAA, Isto vem tudo da sua cabeça ou tem ajuda? Você é um fofo.»

    Realmente começa a ser difícil que os comentários vão ainda mais para baixo deste subsolo…

    Gostar

  23. Nuno Vieira Matos's avatar
    23 Junho, 2009 15:54

    Caro CAA,

    E se respondesse aos restantes 90% do comentário?

    Que tenha falta de humor that’s fine. Agora que se fique por aí e não responda ao que realmente interessa vem apenas reforçar o que escrevi (nos restantes 90%). Mas de qualquer modo mantenho, você é um fofo.

    Gostar

  24. interludio musical's avatar
    interludio musical permalink
    23 Junho, 2009 16:13

    Os comentarios neste blog parecem vir sempre dos mesmos videirinhos!!Devem pensar que isto substitui o divan do psicanalista!

    Gostar

  25. artur mendes's avatar
    artur mendes permalink
    23 Junho, 2009 17:06

    Sou 100% a favor das grandes obras publicas: TGV / Aeroporto e as tres autoestradas Lisboa/Porto e … mais uma : Porto/Lisboa.

    Gostar

  26. CAA's avatar
    23 Junho, 2009 17:23

    «Sou 100% a favor das grandes obras publicas: TGV / Aeroporto e as tres autoestradas Lisboa/Porto e … mais uma : Porto/Lisboa.»

    Mais hipóteses:

    – Lisboa – Coimbra – Porto;
    -Porto – Leiria – Santarém – Cascais;
    – Sacavém – Alcobaça – Figueira – Águeda – Gaia;

    etc.

    Gostar

  27. Trinta e três's avatar
    23 Junho, 2009 19:23

    O problema de alguns desses ex-ministros é que não me lembro do que eles fizeram para evitar o deficit que agora os preocupa. Pelo contrário. Dois deles estiveram bem ligados aos nossos primeiros passos na UE e à adopção da fantástica política agrícola que hoje temos. Só para recordar: os produtos alimentares são uma das nossas maiores importações.

    Gostar

  28. Cheira-me a Revolução!'s avatar
    23 Junho, 2009 20:58

    ora aí está um belo comentário

    Gostar

  29. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    23 Junho, 2009 21:22

    #25,
    nada como uns pózinhos de demagogia para animar o pagode.

    Gostar

  30. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    23 Junho, 2009 21:23

    A propósito de um manifesto dito económico
    22-Jun-2009

    São 28 e deram-se ao trabalho de escrever um manifesto. Deles constam 13 antigos ministros das finanças, da economia e da indústria. A generalidade dos outros subscritores, mesmo não tendo passado pelo governo, não deixa de ser marcante na “linha da frente” das instituições nucleares do nosso regime económico e financeiro. Quem se dê ao trabalho de somar o número de anos, meses, dias e horas em que os 28 foram governantes, governadores ou mandatários do establishment económico, logo constatará, como Vasco Pulido Valente (VPV), que traçam “a experiência que começou em Marcelo Caetano e que chega até hoje”. É virtude? VPV, por uma vez embevecido, acha que sim. Para o mais venenoso dos cronistas nacionais, momentaneamente transformado em Graça Moura do novo oficialismo, eles “são os grandes nomes do país”, a “elite incontestável e prestigiada” da nação. Tem toda a razão. O problema começa precisamente aí. Eles são, de facto, os rostos económicos da elite nacional. A pergunta é: ganhámos muito com ela? …miguel portas/BE

    Gostar

  31. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    23 Junho, 2009 22:15

    Curiosamente a resposta á pergunta é que o seu autor sim ganhou muito. Depois de tanto Socialismo envergonhado feito por uma grande parte dos subscritores quem ganhou foi mesmo o Miguel Portas e o BE…

    Gostar

  32. Zorro's avatar
    Zorro permalink
    23 Junho, 2009 22:41

    Parecem-me todos esquecidos que o BE foi criado para ser a boia de salvação do PS numa situação como a que vivemos.
    Mas por isso mesmo teremos que não deixar que o PS tenha mais votos que o PSD, senão teremos mais 4 anos de ditadura de esquerda.
    Haverá paneleiragem sem o mínimo de pudor, imoralidades em plena luz do dia, uso e abuso da dignidade da pessoa humana, um fartar de vilanagem e insegurança contra os cidadãos cumpridores, e o pior de tudo, é que tudo isto será em nome das liberdades e das igualdades.
    Será que os portugueses ainda se vão deixar enganar? Não me parece.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Junho, 2009 22:47

    #32 – ó zorro tu és tonto, vinga-te na tua mãe.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    23 Junho, 2009 23:08

    ENCOMENDA DO PSD…

    Sejamos coerentes, estes senhores do manifesto, são exactamente os mesmos que à meia dúzia de dias, aplaudiam os destinos da economia, os spreads, as TAE, a bolsa sem impostos, os créditos pessoais, os cartões e os balões, a eco de mercado, porque assim é que era.
    Agora são os mesmos que falam em crise, em dividas, os mesmos que não preveram as tempestades económicas, os mesmos que afirmam que a crise é uma surpresa, obra de matemáticos, …
    O manifesto vale o vale, mas cheira sobretudo a uma encomenda do PSD, liderado por uma Senhora que para não mentir mantém-se calada. Assim são os politicos e estes da economia que se movimentam colados ao poder, que tem sempre soluções para tudo.
    Pena é que façam este papel, demagógico, se mostrem não pouco independentes e acima de tudo muito pouco confiantes naquilo que afirmam porque lá no fundo sabem que não tem razão.
    Devemos nós confiar nestes Senhores?
    A crise económica é má, pior fica com o silêncio de MFL.
    VIVA PORTUGAL.

    Gostar

  35. artur mendes's avatar
    artur mendes permalink
    24 Junho, 2009 00:19

    Caro Trinta e Tres

    Tem razão… dou-lhe a minha. A agricultura é nosso calcanhar de (não sei o nome do gajo) mas… diga lá: o nosso ministro da Agricultura não tem cara de quem não distingue uma couve tronchuda duma alface? Repare bem no perfil!

    Gostar

  36. carlos graça's avatar
    carlos graça permalink
    24 Junho, 2009 01:55

    estou que sim…

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    24 Junho, 2009 18:15

    Mas o Louçã já fez constar que quer ser primeiro ministro…….
    imaginem os 2 cães à dentada?

    Gostar

Deixe uma resposta para Portela menos um Cancelar resposta