Saltar para o conteúdo

Vai-lhes sair cara a brincadeira

2 Outubro, 2009
tags:
by

Rio de Janeiro organiza Olimpíadas de 2016

Olimpíadas, mundiais e europeus de futebol, são seguramente negócios mais rentáveis que a droga ou as armas. Mas apenas para o COI, FIFA e UEFA. Ficam com o grosso dos proveitos – designadamente os direitos televisivos – mas o investimento é, na sua quase totalidade, custeado pelos contribuintes do país a quem atribuem a “honra” de ser o organizador. E não há líder político que rejeite um “foguetório” deste calibre.

166 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2009 21:00

    deixa lá que também pagas no gasóil que gastas

    Gostar

  2. gigi's avatar
    2 Outubro, 2009 21:01

    Portugal mais corrupto

    Portugal desceu quatro lugares na lista dos países menos corruptos, enquanto Cabo Verde foi o único membro da CPLP que melhorou a posição no ranking.
    http://www.aeiou.expresso.pt/portugal-mais-corrupto=f539232

    Gostar

  3. Anónimo's avatar
    2 Outubro, 2009 21:05

    O senhor modernidades

    José Sócrates está a drogar o país com as ilusões de uma utopia modernaça com o seu
    grandioso plano de infra-estruturas. E os impactos na economia real que vão ser tantos.
    Vai ser tudo excelente a partir daqui.

    O problema, para o senhor, é que isto não é novo. Já tivemos um José Sócrates no passado
    que foi o grande responsável pela maior estupidez feita neste país nas últimas décadas: o
    Euro’04. Vejam como à data José Sócrates também revelava aquele entusiasmo contagiante em
    relação à sua pegada, que não se trata de absolutamente mais nada para além da pretensão
    de um homem de deixar obra. O Euro 2004 ia trazer imensos benefícios, iria modernizar,
    iria trazer Portugal para a linha da frente, iria, iria, iria. Estamos em 2009. Sentimos
    na pele as derrapagens e, de lágrima do olho, ficámos a olhar pela janela esperando os
    retornos que nunca vieram. Agora é ver os estádios, que bonitos estão, tão grandes, tão
    vazios, tão inúteis.
    Nem vale muito a pena estar a referir o que o Euro não foi. Qualquer pessoa interessada
    sabe o que foi. É apenas interessante ver como nada mudou: o discurso de hoje é igual ao
    de ontem. A ilusão também. A decepção será maior.
    http://www.corta-fitas.blogs.sapo.pt/3093459.html

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 21:20

    LR, não lhe sobra um bocadinho de satisfação por os brasileiros terem os olimpicos? Vai tudo correr bem, não se preocupe. Obviamente, não se espera aqui qualquer elogio a um governo de esquerda liderado por um barbudo que os blasfemos do lado de lá tratam sobranceiramente por “apedeuta”, que, ainda assim, tem feito uma obra asinalavel, não só no plano nacional como no internacional. Jamais aqui se fará qualquer elogio ao Lula. Mas nem sequer uma satisfaçãozita, caramba? Você, perante uma vitoria da selecçao portuguesa vai dizer o quê? Que foi resultado do dinheiro dos contribuintes para satisfazer o ego dos governantes? Raio de azia.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 21:35

    LR, veja aqui um retrato do Brasil actual feito por um jornal argentino, com possiveis lucros resultantes dos jogos. E se for assim de facto?

    http://www.ieco.clarin.com/empresas/deportivo-fortunas-momento-evento-ganar_0_63600028.html#

    Gostar

  6. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    2 Outubro, 2009 21:35

    Caramelo,

    É com vitórias da selecção portuguesa (ou brasileira) que vai dar um futuro aos seus filhos? A construção de dez estádios no euro 2004, para além do feérico do momento, do efémero, produziu algum efeito, SUSTENTADO, na produção e distribuição de riqueza no país?

    Gostar

  7. OLP's avatar
    OLP permalink
    2 Outubro, 2009 21:41

    As contas Argentinas são como as portuguesas.
    Ele era Expo que iam dar lucro, Euro que ia dar mais lucro ainda.

    Gostar

  8. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    2 Outubro, 2009 21:42

    Que grande caramelo que este Caramelo nos saiu!…

    Gostar

  9. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 21:48

    Caramelo,

    Leu bem o que escrevi? Você está a meter o Lula ao barulho não sei a que propósito. Qualquer presidente de direita no lugar dele e em qualquer outro país estaria igualmente receptivo a este “foguetório”. E eu não tenho nada contra organização de JO, mundiais ou europeus de futebol. O meu ponto é que o investimento nunca deveria ser pago pelos contribuintes, que representa uma transferência forçada de recursos para meia dúzia de multinacionais. Já se questionou porque é que os privados nunca assumem integralmente o risco do investimento nestas megalomanias?

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 21:49

    OLP, quer então contas americanas sobre a economia brasileira? também lhas posso fornecer.

    Eduardo, vou chocá-lo concerteza, mas nem todos os momentos de satisfação que tenho na vida, passam pelo futuro dos meus filhos. E nem todos os investimentos do Estado têm que ter retorno. Você próprio usufrui de investimentos do estado, pagos por mim e que vão ser pagos pelos meus flhos (também sei jogar esse seu jogo, como vê) que não têm o tal retorno sustentado de que você fala.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 21:53

    Já agora, sabia que as despesas da selecção nacional são pagas também com o meu dinheiro? Espero que não comemore qualquer vitória da selecção. Posso perfeitamente não gostar de futebol e achar que voce se está a divertir à minha custa, Eduardo

    Gostar

  12. bulimundo's avatar
    2 Outubro, 2009 21:55

    POIS..MAS O POBO QUER É PÃO E CIRCO..DESDE O TEMPO DOS ROMANOS…

    Gostar

  13. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:00

    Caramelo,

    “Já agora, sabia que as despesas da selecção nacional são pagas também com o meu dinheiro?”

    Mas não deviam ser. Porque razão haverá o Estado de subsidiar uma instituição privada?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:03

    Tem razão, LR, não falou do Lula. O que eu mantenho é que uma vitória destas compensa sempre para o pais que a organiza, em termos, inclusive, de resultados económicos, a médio e a longo prazo. É até uma questão de orgulho e prestígo nacional, coisa que, parecendo, não é nada negligenciável. O Lula é tudo menos parvo (já sei, já sei). Uma excepção foi Atlanta, curiosamente, total, ou quase totalmente custeado pelos privados. Uma das piores organizações de sempre e que nenhumas saudades deixou na cidade e no mundo…

    Gostar

  15. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:03

    Caramelo,

    “E nem todos os investimentos do Estado têm que ter retorno.”

    Mas devem beneficiar tendencialmente a todos (vg., as redes de saneamento). Quem não gosta de futebol não tem de estar a pagar para que outros se deleitem.

    Gostar

  16. tonibler's avatar
    2 Outubro, 2009 22:03

    “Porque razão haverá o Estado de subsidiar uma instituição privada?” Ser bom para o país, não é justificação que chegue?

    Para quando os JO do Porto que o Fernando Gomes queria? E os JO de Almada?

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:09

    15.

    LR, “tendencialmente”? Eu posso preferir beber cerveja a beber água e lavar-me com champagne. Eu acho que, pelo sim, pelo nao, é melhor defender já que as redes de saneamento devem ser privaas… 😉

    Gostar

  18. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:09

    Caramelo,

    “O que eu mantenho é que uma vitória destas compensa sempre para o pais que a organiza, em termos, inclusive, de resultados económicos, a médio e a longo prazo.”

    Passados que foram 5 anos, consegue quantificar-me os resultados económicos do Euro 2004? E da Expo 98?

    “É até uma questão de orgulho e prestígo nacional, coisa que, parecendo, não é nada negligenciável.”

    Consegue quantificar-me essa história do orgulho e do prestígio em termos de qualidade de vida e de bem estar dos contribuintes?

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:11

    Chateou-me um bocado foi o choradinho dos “filhos”. Não posso com hipocrisias

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Sampy permalink
    2 Outubro, 2009 22:11

    Notícia de última hora: a CPLP vai financiar os Jogos

    Gostar

  21. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:12

    Tonibler,

    “Para quando os JO do Porto que o Fernando Gomes queria? E os JO de Almada?”

    Jamais!!!

    Gostar

  22. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    2 Outubro, 2009 22:14

    Caramelo,

    Mas você não percebe que o que gasta numa coisa é o que não sobra para gastar numa outra?
    Se quer gastar o SEU dinheiro onde bem entende, é lá consigo, mas não venha com a conversa que você também é daqueles que paga impostos pois eu também. E o dinheiro dos seus impostos não é melhor que os meus!

    Você acha então que, por exemplo, um estádio como o de Leiria, ter assistências médias de menos de 1000 pessoas em cada quinze dias é um excelente exemplo de aplicação de dinheiros públicos?

    Terá o Caramelo obtido o título de economista nas Novas Oportunidades?

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:14

    18.

    Não sei. Mas olhe, a minha cidade, Coimbra, está muito mais agradável depois das obras do euro, que não foram só para os estádios. Haverá quem discorde, claro. Mas acredito que os Olimpicos tenham um retorno diferente. Sei que Atenas, por exemplo, tem infra-estruturas de toda a espécie, criadas pelos jogos, que melhoraram imenso a vida dos seus habitantes. Isso sei, porque conheço bem.

    Gostar

  24. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:16

    Caramelo,

    “LR, “tendencialmente”? Eu posso preferir beber cerveja a beber água e lavar-me com champagne. Eu acho que, pelo sim, pelo nao, é melhor defender já que as redes de saneamento devem ser privaas… ;)”

    É uma opção que lhe assiste. Mas é você que paga a cerveja ou o champanhe, não o conjunto dos contribuintes.

    Gostar

  25. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:21

    Caramelo,

    “Não sei. Mas olhe, a minha cidade, Coimbra, está muito mais agradável depois das obras do euro, que não foram só para os estádios. Haverá quem discorde, claro. Mas acredito que os Olimpicos tenham um retorno diferente. Sei que Atenas, por exemplo, tem infra-estruturas de toda a espécie, criadas pelos jogos, que melhoraram imenso a vida dos seus habitantes. Isso sei, porque conheço bem.”

    Obras de requalificação urbana podem ser sempre justificáveis mas, em bom rigor, devem ser apenas suportadas pelos munícipes que delas beneficiarão. Senão, delapidam-se recursos em megalomanias num local que faltarão para obras mais necessárias noutro.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:22

    Pois é. Pago a minha cerveja, o meu champanhe a aguinha para você beber e se lavar, não é? 😉

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:28

    “Obras de requalificação urbana podem ser sempre justificáveis mas, em bom rigor, devem ser apenas suportadas pelos munícipes que delas beneficiarão”

    Como? Bem, isso é giro. Você não precisa de mim, que vivo a duzentos quilómetros? E quando aí for, pago uma aa de entrada pelo uso das suas infra-estruturas? E os trinta habitantes de carcachóis de baixo, como pagam eles as obas na sua aldeia, incluindo estradas, saneamento, etc?

    Gostar

  28. olhão's avatar
    olhão permalink
    2 Outubro, 2009 22:29

    “…E não há líder político que rejeite um “foguetório” deste calibre.”

    Se não há líder que rejeite…Poderei, com propriedade, dizer que estão a discutir o sexo dos anjos?

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2009 22:29

    http://infamias-karocha.blogspot.com/

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:30

    “aa de entrada” queria dizer taxa, taxa, qualquer cena assim, os economistas liberais que decidam, sei lá.

    Gostar

  31. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:31

    Caramelo,

    “Pois é. Pago a minha cerveja, o meu champanhe a aguinha para você beber e se lavar, não é? ;)”

    Como paga tb a rede de estradas mesmo que opte por andar a pé. Mas irá sempre beneficiar delas, ainda que indirectamente, pela mobilidade que garantem a todo o país. Tal como o saneamento lhe permite escoar os líquidos (e sólidos…) residuais, incluindo o champanhe com que você se lava 🙂

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Cristina permalink
    2 Outubro, 2009 22:33

    Fico na dúvida.
    Caramelo será um heterónimo de Piscoiso?
    São parecidos na falta de cinzento no cérebro.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:37

    LR, está a ficar socialista 😉 Que tenho e a ver com o seu saneamento? Acaso vou escoar o meu moet et chandon ai em Lisboa (isto sou eu a adivinhar onde vive)? E sou eremita, tenho uma horta biológica que me dispensa de receber géneros por estrada ;).

    Gostar

  34. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:38

    Caramelo,

    “Como? Bem, isso é giro. Você não precisa de mim, que vivo a duzentos quilómetros? E quando aí for, pago uma aa de entrada pelo uso das suas infra-estruturas? E os trinta habitantes de carcachóis de baixo, como pagam eles as obas na sua aldeia, incluindo estradas, saneamento, etc?”

    Muita cidade e vilória deste país não justifica garantidamente o pavilhão gimnodesportivo, a piscina olímpica ou o centro de congressos. E se fossem financiados com os impostos colectados localmente, decerto não seriam construídos. assim, ficam a faltar obras básicas em carcanhóis de baixo e em muitas outras aldeias.

    Gostar

  35. Piscoiso's avatar
    2 Outubro, 2009 22:40

    #32.
    Error, Cristina.
    Mas parecer que somos da mesma cidade: Coimbra.
    A falta de cinzento, deve ser pelo barulho da cabra.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:44

    LR, eu nem sequer falava de “pavilhão gimnodesportivo, a piscina olímpica ou o centro de congressos” (cum catano, não faz por menos?) Eu respondia às suas “Obras de requalificação urbana” que “podem ser sempre justificáveis”. Estraditas, saneamento, coisas assim, e mesmo (se puder ser, claro), um pavilhãozito desportivo, uma piscinita, etc. (não me atrevo a falar de um centrozito cultural, isso não)

    Gostar

  37. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:45

    Caramelo,

    “LR, está a ficar socialista”

    Não, mas como qualquer liberal, reconheço a necessidade do investimento público em infra-estruturas de base que beneficiem tendencialmente toda a população. É fundamentalmente para isso que pago impostos. Você é que não percebeu ou não quer perceber o “tendencialmente”, nem com os exemplos que lhe dei acima (redes de saneamento ou de estradas).

    Gostar

  38. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    2 Outubro, 2009 22:45

    Cristina,

    Pelos vistos, o alvitre heteronímico deverá ser substituído pela certeza sinonímica.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:46

    Mas, afinal, dispensa ou não o dinheiro dos que não vivem na sua cidade?

    Gostar

  40. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:48

    Caramelo,

    “Eu respondia às suas “Obras de requalificação urbana” que “podem ser sempre justificáveis”.”

    E eu respondia às “suas” obras de Coimbra ou de Atenas por causa do Euro 2004 ou dos JO.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:50

    37.

    E o LR finge não perceber que existem de facto infraestruturas, estruturas ou superestruturas que o servem a si e que não me servem a mim.

    Gostar

  42. olhão's avatar
    olhão permalink
    2 Outubro, 2009 22:51

    Ainda aí estão o Becas e o Egas

    Gostar

  43. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 22:52

    Caramelo,

    “Mas, afinal, dispensa ou não o dinheiro dos que não vivem na sua cidade?”

    Leu o comentário 37? Obras que beneficiem tendencialmente a todos, devem ser pagas com os impostos de todos. Obras que beneficiem fundamentalmente um concelho devem ser pagas com os impostos locais.

    Gostar

  44. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    2 Outubro, 2009 22:54

    O Brasil, Índia, Rússia, China e Angola têm mão de obra e recursos naturais que dá para dar e vender. Aquilo é chão que dá sempre uvas. Era óbvio que o Brasil ia ganhar, só quem anda desatento é que ficou surpreendido. A velha Europa vai ser comida de cebolada. Daqui a umas décadas vamos ser a América Latina Africana.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 22:54

    O LR disse isto:

    “Obras de requalificação urbana podem ser sempre justificáveis mas, em bom rigor, devem ser apenas suportadas pelos munícipes que delas beneficiarão.”

    não se referia só, obviamente, “às “minhas” obras de Coimbra ou de Atenas por causa do Euro 2004 ou dos JO”, ou, sequer, a obras em geral, resultantes de eventos dese tipo.

    Gostar

  46. Piscoiso's avatar
    2 Outubro, 2009 23:00

    A questão é política, pois é a política que define as prioridades.
    O LR que crie o Partido Blasfemo. Se ganhar as eleições, acabam as preparações de atletas aos jogos olímpicos, pois a realização destes não está no programa do partido.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 23:00

    43.
    remeto-o para o 41. Mas pode sempre, de facto, dizer que não pretende mais o dinheiro dos contribuintes “estrangeiros” para essas tais obras. Os de carcanhois podem também dizer o mesmo….

    Gostar

  48. Anonimo's avatar
    2 Outubro, 2009 23:01

    “Muita cidade e vilória deste país não justifica garantidamente o pavilhão gimnodesportivo, a piscina olímpica ou o centro de congressos. E se fossem financiados com os impostos colectados localmente, decerto não seriam construídos. assim, ficam a faltar obras básicas em carcanhóis de baixo e em muitas outras aldeias.”

    Claro!

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 23:02

    Essa sua regra inclui tambem escolas e centros de saude, certo?

    Gostar

  50. General's avatar
    General permalink
    2 Outubro, 2009 23:02

    Sortudos duma figa vão ter dois Carnavais num só ano .

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2009 23:07

    LR,

    Tem números? Esta página diz que os últimos Jogos Olímpicos têm dado lucro, excepto os de Atenas, mas não é claro que parte desse dinheiro é para o COI:

    http://www.lilith-ezine.com/articles/health/Olympics-Profiteerism.html

    1984: Los Angeles Olympic Games made profits of US $250 million.

    1988: Seoul Olympic Games made profits of US $300 million, a record high for a government-run Olympiad.

    1992: Barcelona Olympic Games made profits of US $5 million.

    1996: Atlanta Olympic Games made profits of US $10 million.

    2000: Sydney Olympic Games Organizing Committee generated an income of US $1.756 billion.

    2004: Athens Olympic Games ended in a loss.

    Gostar

  52. Anonimo's avatar
    2 Outubro, 2009 23:09

    Parece que em termos de rede viária estamos num luxuoso 8º lugar. Contudo, o foguetório de vias rodoviárias vai continiuar. Já estão muitas mais adjudicadas.
    Servem a quem????
    “Portugal mais corrupto
    Portugal desceu quatro lugares na lista dos países menos corruptos, enquanto Cabo Verde foi o único membro da CPLP que melhorou a posição no ranking.”

    E para orgulho nacional passámos para último dos 33 países mais desenvolvidos do mundo! Vamos ser ultrapassados pela Eslováquia.

    Gostar

  53. MJRB's avatar
    2 Outubro, 2009 23:11

    Os Jogos Olímpicos, os JO de Inverno, os Mundiais e Europeus de Futebol são mega-acontecimentos fixos nos anos previstos e só inadiáveis se perante casos de catástrofes naturais, conflitos armados que atinjam o país organizador poucos meses antes do evento, ou num mais vasto cenário de guerra regional ou mundial, bem como uma hecatombe económica e financeira local ou mundial.

    O país organizador (sem esses inesperados contratempos), assina um compromisso ao mais alto nível do Estado, que o obriga a concretizar rigorosamente o estipulado.
    Há custos muito elevados para o erário público.
    O chamado investimento, que pode, como aconteceu em Portugal (Euro 2004), ‘resvalar’ para inaceitáveis agravamentos do custo total, é igualmente suportado pelo Estado.

    Não há, como assinala Mr. LR, qualquer ou quaisquer empresas multinacionais que queiram ‘investir’/arriscar nestes acontecimentos. Porque sabem que futuramente esses espaços especialmente edificados não são rentáveis. E que ficam propriedade dos países, não de empresas, imcapazes de garantir durante X anos eventos desportivos que colmatem os investimentos.

    O Estado, os contribuintes, é que pagam esses eventos, nem sempre apropriados para a economia, a sociedade e o desporto local, como aconteceu post Euro’2004.
    Mesmo que Portugal tivesse vencido o Euro, o que restaria de útil, motivante, extraordinário, para além do que hoje há no futebol e na sociedade portuguesa ?
    Quiseram promover o futebol português, ou o país ?
    Se quiseram colocar Portugal como local turisticamente apetecível e explorável no mundo dos negócios, melhor teria sido a aplicação de 1/4 das verbas dispendidas, gastas no Euro, em publicidade na comunicação social de nível mundial.
    Foi um devaneio, irresponsável. Que estamos ainda a pagar.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    2 Outubro, 2009 23:11

    Caramelo, desculpe lá mas com o Luis Rocha não tem hipotese nenhuma! Ele vai sempre reduzir ao limite minimo, que designa de “em bom rigor”, para defender a sua dama, isto é, o estado absolutamente minimo. Tudo o que seja mais do que meia duzia de GNR’s para tomar conta da fronteira já é gastar dinheiro que seria muito melhor gasto por cada um dos contribuintes.

    Gostar

  55. MJRB's avatar
    2 Outubro, 2009 23:15

    Adenda a 53, penúltimo parágrafo:

    1/4 dessa verba seria aplicável em publicidade durante 10-11 anos.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 23:16

    54.

    Ná, não me parece que seja assim como dizes.

    Não sabia que o LR era Luis Rocha.

    Gostar

  57. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Outubro, 2009 23:17

    “Essa sua regra inclui tambem escolas e centros de saude, certo?”

    Especialemente se for para fazer uns Jogos Olímpicos não é?

    Tirar dinheiro que os Brasileiros poderiam gastar em instrução e saúde e gastá-lo em show-off e corrupção.

    Gostar

  58. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Outubro, 2009 23:17

    Pão e Circo. César nunca morreu apesar de Brutus.

    Gostar

  59. Pró comuna's avatar
    Pró comuna permalink
    2 Outubro, 2009 23:18

    Dama ofendida ??

    Há, há a Lurdes Rodrigues

    Era mais dinheiro para a educação

    Até no Brasil metemos o pincel ?????

    Gostar

  60. Anonimo's avatar
    2 Outubro, 2009 23:18

    Pelo que me recordo, os países que organizaram o Europeu de Futebol seguinte ao Euro 2004 – países desenvolvidos e ricos, não construiram nenhum estádio de futebol novo (…)

    Em Portugal, estou (estamos) a pagar quantos estádios de futebol novos? Onze?
    Servem a quem????
    “Portugal mais corrupto
    Portugal desceu quatro lugares na lista dos países menos corruptos, enquanto Cabo Verde foi o único membro da CPLP que melhorou a posição no ranking.”

    E para orgulho nacional passámos para último dos 33 países mais desenvolvidos do mundo! Vamos ser ultrapassados pela Eslováquia.

    Já agora. Digam lá que aquela das «corporações» não foi uma tanga bem metida pelo “inginheiro” ao povinho- NADA (!)

    Gostar

  61. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 23:20

    Caramelo,

    “não se referia só, obviamente, “às “minhas” obras de Coimbra ou de Atenas por causa do Euro 2004 ou dos JO”, ou, sequer, a obras em geral, resultantes de eventos dese tipo.”

    Claro que não. Você é que não consegue ou não quer pensar em abstracto.

    “E o LR finge não perceber que existem de facto infraestruturas, estruturas ou superestruturas que o servem a si e que não me servem a mim.”

    Percebo perfeitamente. Por isso é que defendo que obras de âmbito local, devem ser custeadas com impostos locais. E se pretenderem um chafariz revestido a ouro, que o paguem.

    “Essa sua regra inclui tambem escolas e centros de saude, certo?”

    Trata-se de serviços que podem ser fornecidos mais eficazmente por privados.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    2 Outubro, 2009 23:20

    Tambem estas zangado, luki? Pá, eu fiquei contente. Tu foge, se não ponho aqui a cantar o chico buarque e coloco uma fotogafia do lula!

    Gostar

  63. Pró comuna's avatar
    Pró comuna permalink
    2 Outubro, 2009 23:24

    Como diz o CAA

    Estou cá com uma astenia, carago

    Gostar

  64. Anonimo's avatar
    2 Outubro, 2009 23:28

    «“Essa sua regra inclui tambem escolas e centros de saude, certo?”
    Trata-se de serviços que podem ser fornecidos mais eficazmente por privados.»

    Nestes dois casos de serviços – Saúde e Ensino – discordo totalmente de LR.

    Gostar

  65. LR's avatar
    2 Outubro, 2009 23:29

    Caro Daniel (#54),

    Sempre defendi o investimento em saneamento e na rede de estradas, algo mais que a meia dúzia de GNRs. Até me acusaram de ser teu camarada :-).
    Mas no fundo, tu até percebes perfeitamente que eu quero é que tu pagues menos impostos.

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Outubro, 2009 23:29

    alguém sabe o que ganhou na irlanda? não consegui descobrir.

    Gostar

  67. Sae's avatar
    2 Outubro, 2009 23:32

    O objectivo desses acontecimentos é fazer publicidade do país, mostrar aos outros que este é um país avançado e por isso podem aqui gastar dinheiro no turismo ou investir na economia. Esse é o objectivo, publicidade. Assim sendo, temos de optar pela perspectiva de um investimento a médio prazo, não tem resultado imediato, mas é sempre um factor que propociona uma alavanca para a economia nacional. O Euro04 propocionou dívidas ao Estado, é normal, porém esse dinheiro gasto foram canalizados para a economia nacional, revitalizaram, e esse projecto, o Allgarve, o Red Bull, estão a trasmitir a mensagem, a publicidade de portugal ao Mundo.

    No caso das enormes obras publicas, sou do tipo de adepto de que são demasiados enormes para país. Antes de tudo deve-se investir na saúde e na educação, pois aí estamos mesmo na cauda. Porém na educação não´é apenas dar computadores aos estudantes para eles não deixarem a escola, pois se assim for, mesmo não sendo a Maya sou capaz de prever os novos assalariados para não sairem da escola, e fazer com que as estatisticas do abandono escolar não suba.
    E já agora´fico feliz por o Rio de Janeiro organizar as Olimpiadas de 2016, porém vai haver um infeliz contraste com o que existe ao lado, e isso sim é o principal e persistente problema da sociedade deles.

    Gostar

  68. tina's avatar
    tina permalink
    2 Outubro, 2009 23:33

    É a mesma situação com a África do Sul e o Mundial de 2010. Tanto emprego e desenvolvimento e essa conversa toda mas o país entrou agora em recessão económica pela primeira vez em 20 anos! Agora resta-lhes recolher o dinheiro das bilheteiras e, imagino, uma enorme dívida para saldar.

    Entretanto, não há dinheiro para as necessidades mais básicas, tal como combater a violência urbana, e recentemente queriam fechar um centro de apoio de crianças vítimas de abuso por falta de fundos.

    Gostar

  69. carlos graça's avatar
    carlos graça permalink
    2 Outubro, 2009 23:35

    panem et circenses…

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Jack King permalink
    2 Outubro, 2009 23:35

    Tudo o que eu gostava de ter escrito sobre o JO no Rio de Janeiro

    Rendimento per capita dos criminosos pode disparar

    Gostar

  71. Anónimo's avatar
    2 Outubro, 2009 23:35

    Os Três Éfes: Fátima, Futebol, and… “Fakes”

    Desde que 64% dos eleitores portugueses disseram descaradamente ao agente técnico de engenharia, José Sócrates, que não o queriam ver mais à frente que o País entrou em parafuso: ele é Portas, ele é escutas, ele é submarinos, ele são velhinhas a ser violadas pelos netos, ele é vítimas do “Casa Pia” a contarem em livro como o Barbosa de Melo, ” a Coxinha”, batia com a bengalinha na porta da Casa dos Érres, para ir ao pandeiro da putalhada completamente drogada em coca, ele é a Irlanda a ir Referendo, para nos entalar a todos, enfim… é o País de Fátima, de Futebol e dos “Fakes”, em todo o seu esplendor.
    Há uma semana que ando em pleno gozo e palhaçada, às vezes, até acordo a meio da noite, a rir de fragmentos do disparate diário. Juro.
    Quanto a Fátima, acho que era o que estava implícito em mais uma daquelas produções de série abaixo de cão, e voz fanhosa, que Hollywood continua a insistir, mesmo depois de ter substituído o idiota do Bush por um idiota monhé, em produzir, e na qual “se ameaçava a Europa (!)” A Europa está num tal estado que nem de ameaças precisa, mas era bem vindo um míssil iraniano, em cima daquele ninho de idolatria que o dinheiro dos contribuintes permitiu que se erguesse numa terra de estevas, ali para o pé de Leiria. Dia ideal até era 13 de Outubro, em que as votantes de Sócrates, do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista lá vão, de joelhos, pedir que a Senhora Câncio se case com o homem que tanto ama as notícias cor de rosa sobre ambos. Até podia coincidir com uma presidência aberta do Básico de Belém à Senhora, com a Maria, a Virgem, mais a Maria, de Centro-Esquerda, feitas em fanicos, e os técnicos daquele gajo horrível, da Saúde, que tem os implantes de botox nas bochecas, a ter de chamar equipas de Birmingham/McCann, para identificar que ADN era da Cavaca, e que ADN era da Santa com cara de Saloia.
    O segundo item é o Futebol, e está marcado pela bruxaria: parece que há uma bruxa a perseguir o Cristiano Ronaldo, mas deve ser porque nunca o viu de perto, porque o gajo tem uma pele de subalimentação num tal estado de desgraça que só lá ia com um Photoshop de Reincarnação, patrocinado pelo “Intelligent Design” de Jehova.
    Entre o Futebol, do qual nada percebo, e Fátima, que parece que é uma coisa que mete 11 jogadores, umas claques ajoelhadas, e que acaba numa bancada de penalties, com lenços brancos no ar, a insultarem o árbitro… enfim, tinham de acender muitas velas, até eu entender do assunto, e apagar outras tantas, para eu não ver as perninhas de senil do rapaz.
    Vamos, por fim, aos “fakes”.
    Os “fakes” substituíram o Fado, nos Três Éfes: são coisas ditadas pelos gajos responsáveis pela Intoxicação Social, e que cobrem todos os géneros, desde a menina grávida que teve um bebé com Gripe A, até aos submarinos do Portas, as Escutas de Belém, os escândalos que vão aparecer sobre o Santana, com o pavor que ele ganhe as Autárquicas, os poupanças-reforma da Ana Drago, os desmanchos da Elsa Raposo, a despromoção de Rui Teixeira e as apreensões de 1 quilo de haxixe, com o país inteiro a snifar toneladas de coca. Eu já aderi aquela moda de juntar Viagra com Ecstasy e curti bué: acabei uma noite a discutir Metafísica com o Paulo Pedroso, e as hipóteses de termos, juntos, uma coligação de 0,1% na Câmara de Almada.
    Os “Fakes”, mais do que o Futebol e a fraude de Fátima, governam, neste momento, o País. Não sabemos o que será o nosso amanhã, em termos de emprego, salário, saúde, casa e educação, mas podemos afirmar, com toda a certeza, que as televisões e as suas cunhadas dietarão pelo cólon fora mais um “fake”, novinho em folha.
    Os “fakes” são o novo Ópio do Povo. Alimentam os degenrados maoístas, como o Pacheco Pereira, e os traidores do PCP, como o Zé “Magalhães”.
    Vá acreditando neles, e esqueça-se da realidade.
    O Balsemão agradece.
    É por isso que eu embarquei nos Violinos de Chopin, e vou compor um Concerto, na urna, ao Santana Lopes, com dedicatória ao Xaviota, que, se Deus e o “Intelligent Design” quiserem, me vai então deixar de falar, isola, isola, isola 🙂 Arrebenta

    Gostar

  72. Piscoiso's avatar
    2 Outubro, 2009 23:36

    …não consegue ou não quer pensar em abstracto.” LR

    Eu só consigo depois de uma Pratyahara.

    Gostar

  73. tina's avatar
    tina permalink
    2 Outubro, 2009 23:48

    “O objectivo desses acontecimentos é fazer publicidade do país, mostrar aos outros que este é um país avançado e por isso podem aqui gastar dinheiro no turismo ou investir na economia. Esse é o objectivo, publicidade.”

    Acho que tanto o Brasil como a África do Sul se deviam abster de tentar atrair turismo enquanto não tiverem o problema da violência urbana resolvido. Pode provocar o efeito completamente oposto, quando começarem a morrer turistas à mão de criminosos.

    Além disso, em países pobres não se pode investir tanto dinheiro não tendo a certeza absoluta de resultados. Medidas estratégicas é só para países ricos porque a estratégia está sempre associada a um grande risco.

    Gostar

  74. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    2 Outubro, 2009 23:53

    Pensamento anti-Caramelo & anti-Piskinho,

    «Com Dum-Dum não escapa um.
    Com Dum-Dum é o fim.»

    E se não houver Dum-Dum, um mata-moscas também serve.

    Gostar

  75. Piscoiso's avatar
    2 Outubro, 2009 23:58

    Ó eduardino, manda vir um bagaço com meio litro de ditadura que isso passa-te.

    Gostar

  76. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    3 Outubro, 2009 00:09

    O tugazinho mais uma vez revela a sua ignorância sobre o Brasil, continua a olhar através da sua pequena dimensão e nota-se que realmente não percebemos ainda nos dias de hoje o País do qual fomos os principais obreiros, a maior obra do homem luso. Só o Estado do Rio de Janeiro representa 2/3 do nosso PIB, o de São Paulo mais do dobro… e nota-se que é um país que está ainda só a aquecer, os ordenados da classe média são iguais aos nossos, o litro de gasolina chega quase a 1 euro (Bahia) sendo o mais caro do Brasil. O Brasil em geral e São Paulo em particular são uma escola de business para quem quiser ser um CEO de sucesso (quando vou a City de Londres dá-me vontade de rir…o tugazinho fica deslumbrado…)tem que passar lá na sua formação (ao longo da vida) pelo menos um ano. No Brasil há hipótese de negociar tudo, sai-se para a rua e lida-se com tudo. O Brasil é uma potência regional a caminhar a passos largos para mundial, o Lula terá o seu mérito principalmente na estabilidade, mas o Brasil vale por si e hoje mostrou quem manda e tem o que merece.

    Gostar

  77. General's avatar
    General permalink
    3 Outubro, 2009 00:09

    Alguém falou em bagaço , venha ele se for caseiro .

    Gostar

  78. Confucio's avatar
    Confucio permalink
    3 Outubro, 2009 00:13

    Como eles vão precisar de mão de obra para a construção das infraestruturas necessárias, talvez a gente consiga exportar para lá uns quantos brasileiros que estão cá a mais.

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:15

    61.

    ?

    “Obras de requalificação urbana podem ser sempre justificáveis mas, em bom rigor, devem ser apenas suportadas pelos munícipes que delas beneficiarão.”
    Obras de requalificação urbana. Que são “obras de requalifição urbana”, LR? Era a designação “em abstrato” para estadios de futebol? Tabem, rendo-me.

    E que “chafariz de ouro”? Eu falo de obras que só servem a si ou a sua comunidade, pagas por todos, de monção a vila real de santo antonio, passando por carcanhois, e que você, obviamente não dispensa. As obras de saneamento da sua cidade custaram largos milhões, concerteza, e não poderiam nunca ser integralmente pagos só com a colecta a si e aos seus “vizinhos”. Esse é so um exemplo. Eu posso ir urinar de vez em quando à sua cidade, mas não me parece que isso justifique que pague pelas suas ETAR e demais tralha, o mesmo que você paga. E no entanto…

    “Essa sua regra inclui tambem escolas e centros de saude, certo?”

    “Trata-se de serviços que podem ser fornecidos mais eficazmente por privados.”

    “eficazmente” e o quê? Que os privados têm maior retorno financeiro? Pois claro. E tambem e claro que os privados estão mortinhos para encher o pais com c centros de saude e escolas, para toda a gente. O Estado e que não deixa.

    Gostar

  80. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 00:18

    Minhoto,

    O que o tugazinho sabe do Brasil é principalmente sobre os brasileiros que querem sair dessa potência regional para vir para este paízeco da Europa. O desespero que sentem para tirar os filhos daí e dar-lhes um futuro seguro aqui. O risco que passam chegando aqui ilegais e assim permanecendo. Pode haver riqueza e progresso no Brasil mas o que abunda mais é pobreza e atraso. Tal como na África do Sul.

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:19

    O Brasil e já a 9ª ou 10ª potência economica mundial, com imensos recursos naturais, industria sofisticada, agropecuária (incluindo investigação) sem paralelo, com um rendimento per capita crescente, embora existam ainda largas bolsas de pobreza. Em conclusao, não o qualificaria como “pais pobre”, Tina.

    Gostar

  82. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 00:22

    Como a Cristina bem assinalava acima, a matéria cinzenta não abunda para os lados do Piskinho & Cia.

    Há talvez uma forma mais assertiva para formalizar esta mesma ideia: a inteligência está assimetricamente distribuída, para desgraça do Piskinho & Cia.

    Gostar

  83. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Outubro, 2009 00:26

    “Tambem estas zangado, luki? Pá, eu fiquei contente. Tu foge, se não ponho aqui a cantar o chico buarque e coloco uma fotogafia do lula!”

    Chico Buarque não prefiro Milton Banana e Bacamarte…

    Gostar

  84. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 00:26

    Caramelo,

    É, não é? E Portugal, comandado pelo Admirável e Refulgente Líder (devida referência ao João Gonçalves do Portugal dos Pequeninos) deverá, em breve, alcançar semelhantes níveis de riqueza, não é assim?

    E acha você que a referência aos nossos filhos, aos SEUS filhos, é uma manifestação de hipocrisia? Não há pachorra!

    Gostar

  85. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    3 Outubro, 2009 00:27

    Mesmo que dê prejuízo os lençóis de “petroil”, o pau Brasil, o Duo Ouro Negro e so Diamantes de Sangue passam uma esponja por cima do assunto. LR continua a defender o estado minimalista. Estou contigo. Avante camarada!

    Gostar

  86. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:29

    Já imaginava 😉

    Gostar

  87. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Outubro, 2009 00:30

    Bacamarte

    Gostar

  88. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:34

    épá, que foleirada, luki! gostas disso? mas sempre e melhor que o outro.

    Gostar

  89. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 00:34

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_(Paridade_do_Poder_de_Compra)_per_capita

    O Brasil pode ser uma “potência regional” ou a “9º ou 10ª potêncial mundial” mas quando se vai a ver o PIB per capita (ver referência acima), não passa de 77 em cerca 200 países. Por isso pode considerar-se um país pobre.

    Gostar

  90. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 00:36

    Nota: Nessa tabela a África do Sul está em 76º lugar e Portugal em 39º.

    Gostar

  91. Desconhecida's avatar
    Oberon permalink
    3 Outubro, 2009 00:37

    Acabemos globalmente com tudo em que se gasta o dinheiro dos contribuintes (é a quinta internacional liberal…);
    e já agora não quero o meu dinheiro gasto nos hospitais para salvar vidas de pessoas que eu não conheço… cada um que se amanhe que é para isso que somos animaizinhos (às vezes pensantes)

    Quem dira que este blasfemo era na realidade anarca?…

    Gostar

  92. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Outubro, 2009 00:38

    Não sabes o que é bom.

    Então agora és um Fascista defensor dos estímulos ao Orgulho Pátrio e ás Multinacionais Heheh! 🙂

    Gostar

  93. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:40

    Define “pais pobre”. Para mim, nenhuma das dez maiores potências mundiais ode ser considerada país pobre. Parece-me obvio.

    Gostar

  94. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 00:41

    Tina,

    É evidente que tem toda a razão. Mas o simples conceito “per capita” vai para além das possibilidades cognitivas de muitos. É por isso que costumo simplificar um pouco tentando, ainda assim, veicular o essencial.

    Gostar

  95. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 00:42

    ahahaha, essa foi boa Lucklucky. (e a música é boa)

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:42

    92.

    luki, vives num mundo estranho 😉 explica lá isso melhor.

    Gostar

  97. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    3 Outubro, 2009 00:42

    Num mundo de “Bacamarte” a surdez é uma benção.

    Gostar

  98. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    3 Outubro, 2009 00:46

    Tina isso que afirmas é verdade, mas agora com a corrida ao “petroil” que está prestes acabar segundo os últimos estudos dos peritos da Independente, o Brasil vai facturar. O ObamaBanana dos EUA agradece os lençóis cogumelos do ouro negro que apareceram por geração espontânea nas Terras de Vera Cruz. ObamaBanana quote: Chicago No We Can´t! Go Rio! Go Lula! Show Me The “Petroil”!

    Gostar

  99. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 00:46

    Um país pobre é um em que a maioria das pessoas são pobres. Pode haver gente muito rica mas há uma diferença abismal em rendimentos. E é disso que estamos a falar, geração de empregos para toda aquela gente que não seja numa base temporária, que crie a riqueza que eles tanto precisam.

    Gostar

  100. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Outubro, 2009 00:48

    97. Deves ouvir um bocadinho mais talvez esta seja mais o teu género:

    Gostar

  101. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:50

    A maioria das pessoas no Brasil são pobres? Bem, agora define lá “pobres”, se fazes favor.

    Gostar

  102. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Outubro, 2009 00:52

    Os EUA nem sequer autorizam a fazer pesquisas de petróleo em grande parte das suas costas. Se as coisas apertarem essas proibições acabam.

    Gostar

  103. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:54

    Só um aparte, tina: trabalho temporário é o que está a dar. Recibos verdes, contratos de dois meses, etc. Diz que dá resultado. Prós “quadros” já era. Se assim é no Brasil, como dizes, então, nesse aspecto, o Brasil é riquissismo. Mas fico então à espera que me esclareças isso de a maioria das pessoas no Brasil serem pobres.

    Gostar

  104. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 00:54

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal

    Tabela do PIB que mostra Brasil em 10º lugar. Mas depois em PIB per capita desce para 77º.

    Agora vou procurar a definição de “pobre”.

    Gostar

  105. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    3 Outubro, 2009 00:57

    100. Bom, tá bué melhor. A surdez virou timpanite.

    Gostar

  106. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 00:57

    Eu ajudo:

    http://www.osvigaristas.com.br/testes/pobre/

    Gostar

  107. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 00:58

    Tina,

    Acho que não são essas propriamente as ideias dominantes. Primeiro, distribuem-se os subsídios e os apoiozitos; depois distribui-se o que ainda sobrou. Até ao último tostão. No interim, haja fé, haveremos de receber uma qualquer herança. Criar riqueza? Que é isso? Não queremos cá ricos! O lema, tal como no tempo do doutor Salazar, continua a ser o “pobretes mas alegretes”.
    De quando em vez, para mostrarmos ao Mundo o quão fomos grandes, montamos uma “Exposição do Mundo Português”.

    Gostar

  108. Piscoiso's avatar
    3 Outubro, 2009 00:58

    Eu sempre achei que a Tina era rica.
    Falta saber se per capita.

    Gostar

  109. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 01:03

    Aqui está:

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)_per_capita

    Esta tabela está por ordem de PIB per capita e permite comparar o Brasil com outros países em posições acima ou abaixo (a outra estava por ordem alfabética). Como pode ver, os países que rodeiam o Brasil não são lá grande coisa. Por exemplo, eu sei como as pessoas são pobres na África do Sul, a quantidade de pessoas que vivem em bairros da lata, sem condições básicas de saneamento, as townships, e também vi cenas degradantes no Brasil, como as pessoas vivem. Para mim eles não são pobres, são paupérrimos.

    Gostar

  110. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 01:06

    Em benefício do Caramelo e para descanso do Piskinho,

    Para chegarmos ao per capita é necessário que haja cabeça(s). Sem a(s) dita(s) a coisa não vai lá.

    Gostar

  111. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 01:07

    Pois é Eduardo, nesses países a corrupção é um dos grandes males. A corrupção mina completamente o desenvolvimento. Se aqui já é como é, agora imagine-se em casos onde as pessoas estão desesperadas. É como um ciclo vicioso.

    Gostar

  112. Anonimo's avatar
    3 Outubro, 2009 01:10

    O BRASIL É UM ESCÂNDALOOOOOOOOOO TOTALLLLLLLL DA MAIS VIL POBREZA MATERIAL.

    Grande parte da população vive na miséria total.
    E um número restrito de indivíduos vive na opulência e no luxo total.

    Um potentado de recursos naturais de toda a espécie.

    Verdadeiramente vergonhoso.
    Chorei no Brasil. De tristeza. Por ter “reparado” em tanta dor e sofrimento de um povo a quem é sonegada toda a dignidade devida a todos as pessoas.

    Não têm vergonha de mostrar ao Mundo, nos tais JO, a realidade humilhante da vida das pessoas comuns?

    Gostar

  113. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    3 Outubro, 2009 01:11

    A Tina está a cometer um erro, pois está a olhar para o Brasil pelo prisma errado. O que a Tina diz também muito habitante do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina… ou até do Rio (dizem que as favelas são habitadas por pessoas do nordeste que imigraram no boom da construção) diz sobre o nordestino (injustamente) … é uma questão de escala.
    Não compare a África do Sul ao Brasil pois peca mais uma vez na escala, aliás a África do Sul até poderia ser comparada com a zona do nordeste brasileiro, daqui a 20 anos vai ver como o nordeste brasileiro vai passar à frente a África do Sul.
    Mais uma vez em relação ao per capita também está a olhar para o brasileiro como se olha para o português e em geral europeu de uma forma homogénea.

    Gostar

  114. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 01:12

    “Chorei no Brasil. De tristeza.”

    Eu quase!.. Bem, tenho de ir dormir. Boa noite.

    Gostar

  115. Anonimo's avatar
    3 Outubro, 2009 01:16

    O problema do Brasil é a total corrupção.

    ´”CPLP sobe na lista
    O Brasil desceu de 72º para 80º lugar, Moçambique do 111º para o 126º, São Tomé e Príncipe de 118º para 121º e Angola e Guiné-Bissau desceram ambos do 147º para o 158º.

    No final da lista, a Somália é o país mais corrupto, seguido por Myanmar (Birmânia), Iraque, Haiti e Irão.

    No relatório, em que os países são avaliados por um conjunto de critérios que, somados vão de 0 (muito corrupto) a 10 (livre de corrupção), Portugal obteve 6,1 pontos, seguido por Macau (5,4), Cabo Verde (5,1), Brasil (3,5), São Tomé e Príncipe (2,7), Moçambique (2,6), Timor-Leste (2,2), Angola e Guiné-Bissau (ambos com 1,9).

    Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia obtiveram 9,4 pontos, enquanto a Somália, última classificada, registou apenas 1 ponto.”

    Portugal está a começar a aproximar-se dos países mais corruptos.
    Corrupção e pobreza.
    Estamos a avançar …

    Gostar

  116. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 01:17

    Perguntava eu há dias ao Piskinho se, caso ele fosse alcaide do Rio de Janeiro, se mandaria ajardinar as favelas, a propósito de uma confusãozita que o Piskinho armou entre o Bairro do Aleixo e o condado de Bronx.

    Hoje, que ficámos a saber que o Rio ganhou os Jogos (eu até desconhecia que o Brasil se tinha candidatado), pergunto-me que intervenção estará pensada pelas autoridades brasileiras relativamente às favelas no quadro da realização dos JO.

    Gostar

  117. Anonimo's avatar
    3 Outubro, 2009 01:32

    É brutal a pobreza no Brasil. A corrupção está presente no mais básico pormenor da vida de um cidadão brasileiro. A sociedade é brutalmente policiada, vigiada. As Liberdades são reprimidas. Samba e pouco mais. As pessoas não têm como escapar dos círculos de pobreza material e moral.

    Gostar

  118. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    3 Outubro, 2009 01:48

    Eduardo F. disse
    3 Outubro, 2009 às 1:17 am

    Perguntava eu há dias ao Piskinho se, caso ele fosse alcaide do Rio de Janeiro, se mandaria ajardinar as favelas, a propósito de uma confusãozita que o Piskinho armou entre o Bairro do Aleixo e o condado de Bronx.

    Hoje, que ficámos a saber que o Rio ganhou os Jogos (eu até desconhecia que o Brasil se tinha candidatado), pergunto-me que intervenção estará pensada pelas autoridades brasileiras relativamente às favelas no quadro da realização dos JO.

    As autoridades resolveram que as modalidades de Tiro e Tiro com Arco vão ser realizadas nas favelas. Esperam-se recordes nos shares de audiências televisivas neste tipo de modalidades. Um sucesso… portanto.

    Gostar

  119. gigi's avatar
    3 Outubro, 2009 01:56

    “AVANÇAR PORTUGAL”

    De acordo com o FMI, em 2010 vamos para o último lugar (o 33º em 33 ditos “mais avançados”) em PIB por habitante, trocando o derradeiro posto com a Eslováquia. Deve ser isto que quer dizer “avançar Portugal”.
    http://www.portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/10/avancar-portugal.html

    Gostar

  120. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    3 Outubro, 2009 02:19

    “Em benefício do Caramelo e para descanso do Piskinho,

    Para chegarmos ao per capita é necessário que haja cabeça(s). Sem a(s) dita(s) a coisa não vai lá.”

    Eduardo,

    Desta vez sou eu que agradeço.

    Pelo facto de me ter posto a rir 5 minutos.

    E por me ter obrigado a imaginar que o piskinho poderia ser provido de cabeça.

    Gostar

  121. Martins's avatar
    Martins permalink
    3 Outubro, 2009 02:41

    Peço vos senhores, esqueçam, deixem lá o Brasil, mas tenham a certeza de que RIO 2016 será um sucesso, porque como é público, ao menos para quem está mesmo bem informado, tudo que nós fazemos, fazemos bem, da cocaína ao biodiesel, das Favelas à Brasília, do lixo ao luxo. Portanto deixem lá estar o Brasil, e vão mais é arrumar a vossa casa, que isto aqui, ui, até dói, paisagem desoladora. Alguém falou em corrupção? Pois é quem sai aos seu não degenera!
    Mas não se preocupem, caso o tempo venha mesmo a fechar, há sempre o Brasil, como plano B. De havaiana no pé, qualquer um é brasileiro. E além do mais parece até que os Portugueses tem alguns direitos assegurados por tratados e protocolos e lá é sempre sol, mesmo que esteja a chover.

    Gostar

  122. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    3 Outubro, 2009 04:19

    Como se diz no Brasil: o indio quer uma apito? Dá-se um apito ao indio.
    Em Portugal diz-se com menos elegância: Albarde-se o burro à vontade do dono.

    Gostar

  123. Desconhecida's avatar
    Elaites permalink
    3 Outubro, 2009 04:37

    O LR nao convida ninguem para jantar em sua casa, porque como todos sabemos o grosso dos proveitos e para os convidados que comem e bebem a borla.

    Gostar

  124. Desconhecida's avatar
    3 Outubro, 2009 06:58

    O Brasil ainda é mais “isto” que “isto” aqui. Mas como é grande, é possível ter umas máquinas (São Paulo, Paraná, Santa Catarina) a bombar e a compensar as patranhas do bêbado lula e o terceiro mundismo da generalidade dos estados.

    E, depois, a dimensão pode ajudar a segurar proveitos destas “festas”. Nada disto aconteceu com este sítio pequeno, cinzento e cheio de gente burra que conhecemos…

    Gostar

  125. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    3 Outubro, 2009 08:29

    Por aqui se nota a preocupação dos governos comunistas com os pobrezinhos. É esta dos Jogos Olímpicos e a outra do reforço do material bélico (submarinos, helicópeteros, caças …)

    O presidente francês, Nicolas Sarkozy, chega ao Brasil nesta segunda-feira (07/09) para (…) a fabricação de 50 HELICÓPTEROS, a construção em série de QUATRO SUBMARINOS CONVENCIONAIS, além do desenvolvimento do PRIMEIRO SUBMARINO BRASILEIRO DE PROPULSÃO NUCLEAR.
    Também estão previstos investimentos em instalações industriais e portuárias (…) O projeto vai custar ao governo brasileiro cerca de 8,6 BILHÕES DE EUROS(…) A colaboração militar poderá ainda incluir a compra de 36 CAÇAS FRANCESES. (…)

    RIO – O Brasil está prestes a adquirir da empresa estatal francesa DCNS (Direction des Constructions Navales Services) cinco submarinos PAGANDO DEZ VEZES O VALOR QUE PODERIA DESEMBOLSAR SE TIVESSE ACEITADO A PROPOSTA DA EMPRESA PRIVADA ALEMÃ HDW (Howaldtswerke-Deutsche Werft), revela reportagem publicada neste domingo pelo jornal O GLOBO (…) Para ter as embarcações, o Brasil teria de concordar tanto em adquirir aquelas duas instalações – gasto extra considerado desnecessário inclusive por altos oficiais da Marinha. Eles impuseram que as obras ficassem nas mãos da brasileira Odebrecht, sem licitação (…)

    À ganda Lula. Amicíssimo dos pobres e oprimidos. És o Mahatma Gandhi do Brasil.
    Os governos de direita só orientam as suas políticas para o armamento bélico, para os negócios obscuros.
    Nada como um Governo comunista para pôr ordem nada casa.

    Gostar

  126. Fado Alexandrino's avatar
    3 Outubro, 2009 08:37

    Você acha então que, por exemplo, um estádio como o de Leiria, ter assistências médias de menos de 1000 pessoas em cada quinze dias é um excelente exemplo de aplicação de dinheiros públicos?

    Esse argumento acabou depois da visita do Sport Lisboa e Benfica.
    O problema é que só lá podemos ir uma vez por ano.

    Gostar

  127. OLP's avatar
    OLP permalink
    3 Outubro, 2009 09:35

    Uma coisa parece-me certa.
    Tem mais o Brasil condições para organizar os JO do que Portugal tinha para o Euro e estes não deixaram de se enterrar nele.(tudo na devida proporção)
    Se eles não fizerem contas á tuga podem…digo podem….vir a sair beneficiados, coisa que não aconteceu cá no burgo.

    Gostar

  128. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    3 Outubro, 2009 09:40

    #126.
    Os estádios do Euro-2004 que estão quase às moscas, assim estão porque Madail prefere fazer turismo ao estrangeiro com a preparação da selecção.
    Até a final da Taça de Portugal podia ser num desses estádios, com todas as vantagens, mas deixaria de ser em Lisboa, que é coisa boa.

    Gostar

  129. Fado Alexandrino's avatar
    3 Outubro, 2009 12:11

    128.piscoiso disse
    3 Outubro, 2009 às 9:40 am

    Desta vez não acertou.
    Fazer preparação da selecção “nacional” em Portugal é dar tiros nos pés. Ao menos lá fora estão um bocado imunes a tanta pressão.
    A final da Taça de Portugal deve ser sempre realizada por factores históricos no mesmo sítio. Ao menos nisto copiemos o que é bem feito lá fora.
    Os jogos da seleção deviam ser descentralizados, bastava copiar a Espanha.
    Já agora também era bom que a copiassemos nos resultados e no jogarem só com espanhóis.

    Gostar

  130. El Comandante's avatar
    El Comandante permalink
    3 Outubro, 2009 12:53

    A realização dos JO em Barcelona foi um desastre… Coitados ficaram com uma cidade e uma economia de rastos.
    Tristes estes que não pensam mais longe que o seu quintal

    Gostar

  131. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    3 Outubro, 2009 13:17

    #129.
    Ó Fado deixe-se de tretas.
    Os jogadores da selecção estão quase todos no estrangeiro, habituados às maiores pressões nos clubes onde jogam, dos melhores da Europa.
    Os motivos são outros, como a tesouraria da federação e o pavoneamento de Madaíl, eternamente à espera de um cargo de verdadeiro relevo na UEFA.
    Como emigrantes, até teriam menos pressão jogando na terrinha.

    Gostar

  132. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 13:53

    Oh Piskinho,

    Está então a propor rentabilizar(!!!) as estádios do ’04 com a realização de treinos da selecção de futebol? Ideia brilhante! Só mesmo equivalente àquelas do Admirável e Refulgente Líder(*)!

    Não vê que, assim, ao menos, sempre se poupam uns euritos na manutenção dos relvados?

    (*) – Devida vénia ao João Gonçalves.

    Gostar

  133. Carlos Velasco's avatar
    3 Outubro, 2009 14:35

    O mundo está muito próximo de passar por sérias convulsões que até podem desencadear crises militares e o Brasil, um gigante desarmado cheio de recursos que faltam a grandes potências, se preocupa em fazer jogos olímpicos, mostrando ao mundo que o Brasil é uma nação tão pródiga e confiante na sua riqueza que pode desperdiçar bilhões alegremente.
    Olímpica é a estupidez da classe política e dos seus patrões, os bancos e as empreiteiras.
    Mas talvez esteja eu errado, e também os “antigos” (chineses e russos também).

    “Se mostras força e não tens riquezas, te deixarão em paz. Quando muito procurarão a tua aliança; Se tens riquezas, mas mostras ser forte, ainda assim te respeitarão, mas cuidado para não enfraqueceres, porque se tens riquezas e não tens força para as defender atrairás todas as ambições quer dos inimigos quer dos antigos aliados.”

    Gostar

  134. Fado Alexandrino's avatar
    3 Outubro, 2009 14:49

    132.Eduardo F. disse
    3 Outubro, 2009 às 1:53 pm

    Muito obrigado, disse o que era preciso.
    Às vezes não se pode ter paninhos quentes, não percebem.

    Gostar

  135. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 15:22

    Tina, eu não te perguntei se havia pessoas pobres no Brasil. Toda a gente sabe disso. O que eu te pedia e que explicases essa tua afirmação de que “a maioria dos basileiros são pobres”

    Gostar

  136. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 15:31

    A quem necessita de explicações, recomendaria que se inscrevesse nas Novas Oportunidades. Muito útil para se obter um canudo. Para além de ajudar nas estatísticas, é rápido, barato e indolor.

    Gostar

  137. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 15:41

    Ou seja, define lá “pobres”. Não foi isso que foste á procura? E que, como sabes, não é a mesma coisa ser pobre na Suecia, no Brasil, ou na Somália, não é? Se ser pobre no brasil não é a mesma coisa que ser pobre na Suecia, tambem concordarás que ser pobre na Somalia não é a mesma coisa que se pobre na Somalia, não é? Por exemplo, na Somalia tens milhões, a maior ate crianas, a morrer a fome, coisa que não acontece ja no Brasil, como sabes (vê lá o teu índice, por exemplo). Vá, dá lá definição de pobres que usaste para aquela afirmação.

    Gostar

  138. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 15:53

    Há por ai algum economista que explique esas coisas à Tina? E havera algum blasfemos de plantão que explique porque e que aquilo do 117 é um disparate “brutal”? E alguem faz uma visita guiada a Barcelona ao El Comandante e lhe explica como era a cidade antes dos jogos?

    Gostar

  139. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    3 Outubro, 2009 16:01

    Caramelo,

    Muito pertinente a sua argumentação questionatória. Sim, porque os níveis de desenvolvimento de Espanha antes dos Jogos eram muito parecidos, digamos…, com os actuais da Moldávia. E Barcelona era tal e igual Chisinau. Sim, tem toda a razão!

    Gostar

  140. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    3 Outubro, 2009 16:33

    Caramelo (4),
    (…) tem feito uma obra asinalavel, não só no plano nacional como no internacional. Jamais aqui se fará qualquer elogio ao Lula (…)

    Caramelo, para quem aqui barafustou por causa dos submarinos “do Portas” (que foram encomendados por Guterres, mas adiante), é estranho vir agora elogiar o chefe de um Governo que criou um escândalo 1000 vezes maior relativamente ao mesmo assunto: compra de submarinos.

    Gostar

  141. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 16:40

    Pinto, não sei se reparou mas eu não elogiei o Lula por causa do caso dos submarinos.

    Gostar

  142. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 16:51

    O que o Brasil deveria fazer com aquele dinheiro todo que vai pedir emprestado para as Olimpíadas seria:

    i) construir bairros sociais, escolas, substituir prisões. Isto fomentaria temporariamente a construção civil e o desenvolvimento através de necessidades básicas em vez de instalações desportivas de que eles não precisam tanto.

    ii) investir na segurança pública. Isto seria muito mais eficaz para atrair turismo do que 10 Olimpíadas juntas.

    iii) proporcionar incentivos para projectos em áreas verdadeiramente rentáveis e não em instalações que não rentabilizam nada.

    Gostar

  143. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 16:58

    Tina, não estás interessada em responder ao meu comentário 137? E esses teus projectos não são assim pró socialistas? O estado investir em bairros sociais e fomentar a economia?

    Gostar

  144. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    3 Outubro, 2009 17:05

    Caramelo, dada a dimensão e a actualidade do escândalo dos submarinos do Lula (em que chega a incluir submarinos nucleares, helicópeteros, caças, bases navais, etc., como demonstrado no meu comentário nº 125) como quer que alguém venha elogiar o Presidente brasileiro nesta altura?

    Gostar

  145. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    3 Outubro, 2009 17:09

    Não sei, realmente não vejo nenhum motivo para elogiar o Lula pelo que quer que seja. A não ser, talvez, as mesmas razões que levm publicações comunistas como o Economist e o Finantial Times a elogia-lo e a apontalo como exemplo em certas e determinadasa coisas. Mas tenho a certeza de que é uma conspiração mundial para nos tapar os olhos, coisa de comnas e maçons, ou assim.

    Gostar

  146. tina's avatar
    tina permalink
    3 Outubro, 2009 17:21

    Eu expliquei que em vez de gastar este dinheiro nas Olimpíadas, poderiam antes gastar da forma como expliquei. Os resultados seriam imediatos e concretos e não se teria de esperar pelos efeitos, se alguns, das Olimpíadas. Não é que eu fosse pedir dinheiro emprestado para investir dessa maneira. Aplicaria antes medidas para projectos verdadeiramente rentáveis que permitissem o país desenvolver verdadeiramente (tal como iii). Só depois tomaria medidas de natureza social.

    Gostar

  147. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    3 Outubro, 2009 17:26

    #145.
    eheheh

    Gostar

  148. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    3 Outubro, 2009 17:30

    Caramelo, pontos fortes qualquer Governo tem; por muito poucos que sejam. Mas não basta ter um ou outro ponto forte para andarmos a elogiar um Presidente ou Chefe de Governo. É necessário que a maioria das suas políticas tenham sido positivas. Não foi o caso do Lula; nem de longe, nem de perto.

    Finantial Times a elogia-lo e a apontalo como exemplo em certas e determinadasa coisas

    O progresso económico de Portugal Metropolitano era, nos anos 70, uma realidade, não muito acelerada, mas factual, sólida, crescente e promissora. A ela juntavam-se uma política financeira talvez prudente em excesso, mas sábia e firme. Ambas, economia e finanças, produziam uma moeda – o escudo – sadia e forte, invejada e desejada em todas as praças financeiras. Igualmente, conduziam a reservas em ouro e divisas como nunca as haviamos tido. E permitiam possibilidades de crédito estrangeiro praticamente ilimitadas. Muitos, o “Finantial Times”, por exemplo, consideravam estar, em 1973, talvez para breve o 3º milagre económico mundial.

    E ai de quem elogiar o Estado Novo. O Louçã, um economsta de renome, ainda nesta campanha voltou a dizer (sem se rir) que as nacionalizações de 1974/1975 foram a única opção para salvar a economia portuguesa. Como vê, a economia nacional estava mesmo na ruina. Não viesse o PREC salvar o país e não sei não.

    Gostar

  149. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    3 Outubro, 2009 17:38

    Lula é exemplo em quê? No MENSALÃO? Toda a gente mamou excepto o querido líder, que era um analfabeto e um ingénuo que não sabia de nada do que estava a passar. É outro eucalipto, seca tudo que está à sua volta. É outro que mama da Gamela dos corruptos. Mérito tem quanto à diminuição do índice de pobreza no seu país. Disse ele: Eh cara, muito povo que só tinha meio prato por dia de feijão pra comer, agora tem um prato cheio. Samba no pé, minha gente!

    Gostar

  150. LR's avatar
    3 Outubro, 2009 18:29

    Caramelo,

    “(…) E alguem faz uma visita guiada a Barcelona ao El Comandante e lhe explica como era a cidade antes dos jogos?”

    Mas será que é preciso haver JO, Mundiais ou Europeus para se fazer uma requalificação urbana?

    Gostar

  151. mgs's avatar
    3 Outubro, 2009 19:36

    Ganda brasiu na mó de cima e na moda. Montando na grana
    Se calhar fizemos mal em pedir a independência em 1820, tinha-se deixado lá o rei na reinação
    e vivia-se em Lisboa à moda do Porto.
    Mas os Lisboetas insistem em ser habitantes de uma capital! Bem, daqui a 30 anos ainda devem ser a capital da Estremadura.
    Já no século XX tivemos oportunidade de transferir a capital para Luanda mas mais uma vez os saloios com a mania das grandezas preferiram encurtar o território nacional.
    Mas o que interessa é que o Brasil vai o ultrapassar a Rússia como potência económica e isso merece grande festança.
    Dizia-se que a economia do Brasil era como um Jaguar enjaulado, cheia de força mas presa por dois factores o custo da importação de petróleo e a divida externa ( provocada em grande parte pela importação de crude).
    Pois agora o jaguar está livre, o Brasil não é só auto-suficiente em recursos energéticos como se está a transformar num grande exportador.
    A divida externa será facilmente resolvida com 10.000 milhões de barris do negrinho ( note-se que neste momento o Brasil já é um credor internacional tamanho é o afluxo de divisas ao pais).
    Ora isto merece grandes festas e os jogos olímpicos são uma grande festa. Uma festa ai de uns 1000 a 2000 milhões de barris de petróleo.

    Gostar

  152. per caso's avatar
    per caso permalink
    3 Outubro, 2009 21:43

    Sem novidade grande.
    Há muito o Mundo adivinha o normal ajustamento da diplomacia brasileira ao surto fabuloso da sua Economia.

    Gostar

  153. Amílcar Tavares's avatar
    3 Outubro, 2009 23:03

    Olá. Acho que muita gente foi induzida em erro. A Transparência Internacional fornece 3 medidas de corrupção actualizadas anualmente:1. O Indicador de Percepção de Corrupção (baseado na opinião de especialistas no assunto);2. O Barómetro da Corrupção Global, baseado numa pesquisa sobre atitudes do público em geral dos diferentes países em relação à corrupção e como as pessoas a experimentam, na vida quotidiana; E3. Pesquisa dos Corruptores, dirigida ao levantamento da vontade das grandes empresas multinacionais em pagar suborno para fazerem negócios nos países em que actuam.Portugal melhorou no Barómetro mas apanha 6,1 dos seus cidadãos no Indicador de Percepção. Os jornalistas também não explicam. É copy-paste e toca a andar!

    Gostar

  154. Amílcar Tavares's avatar
    3 Outubro, 2009 23:04

    CORRECÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR: Portugal PIOROU no Barómetro mas apanha 6,1 dos seus cidadãos no Indicador de Percepção.

    Gostar

  155. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    3 Outubro, 2009 23:29

    Ó 153
    Explica mas é ao pessoal cá do burgo a situação geográfica do Tarrafal, o seu clima arrazador, a malária, a insalubridade a que foram sujeitos os coitadinhos dos lutadores anti-fascistas e mais tarde anti-colonialistas.Não te esqueças de dizer quem é que tem casa entre o Tarrafal e a praia…

    Gostar

  156. Amílcar Tavares's avatar
    3 Outubro, 2009 23:51

    Ó 155,

    Vá ao Google Maps para saber onde fica o Tarrafal e, depois, vá à TAP, ou aos TACV, para ver, in loco, quem por lá mora. Com sorte, voltará com um bom bronzeado.

    Se desejar provar as sevícias que as pessoas sofreram no campo da morte dali, pode sempre levar algum especialista daqui. Tudo in loco.

    Gostar

  157. tina's avatar
    tina permalink
    4 Outubro, 2009 12:47

    Esperemos que sim Mgs. Assim, já nós teriamos um bom país para onde emigrar.

    Gostar

  158. Fatima's avatar
    Fatima permalink
    4 Outubro, 2009 18:13

    Tina (comentário 142). Sou brasileira, moradora do Rio de Janeiro. Não me consta que o Brasil pedirá dinheiro emprestado para a organização das olimpíadas. Bem ao contrário, não somos mais devedores do FMI e atualmente, somos o 4º maior credor dos EUA. Li alguns comentários aqui, e aquele que se encaixa melhor ao pensamento da maioria dos brasielriso e cariocas em relação às Olimpíadas é a do comentador Caramelo. Apesar dos investimentos serem altos, o retorno social que teremos em: urbanização, segurança, transportes e infra-estrutura serão bem maiores e valerá a pena o investimento. E antes q alguém diga que os recursos devem ser geridos com honestidade, eu me antecipo a dizer que hoje mesmo foi anunciada uma comissão para acompanhar todo o dinheiro investido e até mesmo uma página na Internet, onde qq cidadão poderá acompanhar as obras e os investimentos. No Brasil ainda temos muitos problemas, no entanto, estamos amadurecendo políca e socialmente.

    Gostar

  159. tina's avatar
    tina permalink
    4 Outubro, 2009 22:31

    “Li alguns comentários aqui, e aquele que se encaixa melhor ao pensamento da maioria dos brasielriso e cariocas em relação às Olimpíadas é a do comentador Caramelo.”

    Fátima,

    Os sul-africanos também queriam muito ser o país hospedeiro do Mundial de futebol de 2006 e ficaram extremamente desapontados quando foram os alemães que ganharam. Todos estavam convencidos que seria muito bom para o país por todas as razões que a Fátima mencionou. É sempre assim, as pessoas entusiasmam-se sempre com oportunidades destas. Mas no caso de Portugal, o Euro 2004 não funcionou, afinal gastou-se tanto dinheiro a construir estádios e eles estão sempre vazios. Só em retrospectiva é que aprendemos que afinal este tipo de investimento pode até ser prejudicial para países menos ricos que teriam feito melhor em investir em situações mais seguras do ponto de vista de rentabilidade. Apraz-me ouvir as boas notícias da recuperação económica do Brasil. E agora que a decisão está tomada, desejo-vos umas boas Olimpíadas para 2016!

    Gostar

  160. Fatima's avatar
    Fatima permalink
    5 Outubro, 2009 00:17

    Tina, quando falei de ganhos para a cidade, não fiz referência apenas às estruturas físicas para os jogos como estádios e parques esportivos. Mesmo porque sendo o Rio uma cidade cheia de paisagens naturais, algumas estruturas para algumas competições, como por exemplo: ciclismo, iatismo, triatlo e outras, não precisarão ser feitas, pois já existem e estão inseridas na própria paisagem da cidade. Ao meu ver, e na opinião da quase totalidade da população carioca, os ganhos em infra-estrutura social serão bem maiories do que na infra-estrutura para os Jogos propriamente ditos. Obrigada pelo desejo de boas Olimpíadas, e tenha a certeza de que no que depender da população do Rio, haverá sucesso.

    Gostar

  161. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    5 Outubro, 2009 09:11

    Tina, não respondeste ao que te perguntei e continuarás a não responder, o que significa que lanças bocas para o ar, sem saberes do que falas.

    LR, eu respondia ao El Comandane, outro que não faz a mínima ideia do que fala.

    Qanto ao resto, os estadios foram só uma pequena parte das obras. Iss responde ou não à sua teoria do foguetório?

    Gostar

  162. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    5 Outubro, 2009 09:21

    Caramelo, para quando um elogiozito ao Estado Novo? Olhe que a Finantial Times já o fez.
    Ou agora a Finantial Times já não é exemplo?

    Gostar

  163. tina's avatar
    tina permalink
    5 Outubro, 2009 10:04

    “Ao meu ver, e na opinião da quase totalidade da população carioca, os ganhos em infra-estrutura social serão bem maiories do que na infra-estrutura para os Jogos propriamente ditos.”

    Desculpe Fátima, mas não estou a ver como. Imagino que algumas infraestruturas serão muito favorecidas a pensar nos atletas e nos turistas, mas as mais importantes, as favelas, as prisões e o resto, serão esquecidas e escondidas. E estes serão quem sofrerão ainda mais se se provar que foram gastos excessivos que não compensaram o retorno. Deus queira que esteja errada e que o Brasil beneficie verdadeiramente dos JO.

    Gostar

  164. Fatima's avatar
    Fatima permalink
    5 Outubro, 2009 10:22

    Oi Tina! Olha, o Lula, juntamente com o governador e o prefeito do Rio disseram que não têm como objetivo esconder as favelas nem tão pouco a pobreza. Elas existem, e não há sentido em camufla-las. Em 6 ou 7 anos, o objetivo do governo é o crescimento econômico do Brasil, e como consequência disso, a geração de empregos e o poder aquisitivo da população tendem a aumentar. Dessa forma, a tendência é de q problemas, como: favelização e criminalidade, aos poucos também sejam resolvidos. Existem dois programas sociais em curso e que se forem levados a cabo podem ajudar muito: um é o de reurbanização das favelas transformando-as em bairros (infra-estrutura). O outro é o de ocupação das favelas e áreas violentas pela polícia, levando também programas sociais (hospitais, escolas, creches) às comunidades. Se esses programas forem levados pelos políticos com honestidade (é difícil, mas não impossível), a cidade do Rio com certeza, em alguns anos obterá uma melhor qualidade de vida. E não é interessante para a imagem do Brasil na Olimpíadas um fracasso nesse sentido, por isso, acredito que serão levados a sério.

    Gostar

  165. tina's avatar
    tina permalink
    5 Outubro, 2009 10:46

    Assim o caso muda de figura. É mesmo muito bom ouvir esses planos todos de reestruturação das favelas e que haverá investimento directo nessa área. Com a ajuda da recuperação económica do Brasil, acho que assim há mais razão para optimismo. Foi muito esclarecedor, obrigada.

    Gostar

  166. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 11:01

    #162. Pinto, sejam quais forem os seus arquétipos, eles não deixarão de ter aspectos positivos, mas também negativos.
    Eu que sou anti-salazarista, não me custa admitir que tenha havido coisas positivas durante a ditadura, a ponto de serem elogiadas na imprensa de referência.
    A minha tia Maria das Dores, que ainda tem uma fotografia dele na sala de costura, diz que nunca viu um homem com um nariz tão lindo.

    Gostar

Deixe uma resposta para General Cancelar resposta