Saltar para o conteúdo

“Bloco pouco sólido” *

13 Outubro, 2009
by

esquerda_caviar_2_thumb1_2uqpv1dm5zms8o0w4848skgc8_brydu4hw7fso0k00sowcc8ko4_thAntes das Legislativas, o Bloco de Esquerda sonhou muito. Talvez demais. Estava com esperanças desmedidas: pela primeira vez, o Bloco pressentiu a proximidade do poder.
Essa confiança começou a desabar na própria noite das Legislativas: o Bloco não atinge a maioria absoluta em conjunto com o PS; e o partido (também) de reclamações contínuas, mas à direita, o CDS do outro Portas, consegue posicionar-se como o terceiro partido.
O Bloco é um partido que subiu a pulso. Primeiro congregou as várias facções da extrema-esquerda. Depois marcou, intensa e inteligentemente, a agenda política e condicionou tudo aquilo que o PS e o PCP diziam e faziam delimitando o seu próprio espaço. Dirigentes e apoiantes ambicionavam transfigurar-se num projecto de poder que os socialistas não poderiam contornar.
Nestas Autárquicas, o Bloco tinha de provar que é um partido com implantação nacional e que os tempos do arrivismo amador orientado exclusivamente para alguns nichos eleitorais eram coisa do passado. Não o conseguiu. O Bloco é o grande derrotado da noite eleitoral.
O resultado não surpreende – o Bloco vive de meia dúzia de dirigentes nacionais sem réstia de vocação local. Cultural e existencialmente são o partido mais centralista e elitista do País. As pessoas sabem-no bem e mesmo aquelas que confiam no Bloco em eleições nacionais preferem votar em gente mais comum nas Autárquicas.
O Bloco tem muito trabalho pela frente: fixar-se em todo País e popularizar-se, largando a sua pele de esquerda-caviar. Correndo, claro, o risco de deixar de ser o Bloco…

* Ontem, no Correio da Manhã

46 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    13 Outubro, 2009 12:59

    “Correndo, claro, o risco de deixar de ser o Bloco…”

    e passar a ser o tijolo comunista

    Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    13 Outubro, 2009 13:06

    Sempre achei piada à expressão “Esquerda Caviar”, algo semelhante à
    “Direita Carrascão”.
    Creio que marchar ao toque de caixa “esquerda-direita”, vai estando ultrapassado.

    Gostar

  3. JJPereira's avatar
    JJPereira permalink
    13 Outubro, 2009 13:24

    O berloque é um modismo efémero, ostentado por uma burguesia urbana bem instalada, profundamente aferrada ao princípio ” couer à gauche, porte-feuille à droite”.
    É a tábua de salvação de muio telejornal e folha-de-couve cá da paróquia…

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Le Piffe permalink
    13 Outubro, 2009 13:26

    O bloco é herdeiro do moralismo luterano. O caviar é perfeitamente irrelevante. Mas quem está enganado é quem julga que deixou de ser importante no cenário político dos próximos 4 anos. Vai sofrer mudanças internamente. É só isso. as coisas estão só a começar a aquecer. A crise despoletada transforma-se em verdadeira crise.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    13 Outubro, 2009 13:32

    os nossos bloqueadores são mais paillettes que caviar, tipo emplastro. colam bem, mas falta-lhes saber fazer.

    Gostar

  6. JJPereira's avatar
    JJPereira permalink
    13 Outubro, 2009 13:39

    CAA
    Grande cartaz! Parabéns.

    Gostar

  7. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    13 Outubro, 2009 14:06

    Clap!! Clap !!! Clap !!!

    Obrigado pela explicação

    É que ninguém, mas mesmo ninguém, tinha discernido sobre esta 28ª análise

    Gostar

  8. António Carlos's avatar
    António Carlos permalink
    13 Outubro, 2009 14:10

    Caro CAA,
    por vezes questiono-me se para um partido de âmbito nacional o facto de ter forte implantação autárquica é uma mais valia ou um constrangimento.
    Veja-se o caso do PSD.
    A sua forte implantação autárquica (que na verdade é igual à do PS, bastaria que concorresse sem ser em coligação) faz com que surjam dezenas de “homens fortes” (à falta de melhor expressão), cada qual com a sua visão do mundo e a sua proposta de posicionamento ideológico para o partido.
    Na noite eleitoral isso foi bem visível, por exemplo, nos discursos de Rui Rio e (principalmente) de Luís Filipe Menezes. Ambos têm um poder local muito forte, que depois se traduz em influência nacional (pelo menos a nível do partido) e não podiam ter visões ideológicas mais diferentes (LFM defendeu no seu discurso explicitamente o Estado Social tal como ele está ou se possível ainda mais alargado).
    Só funciona se os “homens fortes” locais se abstiverem de tentar aproveitar o seu poder local para tentar “formatar” ideologicamente e publicamente o partido a nível nacional, “escondendo” a sua inclinação ideológica (a “bem” do partido, por razões tácticas) ou não tendo ideologia como acontece no PS. Mas isso, na verdade, parece-me difícil quando falamos de personalidades fortes como Rui Rio ou LFM (e outros).
    Em resumo, penso que para um partido como o Bloco ou o CDS-PP provavelmente o melhor que lhe pode acontecer é não ter implantação autárquica (o que não é o mesmo de não ter estruturas locais). Dessa forma pode construir um programa, de preferência assente numa ideologia, que não está refém de interesses locais, legítimos e importantes ao seu nível, mas que não podem contribuir para uma solução nacional e que inviabilizam a estabilidade directiva.

    Gostar

  9. fernando alves's avatar
    fernando alves permalink
    13 Outubro, 2009 14:26

    O problema do Bloco foi ter ganho visibilidade nos últimos anos.

    Quando surgiu, era o partido ideal para o voto de protesto. Mas quando cresceu, as pessoas começaram a olhar mais atentamente para o seu programa e começaram a perceber que se calhar não era assim tão boa ideia votar neles como forma de protesto.

    Portanto, na minha opinião. O auge do Bloco foi nestas legislativas. A partir daqui, com a visibilidade ganha, vai ser sempre a descer até que regressem à insignificância que merecem.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Maria permalink
    13 Outubro, 2009 14:34

    Mau!
    Então os espectáculos de animais a entreter o público não foram proibidos?

    Gostar

  11. Prof.-Doutor's avatar
    13 Outubro, 2009 14:42

    Que primarismo de raciocínio, o deste post!
    Diz bem com o autor.

    Gostar

  12. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    13 Outubro, 2009 14:42

    Caro CAA,
    Tenho um vizinho licenciado em Farmácia, que sempre votou BE, ganha um (1) salário mínimo como trabalhador temporário numa empresa internacional, nunca provou Caviar e não deve perceber o português do comentador JJPereira 13 Outubro, 2009 às 1:24 pm (…) modismo efémero, ostentado por uma burguesia urbana bem instalada, profundamente aferrada ao princípio ” couer à gauche, porte-feuille à droite (…)
    Você importa-se de o ajudar?

    Gostar

  13. João's avatar
    João permalink
    13 Outubro, 2009 14:55

    Eu não percebo é porque razão, em face da pesada derrota do bloco no passado Domingo, ainda ninguém exigiu a substituição do líder.

    No caso do PSD ninguém hesitou…

    Gostar

  14. jcd's avatar
    13 Outubro, 2009 15:01

    “Tenho um vizinho licenciado em Farmácia, que sempre votou BE, ganha um (1) salário mínimo como trabalhador temporário numa empresa internacional, nunca provou Caviar e não deve perceber o português do comentador JJPereira 13 Outubro, 2009 às 1:24 pm (…) modismo efémero, ostentado por uma burguesia urbana bem instalada, profundamente aferrada ao princípio ” couer à gauche, porte-feuille à droite (…)”

    A minha empresa de sondagens privada diz-me que na grande maioria dos casos, quem sempre votou BE, ou trabalha para o estado ou ganha salários baixos. As empresas costumam pagar melhor aos funcionários mais inteligentes.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    alambanzado permalink
    13 Outubro, 2009 15:11

    Tenho um vizinho licenciado em Farmácia, que sempre votou BE, ganha um (1) salário mínimo como trabalhador temporário

    DEVE SER UCRANIANO !

    Gostar

  16. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    13 Outubro, 2009 15:24

    parece que o conceito de “burguesia urbana bem instalada, profundamente aferrada ao princípio couer à gauche, porte-feuille à droite” se aplica mais aos Alambanzados e jcd’s da vida 🙂

    Gostar

  17. Outside's avatar
    Outside permalink
    13 Outubro, 2009 15:31

    O Exmo. CAA a aceitar comentários nos seus posts SUPERIORMENTE PENSADOS E ROSADOS…Os Deuses devem estar loucos !!!!!!

    Aproveito a ocasião para lhe comunicar que o acho verdadeiramente/essencialmente/dogmaticamente execrável…profissionalmente (jornalisticamente) falando.

    Gostar

  18. Outside's avatar
    Outside permalink
    13 Outubro, 2009 15:34

    …e não…este sentimento por si não vem de uma diferença partidária (como bem lhe conviria para justificar o comentário), não voto BE !!!

    Sou ser pensante e consciente e o Sr. é um exemplo a não seguir/ler !!!

    Do fundo do coração.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    13 Outubro, 2009 15:35

    vem tudo explicado no manuel de instruções, tamém conhecido por pugrama, o bloco tem de ser conservado na arca para não derreter.

    Gostar

  20. JJPereira's avatar
    JJPereira permalink
    13 Outubro, 2009 15:40

    Caro Portela menos 1,
    Faça o fvr de averiguar onde se licenciou o seu vizinho – talvez tenha sido nas “Novas Oportunidades”, ou na saudosa “Independente”…
    Se o homem não entende umas pobres alinhas alinhavadas num português correntio e modesto…
    Cpmts.

    Gostar

  21. JJPereira's avatar
    JJPereira permalink
    13 Outubro, 2009 15:41

    ” linhas ” , é claro.
    As minhas desculpas.

    Gostar

  22. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    13 Outubro, 2009 15:55

    “Creio que marchar ao toque de caixa “esquerda-direita”, vai estando ultrapassado.”

    Até que enfim que eu concordo com uma ideia do Piscoiso

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Outubro, 2009 16:05

    O bloco precisa da visão do CAA.Nem Joaninhas o batem…

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    António Matos permalink
    13 Outubro, 2009 16:27

    Ouvem-se rumores da substituição do Louçã. Estejam atentos

    Gostar

  25. Chessplayer's avatar
    Chessplayer permalink
    13 Outubro, 2009 16:34

    tinha que passar por aqui uma besta a cascar no CAA. Se não gosta ponha de lado.

    Gostar

  26. Outside's avatar
    Outside permalink
    13 Outubro, 2009 16:39

    CAro #34…por aqui passam muitas bestas a cascar no CAA !!! E muitas beitas acéfalas a identificarem-se com os seus pensamentos também…é assim…uma sociedade (pelo menos na infinita rede) multicultural e diversificada !!!

    Não gosta !!! Azar !!!

    Gostar

  27. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    13 Outubro, 2009 16:51

    JJPereira disse
    13 Outubro, 2009 às 3:40 pm

    caro jjpereira,
    averiguei com o meu vizinho essa cena das “novas oportunidades” e ele espera que você vá bardamerda!
    cumprimentos

    Gostar

  28. CAA's avatar
    13 Outubro, 2009 17:21

    Caro António Carlos (7),

    Não concordo. Se não fosse a implantação local o PSD correria o risco de desaparecergraças a esta liderança tão amadora.

    Aliás, a falta dela é que impede o CDS e o Bloco de crescerem globalmente. Com melhor peso autárquico estes dois partidos deixariam de ser pequenos.

    Gostar

  29. CAA's avatar
    13 Outubro, 2009 17:24

    João (12),

    Ninguém exigiu a demissão dos líderes precisamente porque esses dois partidos não têm a mínima vocação autárquica. Já com o PSD é diferente.

    Para além disso, o resultado deste domingo só confirma a tendência das Legislativas: o PSD está em declive e tem de mudar se quiser continuar a ser relevante.

    Gostar

  30. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    13 Outubro, 2009 17:32

    não vejo especial interesse em o «psd continuar a ser relevante». já existe outro partido social-democrata. Para mais do mesmo, parece que o mercado eleitoral não está especialmente motivado.

    Gostar

  31. Outside's avatar
    Outside permalink
    13 Outubro, 2009 17:34

    Uiiiii…não diga isso que o armário do CAA já estava orgulhosamente rosadamente colorido !!!

    Decisions Decisions made me as I am!

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
  33. Daniel Oliveira's avatar
    13 Outubro, 2009 18:46

    A minha empresa de sondagens privada diz-me que na grande maioria dos casos, quem sempre votou BE, ou trabalha para o estado ou ganha salários baixos. As empresas costumam pagar melhor aos funcionários mais inteligentes.”

    JCD, a julgar pelo nível intelectual deste comentário (a ideia de qque aqueles que de nós discordam só podem ser burros), imagino, a ser verdadeira a sua afirmação, que viva com algumas dificuldades. Ou então, claro, trabalha para o Estado.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    stop permalink
    13 Outubro, 2009 19:40

    é impressionante o arraial eleitoral.. Ora são todos vencedores ora proclamam solenemente a ruína dos oponentes. O que eu acho é que se comenta demais.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    13 Outubro, 2009 21:38

    Estaria totalmente de acordo com o # 24, do Chessplayer, não fora o epíteto de besta com que mimoseou o comentador. Coitados dos animais…

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    14 Outubro, 2009 00:18

    Daniel, Daniel… não acerta uma!

    O CCA é alguém que conquistou o meu respeito pela sua verticalidade e capacidade intelectual quando assumiu a posição que assumiu no referendo do IVG

    Já consigo… foi acontecendo o contrário sempre que nos cruzamos (no BE é claro) fui-me percebendo o quanto o movia a necessidade de protagonismo pessoal e a sua fraca prestação intelectual…

    Talvez fosse bom perguntar ao aderente 147 o que pensa do CCA ;))

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Helder permalink
    14 Outubro, 2009 00:55

    Otília apesar de tudo teve um comentário 10 vezes mais estúpido que o do Daniel

    Gostar

  38. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    14 Outubro, 2009 01:12

    jcd disse
    13 Outubro, 2009 às 3:01 pm

    este seu comentário foi feito depois de almoço. está desculpado.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    14 Outubro, 2009 01:31

    Helder,

    Pensa que me atreveria a competir consigo na sua imensa inteligência?… só mesmo se não tivesse mais nada para fazer ;))*

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Helder permalink
    14 Outubro, 2009 01:35

    Isso… uns smiles também para si e vá dormir

    Gostar

  41. floripes's avatar
    floripes permalink
    14 Outubro, 2009 12:00

    porque não fala o bloco da eleição do vereador em olhão?
    o bloco só vê os grandes centros e as cidades mais impotantes mas no algarve só em olhão elegeu 1 verdor.porque será?

    Gostar

  42. Otília Gradim Reisinho's avatar
    Otília Gradim Reisinho permalink
    14 Outubro, 2009 14:53

    Hélder,

    Se não fosse um idiota o que gostava de ser?…

    O que o afligiu mais foi o 147 ou a posição assumida pelo CAA no referendo da IVG?… teria o Hélder medo de não ter nascido?

    Gostar

  43. Miguel Lopes's avatar
    14 Outubro, 2009 14:56

    O que é a ‘esquerda caviar’?

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    14 Outubro, 2009 18:12

    O CAA, já não è amigo do Bloco, estes amigos falsos……

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Helder permalink
    14 Outubro, 2009 20:31

    Otília, você conseguiu a proeza de me pôr a defender o Daniel, só isso.

    Você não respondeu ao comentário dele, limitou-se a enxovalhar.
    E olhe que aprecio pouco o estilo do Daniel e do Bloco.

    Gostar

  46. A. R's avatar
    A. R permalink
    14 Outubro, 2009 23:45

    O BE não é um partido. É um nicho no mercado na política que congrega os maluquinhos da urbe

    Gostar

Deixe uma resposta para floripes Cancelar resposta