Saltar para o conteúdo

«Rigor»…..

19 Novembro, 2009

O governo acaba de aprovar o seu terceiro orçamento de Estado para 2009.

Parece que «A insuficiência de receita é que obriga o Governo a aumentar o endividamento», pois, segundo Teixeira dos Santos «os dados mais recentes apontam para uma quebra das receitas fiscais de 13,8 por cento face ao ano passado e por essa razão que foi aprovado a alteração às bases orçamentais definidas para o ano em curso

Recorde-se que em Abril o mesmo Teixeira dos Santos dizia que a receita prevista no Orçamento do Estado de 2009 estava controlada (apesar de então a queda ser já de mais de 12%) e que «Não há portanto qualquer derrapagem do lado da receita, tendo em consideração o funcionamento dos estabilizadores automáticos»

Que é feito dos «estabilizadores automáticos»?

53 comentários leave one →
  1. Pinto Alves permalink
    19 Novembro, 2009 15:22

    Obviamente, mais um orçamento de «rigor»…

    Esfolar os pobres dos contribuintes e prosseguir as despesas colossais do Estado com mordomias, obras desnecessárias, parecísticas, estudos, empregos para os amigos e familiares, financiamento a partidos,etc,etc.

    Assim não vamos lá…

    E pior, enquanto estiver lá o actual PM os portugueses não têm qualquer esperança.

    Aconselho a cada um a tratarem da sua vida; não gastarem dinheiro mal gasto; não entregarem dinheiro aos bancos; não se deixarem aldrabar pelo fisco e pouparem para assegurarem um futuro para os vossos filhos.

    E digo mais: não acreditem em 90% do que os governantes dizem nem nas notícias que são fabricadas pelas televisões e jornais.

    Um bom final de Quinta-Feira para todos vós!

    Gostar

  2. Kolchak permalink
    19 Novembro, 2009 15:25

    É evidente o que está a acontecer: o governo é demagogo e pouco há a esperar dele. Os números da nossa economia jamais bateram certo com as previsões e a propaganda do governo de Mr. Sócrates.
    O grande problema é que o País parece encontrar-se num estado catatónico, ludibriado por uma comunicação social a soldo da «Situação» e pouco reagiu nas eleições legislativas. Por vezes, os povos recusam-se a aceitar a realidade dos factos, talvez por não quererem sequer imaginar o que lhes vai acontecer…
    Temo que, quando despertármos da nosssa proverbial indolência, seja demasiado terde para os nossos filhos e netos…!

    Gostar

  3. Kolchak permalink
    19 Novembro, 2009 15:30

    «tarde».

    Gostar

  4. Júlio Costa permalink
    19 Novembro, 2009 15:31

    Um dia vão acordar com as vossas contas bancárias congeladas.
    Como na Argentina dos anos 90.
    E não me venham com historietas que isso não é possível aqui!

    Gostar

  5. Aborígene permalink
    19 Novembro, 2009 15:32

    “Estabilizadores automáticos”? Mas não está a ver?Nacionalizam-se em média quantas dezenas de milhar de pobres por ano?Querem ficar ricos sem “investir”?Casa social ,remédios,educação,RSI´s…subsídios de desemprego.Eis os “estabilizadores automáticos” a quem não pode faltar o dinheirinho para combater as diferenças e as desigualdades…

    Gostar

  6. Aborígene permalink
    19 Novembro, 2009 15:35

    Eis os “estabilizadores automáticos, oferta do Sócrates:
    550000 desempregados
    400000 RSI´s
    1000000 de estrangeiros legais, a maior parte já nacionalizados no “automático”…
    Alguém tem que pagar…

    Gostar

  7. Aborígene permalink
    19 Novembro, 2009 15:39

    O Gajo do MEP é que bem nos dizia:temos que ganhar menos para outros ganharem mais apesar de alguns distraidos propagandearem que o pessoal nos iria pagar a pensão…para os actuais pensionistas não foi, antes pelo contrário.Passaram a pagar IRS para combater as “diferenças” e as “desigualdades” o que não é de admirar no MELHOR ACOLHIMENTO DO MUNDO…

    Gostar

  8. Aborígene permalink
    19 Novembro, 2009 15:41

    Mas são de uma grande utilidade.Animam!Que o digam os bófias, os tribunais e os guardas prisionais, não podendo claro esquecer os ourives, lojas de roupa de marca e bombas de gasolina…

    Gostar

  9. Aborígene permalink
    19 Novembro, 2009 15:43

    Entretanto os gajos votam bem.Que o diga o António Costa em lisboa…

    Gostar

  10. lucklucky permalink
    19 Novembro, 2009 16:09

    O “Rigor” foi a narrativa que a classe jornalista dos Media pagos com os dinheiros de todos (RDP,RTP etc) tentaram passar.

    Gostar

  11. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:12

    E parece que querem correr com a FCC que apresentou uma proposta 400 milhões de € mais baixa que o Coelhone …

    Mota quer espanhóis da FCC fora da corrida ao TGV
    http://economico.sapo.pt/noticias/mota-quer-espanhois-da-fcc-fora-da-corrida-ao-tgv_74126.html

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:21

    Lições de Democracia

    Ouvi há pouco no Rádio Clube Português o Miguel Pinheiro, director da revista “Sábado”, denunciar mais uma das muitas coincidências que caracterizam a vida pública aqui na ditosa Pátria. Ao que parece, o investimento publicitário das quatro grandes empresas semi-públicas – EDP, PT, GALP e CGD – nos jornais tem obedecido a padrões engraçados: o “Público” e o “Sol” viram as suas receitas publicitárias provindas destas quatro grandes empresas cair a pique, ao passo que o abençoado “DN” registou uma quase equivalente subida. Como o Miguel Pinheiro sublinhou, não foram as audiências dos respectivos órgãos de comunicação que justificaram estas transferências de investimento em publicidade. Claro que a resposta oficial das empresas foi não responder pelos números, e balbuciar que elas não se “regem por critérios políticos, blá, blá, blá, blá”.
    Depois ainda há quem nos diga que “não aceita lições de democracia de ninguém” e festeje comovido as evocações da liberdade. Ora, para quem tiver, como diz o vigilante Lacão, “humildade democrática”, aqui há muitas “lições de democracia” a aprender. E percebem agora por que é que essa converseta sobre o Estado de Direito num país como Portugal tem muito que se lhe diga?
    .
    P.S.: Parece que o Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Governo sobre este assunto. Eu pergunto: e os outros partidos estão a dormir?
    http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/11/licoes-de-democracia.html

    Gostar

  13. Abilio Rosa permalink
    19 Novembro, 2009 16:22

    Rigor?

    Puta que os pariu!

    Gostar

  14. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:22

    Como Sócrates “cala” os inimigos

    “Uma pessoa do círculo próximo do primeiro-ministro e que conhecia muito bem a situação do jornal e a nossa relação com o banco BCP disse-nos que os nossos problemas ficariam resolvidos se não publicássemos a segunda notícia do Freeport”, diz à SÁBADO o director do Sol, José António Saraiva – não revelando, porém, a identidade do autor da proposta. Ressalva, porém que não foi Armando Vara: “É evidente que Armando Vara era a pessoa que tinha o pelouro do Sol no BCP e que todos os assuntos relacionados com o Sol passavam directamente por ele, e isso nós sabíamos”, acrescenta José António Saraiva.
    ….
    Nos primeiros nove meses deste ano, a publicidade do BCP caiu 68% no Sol, segundo dados da Mediamonitor, da Maktest.
    http://www.sabado.pt/Actualidade/Portugal/Exclusivo–Como-Socrates–cala–os-inimigos-%281%29.aspx

    Gostar

  15. Pi-Erre permalink
    19 Novembro, 2009 16:26

    Apetece-me fugir daqui, mas Miami fica tão longe…

    Gostar

  16. anonimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:27

    #15 – “Como Sócrates “cala” os inimigos”

    ou o que o saraiva é capaz de fazer quando não lhe pagam.

    Gostar

  17. lucklucky permalink
    19 Novembro, 2009 16:28

    Não esquecer que o primeiro Orçamento Rectificativo foi chamado “Suplementar” para construir uma narrativa diferente e os Srs. Jornalistas como ovelhas obedientes foram todos atrás da terminologia do Governo.

    Agora parece que corrigiram a prática felizmente já não vão atrás da nova palavra mágica: Orçamento Redistributivo. Já seria demasiado ridículo. Excepto na página da RTP onde nem se fala no assunto.

    Entretanto: Governo aumenta limite de endividamento do Estado em 4,9 mil milhões de euros.

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=397111

    Se julgam que estamos já batemos no fundo então vão ficar surpreendidos com o que vem aí.

    Gostar

  18. tina permalink
    19 Novembro, 2009 16:29

    Portanto, Teixeira Santos é um mentiroso igualzinho ao chefe.

    Gostar

  19. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:30

    É a pior Economia dos 16 países da Zona Euro e a segunda pior entre os 30 considerados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. A OCDE divulgou hoje um relatório que apela a urgentes reformas estruturais
    http://aeiou.expresso.pt/ocde-arrasa-economia-portuguesa=f548312

    Gostar

  20. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:34

    E cada vez vai piorar mais
    Hoje a AR continua a discutir esse importantíssimo problema que é a avaliação dos professores que todos decidiram boicotar durante estes anos todos
    Agora vão ser mais 4 anos de discussão acerrada e nada!

    Gostar

  21. Marafado de Buliquei-me permalink
    19 Novembro, 2009 16:34

    Gostar

  22. tina permalink
    19 Novembro, 2009 16:35

    “A proposta de alteração de Orçamento do Estado que o Governo vai entregar à Assembleia da República, visa aumentar o limite total de endividamento em 4,9 mil milhões de euros.”

    COMO MFL bem disse, Sócrates será o coveiro do nosso país.

    “Questionado sobre se espera algum entrave no Parlamento face à proposta que irá apresentar, Teixeira dos Santos respondeu que “não espera que haja entraves”, salientou que “o orçamento da despesa não tem aumento” e que a revisão se deve exclusivamente à revisão das receitas fiscais, algo que o Governo não controla. Mas deixou um aviso: “se a alteração não for aprovada fica bloqueada a actividade do Executivo” num momento de combate à crise.”

    era tão bom! A actividade deles é só gastar, gastar, gastar…

    Gostar

  23. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:36

    “É a pior Economia dos 16 países da Zona Euro ”
    por acaso não é mas insistem que é, por isso que seja
    já nem vale a pena contrariar. Para que se vai contrariar?

    Gostar

  24. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:42

    Estava na altura de um palno de poupança de emergencia do estado

    Primeira medida : acabar com horas extraordina´rias na AR e todos os organismos do estado
    Segunda medida: acabar com ajudas de custo e cortar nos telefones.
    Terceira medida: que andem todos a pé.
    Quarta mediad: acabar com os almoços e jantares pagos pelo estadp
    Quinta medida: acabar com a publicidade institucional

    Gostar

  25. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:42

    Jornalistas, comentadores de politica, comentadores de economia, redatores, editores, conselhos da redacção, dos jornais revistas, televisões e demais meios de comunicação social,ainda não se fartaram de dar cobertura a mentiras e aldrabices dos srs. que nos desgovernam? E,em vez de as denunciarem ainda fazem a apologia, e gabam a suposta competencia e grande saber de pessoas como Teixeira dos Santos, e Vieira da Silva? Não estão cansados de estarem assaimados, e assim distorcerem a Democracia em Portugal, porque quem está a levar este Pais para o abismo, continua a ser louvado e enaltecido nos media, em vez de ver denunciados os seus desmandos. O ministro Vieira da Silva disse o que toda a gente viu e ouviu na tv, sobre a Magistradura, e agora vem dizer que não disse aquilo, os outros é que perceberam mal, e ninguem pede a cabeça dele? Eles só agem assim, porque a classe dos jornalistas em Portugal está domesticada pelo PS. Sras. e Srs. jornalistas: acordem, ajudem a salvar este País. A OCDE publicou hoje um relatório que arrasa a economia portuguesa nos proximos anos; estou curioso para ver o impacto que essa noticia vai ter hoje à noite nos telejornais.

    Gostar

  26. anonimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:50

    o cavaco destruíu o psd e agora quer destruir o país. bem podia começar por atear fogo a belém.

    Gostar

  27. tina permalink
    19 Novembro, 2009 16:55

    “A OCDE publicou hoje um relatório que arrasa a economia portuguesa nos proximos anos; estou curioso para ver o impacto que essa noticia vai ter hoje à noite nos telejornais.”

    Vão tentar inventar alguma desculpa como sempre. Que a crise bateu mais forte em Portugal porque é um país muito pequeno, periférico, à beira-mar, clima seco, ou qualquer coisa assim.

    Gostar

  28. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 16:56

    #26 não sei que tv é que está a falar. O que o ministro disse toda a gente pode ouvir e tira as conclusões de quem distorceu as palavras.

    e a ocde não arrasa economia nenhuma em particular.

    Gostar

  29. anti-comuna permalink
    19 Novembro, 2009 16:59

    Défice de 8%? Só?

    É preciso um de 20% para a economia crescer 2%.

    Vamos lá Pinócrates. Não te acanhes. O mundo é teu! lololololol

    anti-comuna

    Gostar

  30. tina permalink
    19 Novembro, 2009 17:03

    “OCDE arrasa Economia portuguesa

    É a pior Economia dos 16 países da Zona Euro e a segunda pior entre os 30 considerados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. A OCDE divulgou hoje um relatório que apela a urgentes reformas estruturais

    As projecções hoje divulgadas, em Paris, dizem que Portugal será o segundo país da OCDE com menor crescimento entre 2011 e 2017. Apenas o Japão está atrás.

    Neste período, o crescimento de Portugal será de 1,4 por cento, o segundo mais baixo entre os países da OCDE e o mais reduzido na Zona Euro. Os 16 países da Zona Euro vão crescer 2,1 por cento entre 2011 e 2017. Os 30 da OCDE, crescerão 2,6 por cento. O Japão – o pior de todos – crescerá 1,2 por cento.”

    Gostar

  31. JCP permalink
    19 Novembro, 2009 17:07

    já vi que os economistas da treta desceram à praça hoje.
    Alguém, por acaso, já leu o relatório da OCDE?

    Gostar

  32. tina permalink
    19 Novembro, 2009 17:26

    “As projecções hoje divulgadas, em Paris, dizem que Portugal será o segundo país da OCDE com menor crescimento entre 2011 e 2017. Apenas o Japão está atrás.”

    Pelos vistos, vamos pagar bem caro e por muito tempo os erros cometidos hoje. Como fazem eles essa previsão?

    Gostar

  33. anonimo permalink
    19 Novembro, 2009 17:30

    rigor, rigor foi no tempo da manela e do garfélix, saldos prós amigos e varrer para baixo da alcatifa. ainda hoje arrotam à pançada de vilanagem.

    Gostar

  34. tina permalink
    19 Novembro, 2009 17:32

    Países da OCDE
    TR Alemanha
    TR Austrália
    TR Áustria
    TR Bélgica
    TR Canadá
    TR Dinamarca
    TR Espanha
    TR EUA
    TR Finlândia
    TR França
    TR Grécia
    TR Hungria
    TR Irlanda
    TR Islândia
    TR Itália
    TR Japão
    TR Luxemburgo
    TR México (País)
    TR Noruega
    TR Nova Zelândia
    TR OCDE
    TR Países Baixos
    TR Polónia
    TR Portugal
    TR Reino Unido
    TR República Checa
    TR República da Coreia
    TR Suécia

    Portanto, a Polónia e a Hungria ultrapassar-nos-ão dentro em breve.

    Gostar

  35. 19 Novembro, 2009 18:27

    Não compreendo o mito da competência de Teixeira dos Santos.
    O homem só tem feito burrices. Tantas que até já foi considerado o pior ministro das Finanças da União Europeia.
    No entanto, “comentadores” televisivos e quejandos fartam-se de lhe gabar os méritos. Quais, pode saber-se??

    Gostar

  36. Pi-Erre permalink
    19 Novembro, 2009 18:28

    “O país é o Titanic em que as autoridades e os seus apaniguados nos dizem: vá… calma … olhem para a popa, vejam o tempo magnífico e ouçam a orquestra. Não liguem àquele insignificante bloco de gelo ali atrás.”
    (Joana – Semiramis)

    Gostar

  37. KCN permalink
    19 Novembro, 2009 19:31

    O Teixeira do Santos é o ideal para um governo de aldrabões e salfrários.
    O primeiro pisgou-se quando viu o pântano onde estava metido.
    O mastim Teixeira é um yes man do corrupto.

    Gostar

  38. Anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 20:13

    Se o país já está de rastos imaginem como vai ficar quando Socrates e companhia distribuir as empreitadas do TGV pelas Mota, Bancos e companhia endividando o país de forma fatal. A loucura do TGV vai custar-nos entre o dobro e o triplo do que falsamente indicam, não andará longe dos 30 mil milhões. Nem consigo imaginar o estado em que o país estará daqui a 15 ou 20 anos anos, certamente numa terrível miséria humana e social.
    Ou a nossa sociedade acorda e reage agora, ou será tarde demais.

    Gostar

  39. tina permalink
    19 Novembro, 2009 21:05

    “Ou a nossa sociedade acorda e reage agora, ou será tarde demais”

    A única maneira agora é chumbar o orçamento. Mesmo que o país fique sem governo, tudo é melhor do que deixar o PS continuar a governar e o TGV ir para a frente. É como uma medida desesperada mas é a isso que chegámos.

    Gostar

  40. Pi-Erre permalink
    19 Novembro, 2009 21:44

    “É como uma medida desesperada mas é a isso que chegámos.”

    Desesperada?! Não sei porquê.

    Gostar

  41. tina permalink
    19 Novembro, 2009 21:58

    “No relatório em que classifica de “anémico” o crescimento da Economia portuguesa, a OCDE diz que há “prioridade máxima” no desenho e implementação gradual de “um plano de consolidação orçamental”. Diz ainda que “reformas estruturais são chave para atingir maior potencial de crescimento através de exportações mais dinâmicas”. ”

    É isso que o governo de Sócrates planeia fazer? Não, é precisamente o contrário. Vai pedir dinheiro emprestado para o TGV, aumentando ainda mais o défice. Como se explica um comportamento tão irrracional? Simples, Sócrates está-se nas tintas para o país e para os portugueses.

    Pi-erre, eu acho que deixar o país sem governo é ir ao extremo. Mas é a isso que ser governado por um irresponsável obriga.

    Gostar

  42. patetao permalink
    19 Novembro, 2009 22:40

    É compreensível o aumento do Défice!
    Há prestações a pagar para ajudar as pessoas que foram para o Desemprego.

    Mas não há crise (litaralmente está a passar!)..como digo não há crise porque se fosse o Psd/Cds ..a Coligação da Tanga..o défice não era 7 ou 8%…serái 17 ou 18%!

    Gostar

  43. Chico permalink
    19 Novembro, 2009 22:54

    o que m’interessa é se sobra algum pra mim…

    Gostar

  44. General permalink
    19 Novembro, 2009 23:18

    Quem é que alguma vez fez um planeamento e o executou a 100% ? Essa pessoa não existe !

    Gostar

  45. patetao permalink
    20 Novembro, 2009 00:54

    Quando o Teixeirinha pôs as contas públicas em ordem, com o menor défice de sempre da História portuguesa estes brincalhoes aqui do fórum não piaram!
    Agora que o Homem precisou de acudir aos Desempregados, às Famílias e às Empreses porque veio a maior crise mundial desde 1929!! Eles ficam contentes por o défice ter subido!

    Subiu aqui como subiu em todo o mundo!
    E mesmo assim continuamos na média europeia!
    …e a Economia Portuguesa a brilhar na UE!!
    Quem sabe sabe!

    Gostar

  46. Anónimo permalink
    20 Novembro, 2009 02:09

    «É como uma medida desesperada mas é a isso que chegámos»

    Não. É uma medida patriótica. Quem alinhar nela um dia orgulharás-se-á do legado que deixou aos filhos e netos e poderá dizer-lhes isso mesmo com muito orgulho.

    Que ninguém duvide, a história de Portugal no futuro escreverá em letras grandes este capítulo negro de podridão que corroeu Portugal e que essa mesma História também falará dos poucos que se lhe opuseram.

    Gostar

  47. Anónimo permalink
    20 Novembro, 2009 02:17

    patetao disse
    20 Novembro, 2009 às 12:54 am

    Quando o Teixeirinha pôs as contas públicas em ordem, com o menor défice de sempre da História portuguesa estes brincalhoes aqui do fórum não piaram!
    Agora que o Homem precisou de acudir aos Desempregados, às Famílias e às Empreses porque veio a maior crise mundial desde 1929!! Eles ficam contentes por o défice ter subido!

    Subiu aqui como subiu em todo o mundo!
    E mesmo assim continuamos na média europeia!
    …e a Economia Portuguesa a brilhar na UE!!
    Quem sabe sabe!

    O tipo de gajo que escreve isto é obviamente alguém completamente dependente do sistema corrupto em que vivemos, um qualquer bananas que nunca trabalhou na vida e é pago para estes papeis reservados a macacos.
    Notam-se óbvios sinais de desespero neste tipo de gajos. O fim está próximo.

    Gostar

  48. tina permalink
    20 Novembro, 2009 06:15

    “Quando o Teixeirinha pôs as contas públicas em ordem, com o menor défice de sempre da História portuguesa estes brincalhoes aqui do fórum não piaram!”

    Nessa altura até ficámos bem impressionados. O grande desapontamento veio quando se percebeu que afinal foi tudo à custa de subida de impostos e nunca do controlo da despesa que continuou sempre a aumentar. Essa conversa de contas consolidadas foi uma grande treta. Se fosse verdade tinham conseguido safar-se como muitos países da EU e não faziam agora parte da lista negra dos 9 (?) com excesso de défice.

    Cansados de mentiras estamos nós. A começar nos 5,9% e acabar nos 8% e os orçamentos da treta sucessivos.

    Gostar

  49. Anónimo permalink
    20 Novembro, 2009 09:25

    43. e 46. Patetao

    Você faz mesmo juz ao seu nome!

    Gostar

  50. dói muito? isso passa permalink
    20 Novembro, 2009 10:04

    Só à minha conta já receberam a mais este ano cerca de 300 euros eu pseudo coimas…e ainda não chega?

    Gostar

  51. Fado Alexandrino permalink
    20 Novembro, 2009 14:13

    Patetao. És um pateta do socialismo. Se ainda fosses do benfica!

    Gostar

  52. Tribunus permalink
    20 Novembro, 2009 16:10

    Teixeira dos Santos diz-se formado em economia e finanças ou vice versa! Com ele tem latra de ser ministro das finanças e enfretar os possiveis colegas de curso ou da especialidade è algo que me surpreende! Tannta borrada, posperreira, vaidade e má criação, abundam mais que os resultados que nos vão destruir!

    Gostar

Indigne-se aqui.