Saltar para o conteúdo

Trabalhando por objectivos

12 Janeiro, 2010

Despachado Marcelo Rebelo de Sousa viram-se agora para Pacheco Pereira. Se o sistema de avaliação da ex-ministra Lurdes Rodrigues se mantivesse em vigor bem se podia dizer que estavam a cumprir os objectivos.

40 comentários leave one →
  1. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    12 Janeiro, 2010 21:51

    E o Mario Crespo? Andam distraídos ou quê?

    Gostar

  2. twiter's avatar
    twiter permalink
    12 Janeiro, 2010 21:58

    aposto em como a cara helenafmatos, ja fez o seu juizo…é a senhora da verdade…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    12 Janeiro, 2010 22:00

    Os palermas podem mugir (Brunos Nogueiras e quejandos) mas acabam sempre na merda.

    Gostar

  4. maria de albuquerque's avatar
    maria de albuquerque permalink
    12 Janeiro, 2010 22:21

    Esta senhora deve sofrer de delírios….tal como o Pacheco Pereira.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    12 Janeiro, 2010 22:33

    tá na cara que o pacheco vai ser corrido da rtp e a seguir é você.

    Gostar

  6. Licas's avatar
    Licas permalink
    12 Janeiro, 2010 22:44

    5.anonimo disse
    12 Janeiro, 2010 às 10:33 pm
    tá na cara que o pacheco vai ser corrido da rtp e a seguir é você.
    ******************
    É preciso, para não agravamento
    da histeria/paranóia do José que a
    TV, os Jornais, sejam Putinamene controlados. Logo *os malditos* foram,são, e serão devidamente saneados/condicionados.

    Gostar

  7. anonimo's avatar
    12 Janeiro, 2010 22:56

    Parece-me que o Pacheco Pereira resolveu denunciar alguns lobbys e grupos de interesses que levam ao colo o senhor-p-dos-passos (…)

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    12 Janeiro, 2010 23:32

    É,
    Marcelo e Pacheco com contratos vitalícios.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    12 Janeiro, 2010 23:53

    # 8 não me digas primo que também andas a conspirar no rato para reprimir todos os que não partilham da tuas lérias, olha que ainda há mais uns tantos e não há presídios suficientes para os albergar, além disso seria preciso ter mais alguma coisa que tu e os teus amigos não têem desde que começaram a ser descobertos.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    12 Janeiro, 2010 23:55

    Aquele “pugrama” do círculo só fica ao jeito da cambada só cretina quando tiver o pretinho, o coelhone e o insuportável bimbalhães (o 1º, que vasou quando foi para “sicretário de istasdo”) a debater com o moderador.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    12 Janeiro, 2010 23:55

    Agora só leio o DN e o Público e fico satisfeito.

    Mentira, já estou farto dessa mer**.

    E não estou satisfeito.

    Gostar

  12. outra helena's avatar
    outra helena permalink
    13 Janeiro, 2010 00:09

    A diferença é que JPP não mente, tem quase sempre razão, não insulta, não chama nomes, diz o que pensa e sabe do que fala. Dificil de abater, portanto.

    Gostar

  13. anonimo's avatar
    13 Janeiro, 2010 00:33

    # 8

    Pagam-lhe bem?

    Tem “contrato”?

    Gostar

  14. anonimo's avatar
    13 Janeiro, 2010 00:38

    Para quando o projecto dum jornal da autoria de bons (credíveis) jornalistas?

    Que tal?

    Um semanário, por exemplo, com umas carrinhas de distribuição e tal. Não seria economicamente viável?
    Que tal com pagamento via multibanco, sei lá (…) Avenças por um ano renováveis (etc)

    Pensem nisso.

    Gostar

  15. outra helena's avatar
    outra helena permalink
    13 Janeiro, 2010 00:46

    E se, por hipótese, existissem mesmo os Abrantes?

    Sofia, com toda a amizade e simpatia que nos une, acho que está na altura de falarmos sem complexos dos anónimos blogosféricos. Somos um espaço independente, e não vivemos de louvores divinos a ninguém. Se bem me lembro, o nosso compromisso era esse mesmo.

    O Pacheco Pereira pode exagerar, é certo. A calúnia é uma arma perigosa e eu sei disso: nunca participei no programa do BE (antes numa sessão com economistas de diferentes partidos, em que apresentei um texto) e há quem jure que o fiz!

    Há anónimos de quem gosto, porque lhes vim a conhecer a identidade e, sobretudo, a personalidade, e anónimos em blogues de esquerda, de direita, de cima e de baixo. E exagera também ao incluir a Jugular na lista de blogues com anónimos: tanto quanto sei, todos assinam pelo seu nome (apesar de, se te lembrares, nunca ninguém ter visto o Rogério:). Seja! O Pacheco é um caso perdido, e dado à paranóia selectiva: a perseguição que ele fez na AR aos direitos de livre movimentação dos jornalistas, no tempo do cavaquismo, está na memória de todos. Só que, como saberás, o Pacheco não é o único, nem de longe nem de perto, a achar estranho o fenómeno de um blogue onde, com estilos de escrita diversos, surge o mesmo autor: Miguel Abrantes. Eu gosto de o ler, por vezes tem piada. Mas surgem ali documentos (ou surgiam, antes das eleições), a que não é fácil ter acesso, nem sequer a deputados. Os representantes eleitos do povo, como o João ou o Miguel, se tentassem, se calhar perdiam-se num labirinto de burocracias. Se são assessores do Governo? O País Relativo assumia-se como tal. A Câmara não. O termo “Abrantes”, como o qual eu também já brinquei, em termos infelizes, e pelos quais peço desculpa ao Filipe, tornou-se metáfora de uma classe de bloggers anónimos serventes do Governo.

    Pensemos no seguinte. Quem poderia ter acesso a um documento destes, despacho legal de 1992, sobre a mordaça dos professores, num ápice? E a fotos destas sobre a visita do PR à Madeira, com o alegado “espião” na comitiva? Estão disponíveis publicamente no site da PR, eu sei, mas hás-de convir que é um pouco estranho haver quem tenha tempo para num blogue de “duas pessoas”, se dedicar com tanto afinco a descobrir isto. Eu acho estranho, peço desculpa. E nada disto tem a ver com jornalistas – que devem ser sempre livres em qualquer regime democrático – regendo-se apenas pelo código deontológico. Se eu tivesse que apostar, e sabes bem que nunca fui a um jantar do simplex, mas ao que me consta, o “Miguel Abrantes” também não era assíduo, eu diria que só um funcionário público, muito bem colocado, com grande devoção ao Governo e muito tempo livre, se poderia dedicar a isto. Diariamente.

    Alguém poderá perguntar: só percebeste agora? Nem agora. Custa-me demasiado a crer que isso seja possível. Mas a verdade é que tomei a CC como um blogues comum por muito tempo. Estupidez de rookie blogosférico. À beira disso, a campanha do Obama seria coisa de meninos.

    O que resulta daqui? Não sei. Mas como pugno acima de tudo, pela ética na política, o que se convencionou chamar de ética republicana, e, pelo correcto uso dos meios do Estado, fico um pouco incomodado com a ideia de que se possa estar a pagar a pessoas para desempenharem uma função exclusiva de publicidade na web 2.0. Isso seria um desbaratar imperdoável de dinheiro público, não achas? Numa altura em que muita gente está no desemprego, muitas empresas precisam de ajuda, e o défice orçamental está, digamos, mal!

    Posso estar a ser injusto, Sofia, mas como o Paulo aqui dizia, a forma de trazer os jovens à política deverá ser pela ética. E como dizia o Manuel Alegre na entrevista, de Sábado, teremos de viver tempos de austeridade e rigor. Será austeridade e rigor, compactuar, com centrais de informação deste tipo? Não espero melhor de um Paulo Rangel que recorre a Maquiavel para se enquadrar na política, ou de um PR que foi capaz do que foi, com Fernando Lima. Mas, com o mal dos outros posso eu bem. O problema, na minha consciência, é se fui tão ingénuo a ponto de compactuar eu próprio com isso.Se dei cobertura no meu blogue pessoal à difusão de posts da Câmara.

    Enquanto independente, que não desempenha nem alguma vez desempenhou, cargos públicos, enquanto cidadão e contribuinte, enquanto católico (a primeira condição de o ser, é não ter vergonha de o assumir!) e enquanto economista cuja preocupação primeira é o crescimento, o combate ao desemprego e a justiça social (o que aliás emana da Rerum Novarum, da Centesimmus anus e da Caritas in Veritate, alguns dos pilares da doutrina social da igreja), só posso dizer que democracia alguma seria compatível com um tal desperdício e com um tipo de comportamento, que, não sendo porventura criminoso, seria sempre contrário ao espírito de que a propaganda política se faz fora de publicidade paga.

    Estaremos perante publicidade paga? E depois há o tom. Algumas piadas e ameaças a jornalistas e editores de jornais, são inócuas vindas de mim ou de ti, e não o fazemos. Mas, se se demonstrasse, virem de assessores de um qualquer governo, seriam um grava atentado político ao Estado de Direito. O apelo subliminar a associações a grupos económicos para calar um jornalista como se fez aqui, confesso que me perturba. Ai do país em que isto venha do seu governo. Não seria asfixia democrática. Seria atentado à democracia! Não se tenta calar a liberdade de imprensa, muito menos com este tipo de ameaça que lembra regimes totalitários assente no “cortemos-lhes os víveres”, num feliz expressão que a Ana Paula lembrava,

    Talvez por ser mais céptico, e porventura mais injusto, não os quero citar e nem me sinto bem quando ataques a pessoas como o Rodrigo Adão da Fonseca são feitos por esse blogue usando o meu nome. Porque o Rodrigo pode diferir de mim em muita coisa, mas somos ambos democratas. E, se calhar, ele percebeu mais cedo que eu, o tipo de propaganda que emana dali, Ou se calhar exagerou. Mas pensando nisso, começaram a surgir-me dúvidas.

    As minhas desculpas sinceras ao Rodrigo Adão da Fonseca. A ser o caso, o Afonso Azevedo Neves tinha aqui muita razão, ao dizer que o PS deveria reflectir seriamente. Será o caso? Algum dia saberemos?

    Pela minha parte, o importante é continuar a reflectir sobre a vivência pública e cívica, e sobre o Estado do Mundo e da Economia. As minhas coordenadas são as que balizei acima. E acima de todas a ética. Por isso, não posso criticar quem, em termos sérios, como o Pedro Correia, o Paulo Pinto Mascarenhas ou o Filipe Nunes Vicente, levantou a questão. Com a esperança de que o Miguel Abrantes esteja tão aberto a aparecer e responder como eles estiveram a questionar.

    Aqui: http://aregradojogo.blogs.sapo.pt/345308.html

    Gostar

  16. outra helena's avatar
    outra helena permalink
    13 Janeiro, 2010 00:51

    Uma grande diferença está no modo como cada um argumenta:

    JPP dá a cara e toda a gente sabe quem é. Não insulta, não chama nomes, não achinchalha.

    Valupi, ninguém sabe quem é, não dá a cara e insulta de forma soez JPP e todos os que atacam Sócrates.

    Outra grande diferença é que JPP é o protagonista de quase todas as grandes ondas de choque dos blogues. Basta falar para que todos se virem para o que ele diz. É assim há anos, um tropismo curioso… Aliás, não precisa de falar. Basta estar. Por exemplo, Mme Câncio (a jornalista cujo erotismo fascina Valupi) twitava a dizer que estava atrás dele no parlamento no dia da votação da lei do casamento gay, num ridiculo que até a mim que não a conheço envergonha.

    Outro exemplo: neste momento há um movimento nitidamente orquestrado de insulto rasca em todos os blogues de assessores de Sócrates por ele citados, com links entre si para parecerem mais.

    Uma tristeza… que dá razão a JPP, claro.

    Num comentário a mais uma esterqueira bolsada por Valupi Abrantes:http://aspirinab.com/valupi/quanto-e-que-sacas-por-mes-o-pacheco/#comments

    Gostar

  17. clara martins's avatar
    clara martins permalink
    13 Janeiro, 2010 07:38

    Esta Helena Matos é parva ou quer enganar quem? Marcelo não foi “despachado”. O que aconteceu foi que Vitorino não quer continuar os comentários por indisponibilidade profissional. Foi então proposto a Marcelo um outro formato de programa, mas Marcelo não aceitou. A RTP está interessada em que Marcelo continue, ele é que não quer!
    De qualquer maneira, porque raio é que o Marcelo há-de ter um estatuto especial e ser comentador vitalício?
    Quanto ao Pacheco, não percebo o comentário…ele trabalha numa tv privada. O problema, se é que existe, não é com o Dr. Balsemão?

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Olímpico permalink
    13 Janeiro, 2010 08:10

    Há gajos e gajas que só vêm a mão do Sócrates, do Teixeira dos Santos, do… em todo o lado. São completamente loucos. Têm problemas psiquiatricos que deveriam ser tratados ainda que custasse dinheiro ao comum dos contribuintes.
    Pior, conseguem culpar outros dos seus fracassos e dos fracassos dos seus amigos ou correlegionários. Fazem jogos por debaixo da mesa e quando as coisas correm ao contrário do que pretendem então a culpa é dos outros.
    Os marcelos e os pachecos não são pagos pelo que fazem nas televisões, em regime liberal? Eu e outros não pagamos os nossos impostos ou a televisão por cabo? Porque é que estes senhores terão de manter eternamente a “avença” das televisões? Não há mais ninguém no mundo? Acabam-se os acordos e a culpa é do Sócrates? Temos que convir que o Sócrates deve ter uma capacidade imensa para ser capaz degerir todas as situações de que é acusado de ingerência. Só mesmo de cabeças com limitações de raciocinio.

    Gostar

  19. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    13 Janeiro, 2010 09:47

    A RTP explicou, o Marcelo explicou… mas a Helena acha que não é bem assim.

    Aqui nos Blasfémias passam a vida a achar “que não é bem assim”. São uns iluminados, uns visionários de Borda d’Água. Tirando os posts do João Miranda, que cumprem a função de um blog honesto: provocar a discussão, os posts do Blasfémias não são mais do que agressões para receberem a resposta e o consequente clique. São líderes da pior parte da blogosfera. Não é caso único, o da vítima de bullying na pré-adolescência que depois se torna um bully intelectual em adulto.

    Aproveito ainda para dizer que criticar o Bruno Nogueira, num blog onde o badocha dos programas para insónias, escreve…é no minimo ridículo. O Bola faz bem pior, apenas com menos asneiras.

    Gostar

  20. Licas's avatar
    Licas permalink
    13 Janeiro, 2010 10:04

    ***Sócrates deve ter uma capacidade imensa para ser capaz degerir todas as situações de que é acusado de ingerência.***

    Tem Olimpico (mais um boy . . .) qualquer dúvida que seja que o dito cujo tem essa capacidade?
    Ainda não sabe que * QUEM NÃO TEM
    VERGONHA TODO O MUNDO É SEU ? *
    As pessoas , como você , tentam
    baralhar as intenções das pessoas.

    São a acções criminosas, não as pessoas que as praticam , os alvos do pessoal ainda decente que
    habita este local. Mesmo com indivíduos que se intrometem, como você, com a única intenção de defender o indefensável, continua a ser este um local de liberdade.
    ATÉ AGOEA: esperemos , mesmo sendo bastante improvável dada a ânsia de calar as vozes incómodas, esperemos, dizia que assim permaneça um local de liberdade de opinião.

    Gostar

  21. NunoA's avatar
    NunoA permalink
    13 Janeiro, 2010 10:38

    Ó sra Helena não se vá tratar que não é preciso!

    Gostar

  22. Ricardo Ferreira's avatar
    13 Janeiro, 2010 10:49

    Quando se lê metade da notícia….

    O António Vitorino também vai sair da RTP…ou isso não interessa?

    Gostar

  23. rb's avatar
    13 Janeiro, 2010 10:50

    Já tem tema para a próxima crónica, vá lá.

    Gostar

  24. Outside's avatar
    Outside permalink
    13 Janeiro, 2010 10:52

    “Tirando os posts do João Miranda, que cumprem a função de um blog honesto: provocar a discussão”

    #19…lamento discordar mas numa óptica surrealista de escolha por um mal menor a Helena (que não é parva, simplesmente é objectivamente parcial e tenta “enganar”) suplanta JM…esse só coloca posts sem qualquer conteúdo, ôcos, vazios, para distorcer e esbaralhar…e é com cada anormalidade que o Mirandinha coloca!

    Só é enganado quem quer ou procura!

    Gostar

  25. Licas's avatar
    Licas permalink
    13 Janeiro, 2010 10:58

    19.Alalil disse
    13 Janeiro, 2010 às 9:47 am

    . . . os posts do Blasfémias não são mais do que agressões . . .
    Aproveito ainda para dizer que criticar o Bruno Nogueira, num blog onde o badocha dos programas para insónias . . .

    ********************
    De onde se conclui que Alalil NUNCA USA a agressão . . .
    Realmente os operativos do de Sousa são de ínfima qualidade *técnca*: desdizem-se até no mesmo texto.

    Gostar

  26. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    13 Janeiro, 2010 11:11

    Ponto e Vírgula disse
    13 Janeiro, 2010 às 10:27 am

    Ó Piscoiso, estavas aí?

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Ponto e Vírgula permalink
    13 Janeiro, 2010 11:24

    #27

    Não sou o piscoiso nem tenho nada a ver com ele. espero que não me confundam.

    Gostar

  28. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    13 Janeiro, 2010 12:13

    Não percebo porque é que o PS ou o Governo quereria tirar Marcelo Rebelo de Sousa, uma vez que tem sido só um dos maiores contribuintes para o Estatismo em Portugal e para um PSD cópia do PS…

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Olímpico permalink
    13 Janeiro, 2010 13:15

    Ó Liricas,
    Mete lá o nariz no cú pois ninguém falou com vocência. Responda só se for chamado.

    Gostar

  30. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    13 Janeiro, 2010 13:56

    Licas,

    1º Já tou farto de dar para o peditório do “ah, é sócretinho” do “ah, se não gosta do caa só pode ser pinto de sousa”

    2º Eu nunca disse que eu não insultava ninguém.

    3º Quem lhe garante que não fui insultado pelo caa antes? De baixo de que pedra é que você agora saiu?

    Gostar

  31. Outside's avatar
    Outside permalink
    13 Janeiro, 2010 14:27

    SÓ É ENGANADO QUEM QUER OU PROCURA !!!

    Wake up!!!

    Bom Texto o do Carlos Santos…..transversal a todas as côres !

    Gostar

  32. A- Moura Pinto's avatar
    13 Janeiro, 2010 17:35

    Ora bolas. Espantados com a Helena Matos…
    Há gente assim. Ela nem quereria escrever “despachado”. Antes “martirizado”, “vitimizado” e coisas assim. Há causas a que dão jeito uns mártires, umas vítimas. Mesmo que inventados, porque quando a realidade, a verdade dos factos, não satisfaz, nada como inventar, mesmo mentir. E isto está no ADN de tantos…
    Mas deixem ficar o Pacheco… eu gosto daquela tele-escola, onde é ele ponto e contra-ponto. Onde se dá bem sem o contraditório, que sempre para Pacheco (mas não só, Helena) é uma grande chatice. Como é o é para quantos se empanturram com a sua verdade, incapazes de verem outras.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    13 Janeiro, 2010 17:54

    Marcelo, porque não te calas e vais chatear os tipos da universidade?

    Gostar

  34. Licas's avatar
    Licas permalink
    13 Janeiro, 2010 21:10

    29.Olímpico disse
    13 Janeiro, 2010 às 1:15 pm
    Ó Liricas,
    Mete lá o nariz no cú pois ninguém falou com vocência. Responda só se for chamado.
    **************************

    Mais um qu precisa que lhe polvilhem
    língua com pimenta: tratamento, um tanto enérgico de mais, destinado aos meninos da minha geração que ousassem proferir termos de calão.

    Gostar

  35. lili's avatar
    lili permalink
    13 Janeiro, 2010 22:32

    O Vitorino quer sair da RTP para poder candidatar-se a PR?

    Gostar

  36. Miguel Marujo's avatar
    13 Janeiro, 2010 23:01

    Marcelo foi despachado, parece que António Vitorino também saiu. Agora, Pacheco? Claro: o omnipresente no Público, Sábado, SIC-N, em duas aparições, a solo e acompanhado, com uma perninha no Rádio Clube e na SIC-mãe que lhe publicita as azias da Quadratura, é caso para perguntar onde pára a falta de liberdade de expressão que não vejo em parte alguma sobre este senhor?! Helena Matos deve ter um problema sério com as suas azias, mas adorava ler o que terá escrito e dito a senhora jornalista-historiadora sobre a saída de Marcelo, quando o PSD o acusava de ter uma missa dominical, única no mundo, reparos que até há bem pouco tempo era repetidos ad nauseum pelos sectores do PSD que não iam à bola com Marcelo. E gostava de saber o que terá lido e dito Helena Matos sobre o programa a solo de António Vitorino. Só para comparar coerências, que é coisa apreciada pela senhora, mas pouco praticada.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    13 Janeiro, 2010 23:28

    José Pacheco Pereira é um dos poucos políticos sensatos e honestos que restam a Portugal. É naturalíssimo que seja insultado por muitos que nem sequer o compreendem…! O contrário é que seria de espantar, na nossa agonizante e demagógica «República de Bananas!»

    Gostar

  38. crizzum's avatar
    crizzum permalink
    14 Janeiro, 2010 01:06

    Qualquer opinião que não seja a do GRANDE LÍDER pode ser apagada. Na RTP, TVI ou outro lado.

    A bem ou a mal.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Ponto e Vírgula permalink
    14 Janeiro, 2010 09:42

    #37
    Pacheco Pereira é o único português que consegue descodificar aquilo que MFL disse, dizendo que não disse.

    Gostar

  40. Aqui Estou's avatar
    Aqui Estou permalink
    14 Janeiro, 2010 23:40

    O Director da RTP é militante do PPD.
    Marcelo disse que o próximo líder do PPD só duraría 2 anos!
    O Director da RTP, militante do PPD-PSD..xutou-o para fora!
    A culpa é sempre do vizinho!

    Gostar

Deixe uma resposta para Licas Cancelar resposta