Pois é, o circo sai caro
António Costa admite que exclusivo publicitário da Red Bull pode inviabilizar prova no Tejo
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, admitiu nesta quarta-feira que existe uma cláusula contratual relativa ao exclusivo publicitário da corrida de aviões Red Bull que pode vir a inviabilizar a prova na capital, prevista para Setembro.
O autarca falava no final de uma reunião de câmara em que todos os vereadores da oposição criticaram, com veemência, o contrato “leonino” firmado entre a Associação Turismo de Lisboa (ATL) – de que o município faz parte – e a Red Bull, com vista à realização do espectáculo aéreo.
Diz o documento que as Câmaras de Lisboa e de Oeiras terão, juntamente com a ATL, de pagar à Red Bull 3,5 milhões de euros pela corrida, assegurando também todas as suas necessidades logísticas. O acordo é bastante diferente daquele que vigorou nas anteriores edições, que tiveram lugar no Douro. As Câmaras de Gaia e do Porto nunca pagaram mais de 400 mil euros cada uma aos organizadores da prova, cujo risco comercial esteve sempre do lado de uma empresa privada, a Extreme, que intermediava o negócio.
Já as autarquias de Lisboa e de Oeiras, que se preparam para acolher a edição deste ano, vão ficar dependentes do apoio de patrocinadores para conseguirem reunir pelo menos parte significativa dos 3,5 milhões. Só que o contrato assinado pela Associação de Turismo de Lisboa estabelece que o exclusivo publicitário da área onde se realiza a prova, entre Alcântara e Algés, pertence à Red Bull – tal como os direitos de transmissão televisiva. Toda a área ou apenas uma parte? Redigido em inglês, o documento levantou ontem grandes dúvidas quer aos vereadores quer a António Costa, que vai pedir esclarecimentos à ATL. (…)
Só não entendo tamanho espanto da vereação da Câmara de Lisboa. Já deviam estar cansados de saber que este tipo de eventos é um grande negócio dos show-owners, como eu já havia aqui explicado. Ao país ou cidade anfitriões cabe pagar, pagar, pagar, suportar todos os custos de investimento, manutenção e exploração e ficar em eterna gratidão pela honra e visibilidade que lhe foi concedida, suprema glória que faz a felicidade de qualquer populista.
De resto, quando se trata de dar circo ao povo, não há político imune ao vírus do “populismo”. Convenhamos porém que Rio e Menezes (este considerado o “populista” mais hediondo) sempre se revelaram mais rigorosos e “poupadinhos”. Mas eu também já tinha antecipado que a “coisa” na capital teria outro espavento e seria bem mais ruinosa.
Pois é, a propaganda sai cara, assuma ela a figura de “circo” mediático, mega-investimento ou “mega-pacote” de apoio à economia. Por isso ficamos, em cada dia que passa, irremediavelmente mais pobres.


Se as coisas se passam assim, fica claramente demonstrada a incompetência de quem assinou o referido contrato, sem prestar atenção às várias cláusulas e suas implicações. Ou terá sido a pressa para levar para Lisboa este espectáculo? Acho que as duas se completam. Se António Costa e os outros que arranjaram esta habilidade tivessem mais cuidado com o dinheiro dos portugueses, estas palhaçadas não aconteciam e se tiverem de dirimir o assunto num tribunal de Viena era bem feito, mas, como já estamos habituados, vamos ser nós todos a pagar os caros luxos desses políticos e funcionários do turismo.Tenham vergonha!
GostarGostar
Faltou isto: boicote das pessoas que não concordam com esta aldrabice aos patrocinadores deste “evento”, principalmente das pessoas do Norte.
GostarGostar
“Faltou isto: boicote das pessoas que não concordam com esta aldrabice aos patrocinadores deste “evento”, principalmente das pessoas do Norte.”
Das pessoas do Norte e do resto do país, que estes eventos servem apenas para aumentar a despesa pública.
GostarGostar
RED BULL DÁ ASAS Á ESTUPIDEZ!!!
GostarGostar
Cada tiro cada melro!
Eu já calculava que a brincadeira dos aviões ia sair cara. Não imaginava é que fosse tão cara.
Pode ser que os aviões acabem por ir ao ar…e o António Costa levou mais um tiro na asa!
GostarGostar
O alcaide Costa é um perfeito idiota.
Ele que transforme a actual Capital do Marrocos do Norte numa nova Honk-Kong do Atlântico e deixe-se de merdas provincianas e terceiro-mundistas.
O que é que essa merda do Red Bull traz de mais valia a uma cidade que já foi capital do Mundo????
GostarGostar
a cml parece «o solar dos barrigas»
«eles comem tudo»
GostarGostar
Sendo lisboeta, ainda não percebi porque razão A.Costa teve esta ideia energúmena. Por mim ( e por muitos dos que conheçom, familiares e amigos), ficava ad eternum no Porto.
GostarGostar
De facto sai caro, e é completamente desparatado . Mas quando esteve no Porto, saía barato? Ou disse alguma coisa que me passou ao lado? Ou depende da região onde esta “merda” acontece?
GostarGostar
Este evento deve estar negociado há muito tempo.
E quem vai pagar? a TMN, Galp e EDP, ou REN ou qualquer sucateiro. Na pior das hipóteses CGD!
Porque acham que a Red Bull mudou para a mouraria?
GostarGostar
Por mim é um bom negócio. Alguém acaba por pagar esta palhaçada (nós).
GostarGostar
O Circo mediático de querer a Barragem Cheia dá nisto: Provavelmente não morreram pessoas por mero acaso.
Descargas matam gado no Alqueva
A repentina subida das águas do rio Guadiana, provocada pelas descargas de Alqueva, arrastou esta quarta-feira 71 cabeças de gado para a morte. Quatro vacas conseguiram escapar da corrente devido à intervenção dos Bombeiros de Beja, que as levaram para as margens com auxílio de um bote.
Os animais, que se encontravam a pastar na Herdade da Lezíria do Guadiana, perto de Quintos, Beja, foram surpreendidos pela forte corrente causada pelo débito de um milhão de litros por segundo de águas do Alqueva.
Ao todo, segundo as contas do proprietário, António Silva, morreram afogadas três vacas, 24 borregos, 27 cabras e 17 ovelhas. “Alguns do animais abalaram na corrente. Outros, por estarem presos, devem estar submersos”, lamentou o proprietário.
António Silva, que numa só manhã viu a sua exploração ser praticamente dizimada, acusa as entidades de falta de informação. “Não vejo televisão. Deviam ter informado que iam abrir as comportas para estarmos prevenidos”, disse.
Os militares do Serviço da Protecção à Natureza da GNR de Beja estiveram no local a fazer um levantamento dos cadáveres. “Vamos bater as margens e esperar pela diminuição do caudal para fazer a recolha dos animais que ficaram submersos”, referiu o major Candeias, relações públicas da GNR de Beja.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=5927D04F-8EB2-47D3-ABD0-B1381C01688E&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021
GostarGostar
Este é o tipo que um certo PS nos reserva para “governar” Portugal!
GostarGostar
A Helena Roseta saiu esbaforida da reunião dizendo que tinha sido enganada.
Já devia estar habituada.
GostarGostar
«Porque acham que a Red Bull mudou para a mouraria?»
Porque alguém entre os milhões provavelmente encheria bem os bolsos
GostarGostar
Pode ser a CGD que também pagou os anunciantes que entravam na lista do alcaide Costa…..
Burgueses é o que são este pessoal que se diz da «esquerda»!!!!!
GostarGostar
“Pão e circo”, o circo/espectáculo está a chegar ao fim.
“Credit-default swaps on Alpha Bank SA, Greece’s third- largest bank, jumped 32.5 basis points to 358, according to CMA. Contracts on Banco Comerical Portugues SA, Portugal’s second- biggest bank, climbed 11.5 basis points to 93, and Banco Espirito Santo SA, the country’s biggest lender, rose 8.5 basis points to 113, CMA prices show”. Bloomberg, 14-01-2010.
E não se pode mandar prender esses gajos do bloomberg, reaccionários que o avô soares reverbera? Perante a realidade a
resolução do Conselho de Ministros n.45/2007 tão aupiciosa pode afinal não servir para nada. Amanhã, quiçá nos dias seguintes, a bolsa portuguesavai vai despir-se despudoradamente.
GostarGostar
Hum!!! alguem vai sair desta historia com os bolsos cheios, e nao sera a CML…quem deve estar com os queixos doridos de tanto rir, é
o homenzinho la do Porto!!
NB: estúpidos, dificuldades no ingles? e que tal umas aulas com o Zeze camarinha?
GostarGostar
DECLARAÇÃO
Ninguém achará correcto, a não ser as mentes malévolas, o engajamento contra a Corrupção apenas no que respeita aos corruptos do Governo actual e do Partido que o apoia.
Não é a minha posição, nem a de ninguém decente.
Consistiria, por exemplo, em hostilizar Fátima Felgueiras, Armando Vara e Joaquim Raposo deixando no esquecimento Isaltino Morais, Valentim Loureiro e Oliveira Costa, ou Paulo Portas.
Para isso, não contem comigo, absolutamente: ainda há pessoas que se guiam por ditames diferentes dos da obediência cega às estratégias/tácticas do *clube* a que pertencem.
GostarGostar
E os palhaços somos nós que fomos ao Porto e apanhamos uma insolação na fronha, a ver as moscas a voar.
Espero que esta prova não se realize nem em Lisboa nem em lado nenhum porque os dinheiros dos munícipes não servem para estas palhaçadas.
Já basta a pandilha do ppd-psd de Paredes construir um mastro de 1 milhão de euros!!
GostarGostar
# ó licas, tem razão mas deixe-se disso, já não vai haver tempo para apurar responsabilidades.
GostarGostar
Moody”s
Regiões e autarquias portuguesas enfrentam maiores dificuldades de financiamento
As regiões e as autarquias portuguesas enfrentam também risco de descida dos respectivos “ratings” e, consequentemente, de dificuldades acrescidas na sua capacidade de captação de recursos financeiros, avisa a Moody”s. No caso português, e sob vigilância “negativa”, estão as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, e as autarquias de Lisboa, Sintra e Cascais.
A agência coloca num plano idêntico Portugal, Grécia, Eslováquia, Rússia e Ucrânia, considerando que as sub-unidades territoriais destes países poderão sentir “dificuldades adicionais em estabilizar as suas finanças”.
GostarGostar
Welcome to parolandia capital !
GostarGostar
Cem anos antes de Cristo, segundo Juvenal, “panem et circenses” mantinham a populaça sossegada.
Para pão não dá, que está caro. Talvez o circo… Pelo menos palhaços não faltam.
GostarGostar
————
Com traduções (inglês técnico, claro) e tudo, quem vai ser desta vez o gulutão além do nosso primeiro socretino?
Xico
GostarGostar
Diz o documento que as Câmaras de Lisboa e de Oeiras terão, juntamente com a ATL, de pagar à Red Bull 3,5 milhões de euros pela corrida, assegurando também todas as suas necessidades logísticas. O acordo é bastante diferente daquele que vigorou nas anteriores edições, que tiveram lugar no Douro. As Câmaras de Gaia e do Porto nunca pagaram mais de 400 mil euros cada uma aos organizadores da prova, cujo risco comercial esteve sempre do lado de uma empresa privada, a Extreme, que intermediava o negócio – da notícia linkada
Como dizia o outro, não é só serem centralistas; é serem fundamentalmente estúpidos.
3,5 milhões para ver aviões a passar…esta gente bate mal.
GostarGostar
Follow the money. Há contratos assinados ? Por quem ? Se souberam, fica-se a perceber quem acenou com muito dinheiro à Red Bull para a troca.
GostarGostar
#supra 9. Anónimo:
De facto, passou-lhe ao lado 2.7 milhões de Euros, ou seja, a diferença entre 3,5 milhões de Euros que a CMLisboa pagará e 800.000 Euros que as CMPorto e de VN Gaia pagavam!
GostarGostar
Há um energúmeno que quando foi ministro gastava milhares de contos dos contribuintes em brincadeiras com os funcionários.Não digo quem é…
Mas alguém pode acreditar que não gaste milhões em trapalhices mediáticas para mostrar serviço,uma vez que não sabe o que deve fazer,sendo mesmo a maior nulidade da história no seu cargo?
Mas se os caros comentadores querem saber como se paga isto sem onerar as contas da Câmara,eu ensino:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Estado-acusado-de-camuflar-despesa-superior-a-200-milhoes-de-euros.rtp&article=307670&visual=3&layout=10&tm=6
http://www.esquerda.net/content/view/14882/27/
E pronto,há muito dinheiro,não se preocupem.Limitem-se a pagar os impostos.Mais razão de queixa têm os trabalhadores alemães que andam a sutentar estes chulos há muitos anos e nem sequer os conhecem como nós.
GostarGostar
Obviamente que a ATurismo de Lisboa e as câmaras de Lisboa e de Oeiras vão ter patrocinadores.
“Cenas” próprias do ACosta, que deveria preocupar-se isso sim, na melhoria da cidade: urbanismo, trânsito, assistência social, cultura, melhor vida nocturna e diurna, limpeza, segurança, etc, etc.
GostarGostar
A autarquia mais endividada do país tem dinheiro para circo. Porquê? Porque quem vai pagar não é Lisboa, é Portugal.
Parece ser verdade que no Porto se faz tudo com 1/4 do dinheiro…
GostarGostar
Alguém dê o crédito devido a Santana Lopes por ter desmascarado esta palhaçada.
GostarGostar
Caro MJRB,
““Cenas” próprias do ACosta, que deveria preocupar-se isso sim, na melhoria da cidade: urbanismo, trânsito, assistência social, cultura, melhor vida nocturna e diurna, limpeza, segurança, etc, etc.”
É impressão minha ou poderei concluir que o meu Amigo está tb contra o “circo”? Se assim for, congratulo-me com isso, pois representa uma, quanto a mim, muito saudável evolução. Lembro-me que há pouco mais de 2 anos tivemos uma interessante discussão sobre o tema na caixa de comentários desta posta e a sua opinião era de defesa afincada do mega-evento no Porto.
A próxima fase será convencê-lo a deixar de ser “vermelho”… Nada que não se consiga depois de uma “tripalhada” no Barril. Para quando?
GostarGostar
Caro LR,
Não estive, como assinala, nem estou contra o mega-evento no Porto.
Cada vez mais, as grandes cidades e áreas metropolitanas necessitam de se redimensionarem nos próprios países e no estrangeiro, também através de grandes acontecimentos mediáticos — Red Bull Air Race foi, é um deles.
Foi, sem dúvida, oneroso para as câmaras de Gaia e do Porto — mas esses municípios não são médias, são grandes áreas metropolitanas, reconhecidas internacionalmente, representa-as uma das maiores ou a maior marca portuguesa, o Vinho do Porto (e o turístico Douro), impulsiona-as uma peculiar economia e mercados, contém um passado histórico diversificado, peculiar e potente — o meu Amigo sabe muito melhor do que eu, o que é, e o que representa o Porto, a Àrea Metropolitana do Porto, as margens do Douro, todo o Norte.
Por muitas dívidas e problemas que os municípios em causa têm, toda a gente minimamente atenta sabe que os Orçamentos das câmaras, pequenas, médias ou grandes, são estruturados também com verbas específicas para a sua promoção e dinamização. Logo, Porto e Gaia, mais os seus habitantes e o comércio podem ‘suportar’ um grande acontecimento anual transmitido em directo e em diferido para muitas centenas de milhões de telespectadores nos cinco continentes.
Não me lembro neste momento, mas creio que cerca de 500 mil espectadores encheram as margens durantes três dias. É muita gente, caro LR, por certo não estiveram obrigadas nem pagas…
Exemplo: o notável festival de luz em Lyon, segunda cidade francesa — alguém, localmente ou através dos canais de tv o esquecerá ? Quanto custou o de 2009 ? 14 M Euros !
(É investindo e promovendo que se colhe. Imperiosamente nos tempos que correm).
Se a Red Bull continuasse sobre o Douro, obteriam anualmente uma grande promoção. Um, se quiser, sazonal e habituado ‘olhar’ e re-conhecimento internacional do Porto, de Gaia e do Norte.
O Red Bull foi retirado para Lisboa. Gaia e Porto foram ‘comidos’. A ATurismo de Lisboa e as câmaras de Lisboa e de Oeiras (com visível ou emcapotado apoio governamental) obterão os apoios necessários, tal como os obteriam a seu tempo as suas congéneres de RRio e de LFMenezes.
Gosto da prova ? Não me cativa, não me faria deslocar até vós. Mas sei reconhecer a sua importância.
—————————
Registo a sua ironia.
“Jamé” (!! e não me chamo Lino) mudaria de Vermelho para azul-e-banco. Nem em sonhos isso me acontecerá, pelo que não terei pesadelo algum a olhar anestesiado de Campanhã para o Dragão.
Mas está combinado e não me esquecerei de o avisar atempadamente quando fôr ao Porto com tempo suficiente para a tal “tripalhada” no Barril, creio que na área das Antas. Com todo o gosto.
Em meados de Fevereiro.
“Tá a ver” ? — eu, se de propósito, não iria ao Porto por causa da Red Bull, nem pelo Dragão, mas vou às Antas para uma “tripalhada” !
(Embora ‘espreite’ a Red Bull na TV, e já tenha ido ao Dragão por causa do SLBenfica !)
GostarGostar
Adenda:
Quando, no meu comentário 30 afirmo que aquela declaração de ACosta é uma (mais uma) “cena”, que o caracteriza entre seus pares, é no sentido em que ele sabe bem que vai angariar apoios.
Sabe também, qual a importância mediática da Red Bull para Lisboa.
Sobre os grandes problemas de Lisboa, não os consegue resolver. E parece deixar correr o tempo…Talvez à espera dum mais elevado plinto político e partidário.
GostarGostar
um mês para preparar a tripa, estes gajos são baril.
GostarGostar
Caro MJRB,
Não vou repetir os vários argumentos que já expus, nesta e noutras postas linkadas, contra os mega-eventos, da Red Bull ou outros, que, até me apresentarem contas de exploração ou estudos que fundamentem o contrário, considero ruinosos.
Fico a aguardar o seu contacto para as tripas. Pode enviar um mail para a caixa constante no “Sobre”.
E atenção que eu escrevi apenas “deixar de ser vermelho”. Não falei em azul e branco.
GostarGostar
Caro LR,
Um meu amigo, certa vez contou-me esta, extraordinária: a sua neta, com cinco, seis anos, afirmou-lhe que cor-de-rosa era “um vermelho devagarinho”…
Não quer o caro LR converter-me num “vermelho devagarinho” dada a total impossibilidade do azul e branco…
GostarGostar
Caro MJRB,
Não meu Caro, não lhe faço essa desfeita, até porque vocês já tiveram um equipamento muito rosadinho…
Mas se quiser manter-se vermelho, mudando apenas para tons salgueiristas ou bracarenses, seria uma atitude muito louvável.
GostarGostar
O Costa tem andado a fazer muita aldrabice na gestão de Lisboa, è só olhar apara a cidade, mas ser burro assim è de gritos!
GostarGostar
A opção era clara: ou Lisboa ficava com a Red Bull Air Race, ou esta saía de Portugal, pois não querem prosseguir com o evento no Porto.
GostarGostar
“A opção era clara: ou Lisboa ficava com a Red Bull Air Race, ou esta saía de Portugal, pois não querem prosseguir com o evento no Porto.”
ahahahahahah que boa piada
Isto até acaba por ser um bom exemplo do que se passa no país. Fora de Lisboa estragam dinheiro, em Lisboa estoira-se dinheiro numa ordem de grandeza superior.
Só a Madeira é bem governada, espero que não se afundem com o resto do país.
GostarGostar
Não estará alguém ligado ao Pinto de Sousa (primos, tios, mamã)ou o próprio, por detrás deste contrato.
GostarGostar