Saltar para o conteúdo

Não confundir o essencial

21 Janeiro, 2010

Henrique Burnay, no 31 da Armada, põe os pontos nos iis sobre o que está em causa na divulgação das escutas. Respondendo a piadinhas fáceis de alguns representantes da turba, diz:

«… confundem o escândalo e a eventual relevância criminal das escutas com o direito de cada um de nós a escutar os outros todos. Obrigado, mas não obrigado. E não quero ouvir as do Sócrates, aviso já. A polícia e os juízes que oiçam, é para isso que existem

118 comentários leave one →
  1. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    21 Janeiro, 2010 19:37

    nestes escritos continuas ventríloco

    «crepitans ventris»

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 19:39

    CAA:

    Não tem razão. O que as escutas revelam é nada de novo. Já se sabia isto tudo porque já tudo tinha sido revelado. Por isso não há violação nenhuma de regra nenhuma. Já houve eventualmente. Na altura em que o problema se colocou no procedimento administrativo, já se sabia disto tudo.

    Então, quid novis?

    Pois…é o fenómeno de S. Tomé: ver para crer. Ou, no caso, ouvir para perceber a desfaçatez do “rei” do futebol nacional.

    Diga, sinceramente o que acha do que ouviu. Diga que a gente que aqui vem quer saber.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 19:42

    O tal Burnay é um hipócrita no que escreve. Isso para parafrasear outro mais retinto e que escreve no Público de hoje para chamar o nome ao outro. José Alberto Carvalho, himself. O dono da informação da RTP1.

    Vejam a desgraça em que este país sse tornou: o principal canal de tv, tem um tipo destes a mandar na informação.

    Isto é possível? É. Em Portugal é.

    Gostar

  4. 500 Dioptrias's avatar
    500 Dioptrias permalink
    21 Janeiro, 2010 19:42

    Se a minha mulher me trair e um detective apresentar escutas que o comprovam,eu não as escutarei,é a vida privada dela que está em causa,eu nada tenho nem quero ter com isso,é com Deus,a quem ela prestou juramento na igreja.

    Neste caso há milhões de prejuízo para terceiros,prejudicados por uma rede mafiosa,há competições profissionais viciadas,claro que eu não quero ouvir as escutas.Eu confio é em gente como a que absolveu P.da Costa,com base no que todos podem ver e ouvir.

    Aviso já que se as escutas a Sócrates comprovarem que ele conspira contra os interesses do Estado português e dos 10 milhões de portugueses,eu não quero ouvir,coloco tudo nas mãos de Pinto Monteiro,nomeado por ele,de Cândida Almeida do PS e do inacreditável Noronha.
    Não quero ouvir nada!
    Quero lá saber do interesse prejudicado de um povo inteiro,é da vida privada dele e dos outros gangsters.

    Deve-se confiar nos juízes como os que afastaram P.Asqueroso do banco dos réus e os companheiros da alegria idem.
    Deve-se confiar nos juízes,que neste país nunca condenaram qualquer político de topo por corrupção.
    Eu acredito e no Capuchinho Vermelho,na avózinha e sobretudo no lobo mau…

    Gostar

  5. Manel Z's avatar
    21 Janeiro, 2010 19:43

    E sobre as escutas do senhor Presidente que meteram no YouTube? Nem um aplauso? Nada?

    Gostar

  6. CAA's avatar
    21 Janeiro, 2010 19:43

    José,

    «Diga, sinceramente o que acha do que ouviu. Diga que a gente que aqui vem quer saber.»

    Não ouvi. Sou contra, por princípio a violações de direitos humanos, designadamente os de 1.ª geração, e não quis ouvir. Nem o vou fazer.

    Já agora – apesar de ser numa dimensão diferente, aviso que quando se começarem a transmitirem execuções em directo também tenciono mudar de canal…

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 19:43

    Cândida de Almeida, tudo o indica, foi reconduzida no cargo por mais três anos a partir de hoje. O CSMP deliberou por proposta do PGR.

    Estamos fodidos.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    JoaoMiranda permalink
    21 Janeiro, 2010 19:44

    Sempre que as escutas têm relevância pública devem ser divulgadas, independentemente de terem ou não relevância criminal. Não se trata do direito de “direito de cada um de nós a escutar os outros todos” mas o direito de cada um de nós de saber informação relevante para a vida pública.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 19:46

    Mas ouça só a primeira.

    Até lhe faço o favor de a colocar aqui mesmo.

    É apenas um minutinho, a falar de fruta.

    Ouça, para seu proveito que lhe fará muito bem. Tente-se por uma boa causa:

    E são do Correio da Manhã, o seu jornal

    Gostar

  10. fado alexandrino's avatar
    21 Janeiro, 2010 19:51

    Não ouvi….Nem o vou fazer.

    Há um aforismo tuga muito engraçado.
    Olhos que não vêem, coração que não sente.
    Também serve, e de que maneira, para o senhor “500 Dioptrias disse”

    Gostar

  11. CAA's avatar
    21 Janeiro, 2010 19:54

    Não ouço.

    E discordo em absoluto do que diz aqui:

    «Sempre que as escutas têm relevância pública devem ser divulgadas, independentemente de terem ou não relevância criminal. Não se trata do direito de “direito de cada um de nós a escutar os outros todos” mas o direito de cada um de nós de saber informação relevante para a vida pública.»

    Que cada um leia estas palavras e pense nos efeitos que uma teoria destas pode vir a ter nas suas próprias vidas. Coloquem-se, por uma vez, nos sapatos dos escutados quando essas escutas ‘não têm relevância criminal’.

    Pensem nisso. E tenham medo. Eu já tenho muito.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Américo Vicente permalink
    21 Janeiro, 2010 19:56

    #10
    Não deveria estar a discutir a forma como as escutas foram reveladas, e o papel da comunicação social ao dar eco a um procedimento ilegal?

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    21 Janeiro, 2010 19:57

    Façam uma lei a impedir os criminosos de serem culpabilizados.

    É só o que falta.

    Filho da puta de País com tanto apego a formalismos (srs drs, engs. arqts).

    Estou farto de procurar na História a origem deste desgraçado vício e não a encontro.

    Claro que o prevaricador já se declarou ofendido…e moveu um processo.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    JoaoMiranda permalink
    21 Janeiro, 2010 19:58

    CAA,

    Não aplicaste essa tua tese aos emails do Climategate (correspondência privada obtida ilegalmente).

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 19:59

    Prcedimento ilegal em quê, pode dizer-me?

    Por acaso isto não era conhecido antes, muito antes e integralmente?

    Não foram publicadas as transcrições integrais destas conversas e ainda outras, envolvendo o presidente do Benfica?

    Há dois pesos e duas medidas?

    O que era público antes deixou agora de o poder ser, só porque é de viva voz?

    Gostar

  16. 500 Dioptrias's avatar
    500 Dioptrias permalink
    21 Janeiro, 2010 19:59

    Ahahaha!!!

    Boa CAA,nada como o humor negro.
    Se a telefonista da empresa me informar que um funcionário me está a roubar,eu repreendo-a,não tolero invasões de privacidade…e claro que fingirei que nada sei e continuarei a ser roubado.

    Ahahaha!

    Gostar

  17. Romão's avatar
    Romão permalink
    21 Janeiro, 2010 20:00

    #7.

    Essa é a bota mais mal descalçada que já tive o prazer de ler. Deve ter um sapo elefantesco pendurado na epiglote sem ter maneira de se esvair no escorrega da traqueia; por isso prefere invocar uma pseudo-techincality, dando-lhe depois o verniz de “direitos humanos”, a confrontar-se com factos e, de forma adulta, dizer da verticalidade da sua coluna.

    Há pessoas que dizem mais de si próprias quando não dizem nada.

    Gostar

  18. 500 Dioptrias's avatar
    500 Dioptrias permalink
    21 Janeiro, 2010 20:01

    Nem aplicou ao email do Fernando Lima divulgado pelo CM.

    É uma indignação selectiva…

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 20:03

    CAA:

    Ninguém publica escutas privadas que não têm interesse público. Ninguém quer saber disso para nada.

    Ninguém que saber o que o José S. diz da MMG ou deste ou daquele. Estão-se nas tintas para isso e ainda bem.

    O que é relevante neste e noutros casos, é o interesse público de conversas de indivíduos que tem projecção mediática excepcional e que disso vivem e muito bem. Conversas que tratam de assuntos públicos como, no caso, nomeação de árbitros, corrupção de árbitros ( inequívoca), malabarismos vários e todos o retrato de um sistema podre.

    Podre de corrupção e V. não quer saber disso para nada?

    Não quer ouvir a escuta por medo, não é assim?

    Faz como a avestruz…e faz mal.

    Gostar

  20. Romão's avatar
    Romão permalink
    21 Janeiro, 2010 20:04

    #7.

    Quem quer que o recompense por essa fidelidade canina, muito típica em homens de mão de gente graúda e mal-intencionada, haverá de lhe ter preparado um bónus chorudo. Da fama já não se livra.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 20:06

    Estes indivíduos fazem-nos o ninho de corvos atrás da orelha e depois ainda há quem os defenda e incentive a criar mais corvos.

    Em termos éticos, simplesmente, isto devia ser divulgado no telejornal.

    Gostar

  22. Romão's avatar
    Romão permalink
    21 Janeiro, 2010 20:07

    #21.

    Porque não escreve um “despintizar o FCP”? Até ver Cavaco fez menos para merecer os seus epítetos negativos constantes do que JNPC.

    A indignação selectiva é uma das causas do lodaçal onde nos encontramos.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    21 Janeiro, 2010 20:08

    As escutas ao engenheiro da treta no You Tube. JÁ!

    Gostar

  24. Romão's avatar
    Romão permalink
    21 Janeiro, 2010 20:08

    O #22 refere-se obviamente ao autor da posta.

    Gostar

  25. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    21 Janeiro, 2010 20:12

    é muito feio os magistrados, depois de perderem todos os recursos quererem ganhar a causa na praça publica com a divulgação destas escutas.

    é a única arma, ilegitimas e cobardes, que lhes restou para tentar dizer que o seu trabalho serviu para alguma coisa que não fosse apenas perda de tempo e fruto da incompetencia.

    Gostar

  26. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    21 Janeiro, 2010 20:14

    dito isso,
    concordo com o João Miranda:

    “Sempre que as escutas têm relevância pública devem ser divulgadas, independentemente de terem ou não relevância criminal”.

    e quem deve seleccionar o que seja “relevância pública” nas sociedades democraticas e abertas, é a imprensa.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    21 Janeiro, 2010 20:14

    Tantas virgens pudicas com medo da verdade.

    CAA, é assim que você quer contribuir para mudar o estado desta merda?

    É a continuação destas tretas que podemos esperar do seu putativo candidato PPC?

    Qual é o problema? Alguma vez a revelação da verdade pode ser considerada um mal para a Justiça?

    Gostar

  28. DSC's avatar
    DSC permalink
    21 Janeiro, 2010 20:14

    E o mais triste disto tudo e toda a hipocrisia que o Burnay, o CAA e muitos mais apresentam para casos como este. E de interesse publico. O Pinto da Costa nao esta a pedir receitas a maria de Lurdes do Pinhal. Esta manifestamente a subverter uma realidade que toca a todos nos. No caso do CAA toca ainda mais pelos vistos.

    Nao leve a mal CAA mas um pouco de caracter nao lhe fazia mal. A si e a muitos que andam a bricar com esta treta toda. CARACTER.

    P.S. nao tenho acentos no meu computador.

    Gostar

  29. Romão's avatar
    Romão permalink
    21 Janeiro, 2010 20:14

    #25.

    De repente vivemos num mundo perfeito onde deixou de haver injustiças nos tribunais e doravante nem sequer temos o direito a indignar-nos.

    Comer e calar, mesmo que saibamos mais do que aquilo que se diz. Na vossa escala de valores, a verdade anda encalhada em que posição desconfortável?

    Gostar

  30. P. Castro's avatar
    21 Janeiro, 2010 20:16

    Por que será que o CAA se limita a citar gente que só merece um pano encharcado nas ventas?
    Simples: são todos da mesma laia e perderam qualquer sentido de vergonha na cara.

    Gostar

  31. Lawrence da Arrábida's avatar
    Lawrence da Arrábida permalink
    21 Janeiro, 2010 20:16

    Quantos milhões fizeram com as presenças nas Ligas dos Campeões e com vendas de jogadores,valorizados pelos títulos?
    E quanto perderam os outros competidores,que também pagam impostos e sujeitam-se às regras?
    Qualquer pessoas de bons princípios e de sólida formação moral se demarcaria de imediato desta gente do sbmundo.
    Mas em Portugal,a vigarice e a trafulhice atraem-nos que nem moscas.
    Vale tudo para a nossa tribo ganhar.
    Isto explica porque se atingiu esta degradação pútrida na vida política também.
    Há muitos Piscoisos neste país,demasiados.

    Gostar

  32. fado alexandrino's avatar
    21 Janeiro, 2010 20:17

    25.Gabriel Silva disse
    21 Janeiro, 2010 às 8:12 pm

    O senhor como pessoa inteligente deve saber que se as escutas não têm valor em juízo têm para podermos fazer juizo sobre as pessoas.
    Aquelas deviam demitir-se e sair de mansinho de cena.
    Assim mostrariam alguma honra.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 20:17

    “é muito feio os magistrados, depois de perderem todos os recursos quererem ganhar a causa na praça publica com a divulgação destas escutas”

    Gabriel:

    Isso que escreveu é uma ignomínia. Grande.

    Por uma razão: V. não sabe quem deu as escutas,e põe-se a adivinhar, fazendo como outros. Não devia escrever isso e só o escreve porque estas coisas atingem o seu clube.

    Acha isso , bom senso?

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 20:20

    Gabriel:
    Além de ignomínia é um crime de difamação, porque imputa, falsamente, um facto que não conhece. Com dolo eventual porque sabe muito bem que tal coisa pode ser falsa, como é.

    E ainda outra coisa:

    Os magistrados do Porto seriam os últimos a fazer uma coisa destas. São todos adeptos ferrenhos do clube…

    Gostar

  35. Zé Carlos's avatar
    Zé Carlos permalink
    21 Janeiro, 2010 20:21

    Qualper pessoa que não tenha a cabeça enfiado no rabo ouviu nas escutas o seguinte:
    1. o dirigente máximo da arbitragem a perguntar antecipadamente a PC se podia nomear o arbitro x para o jogo do fcp e a falar das nomeações de outros jogos.
    2. o P.C. a combinar um encontro com um árbitro de futebol que não queria ser visto a almoçar com ele, antes preferia ir à noite a sua casa.
    3. um jornalista Tavares Teles a combinar com PC uma notícia falsa sobre Deco para o jornal do dia seguinte
    etc.
    4. PC a influenciar o presidente da Liga para castigar um jogador do Sporting, a insultar um dirigente do Sporting e a referir-se ao roupeiro do Sporting como atrasado mental

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 20:21

    Os magistrados do Porto arquivaram tudo isto porque não era prova suficiente…ahahaha!

    É de rir, mesmo sem qualquer animosidade.

    Gostar

  37. Magistrado do MP's avatar
    21 Janeiro, 2010 20:21

    11, CAA

    “Pensem nisso. E tenham medo. Eu já tenho muito”.

    Acredito. Vergonha é que não tem nenhuma.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Kowalski permalink
    21 Janeiro, 2010 20:22

    Vieira irritado ao telefone
    15 de Março de 2004. Paulo Paraty tinha arbitrado o jogo do Belenenses-Nacional para o campeonato. Por esse motivo, não podia ser indicado para o jogo da Taça, que ocorreria dois dias depois, obrigando Pinto de Sousa, que, à data, liderava o Conselho de Arbitragem, a procurar outra opção. Pinto de Sousa tentaria contactar Vieira para justificar a mudança, mas o dirigente benfiquista deixou de lhe atender o telefone, o que acabaria por levar Valentim Loureiro a envolver-se num jogo que estava fora da alçada da Liga.

    “Disseram-me que era o Paulo Paraty o árbitro… Agora dizem-me à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty por causa do Belenenses”, lamentava-se Vieira a Valentim, enquanto respondia às sugestões dadas por este. “Não quero Lucílio nenhum! (…) O António Costa?! F… Isso é tudo Porto! (…) O Duarte, nada, zero! (…) O Proença também não quero!”.

    Só o nome de João Ferreira agradou ao presidente do clube da Luz. “O João pode ser”, disse, depois de conhecer os candidatos possíveis. A lista era reduzida, porque Pinto de Sousa considerava que o jogo tinha de ser apitado por um árbitro internacional e havia-o dito a Vieira e a Valentim Loureiro.

    Nesta conversa com o presidente da Liga, Luís Filipe Vieira estava visivelmente irritado. E confessou a Valentim Loureiro que tinha sido informado de que o árbitro seria Paulo Paraty duas ou três semanas antes. O nome agradava-lhe e a sua substituição foi atribuída a uma manobra do FC Porto, cujo presidente, Pinto da Costa, “controlava tudo”, na opinião de Luís Filipe Vieira. No entendimento do dirigente benfiquista, Pinto da Costa decidira até que quem arbitraria o Braga-Porto, também para as meias-finais da Taça, seria Bruno Paixão. “O Bruno Paixão, em Gil Vicente, eu estendi-lhe a mão para o cumprimentar, não me cumprimentou! Como é que esse gajo [Pinto de Sousa] vai nomear esse gajo para apitar?”, perguntava Luís Filipe Vieira, não escondendo a indignação e deixando clara a ameaça: “Eu não sou como o Dias da Cunha. (…) Eu vou [à RTP] fazer alguns alertas para o futebol português”.

    Pinto de Sousa explica-se
    Minutos depois, um novo telefonema de Valentim Loureiro a Pinto de Sousa é revelador. O segundo desculpa-se ao presidente da Liga por não ter indicado Paulo Paraty. Este árbitro havia sido sorteado para o jogo da Liga, também com o Belennenses, o que o levou a aceitar a indicação de Vieira e nomear João Ferreira para a Taça.

    Ainda na mesma conversa, Pinto de Sousa conta a Valentim que a promessa de que Paulo Paraty seria o escolhido tinha sido feita inicialmente a João Rodrigues (um advogado com ligação ao Benfica), duas ou três semanas antes. Mas assegurou que a nomeação para o campeonato acontecera apenas porque se tinha esquecido de avisar Luís Guilherme, o responsável pela gestão da arbitragem para os jogos da Liga.

    Sobre a possibilidade levantada por Luís Filipe Vieira de que o Porto teria escolhido o árbitro para a sua própria meia-final, Pinto de Sousa desmentiu-o. E explicou: “Foi um pedido do Salvador (presidente do Braga). Não indicar nem o Olegário, nem o António Costa”.

    http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1296&id=1269576

    alguem arranja esta escuta? ou só interessam as relativas ao FCP e ao BFC?

    Gostar

  39. Outside's avatar
    21 Janeiro, 2010 20:22

    #19 José

    Exactamente, subscrevo esse pensar.

    Tenho aversão à invasão de privacidade, a minha e a dos outros, através doas mil e umas tecnologias magnificas (carregadas de acessos a quem é ou hacker ou tem poder judicial (para ser aplicado no seu “devido” direito) no entanto em casos em que é lesado o interesse público, eu, NÓS temos o direito de escutar a CORRUPÇÃO ABJECTA daqueles que interferem com as nossas “VIDAS” (estamos aqui a falar de um compadrio futebolístico que todos nós sem qualquer kliché de Teoria da Conspiração já sabíamos (sem suposições, demasiado fumo e coincidências)!!!

    O problema é que não é só no miserável futebol de que somos fâs…enfim!

    Em última instância, in the worst case scenario, quem não deve, não teme ! Esta corrupção “legalizada” é o que adia este país !

    Gostar

  40. Romão's avatar
    Romão permalink
    21 Janeiro, 2010 20:25

    #39.

    Em primeiro não devia ter publicado isso nesta posta, porque pode ferir a sensibilidade humana do autor se inadvertidamente ler o seu comentário.

    Em segundo lugar engana-se se acha que isso não envergonha os benfiquistas.

    Em terceiro lugar, duas coisas erradas não fazem uma certa, como dizem os americanos, e bem.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 20:26

    Kowalski:

    Essa como as outas, já foi publicada. Mas ainda não se ouviu de viva voz. Talvez haja alguém que a possa publicar. Neste caso do FCP, porque já fizeram menção a ela.

    O mal destas revelações é a voz e o tom e a imediação. A transcrição tem menos valor…

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 20:28

    Estou quase como aquele comentador benfiquista, RUi Santos: esta gente tem todo o acesso possível aos media. Ganham a vida nisso e têm uma projecção nacional que lhes permite liderar clubes, entrar em negócios ( legítimos) de muito, muito dinheiro. E depois, quando se sabem estas coisas, ai jesus que lá se vai a privacidade!

    Isto é suportável?

    Tem lógica?

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    21 Janeiro, 2010 20:33

    Isto para PC, que já tinha dado início ao processo de indignação pública depois de ter sido mais uma vez ilibado, vem na altura errada.

    Deve estar a pensar neste momento que esta é uma terra de ingratos.

    Para as pessoas com sentido de Justiça está no tempo certo.

    Não condenar estes gajos já é grave, deixar que eles se auto-promovam como exemplo de virtudes faz de nós todos imbecis!

    Gostar

  44. a indignação dos culpados's avatar
    a indignação dos culpados permalink
    21 Janeiro, 2010 20:42

    #44

    Claro que não,José.
    Mas far-lhes-á a justiça de que eles bem o percebem.Isto é apenas um estratagema apressado,mal manhado,para tapar o sol com a peneira.
    Faz lembrar aquela tipa sem nível,Câncio,que se lançou ferozmente sobre um jornalista por este a ter tratado por namorada de Sócrates.
    Claro que também eu fico indignado sempre que a tratam assim na imprensa,mas por razões óbvias…querem-nos fazer de parvos.

    Gostar

  45. a indignação dos culpados's avatar
    a indignação dos culpados permalink
    21 Janeiro, 2010 20:48

    Vai ser um fartote,ver aqueles comentadores telvisivos sobre este tema.
    Uns afectos ao Benfica e Sporting,com pinças,cheios de medo de levantar a ira do cacique e apaniguados (não esquecer que já houve jornalistas despedidos e espancados por serem inconvenientes ao sistema-ler Marinho Neves) e os outros afectos ao Porto,a escamotear e branquear a vigarice.
    Numa mesa daquelas,ninguém se levanta por desconforto de se sentar com gente daquela laia.
    Isto está que é uma nojeira!
    Qualquer dia é proibido ser honesto neste país.

    Gostar

  46. Romão's avatar
    Romão permalink
    21 Janeiro, 2010 20:50

    t

    Gostar

  47. Romão's avatar
    Romão permalink
    21 Janeiro, 2010 20:51

    Caa – “Gostaria era de ouvir as escutas prévias a este jogo…”

    em

    Perguntas de Algibeira

    ao vivo e a cores.

    Gostar

  48. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    21 Janeiro, 2010 20:53

    José (34 e 35)

    não é o meu clube.
    Os magistrados são os responsáveis pelas escutas. Se perderam o seu controle, a responsabilidade é deles na mesma.
    fácil é de verificar que a sua divulgação aproveita aos investigadores, pois é a forma que lhes permite tentar melhorar a sua imagem face a um processo que conduziram mal e que resultou em pura perda de tempo.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Janeiro, 2010 20:57

    Gabriel, o seu clube nao é o Boavista?

    Quem se lixou foi o Boavista, porque ao contrário do espertalhao do PdC – que anda nisto ha muito tempo -, os Loureiros nao tiveram o cuidado de encobrir os disparates que fizeram.

    O PdC nunca falava de 1 árbitro pelo nome, e nunca contactava com 1 directamente.
    Os Loureiros era à descarada.

    Gostar

  50. Veritatem temporis filiam esse dicitur.'s avatar
    Veritatem temporis filiam esse dicitur. permalink
    21 Janeiro, 2010 21:09

    Vejam como a imprensa desportiva lida com isto.
    A Bola e o Record,em dimensão reduzida e o Jogo nem tem lugar na primeira página.
    O assunto que faz parangonas é o conflicto de Sá Pinto e liedson.
    A imprensa desporiva faz parte do jogo de interesses e não respeita o leitor que paga o jornal.
    Há muitos anos atrás,em plena guerra Porto-Sporting,nos idos de João Rocha,os jornais desancavam este último porque já estava há mais de doze anos na presidência do clube e estaria na altura de se afastar,que os dirigentes nunca deveriam manter-se por tanto tempo,etc.
    Hoje é o que se vê,nem um único pede o afastamento do cérebro da máfia da bola.
    Calam-se para não violar princípios de humanidade…ahahaha!

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 21:13

    Gabriel:

    V. leu outra vez o que escreveu?

    Então ali em cima, imputa inequivocamente que os responsáveis pela divulgação são os magistrados e agora tergiversa e fala em “responsabilidade”?

    Acha que as escutas estão todas no processo? Acha que ninguém mais teve acesso a elas? Acha porventura que há anos que se lêem transcrições exactas do que agora se ouve e estará tudo guardado a sete chaves no processo de modo a que os únicos responsáveis são os mnagistrados?

    De resto, de que magistrados está a falar? Da Helena Fazenda ou da Morgado? Está a ver a diferença e a ignomínia na sua escrita?

    Sabe o que pensa o procurador geral distrital do Porto sobre isto?

    Provavelmente ficaria surpreendido…

    Então se acha, deixe só que lhe diga que a responsabilidade pela guarda dos processos não são os magistrados. Isto é um facto e se quiser saber mais, pergunte.

    Mas abstenha-se de afirmar coisas que não pode saber, porque isso é o que fazem muitos outros…

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 21:20

    Sabe quantas pessoas teve acesso a essas escutas? Sabe por onde andaram e quem as ouviu?

    Será capaz de dar um número aproximado de pessoas que as tenha ouvido e acedido ás mesmas?

    Então, vou dar um número aproximado: 50 pessoas, mínimo, entre magistrados, polícias, advogados e partes.

    Acha que são os magistrados quem tem interesse em divulgar para se demonstrar que afinal tinham razão?

    Essa então, é mesmo lamentável.

    Os magistrados que fizeram a investigação arquivaram, no Porto. Os polícias que fizeram ( Santiago e Massano) não foram os divulgadores porque são os mesmos do Face Oculta e são polícias de alto gabarito, que mereciam uma medalha de honra.

    Depois do arquivamento o Pinto Monteiro arranjou aquela equipa especial, lembra-se? Com a Morgado…e a Fazendo e o DIAP do Porto ficaram em polvorosa por causa disso.
    Acha que foi a Morgado? Pode acreditar que não foi,nunca seria.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Américo Vicente permalink
    21 Janeiro, 2010 21:21

    José:

    À mulher de César não lhe basta ser séria… Maria José Morgado, na pendência da instrução nunca mostrou indignação pública pelas fugas, no entanto não se coibiu de o fazer relativamente à actuação da PJ e dos magistrados do Porto!

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Janeiro, 2010 21:22

    O homem compra árbitros à descarada, e andamos aqui a discutir se é justo ouvi-lo.

    Gostar

  55. ana ferreira's avatar
    ana ferreira permalink
    21 Janeiro, 2010 21:24

    Fruta de dormir….

    Gostar

  56. ze luis's avatar
    21 Janeiro, 2010 21:33

    No Name, no shame… à escuta!

    A máquina de propaganda a que me tenho referido pôs aí escutas à solta. Sempre houve, aliás. Até o hoje director de Comunicação do FC Porto apresentou dezenas de telejornais na RTP-N aludindo a todas as manchetes dos correios da manha especialistas nestas matérias, no auge do Apito Dourado onde, como o outro dizia, se cagava para o segredo de Justiça…
    Escutas há muitas, como ouvimos e sabemos. Aquela do João “Pode vir o João” Fereira dita por quem garantia “estou a fazer as coisas por outro lado”. Mas na hora h, nada provaram contra Pinto da Costa. E ainda não provam. O presidente do FC Porto lembrou isso há dias e, naquele tipo de vingança e extorsão de máfias calabresas, eis que o sistema actua e não quer que se apague o que lhe interessa avivar. Até porque, no antro da podridão do futebol luso que é a tasca da Liga, de onde pariram o pífio Apito Final, está para sair a sentença sobre Hulk/Sapunaru e não deve ser agradável…
    Estas coisas não acontecem por acaso, a máfia do Sul está operacional e o elenco da Liga de saída, o que favorece todo o tráfico de influências que durante 4 anos pouco deu para retirar à competência do FC Porto em campo.
    Recordo que um juiz do Tribunal da Relação do Porto, que apanhou Carolina Salgado a mentir e extraiu uma certidão para processo criminal sob acusação de perjúrio (mentir em tribunal), descobriu, ainda, que havia transcrições das famigeradas escutas que foram mal feitas, tudo a cargo do diligente mas incompetente Ministério Público, aquele que o sonso beirão PGR diz ter duques, condes, viscondes e outros títulos de marquês e quejandos.

    E como quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras ao vizinho, ou cuspir para o ar porque pode cair-lhe em cima também, eis que, lê-se em O Jogo, hoje 5ª feira:

    No Name Boys contestam legalidade de escutas
    A defesa de quatro arguidos dos No Name Boys num caso que envolve a suspeita da prática de vários crimes – entre eles associação criminosa, posse e tráfico de armas de fogo, tráfico de estupefacientes, roubo, incêndio – por parte dos elementos da claque encarnada contestou ontem a legalidade das escutas que serviram de prova para a sua situação. No documento enviado ao tribunal, a defesa dos quatro arguidos considera que há “bizarras” transcrições que estão “feridas a priori de enfermidade” legal, segundo noticiou ontem a Agência Lusa, requerendo a nulidade da prova, argumentando que os telemóveis sob escuta foram usados ilegalmente como gravadores de conversas. No documento pode ler-se ainda que não se verificou uma “efectiva intercepção ou gravação de uma conversação ou comunicação telefónica”, mas uma “gravosa e dolosa ‘intercepção e gravação através de um aparelho telefónico’, sem legitimidade para tal”.
    (negritos meus)

    Esta a notícia, agora perguntem-se se isto saiu da Lusa, em que outros OCS apareceu? Mas não me perguntem porque apareceu ou não apareceu, que eu não sei nem sou adivinho.

    E a saga siciliana segue em fanfarra por quem faz as coisas por outro lado.

    Capisce?

    Gostar

  57. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    21 Janeiro, 2010 21:34

    #54
    Alto lá – se são do face oculta são de alto gabarito. Boa malha…
    A gente conversa daqui a uns tempos. Andas mal informado!

    Tanto prurido e dúvidas sobre a responsabilidade dos magistrados. Mau! Tu queres lá ver…

    Gostar

  58. e-ko's avatar
    21 Janeiro, 2010 21:34

    e isto?

    http://www.publico.pt/Media/portugal-condenado-no-tribunal-de-direitos-do-homem-por-entrave-a-liberdade-de-expressao_1418610

    isso de ser adepto do fcp, CAA, já não é crença, é fanatismo!…

    Gostar

  59. Draguinho's avatar
    Draguinho permalink
    21 Janeiro, 2010 21:42

    Já algumas vezes aqui vim – quicá desbragado- protestar com a sua opinião.
    Permita-me que subscreva este seu poste.

    Gostar

  60. ze luis's avatar
    21 Janeiro, 2010 22:07

    Condenado, outra vez

    Não, não é o FC Porto. Apesar de muito tentarem. É outra coisa. Parece que a honra de um jornalista foi reparada. Prémio? Um euro. Falta fazer pagar este mesmo jornalista por ter escrito, com cópias de facturas, que João Manha e Leonor Pinhão viajaram ao Luxemburgo à conta do Benfica. Pois, viagens pagas por quem?

    A notícia, esta 5ª feira, no Sol:

    Difamação
    Vieira condenado a pagar um euro a jornalista
    O Supremo Tribunal de Justiça confirmou hoje a condenação do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, a pagar um euro ao jornalista António Tavares-Teles, na sequência de um processo por injúrias e difamação
    Esta decisão tem a ver com declarações proferidas pelo presidente do Benfica em Novembro de 2005, em que António Tavares-Teles era acusado de «ser pago para dizer mal», de receber «almoços, jantares e charutos» e de escrever artigos de opinião «encomendados».
    O diferendo entre Luís Filipe Vieira e António Tavares-Teles começou quando, numa visita ao Canadá, o presidente do Benfica acusou alguns jornalistas de serem «jagunços», «lixo», «porcaria» e de serem pessoas sem «valores de família», prometendo revelar os seus nomes numa entrevista que tinha agendada uns dias depois para a RTP Internacional.
    Na referida entrevista, a 15 de Novembro de 2005, e quando lhe foi pedido para revelar os nomes dos tais jornalistas, Luís Filipe Vieira viria a referir apenas o nome de António Tavares-Teles, acusando-o de «ser pago para dizer mal».
    O jornalista freelancer António Tavares-Teles interpôs uma acção em tribunal, em que pediu o valor simbólico de indemnização de um euro, alegando que só pretendia repor o seu bom-nome, não tendo visto o tribunal de 1.ª instância atender o pedido.
    Seguiu-se recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, que deu razão às pretensões do jornalista.
    Luís Filipe Vieira recorreu para o Supremo, que confirmou a decisão da Relação, condenando o dirigente ao pagamento de um euro ao jornalista.

    p.s. – “Consta que há um presidente de uma SAD que foi condenado no Tribunal da Boa Hora, em 1993, por roubo. Digo já que não fui eu!” – Pinto da Costa

    Gostar

  61. CAA's avatar
    21 Janeiro, 2010 22:22

    No meu comentário nº 11 julgava estar a responder ao José e não ao João Miranda.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Chefe permalink
    21 Janeiro, 2010 22:23

    Continue a apagar o que não lhe interessa.

    Isso não MUDA nada

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Chefe permalink
    21 Janeiro, 2010 22:27

    Antero: “Acho que é uma chantagem fantástica”

    Gostar

  64. CAA's avatar
    21 Janeiro, 2010 22:28

    O problema de muitos argumentos que aqui li (não os do José e do João Miranda) é que só existe um pressuposto para a sua avaliação do problema: Pinto da Costa, Pinto da Costa, Pinto da Costa…

    Este caso deve ser analisado abstraindo da personagem, como se o agente principal fosse qualquer um de nós.

    O que se está a perpetrar é uma supressão intolerável do direito à reserva da vida privada NÃO DE PINTO DA COSTA mas, potencialmente, de qualquer um de nós.

    Não podemos conceder ao Estado uma margem de manobra assim. Não podemos outorgar às autoridades – ou aos seus agentes de modo avulso – o direito inquestionável de fazerem justiça fora dos pressupostos do processo judicial. Não podemos aplaudir que quem teve um contacto com o processo tão íntimo (os advogados, caro José, não recebem a transcrição das escutas em suporte de som…) se possa dar a si mesmo o direito de as publicitar conforme o exclusivo do seu douto arbítrio, sendo, ainda por cima, um gesto destes logo aplaudido ululantemente pela turba sedenta do sangue que, candidamente, só julga dos outros.
    Essa sim, seria a maior de todas as injustiça e o perigo mais tremendo para a nossa Liberdade – até dos que, agora, vibram, em orgasmos múltiplos, com a publicitação das escutas.

    Por isso, repito ao ver a categoria dos defensores desta pulverização dos direitos fundamentais e os muitos insultos que vêm com o embrulho: tenham medo. Tenham muito medo que eu já o sinto há muito.

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Chefe permalink
    21 Janeiro, 2010 22:35

    Os seus interesses é que prevalecem. Fosse uma escuta com o Benfica e LFV até salivava. Hipocrisia. Se tivesse tão preocupado não dizia num comentário que queria ouvir escutas de LFV…

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Kowalski permalink
    21 Janeiro, 2010 22:39

    chantagem? nao foi o que o benfica fez ao colocar em duvida a sua participaçao na taça da liga?
    http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/193FCCD5-1783-4E69-B0F2-C90DF0E4E160.html

    E que depois ganhou da forma que toda a gente viu?

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Chefe permalink
    21 Janeiro, 2010 22:41

    Antero: “Você é o maior presidente. Que grande tanga”

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    Kowalski permalink
    21 Janeiro, 2010 22:42

    O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, garantiu hoje que o seu clube “não vai participar” na Taça da Liga enquanto este organismo “não estiver verdadeiramente empenhado em credibilizar o futebol”.
    “Não contem com o Sport Lisboa e Benfica para participar em jogos de enfeite e em operações de cosmética”, frisou Luís Filipe Vieira durante o almoço de inauguração da Casa do Benfica de Vila Meã, concelho de Amarante.
    O presidente diz que “há assuntos mais importantes” para o futebol português do que a Taça da Liga, cujo regulamento foi aprovado há dois dias por unanimidade pela Direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
    “O SLB assume publicamente que não irá participar nessa taça”, assegurou.

    grande orelhas

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    Kowalski permalink
    21 Janeiro, 2010 22:43

    Se não fosse o maior, ninguém falaria nisto. Por alguma coisa é que nem falam nas escutas do boavista

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Chefe permalink
    21 Janeiro, 2010 22:44

    EHEHE

    CAA a comentar liberdade de expressão

    Só rir

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    José permalink
    21 Janeiro, 2010 22:46

    “os advogados, caro José, não recebem a transcrição das escutas em suporte de som…”

    Não? E como fazem os recursos? E quem os fez? E como é que escolhem as partes que interessam?

    E como é que para o Administrativo puderam sustentar a invalidade das escutas, sem as ouvir?

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    André permalink
    21 Janeiro, 2010 22:59

    Compreendo quando diz que as escutas nao devem ser reveladas por principio.mas anoto que já vociferou a proposito de alegadas escutas a uma presidente de outro clube.nao tinha sido este o seu discurso.

    confesso que ouvi parte das escutas. nao foi uma surpresa.confirma aquilo que muitos suspeitavam e outros negavam.o que mudou é que os que negavam simplesmente ja nao o podem fazer.e apesar de tudo, saber a verdade é sempre melhor que branquear ou caluniar

    Gostar

  73. George Orwell's avatar
    George Orwell permalink
    21 Janeiro, 2010 23:12

    Agora que já não dá para negar a gravidade do que se ouviu,coisa que fizeram amiúde,vêm com os direitos humanos…dos culpados!
    Sobre as vítimas,que são muitas,nem uma palavra,parece que esses não têm direitos humanos.
    Sobre o mail do F.Lima não havia direitos humanos.Cada dia cada post a bater em Lima e Cavaco,no violador do direito humano,o Marcelino moço-de-fretes,nada.
    Parece que está “sedento de sangue”.

    Agora que está públicamente desnudado o sistema,a máquina corrupta e corruptora,vamos todos fingir que nada sabemos e deixar o monstro à solta a pisar os direitos dos outros.

    Moral da historieta de cordel: Só há uma verdade,a dos tribunais! Se eu matar alguém e não for condenado,sou inocente e não fiz o que fiz.
    Isto é uma aberração tão grande que custa a acreditar.Pensam que os outros são todos uns idiotas.

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    21 Janeiro, 2010 23:12

    ehehe

    Assim percebe-se que o CAA não acredite em Deus.

    Ele deslocou a crença, da bossa da fé para a bossa do FCP.

    “:OP

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    21 Janeiro, 2010 23:14

    Ouvir aquilo era a maior blasfémia. Era sacrilégio.

    O CAA é um crente de meter inveja a muito místico em convento.

    Gostar

  76. Desconhecida's avatar
    21 Janeiro, 2010 23:15

    Neste caso, a bossa estava tão inchada que deu galo.

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    21 Janeiro, 2010 23:18

    E o Gabriel é bairrista. Dos terramotos a destruírem Lisboa a estes ataques de má-fé vai o mesmo.

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    Chefe permalink
    21 Janeiro, 2010 23:18

    Moral selectiva…

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Chefe permalink
    21 Janeiro, 2010 23:22

    Pinto da Costa é o deus de CAA. “Não ouvi”, “Não vi”, “Não falei”

    Gostar

  80. anonimo's avatar
    21 Janeiro, 2010 23:23

    O CAA deste post é o mesmo que escreveu, por exemplo, este …?!

    “Não me convence…
    Publicado por CAA em 16 Janeiro, 2010
    … a suposta verdade do valete de Cavaco Silva: que tudo aquilo que aconteceu no Verão passado foi uma ”trama que raia o incrível“. A não ser que tenha sido o próprio a tramar (ou a aplicar) essa urdidura.”
    http://www.blasfemias.net/2010/01/16/nao-me-convence/

    Gostar

  81. monsieur's avatar
    monsieur permalink
    21 Janeiro, 2010 23:25

    Escutem. Escutem. Jamais ouvirão qualquer coisa de relevante.
    Um Padrinho profissional, não se descai ao telefone. Podem eventualmente ter acesso a umas histórias interessantes, pois cada grande padrinho deixa alguns factos vir à ribalta para memórias futuras.
    Neste caso o Pinto que se gosta, deixa vir a sua vida sentimental ao de cima, para deixar moidinhos de inveja todos os voyeurs, que não possuem vida sentimental de relevo. O homem quer ficar na história como o grande galã do futebol português.
    Assuntos de homens de honra não são tratados ao telefone, isso é coisa de rapazes.

    Gostar

  82. cmarg's avatar
    cmarg permalink
    21 Janeiro, 2010 23:29

    seria uma violação dos direitos humanos espiar os alemães durante a 2º guerra?
    coitados, tanto trabalho a planear aquilo tudo e depois vinham uns malditos espiões e estragavam a brincadeira toda.
    esses espiões deveriam ter sido condenados e as informações que conseguiram jamais deveriam ter sido usadas pelos aliados.

    Gostar

  83. anonimo's avatar
    21 Janeiro, 2010 23:58

    Todos sabíamos por relatos fidedignos que PC é um mafioso.

    Ouvir as cassetes é testemunhá-lo “em directo”.

    Esterco.

    Gostar

  84. ze luis's avatar
    22 Janeiro, 2010 00:14

    Tantos candidatos a transcreverem as escutas…

    Façam melhor trabalho do que fez o MP, que as transcreveu mal.

    Depois digam se há alguma coisa importante, alguma conversa de PdC com um árbitro, algum resultado manobrado.

    Quanto aos juizes disto e daquilo, bom eram os da CD da Liga que tiraram o Belenenses da II Liga pelo caso Mateus e acabaram com o Boavista. Já ao Bartolas de Leiria, o Supremo já lhes disse o que fazerem às escutas.

    Bom era o Mourão e o Cebola à galhofa no camarote do galinheiro ao lado do presidente condenado em tribunal e que recebeu um dossié anónimo em morada desconhecida…

    Tudo gente impoluta e que nada tem a ver com isto.

    Gostar

  85. per caso's avatar
    per caso permalink
    22 Janeiro, 2010 00:14

    Very well, thanks,
    por uma destas duas
    coisas, que ainda não
    entendi bem, entre outros,
    do parecer de um bastonário,
    se as escutas são para se
    ouvir umas, só, ou
    elas todas.

    Gostar

  86. Eduardo F.'s avatar
    22 Janeiro, 2010 00:24

    Três exemplos: Fernando Lima e as escutas; climategate; o “carácter” de Sócrates.

    «Por isso, repito ao ver a categoria dos defensores desta pulverização dos direitos fundamentais e os muitos insultos que vêm com o embrulho: tenham medo. Tenham muito medo que eu já o sinto há muito.»

    Não é medo que esta circunstância me cauda. Tenho, sim, é repugnância por esta duplicidade de julgamento.

    Gostar

  87. Eduardo F.'s avatar
    22 Janeiro, 2010 00:26

    Corrijo, com as minhas desculpas:

    Não é medo que esta circunstância me causa. Tenho, sim, é repugnância por esta duplicidade de julgamento.

    Gostar

  88. Capitão Gay's avatar
    Capitão Gay permalink
    22 Janeiro, 2010 00:37

    Eduardo,faz muito bem em esclarecer.Com este ambiente de casórios gay…ainda lhe cobiçavam a cauda!

    Gostar

  89. Desconhecida's avatar
    22 Janeiro, 2010 01:02

    ehehe

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Janeiro, 2010 01:06

    Há aqui dois pontos que deviam ser meditados. (Não sou jurista, mas acho que posso inventar um bocadinho.)

    Primeiro, a divulgação das escutas só é má se não têm interesse público. A verdade desportiva pode ter sido violada, a magistratura incompetente ou os Juízes fracos. Sendo assim, a divulgação das escutas até pode beneficiar o anterior acusado/suspeito.

    Segundo, fica claro que a magistratura do MP só acusou o Pinto da Costa, deixando de lado outros passarões, para dar a ilusão que a Justiça agora funcionava. Depois do escândalo Casa Pia, Sobreiros e outras trapalhadas mais, puseram uma senhora que fala muito mas parece apresentar poucos resultados, numa superprocuração, para a caça ao homem.

    É claro, que como se nota, o CAA está-se borrifando para a vida privada dos envolvidos nas escutas. Ele está é preocupado com o sr. Pinto da Costa. Por isso é que ele até já discorreu sobre casos cuja obtenção de “prova” foi através de métodos semelhantes.

    O CAA até poderia acusar a central de informação, paga pelo Benfica, para desviar as atenções para o que se passa para os lados da Luz. Aí ainda se entendia. O que não se entende é que se recuse a ouvir as escutas e depois discorra bastante sobre corrupção, bola e outras tretas mais.

    Eu só ouvi alguma parte das escutas. Embora me pareçam incestuosas, esse tipo de relações entre agentes do mundo desportivo, não posso afirmar que são criminosas. Mas o que me deixa triste é que, um MP tente levar à barra agentes desportivos apenas baseado em escutas deste género. O que me leva logo a pensar que o MP nunca teve intenção, séria, de combater a corrupção na bola. Por uma razão simples. A corrupção no mundo da bola está ligada á corrupção no poder político. E talvez seja por isso que o MP se baseou em escutas fraquitas e não tentou ir mais fundo, como conhecer os movimentos financeiros dos vários agentes desportivos envolvidos. Essa é a chave do porquê que eu, mantenho na minha posição irredutível, o Pinto da Costa era apenas o bode expiatório ideal, para limpar a má imagem da Justiça e da podridão que grassa em Portugal.

    Por feliz coincidência, o actual PGR foi agente da Justiça desportiva. Quando soube, aquando da sua nomeação, não perdi mais tempo a sequer pensar que o homem tinha ido para o lugar para levar a sério o combate á corrupção, tal como foi anunciado.

    O problema deste país, talvez, é que todos têm a mãos enlameadas. De uma forma ou de outra, é o que parece.

    O pobre coitado do CAA estará sempre do lado do Pinto da Costa, em todas as circunstâncias. ehehehhh

    anti-comuna

    Gostar

  91. Eduardo F.'s avatar
    22 Janeiro, 2010 01:09

    Caro Capiyão Gay,

    Foi de facto uma gaffe ortográfica embaraçosa da minha parte. Teve, não obstante, alguma graça. Assim como a sua bem humorada observação.

    Gostar

  92. per caso's avatar
    per caso permalink
    22 Janeiro, 2010 01:57

    Ehehehhh!
    Mas que bem,
    que bem diz, discorre
    e escreve o caro Anti-Comuna,
    imparcial como um árbitro,
    desses que já não há,
    já não se vê ou,
    a haver, nos salvem, ainda, de Lisboa,
    que, sabemos, é que tece os cordelinhos.

    Gostar

  93. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Janeiro, 2010 02:27

    “e escreve o caro Anti-Comuna,
    imparcial como um árbitro,
    desses que já não há”

    Bem, imparcial não o devo ser. Eu sou simpatizante do FC Porto mas não de todo o cão e gato que se aproveita da instituição para se promover ou subir na vida.

    Mas tento ser honesto. E sendo-o, fico espantado com isto tudo. Porque não há vergonha na cara.

    Claro que podem dizer que as escutas podem estar a ser retiradas do seu contexto. Admito-o. E entendo a preocupação de apresentar em tribunal o conteúdo integral das escutas. Mas eu não entendo como pode haver tantas relações entre alguns agentes desportivos. Não colhe essa de apenas serem amigos de copos.

    Aliás, se existem relações incestuosas, se não existe vontade de influeciar a nosso favor o comportamento dos árbitros (ou outros agentes desportivos), é contraproducente haver mesmo essas relações. E passo a explicar um caso que aconteceu comigo em chavalo, que me ensinou para toda a vida, a aprender a guardar distância sobre determinadas pessoas ou circunstâncias.

    Tive um amigo meu que foi meu professor no 11º ano. Ele era/é brilhaante, fez o ISEG e deu aulas noturnas quando começou a trabalhar. Por azar nosso, ele foi meu professor de duas cadeiras: cálculo financeiro e economia (ou coisa que o valha). Ora, toda a gente sabia que eramos amigos, que iamos para os copos e até me dava boleia para casa, no fim das aulas. E no entanto, por uma questão de mostrar independência, fui prejudicado nas minhas notas. Enquanto na cadeira de cálculo, ele pouco me pode prejudicar, porque era práticamente matemática, na outra cadeira, como tinhamos visões opostas da filosofia económica, ele deu-me apenas um 13 no final do ano, estragando um bocado a média final de curso. Ora, eu conhecia-o bem e ele a mim, nunca discutimos antes ou depois as notas. Continuamos amigos e até hoje nunca lhe disse que me senti prejudicado por ser amigo dele. E ele também nunca sentiu necessidade de o explicar. Ambos sabíamos que teria de ser assim, para mais, quando ele queria começar uma carreira.

    Se o Pinto da Costa se dá com árbitros, também devia ter cuidado. Porque, se ele não pretende influenciar positivamente os árbitros, então ele devia saber que só prejudica a equipa do Porto, porque os árbitros, se forem sérios, terão tendência a prejudicar a sua equipa. Portanto, na minha visão das coisas, admito até que eles apenas tenham relações incestuosas “honestas”, mas se o fazem, o Pinto da Costa está a prejudicar a sua equipa. Não vejo outra forma de ver as coisas.

    Agora, quando se fala do mundo da bola e se excluiu muito do que todos já ouviram aqui e acolá e depois o MP apresenta este tipo de provas, muito fracas, só posso concluir que, ou foram incompetentes ou só tentaram usar a figura do Pinto da Costa para enganar o Zé Povinho. É que, se querem dar substância ás escutas, pelo menos as prostitutas deviam saber quem eram. Quem as pagou, como quando e porquê. Isto no mínimo, para dar credibilidade ás próprias escutas. Não o fazendo, eu compreendo o porquê que os Juízes não deram grande credibilidade às escutas. Não chegam para provar haver corrupção. Pode servir para lavar o cérebro a muitos, dependendo das motivações de cada um. Mas se a acusação usa apenas estas escutas, é porque são incompetentes ou apenas queriam enganar a opinião pública.

    Mas, repito, não quero ser imparcial. Sou simpatizante do FC Porto. E para mim custa-me ver que se seja cego só porque a bola é mais uma religião que um desporto.

    anti-comuna

    Gostar

  94. TGV's avatar
    TGV permalink
    22 Janeiro, 2010 02:56

    Anti-comuna

    Nota-se que não é imparcial,mas pelo menos transparece que é honesto,o que sendo tão raro,pelo que é dado ver,é merecedor de encómios.
    Eu consigo ser mais imparcial e daquilo que observei não me restam dúvidas que o PC é um Capo.
    Poderão dizer que o LFV é isto ou aquilo,o Loureiro é assado ou cozido,etc,que aí tendo a concordar consigo.Não se investigou mais porque não houve vontade!
    O polvo está entrelaçado com as autarquias e os ministérios dos vários governos.Há milhões a passear entre os dois mundos.
    Aí metram travões a fundo.Mas tudo isto mostra que as alegações de privacidade são absolutamente ridículas e apequenam quem as usa.
    Com o despoletar deste caso muitas carecas caem.Uns saem pela porta grande e outro a rastejar.

    Gostar

  95. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2010 04:00

    Não aplicaste essa tua tese aos emails do Climategate (correspondência privada obtida ilegalmente).

    Ouch.

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2010 04:03

    CAA, é assim que você quer contribuir para mudar o estado desta merda?

    Só assim? Não. Também quer o Passos Coelho “o candidato ideal porque é jovem e não está habituado aos vícios da política”. Este CAA é um pândego.

    Gostar

  97. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    22 Janeiro, 2010 04:10

    O domínio do FCP do futebol Português nos últimos 25 anos está, por fim, explicado.Se não fosse a corrupção de arbitragens, não teria ganho nem metade do que venceu

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2010 04:14

    custa-me ver que se seja cego

    Como diria o ceguinho.
    Anti-comuna em grande forma. Hehe.

    Gostar

  99. Não é bem assim...'s avatar
    Não é bem assim... permalink
    22 Janeiro, 2010 04:18

    E encontrar gente com honorabilidade bastante para seleccionar os juíses das escutas cujo conteúdo não deve sair desse grupo de trabalho?
    Os media têm que estar de fora; já basta a porcaria que fazem.

    Gostar

  100. Os cavaleiros da triste figura's avatar
    Os cavaleiros da triste figura permalink
    22 Janeiro, 2010 04:38

    Acho piada a estes pândegos.
    Os juízes aplicam justiça em nome do povo.Não aplicam a justiça dos juízes,pelo menos não deviam.
    Toda aquela tropa fandanga que vive do nosso trabalho,está mandatada para agir por nós e não contra nós,ou apesar de nós.
    Que as pessoas que pagam todo o sistema e os chorudos vencimentos destes mandatados tenham que permanecer na ignorância e não tenham o direito de conhecer quem os engana e rouba é a coisa mais disparatada que se pode dizer.
    Nós portugueses temos o direito SIM de conhecer toda a engrenagem que rege a vida pública e que consome os nossos rendimentos!
    Sobretudo quando ela subverte as regras e prejudica os nossos interesses.
    Não é por haver uns obtusos e uns catalépticos que perderemos esse direito.
    E quem se junta à máfia contra o povo é porque comunga da mesma falta de princípios e de vergonha.
    Se não houvesse corrupção no sistema de justiça,não era só o cacique do norte que estava atrás das grades,tinha muita companhia,de norte a sul!

    Gostar

  101. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2010 06:19

    ÓÓÓ tripulha!!!! não tens vergonha na cara?????? já toda a gente sabia os canalhas corruptos que vocês são, mas agora ouviram-vos!!!!! mete a cabeça num balde de merda, como tu és e vai-te embora, desaparece canalha, ao menos envergonha-te do corrupto que és!!!!!

    Gostar

  102. P. Castro's avatar
    22 Janeiro, 2010 09:56

    CAA,

    Definitivamente, V. tem alma de censor. Estivéssemos ainda no regime anterior e teria lugar garantido numa coisa chamada Comissão de Censura.
    V. não tem qualquer autoridade para falar em liberdade de expressão.
    Corte lá isto, então! Por muito pouco tempo que aqui esteja, sempre será lido por alguém.

    Gostar

  103. Alalil's avatar
    Alalil permalink
    22 Janeiro, 2010 10:35

    CAA,

    O seu entendimento de liberdade de expressão é um insulto à profissão que alega que tem. Você é de uma enorme desonestidade intelectual e gosta de ser. A sua posição de total falta de escrúpulos na defesa dos seus dogmas torna-o no blogger mais interesseiro e corruptível que já alguma vez li.

    Gostar

  104. AL's avatar
    22 Janeiro, 2010 13:01

    O Piscoiso está de férias ou foi substituído pelo CAA.
    Depois de ouvir as escutas, nada mais a acrescentar, porque o que consta é o retrato fiel do que já era conhecido há alguns anos.
    Um pouco de vergonha não fazia mal a ninguém.

    Gostar

  105. dragão azul's avatar
    dragão azul permalink
    22 Janeiro, 2010 13:16

    Caro Anti-Comuna permita-me antes de mais, louvar a elevação com que expõe os seus argumentos, ao contrário de muitos outros, que infelizmente nem sequer argumentam. Eu sou daqueles que pensa que PC está já mais no mundo do futebol e que seria digamos, higiénico que ele se afastasse o mais rapidamente possível da liderança do FCP. Sei que não sou o único Portista a pensar assim. A mais valia que constituiu a sua presidência durante muitos anos, está quanto a mim praticamente esgotada. Não digo isto apenas por todo este sordido processo de alegadas compras de àrbitros, mas por pensar que o FCP tem de entrar numa nova era, com uma gestão diferente, com ideias novas e deixando de vez este constante clima de cruzada contra os “mouros”, “Lisboa”, o “Centralismo”. Entramos já na fase em que quantos mais discursos PC faz, menos é escutado e respeitado, levando com isso o clube atrás. O episódio das escutas mancha incontornavelmente, quer queiramos quer não, o nosso clube e alimenta a enorme legião de frustrados para quem o FCP só ganhou com estes esquemas, como se não tivesse também o nosso clube dado cartas lá fora nas comnpetições Europeias. Mas não façamos confusão, apesar de tudo o que atrás se disse, não admito vir receber lições de decência e de honestidade, de quem teve presidentes corruptos e que levava capangas para as Assemb. gerais e que tem agora na liderança um mestre do cinismo, da hipocrisia e da manipulação, arvorado em campeão da transparência e que, esses senhores, veneram, curiosamente da mesma maneira que acusam os Portistas de venerar PC. Incoerências. Para terminar, uma pergunta, porque não aparecem também no Youtube, as escutas do Senhor presidente do SLB? Alguém sabe responder?

    Gostar

  106. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Janeiro, 2010 14:34

    Olha o rato #106: a mais valia que constitui a sua presidência durante muito anos está praticamente esgotada: ou seja já não dá para continuar a roubar e disfarçar, a merda está toda na ventoinha, mandem embora o porco (e já agora venha outro) para podrmos continuar a fingir que não roubamos ou que não sabemos; com gentalha desta bimbo da bosta escolheu o lugar certo para ele!

    Gostar

  107. dragão azul's avatar
    dragão azul permalink
    22 Janeiro, 2010 17:56

    O Senhor anónimo do 107 tem nome. Ou é daqueles “valentões” que só insulta a coberto do anonimato. Gostava de perceber como é que se se acham com tanta razão, precisam de insultar e enxovalhar. De facto os Senhores serão os tais milhões, mas são tão pequeninos…….

    Gostar

  108. Desconhecida's avatar
    22 Janeiro, 2010 18:25

    O Dragão é filho da famosa Marquesa Azul da Ribeira e de pai desconhecido.

    Ou não assine ele com o verdadeiro nome e não seja, pelo facto- um sem nome-

    ehehehhe

    Gostar

  109. Desconhecida's avatar
    22 Janeiro, 2010 18:26

    E sentiste-te insultado na cor ou na estupidez?

    Gostar

  110. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    22 Janeiro, 2010 19:03

    O segredo de justiça vale 60 dias a partir dai, o juiz renova para mais 2 periodos de 60 e a seguir dai não exite nada, mas nada que o justufique.
    Os registos de escutas o mesmo tratamento, a paratir do julgamento em 1º instancia tudo deve ter aceso publico! Não querem acabar a corrução è esta fomula magica!
    Porque s eescondem as gravações telefonica de socrates para a vara? não havia uma revolução em preparação, mas havia uma conspiração pata salvar o Olveira desportos, que è uma bronca falir 4 jornais uma estação de radio e uma de televião, o que deve ser um estoiro de milhões! Porque salvar o Oliveira, era o objectivo de socrates com o bcp, e com uma arquitectura de emprestimo em em que as ações da PT do Oliveira vão servir de suporte. Isto vei escar4rrado nos jornais! è papel de um primeiro
    ministro servir de intermediario ou pressionar os banocs e comprometer os contribuintes?

    Gostar

  111. irredutivel's avatar
    irredutivel permalink
    22 Janeiro, 2010 19:27

    Não faço ideia quem divulgou as escutas, mas isto sendo divulgado depois de JNPC ter pedido um apito encarnado é, no minimo, uma resposta.

    O grande probema de todo processo foi sempre de forma, de lei, toda a gente conhecia o teor das escutas, foi sempre amplmente divulgado.

    Mas, depois de um parecer de Gomes Canotilho que cosiderava a lei contra a corrupção desposrtiva inconstitucional, devido à falta de autorização legilativa por parte da AR,ou a uma deficiencia desta, não em lembro bem, a partir do momento em que as escutas foram obtidas sem que se vissem prescritos todos os pressupostos, designadamente a avaliação do teor da custas trimestralmente por parte do juiz de instrução, é obvio que isto não ia a lado nenhum. Todos os actos subsequentes foram um gasto inuil de recursos por parte do MP e da PGR, uma tentativa de atirar areia para cima dos olhos das pessoas.

    O problem da publicação das escutas também é o de se ficarem a saber coisas que não têm qualquer relevância criminal. Eu antes de estudar direito também não queria saber da forma de obtenção das provas, mas há valores mais altos que se alevantam, e quando não temos segurança, quando os próprios agentes do estado não nos garantem que aquilo que dizemos ao telefone, em confidência a outra pessoa, e só a essa pessoa, possa ser publicado para que todos oiçam, aí deixa de haver liberdade, pois não sou livre de dizer aquilo que quero, a quem entendo, ao telefone. Sem segurança, quer legal quer fisica, nunca poderá existir liberdade.

    desculpem os erros, mas eu tenho os dedos grossos e estou a escrever num netbook

    Gostar

  112. per caso's avatar
    per caso permalink
    22 Janeiro, 2010 21:47

    Roubados, enfim, andámos a ser in… com essa de apito e de escutas só ao PC, qual bola de entreter, por nos distrairem da escumalha que é que andava a traficar e mentir e roubar, em negócios que levaram este País ao estado a que chegou.

    Gostar

  113. HC's avatar
    23 Janeiro, 2010 00:44

    Frutas e Café com leite.

    “No pasa nada”

    Naturalmente que o seguidismo cego, desculpabilizador, que se vê aqui nos adeptos do FCP, não é exclusivo do futebol.
    Noutras àreas da sociedade assiste-se ao mesmo.

    Não ver , não ouvir, não falar.

    Como sempre descute-se o acessório. Lí num post atrás que o PC é o “bode expiatório” duma cabala (há sempre uma).
    A vitimização dos infractores em Portugal é inacreditável.

    Gostar

  114. Desconhecida's avatar
    Golp(ada) permalink
    23 Janeiro, 2010 00:56

    Eu não estou confodido com o essencial.

    Pra bom entendedor meia palavra basta…
    Incrível é alguns a defender o indefensável.

    Gostar

  115. Sérgio's avatar
    Sérgio permalink
    23 Janeiro, 2010 10:33

    Eu vou guardar esta thread. Mais cedo ou mais tarde o socas e o ps vão sair do poleiro. E é mais que certo que algo deste estilo volte a acontecer com o novo governo. É o problema dos precedentes. Vai ser engraçado então ver o João Miranda e a turba desta thread a defender a privacidade e o estado de direito e os direitos humanos e tudo e tudo. E vai ser hilariante vê-los estoicamente a ignorar ou a tentar provar que “é diferente.”

    Gostar

  116. Zandinga's avatar
    Zandinga permalink
    23 Janeiro, 2010 13:18

    Deves ser bom a fazer previsões,junta-te ao Prof.karamba.
    Já estás a condenar antes de acontecer.É a chamada justiça à priori ou preventiva.
    Dar banho ao canídeo!

    Gostar

  117. Desconhecida's avatar
    Tutankhamon permalink
    24 Janeiro, 2010 04:42

    CAA:

    O Doutor como grande defensor dos direitos liberdades e garantias dos cidadãos, e acima de tudo dos príncipios eticamente consagrados já por aquele que foi o grande pai da ética, na sua imponente obra “Ética a Nicómaco” de Aristóteles, poderia desde logo ter feito uma declaração de interesses, na medida em que é um portista ferrenho. O meu medo é que o seu amor ao clube lhe tenha toldado a razão. Na grande maioria das vezes tenho-o como uma pessoa recheada de princípios e intelectualmente esclarecido, no entanto, aqui terei que discordar. Não ponho aqui em causa a liberdade individual e os direitos de cada pessoa que de resto devem ver assegurados tendo em vista ao direito á reserva da intimidade da vida privada como explana o artigo 26º da C.R.P. Note-se no entanto que, na minha perspectiva, isto está acima de qualquer lei e que deve ser um princípio ético de cada um respeitar a liberdade e a intimidade dos outros, no entanto, vejo aqui um grave problema. As escutas para todos os efeitos foram divulgadas, e discordo desde já o facto de terem sido publicadas, no entanto, sucede que as escutas têm claramente um carácter criminal e a nosso sistema jurídico nada fez em relação ás mesmas. Numa altura em que o sentido de Direito vem numa lógica de garantir estabilidade e regular de forma isenta e imparcial as relações entre seres de Direito, o Direito aqui falha de forma catastrófica. Se queremo nos insurgir contra este estado e coisas, é óbvio e natural agarrarmo-nos a coisas como estas para provarmos a nossa razão e a nossa indignação. Ora, o doutor, deveria como tal pôr de parte desta vez essa hipérbole falaciosa de princípios que se arroga, e ver o conteúdo dessas escutas, porque acredito que só iria contribuir para o seu crescimento da triste realidade; e talvez, já que é detentor de alguma credibilidade e importância no seio de uma determinada comunidade, antagonizar de forma mais eficaz e realista a triste cena da justiça portuguesa, e quiçá fazer algo por ela. Também me choca que as minhas conversas em privado possam estar tão vulneráveis como estas e não desejo de forma alguma que isso aconteça, no entanto, não posso deixar de ter curiosidade sobre estes problemas, na medida, em que sonho sempre que possa contribuir para melhorar todo este estado de coisas. Espero que atinja o espectro da minha mensagem, que ouça as escutas e então posteriormente divulgue aqui a sua opinião sobre as mesmas.

    Gostar

Trackbacks

  1. Não confundir o essencial – II « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para Romão Cancelar resposta