Saltar para o conteúdo

“Mudar é preciso” *

26 Janeiro, 2010
by

Pedro Passos Coelho apresentou o livro ‘Mudar’, foi entrevistado por Judite de Sousa e Mário Crespo. De imediato, todos pudemos ver o que já se supunha impossível num dirigente laranja: um discurso novo, convicto, afirmativo, emancipado de dependências partidocráticas e de ruptura com muitas das imutabilidades que nos atrofiam há décadas.
Passos Coelho teve o arrojo de falar para o País e não apenas para os militantes que vão decidir tudo nas Directas, designadamente quando defendeu o congelamento da despesa social e dos salários e a descida dos ordenados dos políticos.
Claro que aqueles que pretendem que o PSD (e o País) fique sempre na mesma já vieram com a costumada acusação de populismo. Mas não o é. Mudar é fazer diferente. E, sobretudo, saber dar o exemplo.

* Ontem, Correio da Manhã

59 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 12:18

    rt

    Gostar

  2. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    26 Janeiro, 2010 12:23

    Vou já confessar-me ao bispo do Porto.Pelos maus julgamentos feitos ao Santo PPC!!!!|

    Gostar

  3. atento's avatar
    atento permalink
    26 Janeiro, 2010 12:26

    A poupança pode começar na educação, senão veja-se: Na gestão – 1 director, 1 sub-director,2 adjuntos, um ou mais assessores, tudo gente a tempo inteiro e com suplementos remuneratórios.
    São mais lugares dirigentes que numa camara municpal do interior.
    Vejam-se as equipas de apoio às escolas: Só comissários politicos, não têem nada que fazer…aliás nem se justifica a existência desta estrutura com centenas de professores.
    Vejam-se as direcções regionais de educação…só lugares para BOYS que não fazem nada…quer dizer fazem politica….

    Gostar

  4. licas's avatar
    licas permalink
    26 Janeiro, 2010 12:27

    Subtilezaa de dois Socialismos

    Muito mais subtil e encapotado do que na Venezuela do Chavismo, cá no sítio, não se proíbem licenças de emissão da TV privada em Canal Aberto, prefere-se eliminar, por via administrativa, os programas não afectos ao Poder (leia-se Sócrates), como o Jornal de 6ª Feira. Acontece que na Venezuela, com maior desabrimento, mesmo as da TV por Cabo são atingidas pelo Chávez:
    *** A cable television channel that has been critical of President Hugo Chávez was taken off the air on Sunday after defying new government regulations requiring it to televise. ***
    Como se vê atinge-se cá uma política muito mais * Veneziana * do que a do * magala *: nem é preciso invocar a lei. E, para resguardo da * perfeita democraticidade e cuidado de garantir a diversidade de opinião, temos a declaração que o nosso Governo nada teve com a suspensão do programa da SIC.
    Conclusão: há que, a par de lhe vender computadores, ensiná-lo a mover-se com memos alarido no que toca a atingir o Poder Absoluto.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Criativo permalink
    26 Janeiro, 2010 12:27

    Só lhe faltou dizer que também era apoiante do corruptor Pinto da Costa

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 12:28

    É possível que PPC ainda vá a tempo de guterrar ao volante do baldio, para gáudio do PS e de todos aqueles que na europa olham para portugal como um país parasita.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 12:32

    pode não ser grande coisa, mas não cheira a catinga.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    regionalista permalink
    26 Janeiro, 2010 12:37

    # 5
    se a estupidez pagasse imposto, os que são ignorantes como tu, que a vida é só futebol, o defice portugues, era dos mais baixos do mundo.
    cambada de cegos.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 12:37

    Não tenho a certeza de que um ersatz laranja do Sócrates seja a solução. Mas cada um tem direito de apoiar o seu cabeça-de-vento bem falante…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Goncalo permalink
    26 Janeiro, 2010 12:48

    segundo a Wikipédia

    “Estreou-se na política como dirigente da Juventude Social Democrata, onde foi membro do Conselho Nacional (1980-1982)” aos 16 anos . Este menino anda nisto desde os DEZASSEIS anos de idade .

    E depois dizem que não é profissional

    Gostar

  11. CAA's avatar
    26 Janeiro, 2010 12:56

    Gonçalo,

    «E depois dizem que não é profissional»

    Fazer política há muito não é idêntico a ser profissional. A actividade profissional é outra coisa.

    Mas não vá por aí – a ainda líder do PSD fez parte do Governo nos anos 80…

    Gostar

  12. Meme's avatar
    Meme permalink
    26 Janeiro, 2010 13:19

    O homem e a sua entourage são tão pouco originais que pegam no Change de Obama… e passam a Mudar… a ver se enganam os pacóvios do Portugueses, o CAA já comprou…!

    Estou fodido… com este tipo de alternâncias resta-me duplicar as minhas apostas no euromilhões ou emigrar!!!

    Se depois de 6 ou 7 anos de Sócrates tivermos de apanhar com este neo-sócrates… são só 2 gerações para o galheiro 😦

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    I. Conceição permalink
    26 Janeiro, 2010 13:35

    #5 “Só lhe faltou dizer que também era apoiante do corruptor Pinto da Costa”

    Faltou-lhe dizer neste post. Mas tem-no manifestado abundantemente por todo o lado.
    Nem se poderá dizer que é uma no cravo outra na ferradura. São todas na ferradura.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    I. Conceição permalink
    26 Janeiro, 2010 13:37

    #12 “são tão pouco originais que pegam no Change de Obama… ”

    Obama que já tinha pegado no Change do Clinton…

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    26 Janeiro, 2010 13:43

    Se só mudam as moscas, como é que isto muda ? Huuuuuuummmm ?

    Gostar

  16. Magistrado's avatar
    26 Janeiro, 2010 13:54

    Para este post/artigo, por tão ausente da realidade, só há um termo adequado: nojo!
    Sim, que nojo ter de conviver com gente desta!

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 14:17

    ” Mudar é preciso” . as moscas? vou ali e já venho.

    Gostar

  18. essagora's avatar
    essagora permalink
    26 Janeiro, 2010 14:23

    #12

    O CAA já comprou??
    Ó hómem, o CAA anda a vender e já não são notícias frescas…

    Gostar

  19. MJRB's avatar
    26 Janeiro, 2010 14:32

    Sabe-se como colocar no terreno uma candidatura à presidência dum partido com a importância do PSD (ou do PS): congeminada por um lobby (mais os seus indispensáveis amanuenses), sob a imprescindível batuta duma agência de comunicação, com a servente comunicação social através de jornalistas, directores, editores, comentadores, bloggers, etc, etc. Sem estes, a candidadtura de PPCoelho valeria o que vale.
    Vale esta patética declaração (do eufórico, pudera !) Ângelo Correia, na noite da apresentação do livro, e que muita gente entende e quer fazer passar como “a noite” do lançamento da candidatura: “Com esta candidatura, a minha geração acabou !”

    Também não se entende a ocasional definição de Rui Ramos: “a geração da mudança”… Como se as mudanças fossem decisivas pelas idades dos protagonistas. Mas entende-se: PPC é “jovem”, com “bom ar”, vem da “jota” e do parlamento, está na moda candidatos “jovens”.

    “Espanta-me” que Mr. CAA comece este seu post destacando as entrevistas televisivas (negociadas, por óbvio), releve um discurso “emancipado de dependências partidocráticas”(estará ?) e de “ruptura com muitas das irruptibilidades que nos atrofiam há décadas” (quantas e quais ??)
    PPC se PM (fujam, antes !) não mexeria no “congelamento da despesa pública”, não ousaria “congelar” salários, nem ousaria “descer” os honorários dos políticos — PPC e a sua candidatura é a antítese de tudo isso e algo mais. PPC seria tão despesista como JSócrates porque queria “deixar obra”, porque é um dependente — “de”, porque não tem nem teria estaleca, ética e poder político-partidário, para “mexer” no “ordenamento” de mega-interesses que dependem e outros mandam, na “coisa pública”.

    PPC não vale o esforço intelectual para aqui tecer mais considerações.
    E obviamente os seus apoiantes têm igual direito de se entusiasmarem e de verem em PPC um “outro” JSócrates.
    JSócrates como PM, é o que é. PPC seria (muito) pior.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 14:54

    oh dona rmbj, deixe lá que isso passa-lhe se ele for eleito, para o mês que vem já dizes bem do moço.

    Gostar

  21. MJRB's avatar
    26 Janeiro, 2010 15:04

    20

    O seu pai é que é “dona”, e muda de opinião conforme conveniências pessoais.
    Também no seu caso, “tal pai tal filho”.

    Gostar

  22. Tiago Mouta's avatar
    26 Janeiro, 2010 15:12

    Caro CAA:

    PPC não só é mais do mesmo PS Socrático, preconizando a mudança no seu discurso, tal qual os sonetos de Camões, já lá vão 500 anos…Portanto, nada de novo!
    Com a clara agravante de ser tão à direita, mas tão à direita que chega a roçar um liberalismo imponderado e catastrófico…
    A privatização da Segurança Social e da CGD são duas medidas que PPC defende e que enterrariam o País irreversivelmente…
    Concordo com a sua política de corte salarial na classe política, mas é por demais populista como medida, sendo que se algum dia ganhar algo n governação essa medida cedo encontrará o fundo de uma gaveta…
    De resto faço minhas as palavras do caro MJRB em #19, é tudo demasiado encenado com PPC, alguém que só existe como produto dos media e nada mais…

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Espantado!!! permalink
    26 Janeiro, 2010 15:13

    EH! EH! EH!

    Na entrevista à Judite de Sousa nem se falou do País!

    Foi só tricas internas do PSD….

    Mas isso é coisa de que o CAA gosta.

    De fazer fretes ao LFM, Marquinho, coitadinho, e malta do mesmo estilo.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Espantado!!! permalink
    26 Janeiro, 2010 15:14

    #18!

    Boa!

    acertou em cheio.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Ambrósio permalink
    26 Janeiro, 2010 15:17

    Espero que o Engº Passos Coelho leve para o seu governo o Prof. Pedro Marques Lopes, què com a excepção ilustre do Prof.Doutor CAA, é o melhor analista de politica nomeadamente nacional

    Gostar

  26. monárquico's avatar
    monárquico permalink
    26 Janeiro, 2010 15:19

    PPC é mais do mesmo. Mas os tugas são assim “engana-me que eu gosto”!pedro

    Gostar

  27. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 15:39

    O Pedrito deu uma chapelada engraçada quando disse que não constituía um problema futuro para o país porque não tinha um “passado duvidoso” (desde logo tentando a todo custo desmarcar-se de quem é clone geracional e político).

    Absolutamente gratuito, porque não tem passado nenhum.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 15:50

    Passos Coelho vai ser presidente do PSD, porque as bases sabem que ele é quem melhor se preparou para o cargo. E vai ser primeiro-ministro porque os portugueses compreenderão que é necessária uma alternativa ao socialismo de miséria. Só não vê quem não quer.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Júlia R. permalink
    26 Janeiro, 2010 15:52

    Passos Coelho vai ser presidente do PSD, porque as bases sabem que ele é quem melhor se preparou para o cargo. E vai ser primeiro-ministro porque os portugueses sabem que é necessária uma alternativa ao socialismo de Sócrates. Só não vê quem não quer.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Carlos Manuel Silva permalink
    26 Janeiro, 2010 15:54

    CAA,

    Concordo em absoluto com o que diz no post. Tenho grandes esperanças na liderança de Pedro Passos Coelho. Gosto do discurso inovador com algumas rupturas sem deixar de ser realista.

    Já não compreendo esta onda de comentários desfavoráveis sempre (mas mesmo sempre) motivados num preconceito balofo e primário. Raramente se consegue perceber nas críticas a PPC algo de sólido ou substancial, pelo que , também, só raramente é possível debater a sério a sua candidatura. Aliás, esta senda rancorosa e não fundamentada só dá razão a quem apoia PPC.

    Gostar

  31. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 15:54

    28.

    O problema, caro anónimo, é que eu, pelo menos, não passo cheques em branco nem aceito “blind dates”. Ou a evidência que menciona começa a dizer qualquer coisa que ultrapasse o registo da banalidade ou vai ser o namoro sem final feliz mais longo da história da política pós-25 de Abril.

    Gostar

  32. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 15:57

    #30.

    Raramente se consegue perceber em PPC qualquer coisa de sólido ou substancial portanto não esteja à espera que as críticas superem, em conteúdo, o criticado.

    Gostar

  33. jfd's avatar
    26 Janeiro, 2010 15:59

    É incrível como este pequeno nada, de nome Pedro Passos Coelho, mexe com tanta gente. E ainda fico é triste por imaginar quantos serão da sua família política e quais as razões de tanto ódio e mal dizer.
    Realmente PPC refresca a cena política e abana com aquilo que sempre foi. Mas no entanto, para lá da retórica de campanha, conta com todos. Mas este povo de língua de fel prefere clivagens, sangue e arrastar na lama! Provavelmente azia de tanto se ponderar ou será por Bruxelas ser tão longe 😛

    Gostar

  34. monárquico's avatar
    monárquico permalink
    26 Janeiro, 2010 16:06

    O homem ainda não é primeiro ministro e já tem spins! ai vamos mesmo para a bancarrota.pedro

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Júlia R. permalink
    26 Janeiro, 2010 16:07

    31. O 28 sou eu 🙂

    Caro Romão, começa a ser ridículo ouvir pessoas a insistir na ideia de que PPC é vazio quando há um livro nos escaparates por todo o lado com as suas ideias para o país. Se não quer passar cheques em branco, compre-o com o cartão bancário, leia-o, e depois então diga o que entender.

    Gostar

  36. Outside's avatar
    Outside permalink
    26 Janeiro, 2010 16:08

    Um único comentário que Eu sei que desta água não beberei…e só se engana quem quer…

    PPC por manifesta ausência de oposição interna, de concorrência de ideias, de um programa enfim…é bem capaz de vir a ser o próximo lídes do PSD.

    PPC após esta hipotética vitória vai-se encontrar numa posição algo cómoda para fazer frente a Sócrates (com poucos telhados de vidro, sem grandes arrufos, carinha jovem laroca, bem falante) e MEUS CAROS, QUAL PESCADINHA DE RABO NA BOCA, PORTUGAL VAI ESCOLHER A DEMAGOGIA DE PPC(e verdadeira ausência de ideias para resgatar este país a este ninho de corrupção e compadrio – a única que concretizou é que quer mesmo privatizar o sistema de saúde Oh my god !!!) …COMO ANTES ESCOLHEU SÓCRATES A SANTANA E NOS TEMPOS MODERNOS FARTOS DE BARÕES E VELHAS CARCAÇAS PORTUGAL SUSPIRA POR UM MESSIAS…UM MESSIAS ÔCO (como santana e sócrates anteriormente)!

    Isto é uma mera suposição…que nenhum contentamento me trará se se confirmar!

    AI PORTUGAL PORTUGAL, DO QUE É QUE TU ESTÁS À ESPERA ?

    Gostar

  37. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 16:10

    O que é que o ofendeu para apagar a minha posta, CAA? Acessor? Secretário de Estado? Spin doctor? Holofotes?

    Ou hoje indulgencia-se na censura como quem come chocolates para aliviar o desânimo?

    Gostar

  38. pedro's avatar
    pedro permalink
    26 Janeiro, 2010 16:11

    CAA
    baixa já o teu salário para dar o exemplo
    ou salários

    Gostar

  39. Outside's avatar
    Outside permalink
    26 Janeiro, 2010 16:11

    Um livro com ideias para o paìs ??? Mas quais ideias caramba ?

    Angelo Correia dissit (por detrás do messias maquiado) : É aqui que termina a minha geração !

    Memórias de coelho…O paladino de Ângelo Correia e DL como salvador deste abismo !!!???

    Só se engana quem quer…fui !

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 16:13

    o passos por muito mau que seja será sempre melhor que o bébé guerreiro & milkoisa.

    Gostar

  41. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 16:15

    #35.

    Há também por aí um livro em vários volumes, chamado “O Capital”. Consta que tem muitíssimo boas ideias. Houve quem as aplicasse, com os resultados que se conhecem.

    Se tenho de comprar o Manual para perceber a criatura, começamos mal.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Carlos Sá Carneiro permalink
    26 Janeiro, 2010 16:23

    Ó Romão, por que não experimenta trocar as letras gordas dos pasquins por um livro?
    Vá lá, olhe que lhe vai fazer bem a experiência…

    Gostar

  43. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 16:24

    #42.

    Eu não leio o CM, não me confunda. Conquanto aos livros, faço isso assim que acabar de responder a idiotas.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Carlos Sá Carneiro permalink
    26 Janeiro, 2010 16:31

    Não se prenda por mim!
    Olhe que também gastei o meu tempo consigo…
    Por isso, estamos quites – e, sim, pode considerar um elogio!

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    26 Janeiro, 2010 16:37

    Júlia R., também cometi essa imprudência com o “génio” Paulo Coelho. Felizmente que a tortura durou pouco mais de metade do seu “11 Minutos”. Há um limite para a quantidade de clichés e frases feitas que se conseguem aguentar sem entrar em depressão…Mas o tuguinha gosta é da novidade (mesmo quando esta cheira a mofo).

    Gostar

  46. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 16:38

    #44.

    Olhe, esse concurso de quem a tem maior era giro há uns vinte anos. Respondi-lhe porque me provocou sem eu nunca lhe ter passado cartão para tal. Não faça gala em ter a última palavra, sobretudo quando se limita às graçolas que se lembra ter ouvido no liceu.

    Gostar

  47. Cenógrafo's avatar
    26 Janeiro, 2010 16:39

    O cenário do Sócrates PM, Passos Coelho presidente do PSD e Alegre PR é algo que nem nos mais obscuros filmes de humor negro se poderia imaginar.
    Pobre país, teria um lindo enterro…

    Gostar

  48. Engenheiro a sério's avatar
    26 Janeiro, 2010 16:47

    47,

    Isso não seria um filme de humor negro, mas de terror.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Carlos Sá Carneiro permalink
    26 Janeiro, 2010 16:50

    #46
    Meu Caro Romão, nem me atrevo a perguntar-lhe os resultados que obtinha nesses seus concursos de adolescência.
    V.Excia sempre teria dificuldade em passar cartão a quem quer que fosse, porque, por trás de um “Romão”, sabe-se lá quem estará…
    Quanto às graçolas, não preciso fazer apelo à minha memória liceal!! …basta-me lê-lo, meu Caro!

    Gostar

  50. Mula sem cabeça's avatar
    Mula sem cabeça permalink
    26 Janeiro, 2010 16:52

    #47

    Sim,pior que isso só mesmo Alegre a PR e Sócrates a PM.

    Eu votaria PPC porque quero ajudar o CAA a chegar a Secretário de Estado.

    É a minha Operação Coração.

    Gostar

  51. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 16:57

    #49.

    Já vi que a conversa lhe despertou um sentido esquecido: duplas boas novas, agora também já pode casar. Tire é a mão do bolso quando estiver a responder porque tanto tempo passado entre interjeições dá a sensação de que tem pouco entre as orelhas.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Carlos Sá Carneiro permalink
    26 Janeiro, 2010 17:08

    #51
    Meu caro, estou rendido aos pés de um caceteiro profissional!
    Imagino que viva na clandestinidade, pois o entusiasmo com que me transmitiu as alterações legislativas é quase contagiante!
    Quanto à “mão no bolso”, desulpe-me mas não posso, nem devo, controlar o produto da sua imaginação… Mas sinta-se livre, meu caro, se isso lhe dá algum prazer!

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Janeiro, 2010 17:27

    o fruta decorativa tem a mania que é vivo na natureza morta

    Gostar

  54. Cheirador's avatar
    26 Janeiro, 2010 17:36

    51 e 52,

    Cheira-me que anda por aí bichice à solta…

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    26 Janeiro, 2010 18:13

    Caro CAA ,

    Você acredita mesmo naquilo que escreveu no primeiro parágrafo do seu post?

    Não responda já, relei-a o que escreveu e pense um pouco.

    Agora sinceramente: acredita mesmo?

    Gostar

  56. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Janeiro, 2010 18:16

    #56.

    Não, mas precisa porque PPC é a rampa pela qual CAA poderá rebolar até ao topo.

    Gostar

  57. DSC's avatar
    DSC permalink
    26 Janeiro, 2010 18:17

    54,

    um arrufuzinho…ahahahah

    Gostar

  58. Eduardo F.'s avatar
    27 Janeiro, 2010 00:01

    Segundo CAA,

    O discurso [de PPC], que se supunha impossível, é novo, convicto, afirmativo e emancipado. Cinco adjectivos.

    O arrojo [das ideias de PPC] fica-se pelo congelamento de salários que há pelo menos um ano o insuspeito Silva Lopes, entre tantos outros, vem clamando (e que o actual governo igualmente propõe para 2010) e pela redução nos salários dos públicos que, ainda de acordo com CAA, não é uma medida populista.

    Claro que CAA argumentará que em 128 palavras não podia explanar, com a profundidade desejada, as ideias (!?) de PPC. Compreendendo a limitação, proponho-vos por isso a leitura do capítulo disponível para download do livro que PPC lançou. Julguem por vós da vacuidade documentada pelo próprio. Para além da pobreza da sintaxe, claro.

    Gostar

  59. Falam demais e depois...'s avatar
    Falam demais e depois... permalink
    27 Janeiro, 2010 04:51

    Neste é que o CAA nem aparece a dar um ar de esperto.
    Coitado…

    Gostar

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta