Traduzindo do p.c.
Por vezes, certas notícias são escritas de uma forma tão enviesada, tão inversa aos factos, tão p.c., que é necessário um tradutor. Aqui fica o meu contributo.
No Público de hoje diz-se:
«Mesmo assim,[Berlusconi] foi punido, através da abstenção, que terá sobretudo tocado os seus eleitores “desafectos”, segundo as primeiras hipóteses avançados por politólogos.»
Tradução: Mesmo assim, Berlusconi foi o grande beneficiado pela crescimento da abstenção, significando que parte do eleitorado não se reviu na alternativa nos partidos da esquerda, conseguindo a coligação do primeiro-ministro italiano consolidar posições e conquistar duas regiões às forças de esquerda, quando o pm tinha apontado o objectivo de vencer em apenas mais uma.
«Berlusconi terá falhado a sua dramatização e o comportamento eleitoral estará também a mudar.»
Tradução: Berlusconi obtêm uma vitória, apesar de todas as polémicas, sendo que a esquerda falhou ao não conseguir mobilizar o seu eleitorado. O comportamento eleitoral estará também a mudar.
«Com um discurso que já não é apenas xenófobo nem meramente anti-Sul, mas defensor do tecido produtivo, proteccionista e denunciador da globalização – como a exigência de limitar as importações da China…..»
Tradução: Com um discurso que ora se aproxima das teses mais xenófobas, ora partilhando de teses que são comuns às forças da esquerda mais extremista, com eco nos tradicionais partidos comunistas e em novas formações politicas que tem vindo a surgir em toda a Europa como o Bloco de Esquerda ou o Nouveu Parti Anticapitaliste francês, defensor do tecido produtivo ….»

A chata, e pouco sofisticada, realidade a dar cabo do “wishful thinking” do “politólogo” ( ou será publicitário?) de turno…
Ganda Sílvio!
GostarGostar
Ontem foi bem pior, Gabriel. Repara como começa:
“A maior abstenção dos últimos 15 anos e uma forte subida da Liga Norte – o partido xenófobo aliado de Silvio Berlusconi poderá, pela primeira vez, governar duas regiões. Estes são os dados mais marcantes das eleições regionais em Itália, a que o primei- ro-ministro sobreviveu, ao conseguir arrebatar pelo menos duas das onze regiões que a esquerda governava.”
O adjectivo foi logo colocado num partido – ‘xenófobo’, mas em nenhuma situação se vê um adjectivo equivalente colocado num dos partidos radicais de esquerda. Depois sugere-se a derrota de Berlusconi:
“Este não era o resultado que Il Cavaliere ambicionava no início do ano, quando regressou ao trabalho com a taxa de aprovação em alta após ter sido agredido, em Milão, por um homem com perturbações mentais.”
Depois explica-se a razão:
Segundo as últimas projecções (a contagem avançava ontem a um ritmo lento), o centro-esquerda reconquistou a presidência em sete das 13 regiões que foram a votos, incluindo os bastiões da Emília-Romana (Norte) e Toscânia (Centro). Mas perdeu a Calábria e Campânia, duas das mais importantes regiões do depauperado Sul, para o Povo da Liberdade (PdL, de Berlusconi). O veredicto final estava, por isso, dependente dos resultados na Lázio, a região da capital e que era o prémio mais ambicionado pela direita. As últimas projecções davam à candidata da direita, Renata Polverini, ligeira vantagem sobre a ex-eurodeputada Emma Bonino, apesar de o PdL ter visto uma das suas listas recusada por ter sido entregue fora de prazo (ex- clusão que nem um decreto aprovado à última pelo Governo anulou).
O imbróglio judicial que se seguiu terá sido decisivo para o desinteresse dos eleitores: a taxa de participação ficou nos 64,2 por cento (menos oito pontos do que em 2005 e inferior à registada nas europeias) e na Lázio foi ainda menor (menos 12 pontos do que nas últimas regionais), mas a esquerda não conseguiu capitalizar o descontentamento.
A culpa foi do imbróglio…
Termina-se com wishful thinking:
“Mas se o crescimento dos aliados do Norte permitiu a Berlusconi ultrapassar o último teste eleitoral antes das legislativas (previstas para 2013), poderá ser elevado o preço a pagar: Bossi já fez saber que pretende mais pastas no actual Governo (detém já três ministérios) e não esconde as suas ambições à Câmara de Milão, na posse do PdL. Exigências que poderão abalar a coligação de direita, numa altura em que Gianfranco Fini, presidente da Câmara dos Deputados, se prepara para lançar o seu próprio movimento, no que poderá ser um primeiro passo para a ruptura definitiva com Berlusconi.”
A “jornalista” que assinou esta peça chama-se Ana Fonseca Pereira…
GostarGostar
Obrigado pelas traduções. Eu não entendo esta língua dos analfabetos funcionais da comunicação social. É uma esécie de “espanhol” mas mais confuso: as palavras são ainda mais parecidas com o português e muito mais destas palavras querem dizer o oposto… Valham-nos os bilingues!
Esta gentinha nem os miseráveis 800 euros devia ganhar…
GostarGostar
«oi punido, através da abstenção, que terá sobretudo tocado os seus eleitores “desafectos”»
Os eleitores dos outros partidos abstiveram-se e isso é considerado uma punição para o Berlusconi????
ROTFL
GostarGostar
NÓS JÁ ESTAMOS HABITUADOS ÀS MANIPULAÇÕS ESQUERDÓIDES.
COMO CLASSIFICAR UM JORNALISTA
QUE CHEGA A PRETENDER QUE OS LEITORES VÃO JÁ NESSAS CANTIGAS DE EMBALAR. . . ?
(A BERLUSCONI NÃO SOU PARTICULATMENTE AFECTO, MAS, ENFIM, SEJAMOS LÚCIDOS A CRITICÁ-LO, ATÉ, PARA QUE NÃO CAIAMOS NO RIDÍCULO)
GostarGostar
Que o Berlusconi venha para cá e traga as suas meninas que cá só temos na política estafermos velhos que só se safam com a diferença…
Isto era o mais importante
Mas claro que em Itália os eleitos têm a confiança dos elitores coisa que por cá anda nas ruas da amargura…
GostarGostar
Vá lá, a esquerdalha, já tinha morto e enterrado o Berlusconi, os mocinhos de recados, dos formatadores dos orgãos de enformação, fazem o que lhe mandam, há quem lhe chame jornalistas.
GostarGostar
xenófobo o partido Liga Norte? fascista é pouco.
Blasfémias sempre teve muitos admiradores de Berlusconi e aliados!
GostarGostar
Bem visto!
GostarGostar
Então hoje não há tiro ao piscoiso?
Estou a precisar de treinar.
GostarGostar
Muito bem observado,Gabriel.
A lixarada enganosa continua,já não suportada nos compradores/leitores,mas nos esquemas montados com o poder e as suas capelas locais.
É estranho que ainda haja um residual que compre jornais neste país,pero los hay…
GostarGostar
O ataque homo à TVI não pára!
Depois de se confrontar com vários obstáculos na estratégia gay/pedo/clepto,agora avança o Pais do Amaral,gay.
Miguel Pais do Amaral confirmou ao CM estar a negociar com os espanhóis da Prisa “uma posição minoritária significativa, de 30 a 35%, na Media Capital”, dona da TVI.
GostarGostar
Estes portugueses já estão a fazer sacrifícios pelo país.E você?
O presidente da EDP auferiu em 2009 mais de 1,3 milhões de euros, relativamente a remunerações fixas e variáveis. Sobre este valor, António Mexia vai ainda receber mais 1,8 milhões de euros, referentes a um prémio plurianual, que será entregue depois da assembleia-geral da empresa marcada para 16 de Abril.
Segundo a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), António Mexia recebeu no ano passado 600 mil euros em salários fixos e 700 mil euros em remunerações variáveis, que dependem dos objectivos atingidos.
A estes valores já pagos, juntam-se ainda três prémios de 600 mil euros (num total de 1,8 milhões) que entram nas contas de 2009.
Em termos absolutos, a EDP foi a empresa portuguesa que melhor remunerou o seu presidente durante o ano passado. O valor total de 3,1 milhões de euros corresponde a 0,19 por cento dos lucros da EDP em 2009, que se fixaram em 1,024 mil milhões de euros.
Em comparação com os presidentes de outras empresas nacionais, António Mexia auferiu um valor líquido superior, mas se o cruzamento de dados for feito em termos de percentagem de lucros a remuneração é inferior. No caso da Galp, o presidente Manuel Ferreira de Oliveira recebeu no ano passado um total de 1,573 milhões de euros, correspondentes a 0,74 por cento dos lucros da empresa energética, que foram 213 milhões de euros.
O mesmo acontece quando é feita a comparação com o então presidente da REN. José Penedos auferiu um total de 621 mil euros, que representam 0,46 por cento dos lucros da empresa (134 milhões de euros).
A Portugal Telecom (PT) e o BES são outras empresas cotadas no PSI-20 da Bolsa de Lisboa que pagaram mais de um milhão de euros aos seus gestores. À frente da PT, Zeinal Bava auferiu no ano passado um total 1,505 milhões de euros, o que absorve 0,22 por cento do lucro da empresa. Já o presidente do BES, Ricardo Salgado, recebeu 1.053 milhões de euros, correspondentes a 0,20 por cento dos resultados líquidos.
GostarGostar
.
Pois. Todos escrevem mal.
Mas, vendo bem, quem é que os quer ler? E esses interessam para alguma coisa?
anti-liberal
GostarGostar
Hoje, dia 1 de Abril, DIA DAS MENTIRAS, devia ser considerado pelo Sr. Sócrates, «feriado nacional».
GostarGostar
O Papa impõe condições para vir a Fátima.
Ver aqui.
GostarGostar
.
Há muita gente parva, ou melhor, coisacorno.
O Papa faz o que quiser onde quiser e manda fazer o que quiser. Os outros obedecem e bico calado.
anti-liberal
GostarGostar
A revista alemã Der Spiegel deu ontem conta de uma investigação judicial alemã ao contrato de entrega de dois submarinos a Portugal que envolve o nome de Durão Barroso em actos ilícitos. O processo judicial em curso na Alemanha aponta para subornos e contratos de consultoria falsos em Portugal, Colômbia e Argentina
Do Publico
GostarGostar
O Berlusconi é roto dos fundilhos
GostarGostar
Adolff nomeado por Durão Barroso
Diário de Notícias há 41 minutos
…justiça alemã relacionadas com a compra dos submarinos para a Armada, assumiu o cargo no…ou pessoal” no processo de compra dos submarinos alemães, além de participar na decisão…consórcio Man Ferrostaal para fornecer os submarinos assentou no preço e nos pareceres técnicos…
216 notícias em Diário de Notícias
Notícias relacionadas
GostarGostar
http://www.spiegel.de/wirtschaft/unternehmen/0,1518,685942,00.html
Eu não sei falar alemão
GostarGostar
Im Zentrum des aktuellen Schmiergeldskandals steht jedoch die Lieferung zweier U-Boote an Portugal. Ferrostaal, das zusammen mit HDW und den Thyssen Nordseewerken geboten hatten, gewann im November 2003 den 880-Millionen-Euro-Auftrag. In den Akten der Ermittler heißt es, dass ein portugiesischer Honorarkonsul bei der Anbahnung des U-Boot Geschäfts behilflich war.
Der Nebenjob-Diplomat habe im Sommer 2002 sogar ein direktes Gespräch zwischen einem Ferrostaal Vorstand und dem damaligen portugiesischen Premierminister José Manuel Barroso vermittelt.
Insgesamt soll der Honorarkonsul für seine “zielführende Assistenz” letztlich gut 1,6 Millionen Euro kassiert haben
GostarGostar
Submarinos: Governo disponível para cooperar com as autoridades judiciais
GostarGostar
Pela terceira frase aqui escalpelizada bem se pode ver que Berlusconi ultrapassou em muito e pela esquerda o BE e o PCP.
GostarGostar
então ficamo SÓ pela prisão preventiva do GODIHO SUCATEIRO : E O RESTO DO GANG : SÓCRATES, VARA , PNEDOS e Cia. ?
LÁ, MAIS UMA VEZ, FOI EMPERRADO O JUDICIAL INFILTRADO DE RATOS ATÉ À MEDULA!!!
GostarGostar
23.Alfredo da Silva disse
1 Abril, 2010 às 7:37 am
Submarinos: Governo disponível para cooperar com as autoridades judiciais
***********************
ALFREDO DA SILVA : PERGUNTE AO *SOCIALITA * VEIGA SIMÃO OMO COMEÇOU O IMBRÓGLIO.
(PARA OS MAIS NOVOS : VEIGA SIMÃO FOI MINISTRO DE SALAZAR, RECICLADO EM MILITANTE DO P. S. )
*****
O GOVERNO NUNCA QUIS, É BEM VISÍVEL,
COOPERAR COM O PODER JUDICIAL , EXCEPTO PARA *PICAR* O CENTRO DIREITA _______ COO AFIRMA, SEM PAPAS NA LÍNGUA , O PRÓPRIO JOÃO CRAVINHO.
GostarGostar
8.Portela Menos 1 disse
31 Março, 2010 às 11:39 pm
xenófobo o partido Liga Norte? fascista é pouco.
Blasfémias sempre teve muitos admiradores de Berlusconi e aliados!
**********************
AINDA NÃO SOFRERAM EXTINÇÃO OS BRONTOSÁURIOS STALINISTAS COMO ESTE CROMO? DO P. C. P..
EU ATÉ ACHO QUE DEVE O PARTIDO PERMANECER ASSIM SEM QUERER OUVIR FALAR SEQUER DE DESTALINIZAÇÃO INTERNA . . .
(per cause).
***** SEMPRE LEAIS À MEMÓRIA DO ZÉ DOS BIGODES , CAMARADAS !
GostarGostar
E não há um post sobre o Le Pen?
GostarGostar
No seculo passado era ” trabalhadores do mundo uni-vos contra o capitalismo “…hoje é ” jornalistas do mundo uni-vos contra o capitalismo, partidos de direita, bush, berlusconi etc….
GostarGostar
o gabriel anda armado em tonto-contra-tonto, ainda tens o zorro da marmeleira à perna por causa da marca registada.
GostarGostar
Hoje não se deve falar, nem escrever mal de JSócrates !
Respeitemo-lo, é o seu dia de descanso: 1 de Abril.
GostarGostar
Os ex-descolonizadores, agora colonizadores, não gostam de ser reprovados pelo Berlusconi que tem em matéria de imigração uma política 100% do agrado dos italianos…
Aliás muitos dos gajos de que os italianos se livraram andam por aí a aproveitar o bem bom do melhor acolhimento do mundo e do mais humanista Código do Processo Penal.Pensado para os responsáveis do nosso desastre nunca serem presos…
GostarGostar
Olha, olha!
A direita está a ficar abespinhada com a qualidade jornalística …
Tsch!!!!
Querem ver que será das novíssimas notícias sobre a corrupção dos governos da sua lavra?
Vai uma lista? : BPP; BPN; Sobreiros; Sobrinhos na Suiça; Dias Loureiro; Oliveira e Costa; Submarinos? Guerra do Iraque?
Têm máquina de calcular?
Façam o favor!
Somem lá as parcelas e digam-nos quanto é que devem à malta. Aos contribuintes!
GostarGostar
Basta comparar os 10% do aumento da dívida anual desde 1999 e as maravilhosas leis da imigração e em especial de Nacionalidade para se perceber para onde foi e vai o rico dinheirinho das deduções da saude e do ensino…coisa que foi aprovada euforicamente pelos 230 deputados da nação que representa desde o minho a timor passando por todo o lado…mas só pobres!Os gajos não conseguiram convencer nenhum dono de poços de pitrol…
GostarGostar
Claro que no meio do lote veio o tal Carlos…
GostarGostar
quando os direitolos começam a disparar insulto em todas as direcções é porque a coisa se adivinha complicadex. não tarda foi o afonso que comprou os submarinos.
GostarGostar
A esquerdalhada anda para aí toda satisfeita a retaliar com os submarinos.Mas meninos tanto é ladrão o que rouba a fruta no quintal como o que fica ao portão.Há anos e anos que as contrapartidas são responsabilidade do PS e o que é que fizeram?Niente…
GostarGostar
Basta encontrar a diferença da divida externa nos governos socialistas e encontra-se o resultado.
De 43% do PIB para cerca de 90%—- dif aprox–74 mMiloes
Por aí depois é só deduzir mas desconfio que a sua máquina vai emperrar, pois são muitos milhares de milhões
Esse é que é o verdadeiro dinheiro dos contribuintes pago “sem corrupção” (e com ela também) e que o “futuro” vai ter de pagar.
Pegue lá na máquina, faça o favor.
GostarGostar
tá bém, agora o problema é das contrapartidas e o palma só investiga se lhe derem meios, pr’aí um submarino descapotável.
GostarGostar
Foi uma pena o Portas ter saído do governo.
Selá tivesse continuado já tínhamos um porta-aviões.
GostarGostar
Um olhar atento para os fascismos recauchutados de Portugal, Espanha e Itália permite verificar, sem margem para dúvidas, que Berlusconi é hoje em dia o personagem mais autêntico a conquistar a simpatia e os votos dos seus concidadãos.
GostarGostar
Licas disse
1 Abril, 2010 às 9:33 am
és um cromo com piada, um bocadinho otário, mas enfim!
GostarGostar
Liberdade? sim, mas reponsavel
GostarGostar
Os sumarinos é tabu?
GostarGostar
Começou a caça às bruxas no PSD. lolololol
“Polémica
“Pacheco Pereira é uma das pessoas que fazem pior à democracia portuguesa”
Nogueira Leite critica a duplicidade de Pacheco Pereira, como político profissional e simultaneamente comentador político pago. “No plano ético, ele tem muito a aprender comigo“. ”
In http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=417911
Vira o disco e toca o mesmo. Um saco de gatos. ehhehheh
anti-comuna
GostarGostar
A pedido do Ministério Público alemão, a polícia belga efectuou esta manhã uma busca ao gabinete de José Manuel Barroso. Idêntico pedido efectuado à polícia portuguesa não teve seguimento.
Continua a ser tabu, como foi as ferias no Yate do Pais do Amaral
GostarGostar
Quando a Alemanha cortar 10% dos fundinhos, até o Palma das piadas judiciais se põe a cavar no quintal!
Ainda nos vamos rir todos,
Aguentem os cavalos!
GostarGostar
Esse tal de Nogueira Leite não foi ums PSD que fez parte dum governo PS?
GostarGostar
Anti-Comuna 48,
Pensei o mesmo: recomeçou a caça às bruxas no PSD, com aquela declaração de ANogueira Leite.
Não creio que JPPereira lhe dê troco e, quanto a “aprender” algo eticamente com ANLeite…
GostarGostar
Isto só se resolve com uma balantada…
GostarGostar
Ngunga 51,
Exactamente: ANLeite foi secretário de estado de Guterres. Ajudou a encobrir o estado económico-financeiro do país. Ajudou o despesismo descontrolado e o incentivo ao consumo irresponsável.
Hoje, é o nº 2, ou 3, ou 4 –tanto faz–, de PPCoelho…
GostarGostar
Ir a casa duns gajos pela manhãzinha.E nem são precisos submarinos.Só catanas…
GostarGostar
Ontem também foi lindo com Obama a negar o que defendeu na campanha sobre a exploração de petróleo nas costas dos EUA. Em lado algum veio referido o volte face de Obama . E certamente nenhum colocou “Obama segue Palin”. Jornalismo sempre de esquerda defende os seus ídolos.
GostarGostar
Brilhantíssimo, Gabriel.
GostarGostar
“Ontem também foi lindo com Obama a negar o que defendeu na campanha sobre a exploração de petróleo nas costas dos EUA. Em lado algum veio referido o volte face de Obama .”
A Palin não acredita no volte-face do Obama. Acha que ele virou só para enganar os americanos. Eu também estou de acordo com ela. Afinal, parte da “abertura” a novas explorações é apenas para inglês ver. E dependente dos grupos de pressão ambientalistas. Aquilo deve ser para conseguir o voto no “cap-and-trade”.
O Obama é pior Presidente que eu conheci em toda a vida. Muito pior que o Bushedo. gllup!
anti-comuna
GostarGostar
Pais do Amaral pr´á prisa , já!
(PRIZA = CHOÇA)
Quer *comprar* o resto da TVI pr´ó José fazer as suas palestras
ALÔ PRESIDENTE:
(DAQUI ENVIO UMA MENSAGEM DE SOLIDARIEDASE PRÓ CAMARADA HUGO CHÁVEZ).
GostarGostar
Os submarinos são indispensáveis para a . . . PESCA DO ROBALO.
ESTE PAÍS NÃO É TROPICAL como dizem para aí, MAS ANTES ÁRTICO : O USO DAS LUVAS É DE RIGOR (PELO MENOS PARA OS POLÍTICOS).
GostarGostar
Realmente foi uma pena o Paulinho das feiras ter abandonado o governo.
Se mantivessemos o pequenote advogado lá não teriamos um porta-aviões mas uns tres ou quatro.
Com um acréscimo de valor claro.
GostarGostar
Estes tugas não percebem nada!
Aqui para nós, que ninguém nos lê,- e segundo factos certos vindos da Alemanha- a “notícia” dos submarinos foi colocada no “Der Spiegel” pelo lobby gay…veja-se quem a escreveu.
Como a força transversal do lobby pela UE é enorme, o objectivo era desviar as atenções dos parolos e patetas tugas dos negócios da TVI-PT-Ruizinho Soares-Vara-Sócrates.
Claro, para isso contava-se com os lobbies tugas, gay e da corrupção, que têm muita força nos media.
GostarGostar
«Em declarações à TSF, Henrique Neto revelou que procurou, várias vezes, esclarecimentos junto do Ministério da Economia sobre a questão das contrapartidas do negócio, mas nunca conseguiu qualquer resposta «séria».
Para Henrique Neto, as suspeitas de corrupção na atribuição do contrato de compra de submarinos pelo Estado a um consórcio alemão – divulgadas esta semana pela revista alemã Der Spiegel – são apenas uma parte do problema, restando ainda a questão das contrapartidas. Este foi um «problema» que o empresário tentou abordar, ao escrever cartas ao ministro da Economia da época, Manuel Pinho.
«Escrevi cartas ao anterior ministro da Economia, às quais ele nunca respondeu. Uma vez mandei-lhe uma carta, dizendo que estava muito surpreendido de ele não responder às cartas das contrapartidas, e que dele tinha recebido apenas duas cartas, uma a convidar-me para uma tourada e a outra para uma exposição de fotografia. Não se podia levar a sério um ministro que não tratava a sério uma questão desta importância», alertou.
Henrique Neto manifestou estranheza pelo facto de várias entidades, incluindo o Governo, nunca terem manifestado interesse em conseguir, da parte das empresas estrangeiras, o cumprimento das contrapartidas acordadas pelo negócio dos submarinos.
«Não é normal que os governo não tenham mexido uma palha para resolver o problema. Nunca procurou sequer clarificar a situação, quando estão em causa milhões e milhões de euros», defendeu.
Henrique Neto considera, por isso, que «o mínimo que se pode dizer» é que este «é um negócio escuro, que precisa de ser clarificado».»
GostarGostar
Ide é ver onde anda a maquinaria paga pelo Estado dos contratos feitos com o pinho e manos martins, a mim cheira-me que em angola
GostarGostar
Ide é ver onde anda a maquinaria paga pelo Estado dos contratos feitos com o pinho e manos martins, a mim cheira-me que em angola.
GostarGostar