O conselheiro do Dupond
António Nogueira Leite tem estado, nas últimas horas, muito atarefado a preparar o terreno para mais uma cambalhota do PSD de Passos Coelho – ou deverei antes tratá-lo por Dupond, já que o Dupont é o de São Bento? Pode ler aqui, aqui e aqui. Infelizmente tem misturado o que não devia misturar e mistificado o essencial: nunca o PSD, para ser fiel ao que prometeu, poderá aceitar o DEM, isto é, o “dispositivo electrónico de matrícula”, vulgarmente conhecido por “chip”.
Primeiro que tudo: não está nem se deve permitir que esteja em causa o princípio do utilizador-pagador nas SCUTs. Foi isso que o PSD sempre defendeu, foi isso que o PS sempre combateu. Isto implica TODAS as SCUTs e TODOS os utilizadores. Não é possível aceitar isenções: não seria justo para outros utilizadores; seria sempre uma oportunidade para a fraude; diminuiria a receita do sistema numa altura em que todos os cêntimos contam.
Segundo e mais importante: a ideia do “chip” é pura e simplesmente inaceitável e se o sistema tiver de ser mais ineficiente nos primeiros meses então que seja, pois em matéria de liberdades e garantias nenhum fim justifica este meio.
Aparentemente Nogueira Leite acha que não, entende que o chip até será menos intrusivo que o telemóvel. É mentira: ao contrário do telemóvel, da Via Verde ou dos cartões bancários, o chip não é opcional, e isso faz toda, mas mesmo toda a diferença. O chip deverá ser instalado por “todos os proprietários de veículos automóveis, reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas”, o que é mesma coisa que dizer que é universal, pois TODOS os veículos em causa estão autorizados a circular em auto-estradas. Se não fosse em todos os veículos não preveria a lei que fossem os representantes oficiais das marcas a instalar os chips nos carros novos.
Ora, que eu saiba, nada me obriga a ter sempre o telemóvel ligado, a ir pela Via Verde ou a utilizar dinheiro de plástico. Posso utilizar ou não utilizar conforme me apetecer, algo que nunca sucederá quando montarem, se montarem, um chip na matrícula do meu carro. A liberdade que tenho de não me importar de ser detectado ou de não querer ser detectado desaparece no momento em que instalo o chip. Quem se recusar a entender isto é porque não quer perceber nada. Ou então é porque não dá qualquer valor à liberdade individual.
A partir do momento em que o chip estiver instalado dizem que estamos protegidos porque, na portaria regulamentar, se escreve que “é proibido o cruzamento automático e permanente entre as bases de dados do DEM [chip] e os dados relativos aos proprietários, constantes do registo automóvel”. Ora se bem sei ler o que se proíbe é o “cruzamento automático e permanente”, não é o cruzamento de dados. O que significa que este pode sempre ser feito.
Ou seja, apesar de os chips serem, como escreve Nogueira Leite, “meros identificadores de matrícula sem quaisquer capacidades adicionais quanto à bidireccionalidade de emissão radio-eléctrica”, isso não os impede de registarem todos os passos que dê um veículo automóvel desde que este circule nas vias onde existem dispositivos de detecção.
Mas isto é hoje. A partir do momento em que aceite o chip, abre-se a “caixa de Pandora”, pois passará a ser muito fácil instalar mecanismos de detecção com fins diferentes dos estabelecidos na Portaria mas enquadráveis naquilo que a lei – que não foi revogada – estabelece. E esta não é mera propaganda, foi publicada em Diário de República e prevê que os chips também funcionem para identificar “o cumprimento do Código da Estrada e demais legislação rodoviária” ou “veículos para efeitos de reconhecimento de veículos acidentados, abandonados ou desaparecidos”. A tecnologia está lá, a lei também, é só ter a oportunidade…
Não percebo por isso como é possível Nogueira Leite dizer que defende que o chip não deve ser obrigatório e, depois, remeter para uma legislação que o torna obrigatório. Só se for no afã de assegurar que os deputados do PSD não criam um sarilho ao sr. Dupond, perdão a Passos Coelho, alguém que neste momento já deve estar com os ouvidos cheios dos recados do sr. Dupont, perdão, de José Sócrates…
Quanto às referências a Orwell, continuo a preferir a sua desconfiança libertária à confiança “em rebanho” dos nossos tecnocratas.
PS. ANL voltou à carga, infelizmente preferindo insultar em vez de argumentar. Diz que eu escrevo que o chip permite geo-referenciação, o que não escrevi em parte alguma; sugere que se pode circular pelas SCUTs com chip sem ser referenciado quando não se percebe como se pode circular nessa vias sem passar pelos pórticos; não é capaz de distinguir a diferença entre desligar o telemóvel e não poder desligar o chip; não reparou que eu coloquei um link para a Portaria, o que ele não fez nem faz (porquê?); trata qualquer crítica como resultado de um qualquer ódio cego, esquecendo que nem todos funcionam no mesmo registo maniqueísta que parece ser o seu. Enfim…

.
BUDGET 2010 LIVE: Bloody George wields the axe – Public spending and welfare slashed… and VAT rises to 20%
.
· VAT to rise 2.5% to 20% from January 2011
.
· Deficit reduced 77% by spending cuts, 23% by tax rises
.
· Departments face cuts of 25% over the next five years
.
· Two-year pay freeze for public sector workers earning over £21,000
.
· Child benefit frozen for three years and tax credits cut
.
· Disability benefit claimants face new medical checks
.
· Corporation tax cut from 28% to 24% over four years
.
· Capital Gains Tax hiked to 28% for top-rate taxpayers
.
· Bank levy from 2011, raising £2bn a year
.
· Income tax threshold raised £1,000 to £7,495
.
· Pension link to earnings restored or 2.5% rise from next April
.
· Civil list frozen at £7.9m as Queen also feels the pinch
.
http://www.dailymail.co.uk/news/budget/article-1288579/BUDGET-2010-Osborne-wields-axe-pledges-pay-past-plan-future.html#ixzz0riivQUq1
GostarGostar
JMF, aqui os nossos trilhos indubitavelmente se cruzam.
Excelente post.
GostarGostar
.
IVA’s na Europa:
.
Country Year Introduced Initial Rate Current Rate
.
DENMARK 1967 10% 25%
.
Germany 1968 10% 19%
.
SPAIN 1986 12% 18%
.
France 1954 18% 20%
.
Ireland 1972 16% 21%
.
Italy 1973 12% 20%
.
LUXEMBURG 1970 8% 15%
.
Netherlands 1969 12% 19%
.
SWEDEN 1969 11% 25%
.
UK 1973 10% 18% (agora 20%)
GostarGostar
Muito bem!
Só posso agradecer-lhe o post.
GostarGostar
António Nogeira Leite é um caso tipo do arrogante sequioso por poder e protagonismo. Aparecer a todo o custo é o seu lema. Um dos caminhos que trilha habitualmente é o do insulto. Além disso, digamos que não prima propriamente pela genialidade. Já percebeu que o que é preciso é aparecer. Ele e Passos Coelho. Então apresentam uma proposta ou divulgam uma “posição” todos os dias. A proposta normalmente é velha e relha ou é má. A posição é “ululante” para aparecerem. Depois deixam-nas cair no dia seguinte sem qualquer vergonha.
Como o tempo está para pessoas como eles, vermes sem vergonha nem memória, surfam na crista da onda. Um sucesso, portanto.
GostarGostar
Nada de novo por parte de Dupond e Dupont. O verso e o anverso de uma mesma moeda. De uma má moeda.
GostarGostar
Nogueira Leite mostra-se… compromete-se… É bom os portugueses saberem com o que podem contar. Com Nogueira Leite e o Dupont, o PSD não é uma alternativa: é mais do mesmo. Então, se é igual, para quê mudar? – Isto é o que pensa a maioria dos portugueses, garantidamente.
Esta partidocracia não serve o interesse da nação. A única alternativa pacífica de mudança é a da passagem para um sistema de democracia semi-directa, como a Suíça. Numa democracia desse tipo os cidadãos já tinham travado esta legislação e obrigado o governo a referendar o assunto.
Para saber mais descarregue e leia o 1º livro (só está disponível em inglês) da lista que está neste blogue: http://democratadirecto.wordpress.com/
GostarGostar
.
· Deficit reduced 77% by spending cuts, 23% by tax rises
.
Redução do deficit, 77% por corte nas despesas publicas sem beliscar muito Direitos Civilizacionais (un iversalidade da Saude, Educação, Idade de Reforma, Valor das Pensões e solidariedade no Desemprego involuntário),
.
e apenas 23% na subida de impostos,
.
ora são medidas dum governo proto-comunista ou esquerdista,
,
não, dum Governo Conservador (Direita pura) que …
.
vejam bem …. estaria ‘à esquerda’ do PS, do PSD e do CDS segundo o modelo ‘EsquerdDireitaOpDoisEsquerdDireitaOpDois” português.
.
Afinal o dito espectro partidário Português, da Democracia Portuguesa, está aonda ? É o quê ?
.
Discute-se o quê ? A Comunicação Social Portuguesa veicula o quê ? Esse Senhor falado acima quere o quê ? Percebe o quê ? Faz o quê porquê ?
.
Grande atraso de vida como no tempo dos totalitarismos de antes do 25 de Abril. Evolui-se o quê ?
.
GostarGostar
Sobre os “Dupond et Dupont”, já há muito que foi posto aqui:
http://umjardimnodeserto.nireblog.com/post/2010/03/27/pedro-passos-coelho-foi-eleito-presidente-do-psd
GostarGostar
.
O meu voto tem sido a abstenção,
.
mas não tenho duvida nenhuma, Socrates tem a ‘chave do barraco’;
miam, estrebucham, chamam-lhe nomes mas não lhe tocam.
O homem tem a bomba atomica. Não é o outro…..
.
Alguma duvida ?
.
GostarGostar
PIOR QUE A DUPLA SÓCRATES-SANTOS SÓ MESMO A DUPLA PASSOS-NOGUEIRA.ENQUANTO PASSOS E NOGUEIRA NÃO FOREM CORRIDOS NUNCA MAIS VOTO NO PSD.
GostarGostar
O NOUGAT MUDOU DE RAMO.AGORA É VENDEDOR DE FISH AND CHIPS.O ÂNGELO DEU-LHE EMPREGO NO SEU FRANCHISING.
GostarGostar
“Quanto às referências a Orwell, continuo a preferir a sua desconfiança libertária à confiança “em rebanho” dos nossos tecnocratas.”
Dá-me alguma esperança ainda haver pessoas que pensam assim.
GostarGostar
…
jmf1957 em 23 Junho, 2010
Ora aqui está um trecho bem escrito a retirar quaisquer dúvidas às “belas” intenções dos ladrões que nos desgovernam.
Nuno
GostarGostar
11.TINTIN disse
24 Junho, 2010 às 2:47 am
«…NUNCA MAIS VOTO NO PSD.»
Eu só não lhe pergunto “mas então por que é que vota» porque você também não quer que o desgoverno se mantanha nos comuno-socialistas. Não é verdade?
Nuno
GostarGostar
…
11.TINTIN disse
24 Junho, 2010 às 2:47 am
Ou então você é um submarino chuchalista infiltrado a espalhar a confusão…
Há gajos para tudo…
Nuno
GostarGostar
Na mouche!
GostarGostar
que o desgoverno se mantanha …
Porra !!!!!!!!!!
A escrever assim, esta merda de país vai longe…
Deves ter andado lá na Independente… ( também tu Brutus ? )
GostarGostar
“A partir do momento em que o chip tiver instalado” ou seria estiver?
henrique pereira dos santos
GostarGostar
Esqueça. O que Nogueira Leite defende é aquilo que o Vasco de Mello o manda dizer:
– sim às portagens em todo o lado (A Brisa beneficia)
– Não ás novas auto-estradas (A Nrisa beneficia)
– Sim ao TGV até Madrid (A Brisa ganhou o Poceiraõ – Caia)
É assim, a opinião de um economista” independente”.
GostarGostar
Esta história das Scuts, anda muito mal contada nos media, e tambem nalguns blogs.
O que está aqui em causa é por um lado repor a justiça do utilizador/pagador em TODAS as autoestradas, e por outro a derrota de uma das principais bandeiras/erros criminosos que o Partido Socialista nos andou a impingir durante anos com o aplauso da generalidade dos beneficiarios deste regabofe, porque os portugueses quando lhe dão borlas não querem saber se mais terde terão que as pagar com lingua de palmo. E penso que isso o PSD já conseguiu, mesmo que lhe custe alguma popularidade. Não pode é embarcar nessa historia da carochinha que Sócrates anda a ensaiar de isentar os residentes e os comerciantes; não faz sentido nenhum.
Tambem está em causa a instalação dos chips nas viaturas, que tanto quanto me informou alguem que sabe do assunto, não é mais do que um meio de pagamento como a via verde, e não vai bulir com as liberdades de ninguem; mas se há duvidas sobre este assunto, e parece que há e muitas, isto deve ser muito bem explicado aos portugueses, e se se chegar à conclusão que alguns principios fundamentais são postos em causa, é de por de parte essa solução e arranjar outra.
Penso que numa discussão destas, que representa talvez a maior derrota das desastrosas politicas do PS desde 1995, porque vem por em causa uma estrategia para o país totalmente errada e enganosa, não deviam caber os ataques pessoais como já aqui vi, mas sim o debate e a denuncia destas situações que comprometem o nosso futuro colectivo.
E aqueles que dizem que estão contra o PS, mas passam os dias a atacar o PSD, fariam talvez melhor, se aproveitassem este assunto das Scuts para alertar os portugueses que dentro de poucos anos vai acontecer o mesmo com o TGV, e outras megalomanias socialistas em materia de obras publicas: vai-nos sair dos bolsos.
O PS anda a passar a mensagem, e com algum exito contando com a cumplicidade dos amigos que tem nos media, que a introdução das portagens nas Scuts se deve à crise; como sabemos isso é falso, porque já desde 2006 que o governo sabe que tinha que tomar estas medidas. Mais uma mentirola.
GostarGostar
#19.
Ó santos, bai-te catar. Antão num bês que foi um ingano, pá!
O gajo pensou: “assim que tiver o chipe entalado” e, ós pois pensou, “assim que o chipe estiver enlatado” e prontos, confundiu-se, trocou os vês pelos bês e é o que se bê.
É isso que tens a dizer sobre os chipes?
GostarGostar
Passos Coelho nao serve…
entao agora que o desemprego da regiao norte atinge niveis alarmante e os niveis de pobreza da regiao aumentam dia para dia e nao ´e que o Bloco central da Xuxaria PS-PSD decide cobrar mais IMPOSTOS aquela gente que ja tem a corda mais que apertada na garganta, no actual contexto economico!!! Burros…
Vendam a VIVO, diminuam os Salarios dos Funcionarios Publicos, Vendam Ouro, para pagar as concessionarias…mas no contexto actual, cobrar mais “Impostos” aos Nortenhos, acho bem que se revoltem…
Norte pagou com os seus Impostos o Alqueva, o Norte com os seus Impostos financia a funçao publica Lisboeta…
O ESTADO quando deviam portajar as estradas nao o fez, agora em que o Bom Senso diz que se tem que encontrar formas alternativas para pagar aquela estradas, ou renegociar com as concessionarias, enquanto aquela Regiao vive sob nuvens economico-sociais bastante negras!!
GostarGostar
«Aparentemente Nogueira Leite acha que não, entende que o chip até será menos intrusivo que o telemóvel.»
Uma nota: comparar o uso do telemóvel com o chip é como comparar uma praia com um pilar por ambos conterem areia. Tem sido uma linha de argumentação repetidamente usada pelos pró-chip apesar de uma falha notória: o telemóvel não está registado em nenhum organismo governamental. Isto faz toda a diferença.
Se o PSD recuar na revogação do DEM estará a concretizar a quebra de uma promessa mesmo antes de ser governo. Parece-me que isto será um bom pronuncio do que se passará se passar a governar.
GostarGostar
“ao contrário do telemóvel, da Via Verde ou dos cartões bancários, o chip não é opcional, e isso faz toda, mas mesmo toda a diferença.”
Não é assim. As auto-estradas portajadas (incluindo as SCUTs e portanto o chip) são tão opcionais como qualquer outro dos serviços que refere.
1 – Quem não quer usar telemóvel -fica incontactável e para ligar a alguém tem que procurar uma cabine telefónica;
2 – Quem não quer usar Via Verde – vai para a fila na portagem “atendida” (mas continua registado por vídeo vigilância);
3 – Quem não quer usar cartão bancário -só pode gastar o que tem no bolso e quando acabar o pocket money, vai para a fila na agência do banco;
4 – Quem não quer usar “chip” – não passa na SCUT nem em outras vias portajadas e segue por um caminho mais longo.
O anonimato é sempre mais desconfortável porque é incompatível com a tecnologia moderna. Mas continua disponível.
A única diferença entre as SCUTs e os outros 3 serviços é que, como arrancaram grátis, não precisaram à partida de identificar os clientes. Como seria o caso se os operadores oferecessem telemóveis a portugueses não identificados e depois enviassem a factura das chamadas à DGT; ou se os bancos emitissem cartões para clientes não identificados usarem uma conta da DGT nas suas compras diárias incluindo associação ao identificador da Via Verde.
GostarGostar
“Estado come as empresas
Com recursos cada vez mais limitados, os bancos estão a optar por emprestar mais dinheiro ao Estado, em detrimento das empresas, mostram os dados do Banco de Portugal. Em Março e Abril o crédito concedido às Administrações Públicas subiu 138% e 170%, respectivamente.(…)”
com o desemprego a aumentar, ha que sufocar as Pequenas e Medias Empresas…o Bloco Central Xuxo-Passista, Os Coveiros de Portugal!!!
Belmiro ou alguem da mesma Estirpe a Primeiro-Ministro de Portugal num governo de Salvaçao Nacional, ou entao que a Regiao Norte se vire para a Galiza, de uma vez por todas e se borrife para a decadente Lisboa…
http://www.youtube.com/watch?v=AisEYSNuNK0
GostarGostar
#25,
A questão é que nem o telemóvel, a Via Verde ou os cartões bancários estão registados numa agência governamental.
Além disso, se não estou satisfeito com o meu operador móvel ou com o meu banco, mudo. Quanto à Via Verde, que não uso por não precisar, o pagamento em dinheiro não permite automação do tratamento de dados (e é este o detalhe que faz toda a diferença). E nenhum destes serviços tem ligação directa à DGT ou às finanças.
A questão aqui não é quem não quiser, não usa as SCUT. O DEM estará em todos os veículos, passe-se ou não nas SCUT. Quem acha que isto são argumentos menores, fará bem em ver este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=9isKnDiJNPk
GostarGostar
Ó Jorge, e que tal um movimento para acabar com as matrículas nos carros, que identificam o proprietário?
O DEM é uma matrícula, que tem a possibilidade (opcional) de ser utilizada para as portagens, libertando o pára-brisas do chip da via verde, ou mesmo dos vários chips se andar pelas auto-estradas de diferentes países.
Eu até compreendo que não se dê bem com estas comodidades que os meios electrónicos proporcionam, com medo de ser localizado quando assalta uma agência bancária, ou vai visitar a amante ao Algarve.
GostarGostar
15,16,O TINTIN NÃO GOSTA DE GANGSTERS,NÃO TEM VOCAÇÃO PARA SUBMARINO,NÃO É UM AVENÇADO DE UM GRANDE GRUPO ECONÓMICO E NUNCA FOI MEMBRO DE UM GOVERNO SOCIALISTA.TEM VOTADO NO PSD PORQUE ERA APESAR TUDO GENTE MAIS LIMPA DO QUE OS GANGSTERS SOCIALISTAS QUE SE TÊM SUCEDIDO DESDE AS ORIGENS DESSA SEITA.HOJE O PSD ESTÁ NAS MÃOS DE GENTE TÃO SUJA COMO OS SOCIALISTAS.LIMPEM-NOS RÁPIDAMENTE COM UMA ESFREGONA.ENQUANTO TAL NÃO ACONTECER MERDA POR MERDA PREFIRO NÃO VOTAR.OU VOTAR NO CAPITÃO HADDOCK.
GostarGostar
O coiso não sabe o que é a PRIVACIDADE, não passa de um controleiro sem coluna vertebral. Qualquer dia vai querer por um chip em pessoas, pois também é caso a pessoa se esquecer quem é. Ele deve ter um de certo pois é da família dos cães.
GostarGostar
Nunca um socialista terá a nobreza suficiente para apreciar a verdadeira liberdade .Daí inventar os mais ridiculos argumentos para desculpabilizar os controlos , as bases de dados e os utilizadores dessas informações , que normalmente controlam o estado e normalmente são do pior que há na sociedade pois aí sentem-se inimputaveis , sentem-se deuses a quem tudo é permitido até dizer a intenção de não cumprir a constituição mesmo tendo jurado o contrario ao serem indigitados para a função governamental.Uma verdadeira mafia de interesses particulares onde o interesse geral segue endividando-se 20% ao ano até o estoiro final.
GostarGostar
É exactamente o que eu penso. O chip ao contrário da Via Verde é OBRIGATÓRIO e isso faz toda a diferença
GostarGostar
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=431779
GostarGostar
O EX- SECRETÁRIO DE ESTADO DO EX-SECRETÁRIO DO MARXISTA-LENINISTA-STALINISTA CUNHAL ATACA DE NOVO GUTERRANDO COMO PODE.A CRIATURA BEBE DEMASIADO MOLHO À ESPANHOLA E DE TANTO DAR PASSOS DE FLAMENCO ACABOU POR FICAR CHIPADO.
GostarGostar
Meu caro Piscoiso, se precisa de ir para a baixaria para defender o seu ponto de vista é porque não tem argumentos.
Em todo o caso, porque não vê ou não quer ver, sublinho isto: a existência de matrícula automóvel por si só não possibilita o tratamento automatizado de dados; o DEM possibilita. Usando uma analogia, todas as empresas sempre tiveram ficheiros de clientes. Antes da informática, eram gavetas de fichas de cartão e enviar cartas de Natal a todos implicava considerável esforço. Com a informática fazer isto e muito mais passou a ser possível. Por exemplo, nunca passaria pela cabeça de alguém fazer CRM usando um arquivo de fichas de cartão.
O que está em causa é a implementação de uma tecnologia que permita a automatização do tratamento de dados e o que daí deriva (cruzamento de dados, por exemplo).
Mas porque estou eu a dar-me a este trabalho quando não se quer ver?
GostarGostar
Esse ANL é um talibãzito!
GostarGostar