Da estratégia e tal III
Quais têm sido os resultados da estratégia da aldeia gaulesa de acordo com a qual o Estado deve proteger as empresas portuguesas do investimento estrangeiro?
Menos investimento estrangeiro, descapitalização relativa das empresas portuguesas, descapitalização dos empresários portugueses (Berardos e Finos), venda de empresas portuguesas a empresas espanholas (Somague, Totta) e brasileiras (Cimpor), paralização da Caixa Geral de Depósitos (empenhada em salvar os Finos e os Berardos e a comprar a Compal) e entrada nas empresas do regime de gente pouco recomendável (Sonangol, Isabel dos Santos).
Porque é que uma estratégia tão perdedora tem tantos adeptos? Duas hipóteses, ou porque é uma estratégia que serve interesses particulares, ou porque quem a defende não sabe o que anda a fazer. Talvez a resposta correcta seja um misto destas duas hipóteses … Uns não sabem o que andam a fazer e outros sabem bem demais o que andam a fazer.
Mas longe de mim defender que uma estratégia deva ser avaliada pelos resultados. Desde que as pessoas se sintam bem, pobretes mas alegretes, tudo bem.
porque é uma estratégia que serve interesses particulares, ou porque quem a defende não sabe o que anda a fazer. Talvez a resposta correcta seja um misto destas duas hipóteses … Uns não sabem o que andam a fazer e outros sabem bem demais o que andam a fazer.
Explique-se, voltamos ao mesmo, teorias…
Defende interesses particulares, quais?
Em favor da verdade, contra a demagogia barata..
VIVA PORTUGAL
GostarGostar
O JM (um trauliteiro do “mercado livre”) esteve (por acaso bem) inspirado neste post… http://psicanalises.blogspot.com/
GostarGostar
Quando leio estas coisas e concordo com elas, hesito em proclamar-me social-democrata. Mas o neo-liberalismo conduzirá a melhor porto que este beco onde nos andam a meter?
GostarGostar
Quando aqui defendi o capitalismo tipo liberal do tempo de Marcelo Caetano, acompanhado de medidas de carácter social, sustentadas em riqueza possível, parece-me que o modelo seria o ideal. Mas que sei eu?
GostarGostar
Apesar de tudo há que dizer que um dos únicos lugares do mundo onde há alguma transparência nos negócios é a América. Na Europa quando não há “Golden Shares” há lobbys obscuros que manipulam a partir do interior sem que ninguém do exterior se aperceba. Por isso a Europa cresce o que cresce…
GostarGostar
E sem dúvida que isto é verdade: “Uns não sabem o que andam a fazer e outros sabem bem demais o que andam a fazer.”
GostarGostar
o pexoal anda aqui a tratar de coisas xérias e o CAA anda para ali a pôr postas do ronaldo…
GostarGostar
O José paraste no tempo, mas és directo, dizes ao que vens (Marcelo Caetano!!!).
Outro tanto não direi do JM ou direi?
“…uma estratégia que serve interesses particulares…” mas sem os referir?
Defender os interesses do país é vender a PT aos espanhois, desconfio
O que são as empresas referidas quando comparadas com a PT em termos de interesse estratégico para o país?
GostarGostar
“onde há alguma transparência nos negócios é a América.
Cada vez menos. Esperemos por Novembro e o que se passará depois. A não ser que a derrota dos democratas seja por números avassaladores nada mudará para melhor.
“Defender os interesses do país é vender a PT aos espanhois, desconfio”
A PT não tem nenhum interesse estratégico, não fabrica armas de que estejamos dependentes. É irrelevante que seja dos Espanhóis, Chineses ou Marcianos. O que há mais são empresas de telecomunicação. Se os sócios da da PT querem vender a sua parte que vendam.
Quanto menos o Estado intervir na economia menos esta intervém no Estado.
Esperemos a chegada de membro do PS à administração da Telefónica ou uma sinecura qualquer em Espanha… aí as questões “estratégicas” desaparecerão por magia.
GostarGostar
#8:
Há quem tenha parado há mais tempo, nos anos trinta do socialismo dos amanhãs a cantar. E diga que são os outros que são reaccionários…
GostarGostar
“Quanto menos o Estado intervir na economia menos esta intervém no Estado.”
Fazias melhor se te abstivesses de dar opinião enquanto não aprendesses a escrever.
É que a opinião de um analfabeto é a opinião de um analfabeto.
GostarGostar
O governo tem um programa de privatizações para este ano, prevista no OE/2010 com uma receita de 6 mil milhões de euros; recusou 7,15 mil milhões por 30% duma participação da PT no Brasil.
Eu já andava desconfiado que não há ninguem neste governo que saiba fazer contas; depois deste episodio, e da entrevista demencial que o 1º ministro deu ontem ao El País, que deve ter convencido de vez os espanhois que estamos a ser governados por um mentecapto, tenho muitas duvidas que alguem de fora, a não ser russos ou chineses pouco recomendaveis, queiram investir em Portugal.
Pobre país que não tem absolutamente ninguem que ponha termo a esta morte lenta, que acabe de vez com estas sucessivas trapalhadas que este governo todos os dias nos impinge.
GostarGostar
.
Se se vai mexer nos VENCIMENTOS DA FUNÇÃO PUBLICA
é preciso mexer também no das Empresas Publicas e Participadas
e ter BOM SENSO e EQUILIBRIO e não o bota-abaixo em cima do joelho do costume:
.
-El recorte salarial llegará hasta el 15% para los presidentes del Congreso y el Senado, en consonancia con el decreto ley de medidas extraordinarias para reducir el gasto público
http://www.elpais.com/articulo/espana/diputados/senadores/bajan/sueldo/alcaldes/elpepuesp/20100525elpepunac_22/Tes
.
de que resultou a TABELA FINAL DOS ESCALÕES DE VENCIMENTOS DA FUNÇÃO PUBLICA
onde os mais baixos nem foram mexidos:
-EL GOBIERNO APRUEBA EL RECORTE DEL GASTO
El ajuste del gasto recortará medio punto el crecimiento en 2011
La bajada del sueldo de los funcionarios oscilará entre el 0,56% y el 7%
El Ejecutivo elude concretar cómo se hará la subida fiscal a los ricos
http://www.elmundo.es/mundodinero/2010/05/20/economia/1274383521.html#grafico
.
GostarGostar
«Porque é que uma estratégia tão perdedora tem tantos adeptos?»
É para mim um mistério, a resposta a esta pergunta.
Mas, a ouvir ontem Marcelo Rebelo de Sousa a reclamar o “direito do Estado” a ser consultado sobre os grandes negócios, volto a constatar que, em Portugal, o “capitalismo católico” é um aliado objectivo do jacobinismo sendo ambos ferozes inimigos de um estado liberal que renega o paternalismo sobre os seus cidaddãos evitando “defendê-los” deles próprios.
GostarGostar
.
#14, limpido como àguas puras do jordões. Nem mais. Mas quem paga para telenovelas de chacha também paga para o resto. Marcelo está ultrapassado. Já frez o seu tempo mas ainda não percebeu. Parece o bip bip no tecnico, já o sputnok estava no espaço e ele ainda afirmava catedraticamente que era impossivel …. Dois gozos.
.
.
GostarGostar
.
Marcelo tão disparado no verbo, comente este substantivo duma miudita de 20 e poucos anos como aquelas de encher o olho lá pelos seus auditórios onde fale bem ou mal é vitalicio:
.
-French civil servant lifts lid on five-hours-a-week culture
A French civil servant who lifted the lid on the wastefulness of the country’s state sector in a book describing a “five-hours-a-week” culture where people competed to take the longest coffee breaks has been suspended.
.
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/france/7866140/French-civil-servant-lifts-lid-on-five-hours-a-week-culture.html
.
É uma provocação directa: aposta que vai dizer que esssa jovem, por ser ainda livre de vicios-corrupções-asrucias&manhas, é UMA MENTIROSA.
.
Ora conte-nos lá na televisão que o faz ouvir.
.
GostarGostar
.
À atenção da TVI, um debate Marceloide/Marcelo era um top nacional para resolver este País, ambos ganhavam, um duma maneira no Tempo outro doutra maneira no tempo. Para descobrirem o Marceloide até um jovem do Secundário sabe como furar pela NET até chegar a ele, quanto mais os outros. Mas a TVI não quere embuida naquela que só há ‘anjos ou diabos’. Mas há muito mais que isso.
.
Marcelo apoia ou ´passa’ na jogatana ?
.
GostarGostar
“…recusou 7,15 mil milhões por 30% duma participação da PT no Brasil.”
E 30% num mercado gigante em franca expansão é pouco? Se é, para que os querem os espanhois?
GostarGostar
“…ferozes inimigos de um estado liberal que renega o paternalismo sobre os seus cidaddãos evitando “defendê-los” deles próprios.”
Para além de ficar a saber que um estado liberal defende os cidadãos (os ricos) deles próprios (os pobres e a classe média)!!!Desconfio.
Explica lá:
Quais são os benefícios de um estado liberal?
Quem beneficia desses benefícios(passe a redundância)?
GostarGostar
.
Mas afinal quem garante, ou que segurança tem o Estado ou quem asseguraria, que esses ditos 7.15 mil milhões ficariam dentro de Portugal, para investir em Portugal etc e tal.
.
É, os Cidadãos e Empresas vendem a quem quiserem e fazem do dinheiro o que quiserem. Está certo. Só já não está tão certo quando compram a preços reduzidos porque há ‘golden share’ ou mais altos a preços de mercado normal ‘sem golden share’.
.
Porém, as questões são outras,
.
1) a existência dum monopolio de telecomunicações que provoca o preço que quere internamente para aumentar os lucros como quizer para ser uma ‘joia virtual’ do empreendedorismo de sucesso a favor de tetas mamudas de ‘gestores de sucesso’ à custa de mmais uns centimos/euros a multiplicar por milhões de consumidores. Tal qual a gestão de ‘merceeiros analfabetos’ que não estudaram tanto para quê. Ploiticamente mais correcto dizem que é a nova economia da ‘boyada&daGirlada’
.
2) o Capitalismo é um avião de asas assimétricas, tem sempre asa para voar para outros lados. E concerteza que a PT nunca mais será igual hoje. Outras soluções vão surgir. Nada dificeis. Só que eventualmente com mais gente na gamela. Já estão aí uma série deles na bicha (ou fila se preferirem). Aprumadinhos e inocentes … Mas não vai ser por aí. Vai ser mas doutra maneira. Adivinhem, aguardem.
.
Pois, é facil.
.
GostarGostar
Então o que é preciso fazer para tratar de Portugal por forma a dar felicidade ao seu Povo?
tácito
GostarGostar
.
“Então o que é preciso fazer para tratar de Portugal por forma a dar felicidade ao seu Povo?”
.
Talvez …… libertá-lo das cangas fiscais e burocráticas que proibem a libertação das energias criadoras que tem, sempre teve, vidé Descobrimentos.
.
A matrizes geneticas portuguesas nada têm a ver com os modelos que a ‘elite criativa e a inteligenzia nacional’ se limita ao cómodo copianço dos calhamaços lá de fóra que ‘adaptam’ :)). Não funcionam cá. Os resultados, trapalhadas constantes e os prejuizos decorrentes estão aí à vista de toda a gente há bastante tempo.
.
GostarGostar
resultado:
o interesse do Estado, do grande nº que somos todos nós, não é o interesse dos accionistas, sobretudo do BES e Ongoing… que complotam para desviar o interesse de todos, o do Estado, para a Oi… ainda não sabiam? ao que parece, ninguém lhes encomendou o sermão!…
entretanto, desde sexta-feira passada que constato que o valor em bolsa das acções da PT não para de subir:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=433345
esperemos pelo dia 8, para ver como se vão esgrimir o governo e a Comichão Europeia, o BES e a Ongoing, já se sabe o que querem… Cassandras, os vossos prognósticos só depois das partidas jogadas, o que está em jogo, já se percebeu… e que resterá à PT, se se vir obrigada a largar mão da Vivo, se os accionistas levarem tudo, o que é mais do que provável, tão desesperados estão em recuperar as suas partes do bolo?
GostarGostar
o que os intrigantes da finança fiseram, ainda aqui não chegou… isso não é honesto, escamotear tais factos:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=433273
GostarGostar
#3 – “…hesito em proclamar-me social-democrata…”
… quanto muito social-fascista, ganda êxito dos anos 40-70. este gajo parece a rádio nostalgia.
GostarGostar
.
Isto já vai de ‘bombas atómicas’ e por aí fora. Esse tal de dia 8 interessa o quê ? Só interessaria no tal federalismo que MS não explicou como ou o quê. Mas tem razão aqui isso não interessa nada. Os moguls anti-federalistas nem são os anglo-saxonicos, é só ‘deixar pousar’ e eles no aperto deitam a cabeça de fora.
.
Isto significa que por cá temos de nos ‘orientar’ no meio dos ‘grandes orientanços’ dos outros. Há por aí uma rapaziada que anda a ver muitos filmes …. Maçaricos no mundo que já ‘viram o mundo (viram não é de virar é de ver) porque leram muito …. Isto com quasi 70 e aos 17 e 18 já andava nas grandes lides dos ‘senhores do mundo dos leidens aos nomeklaturas passando pelos que rezam’, pois tá bem…..
.
Atenção isto não é um passaporte politico para o Poder como o ‘outra que levou 2 chapadas na tromba ou que se pirou da guerra porque quem tem cu tem medo ou dos outros que sabiam tudo de Portugal mas caiu como um baralho de cartas’. Não quero passaportes nem Poder, tks.
.
Vamos andando, mesmo os cegos caminham.
.
GostarGostar
Quem reconhece a cara deixada – em fotografia – pelo “camarada” CAA na “bosta” seguinte?
Já não há vergonha?
tácito
GostarGostar
è uma estrategia que dura vai para 36 anos e só serve para empobrecer o contribuinte portugues e enriquecer uma data de malandros!
GostarGostar
“Mas afinal quem garante, ou que segurança tem o Estado ou quem asseguraria, que esses ditos 7.15 mil milhões ficariam dentro de Portugal, para investir em Portugal etc e tal.”
O dinheiro não é seu, ou dos políticos. É da empresa e essa faz o que os accionistas decidirem.
GostarGostar
.
“O dinheiro não é seu, ou dos políticos. É da empresa e essa faz o que os accionistas decidirem.”
.
Por acaso algum é, e não tão pouco como isso. Por isso em #20 também escrevi:
.
“É, os Cidadãos e Empresas vendem a quem quiserem e fazem do dinheiro o que quiserem. Está certo. Só já não está tão certo quando compram a preços reduzidos porque há ‘golden share’ ou mais altos a preços de mercado normal ‘sem golden share’.”
.
No caso concreto, acho melhor negocio um entrelaçamento entre a PT-VIVO e outras Empresas e capiatis brasileiros, quiçá mesmo doutras como por exemplo Angola, Moçambique, Cabo Verde etc.
.
Mas a minha abordagem do negócio é diferente. É uma janela de oportunidade da macro-Economia e do Conhecimento do espaço de lingua portuguesa (CPLP) se globalizarem com a ponta de lança das Telecomunicações. Estamos a falar dum mercado com mais de 100 milhões de consumidores só de Lingua Portuguesa. Também sei que não é esta a perspectiva de muitos defensores do uso da golden share.
.
Como em tudo há muito mais soluções além dos radicalismos simplistas ou fundamentalistas ‘Sim ou Não’ ou ‘Positivo ou Negativo’ ou “dos a Favor’ ou Contra’. É o tal avião de asas assimétricas ….
.
GostarGostar