Saltar para o conteúdo

Da estratégia e tal III

5 Julho, 2010

Quais têm sido os resultados da estratégia da aldeia gaulesa de acordo com a qual o Estado deve proteger as empresas portuguesas do investimento estrangeiro?

Menos investimento estrangeiro, descapitalização relativa das empresas portuguesas, descapitalização dos empresários portugueses (Berardos e Finos), venda de empresas portuguesas a empresas espanholas (Somague, Totta) e brasileiras (Cimpor), paralização da Caixa Geral de Depósitos (empenhada em salvar os Finos e os Berardos e a comprar a Compal) e entrada nas empresas do regime de gente pouco recomendável (Sonangol, Isabel dos Santos).

Porque é que uma estratégia tão perdedora tem tantos adeptos? Duas hipóteses, ou porque é uma estratégia que serve interesses particulares, ou porque quem a defende não sabe o que anda a fazer. Talvez a resposta correcta seja um misto destas duas hipóteses … Uns não sabem o que andam a fazer e outros sabem bem demais o que andam a fazer.

Mas longe de mim defender que uma estratégia deva ser avaliada pelos resultados. Desde que as pessoas se sintam bem, pobretes mas alegretes, tudo bem.

30 comentários leave one →
  1. jmlm permalink
    5 Julho, 2010 12:31

    porque é uma estratégia que serve interesses particulares, ou porque quem a defende não sabe o que anda a fazer. Talvez a resposta correcta seja um misto destas duas hipóteses … Uns não sabem o que andam a fazer e outros sabem bem demais o que andam a fazer.
    Explique-se, voltamos ao mesmo, teorias…
    Defende interesses particulares, quais?
    Em favor da verdade, contra a demagogia barata..
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  2. Porreiro pá permalink
    5 Julho, 2010 12:38

    O JM (um trauliteiro do “mercado livre”) esteve (por acaso bem) inspirado neste post… http://psicanalises.blogspot.com/

    Gostar

  3. José permalink
    5 Julho, 2010 12:39

    Quando leio estas coisas e concordo com elas, hesito em proclamar-me social-democrata. Mas o neo-liberalismo conduzirá a melhor porto que este beco onde nos andam a meter?

    Gostar

  4. José permalink
    5 Julho, 2010 12:41

    Quando aqui defendi o capitalismo tipo liberal do tempo de Marcelo Caetano, acompanhado de medidas de carácter social, sustentadas em riqueza possível, parece-me que o modelo seria o ideal. Mas que sei eu?

    Gostar

  5. Porreiro pá permalink
    5 Julho, 2010 12:42

    Apesar de tudo há que dizer que um dos únicos lugares do mundo onde há alguma transparência nos negócios é a América. Na Europa quando não há “Golden Shares” há lobbys obscuros que manipulam a partir do interior sem que ninguém do exterior se aperceba. Por isso a Europa cresce o que cresce…

    Gostar

  6. Porreiro pá permalink
    5 Julho, 2010 12:44

    E sem dúvida que isto é verdade: “Uns não sabem o que andam a fazer e outros sabem bem demais o que andam a fazer.”

    Gostar

  7. Porreiro pá permalink
    5 Julho, 2010 12:46

    o pexoal anda aqui a tratar de coisas xérias e o CAA anda para ali a pôr postas do ronaldo…

    Gostar

  8. DesconfiandoSempre permalink
    5 Julho, 2010 13:26

    O José paraste no tempo, mas és directo, dizes ao que vens (Marcelo Caetano!!!).
    Outro tanto não direi do JM ou direi?
    “…uma estratégia que serve interesses particulares…” mas sem os referir?
    Defender os interesses do país é vender a PT aos espanhois, desconfio
    O que são as empresas referidas quando comparadas com a PT em termos de interesse estratégico para o país?

    Gostar

  9. lucklucky permalink
    5 Julho, 2010 13:39

    “onde há alguma transparência nos negócios é a América.

    Cada vez menos. Esperemos por Novembro e o que se passará depois. A não ser que a derrota dos democratas seja por números avassaladores nada mudará para melhor.

    “Defender os interesses do país é vender a PT aos espanhois, desconfio”

    A PT não tem nenhum interesse estratégico, não fabrica armas de que estejamos dependentes. É irrelevante que seja dos Espanhóis, Chineses ou Marcianos. O que há mais são empresas de telecomunicação. Se os sócios da da PT querem vender a sua parte que vendam.

    Quanto menos o Estado intervir na economia menos esta intervém no Estado.

    Esperemos a chegada de membro do PS à administração da Telefónica ou uma sinecura qualquer em Espanha… aí as questões “estratégicas” desaparecerão por magia.

    Gostar

  10. José permalink
    5 Julho, 2010 13:42

    #8:

    Há quem tenha parado há mais tempo, nos anos trinta do socialismo dos amanhãs a cantar. E diga que são os outros que são reaccionários…

    Gostar

  11. Juca permalink
    5 Julho, 2010 14:06

    “Quanto menos o Estado intervir na economia menos esta intervém no Estado.”

    Fazias melhor se te abstivesses de dar opinião enquanto não aprendesses a escrever.
    É que a opinião de um analfabeto é a opinião de um analfabeto.

    Gostar

  12. Anónimo permalink
    5 Julho, 2010 14:30

    O governo tem um programa de privatizações para este ano, prevista no OE/2010 com uma receita de 6 mil milhões de euros; recusou 7,15 mil milhões por 30% duma participação da PT no Brasil.
    Eu já andava desconfiado que não há ninguem neste governo que saiba fazer contas; depois deste episodio, e da entrevista demencial que o 1º ministro deu ontem ao El País, que deve ter convencido de vez os espanhois que estamos a ser governados por um mentecapto, tenho muitas duvidas que alguem de fora, a não ser russos ou chineses pouco recomendaveis, queiram investir em Portugal.
    Pobre país que não tem absolutamente ninguem que ponha termo a esta morte lenta, que acabe de vez com estas sucessivas trapalhadas que este governo todos os dias nos impinge.

    Gostar

  13. Amonino permalink
    5 Julho, 2010 14:33

    .
    Se se vai mexer nos VENCIMENTOS DA FUNÇÃO PUBLICA
    é preciso mexer também no das Empresas Publicas e Participadas
    e ter BOM SENSO e EQUILIBRIO e não o bota-abaixo em cima do joelho do costume:
    .
    -El recorte salarial llegará hasta el 15% para los presidentes del Congreso y el Senado, en consonancia con el decreto ley de medidas extraordinarias para reducir el gasto público
    http://www.elpais.com/articulo/espana/diputados/senadores/bajan/sueldo/alcaldes/elpepuesp/20100525elpepunac_22/Tes
    .
    de que resultou a TABELA FINAL DOS ESCALÕES DE VENCIMENTOS DA FUNÇÃO PUBLICA
    onde os mais baixos nem foram mexidos:

    -EL GOBIERNO APRUEBA EL RECORTE DEL GASTO
    El ajuste del gasto recortará medio punto el crecimiento en 2011
    La bajada del sueldo de los funcionarios oscilará entre el 0,56% y el 7%
    El Ejecutivo elude concretar cómo se hará la subida fiscal a los ricos

    http://www.elmundo.es/mundodinero/2010/05/20/economia/1274383521.html#grafico
    .

    Gostar

  14. 5 Julho, 2010 15:09

    «Porque é que uma estratégia tão perdedora tem tantos adeptos?»

    É para mim um mistério, a resposta a esta pergunta.

    Mas, a ouvir ontem Marcelo Rebelo de Sousa a reclamar o “direito do Estado” a ser consultado sobre os grandes negócios, volto a constatar que, em Portugal, o “capitalismo católico” é um aliado objectivo do jacobinismo sendo ambos ferozes inimigos de um estado liberal que renega o paternalismo sobre os seus cidaddãos evitando “defendê-los” deles próprios.

    Gostar

  15. Anonimo permalink
    5 Julho, 2010 15:50

    .
    #14, limpido como àguas puras do jordões. Nem mais. Mas quem paga para telenovelas de chacha também paga para o resto. Marcelo está ultrapassado. Já frez o seu tempo mas ainda não percebeu. Parece o bip bip no tecnico, já o sputnok estava no espaço e ele ainda afirmava catedraticamente que era impossivel …. Dois gozos.
    .

    .

    Gostar

  16. Marceloide permalink
    5 Julho, 2010 16:04

    .
    Marcelo tão disparado no verbo, comente este substantivo duma miudita de 20 e poucos anos como aquelas de encher o olho lá pelos seus auditórios onde fale bem ou mal é vitalicio:
    .
    -French civil servant lifts lid on five-hours-a-week culture
    A French civil servant who lifted the lid on the wastefulness of the country’s state sector in a book describing a “five-hours-a-week” culture where people competed to take the longest coffee breaks has been suspended.
    .
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/france/7866140/French-civil-servant-lifts-lid-on-five-hours-a-week-culture.html
    .
    É uma provocação directa: aposta que vai dizer que esssa jovem, por ser ainda livre de vicios-corrupções-asrucias&manhas, é UMA MENTIROSA.
    .
    Ora conte-nos lá na televisão que o faz ouvir.
    .

    Gostar

  17. Anonimo permalink
    5 Julho, 2010 16:25

    .
    À atenção da TVI, um debate Marceloide/Marcelo era um top nacional para resolver este País, ambos ganhavam, um duma maneira no Tempo outro doutra maneira no tempo. Para descobrirem o Marceloide até um jovem do Secundário sabe como furar pela NET até chegar a ele, quanto mais os outros. Mas a TVI não quere embuida naquela que só há ‘anjos ou diabos’. Mas há muito mais que isso.
    .
    Marcelo apoia ou ´passa’ na jogatana ?
    .

    Gostar

  18. DesconfiandoSempre permalink
    5 Julho, 2010 16:45

    “…recusou 7,15 mil milhões por 30% duma participação da PT no Brasil.”
    E 30% num mercado gigante em franca expansão é pouco? Se é, para que os querem os espanhois?

    Gostar

  19. DesconfiandoSempre permalink
    5 Julho, 2010 16:53

    “…ferozes inimigos de um estado liberal que renega o paternalismo sobre os seus cidaddãos evitando “defendê-los” deles próprios.”

    Para além de ficar a saber que um estado liberal defende os cidadãos (os ricos) deles próprios (os pobres e a classe média)!!!Desconfio.

    Explica lá:
    Quais são os benefícios de um estado liberal?
    Quem beneficia desses benefícios(passe a redundância)?

    Gostar

  20. Anonimo permalink
    5 Julho, 2010 17:01

    .
    Mas afinal quem garante, ou que segurança tem o Estado ou quem asseguraria, que esses ditos 7.15 mil milhões ficariam dentro de Portugal, para investir em Portugal etc e tal.
    .
    É, os Cidadãos e Empresas vendem a quem quiserem e fazem do dinheiro o que quiserem. Está certo. Só já não está tão certo quando compram a preços reduzidos porque há ‘golden share’ ou mais altos a preços de mercado normal ‘sem golden share’.
    .
    Porém, as questões são outras,
    .
    1) a existência dum monopolio de telecomunicações que provoca o preço que quere internamente para aumentar os lucros como quizer para ser uma ‘joia virtual’ do empreendedorismo de sucesso a favor de tetas mamudas de ‘gestores de sucesso’ à custa de mmais uns centimos/euros a multiplicar por milhões de consumidores. Tal qual a gestão de ‘merceeiros analfabetos’ que não estudaram tanto para quê. Ploiticamente mais correcto dizem que é a nova economia da ‘boyada&daGirlada’
    .
    2) o Capitalismo é um avião de asas assimétricas, tem sempre asa para voar para outros lados. E concerteza que a PT nunca mais será igual hoje. Outras soluções vão surgir. Nada dificeis. Só que eventualmente com mais gente na gamela. Já estão aí uma série deles na bicha (ou fila se preferirem). Aprumadinhos e inocentes … Mas não vai ser por aí. Vai ser mas doutra maneira. Adivinhem, aguardem.
    .
    Pois, é facil.
    .

    Gostar

  21. tácito permalink
    5 Julho, 2010 18:09

    Então o que é preciso fazer para tratar de Portugal por forma a dar felicidade ao seu Povo?

    tácito

    Gostar

  22. Anonimo permalink
    5 Julho, 2010 19:48

    .
    “Então o que é preciso fazer para tratar de Portugal por forma a dar felicidade ao seu Povo?”
    .
    Talvez …… libertá-lo das cangas fiscais e burocráticas que proibem a libertação das energias criadoras que tem, sempre teve, vidé Descobrimentos.
    .
    A matrizes geneticas portuguesas nada têm a ver com os modelos que a ‘elite criativa e a inteligenzia nacional’ se limita ao cómodo copianço dos calhamaços lá de fóra que ‘adaptam’ :)). Não funcionam cá. Os resultados, trapalhadas constantes e os prejuizos decorrentes estão aí à vista de toda a gente há bastante tempo.
    .

    Gostar

  23. 5 Julho, 2010 20:15

    resultado:

    o interesse do Estado, do grande nº que somos todos nós, não é o interesse dos accionistas, sobretudo do BES e Ongoing… que complotam para desviar o interesse de todos, o do Estado, para a Oi… ainda não sabiam? ao que parece, ninguém lhes encomendou o sermão!…

    entretanto, desde sexta-feira passada que constato que o valor em bolsa das acções da PT não para de subir:

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=433345

    esperemos pelo dia 8, para ver como se vão esgrimir o governo e a Comichão Europeia, o BES e a Ongoing, já se sabe o que querem… Cassandras, os vossos prognósticos só depois das partidas jogadas, o que está em jogo, já se percebeu… e que resterá à PT, se se vir obrigada a largar mão da Vivo, se os accionistas levarem tudo, o que é mais do que provável, tão desesperados estão em recuperar as suas partes do bolo?

    Gostar

  24. 5 Julho, 2010 20:23

    o que os intrigantes da finança fiseram, ainda aqui não chegou… isso não é honesto, escamotear tais factos:

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=433273

    Gostar

  25. antimónio permalink
    5 Julho, 2010 21:28

    #3 – “…hesito em proclamar-me social-democrata…”

    … quanto muito social-fascista, ganda êxito dos anos 40-70. este gajo parece a rádio nostalgia.

    Gostar

  26. Anonimo sem anonimato permalink
    6 Julho, 2010 00:32

    .
    Isto já vai de ‘bombas atómicas’ e por aí fora. Esse tal de dia 8 interessa o quê ? Só interessaria no tal federalismo que MS não explicou como ou o quê. Mas tem razão aqui isso não interessa nada. Os moguls anti-federalistas nem são os anglo-saxonicos, é só ‘deixar pousar’ e eles no aperto deitam a cabeça de fora.
    .
    Isto significa que por cá temos de nos ‘orientar’ no meio dos ‘grandes orientanços’ dos outros. Há por aí uma rapaziada que anda a ver muitos filmes …. Maçaricos no mundo que já ‘viram o mundo (viram não é de virar é de ver) porque leram muito …. Isto com quasi 70 e aos 17 e 18 já andava nas grandes lides dos ‘senhores do mundo dos leidens aos nomeklaturas passando pelos que rezam’, pois tá bem…..
    .
    Atenção isto não é um passaporte politico para o Poder como o ‘outra que levou 2 chapadas na tromba ou que se pirou da guerra porque quem tem cu tem medo ou dos outros que sabiam tudo de Portugal mas caiu como um baralho de cartas’. Não quero passaportes nem Poder, tks.
    .
    Vamos andando, mesmo os cegos caminham.
    .

    Gostar

  27. tácito permalink
    6 Julho, 2010 02:05

    Quem reconhece a cara deixada – em fotografia – pelo “camarada” CAA na “bosta” seguinte?
    Já não há vergonha?

    tácito

    Gostar

  28. Tribunus permalink
    6 Julho, 2010 16:18

    è uma estrategia que dura vai para 36 anos e só serve para empobrecer o contribuinte portugues e enriquecer uma data de malandros!

    Gostar

  29. lucklucky permalink
    6 Julho, 2010 21:58

    “Mas afinal quem garante, ou que segurança tem o Estado ou quem asseguraria, que esses ditos 7.15 mil milhões ficariam dentro de Portugal, para investir em Portugal etc e tal.”

    O dinheiro não é seu, ou dos políticos. É da empresa e essa faz o que os accionistas decidirem.

    Gostar

  30. Anonimo permalink
    7 Julho, 2010 00:49

    .
    “O dinheiro não é seu, ou dos políticos. É da empresa e essa faz o que os accionistas decidirem.”
    .
    Por acaso algum é, e não tão pouco como isso. Por isso em #20 também escrevi:
    .
    “É, os Cidadãos e Empresas vendem a quem quiserem e fazem do dinheiro o que quiserem. Está certo. Só já não está tão certo quando compram a preços reduzidos porque há ‘golden share’ ou mais altos a preços de mercado normal ‘sem golden share’.”
    .
    No caso concreto, acho melhor negocio um entrelaçamento entre a PT-VIVO e outras Empresas e capiatis brasileiros, quiçá mesmo doutras como por exemplo Angola, Moçambique, Cabo Verde etc.
    .
    Mas a minha abordagem do negócio é diferente. É uma janela de oportunidade da macro-Economia e do Conhecimento do espaço de lingua portuguesa (CPLP) se globalizarem com a ponta de lança das Telecomunicações. Estamos a falar dum mercado com mais de 100 milhões de consumidores só de Lingua Portuguesa. Também sei que não é esta a perspectiva de muitos defensores do uso da golden share.
    .
    Como em tudo há muito mais soluções além dos radicalismos simplistas ou fundamentalistas ‘Sim ou Não’ ou ‘Positivo ou Negativo’ ou “dos a Favor’ ou Contra’. É o tal avião de asas assimétricas ….
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: