Saltar para o conteúdo

Já chega, não?

9 Setembro, 2010

Para 2010, Teixeira dos Santos anunciou o aumento de impostos e a redução da despesa.

De acordo com os seus próprios dados, a despesa pública em 2010 aumentou (até Julho) 4%!! É o inverso do anunciado. Mas apresenta-se o crescimento sucessivo da despesa pública como estando«controlado» (quando nem devia existir…)

Agora, Teixeira dos Santos diz que em 2011 é que vai ser a sério: «“É uma redução muito significativa que exige, efectivamente, um esforço considerável de redução da despesa pública, mas também irá exigir – dada uma redução desta magnitude – uma melhoria das nossas receitas públicas para atingir o objectivo».

Portanto, a  solução é a mesma: aumento de impostos e redução da despesa. Há 5 anos que conhecemos a formula e respectivo resultado: aumento da carga fiscal, crescimento da dívida pública e da despesa pública.

O PSD negociou mal e cometeu o erro político de se solidarizar com a actual política económica, dando-lhe suporte. Agora, cada vez que fala em «responsabilidade» e «estabilidade» está a apertar o baraço à volta do pescoço que deixou que lhe colocassem. Alguns, um ano perdido depois, começam a perceber o que devia ter sido feito desde o início. Face ao resultado, parece mais do que evidente que aqueles que dizem que «quem iniciar a crise política será penalizado pelo eleitorado» estão totalmente errados. A continuação da actual situação é que penaliza todos e cada um, pelo que quem desatar o nó, só poderá sair beneficiado se assumir corajosamente que pretende fazer diferente e melhor. O que não se afigura particularmente difícil….

2 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    9 Setembro, 2010 23:16

    .
    Algo parece que vai mal no ‘reino da Dinamarca’
    .
    “Se quiséssemos, o Governo já tinha caído” segundo afirmado na 1ª pagina do Expresso. De La Palisse: não quere porque se quisesse já tinha feito cair o Governo. Mas depois reclama-se ao PR para demitir o Governo ? Esta é de palmatória, ninguém percebeu. A acompanhar a bica no café gozavam ‘olha este, ainda fala mal do Socrates, que é aldrabão’ ….. Pois é. E vai haver surpresa da grossa nas várias eleições que se aproximam.
    .
    Entretanto tudo sugere que o Orçamento que vai ser aprovado já está concluido ……
    .
    Sem cartão de Partido nem sonho de ‘boy’ ou ‘carreirista’ opto neste caso necessáriamente por Anónimo.
    .

    Gostar

  2. lucklucky permalink
    10 Setembro, 2010 08:25

    Um Presidente, um PSD cúmplices do desastre.

    Gostar

Indigne-se aqui.