Saltar para o conteúdo

o que aconteceu a portugal e aos portugueses

9 Março, 2011
by

 «O instrumento de colectivização preferido actualmente é o Estado Assistencial. Os colectivistas não abandonaram a sua meta final – subordinar o indivíduo ao Estado – mas a sua estratégia mudou. Aprenderam que o socialismo pode ser atingido através do Assistencialismo tão bem quanto através da Nacionalização. Compreendem que a propriedade privada pode ser confiscada tão eficazmente pela tributação quanto por expropriação. Compreendem que o indivíduo pode ser colocado à mercê do Estado não apenas tornando o Estado seu empregador – mas privando-o dos meios de prover as suas necessidades desde o berço até ao túmulo. Além disso, descobriram – e aqui está o ponto crítico – que o Assistencialismo é muito mais compatível com os processos políticos de uma sociedade democrática. A Nacionalização encontra oposição popular, mas os colectivistas sentem-se seguros de que o Estado Assistencial pode ser construído pelo simples expediente de comprar votos com promessas de hospitalização “gratuíta”, proventos de aposentadoria “gratuítos” e por aí em diante. (…)

 

 

Não nos agrada essa mudança de estratégia. O Socialismo através do Assistencialismo cria um perigo muito maior para a liberdade do que o Socialismo através da Nacionalização, precisamente porque é mais difícil de combater. Os males da Nacionalização são evidentes por si próprios e imediatos. Os do Assistencialismo são velados e tendem a ser adiados. As pessoas são capazes de compreender as consequências da entrega da propriedade da indústria siderúrgica, digamos, ao Estado; e é possível contar que se oponham a tal proposta. Mas aumente o governo a contribuição para o programa de “Assistência Pública” e nós, no máximo, resmungaremos contra as despesas governamentais excessivas. O efeito do Assistencialismo sobre a liberdade será sentido mais tarde – após os seus beneficiários se terem tornado as suas vítimas, após a dependência em relação ao governo se ter tornado servidão e ser tarde de mais para abrir as portas da prisão. (…)

 

Consideremos as consequências para quem recebe assistencialismo.  Em primeiro lugar, ele hipoteca-se ao governo (federal). Em troca dos benefícios – pelos quais, na maioria dos casos, ele paga – concede ao governo o máximo de poder político – o poder de conferir-lhe ou negar-lhe as coisas necessárias à vida, como o geverno achar necessário. Ainda mais importante, porém, é o efeito sobre ele – a eliminação de todo o sentimento de responsabilidade pelo seu próprio bem-estar e pelo da sua família e dos seus vizinhos. É possível que um homem não compreenda imediatamente, ou nunca compreenda, o dano assim causado ao seu carácter. De facto, este é um dos grandes males do Assistencialismo – transformar o indivíduo de um ser espiritual digno, industrioso, auto-confiante, numa criatura animal dependente sem o saber.»

 

Barry Goldwater, The Conscience of a Conservative, 1963.

29 comentários leave one →
  1. 9 Março, 2011 14:20

    Essa do ASSISTENCIALISMO é deveras engraçada.
    Um gajo compra qualquer coisa e quer logo saber do assistencialismo à coisa.
    Assim, um gajo vota e quer saber que assistencialismo lhe dão.

    Gostar

  2. 9 Março, 2011 14:23

    se fossemos espertos , nacionalizávamos de livre vontade. as coisas hoje dividem-se me públicas e semipúblicas , estas últimas sofrem as consequências da intromissão do estado no seu funcionamento , perda de produtividade e de recursos , montes vão à falência , e não gozam dos privilégios das públicas , da asinha protectora do estado sobre os boys. aconselhava que dessem as chaves do semipúblico ao estado de forma a podermos gozar da irresponsabilização e podermos gerir mal à vontade sem consequências.

    Gostar

  3. Jose Vieira permalink
    9 Março, 2011 14:56

    Concordo com a associação desta teoria à realidade portuguesa anterior a esta crise. Contudo, agora assistimos ao desmontar do assistencialismo. Vejam-se os dados da redução dos benificiários de RSI, a redução da percentagem dos que estando desempregados, recebem o subsídio de desemprego, aos cortes do abono de família, etc.
    Estes cidadãos, anteriores dependentes do Estado, encontram-se agora com uma cesta sem peixe, mas também sem cana que a ajude a encher de forma autónoma. O que fazer? A curto-prazo sugeria que se juntassem à manif de 12/Mar, pois têm algumas razões para o fazerem, embora alguns devam, em consciência, penitar-se pela sua imprudência pessoal ao se deixarem enlear na armadilha assistencial.

    Gostar

  4. 9 Março, 2011 15:24

    Uma análise certeira e acutilante.
    Excelente texto.

    Gostar

  5. fms permalink
    9 Março, 2011 16:19

    Cavaco apela a que nos voltemos para a floresta. Estou mesmo a ver as hordas de recém-licenciados em Hermenêutica a fazerem isso.

    Gostar

  6. Pi-Erre permalink
    9 Março, 2011 16:25

    Em suma:
    No regime socialista, os cidadãos estão divididos em duas classes: os pagantes e os gastantes.
    Os pagantes são os que trabalham, produzem riqueza e são coagidos a pagar impostos.
    Os gastantes apoderam-se do dinheiro alheio, como qualquer ladrão, e utilizam-no a seu bel-prazer: criam empresas (para si próprios e para os amigos) e compram votos para se perpetuarem no poder.
    É isto o socialismo.

    Gostar

  7. JP Ribeiro permalink
    9 Março, 2011 16:36

    Cavaco parece que acordou hoje….
    Vale mais tarde do que nunca.

    Gostar

  8. fms permalink
    9 Março, 2011 16:44

    Se quiser voltar-me para a floresta, terei que preencher quatro formulários onde lo Estado recenseia a quantidade de folhas mortas que apanho?

    Gostar

  9. Arlindo da Costa permalink
    9 Março, 2011 16:46

    Não vejo moita onde saia Coelho….

    Gostar

  10. Portela Menos 1 permalink
    9 Março, 2011 16:56

    Cavaco Silva acaba de discursar para os 25% do povo que o elegeu.

    Gostar

  11. Carlos Dias permalink
    9 Março, 2011 17:15

    Aposto que o Ricardo Salgado assina por baixo.

    Gostar

  12. António Parente permalink
    9 Março, 2011 17:17

    Por acaso, concordo com muitas coisas que escreveu neste post. O problema é que não há alternativas ao estado assistencial. Nenhum partido de direita se atreve a tocar-lhe.

    Gostar

  13. 9 Março, 2011 17:20

    Óptimo discurso de Cavaco Silva !

    Gostar

  14. Fincapé permalink
    9 Março, 2011 17:28

    O texto é de 1963? Barry Golwater? Que me seja desculpada a opinião, mas é do mais balofo que há. Nem na mesa do café me atreveria a dizer tantas banalidades seguidas sem me dar um ataque de riso. Entre outros tantos aspectos, o texto ajuda a perceber porque foi esmagado nas eleições de 1964. As sociedades mais avançadas em termos civilizacionais criam naturalmente sistemas de protecção para os cidadãos de forma a não os abandonar à sua sorte, seja na doença, seja na velhice. Ou na educação, enquanto jovens. Isso sim, ao contrário dos animais irracionais que, se não tiverem o “assistencialismo” dos seus ‘donos’, dependem totalmente da arbitrariedade da mãe natureza e da crueldade dos outros predadores.

    Gostar

  15. Portela Menos 1 permalink
    9 Março, 2011 17:38

    CSilva faz grande apelo ao consenso e, simultaneamente, retira do armário “a bomba atómica” !

    Gostar

  16. fms permalink
    9 Março, 2011 17:47

    A minha primeira experiência com os Censos, resumida numa frase da recenseadora: “olhe que eles vão saber, o senhor não preenche, ou não se identifica, ou não recebe isto e eles vão saber”.

    Gostar

  17. 9 Março, 2011 18:12

    Caro rui a.,
    .
    Permita-me a sugestão de leitura, de algo (não completamente) a latere deste belo texto da grande figura anti-estatista, que foi Barry Goldwater, da peça intitulada “It’s Libya’s War Not Ours” de Patrick J. Buchanan.

    Gostar

  18. Samuel permalink
    9 Março, 2011 18:14

    «É possível que um homem não compreenda imediatamente, ou nunca compreenda, o dano assim causado ao seu carácter.»

    Ainda bem que há quem não vá nessa conversa! Basta olhar para a cara e ouvir aqueles grunhos do “Tea Party” a acenar com a ira de Deus, apreciar a profundidade humana de Sara Palin e admirar a complexidade intelectual daqueles “red neck” sempre de espingarda a tiracolo e a cuspir asneiras… para perceber o “dano” que o assistencialismo provocaria ao seu carácter. :-)))

    Gostar

  19. Beirão permalink
    9 Março, 2011 18:49

    Infelizmente as partidocracias transportam no bojo, entre outras flagrantes injustiças, o parasitismo duma vasta camada da sociedade que vive ‘dependurada’ do Estado, nada lhe dando em troca. Os governos de esquerda são exímios neste tipo de ‘manobras’ – um estratagema que garante votos em troca de benesses fáceis, à custa dos impostos de quem trabalha no duro. Cavaco Silva, esta tarde, na sua tomada de posse na AR, pôs o dedo na ferida nesta e noutras matérias, em que o governo de Sócrates está a lançar o país para uma situação social, económica e financeira insustentável. O país está em insolvência. Temos a maior dívida externa dos últimos 150 anos. Portugal só consegue financiar-se nos mercados internacionais a taxas de juros esquizofrénicos. E por aí fora.

    Gostar

  20. lucklucky permalink
    9 Março, 2011 19:04

    Obrigado pelo seu grunho Samuel, o típico estatista que apoiante da corrupção de Estado.
    .
    O dinheiro que o Estado tirou ás pessoas para distribuir corrompe.
    É aliás um dos objectivos corromper. Comprar uma clientela.
    Tiram a A para dar a B -seja em espécie, seja em empregos. Desse modo os B’s votam neles. Corrupção pura e simples.
    Depois haverá cada vez menos A’s e cada vez mais B’s.
    .
    A razão porque a maioria da Esquerda já não quer as nacionalizações é porque é uma esquerda comodista.
    Ou seja a Esquerda prefere ter os capitalistas e o povo a trabalhar para ela via impostos do que ser ela a responsabilizar-se pela produção.
    Desse modo não é responsável por nada em que se note o falhanço ao fim de 4 ou 5 anos .
    A medida do falhanço só se verificará ao fim umas décadas quando a iniciativa desaparecer.

    Gostar

  21. Beirão permalink
    9 Março, 2011 19:11

    Este Samuel, das 18:14, na vida apenas admite o ‘filme’ a preto e branco: uma direita estúpida e má e, naturalmente, uma esquerda é inteligente e boa. Pobre criatura, coitada.

    Gostar

  22. 9 Março, 2011 22:30

    AuH2O rules…Mai nada!

    Gostar

  23. PMP permalink
    9 Março, 2011 23:20

    A Suécia e a Dinamarca são países pobres e com grandes desigualdades devido ao regime social-democrata que aí vigora desde os anos 30.
    .
    Portugal deve recusar um caminho de desenvolvimento económico e social como o da Dinamarca e da Suécia e optar por um regime capitalista “laissez-faire” que tão bons resultados trouxe no inicio do seculo XX e que não resultou na Grande Depressão dos anos 30.
    .
    Vivam o Bear Sterns, Lheaman Brothers, AIG, RBS, Fortis, etc. , os exemplos dos mercados eficientes racionais e quase perfeitos.

    Gostar

  24. 9 Março, 2011 23:36

    acho piada como falam da suécia , por exemplo , como se aquilo fosse uma realidade estática. por lá , para aquilo não ir à vida , também andam a cortar com mão dura nos subsidios , sobretudo a emigrantes. por outro lado , os governantes andam a pé e de metro , alugam T0 quando vivem longe do parlamento e demitem-se por vergonha quando é caso disso , corrupção pequenina , parece. ora , porque é que não imitam antes estes comportamentos? o défice diminuia logo e podiamos continuar com o papá dá o pão , dá o pau.

    Gostar

  25. 9 Março, 2011 23:39

    É impressionante a falta de informação da esmagadora maioria da população portuguesa, nomeadamente:
    – o caso da Suécia (ver o seguinte vídeo: http://videos.sapo.pt/ZFsmmC9G4163sJ0Hh7Wb). Trata-se de um país que construiu, durante um século, uma enorme prosperidade, baseada numa sociedade civil forte e numa economia altamente liberal. Em menos de 20 anos, um SPD mais hard viria a desbaratar esse capital quase por completo;
    – a Grande Depressão (ler http://www.cato.org/pub_display.php?pub_id=3357 ou http://www.cato.org/pubs/tbb/tbb-0508-25.pdf).

    Gostar

  26. rui a. permalink*
    10 Março, 2011 00:06

    Obrigado pelos links, caro Rui Miranda. De facto, já não há pachorra para a história da «Suécia-social-democrata-e-intervencionista-desde-os-anos-30».

    Gostar

  27. PMP permalink
    10 Março, 2011 00:16

    Já não há pachorra para a tentativa de esquecer que a Suécia e a Dinamarca têm regimes sociais-democratas desde o inicio dos anos 30 até ao momento, e que são países ricos.
    .
    Vejam lá quantos anos os partidos sociais-democratas governaram nesses países desde essa altura.
    Vejam lá a qual é a estrutura da despesa pública nesses dois pobres países.
    Vejam lá como é que lá é a saude, educação e s.social.
    .
    E já agora digam lá qual o país que se desenvolveu com essas teorias dos mercados eficientes, perfeitos e eficientes ?
    .
    E já agora, já entenderam como funciona a economia num sistema monetário onde existem bancos e moeda-estado (fiat-money) ?

    Gostar

  28. 12 Março, 2011 23:59

    “Pi-Erre
    Posted 9 Março, 2011 at 16:25 | Permalink
    Em suma:
    No regime socialista, os cidadãos estão divididos em duas classes: os pagantes e os gastantes.
    Os pagantes são os que trabalham, produzem riqueza e são coagidos a pagar impostos.
    Os gastantes apoderam-se do dinheiro alheio, como qualquer ladrão, e utilizam-no a seu bel-prazer: criam empresas (para si próprios e para os amigos) e compram votos para se perpetuarem no poder.
    É isto o socialismo.”

    Hás-de dizer-me qual é o tipo de regime ou de sociedade em que isso não acontece…

    Gostar

Trackbacks

  1. à atenção do pessoal à rasca « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.