Saltar para o conteúdo

Momento histórico

30 Março, 2011

A taxa a 2 anos passou os 8%.

47 comentários leave one →
  1. será permalink
    30 Março, 2011 15:12

    pois, agradeça ao menino passos coelho!

    Gostar

  2. será permalink
    30 Março, 2011 15:14

    Pois, agradeça ao menino Passos Coelho!
    Quem se trama é o mexilhão!

    Gostar

  3. licas permalink
    30 Março, 2011 15:20

    Como disse, BOVINO?

    Gostar

  4. tina permalink
    30 Março, 2011 15:21

    Antes do chumbo do PEC, os juros a curto prazo estavam a 8,2%. Depois do chumbo passaram a 8,5%. Tanta coisa por causa da instabilidade política e afinal não aconteceu nada.

    Gostar

  5. 30 Março, 2011 15:22

    momento histórico sim! vamos lá a ver como o eleitorado vai apreciar as responsabilidades partidárias!

    Gostar

  6. licas permalink
    30 Março, 2011 15:22

    Como disse, BOVINOIDE?

    Gostar

  7. 30 Março, 2011 15:28

    «A agência de notação Fitch cortou hoje o “rating” do banco público de A para BBB-, e pôs os demais bancos nacionais em “perspectiva negativa”, o que sugere a iminência de cortes.» in j.negocios
    -começou a espiral:
    muito agradecidos pela sua atenção menino passos!

    Gostar

  8. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 15:35

    O Passos Coelho mais a sua jovial trupe a dar tiros pr’ó ar e as putas das agências a cravar balas nas costas dos portugueses.
    Sr. Presidente, no dia 10 de Junho não se esqueça de medalhar esta gente!

    Gostar

  9. tina permalink
    30 Março, 2011 15:49

    “A agência de notação Fitch cortou hoje o “rating” do banco público de A para BBB-, e pôs os demais bancos nacionais em “perspectiva negativa””
    .
    ahahaha, e o que tem isso comparado com um aumento de 5% em juros no último ano de reinado Sócrates? Nessa altura estavam todos caladinhos. Agora um banco passa de A para BBB- e isso é um escândalo. Os seguidores de Sócrates variam entre entre engolir sapos vivos e raspar no fundo do barril, como é este o caso. Nunca, mas nunca têm razão para exultar em relação a nada. Não pode haver melhor definição de falhados na vida do que vocês.

    Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 16:03

    As agências, são putas, mas não são tolas.
    Olharam para a «oposição»; para o cagaçal das próximas eleições; para a magistratura paralisante de Sua Excelência; ouviram os «doutos» conselhos dos pavões que cacarejam à volta do Coelhinho Querido; leram o «pugrama» apresentado pelo ex-Presidente do Conselho Geral do BPN; leram os posts dos blogues «liberais tugas»; etc..
    Depois desta análise e up-grade a estas novidades de «alterne», trazidas pelas novas «élites» do ilusionismo e do contorcionismo politico, puseram um bocadinho de mercúrio-cromo em cima das conclusões, e decidiram fazer um «downgrade».
    As agências, sendo putas não são tolas, sabem perfeitamente que , com estes «sinais exteriores» de bagunça e miserabilismo, Portugal não irá a lado nenhum…
    Até a velha e putona Europa – todos juntos! – estavam a torcer por Sócrates!

    Gostar

  11. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 16:10

    Última HORA na TVI24:
    A Agência Fitch deixa a CGD a um passo de «Lixo».
    Agradeçam ao Passinhos, ao Marcello, ao M. Mendes, ao Bagão, ao Capucho e a Sua Excelência.

    Gostar

  12. 30 Março, 2011 16:13

    Ora, tomem lá, comentadores socretinos da trampa:
    “El primer ministro portugués se parece a un conductor que avanza a toda velocidad por la autopista en dirección contraria, convencido que son todos los demás automovilistas los que se equivocan. Los gobiernos europeos y las instituciones comunitarias dan por hecho que Portugal no puede salir de la crisis sin asistencia financiera, pero José Sócrates les contradice a todos diciendo que el país puede superar sus problemas con sus propias fuerzas. Después de ser derrotado en el Parlamento ha presentado su dimisión y ha lanzado a su partido, el socialista, de frente y a toda velocidad contra la oposición liberal-conservadora, esperando que en el último momento un volantazo de buena suerte le permita dar la vuelta a las encuestas y regresar victorioso.
    En la última cumbre europea de Bruselas, este viernes, sorprendió a muchos cuando se dedicó a saludar estrechando la mano a todos los periodistas antes de sentarse a explicar su versión de lo que había sucedido en el Consejo. Dada su proverbial fama de antipático, el gesto podía interpretarse como una especie de despedida, teniendo en cuenta que para la próxima cumbre es posible que las elecciones le hayan devuelto a la oposición. «Puede tener usted la seguridad de que no me estoy despidiendo» aclararía después, «aunque estoy seguro de que en su periódico es lo que están deseando». Sócrates no solo conoce perfectamente todo lo que se dice sobre él en los diarios de Lisboa (y por lo que se ve también de algunos de Madrid) sino que está convencido de que gran parte de sus problemas vienen del hecho de que no siempre cuentan las cosas del modo que más le gustaría. En la misma comparecencia atacó sin mucho disimulo las preguntas incómodas, a pesar de que coincidían con la opinión que estaban expresando los demás jefes de Gobierno en salas contiguas: «lo que causa la especulación son preguntas como las que me están haciendo. Portugal no necesita ninguna ayuda y si lo que se quiere es parar los movimientos especulativos, es infantil creer que eso sucederá si pedimos ayuda».
    Portugal deberá hacer frente al vencimiento de una serie de paquetes de deuda por valor de 9.000 millones de euros en los próximos tres meses, en plena campaña electoral, forzada precisamente porque Sócrates no logró que el Parlamento aprobase el plan de recortes de gastos que había pactado con las instituciones comunitarias. Desde que el líder socialista es primer ministro, la deuda del país ha ido aumentando de forma vertiginosa. Solo en 2010 tuvo que pedir 51.000 millones de euros, un treinta por ciento más que el año anterior, y un 50 por ciento más que el precedente. Los intereses que tiene que pagar por los nuevos préstamos son cada vez más altos y las últimas subastas han estado rozando —por arriba—l 8 por ciento de interés. Sin embargo, Sócrates asegura que tiene dinero para pagar estas obligaciones, cuya amortización rebajaría sustancialmente la presión financiera sobre el país.
    Para creer a Sócrates hay que hacer abstracción de las partes más importantes de su biografía. No solo que empezase su carrera política como fundador de las juventudes del Partido Social Demócrata (conservador), sino porque, ya militante socialista, su escasa carrera privada en el sector de la construcción en los años 80 fue una de las más desastrosas de la época. Tuvo que retirarse porque el ayuntamiento de la ciudad de Guarda, para el que trabajaba, lo destituyó por unanimidad antes de que lle lloviesen las demandas por la escasa calidad e sus proyectos. Su escandalosa manera de hacerse con una licenciatura como ingeniero teniendo en cuenta que cuatro de las cinco asignaturas las impartía un profesor al que luego otorgó un cargo importante en el Gobierno y la quinta el propio rector de una universidad privada de Lisboa que acabó siendo cerrada precisamente por el cúmulo de irregularidades que aparecieron al investigar el escándalo, o que algunos de los pocos exámenes que constan en su expediente los enviase por fax desde el despacho de primer ministro o que el título lleve fecha de expedición en un domingo, no le impidió aparecer en televisión defendiendo su honorabilidad y acusando a sus adversarios de inventarse un plan para perjudicarlo.
    Sin embargo, de lo que ahora se trata es de dinero. De mucho dinero y de la posible quiebra de todo un país. El presidente del Eurogrupo, el luxemburgués, Jean Claude Juncker, ya le tiene hechas las cuentas a Sócrates y asegura que necesita un plan de rescate de más de 70.000 millones de euros para garantizar el pago de una deuda que, por cierto, está sobre todo en manos de bancos españoles. Es imposible que no hayan hablado de esto en la reunión que Sócrates mantuvo el jueves con la canciller Ángela Merkel, que es finalmente la que tiene las llaves de la caja del mecanismo de ayuda financiera, pero Sócrates no quiso desvelar el contenido de la conversación: «me va a permitir que dejemos el contenido de esa entrevista en el ámbito privado entre la canciller Merkel y yo mismo». Al menos esta vez a Merkel no le ha pasado como al líder de la oposición de Portugal, el conservador Pedro Passos Coelho, que después de unas experiencias espinosas con el aún primer ministro ha acabado por advertir que no se volverá a reunir con Sócrates «si no es en presencia de testigos».”
    (ABC – Economia 27/03/11)

    Gostar

  13. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 16:21

    «si no es en presencia de testigos» ou de testículos?
    Se alguém os tivesse em «su sitio», certamente não estaríamos a viver esta calamidade que os «mercados» estão a impôr ao país.
    Façam um acto de contrição e arrependam-se!
    O Arrependimento será o caminho para a vossa Salvação, seus incréus, miserabilistas, vendidos à estranja, mercenários dos agiotas!

    Gostar

  14. 30 Março, 2011 16:24

    Cala-te de uma vez, ó merdoso arlindo!

    Gostar

  15. Pedro C permalink
    30 Março, 2011 16:24

    O pessoal da gamela anda apavorado! Mas quem achava que esta bagunça ira perdurar por muito tempo? O estouro era inevitável!!!

    Gostar

  16. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 16:31

    Acabei de ouvir na TVI24, um bom lote de «inconumistas» do regime, maledicentes e todos eles pró-FMI, a sugerir que deve haver despedimentos na Função Pública.
    Estou plenamente de acordo.
    A começar por eles, pois todos eles são ou foram funcionários públicos e politicos, e todos eles estão pendurados na chulança pública.
    Alguns, ainda novos com bom lombo para o trabalho, auferem lindas reformas douradas!
    Comem e cospem no prato! Ingratos!

    Gostar

  17. A C da Silveira permalink
    30 Março, 2011 16:43

    Só socratinos estupidos como Campos de Minas e Arlindos da Costa, é que não percebem que tudo o que Socrates fez e disse depois de 3 de Março quando foi a Berlim levar a nega da Merkell, foi para sacudir a agua do capote desta siruação que toda a gente sabia que ia acontecer. Socrates é o maior CRIMINOSO da politica portuguesa desde Costa Cabral já lá vão 150 anos. Quase tão criminoso como ele, só Teixeira dos Santos. E todos os que andam a defende-lo nos media como o Peres Metello, o Sousa Tavares, ou o Teixeira da SIC e na bloga como estes que citei, são cumplices das politicas socialistas que puseram este país na bancarrota.
    Socrates quer convencer os portugueses que tudo isto está a acontecer, porque o Parlamento não permitiu que ele se atirasse às reformas de 180, 220, e 250 euros. Só burros e atrasados mentais podem acreditar e afirmar uma coisa destas. São bem dignos do aldrabão/vigarista.

    Gostar

  18. 30 Março, 2011 16:44

    Por qué no te callas?
    Pelos vistos, vai ser preciso meter-te um pano encharcado na boca imunda, socretino da trampa!

    Gostar

  19. 30 Março, 2011 16:48

    Refiro ao socretino da trampa que aqui aparece como Arlindo, é claro.

    Gostar

  20. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 16:50

    Vós, profetas da desgraça e da vã glória do bitaite, podeis estar satisfeitos.
    Depois dalguns anos de frenético labor «anti-socretino»; depois da exposição e divulgação das vossas miseráveis ideias sobre a «inconomia» e sobre a «suciedade», Portugal acaba de baquear.
    Ditosa a Pátria que tem no seu seio cabeças tão ilustres, que são capazes de resolver todas as macro-economias globais, mas que não são capazes de «dar uma pr’a caixa»!

    Gostar

  21. tina permalink
    30 Março, 2011 16:55

    Obrigada, Da-se. A reputação de Sócrates precede-o pela Europa fora. Agora as pessoas perceberam por que razão a gente se livrou deste louco que conduzia Portugal ao precipício. Não deixa de ser um alívio que as pessoas lá fora vejam que não somos assim tão estúpidos!…

    Gostar

  22. A C da Silveira permalink
    30 Março, 2011 16:58

    Este Arlindo se ainda estivessemos no antigo regime era da PIDE concerteza. Esta fidelidade canina a um morto-vivo da politica como é o Socrates, só tem paralelo nos bufos da ditadura salazarista. E eu que estava convencido que esta corja estava extinta. Mas não, Arlindos, Serás, Campos de minas, e Miguel Abrantes, pertencem todos à mesma vara de porcos socretina.

    Gostar

  23. tina permalink
    30 Março, 2011 17:00

    “Puede tener usted la seguridad de que no me estoy despidiendo» aclararía después, «aunque estoy seguro de que en su periódico es lo que están deseando».”
    .
    como disse, o homem é completamente louco.

    Gostar

  24. Carlos Dias permalink
    30 Março, 2011 17:02

    Caro Arilindo,
    “Vós, profetas da desgraça e da vã glória do bitaite, podeis estar satisfeitos.
    Depois dalguns anos de frenético labor «anti-socretino»; depois da exposição e divulgação das vossas miseráveis ideias sobre a «inconomia» e sobre a «suciedade», Portugal acaba de baquear.
    Ditosa a Pátria que tem no seu seio cabeças tão ilustres, que são capazes de resolver todas as macro-economias globais, mas que não são capazes de «dar uma pr’a caixa»!”
    .
    Tenha calma homem, Portugal não está tão mal como isso.
    Vai ver que o Sócrates ainda vai sair da crise de um momento para o outro.
    Nisso temos todos de concordar, ele é um estupendo PM.

    Gostar

  25. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 17:30

    A insurgência nativa não pára de espernear.
    Tomai calmantes.
    Vós, excelsos cultores do bitaite e do paleio fiado, estais à beira dum ataque de nervos.
    Com a vossa prestimosa ajuda aos «mercados» e aos seus cangaceiros, estais prestes a ficar sem o vosso rico dinheirinho que «está» nos bancos.
    «El corralito», segue dentro de momentos.
    Não se esqueçam de agradecer à jovial e descontraída turma de Mr. Peter James Bond Steps…

    Gostar

  26. lucklucky permalink
    30 Março, 2011 17:41

    2005: Dívida Publica 92 mil milhões
    .
    2010: Dívida Pública 151 mil milhões.
    .
    Um aumento record de Dívida feito pelo Governo PS.
    .

    Gostar

  27. 30 Março, 2011 18:13

    À rasca, com as calças na mão, o Arlindo da PIDE ainda tem o descoco de gritar que os outros estão à beira de um ataque de nervos…
    Acho que o gajo já morreu e ainda não sabe.

    Gostar

  28. 30 Março, 2011 19:08

    não me parece que passos coelho tenha estaleca para chegar a 1º ministro, mas se acontecer espero me rir das hordas de funcionários públicos,maxime dos professores de economia das universidades públicas que enxameiam as televisões, despedidos!

    Gostar

  29. 30 Março, 2011 19:13

    vi diogo leite campos na tv a dizer que os que andam a mamar têm de ser desmamados. o cretino, foi meu prof de fiscal na FDUC, que cretino, sempre mamou no estado e renega a mama que lhe deu de mamar… E ainda por cima o cretino faltava as aulas a dar com um pau, era um péssimo professor!
    os revisionistas são sempre os piores! deus nos livre!

    Gostar

  30. Qlido permalink
    30 Março, 2011 19:17

    Este tal de “Arlindo” é qualquer coisa de perturbador, não imaginava gente assim tão obcecada a defender o indefensável.
    Isto é gente simplesmente avariada da cabeça, ou parasitas pendurados nas mamas do regime ou é gente que é paga para isto ?
    O “Arlindo” por acaso não se chama Maria Henriques ? É que no twitter há lá personagem que é tal e qual http://twitter.com/apombalivre
    O que move estes fanáticos ?

    Gostar

  31. lucklucky permalink
    30 Março, 2011 19:47

    Este é o Soci@lismo do PS a usar as táticas Nazis. Campos de minas, arlindos só estão aqui para fazerem a narrativa obedecer á máxima de Goebbels: Despejam tanto lixo que quem vier e não estiver bem informado ficará sem saber o que é a verdade.
    Lixaram o País e agora mandam lixo para todo o lado.
    Também é só a única coisa que sabem fazer.

    Gostar

  32. 30 Março, 2011 19:52

    campos de minas,
    não duvido que tenhas andado na FDUC, mas não como aluno. A iliteracia e o analfabetismo de que aqui fazes continuamente prova mostram que ou a frequentaste como “gorila” do antigamente ou ias lá fazer limpeza das sanitas… Agora, escolhe!

    Gostar

  33. lucklucky permalink
    30 Março, 2011 19:52

    Com o que se está a desenhar em termos políticos na Europa, quer me parecer que os Soci@list@s vão precisar de destruí-la.

    Gostar

  34. JCA permalink
    30 Março, 2011 20:10


    Não são precisos quaisquer despedimentos da Função Publica nem outras austeridades. É mais Recessão, Pobreza e Miséria. Insistir nisso significa atabalhoamento de quem sequer sabe que rumo há-de dar ao País.
    .
    Ninguém, incluindo Portugal, paga o que deve com Recessão, mais Pobreza e Miséria. É exactamente o contrário, só invertendo a trajectória para passar a criar mais Riqueza, produzir mais com competitividade interna e externa.
    .
    Não interessa a ninguém a actual fase de ‘salvação’. Nem as dramatizações do discurso politico para tentar assustar incautos. Sequer a moda das ‘Culpas e Desculpas’, para ver quem é mais culpado. São conversas fiadas que não resolvem nada incluindo se abordado pelo lado de ‘campanha eleitoral’ onde corre o risco de provocar resultados ao contrário nas urnas.
    .
    Só apontando no rumo das ‘9 medidas pombalinas mais 3 adicionais’ se reacende o País, sem necessidade de mais Despedimentos e Austeridades. E o FMI, a propria UE, aceita-as de caras para reestruturar a monumental divida externa Portuguesa e baixar drasticamente os juros. Porquê ? Porque percebem que a vontade e a decisão de Portugal é arrancar para criar mais Riqueza, produzir mais etc. E é com isso que se paga o que se deve. O resto são lamirés e manias de teoricos que darão mais uma vez em NADA.
    .

    .

    .

    Gostar

  35. tina permalink
    30 Março, 2011 20:11

    A Fitch acabou de avisar que se Portugal não recorrer de ajuda financeira de Bruxelas e do FMI, vai baixar os ratings. Já todos saberão da obsessão de Sócrates em não formalizar o pedido de ajuda. A sua fama espalhou-se, o louco que governa Portugal.

    Gostar

  36. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 20:36

    Quem vai precisar de ajuda é o PSD e o Coelhinho Kerido!

    Gostar

  37. berto permalink
    30 Março, 2011 20:44

    E agora, já emprestamos dinheiro ao FMI???

    http://economico.sapo.pt/noticias/banco-de-portugal-empresta-mil-milhoes-ao-fmi_75762.html

    Gostar

  38. 30 Março, 2011 20:48

    COMUNICATO STAMPA di Rui TAVARES, coordinatore GUE/NGL in commissione LIBE

    IMMIGRAZIONE/LAMPEDUSA: “I rimpatri non sono la soluzione, l’Italia violerebbe la convenzione europea diritti dell’uomo”

    Bruxelles, 30/3/11

    “Ho letto con preoccupazione le dichiarazioni odierne del Presidente del Consiglio Italiano, secondo le quali i rimpatri costituirebbero il miglior modo per fermare l’emergenza. Noi riteniamo invece che il miglior modo per affrontare l’emergenza sia predisporre un’accoglienza seria e conforme agli standard europei” ha dichiarato Rui Tavares, eurodeputato portoghese della Sinistra Unitaria Europea a margine di un convegno tenutosi oggi a Bruxelles proprio sul tema della reinstallazione dei rifugiati.

    “L’unica soluzione seria sarebbe l’attivazione della direttiva europea del 2001 sulla protezione temporanea, attivazione che è stata caldeggiata anche da regioni italiane che stanno già ospitando parte dei migranti giunti sull’isola di Lampedusa nelle scorse settimane. Ma perchè ció avvenga occorre una delibera del Consiglio dei Ministri italiano” ha aggiunto l’eurodeputato, relatore dell’eurocamera per i rifugiati.

    “Quanto alle assicurazioni che il governo italiano avrebbe ottenuto dagli omologhi tunisini sulla ‘riaccettazione di tutti i tunisini’, vorrei ricordare (come già detto al commissario europeo Cecilia Malmstrom) che in Tunisia vige ancora una legge che punisce l’emigrazione irregolare con la prigione: fino a che questa legge non sarà abrogata, qualsiasi rimpatrio verso quel paese violerebbe la Convenzione europea per i diritti dell’uomo” ha concluso l’eurodeputato.

    Per informazioni: Chiara Tamburini + 32 2 2841735

    Gostar

  39. J. Alves permalink
    30 Março, 2011 20:59

    Arlindos e campos de minas têm notação de “lixo blogosférico radioactivo—” pela agencia de rating dos comentadores do Blasfemias. São puro lixo tóxico radioactivo contaminados pela radioactividade ideológica que é o socialismo …

    Gostar

  40. A. R permalink
    30 Março, 2011 21:17

    Os socialistas agora dão valor aos ratings e já não são contra os ratinficadores apesar do governo ter sido promovido a triple G: garbage, garbage, garbage. Hoje, o inenarrável Lula recebeu um doutoramento em Copofonia e ciências hepáticas, e o nosso inenarrável ofereceu a única coisa que produziu em 16 anos de governo: dívida. A Dilma “peron” não quis. Pena a visita ser tão tarde no ano: tinha levado o inenarrável para Rei Momo no carnaval do rio.

    Só há uma saída para Portugal: vender o menino de ouro e uns zeladores: assis, coelhão (do gasóleo), ass (das metralhadoras), O sr 70 000 e o pai da pátria. Ide trabalhar …

    Gostar

  41. 30 Março, 2011 21:35

    gostei de ver o gordo anafado ferreira do amaral na reportagem da rtp sobre derrapagens das obras públicas, e a imagem ficou: O TRIUNFO DOS PORCOS!

    Gostar

  42. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2011 21:39

    Agora entrou de serviço a turma do carrascão do Cartaxo…
    Isto é que são umas «cabeças finas»!
    Não sabem distinguir um assobio dum gambuzino, mas opinam sobre tudo e sobre nada, e até (pasme-se!) opinam sobre o competente e esforçado Governo de Portugal.
    Onde estavam escondidas estas sumidades da sapaciência tuga?
    Vieram de Marte, como alvitrou o general Chavez, depois do capitalismo ter lá rebentado?
    Se o Coelhinho descobre estes «experts», ele ainda os põe no lugar do Muedas e do fiscalista Diego Campus!

    Gostar

  43. Carlos Dias permalink
    30 Março, 2011 22:25

    Eu por mim não estou nada preocupado.
    Já ando a dizer à uma data de tempo que o FMI vem aí.
    Só ficava surpreendido é que ele não viesse.

    Gostar

  44. Anonimo permalink
    30 Março, 2011 23:07

    .
    Arlindo (21.39H) reconheço-o como util neste blog porventura discordando-se de si. Todas as opiniões cabem para a coisa não ser monocolor. Tambem deve ser ouvido, respeitado e aceite enquanto convicto das suas ideias, certas ou erradas para os outros. Para isso há o contraditório, convenhamos nem sempre feito tb sem fundamentalismos. Mas pronto são assim os ‘falares’. Porém não discorde generalizando, ‘chame os bois pelo nome’ para ordem na mesa …
    .

    Gostar

  45. 31 Março, 2011 00:01

    E que seria, meu Deus, sem os óptimos resultados da execução orçamental de Janeiro e Fevereiro. Meu Deus, eu nem quero pensar! Sim, já repararam? Depois do belíssimo exercício económico de 2010 em que o défice, que era para ser de 7.3% do PIB, ameaçou ficar em 9%, e viria a transformar-se, oficiosamente, em algo perto de 6% – mais um resultado histórico – para agora, para a semana que vem, se ir oficializar em algo muito perto de 8.5%, que seria meu Deus! Eu nem quero pensar!

    Gostar

  46. JCA permalink
    31 Março, 2011 03:25

    (cont 20.10H)
    .
    There are no doubt plenty of reasons for further downgrading Portugal’s sovereign debt, but in confirming such a downgrade on Tuesday, Standard & Poor’s made clear that the primary cause was the concluding statement of the European Council meeting of March 24-25.
    .
    This is what S & P had to say about it:
    Given Portugal’s weakened capital market access and its likely considerable external financing needs in the next few years, it is our view that Portugal will likely access the EFSF and thereafter the ESM.
    While we believe Portugal’s public sector debt trajectory could start to decline in 2013, thereby creating the possibility that Portugal may be able to obtain ESM funding without being required to restructure its debt (based in part upon our reading of the “sustainable path” language in the EC’s concluding statement), the issue of subordination remains.
    .
    And this is what the European Council said after its meeting last weekend:
    If, on the basis of a sustainability analysis, it is concluded that a macro-economic programme cannot realistically restore the public debt to a sustainable path, the beneficiary Member State will be required to engage in active negotiations in good faith with its creditors to secure their direct involvement in restoring debt sustainability
    .
    So that’s it. Greece, Portugal and Ireland are all heading for a big debt restructuring, which means that private investors are going to have to bear the costs of a considerable part of the fiscal adjustment. It’s what bond markets have been saying for more than a year now, and of course it is what the political left has been demanding too.

    Europe opens the floodgates to debt restructuring
    http://blogs.telegraph.co.uk/finance/jeremywarner/100009917/europe-opens-the-floodgates-to-debt-restructuring/
    .
    Portugal bailout closer after S&P delivers credit rating cut
    Portugal’s borrowing costs hit record levels after S&P cuts its credit rating to near junk status
    http://www.guardian.co.uk/business/2011/mar/29/portugal-bailout-possible-standard-poors-rating-cut
    .
    La deuda de Portugal supera el 9% por el temor al impago
    Bruselas revisa los datos de déficit, que podría llegar al 8%
    http://www.elpais.com/articulo/economia/deuda/Portugal/supera/temor/impago/elpepieco/20110331elpepieco_11/Tes
    .
    Continuar a aceitar ajoelhado as teorias externas dos PEC’s, Austeridade-Recessao-Desemprego-Empobrecimento, prometendo que é só até 2013 deve ser ajustado à Realidade. E substituir 2013 por 2019/2020. É impraticavel, impensavel.
    .
    As teorias dos PEC’s foram pelo ‘cano abaixo’. Não serviram para nada. Só apagaram mais o País, agravaram substancialmente a Crise. Obriga inquestionavelmente a mudar de azimute só com medidas que reacendam já o País, ‘sair por cima’. O resto não interessa a ninguém, nem cá dentro nem lá fora
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: