Saltar para o conteúdo

Preso por ter cão, gato, periquito ou coisa nenhuma!

26 Abril, 2011
by

Sócrates, na entrevista a Judite de Sousa, seguiu o guião de campanha, há muito preparado e conhecido. Principal ideia-chave, repetida em todas as circunstâncias e com um ar contristado: tudo estava bem até ao “chumbo”, pela oposição (leia-se, PSD) do PEC IV. Vamos ouvir isto, de variadíssimas formas, a pretexto ou a despretexto, até 5 de Junho.

A par deste guião de Sócrates, há uma outra linha de acção, diria, “comunicacional” que, até agora e com a colaboração de uma grande parte da imprensa, também tem sido inculcada: qualquer coisa que a oposição (leia-se, o PSD) diga, ou não diga, faça ou não faça, será sempre objecto de exclamação, indignação e recusa veemente, com um tom e um ar do género “vê-se logo que só dizem disparates e nós é que somos bons e credíveis”!

Passos Coelho diz que não vai em “uniões nacionais” e logo Silva Pereira, com um ar cândido-irónico, diz que houve seguramente um equívoco e que o líder da oposição não percebeu bem o que se disse em Belém; alguém fala em racionalizar os custos do sector empresarial do Estado, separando o que é serviço público, do que é gasto público injustificado e logo cai o Carmo e a Trindade porque a oposição (leia-se, o PSD), quer acabar com o serviço público. Hoje alguém (que, por acaso, até nem vincula a oposição…leia-se, PSD) propõe uma pista de reflexão para articular o subsídio de desemprego com as pensões e logo vem a própria Ministra dizer que isso (pista de reflexão) é uma irresponsabilidade e que querem privatizar a segurança social, etc., etc.

Ou seja, a estratégia é chocarem-se sempre e cada vez mais alto (o PS e uma parte da imprensa mais facilmente predisposta a estes “choques”) , com o que quer que seja…nem que uns meses mais tarde se faça ainda muito mais do que aquilo que se esconjurou – vs., o caso, por parte deste Governo demissionário, da tentativa de limitação das indemnizações em caso de despedimentos, depois de toda uma exaltação sobre a vontade da oposição (leia-se, do PSD) de facilitar os mesmos.

Nesta campanha, importa ver até que ponto esta estratégia “comunicacional” ainda produzirá, ou não e ao fim de seis anos de governo de José Sócrates, efeitos…

37 comentários leave one →
  1. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    26 Abril, 2011 23:52

    Independentemente da questão eleitoral subjacente a esta aversão à mudança e ao risco, o que importa reter é se esta estratégia de comunicação vai surtir efeitos. Isto é, vai reforçar a resistência à mudança dos que ainda votam. Se surtir efeito, como tudo leva a crer que esteja a acontecer, isto não é apenas um mau sinal para o PPC e o PSD, é um desastre para Portugal. Porquê? Porque significa que o regime cristalizou e não encontra saída para o buraco em que se meteu.
    .
    .
    Repare-se que, sempre que surge uma proposta qualquer para mudar o sistema ou reformá-lo, há logo um coro de críticas e uma verdadeira legião de vozes que são contra a mudança. E isto está cristalizado de tal forma que até os apelos às uniões nacionais são sinónimo de quem não tem coragem de assumir a mudança mas antes diluir a responsabilidade de quem deveria assumir as roturas necessárias para mudar Portugal.
    .
    .
    Pessoalmente, a cada dia que passa, fico cada vez mais convencido que o FMI imporá medidas duras para salvar o país por uns anos, mas voltaremos a cair nas mesmas asneiras que nos levaram à chegada do FMI. Porquê? Porque quem não assume erros também não ganha armas psicológicas para mudar de comportamento. Isto é, só se muda quando sabemos que estamos errados. Mas se não o admitimos também não mudaremos, porque somos animais de hábitos.
    .
    .
    Estive a meditar no que o Sampaio andou a pregar aos peixes ontem. E fiquei maravilhado com o dom da palavra do homem e das boas intenções. Não é que a vida para além do orçamento não foi assumido como um erro? Ou dito de outra forma, a culpa nunca é dos seus protagonistas mas dos “outros”? Nisto fiquei maravilhado como é que um homem que foi PR, que lutou politicamente contra as reformas económicas do país e que até criticou o combate ao défice, hoje perore abundantemente sobre estes problemas nacionais e não faça um mea culpa. Notável. Talvez por isso é político que atingiu o mais alto cargo de todo este sistema político.
    .
    .
    Voltando ao inicio. O discurso do PS é em si mesmo um sintoma. Mas um sintoma, não apenas de resistência à mudança mas uma cristalização da própria sociedade. Porque não consegue abraçar novas ideias quando põem em causa beneficios de determinados sectores da sociedade. Quando os sacrificios são para serem impostos aos outros, nunca a nós.
    .
    .
    Portugal precisa de um evento que abale e choque os portugueses. Não acredito que a vinda do FMI tenha sido o choque que abalou o estabelecido. Não. Como se pode ver pelo que se desenrola pelo país, a vinda do FMI é encarada com a normalidade de um evento que pouco conta para a nossa vida colectiva. O país vai a banhos na Páscoa como se nada fosse. As pontes dadas pelos políticos já são tidas como tradições e fora de discussão e, até pasme-se, ninguém quer abdicar do seu quinhão mesmo sabendo que alguém vai ter que pagar aos nossos credores.
    .
    .
    O país não quer mudar de vida, por muitos discursos que se façam. O país resiste à mudança e o PS arrisca a ganhar as eleições porque é o partido charneira da resistência à mudança. Falta saber é se esta resistência á mudança chegará ao ponto do suicidio colectivo. Peno que a alegoria da flauta que impele o suicidio colectivo aplica-se como uma pena a Portugal Portugal acabou e poucos ainda se aperceberam deste terrível facto.

    Gostar

  2. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    27 Abril, 2011 00:46

    É óbvio.
    Se não fosse o PSD, certamente que não estaríamos nesta bizarra situação.
    Sem governo. Com o FMI a mandar todos os dias bitaites. Com o FMI a reunir com todos, penso que só falta o Luis Filipe Vieira e o Madail. Com a brigada do reumático à procura de «consensos». Com o maior partido da oposição sem programa de governo. Aliás os seus candidatos a deputados (quase todos já o confessaram!) não sabem se forem eleitos o que é que vão defender. Até pode dar o caso de terem que defender a integração de Portugal em Espanha, tal é a sua miserável situação de ignorância e de ostracização!
    Nestas circunstâncias votar no PSD seria o fim da macacada…
    O dever de Sócrates é avisar o povo e os eleitores mais ingénuos.
    Não se esperaria outra coisa dum politico que todos os dias se levanta cedo para dar vela a esta nau!

    Gostar

  3. Pedro Bandeira's avatar
    27 Abril, 2011 01:44

    O problema da oposição é mesmo este: só dão palpites, ideias e sugestões. E sempre do mais moderado que há, sem pôr em questão as políticas em si. A “oposição” nunca quer rasgar nada do que existe. Nem sequer o CDS, nem qualquer outro partidozinho fora do parlamento. Só querem gerir o sistema de forma mais “eficiente”.

    Cagar para eles, e ainda é pouco. Não vale a pena gastar energia a apoiar canalhas em tudo iguais. As eleições são um grande gasto de energia mental. Principalmente, não vale a pena entusiasmar-se com a direita, e esperar grande coisa dela, como fazem tantos tótós anti-esquerda.

    Se alguma vez aparecer um partido para abolir os impostos, suprimir o Estado-Previdência, desbandar a tropa e a polícia, legalizar as drogas e a prostituição, legalizar o porte de armas e o direito de se defender, privatizar os serviços do Estado, acabar com burocracias, abrir à concorrência todos os sectores da economia e acabar com a escola obrigatória, aí sim, talvez, tenha algum interesse votar.

    Gostar

  4. BST's avatar
    BST permalink
    27 Abril, 2011 01:45

    O socrates esteve mal, é repetitivo, já farta.

    Gostar

  5. A. R's avatar
    A. R permalink
    27 Abril, 2011 02:28

    Espelho meu! Espelho meu há alguém mais belo do que eu? O Homem continua a lutar e os pavões lá fora riam-se estridentemente.

    Depois o divorciado “tadinho”, dois filhinhos a cargo do “tadinho”, protege-os o pai extremoso e a família tão importante “ui”: piroseira de romance de cordel encomendada pela bem paga perguntadeira.

    É de rir até às lágrimas neste mundo de faz de conta.

    Gostar

  6. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Abril, 2011 02:34

    .
    ausente por uns plantios de olivais, uns eucaliptais e aquele ar da serrania brava sem cobertura de telemovel ou net, o bem-bom.
    .
    Sob o tema, é só ‘faturar’ …… :))
    .
    Entre duques nobiliarco-catedraticos do’ desemprego-abate na reforma’ e a defesa da imagem mundial Portugal duns intelects que ‘os portugueses não trabalham’ (quais e quem ?), que os ‘portugueses gastaram de mais e agora vão pagá-las (quem é que gastou de mais ?), mais a maior barracada pseudo-informativa que por aí corre em ‘bicos de pés’,
    .
    recomendo para encheram os linguados informativos, também resulta pró venda do papel:
    .
    Official ET Disclosure? –> “NSA Document Admits ET Contact” By Kevin W. Smith
    http://www.ufodigest.com/article/official-et-disclosure-nsa-document-admits-et-contact-kevin-w-smith

    Click to access key_to_et_messages.pdf

    UFO Documents Index
    http://www.nsa.gov/public_info/declass/ufo/index.shtml
    .
    .
    A Galactic Rose Highlights Hubble’s 21st Anniversary
    http://www.sciencedaily.com/releases/2011/04/110420111336.htm
    .
    .
    Cheaper Hydrogen Fuel Cells: Utility of Non-Precious-Metal Catalysts Documented
    http://www.sciencedaily.com/releases/2011/04/110421141628.htm

    French System For Cleaning Fukushima Water Blamed For Leukemia, Polluted Beaches In Europe
    http://blogs.forbes.com/jeffmcmahon/2011/04/25/french-plan-to-clean-fukushimas-radioactive-water-detailed-including-risks/
    .
    .
    Quanto ao FMI e tal e tal, vai correr tudo bem para grande desgosto dos anunciadores do sacrifcio e da desgraça.
    .
    Só.
    .

    Gostar

  7. FR's avatar
    27 Abril, 2011 07:18

    A loucura deste país é inversamente proporcional ao território que ocupa no mundo…lamento.
    Felizmente há outras coisas neste país para além da “cegueira” colectiva…

    Gostar

  8. João Lisboa's avatar
    27 Abril, 2011 07:54

    A “estratégia comunicacional” está oleada mas tem falhas:
    http://lishbuna.blogspot.com/2011/04/encomenda-saiu-muito-bem-com-deixa.html

    Gostar

  9. campos de minas's avatar
    27 Abril, 2011 08:54

    já ao contrário passos coelho exibir-se-á na rua atrelado a dois caniches e a uma escurinha sorridente

    Gostar

  10. da-se's avatar
    27 Abril, 2011 08:57

    este campo de minas é um exemplo acabado de fdp

    Gostar

  11. campos de minas's avatar
    27 Abril, 2011 09:07

    da-se, vai apanhar no cú como um homem!

    Gostar

  12. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Abril, 2011 09:47

    Campos de Minas,
    .
    Regista-se aqui a sua imagem masculina. Está bem para o partido que lhe legalizou a possibilidade de se casar com o homem dos seus sonhos e fazer o que acha que um homem deve fazer. (Foi um pouco de sarcasmo, não leva a mal ter aproveitado.)
    .
    De qualquer maneira, a referência a escurinha deveria ser objecto ou de um pedido de desculpas ou de um esclarecimento que não era um comentário racista, e que apenas viu o erro depois de o ter escrito.
    .
    Lembre-se disto: muitos negros fazem em inteligência a vergonha de muito branquinho.

    Gostar

  13. josegcmonteiro's avatar
    27 Abril, 2011 09:51

    A União Nacional para Passos Coelho é de t`arrenego !, e não será para poder pedir uma maioria eleitoral, com um Salazar salvador, travestido de Fernando Nobre?

    Gostar

  14. campos de minas's avatar
    27 Abril, 2011 09:58

    «muitos negros fazem em inteligência a vergonha de muito branquinho»
    aplaudo a elegância da sua escrita, caro Colaço! isto sem ironias!
    a escusada expressão escatológica que usei, é usada denotativamente e para alvos precisos.

    Gostar

  15. José Pinto Basto's avatar
    José Pinto Basto permalink
    27 Abril, 2011 12:11

    A Judite é mesmo fatelas, não sei como o Fernando consegue aguentar isto…
    Contra factos não há argumentos, diz o povo, mas Sócrates consegue ter argumentos mesmo contra os próprios factos. Se isto é um caso clínico não sei, ( também não tenho que saber tudo…)
    Além de que ainda não consegui perceber o que é o Plano de Estabilização e Crescimento, e logo quatro. Para que serviram? Quem os inventou?
    E continuo a cismar, ( é pior que uma doença…)
    Se no último trimestre o superavit foi assim tão fantástico, como diz Sócrates, mesmo sem o PEC quatro e num governo de gestão, é porque os outros três anteriores PECs, que não foram num governo de gestão foram errados .
    Se calhar mesmo, o melhor é, daqui prá frente termos governos de gestão trimestrais e sem PECs.
    Porque os anteriores 21 trimestres, que não foram num governo de gestão, deram o prejuizo danado de 54 mil milhões de euros, (2.571 milhões de euros mês).
    Se calhar sou eu que sou burro, mesmo, por pensar assim…

    Gostar

  16. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Abril, 2011 12:53

    josegcmonteiro,
    .
    O deem-me um tiro na cabeça (gostaria de acrescentar que a probabilidade de encontrar lá órgãos vitais é bastante reduzida, mas não devo chegar tão baixo no sarcasmo) não é assim tão má pessoa. Pelo menos fez muito por muitos, ao contrário da maioria dos políticos da nossa praça que fizeram muito por si próprios, especialmente os do Partido Socialista.
    .
    Do que ele viu eu também já vi. E acredito que tenha visto bem pior do que eu. Fiz o que pude por poucos. Ele fez o que pôde por muitos. É uma pessoa admirável, e dificilente poderá vir a ser um Salazar (falta-lhe tanto a índole como o mérito na área financeira).
    .
    É pena que se tenha virado a opinião pública (ie, xuxo-jornalística) contra o Fernando Nobre, quando todos os partidos o sondaram e ele escolheu o Passos Coelho pela sua personalidade aberta e cordata (também o Soares o elogia).

    Gostar

  17. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Abril, 2011 12:56

    Campos de Minas,
    .
    Agradeço e aprecio o seu elogio, que retribuo na plenitude. Encontro-me satisfeito quanto à expressão utilizada, já que se retratou dela, lembrando que muitos no meu campo ideológico e no seu faltam em pedir desculpas a pessoas a quem ofenderam. É uma prova de grandeza sua tê-lo feito prontamente.
    .
    Dito isto, sabe que cada vez que se puser a jeito, arrocho-lhe sem piedade. E espero o mesmo de si. Faz parte do jogo e é o que lhe dá piada.

    Gostar

  18. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Abril, 2011 13:02

    José Pinto Basta,
    .
    PEC não significava Programa de Estabilidade e Crescimento. Este foi um dos mitos propalados pela xuxo-jornalística indústria sem qualquer base racional.
    .
    PEC significa Paga Estradas e Comboios. Na verdade era para se chamar PASTO (Paga as SCUT Todas), mas alguém se lembrou to TGV. A sigla PET já é associada a invólucros baratos de líquidos alimentares, pelo que colocaram o C no fim.
    .
    Dito isto, toda a gente dizia Paga E Cala, mas isso era apenas dito informalmente nos corredores dos ministérios.

    Gostar

  19. campos de minas's avatar
    27 Abril, 2011 13:05

    Colaço,
    e agora que sei que é formado na área das engenharias, ainda mais lhe reconheço todo o mérito no bom trato da língua lusa!

    Gostar

  20. da-se's avatar
    27 Abril, 2011 13:06

    campos de minas,
    Não vou, nunca fui nem espero ir.
    Já tu, pelos vistos, tens grande experiência na matéria.
    Bom proveito!

    Gostar

  21. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Abril, 2011 13:42

    Campos de Minas,
    .
    Por que carga d’água é que um engenheiro tem de ser um bronco bárbaro, um alano dos confins da fronteira russa da Polónia? Iça!
    .
    Sempre gostei mais de partir e de destruir material do que defender causas injustas, e logo intuí por uma carreira na física de partículas, em boa e assisada hora desviada para a engenharia mecânica, onde me dei muito bem. Poderia ter outrossim ido para direito, economia ou jornalista, se me quisesse tornar um completo abrolho.

    Gostar

  22. anti-loucos's avatar
    anti-loucos permalink
    27 Abril, 2011 13:45

    O monólogo estava decorado, os pavões gritavam aldrabão….aldrabão…..aldrabão…nem às aves raras ele já consegue enganar…..

    Gostar

  23. certo's avatar
    certo permalink
    27 Abril, 2011 13:50

    Isto até ia bem, acreditem, que eu não minto.
    Eu, Sousa Pinto, tinha tudo de maneira arquitetado, com os boys e os amigos da famelga a encher o papo, que esta barca havia de ir ao fundo e ninguém dava por nada.
    Foi a oposição, toda ela, a começar no PSD, que mal se distingue de nós, xuxas, no mesmo gosto do poder de arranjar tacho aos boyse aos padrinhos, que deitou tudo a perder quando nos travou o caminho.
    Mas eu vos juro que permaneço igual a mim mesmo, o gajo mais sem vergonha deste reino, pois ainda está por nascer o primeiro que se me compare na arte da representação da mentira e do embuste, como desonestidade. E até à exaustão, até ao fim dos tempos, eu hei-de repetir que eles são os culpados de tudo, da nossa dívida externa, da constante subida de juros, deste deserto, que toda a gente lá fora já sabe que com esta oposição ninguém já se aventura a confiar em nós se eu mesmo não permaneço o esteio, o chefe, o líder e o ás e trunfo do respeito que este país nos merece com o seu bom povo. Eu, sókras.

    Gostar

  24. campos de minas's avatar
    27 Abril, 2011 14:01

    pergunto: por que é que as PORTUGUESE GOVT BONDS 5Y estão a descer 1,7%?

    Gostar

  25. Me's avatar
    27 Abril, 2011 14:14

    eu pensava que pec queria dizer programa de empobrecimento contínuo : pec 1 , pec 2 , pec 3 e por aí fora :))

    Gostar

  26. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Abril, 2011 14:33

    Aqui, sobre o estado da Esquerda, veja esta peça fabulosa de um grupo humorístico argentino, Les Luthiers. Só vos prometo, é de rir do início ao fim.

    Gostar

  27. pedro's avatar
    pedro permalink
    27 Abril, 2011 14:55

    Estamos na falência (bancarrota) e ainda ninguem se apercebeu disso. A vida, para a maioria, continua como se o dinheiro crescesse das árvores e a malta, enquanto não sentir pessoalmente nos bolsos, acha que isso do FMI (que é quem está a ponderar quanto e em que condições nos vais emprestar mais algum…) é algo que não lhes diz respeito. Incrível. Suicídio colectivo é para onde nos encaminhamos. Parece que todos esperam que o tio rico nos continue a sustentar…

    Gostar

  28. pedro's avatar
    pedro permalink
    27 Abril, 2011 15:01

    Entretanto o fujão que ainda nos gere (vulgo Sócrates) fala como se não se passasse nada, continua a mentir sem vergonha nenhuma com quantos dentes tem na boca. Triste. Como se o que o fulano diz que vai fazer ou deixar de fazer alguma vez se concretize num futuro próximo ou menos próximo. Quem vai decidir o programa do próximo governo é quem nos vai emprestar dinheiro. Nem vale a pena perder tempo com “programas de governo” a prometer seja o que for sabendo isso. O gajo governou 6 anos, 4 em maioria absoluta, e atirou-nos para a bancarrota. Acha agora que vai ser ele a tirar-nos de lá? lol, rofl, deixem-me rir. Que falta de vergonha naquela cara:-(

    Gostar

  29. pedro's avatar
    pedro permalink
    27 Abril, 2011 15:04

    De qualquer forma o país vai mudar de vida, a bem ou a mal. Se não fôr já, será quando o dinheiro do FMI se acabar e nós não tivermos aproveitado a oportunidade para sair do buraco.

    Gostar

  30. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Abril, 2011 16:08

    Campos de Minas,
    .
    pergunto: por que é que as PORTUGUESE GOVT BONDS 5Y estão a descer 1,7%?
    .
    Estavam os estranjas a ver a entrevista de J. Sócrates na TVI, já legendada em Inglês Técnico, e estavam impressionados com o lado direito do tipo (ou seria o esquerdo?) Enfim, lá estavam os investidores na amena cavaqueira (de um deles confidenciam-me que quer convidar o Sócrates para jantar a dois, talvez o lado traseiro lhe fique melhor), quando passa o Strauss-Khan por esses lados.
    .
    Ele vira-se para os investidores, ao ver o que estavam a ver, e avisa:
    .
    — Olhem, não acreditem nesse tipo. Ele não vai fazer nada do que promete. Já tive ocasião de dizer isso mesmo há umas semanas à Angela.
    .
    E pronto. Neste momento os juros da dívida batem outra vez recordes.
    .
    Já que o S. não pode salvar o país pela boca, que aceite o convite para jantar. Pode ser que o salve pelo outro lado.

    Gostar

  31. campos de minas's avatar
    27 Abril, 2011 16:09

    a esta hora estão a descer 2,2%

    Gostar

  32. campos de minas's avatar
    27 Abril, 2011 16:11

    a grécia foi intervencionada e tem os juros a 2 anos nos 25%!!!
    são ajudas à hara-kiri!

    Gostar

  33. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    27 Abril, 2011 16:20

    Chamar «ajuda» à vinda do FMI é o mesmo que chamar senhora a uma putaça!

    Gostar

  34. Francisco Colaço's avatar
    Francisco Colaço permalink
    27 Abril, 2011 16:21

    Campos de Minas,
    .
    Na SIC notícias não ouvi isso. Pelo que parece, os juros chegam aos 12,5%.
    .
    Outra coisa, a Grécia recebe os seus empréstimos à taxa que o FMI negociou (creio que próxima dos 4,5%). O mercado SECUNDÁRIO pode ter as taxas que quiser ter, o que não quer dizer que o empréstimo seja realizado.
    .
    É mais ou menos assim: você prometeu à sua mulher a Lua. Ela, enternecida, aceitou casar consigo. E vivem felizes juntos, e é bonito de se ver. Não vá ela é cobrar a promessa, pois a Lua está abrangida por tratados internacionais e não pode ser clamada por nenhuma nação ou indivíduo. E isso deixava-o de (eufemisticamente) estômago na mão.

    Gostar

  35. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    27 Abril, 2011 23:10

    H.L. Mencken, mesmo não conhecendo um tal de Sócrates caracterizou-o na perfeição:
    “one who will preach doctrines he knows to be untrue to men he knows to be idiots”

    Gostar

  36. campos de minas's avatar
    28 Abril, 2011 09:56

    pergunto: por que é que as PORTUGUESE GOVT BONDS 5Y estão a descer 1,2%?
    http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT5YR:IND

    Gostar

  37. campos de minas's avatar
    28 Abril, 2011 09:59

    Francisco Colaço,
    quanto à promessa da lua: «qui veut marrier ne trompes pas!»

    Gostar

Indigne-se aqui.