novos procedimentos humanitários da administração obama
2 Maio, 2011
Sendo francamente avesso às normalmente designadas «teorias da conspiração», que supostamente «explicam» a História por detrás da história, não posso deixar de manifestar o meu imenso espanto, diria mesmo, a minha absoluta estupefacção pela inexistência de uma fotografia que seja do cadáver do inimigo público nº 1 dos EUA, tão-pouco das suas exéquias fúnebres tão rapidamente celebradas a bordo de um navio americano no mar de Omã. Se tivermos em conta o tratamento mediático dado à captura de Saddam Hussein, inclusivamente filmado a sair do buraco do seu esconderijo como se de uma qualquer ratazana se tratasse, há que convir que temos aqui uma certa discrepância no trato…
59 comentários
leave one →

Há quem diga que a chegada do submarino Arpão ontem não terá sido mera coincidência. Outros apontam para intervenção de extraterrestres, mas estão em minoria.
GostarGostar
Acho que sim, depois da certidão de nascimento de Obama devem mostrar a certidão de óbito de Bin Laden. O Blasfémias tem o fax ligado?
GostarGostar
“… a minha absoluta estupefacção pela inexistência de uma fotografia que seja do cadáver do inimigo…”
Há-de haver e aparecer. Ainda se sabe tão pouco e aos bochechos… Essas dúvidas metódicas…! 🙂
GostarGostar
«teorias da conspiração» ??? Se calhar esta é mais uma…
http://expedientexfiles.blogspot.com/2011/03/benazir-bhutto-dijo-que-bin-laden-fue.html
Certo é uma coisa , Benazir Bhutto , tambem ela já está a fazer tijolo…
GostarGostar
Aparecerão esses dados.
A quem interessaria uma explosão dos islamistas no médio oriente suscitada por imagens.
Aparecerão no tempo certo.
GostarGostar
Se tudo corresse bem o Bin Laden seria demasiado importante para ser morto.
Faziam desaparecer um corpo e dar-lhe-iam a bênção.
Como correu mal encheram-lhe a cara de balas e ficou parecido com um lombo de porco (com cabelos).
Se correu pior, ele escapou-se.
Não me admiro que vá acabar a carreira como pivot da RTP.
GostarGostar
rui a,
Parabéns pela honestidade. Sinceramente.
GostarGostar
Só acredito quando vir a cabeça desse terrorista pendurada na Sala Oval num gancho de inox.
Até lá vou ver vídeos do «casamento real»….
GostarGostar
Pois é um facto que há aqui muita galga mas se não for a wikileaks a mandar cá para fora nem vale a pena queimar neurónios a atirar a adivinhar.
A única coisa factual que já tinha lido era o Panetta a falar no local que queria para o julgamento do Bin Laden. E havia desentendimento acerca disso com as declarações do Obama.
E está visto que não entra na cabeça de ninguém que tenham feito exame de ADN e comparado, em tão pouco tempo e no navio.
GostarGostar
Mas a comparação com o Saddam também não me parece válida pois o Saddam não era um perigo e ninguém ia fazer atentado por ele ser apanhado. Com o Bin Laden era diferente. Não imagino sequer como poderiam andar com ele para julgamento ou onde, sem o pânico se instalar.
Ele era um mito de invencibilidade. Pelo que esse mito às avessas terá peso aproximado. Mesmo que o tivessem morto há mais tempo, o timming foi escolhido. E se foi tudo verdade, idem. Porque sabiam onde estava e só poderia ser cena a meias com os Paqui.
Se foi tudo mentira, idem. A meias foi. Disso é a única certeza que tenho. Verdade ou mentira foi escrita e feita a meias.
GostarGostar
Há uma encenação- isso é óbvio. E há informações contrárias- tanto era para matar como calhou de ter de ser morto em tiroteio.
Para ser tudo falso é mais complicado. Demasiado, até. Demasiado complicado em termos de alianças políticas internacionais.
GostarGostar
metodologias diferentes. entre o cóiboismo de Bush e o mínimo de decência de Obama vai todo um mundo de diferença. eis s discreância no trato…
GostarGostar
Agora sabendo desde Agosto que estava ali, juntando o que saiu nos jornais com o Panetta a preparar local para julgamento e depois o timming da campanha eleitoral, a altura em que o caçaram pode ter sido outra.
E se estava já caçado pelos paqui, só pode ter morrido depois de muita tortura. É impensável caçarem um tipo daqueles para deitarem ao mar, sem quererem sacar nada acerca da rede.
GostarGostar
Portanto, se é tudo verdade que foi ontem, a operação correu mal.
GostarGostar
Até pode aparecer fotos…..mas o Bin estava a recibos verdes com a CIA….
e isso ninguém tenha dúvidas…..agora havia que por um ponto final que vem aí novos acontecimentos.
este já cheirava mal…….
GostarGostar
Agora chegou ao Rui…
“Até pode aparecer fotos…..mas o Bin estava a recibos verdes com a CIA….
e isso ninguém tenha dúvidas…”
-Eu tenho dúvidas explique lá.
GostarGostar
É ainda interessante que ninguém fale do famoso “Direito Internacional”…
GostarGostar
A questão é que não foi só a CIA. E não foi apanhado no Afeganistão por acaso. Sabia-se onde estava. E estava perto de um quartel paquistanês e é impensável que soubessem isto tudo desde Agosto, preparando uma treta de operação para matar 5 pessoas.
Nem sequer os paquistaneses deixavam entrar por ali tropas para uma cena daquelas se não fosse a meias. Sendo a meias, o tiroteio é coisa de amador. De Agosto a agora já tinham conseguido neutralizar todos sem ser preciso tiroteio apressado e despejo no mar alto. E tudo com barco à espera e local decidido na hora mais as análises de ADN e o tipo a fazer a cerimónia religiosa. Tudo gente apanhada por acaso por ir a passar no mar.
GostarGostar
Conta lá a parte onde entra o direito internacional para o tiroteio preparado desde Agosto.
O direito internacional é que disse onde ele estava e foi o direito internacional que se lembrou de irem logo buscar um barco com ADN do verdadeiro?
GostarGostar
Ah, estás preocupado em desviar para os humanistas. Mas estás com azar porque não aparecem humanistas. Apenas uma historieta mal contada.
GostarGostar
O do Direito Internacional era o Obama contra Panetta; ou vice versa, porque eles não se entendiam acerca do local onde diziam que iam fazer o julgamento.
Ou também nunca leste isto? queres que te passe link dos jornais?
GostarGostar
Ora tenta lá tu explicar a operação com a verosimilhança que achas que tem em vez de te defenderes fazendo perguntas ao lado.
GostarGostar
“pela inexistência de uma fotografia que seja do cadáver do inimigo público nº 1 dos EUA”
Isso revelaria necessidade de justificação à guisa de pedido de ratificação.
O que a potência diz, é.
GostarGostar
Até o JM que é sempre tão cool não conseguiu controlar a emoção e nem teve distanciamento ao fazer o post.
A HM não conta.
GostarGostar
Aqui http://www.politico.com/news/stories/0211/49680.html
Em Fevereiro, a troca de galhardetes entre o chefe da Cia e o Obama, para sair tudo no jornal. E era para ir para Guantamo. E já sabiam onde estava desde Agosto, como declararam agora oficialmente.
Então? como é?
GostarGostar
«Despite President Barack Obama’s vow to close the military-run prison at Guantanamo Bay, the facility would likely be used to detain high-level Al Qaeda leaders like Osama bin Laden and Ayman Al-Zawahiri if they were captured, Central Intelligence Agency director Leon Panetta told a Senate intelligence panel Wednesday.
“We would probably move them quickly into military jurisdiction at Bagram for questioning and then, eventually, move them probably to Guantanamo,” Panetta said, answering a question by Sen. Saxby Chambliss (R-Ga.) during a Senate Intelligence Committee hearing. The Pentagon maintains a high-security military detention facility at Bagram Air Base in Afghanistan.»
Isto sabendo perfeitamente onde estava,como dizem agora.
GostarGostar
«At the White House, however, there was no support for Panetta’s suggestion that bin Laden would go to Guantanamo.
“I’m not going to speculate about what, you know, would happen if we were to capture Osama bin Laden,” press secretary Jay Carney said. “I can tell you that this government is very focused on bringing to justice a perpetrator of the attacks on 9/11.”»
E agora, um diz que era para apanhar vivo e o outro diz que era para matar…
GostarGostar
«Carney also insisted that Obama “remains committed to closing Guantanamo,” despite legislation he signed last month that effectively bars transferring prisoners to the U.S., and also could make it far more difficult to send some prisoners to other countries.
At the Senate hearing, Chambliss, the vice-chair, said Guantanamo would probably be the best choice for detaining a high-value suspect like bin Laden or Al-Zawahiri, his top lieutenant, despite the White House’s vow to shut it down.»
Uma coisa é certa- estas notícias foram bluff saído cá para fora de propósito. Pois se agora dizem que a operação já estava a ser preparada desde Agosto!
GostarGostar
Não só “Direito Internacional” simples.
Porque é que não foi o FBI a entregar um mandato de captura às autoridades Paquistanesas e estas assim fariam a detenção?
Obama Prémio Nobel da Paz da cultura Europeia enviou as Forças Armadas e não o FBI.
Estranho que não hajam protestos dos mesmos de sempre.
Ou seja espera-se uma declaração de protesto do Dr.Mário Soares, do Dr.Freitas do Amaral.
GostarGostar
«the facility would likely be used to detain high-level Al Qaeda leaders like Osama bin Laden and Ayman Al-Zawahiri if they were captured, Central Intelligence Agency director Leon Panetta told a Senate intelligence panel Wednesday.»
eheehe Se calhasse de apanharmos dava jeito ter aquilo aberto ou então vai ser de outra maneira, no mar alto.
GostarGostar
Pela elaborada e desenvolvida prosa sobre o assunto até aposto que a «Zazie» é o alter- ego do Nuno Rogeiro.
Só falta dizer qual é o nrº que o Panetta calça….
GostarGostar
Esquece os protestos que isso é cena para HM e ela já fez a parte dela.
Explica lá tu esta operação. Mainada. Não desvies que não tens audiência para a rábula moralista ou os processos de intenção.
GostarGostar
Tens alguma coisa a obstar ao que eu escrevi?
Eu limitei-me a copiar um artigo de jornal. E já acompanhava este Panetta há mais tempo porque achei que o gajo era matreiro com aquela de andar a fazer agit prop entre o islão.
GostarGostar
O Luck está a rabiar por não conseguir sustentar a versão oficial. Desvia para cenas ao lado com tretas de não sei quantos os que falavam do Direito Internacional e mais os que queriam negociar.
Nada disso vem ao caso. Tens apenas de responder às dúvidas que o Rui A levantou.
Eu respondi e nem concordei com a comparação com o Saddam. Por aí erra. Era impensável o histerismo em andar com o Bin Laden como troféu como se fez com o outro que não tinha uma rede terrorista na mão e que estava derrotado pelos próprios iraquianos no poder, há muito. O Saddam foi enforcado entre eles. Este nunca o seria. E nem sei quem se atreveria a oferecer local para prisão e julgamento.
GostarGostar
Isto partindo do princípio que foi morto. Ontem, ou no mês passado, ou há 6 meses atrás…
GostarGostar
história mesmo mal contada. tipo golpe publicitário.
GostarGostar
Está aqui
GostarGostar
Teorias da conspiração. Pode-se dizer o que quiser Zazie.
O que é que pode provar que foi verdade para ti se podes jogar esse jogo até ao infinito?
.
Do Parlamento Português espera-se também um voto de pesar pela morte de Bin Laden a ser votado pelo nosso Parlamento tal como o fez para o sheik Yassin do Hamas.
E outro voto de protesto pela “ilegalidade” da operação.
GostarGostar
Hehe, nem uma autopsiazita como é da praxe em qualquer assassinato, ainda por cima destes… pumba, logo para o fundo mar! Bela historieta. E não vejo ninguem a querer saber o essencial: a mera verdade dos factos. Engolem logo a 1ª historieta oficial que se conta nos me(r)dia.
GostarGostar
Veja se entende (e está a parecer que não chega lá…): nem um merecia outro tratamento diferente de rato de esgoto nem outro qualquer cerimónia fúnebre. Qualquer deles ere uma cavalgadura.
GostarGostar
Não acredito nesta historieta, já estou vacinado contra o síndrome de Sócrates.
GostarGostar
Caricatura de Bin Laden
http://ricardocampus.com/2011/05/03/bin-laden/
GostarGostar
Com o corpo no fundo do mar, já nem qualquer garantia existe que a pretensa amostra de ADN do dito cujo seja mesmo dele.
GostarGostar
ainda não entendi este celebrar da morte por parte de (alguns, quero acreditar) americanos.
num país de Liberdade não era suposto levar à Justiça um assassino como Bin Laden?
mas também quando um aluno de escola primária leva para a escola uma pistola, alguma coisa não bate certo…
GostarGostar
“… a minha absoluta estupefacção pela inexistência de uma fotografia que seja do cadáver do inimigo…”
Até há uma certidão de óbito. O problema é que tem os números de telefone de Lisboa a começar em 01 e a data corresponde a um domingo.
Este e outros documentos foram enviados para o Pinto Monteiro, que disse que não provam nada e por sua vez mandou-os para o Noronha que já os destruiu.
Ficámos assim sem documentos que provem a veracidade do facto.
Há testemunhas que juram que ainda hoje viram Bin Laden no Intendente a falar subrepticiamente com o Anti-comuna e que identificaram ambos pelo cheiro a árabe e a bagaço, respectivamente. O Al Gore está já a reunir material para um novo filme que prova que O Bin Laden, vivinho da costa, só teve que se mudar para uma zona mais fresca do Paquistão por causa do aquecimento global. O Ministro Silva Pereira apareceu já a dizer que isto tudo é uma jogada do PSD. Jorge Sampaio afirmou que há mais Bin Laden para além do deficit enquanto que Cavaco Silva se pronunciou a dizer que um Presidente da República não se pronuncia. O Mendonça já lançou concursos para 2 autoestradas e um TGV que nos levem rapidamente a ver que ele está vivo, Vieira da Silva anunciou que Teixeira dos Santos está fechado no seu gabinete a lançar um PEQUE sobre a fortuna do Bin Laden.
GostarGostar
Ele esta comigo e posso afirmar que no fundo, no fundo, no fundo ele é bom rapaz.
GostarGostar
E não se arranja por aí um gajo de barbas, já morto há alguns anos, para o Sócrates atirar ao mar, e o ajudar a subir nas sondagens?
GostarGostar
Os Paquistaneses tratam o caso como verdadeiro, mas os tugas cada vez mais burros, educados por uma cultura de esquerdismo que funciona bem com a propensão para a bruxaria popular
é tudo conspirações.
GostarGostar
Lucklucky,
.
Explique-me então porque é que desde o fim de 2001, o Bin Laden não dá provas de vida. Será tão difícil haver uma câmara nestes dias, quando até os telefones celulares as têm?
.
O Ossama de má memória anda a fazer tijolo há quase uma década, e foi mantido «vivo» pela Al-Qaeda e pelos Estados Unidos, este último através de negação plausível. Os Estados Unidos não queriam criar (e bem) um mártir antes de a Al-Qaeda entrar ela própria em descrédito, seja por desuniões internas, seja por afastamento das notícias.
.
Além disso, um inimigo com rosto fornece uma flâmula, um pendão ao redor do qual se agregam as nações. Agregam-se para lutar contra um inimigo comum. Com rosto, é mais fácil aceitarem as opiniões públicas essa adesão, que aliás é do interesse da maioria das nações.
.
O Burgesso Obama, portanto, não matou ninguém. Limitou-se a dar um encerramento majestático, televisivo e muito conveniente (num momento em que as sondagens o afastavam da reeleição).
GostarGostar
Da direita à esquerda, do Blasfémias ao 5dias, todos querem ver provas de que Ossama Bin Laden morreu. Eu, um humilde observador, acho que este silêncio precede mais um genial golpe de marketing de Obama. Vai esperar que os republicanos, a Fox e a rapaziada do Tea Party manifestem as mesmas dúvidas, até que o ruído se torne insuportável e criar um grand finale com provas irrefutáveis. Querem melhor arma para as presidenciais que aí vêm?
GostarGostar
Bom eu tenho a minha opinião e vale o que vale.
–
O homem foi capturado com vida, ou abatido, não interessa. Se foi ontem ou há mais tempo idem. O corpo, podem apostar as vossas vidas que não foi atirado ao mar. Isso é história para entreter, e aplacar as consciências do mundo do Islão moderado.
Só quem não sabe como actuam os serviços secretos pode levantar essa hipótese. Vivo ou morto só daqui por muitos anos saberemos (ou não) o que de facto aconteceu. Daqui para a frente será apenas mais um dossier a que apenas uns quantos, muitos poucos, terão acesso.
–
Finalmente esse comentário de que deveria ser o FBI a prender o gajo é para rir. A jurisdição do FBI resume-se ao território Americano. Quanto muito teriam de pedir ao Departamento de Justiça que solicitasse aos colegas Paquistaneses a sua detenção e extradição. Estão a ver o filme, não estão?
GostarGostar
Por falar em armas … se calhar vai aproveitar e, juntamente, mostrar as armas de destruição “massiça” que motivaram a invasão do Iraque…
“As provas existem…” “No devido tempo…” “tem que se dar tempo…”
Dar tempo? Para quê? Para ver se as próximas saem um bocadinho melhor que a manhosice feita à pressa no photoshop?
É que isto nem se trata de teorias ou conspirações … nem é preciso ir muito longe, porra! Usem essa cena que tem entre as orelhas, olhem um bocadinho pra trás, pro passado, mesmo o recente!
Como é possível ser tão crítico e escrutinador numas coisas, e engolir bosta tão básica noutras?
GostarGostar
Ó Rui os americanos e o Obama nem vão descansar enquanto não te convencerem que o Laden está a fazer tijolo. Pelos vistos os muçulmanos do paquistão que ontem vieram para a rua, o Hamas , os países árabes que o adoram e outros que tais, foram mais fáceis de convencer…..
GostarGostar
Consequências flasfemas:
GostarGostar
Caro joao manuel, os crédulos são sempre fáceis de convencer e manipular … o que a mim me espanta é haver por aqui tantos crédulos, ou melhor, credulidades tão selectivas.
GostarGostar
Lucky: onde é que eu escrevi algo aproximado a teorias de conspiração.
Eu larguei um artigo do jornal com declarações do Panetta. Mais nada.
Mas tu não explicas nada. Nem dizes se achas que foi assim ou assado. Acusas os outros para te defenderes e nem sei de que te defendes.
Se queres que te diga o que eu penso é que o tipo, a ter sido morto agora (e o agora não implica domingo) foi pelos paquistaneses. E estava sob alçada deles. Porque só um tolinho acredita que um tipo daqueles estivesse numa casa, há meses, perto do quartel dos paquistaneses.
Os paquistaneses sempre jogaram para os 2 lados. E o Iraque ou Afeganistão é que não tiveram nada a ver com isso. Ele nunca ia arriscar ir para o Iraque. Era mais provável estar nos que jogam jogo duplo.
GostarGostar
Cá para mim o Binnie ainda está vivo, enjaulado em parte incerta.
GostarGostar
Agora uma coisa é certa. Se esta historieta convence o JM, então mais facilmente convence milhares de patuscos americanos.
Aqui no Blasfémias só convenceu uma pessoa racional. As outras que acreditaram não usam a cabeça. Acreditam por fé.
GostarGostar
Mas também não acredito que o Obama tenha encenado isto tudo sem mais nada. Não encenou no Afeganistão onde era mais credível esta morte em combate.
Se houve encenação foi feita com os paquistaneses porque foram também eles que assumiram a operação.
Portanto, verdade ou mentira é o que eu escrevi no Cocanha- uma questão de diplomacia e negócios estrangeiros.
GostarGostar