Saltar para o conteúdo

juízo

16 Maio, 2011
by

É neste cenário que, a meu ver, PSD e CDS devem trabalhar nos dias que faltam para as eleições: está visto que Paulo Portas não será primeiro-ministro do próximo governo constitucional e que o PSD não terá maioria absoluta nas eleições de 5 de Junho. Se quiserem formar governo juntos, há duas condições a cumprir: o PSD tem de ganhar as eleições, nem que seja por um voto, e os deputados do CDS têm de atingir, somados aos do PSD, 116 mandatos. Com menos do que isto teremos o PS novamente no governo e José Sócrates a primeiro-ministro. Por conseguinte, vejam lá se afinam a pontaria e se percebem que só têm a perder com o espectáculo público dos últimos dias.

59 comentários leave one →
  1. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    16 Maio, 2011 20:39

    E o Paulinho das feiras, que finalmente descobriu de onde vêm as pevides, vai para ministro da Agricultura.

    Gostar

  2. Bonaparte's avatar
    Bonaparte permalink
    16 Maio, 2011 20:41

    Se isto continua assim, emigro antes de 5 de Junho. Agora temos Passos “O Africano”… Sinceramente…

    Gostar

  3. José Francisco's avatar
    José Francisco permalink
    16 Maio, 2011 20:57

    Concordo em absoluto acrescentaria apenas que se torna essencial e premente que o Dr. Portas afirme claramente que não fará aliança governamental com o Egº. Bancarrota/PS, já está a demorar muito.

    Gostar

  4. O SÁTIRO's avatar
    16 Maio, 2011 20:57

    Totamente de acordo!
    A única hipótese de serem governo é tirarem votos ao PS…ganhos ao centro.
    Pq já se percebeu que o espantalho e o papão da Direita, agirado pela máfia socialista com experiência na maçonaria e seus lacaois mediáticos, vão levar muitos BEs (betinhos) e alguns PCPs a votar sókas.
    Ist o é, a continuação da incompetência, arrogância, corrupção a caminho da miséria e da pobreza…..

    Gostar

  5. O SÁTIRO's avatar
    16 Maio, 2011 21:01

    Aliás, não parece difícil malhar em Sócrates.
    Basta um bom trabalho de pesquisa das promessas, das frases empolgantes (de q ele gosta tanto…”momentos históricos”!!!) que mudavam e se contradiziam quase diariamente para lhe atirar à cara.
    Mas com segurança e firmeza…pois já se viu que o gajo é “homem”(!!!) para negar tudo aquilo que é evidente, mesmo diante das fuças.

    Gostar

  6. Antonio's avatar
    Antonio permalink
    16 Maio, 2011 21:53

    Eu só não percebo é como é que podem achar que se o PSD e o CDS não ganharem o mundo está perdido. Se o Sócrates tem 35% dos votos isso quer dizer que 35% dos Portugueses se revê nele e portanto ele tem tanto ou mais directo que o Paulo Portas de pertencer a um governo. Sim, porque 35% querem o Sócrates no governo!

    Gostar

  7. tina's avatar
    tina permalink
    16 Maio, 2011 22:19

    Se Sócrates ganhar as eleições, daqui a um ano o défice pouco terá baixado e já estaremos a falar na restruturação da dívida. Será um desastre como a Grécia.Por outro lado, sabendo agora sobre a recessão que veio para ficar, para além do que já sabia sobre as previsões de desemprego a 13%, etc., vou ter muita pena de PPC se ganhar as eleições.

    Gostar

  8. tina's avatar
    tina permalink
    16 Maio, 2011 22:30

    É verdade que o PR pode decidir que 0 2º e 3º partidos mais votados podem formar governo se formarem maioria absoluta?

    Gostar

  9. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    16 Maio, 2011 22:40

    O que o “sr socrates” merecia era ganhar as eleições sem maioria, confirmar que não consegue formar governo maioritário e o PSD+CDS serem convidados a formar governo maioritário resultante da vontade popular.

    Gostar

  10. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    16 Maio, 2011 22:43

    *socrates sem maioria absoluta … governo PSD+CDS com maioria absoluta

    Gostar

  11. JP's avatar
    16 Maio, 2011 23:08

    O cenário é que estas sondagens ainda são mais frágeis que as das europeias, mas a tentativa está a resultar muito bem.

    Gostar

  12. tric's avatar
    tric permalink
    16 Maio, 2011 23:34

    But hardly anyone believes anymore that Greece can avoid a restructuring, or a debt haircut. Its mountain of debts has grown to more than 150 percent of gross domestic product this year. Meanwhile, the economy is shrinking, partly because of the austerity measures.

    The country is stuck in a vicious circle. Investors refuse to lend Greece money at affordable interest rates because they are convinced that Greece is over-indebted. This forces the government to accept bailout loans from its partner countries, which further increases debt levels while reducing creditworthiness.
    http://www.spiegel.de/international/europe/0,1518,762769,00.html

    tic-tac tic-tac

    Gostar

  13. tric's avatar
    tric permalink
    17 Maio, 2011 00:00

    Tomé Feteira, um dos maiores empresários de sempre de Portugal, a quem a Judearia Portuguesa, proibiu de construir uma Fundação no seu próprio país !!

    ” Quando regressou a Portugal?
    Em 1964 resolvi vender as minhas empresas. E depois pensei no melhor local para colocar o dinheiro. O dinheiro não tem pá­tria, vai para onde há melhores garantias. Qual era o país que me oferecia melhores garantias? Portugal, que tinha o orçamento equilibrado e a moeda mais forte do mundo. É por isso que hoje não me deixam falar. Portugal tinha a inflação a zero e 980 toneladas de ouro. O Financial Ti­mes escreveu: – Portugal, a continuar a sua ex­pansão económica, atingirá o terceiro milagre económico do mundo em 1980. O que ultrapassaria muitas vezes os outros dois milagres económicos: o japonês e o ale­mão. ”

    http://www.jornaldeleiria.pt/portal/index.php?id=5109

    a moeda mais forte do MUNDO!!! E Salazar apanhou o país na RUINA ECONOMICA!!! simplesmente, IMPRESSIONANTE!!! SALAZAR a Prémio Nobel da Ecónomia, o modelo economico de Salazar, vale mais que todo o ouro que nos deixou…modelos economicos judaicos, LIXO!!!!

    Gostar

  14. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    17 Maio, 2011 00:07

    O nosso caro CAA já devia estar a malhar no PPC (como fez com a MFL) por ele não descolar nas sondagens.
    Sei que o jogo das eleições não é fácil, mas também é verdade que o Sócrates até agora apresentou o melhor governo desde o 25 de Abril.
    ELE PRÓPRIO.
    (E mais ninguém.)

    Gostar

  15. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    17 Maio, 2011 00:23

    Este Dias deve estar pielucha…

    Gostar

  16. Mario's avatar
    Mario permalink
    17 Maio, 2011 00:42

    Muito bem caro Rui. É isso mesmo. O José Francisco também tem razão, o Paulinho Portas já podia ter sido mais claro quanto à impossibilidade de uma coligação do CDS com o Sócrates. Mas dá para perceber que lhe dá gozo manter o Sócrates na dúvida… LOL…

    Gostar

  17. Sousa Pinto's avatar
    Sousa Pinto permalink
    17 Maio, 2011 00:48

    Diga-se o que se disser, não se pode negar o seguinte:
    -O José Sócrates tomou conta do Governo de Portugal há 6 anos e o essencial da sua política foi segurar-se no poder à custa dos dinheiros do Estado, pagando fortunas aos boys do PS e dando uns trocos ao Zé Povinho para garantir votos.
    Quando já não tinha mais dinheiro para sustentar a mentira, demitiu-se.
    Quer agora que venham uns parvos recuperar o País, para daqui a uns anitos ele se apresentar novamente para repetir a dose.
    Será que os portugueses vão permitir isto tudo?

    Gostar

  18. certo's avatar
    certo permalink
    17 Maio, 2011 01:08

    Cenários e mais cenários, vai-se a ver, ao fim, vai dar ao mesmo, se os partidos que nos governam desde há quase quarenta anos pouco diferem e se degladiam, pelos vistos, não pelo interesse do bem público nem sequer mera vaidade, mas verdadeiro interesse de tacho para a família dos boys respetivos, disse-o bem, tão bem, há pouco o Marinho Pinto, que adorei, nem imaginam.
    Sabem vocês quanto ganha um administrador de uma grande empresa dessas semi-públicas?
    Sabem quanto?
    Tanto como isto, como um trabalhador de salário mínimo que vivesse duzentos e seis anos, a trabalhar sempre, dois século e seis anos, sem um mês no desemprego.
    Isto admite-se, perguntou ele?
    Mas é por isso que se debatem, lutam e degladiam os dois partidos, pela roubalheira do exemplo.
    E ora então que se lá f… quem ganhe, seguindo essa ideia, que lá ganhe o Sókras ou o Passos, de passagem, com o Portas, lá ganhem e ainda estourem.
    Que o povo, esse, mais pobre, mais na miséria, lá há-de ter nóssa sinhora, sempre.

    Gostar

  19. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    17 Maio, 2011 01:21

    Para sokas seria impensável – por não haver tradição no nosso país – o PR empossar um governo onde não estivesse representado o partido que obtivesse a maioria.
    .
    Porque será que ele não acha intolerável um PR ter demitido um governo que tinha a maioria parlamentar e que esteve muito longe de levar o país à bancarrota??

    Gostar

  20. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    17 Maio, 2011 02:11

    O memorandum do triumvirato devia ser traduzido para bom português vernáculo para que os portugueses entendam a javardice que era o PEC 4 .. começando pela mentira argumentativa do sokas de que o novo acordo não influencia a execução orçamental de 2011 (omitindo que os objectivos do défice para 2011 foram alterados neste acordo para alojarem as despesas da desorçamentação socrática).

    Gostar

  21. silva's avatar
    silva permalink
    17 Maio, 2011 07:06

    Finalmente… fez-se Justiça em Portugal

    Fez-se Justiça, finalmente… yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    *A justiça portuguesa está de parabéns!** Passem este e-mail a todos
    os Vossos amigos, pode ser que bata em porta certa.**

    * Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.

    • Desde a morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia,
    • Ao desaparecimento de Madeleine McCann,
    • Ao caso Casa Pia
    • Do caso Portucale
    • Da compra dos submarinos
    • Às escutas ao primeiro-ministro
    • Do caso da Universidade Independente
    • Ao caso da Universidade Moderna
    • Do Futebol Clube do Porto
    • Ao Sport Lisboa Benfica
    • Da corrupção dos árbitros
    • À corrupção dos autarcas
    • De Fátima Felgueiras
    • A Isaltino Morais
    • Da Braga parques
    • Ao grande empresário Bibi
    • Das queixas tardias de Catalina Pestana
    • Às de João Cravinho
    • Dos doentes infectados por acidente e negligência de Leonor Beleza
    com o vírus da sida
     O despedimento colectivo de 112 trabalhadores do Casino Estoril, despedem 112 para empregar outros em sua substituição e o governo fecha os olhos como a justiça também.
    . Do processo Costa Freire / Zeze Beleza, quem não se lembra ?
    • Do miúdo electrocutado no semáforo
    • Do outro afogado num parque aquático
    • Das crianças assassinadas na Madeira
    • Do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico
    • Do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi
    roubada do Instituto de Medicina Legal
    • A miúda desaparecida em Figueira
    • Todas as crianças desaparecida antes delas, quem as procurou
    • As famosas fotografias de Teresa Costa Macedo. Aquelas em que ela
    reconheceu imensa gente ‘importante’, jogadores de futebol,
    milionários, políticos.
    • Os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran
    .Dos Roubos dos Administradores Bancários, Armando Vara e o Tal de Oliveira e Costa
    .E o Sr. Jardim roubava não para dar comer ao filhinho mas para o
    Troglodita Jogar na bolsa
    .Dos Presidentes de Juntas de Freguesias, que entraram para as juntas
    com dividas e saiem
    ao fim de 20 anos com todas as dividas pagas + carros de luxo + vivendas deles e
    para os filhos :E DESTA…. HEIN…. COMO DIZIA O NOSSO AMIGO FERNANDO PESSA !!!
    ( ESTAS AVENTURAS DÃO-SE NAS JUNTAS DE FREGUESIAS DA CÂMARA DE
    ALCANENA…. SIM SIM…..
    • Os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal.
    • O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz,
    apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para
    a sua filha.
    • E aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter
    assassinado doentes por negligência

    > Pois é… a justiça portuguesa está de Parabéns!

    > Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.*
    MULTADO POR GUIAR BURRA, EMBRIAGADO
    O agricultor que há uma semana foi apanhado a conduzir embriagado uma
    carroça puxada por um burra, na EN 17, em Celorico da Beira, foi
    ontem, quinta-feira, condenado, em processo sumário, a pagar 450 euros
    de multa. Pena pode ser substituída por trabalho comunitário, (Pois
    este sr. trabalha e não vive com qualquer subsidio do governo)
    Jorge Rodrigues, de 34 anos, agricultor, foi condenado pelo Tribunal
    Judicial de Celorico da Beira, neste caso, a juíza Cláudia Jesus, que
    considerou “muito grave” o crime pelo qual o agricultor ia acusado,
    aconselhou-o a nunca pegar num veículo, seja ele a motor ou de tracção
    animal, depois de ter bebido, condenou um homem apanhado com uma taxa
    de álcool no san.uma pena de 90 dias de multa, à razão de cinco euros
    por dia, por ter sido apanhado a 11 de Agosto a conduzir o veículo de
    tracção animal com uma taxa de alcoolemia de 2,85 g/l no sangue.
    O valor mínimo da multa aplicada, que totaliza 450 euros, teve em
    conta, segundo a juíza de turno que ditou a sentença, a situação
    social do arguido e o facto de ser primário. Foi-lhe ainda aplicada,
    como pena acessória, a inibição de conduzir qualquer veículo
    motorizado por um período de sete meses.
    A pena exclui a proibição de o arguido guiar a carroça puxada pela
    burra, o meio de transporte que mais utiliza, pese embora ter licença,
    segundo o próprio, para conduzir tractores e motociclos.”Venda a burra
    se ela for uma tentação”, desafiou
    Até que enfim…. e em tempo recorde 8 dias depois julgado e
    condenado !!!!!!!!!!!!!! YEAAAAAAAAH!…
    Agora sim, sinto-me mais seguro !

    Gostar

  22. Piscoiso's avatar
    17 Maio, 2011 09:12

    …está visto que Paulo Portas não será primeiro-ministro do próximo governo constitucional
    Eu não teria tanta certeza.
    Acho que o homem é inteligente
    bem vestido e educado
    muito asseado,
    coisas que o povo topa logo.

    Gostar

  23. Gonçalo's avatar
    17 Maio, 2011 09:32

    Só não interessa discutir culpas… aos culpados.
    Principalmente quando se pretende seguir com as mesmas políticas (programa rosa).
    http://notaslivres.blogspot.com/2011/05/o-beneficio-da-duvida-e-o-prejuizo-da.html

    Gostar

  24. Abrolhos's avatar
    Abrolhos permalink
    17 Maio, 2011 09:57

    Ex.mo sr. Rui a.
    Ainda falando de cenários, porque razão seríamos obrigados a “gramar” com um governo socialista se estes ganharem por 1 voto, se por acaso, o PSD+CDS tivéssem simultaneamente uma maioria parlamentar? Onde está a obrigação do PR em dar posse ao partido mais votado?
    Por não conseguir alcançar essa lógica é que estranho muito a observação de Sócrates em não aceitar tal solução. Compete-lhe decidir? Não! Pelo que leio outras coisas nas palavras dele….se o PS ganha sem maioria e existe uma maioria parlamentar PSD+CDS, quem sabe, o Sócrates esteja a prometer “estalo” no meio da rua.

    Gostar

  25. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    17 Maio, 2011 10:00

    “Eles não têm coragem. Quando muito eu posso levar um tiro mas ‘eles’ serão uma província de Espanha”.
    Por 432 euros eu digo quem é o autor fa frase e onde está ela transcrita.

    Gostar

  26. campos de minas's avatar
    17 Maio, 2011 10:06

    como supra foi sugerido, o gozo do paulinhos é ser desejado por dois homens com ar saudável! ainda por cima pode escolher entre loiro e moreno…

    Gostar

  27. Trinta e tês's avatar
    17 Maio, 2011 10:11

    É trágico percebermos que existem duas “realidades”: a que vivemos todos os dias e a que parece dominar a campanha eleitoral. Nesta, os mesmos que nos atiraram para o buraco afirmam-se como os únicos que sabem o caminho da saída. Naquela, lemos o que vai estando disponível do acordo com a “troika” e não vemos uma única exigência que, na economia, garanta que nada vai ser como antes; agarramos num lápis e num papel, fazemos umas continhas e não percebemos como evitar novo empréstimo para pagar o empréstimo. Entretanto, por cá, renegociar a dívida é um estandarte exclusivo da esquerda. Enfim…

    Gostar

  28. certo's avatar
    certo permalink
    17 Maio, 2011 10:36

    E porém diz bem Gonçalo:
    “Mais do mesmo, é atoleiro pela certa. E nunca mais de lá saímos…”
    E di-lo a respeito de sókras, que não pára de nos fazer crer o contrário.

    Gostar

  29. PAS's avatar
    PAS permalink
    17 Maio, 2011 10:51

    As perguntas que gostaria que fizessem a José Sócrates:

    1. Já explicou ao país que o TGV tem que seguir em frente porque conseguiu um acordo bancário muito vantajoso, com juros e spread baixíssimos que importa não desperdiçar. No entanto, ao que consta esse empréstimo resume-se ao Troço Cacia-Poçeirão, e Poçeirão como o Engenheiro sabe fica em Palmela e não em Lisboa. Gostava que me explicasse como é que será feita a ligação Poceirão-Lisboa e com que dinheiro? Falamos do Troço Poçeirão-Montijo e a terceira travessia do Tejo.

    2. Tendo lido o programa eleitoral do PS gostava que me explicasse em que medida reflecte o seu programa a realidade da nação e o programa designado pelo triunvirato? E já agora quando é que pretende defender algumas dessas propostas do programa ao país?

    3. A aposta nas energias renováveis e incentivo ás mesmas foi um cartaz destes últimos 6 anos de governação PS, como é que vai resolver o problema de todos aqueles que investiram nas mesmas e agora vão perder os benefícios que lhes foram prometidos?

    4. A TSU, afinal vai baixar ou não a taxa? se sim como vai compensar a perda de receita?

    5. Anunciou em horário nobre que os bancos iriam pagar um novo imposto já em 2011, pergunto: porque razão quando questionados os representantes dos mesmos dizem desconhecer esse mesmo imposto?

    6. Que ambições tem o PS e José Sócrates relativamente à Justiça Portuguesa?

    7. Concordaria com a diminuição do número de deputados da assembleia da república para 180 membros? Se não, porquê?

    8. Como pretende resolver o problema das PPP e se tenciona pedir uma auditoria externa ás mesmas?

    9. Em que Sócrates espera que as pessoas acreditem? No que afirma que não está disposto a governar com o FMI? ou no que afirma ser o melhor para governar com o FMI?

    10. O Governo, o PS e Sócrates como líder de ambos afirma que a crise foi provocada pelo chumbo do PEC IV, pergunto e de quem é a culpa do PEC IV?

    Gostar

  30. Ricardo Campus's avatar
    17 Maio, 2011 11:33

    esquerda…direita…centro….diferenças?
    #cartoon Eça e Portugal – O Egoísmo da Doutrina Política: http://t.co/2dRqNEs

    Gostar

  31. PALAVROSSAVRVS REX's avatar
    17 Maio, 2011 11:40

    Espero que não seja pedir de mais.

    Gostar

  32. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    17 Maio, 2011 11:42

    Agora o Passos reinventou o Nogueira.
    Que nojeira!…

    Gostar

  33. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 11:55

    Qual a empresa do Norte que em apenas 4 anos, quase triplicou o seu volume de negócios?
    .
    .
    Qual a empresa do Norte que em apenas 4 anos, quintuplicou as suas vendas no exterior?
    .
    .
    Qual a empresa do Norte que em apenas 4 anos, inverteu o peso das vendas no mercado interno pelas do mercado externo? Que em finais de 2006 67% do seu volume de negócios era no mercado interno e os restantes 33% no mercado externo e, volvidos 4 anos, as vendas no exterior já representam 65% enquanto o mercado interno apenas 35%?
    .
    .
    Qual a empresa do Norte que em apenas 4 anos, aumentou o VAB por trabalhador em cerca de 65%?
    .
    .
    Qual a empresa do Norte que em apenas 4 anos, aumentou o seu número de colaboradores em cerca de 69%?
    .
    .
    Qual a empresa do Norte que apenas em 2010, aumentou a sua facturação em cerca de 28%?
    .
    .
    Algum dos leitores do Blasfémias sabe qual é essa empresa, que já factura acima dos mil milhões de euros e só o ano passado aumentou as vendas no exterior em 62%?
    .
    .
    E que é uma empresa que vende sobretudo tecnologia própria, estando ligada a vários centros de investigação portugueses, para além da sua aposta na Inv. & Des. no interior da sua organização?
    .
    .
    Se algum leitor do Blasfémias descobrir qual é esta empresa do Norte, dou-lhe os meus sinceros parabéns.

    Gostar

  34. Euro2cent's avatar
    Euro2cent permalink
    17 Maio, 2011 12:07

    > Eleutério Viegas

    Cristina Keller?
    .
    > MULTADO POR GUIAR BURRA

    Vá lá, depois não digam que as juízas que o CEJ deita cá para fora não desemburram …

    Gostar

  35. campos de minas's avatar
    17 Maio, 2011 12:49

    Passos podia ter um laivo de juízo e começar por varrer a sua própria casa!
    daniel oliva no seu melhor:
    Visto tudo isto, e tanto mais que havia para contar, não deixa de ser curioso ver o PSD encher a boca com concorrência, menos Estado e liberdade de iniciativa no continente enquanto na Madeira institui um regime autoritário, onde o Estado está em tudo menos naquilo em que é necessário. Pedro Passos Coelho, os que o antecederam e os que lhe sucederão bem podem pregar sobre as suas convicções liberais. Onde o PSD está no poder há 35 anos não há nem social-democracia, nem liberalismo democrático. Há um regime que não respeita a liberdade, há um Estado clientelar, há a utilização dos recursos públicos para pôr a economia ao serviço do cacique local e dos seus amigos. Enquanto o PSD não afastar este homem das suas fileiras não tem qualquer credibilidade para criticar o que, de forma tão tímida quando comparada com o comportamento do senhor Jardim, se faz no continente. Não gostam os senhores do PSD de falar da sua coragem para tomar decisões difíceis? Provem-no. Comecem na sua sua própria casa.

    Gostar

  36. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    17 Maio, 2011 13:24

    “Qual a empresa do Norte que em apenas 4 anos, quase triplicou o seu volume de negócios?”
    .
    Aposto que se trata da Olaria de Barcelos, que tem exportado milhões de galos de última geração, tecnologia de ponta, para a China.
    Acertei?

    Gostar

  37. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 13:30

    Errado, Pi-Erre. O seu umbigo centralista é demasiado ignorante para perceber destas coisas. lololololol
    .
    .
    Tente outra vez. ;))

    Gostar

  38. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 13:37

    Aliás, esta resposta do PR mostra claramente a mania de alguns do sul em pensarem que são superiores ao pessoal do Norte. É o típico complex0 de superioridade da malta rasca de Lisboa, que acha que conhece o país mas só conhece os seus bairrinhos de lata. É uma pena E é por haver pessoas como ele que é preciso exigir a Independência do Norte. Gente desta não presta e só atrapalha o Norte. ehehhehehhehh

    Gostar

  39. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    17 Maio, 2011 13:59

    Porque é que o meu anterior comentário continua para aprovação?

    Gostar

  40. Trader's avatar
    Trader permalink
    17 Maio, 2011 14:25

    ALTRI ?

    Gostar

  41. Trader's avatar
    Trader permalink
    17 Maio, 2011 14:29

    PORTUCEL ?

    Gostar

  42. certo's avatar
    certo permalink
    17 Maio, 2011 14:32

    Haja o que houver, a seguir o raciocínio e a apresentação de fatos (sem c e tudo) do nosso anti-comuna, não há prazer nestas blasfémias como as exposições dele.

    Gostar

  43. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 14:41

    Caro Trader, a velhinha Efacec. :))
    .
    .
    E o que eles produzem é produto da Engenharia portuguesa, em que mais de 90% dos seus produtos são tecnologia própria. Estão agora a atacar o mercado norte-americano de uma forma bem pensada, com fábricas próprias e tudo naquele mercado e a subirem na cadeia de valor, nos seus sectores de actuação.
    .
    .
    O que é surpreendente nesta empresa é o seu ritmo de crescimento absolutamente fabuloso, batendo a própria alemã Siemens. Embora a Siemens está a tentar apostar sobretudo na rentabilidade em detrimento do crescimento.
    .
    .
    Eu duvido que este ritmo de crescimento se mantenha, mas se o fizesse, era quase duplicar a facturação a cada 3 anos e meio. O que seria fantástico, não apenas para a Efacec como para Portugal, já que é uma empresa que aposta bastante na cabeça dos tugas para crescer e acrescentar valor à sua produção.
    .
    .
    Oxalá que sirva de exemplo para muitas outras empresas tugas.

    Gostar

  44. Jofre's avatar
    Jofre permalink
    17 Maio, 2011 14:50

    Esta postagem é um sinal de desespero. A coisa está a ficar preta.

    Gostar

  45. Centrista's avatar
    Centrista permalink
    17 Maio, 2011 15:37

    Anti-Comuna,

    E o melhor, é que dependendo mais do know-how das pessoas, com tal volume de exportações, e sendo sector transaccionável, vai ser difícil Lisboa promover mais uma deslocalização. A nossa capital, infelizmente, não se dedica a fazer concorrência aos outros países. Não, prefere concorrer com o resto do país. Sempre controlando o árbitro, obviamente.

    Gostar

  46. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 16:04

    ” A nossa capital, infelizmente, não se dedica a fazer concorrência aos outros países. Não, prefere concorrer com o resto do país. Sempre controlando o árbitro, obviamente.”
    .
    .
    Exactamente. E como Vc. refere, será dificil a Lisboa deslocalizar a sede, quando ainda por cima um dos dois accionistas principais é do Norte também.
    .
    .
    Lisboa tem dificuldades em aceitar concorrer em igualdade de circunstâncias com a malta do Norte. Não é por acaso que poucas empresas de lá apostam em bens transaccionáveis como core business. Ao passo que no Norte (incluo sempre aqui o mundo empresarial a Norte do Ribatejo ou De Fátima para cima) aposta bastante em bens e serviços transaccionáveis (na área dos Serviços, Coimbra é mesmo motivo para estudar como se reconverteu aquele tecido empresarial de uma forma absolutamente notável, usando sobretudo o mundo académico para gerar novas empresas. I IPN ainda recentemente foi considerado a melhor incubadora do mundo e é um prémio de reconhecimento pelo maravilhoso papel que lá estão a fazer), como dizia, no Norte cria-se empresas e negócios bastantes virados para o mercado global. Para competir com os melhores do mundo. Em Lisboa quase todas as grandes empresas dedicam-se ao parasitismo e ao rent seeking.
    .
    .
    Empresas como a Critical Software (um spin off da Univ. de Coimbra e incubada precisamente no IPN) são exemplo de excelência a nível mundial, sedeada em Coimbra. Outro exemplo bastante conhecido, temos a Altitude Software. Mais acima, temos em Aveiro verdadeiras joias em bruto que poderão vir a ser importantes empresas nacionais, quase voltadas para o mercado global. Sobretudo na área do hardware, electrónica, etc. Mais a Sul, na zona de Leiria temos os sectores dos moldes, plásticos e até cerámicas, que também buscam nas parcerias com a Univ. de Coimbra, uma forma de obterem know-how. Mas quase todas estas empresas vivem apostadas em tornarem-se líderes à escala internacional, em bens e serviços transaccionáveis.
    .
    .
    Claro que quanto mais para Norte, mais empresas viradas para a competição internacional em bens transaccionáveis. A Lanidor é uma excepção à regra de uma empresa quase fora do sector geográfico de excelência da área têxtil: o Minho e Douro Litoral. Marcas como a Salsa, Fly London ou até a Petit Patapon são oriundas do Norte que tentam dar o salto através do acréscimo de valor junto do consumidor e não do poder político.
    .
    .
    Todas estas coisas que estão-se a fazer no Norte é verdadeiramente notável. E até diversificado, mas com uma proximidade geográfica tal, que pode gerar cruzamentos intersectoriais bastante importantes, gerando sinergias bastante competitivas. Além disso, além destes cruzamentos intersectoriais, há mesmo uma proximidade geográfica entre institutos de investigação e universidades, que são per si uma fonte potencial de criação de valor e clusters industriais verdadeiramente notáveis.
    .
    .
    Uma das coisas que o CCZ, no seu blogue ( http://balancedscorecard.blogspot.com/ ), chamou à atenção é a relativa maior diversificação industrial e económica portuguesa face à espanhola. Mas eu vou mais longe. Esta diversificação é ainda mais profunda no Norte, que agora se vai juntar serviços sofisticados, tanto na área da engenharia, arquitectura (ver onde estão situados os “nobeis” da Arquitecura em Portugal), marketing, design, Inv. & Des. etc. Ora, esta elevada diversificação numa área geográfica relativamente pequena, pode gerar uma força industrial notável, que é bastante rara na Europa.
    .
    .
    No Norte existe uma elevada diversificação empresarial, virada para a competição internacional, que a prazo, gerará clusters indutriais verdadeiramente notáveis. A revolução está a ser silenciosa, fora dos radars da imprensa umbiguista de Lisboa, que até na imprensa económica, dá mais destaque aos políticos que aos gestores e empresários, que são eles os que verdadeiramente lideram as revoluções económicas. Mas esta revolução silenciosa começa a mostrar alguns resultados interessantes, mas que em breve, acredito eu nisto profundamente, surpreenderão tudo e todos. Porque, o que se está a passar no Norte é uma verdadeira revolução económica, ao nível do que fez a Alemanha nos últimos 20 anos. E é apenas uma questão de tempo até que este tecido produtivo, enxuto e mais sólido, dê saltos verdadeiramente surpreendentes em termos de visibilidade internacional. Como a Efacec começa a ser uma verdadeira montra do que de melhor se faz no Norte. Outras se seguirão, que irão surpreender tudo e todos.

    Gostar

  47. campos de minas's avatar
    17 Maio, 2011 16:13

    falar em Critical Software: vi gonçalo quadros orgulhosamente a desfilar no cortejo da queima das fitas! Grande crâneo!

    Gostar

  48. ping pong's avatar
    ping pong permalink
    17 Maio, 2011 16:19

    Estes clubismos provincianos dão que pensar quando, quais avestruzes imitando toupeiras, desvirtuam a verdade:
    Há bom (empresas de sucesso e emprego) e mau (falências e desemprego elevados) em todo o país.
    As razões para uma e outra coisa coexistem no mesmo espaço geográfico.
    As crises aparecem quando o peso do insucesso prevalece em relação ao sucesso .. em qualquer sítio do mundo.

    Gostar

  49. jose silva's avatar
    jose silva permalink
    17 Maio, 2011 16:36

    Caro AC,

    Não substime a capcidade de LX drenar empresas e deslocalizar.
    Há 30 anos o Porto tinha metade dos BSNT e quando se começou a perceber que estes é que seriam futuramente as actividades lucrativas, criaram um plano para sugar a carne e tiveram sucesso. Portanto, se agora imaginarem uma estratégia de centralizar em LX a administração, I&D, gestão comercial destes casos de sucesso, não tenha dúvida que conseguirão, deixando a Norte apenas a fábrica. Por exemplo, o marketing da Unicer já está em LX.

    Isto só lá vai com uma mior consciencialização a Norte, ou com a existência de partidos regionalistas no parlamento ou com a sua solução drástica.

    Gostar

  50. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 16:41

    “Estes clubismos provincianos dão que pensar quando, quais avestruzes imitando toupeiras, desvirtuam a verdade:”
    .
    .
    Exacto. Agora que o Norte começa a levantar-se, já surgem os paladinos da solidariedade nacional, não é? Mas até agora, nunca se viu preocupações dos da capital com os problemas a Norte. Pelo contrário, armavam-se em ricos (sem o serem verdadeiramente), em mais cosmopolitas do que o são verdadeiramente e em mais espertos que os do Norte.
    .
    .
    Agora que o Norte começa a levantar a cabeça, é preciso afastar os parasitas a sul para não tentarem destruir e roubar o esforço, o suor e trabalho da malta a Norte. E ver em personagens como o PR, verdadeiros símbolos do centralismo bacoco lisboeta.
    .
    .
    A Norte estão-se a criar as fundações de uma sociedade bastante competitiva, moderna e de elevada projecção internacional. E isso é que conta. Os do sul que se queixem, mas nós só temos que extirpar os parasitas, pois senão morremos por sermos hospedeiros deste tecido produtivo.
    .
    .
    Já agora, Ping Pong, leia-a o que tem escrito o Vitor Bento sobre o verdadeiro parasitismo a que o Norte foi sujeito. Ele, como está em Lisboa, nem se apercebeu que estava a descrever a verdadeira dicotomia entre Lisboa e o resto do país: parasitas e hospedeiros. Mas é preciso que a malte acorde para este problema e largue o lastro, pois senão, os de Lisboa ainda inventarão uma forma de nos chular ainda mais, do que já o fazem.

    Gostar

  51. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 16:47

    Caro José Silva, eu não subestimo, pode crer. Mas também sei que terão baixas hipóteses de o conseguir desta vez. Porque começam a surgir os primeiros opinadores que chamam à atenção para esta situação má para o Norte: somos parasitados por Lisboa.
    .
    .
    Mas olhe, a Unicer mudou essas competências para sul e viu-se os resultados. Agora estão de novo a tentarem a internacionalização, mas duvido que seja mesmo duradoira, pois, como é costume em Lisboa, a ideia é ir para África parasitar outros. Mas não criam mesmo competências capazes de competir à escala internacional.
    .
    .
    Aliás, foi por a Unicer se armar em “lisboeta” que lhes fez sofrer uma pesada derrota na Galiza. Desconfio que vai ser preciso um novo abalo nesta empresa para abrirem mesmo os olhos. E apostarem no a sério no Norte como fonte de valências e competências verdadeiramente vencedoras.
    .
    .
    Vamos ver.

    Gostar

  52. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 16:59

    O Norte tem que ganhar consciência que é a norte do Ribatejo que estão as verdadeiras competências para criar valor. O Portugal Fashion foi um erro de monta, quando o Norte deixou que fosse em Lisboa a “sede” deste importante certame da moda tuga. E ao deixar-se ir para Lisboa este certame, na tentativa de Lisboa aproveitarem-se do esforço dos do Norte, atrasou-se o salto qualitativo da moda portuguesa. Porque Lisboa não sabe competir em bens concorrenciais. E não tem sequer mentalidade para criar poderosas marcas internacionais. Tirando algumas honrosas excepções, em Lisboa não existem capacidades mentais para competir com os melhor do mundo.
    .
    .
    E é preciso que o Norte não tenha medo que os do sul nos considerem bairristas, provincianos ou torpes. Porque o Norte não precisa da admiração de Lisboa mas apenas respeito. O Norte o que precisa é da admiração do resto do mundo. Dos competidores italianos, alemães, suecos, americanos, etc. E sermos temidos por estes competidores e não pelos de Lisboa, que na maioria das vezes nunca terão coragem nem capacidade mental para admirar o que de excelente se faz a Norte. Mais uma vez, este PR que se armou ao pingnrelho, é uma amostra corriqueira do tipo de gente rasca em Lisboa. E deste tipo de gente não é preciso admiração. Apenas respeito ou devem ser desprezados, pela sua incapacidade e ignorância.
    .
    .
    Nesse aspecto temos que aprender com a liderança do FC Porto. O Pinto da Costa nunca quis admiração de Lisboa, bem pelo contrário, desprezou-os sempre que eles não estavam à altura. Mas, pelo contrário, o FC Porto sempre tentou competir com os melhor do mundo na bola, ao lado de clubes verdadeiramente grandiosos e altamente competitivos. Por isso o FC Porto privilegiava mais as boas relações dentro do famoso G14, do que com os invejosos a sul.
    .
    .
    E aqui, meus amigos, o Pinto da Costa mostrou como é possível estar entre os melhores do mundo, ignorando a malta rasca de Lisboa. E agora vamos ter que fazer o mesmo. Quem respeita o Norte, merece a nossa estima. Quem se arma em parolo da capital, só merece ser enxovalhado!

    Gostar

  53. jose silva's avatar
    jose silva permalink
    17 Maio, 2011 17:04

    Pois, o acontecimento económico de 2010 foi o ‘Nó cego da Economia’ de vitor Bento que demonstra empiricamente o efeito de drenagem de desenvolvimento do resto de Portugal, sobretudo onde havia água para drenar, a Norte, para Lisboa.

    Mais, a actual crise é uma crise de Lisboa e seu modelo económico suportado no investimento público, estado, BSNT, crony capitalism, alavancagem, capitalistas sem capital, salários insustentáveis, bolha imobiliária (m2 40% acima da média nacional). Quem via sofrer com FMI vai ser LX. O resto de Portugal nada tem a perder. Só tem a ganhar com o fim da drenagem de pessoas, recursos, investimentos para LX.

    Ainda hoje me relataram que em empresário terá dito: «Eu nem quero falar em crise porque o meu negócio está a correr tão bem que até tenho medo de ter azar».

    Gostar

  54. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 17:20

    “Quem via sofrer com FMI vai ser LX. O resto de Portugal nada tem a perder. Só tem a ganhar com o fim da drenagem de pessoas, recursos, investimentos para LX.”
    .
    .
    Ora nem mais! Ora nem mais. A chegada do FMI, nos moldes verdadeiramente interessantes e até inovadores que delineou, só irá beneficiar o Norte.
    .
    .
    É que, Portugal, vive muito acima das suas possibilidades. E Portugal vai ter que ajustar o seu consumo à sua produtividade. Ora, onde existe um maior hiato entre a produtividade (que implica competitividade a nível internacional) e o seu consumo é em… Lisboa. O Norte, pelo contrário, como o seu nível de vida está mais ajustado à sua produtividade e não viveu tanto à custa do endividamento como em Lisboa, em vez de fortes quedas no nível de vida, muito provavelmente irá começar a subir o seu nível de vida e acabará por ultrapassar Lisboa. A menos que se cometa o erro de continuar a deixar Lisboa a parasitar o Norte.
    .
    .
    E quando me dizem que só em Lisboa existem serviços “sofisticados”… Eu sorrio. Quantas empresas de Lisboa se safam a nível internacional, em mercados verdadeiramente concorrenciais? Quantas? Contam-se pelos dedos. Logo, não é preciso ir procurar essas competências a Lisboa, mas antes as desenvolver no Norte, já que aos poucos, se tem visto que é no Norte onde surgem os verdadeiros potenciais líderes internacionais.
    .
    .
    As Universidades a Norte estão a formar muito boa gente, que até emigra e singra no exterior. Se esta gente é capaz no exterior, mais capaz será no Norte, havendo oportunidades. É preciso é ir fazendo as coisas, ao ritmo que os mercados internacionais permitam também. Porque, depois, essas valências surgem, quase da noite para dia!

    Gostar

  55. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 17:27

    No Norte a diversidade dos sectores é de tal forma elevado, que podemos encontrar os sectores têxtil, metalo-mecánico, calçado, eletro-mecánica, biotecnologias (ver isto : http://www.biocant.pt/apresentacao.aspx ), plásticos, moldes e, agora, até os nanomateriais irão ser fabricados em Coimbra, mesmo que os accionistas estejam a em Lisboa! lolololololol
    .
    .
    E todos estes sectores devem primar por concentrar valências e competências a Norte, pois a proximidade geográfica irá ajudar a solidificar know how intersectorial. E não se pode correr o mesmo risco do Portugal Fashion. Entregar a Lisboa a organização destes certames é atrasar a própria transição dos nossos sectores. E o aborto em que se transformou o Portugal Fashion deve merecer de todos a Norte uma profunda reflexão do porquê que é imperioso manter a Norte o controlo estratégico de tudo o que quanto se possa. Em Lisboa vivem da mentalidade parasita e por isso nunca conseguirão criar nada de valor que possam competir à escala mundial, contra os melhores do mundo.

    Gostar

  56. jose silva's avatar
    jose silva permalink
    17 Maio, 2011 17:34

    discordo AC,

    quem vive acima das possibilidades é LX. é a única região nacional com PIB per capita = à média da UE. o resto está abaixo.

    Gostar

  57. jose silva's avatar
    jose silva permalink
    17 Maio, 2011 17:42

    ok, só agora li o comentário completo

    Gostar

  58. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Maio, 2011 17:48

    Olhe que não é apenas Lisboa. Olhe a começar na Madeira e a acabar nos Açores. Esta gente toda vive acima das suas possibilidades, passando pelo Alentejo. O Norte e o Algarve são os únicos que irão ganhar com a chegada do FMI.
    .
    .
    No Norte, tirando parte do funcionalismo público, a malta tem tudo a ganhar com o FMI.
    .
    .
    Talvez me tenha explicado mal, quando referi Portugal. Mas devia ter dito partes de Portugal, a começar Por Lisboa e a acabar nos Açores.
    .
    .
    O Norte o que precisa é que o deixem respirar, pois aos poucos estão a fazer a sua revolução económica. E a Efacec é apenas um exemplo de como o Know How do Norte pode competir em larga escala, nos mercados mundiais. Tanto sofisticados, como o mercado norte-americano, como até nos mercados em vias de desenvolvimento.
    .
    .
    Mas também a Sonae distribuição está a fazer um trabalho interessante. Desconfio que a Sonae vai acabar por fazer uma profunda mudança estratégica a nível de grupo, dando cada vez mais enfase ao dominio industrial de muitas empresas na área de bens e serviços transaccionáveis. Vamos ver nos próximos anos, mas penso que a Sonae poderá surpreender nos próximos tempos. A ver vamos.

    Gostar

  59. eirinhas's avatar
    eirinhas permalink
    18 Maio, 2011 16:21

    Tem inteira razão amigo rui,mas para isso é necessário que portas e mais alguns do cds não tratem pc como adversário e apontem as baterias em sócrates que foi nos seus seis anos de governo que chegámos até aqui.

    Gostar

Deixe uma resposta para Grunho Cancelar resposta