Saltar para o conteúdo

Paixão pela Educação

21 Maio, 2011
by

Veja-se a complexidade das questões com que os alunos do 9º ano se confrontam em testes nacionais. Esta pergunta é absolutamente impossível – para responder seria necessário que os jovens possuíssem a capacidade de contar pelos dedos:
.

“O sistema solar é constituído pelo Sol e pelos corpos celestes que orbitam à sua volta. Actualmente, considera-se que os planetas que fazem parte do sistema solar são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Em 2006, Plutão deixou de ser classificado como um planeta, embora continue a fazer parte do sistema solar.

.

1. Actualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas?”

.

Querem matar os nossos alunos? Veja-se a complexidade da questão seguinte. É preciso marcar 16 numa escala. Mas alguém espera que um aluno do 9º ano saiba onde fica o 16? Que violência intelectual se abate sobre os nossos jovens.
.


.
A imaginação do GAVE não tem limites, quando se trata de fazer pensar os alunos. Veja-se a dificuldade desta questão:

.
A água é uma substância composta, porque a molécula de água, H2O, é constituída por:
i) átomos do mesmo elemento.
ii) átomos de elementos diferentes.
iii) três átomos.
iv) dois átomos.

.
Quase que aposto que os resultados destes testes intermédios serão anunciados com pompa e circunstância antes das eleições. O sucesso do “ensino”. A paixão pela educação.

88 comentários leave one →
  1. José permalink
    21 Maio, 2011 14:39

    Este é o sucesso do embuste, da aldrabice que só não reconhece quem está cego do bestunto ou de má-fé.

    O que pensa Vital Moreira, o jacobino-mor, desta palhaçada? Que é o supra-sumo da cantareira!

    Gostar

  2. 21 Maio, 2011 14:46

    Eu faço parte da geração que ‘inventou’ a expressão ‘anti-pedagógico’ quando não nos apetecia fazer algo difícil ou ‘chato’.

    Felizmente a minha geração chegou ao GAVE e logo como autores de testes.

    Gostar

  3. 21 Maio, 2011 14:46

    Deve estar a referir-se às eleições para chefe de turma.

    Gostar

  4. J.J Pereira permalink
    21 Maio, 2011 15:01

    Este “elevado grau de exigência”, aliado ao critério da ” férrea disciplina de aprendizagem que leva á natural selecção dos melhores”, fez com que o inteligente povo de que fazemos parte elegesse uma besta quadrada,ígnorante e deslumbrada, reles aldrabãozeco de feira, para “PM” – com s brilhantes resultados á vista do respeitável público…
    Infelizmente, temos de concluír que o miserável nos é directamente proporcional.

    Gostar

  5. 21 Maio, 2011 15:08

    De acordo com o princípio da igualdade de tratamento constante da Constrituição, pode-se considerar que uma criança de 8 ou 9 anos de idade pode obter certificação pelo 9º ou 12º com uma perna atrás das costas. Não é justo que sejam tão ou mais capazes que adultos e que tenham só uma qualificação reconhecida ao nível primário.

    Gostar

  6. 21 Maio, 2011 15:14

    então , e a igualdade ? agora têm de por o ensino regular ao nível das NO que é para estes últimos não se sentirem estigmatizados , tadinhos. , não é?

    Gostar

  7. 21 Maio, 2011 15:22

    E alguém errou?

    Gostar

  8. anti-comuna permalink
    21 Maio, 2011 15:23

    “«José Sócrates não gosta da palavra ‘bancarrota’. Considera que o termo é um insulto para Portugal. Eis o melhor retrato da cabeça de Sócrates, por ele próprio: um político que prefere negar a realidade e confunde uma crítica ao governo com uma crítica ao país.Foi este tipo de ‘raciocínio’ que nos atirou para o abismo inominável. E foi essa cegueira que o enterrou ontem à noite. Verdade que havia sinais: com a provável excepção do debate com Jerónimo de Sousa, um homem gentil e pouco preparado, Sócrates levou tareias atrás de tareias. Mas, com Passos Coelho, a coisa foi penosa de ver: como é possível confiar um voto que seja num homem sem uma única ideia realista ou consequente na cabeça? Como é possível acreditar que o grande defensor do Estado Social foi precisamente o mesmo que o amputou e faliu? E como é possível engolir a responsabilidade dos outros na crise quando os últimos dois anos foram uma crise permanente que o governo não soube estancar? Sócrates já não é assunto racional; é para consumo exclusivo de fanáticos. Dia 5 de Junho saberemos, enfim, quantos existem em Portugal.»

    João Pereira Coutinho, CM”
    .
    In http://portugaldospequeninos.blogspot.com/
    .
    .
    Alguém relembrou aí que este tipo de problemas só eram usados na antiga terceira classe. Com os nossos 8 ou 9 anos. Se estes exames são para miudos de 15 anos… Estão a atrasar a maturidade intelectual das nossas crianças. É triste o crime que se está a fazer a estas novas gerações de putos.

    Gostar

  9. M. Teixeira permalink
    21 Maio, 2011 15:24

    Eu sou professora de FQ. Os meus alunos saíram a rir às gargalhadas do teste intermédio! Estupefactos. Está tudo dito.

    Gostar

  10. licas permalink
    21 Maio, 2011 15:24

    Perante o questionário acoma exposto REQUEIRO
    Aos sidadões capazes de respoder correctamente às pergunias supra
    lhes sejam conferidos simultâneamente:
    __a)___O cargo honorífico de ASTRÓNOMO , com especialidade no Sistema Solar,
    __b)___O Diploma de Engenheiro Electotécnico em Correntes Fortes,
    __c)___O canudo em Engenheiro Químico na área de Diferenciação em Espécies Químicas
    especialidade Matemática em Números Naturais , , ,
    Até porque . . . mostrando menor sapiência há, por aí , um auto-intitulado Engenheiro Civil
    que, por mero acaso, é 1º Ministro deste desacreditado Portugal.

    Gostar

  11. lucklucky permalink
    21 Maio, 2011 15:25

    Qualquer dessas perguntas provocará um trauma ás crianças. Tão grande que aos 40 anos ainda serão crianças…

    Gostar

  12. licas permalink
    21 Maio, 2011 15:28

    ______acima exposto_____

    Gostar

  13. Mário D permalink
    21 Maio, 2011 15:41

    É com um ensino assim que em Cuba se formam os doutores e os engenheiros. Era assim, também, nos antigos paraísos, onde eram todos doutores e engenheiros.

    Gostar

  14. anti-comuna permalink
    21 Maio, 2011 15:43

    Entretanto, para quem tinha, ainda, dúvidas sobre quem ganhou o debate de ontem:
    .
    .
    “Sondagem com 659 entrevistas válidas, minutos depois do debate. A conclusão do inquérito é que Passos Coelho venceu “largo, com KO de Sócrates”, citando Miguel Sousa Tavares (Passos Coelho – 46,4%; Sócrates – 33,9%; Empate- 12,7%; NS/NR- 7%)
    .
    Muito importantes são também os indicadores qualitativos:
    .
    – Quem tem melhores propostas para relançar a economia? – Passos Coelho (50,5%); Sócrates (25,3%); NS/NR (24,1%);
    .
    – Quem tem melhores propostas para a Saúde? – Passos Coelho (44,6%); José Sócrates (32,2%) NS/NR (23,2%).
    .
    – Ao nível gobal, Passos Coelho tem as melhores propostas para melhorar a vida dos portugueses (47,8%). As propostas de Sócrates recolhem apoio de apenas 23,1%, percentagem que corresponde, na prática, ao eleitorado fixo do PS em legislativas.
    .
    Acresce que 40,6% dos inquiridos revelaram que o debate contribuiu, de alguma forma, para a definição do sentido de voto.”
    .
    In http://31daarmada.blogs.sapo.pt/
    .
    .
    Foi uma banhada que o Sócrates levou. E se poderia haver dúvidas então com estes resultados da sondagem, elas ficam desfeitas. O próprio semblante do Sócrates para a dita “flash interview” era sintomático de como ele próprio sentiu que perdeu o debate, mas os minutos finais do debate já indiciavam um Sócrates de cabeça perdida e derrotado.
    .
    .
    A cassete está gasta, não convence e já começa a irritar. E isso é bom para o Coelho, que pode nestas duas semanas galvanizar as suas hostes e até o país, para conseguir uma maioria absoluta. Isto se nada de anormal acontecer nos próximos dias, tipo noticias em forma de campanhas negativas.
    .
    .
    A própria blogosfera idólatra do Sócrates nem quis comentar o debate pois foi mesmo penoso, como diz o Coutinho, assistir à maior tareia que o animal feroz levou, em televisão, nestes anos todos.
    .
    .
    Estava a ficar evidente que tentarem demolir o programa do PSD sem um alternativo convincente só ajudava o Coelho, que como um Sempre-em-Pé, voltava à posição inicial. Pior. Deu ao país a ideia que só há um verdadeiro programa de governo nestas eleições, que foi bem pensado e agora bem defendido por alguém competente. Este debate consagrou a ideia que o Sócrates está esgotado e o adversário é capaz e competente para levar o seu programa e suas ideias a bom porto.
    .
    .
    O PS apostava tudo em desmobilizar aqueles que queriam mudança, sob duas ou três formas. Uma, defendendo a má obra do Sócrates em contraposição à inexperiencia, radicalismo e má preparação do Coelho. A segunda, metendo medo ao eleitorado, diabolizando tudo o que o Coelho defendia e até o próprio líder do PSD. A terceira ideia, a de que com eles, o FMI iria ser mais brando. Mas se surtiu efeitos no inicio, aproveitando as trapalhadas dos boys do Coelho (o Catroga parecia o frenético Marcelo Rebelo de Sousa a a dar entrevistas ehhehhehh ), quando o Coelho rectificou e concentrou a sua própria mensagem, tecnocrata, a estratégia socialista esfumou-se. Hoje o que fica? Quase nada. E surge o Coelho como aquele que verdadeiramente é capaz de ser uma boa alternativa ao Sócrates. E os que desejam mudança agora encontram quem a personifique.
    .
    .
    É como eu já o disse. O PSD deverá atingir a maioria absoluta ou lá perto.

    Gostar

  15. 21 Maio, 2011 15:52

    “A água é uma substância composta, porque a molécula de água, H2O, é constituída por:
    i) átomos do mesmo elemento.
    ii) átomos de elementos diferentes.
    iii) três átomos.
    iv) dois átomos.”

    Será que todos os comentadores sabem responder a esta pergunta? (Se sabem, qual é a resposta?)

    Gostar

  16. André permalink
    21 Maio, 2011 15:53

    Ora meus mestres, doutores e professores. Concordo com a facilidade destas 2 questões. Mas agora desafio-os a todos a responde-las vamos se ver se nos vamos rir mais com as respostas ou com as perguntas.

    Gostar

  17. anti-comuna permalink
    21 Maio, 2011 15:56

    No Aspirina, tirando uma tirada à assessor do Sócrates de um tal Valpi, fica para a história do debate o lamento de quem pressente a pesada derrota a 5 de Junho. Que começa assim:
    .
    “A perseguição a Sócrates, o desejo infrene de ver a sua cabeça exibida numa travessa aos convivas do banquete oligárquico, tem sido o principal – para muitos, exclusivo – alento da elite nacional que já leva 6 anos de achincalhamento. Nessa afã, contam com a aliança do racismo ideológico do PCP e BE, para quem os únicos socialistas bons são os socialistas derrotados.”
    .
    E acaba assim:
    .
    “Um dia se farão estas contas com fôlego e detalhe. Estar dentro da floresta não deixa ver certos tipos únicos de árvore.”
    .
    .
    In http://aspirinab.com/
    .
    .
    Mas este tipo de escribas bem podem aproveitar para irem a Fátima pedir um milagre. lololololol

    Gostar

  18. ovotas permalink
    21 Maio, 2011 15:56

    “” Esta pergunta é absolutamente impossível – para responder seria necessário que os jovens possuam a capacidade de contar pelos dedos:””

    Para quem escreve assim não está mal.

    Gostar

  19. Conde Venceslau permalink
    21 Maio, 2011 16:06

    Não é uma questão de contagem. A molécula da água é composta porque possui dois tipos diferentes de átomos. É o que se chama a pergunta “rasteira” para os “bons” alunos das novas oportunidades e das difíceis para os gabinetes dos avençados que estudam a melhor maneira de lixar e aldrabar uma geração de gente que julga que se está a preparar na tal dita escola do estado.

    Como bom exemplo eu tenho o caso do Inglês. Agora os petizes têm Inglês quase desde o infantário. Com tantos anos de prática deviam falar e escrever quase tão bem como o Português. O problema é que os inergúmenos chegam

    Gostar

  20. 21 Maio, 2011 16:10

    ovotas

    Obrigado. Corrigido.

    Gostar

  21. PLus permalink
    21 Maio, 2011 16:11

    “O PSD deverá atingir a maioria absoluta ou lá perto. ”

    Duvido. A vitória é do PDS . Essa é certa. Mas será por pouquíssima margem.
    Não nos esqueçamos que as pessoas gostam de estar ao lado dos vencedores. Este debate serviu também para isso.Um reposicionamento dos opinion-makers. E só isso explica em parte os comentários pos-debate.
    Para haver um maioria teria que o PSD “cavalgar” a imagem do debate até ao fim da campanha.É dificil e não o vai conseguir. (Até pq como já alertou a maquina socrática vai repostar e não se sabe bem como)

    cump

    Gostar

  22. Conde Venceslau permalink
    21 Maio, 2011 16:11

    Não é uma questão de contagem. A molécula da água é composta porque possui dois tipos diferentes de átomos. É o que se chama a pergunta “rasteira” para os “bons” alunos das novas oportunidades e das difíceis para os gabinetes dos avençados que estudam a melhor maneira de lixar e aldrabar uma geração de gente que julga que se está a preparar na tal dita escola do estado.

    Como bom exemplo eu tenho o caso do Inglês. Agora os petizes têm Inglês quase desde o infantário. Com tantos anos de prática deviam falar e escrever quase tão bem como o Português. O problema é que mal chegam à Universidade (as tais ditas elites intelectuais da juventude) começam logo a chumbar como tordos, porque entre outras coisas, muita da literatura de estudo passou a ser toda Inglesa. É então que os tipos descobrem que foram aldrabados e o Inglês que sabem quando muito serve para pedirem uns trocos aos Camones, se por acaso conseguirem arranjar um trabalho sazonal como empregado de mesa. Foi para isto que a reforma educativa e as novíssimas escolas os prepararam.

    Gostar

  23. André permalink
    21 Maio, 2011 16:17

    Já agora gostaria de acrescentar que este não é um problema político ou pseudo-político, e não me parece que os dividendos que um partido possa tirar destes testes são pequenas politiquices (“pintelhos” parafraseando o Doutor Catroga). Debrucemos-nos sobre questão, isto é um problema técnico, tal como muitos que temos a resolver no nosso país. Estes são testes intermédios, segundo o que foi relatado (também na altura em que tive de os fazer), servem para avaliar a performance geral da comunidade estudantil. Ao que parece isto são testes cirúrgicos para avaliar o aluno em áreas muito particulares e poder ver um panorama geral do país. Algumas destas questões são de facto muito fáceis, mas nem todos as acertam ainda assim, esta informação é importante. Num teste desta natureza também é importante ver o outro lado, aconselho os leitores a lerem e responderem à ultima questão do mais recente teste de fisico-quimica do 9º ano e tentarem responde-la.
    Para terminar reforço dizendo que isto é um problema técnico! Cabe aos peritos em pedagogia escolherem bem os testes que permitem estudar a distribuição de competências a nível nacional. Se foram estas as perguntas que escolheram foi porque foram estas as duvidas que tinham, no que toca à capacidade dos alunos.

    Gostar

  24. 21 Maio, 2011 16:26

    Este é o grande embuste estatal. O maior de todos eles. De Veiga Simão até Isabel Alçada.

    Gostar

  25. Carlos permalink
    21 Maio, 2011 16:28

    Parece impossível, mas há gente capaz de tudo, até de defender a bondade destes testes. Mas alguns devem ter a cabeça dura, como Madeira…

    Gostar

  26. certo permalink
    21 Maio, 2011 16:33

    No caso do voltímetro, a resposta não vem na ponta da língua, porque se o aluno conta 10 volts, 11, 12, 13… pode bem chegar a vinte e não ter encontrado o 16, como por milagre e encanto.
    E a ssim a prmeira, sobre o número de planetas, caso tenha na memória a lenga-lenga terminada em Plutão e, inadvertidamente, se esquecer da informação mais recente.
    Quanto à terceira, da composição da água, também não me parece coisa simples, assim sem mais, nem para o sókras, se não me disserem a marca de água, das pedras, castelo ou do vimeiro, de gosto a limão, pêssego ou laranja, dada a sua composição relativamente diferente.

    Gostar

  27. PLus permalink
    21 Maio, 2011 16:44

    Sobre o reposicionamento estratégico de que falei à pouco.
    http://oinsurgente.org/2011/05/21/analise-do-debate-socrates-%E2%80%93-passos-coelho-segundo-os-abrantes-nas-caixas-de-comentarios-do-insurgente/#respond

    Até os “abrantes laranjas” já existem. onde é que já se viu ??ehehe tá tudo dito.

    Gostar

  28. Ana Sofia permalink
    21 Maio, 2011 16:44

    Andam tão ansiosos, para ir lá para dentro, que até caiem no ridículo, deitaram o governo abaixo por tassitismo político, mas isso vai-lhes sair muito caro, mesmo que ganhem as eleições vão ter uma esquerda à perna e não tèm arcaboiço para se aguentarem.
    Os ditos por não ditos, as contradições se já são agora mais que muitas imaginem depois, se isso acontecesse.
    O governo do PSD não iria longe e depois já não eram 15 mas 20 anos para lá voltarem.
    Apagavam-se.

    Gostar

  29. confrade permalink
    21 Maio, 2011 16:49

    3 átomos e triatómico, independentemente se são todo iguais ou não.

    Gostar

  30. JP Ribeiro permalink
    21 Maio, 2011 17:20

    Se o nível geral da educação não fosse este, onde é que eles arranjavam clientes para as Novas Oportunidades? E não se esqueça que cada cliente é um voto.

    Gostar

  31. JP Ribeiro permalink
    21 Maio, 2011 17:22

    Parabéns à Ana Sofia pelo seu português escorreito. Nov. Oport.?

    Gostar

  32. Jorge Vadoleiros permalink
    21 Maio, 2011 17:30

    Antes de se criticarem os testes deveriam saber para que eles servem, e em rigor “Os testes intermédios, realizados pela primeira vez no ano lectivo de 2005/2006, são instrumentos de avaliação disponibilizados pelo GAVE e têm como principais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e, complementarmente, contribuir para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa”.

    Pelo que a importância dos mesmos é para AFERIR O DESEMPENHO DO ALUNO POR REFERÊNCIA A UM PADRÃO.

    Parece-me que para isso é irrelevante que existam perguntas de contar pelos dedos, mas analisando as três perguntas podemos concluir que:

    A primeira parece fácil mas obriga no mínimo ao aluno perceber a questão que lhe é posta
    A segunda necessita que o aluno esteja pelo menos atento e perceba que a escala é de dois em dois. Talvez alguns dos comentadores nem sequer tenham reparado nesse promenor.
    A terceira tal como já foi dito parece fácil, mas não é. Alías aqui já foi mal respondida.

    Mas se analisarmos o teste completo aposto que muitos dos que apressadamente dizem que é fácil sã capaz de não conseguir responder a 50% das perguntas.

    Sejam honesto, abram o teste e depois digam quais são as respostas para eu poder começar a rir.

    O pior que existe na cultura portuguesa é considerarmos que somos os maiores e que os outros são uns ignorantes.

    Gostar

  33. anti-comuna permalink
    21 Maio, 2011 17:38

    A cassete esgotou-se:
    .
    .
    “Foi um início de campanha frouxo o de José Sócrates, este sábado, na Figueira da Foz, onde poucas dezenas de pessoas esperavam o líder socialista para uma arruada pela cidade. Sócrates apontou baterias a Passos Coelho, que acusou de atacar o Estado Social com “o programa mais radical apresentado pela direita nos últimos anos”, reafirmando as críticas na área da saúde.”
    .
    In http://www.jn.pt/eleicoes/legislativas2011/Interior.aspx?content_id=1857866
    .
    .
    Já cheira a fim de festa…
    .
    .
    O homem que levou o país à bancarrota ainda tem alguns cromos atrás dele. Impressionante.

    Gostar

  34. Miguel Santos permalink
    21 Maio, 2011 17:56

    O enunciado também me parece ter um erro de português:
    Atualmente, “actualmente” não se escreve “atualmente”?

    Eu não concordo muito com o novo acordo ortográfico, mas se existe deve ser cumprido e o Ministério da Educação tem de ser o primeiro a dar o exemplo.

    Gostar

  35. Carlos permalink
    21 Maio, 2011 18:01

    Eu devo estar a ver mal, porque nenhuma dessas perguntas está no enunciado do teste Intermédio do 9º ano….

    Posto isto, o autor do post está de má-fé ou está a querer fazer os leitores passarem por estúpidos?

    Gostar

  36. 21 Maio, 2011 18:08

    Ponham as outras perguntas e a maioria de vocês não respondem, incluindo a professora!

    Gostar

  37. Observador atento permalink
    21 Maio, 2011 18:16

    Pois, pois. Mas nenhum dos comentadores se atreveu a dar as respostas. 😎

    Gostar

  38. licas permalink
    21 Maio, 2011 19:23

    O presidente Saleh do Iémen acaba de resignar, e não foi preciso inventar um PREC IV para chegar à conclusão que falhou.
    Não consta que volte a candidatar-se.

    Gostar

  39. licas permalink
    21 Maio, 2011 19:31

    Ana Sofia
    Posted 21 Maio, 2011 at 16:44 | Permalink
    Andam tão ansiosos, para ir lá para dentro, que até caiem no ridículo, deitaram o governo abaixo por tassitismo político, mas isso vai-lhes sair muito caro, mesmo que ganhem as eleições vão ter uma esquerda à perna e não tèm arcaboiço para se aguentarem.
    Os ditos por não ditos, as contradições se já são agora mais que muitas imaginem depois, se isso acontecesse.
    O governo do PSD não iria longe e depois já não eram 15 mas 20 anos para lá voltarem.
    Apagavam-se.

    _____________________

    ESCUSA DE ANDAR A REPETIR-SE Ana Sofia,
    JÁ PERCEBEMOS TODOS QUE SE TRATA DE UMA SOCRETINA
    (VÁ RECEBER I SEU SALAFRÁRIO AIS RATOS DO LARGO: TEM A AUTENTICAÇÃO
    conferiada pelos Blasfemos . . .).

    Gostar

  40. José Pinto Basto permalink
    21 Maio, 2011 19:33

    Espectáculo! Nem de propósito!
    Acabo de ler há minutos, no jornal I, escrito por uma tal de Ana Sofia, ( não sei se é a opinense que aqui opina…) se não for, desde já as minhas cordiais desculpas, tudo bem e não se fala mais nisso.
    Diz a entendida em “númbros”: “O défice do Estado piora em Abril face a Março”, até aqui tudo benhe.
    Depois, no meei da notícia, mete os pés pelas mãos, dá uma no cravo, outra na ferradura e outra no desgraçado que é o cavalo…
    Diz a distinta reguila em “numbros”: “Nos primeiros quatro meses do ano, a despesa efectiva caiu 3%”. E, eu, que sou um analfabeto, digo assim: “É mentira, a despesa efectiva não caiu!”
    A despesa efectiva subiu de 3.637 milhões de euros em Março deste ano para 4.321 de euros em Abril. A despesa efectiva subiu mais de 18%…
    Mais diz a “finória” em tabuada: “A receita efectiva cresceu 17,4%”.
    E, vai daí, eu que costumo conferir a conta da Zon, não vá eles meter a milonga nas contas, digo assim: “É Mentira, a receita efetiva não subiu!”
    A receita efectiva desceu de 3.130 milhões de euros em Março deste ano para 2.920 milhões de euros em Abril. A receita efectiva baixou mais de 7%…
    É que segundo tenho ouvido dizer por estas bandas, ultimamente, é que para os lados do PIB, grassa por lá um frio danado abaixo de zero…
    Se calhar, para inclinar mais o campo, o melhor talvez fosse comparar os números do PIB do ano 2005…

    Gostar

  41. Lionheart permalink
    21 Maio, 2011 19:51

    A herança que os governos PS deixam na educação (e há que reconheçer que os governos PSD não conseguiram fazer muito melhor) consiste na maior tragédia da III Republica. A população fica sem capacidade técnica, organizacional e intelectual para competir neste século. Trata-se do maior obstáculo ao crescimento da economia, pois sem capacidades próprias não se trabalha bem, se não se trabalha bem não se ganha o suficiente (pelo menos aqueles que não são filhos de políticos ou de gente que esteja no topo da pira idade social), e assim o pais viu diminuir o seu crescimento social face aos seus competidores asiáticos e europeus, e empobreceu. A qualificação não pode ser só a atribuição de diplomas, como aconteceu com essa fraude das Novas Oportunidades, porque ninguém de lá saiu a saber mais e assim a ser mais culto, produtivo e organizado. Logicamente que assim tal programa não teve utilidade para empregadores nem aumentou a produtividade da economia. Tem de se valorizar o saber e a aplicabilidade do saber. A sociedade portuguesa esta completamente distorcida em termos de valores. Ouço historias de professores que são de arrepiar. Um governo de centro-direita tem de travar um verdadeiro combate cultural contra o facilitismo da esquerda se quiser mudar alguma coisa no ensino em Portugal e tornar os portugueses um povo mais apto para o seu governo pessoal e nacional. Porque este desastre já chegou ao governo, como se vê pela baixa qualidade intelectual e técnica de muitos políticos e assim se deteriora a viabilidade de Portugal como Estado minimamente independente.

    Gostar

  42. Fincapé permalink
    21 Maio, 2011 20:24

    Eu acho que os alunos do 9.º ano que acertaram as questões do teste intermédio estão melhor preparados do que muitos diplomados pelas NO. Provavelmente, mesmo alguns “compensados” com o 12.º ano.

    Gostar

  43. licas permalink
    21 Maio, 2011 20:30

    _____os seus_____aos Ratos do Laego

    Gostar

  44. Arlindo da Costa permalink
    21 Maio, 2011 20:32

    Quem faz os testes são professores e os sindicalistas que mandam no «sistema» de ensino.
    Mas a culpa é do Sócrates!
    É pá, vão mas é coçar os tintins para o Rossio!

    Gostar

  45. 21 Maio, 2011 21:11

    Carlos dixit:

    “Eu devo estar a ver mal, porque nenhuma dessas perguntas está no enunciado do teste Intermédio do 9º ano….
    Posto isto, o autor do post está de má-fé ou está a querer fazer os leitores passarem por estúpidos?”

    Está a ver mal.

    Click to access np3content

    Click to access np3content

    Gostar

  46. Fincapé permalink
    21 Maio, 2011 21:20

    O Licas está com soluços.
    Sócrates não fez outra coisa do que comprar guerras que agradavam à direita. Procurou malhar em tudo o que o mexia. Foi assim com juízes, funcionários judiciais, médicos, professores, etc. Os resultados foram o que se vê: Justiça e Educação quase aniquiladas; Saúde moribunda. Segundo dizem, três vertentes essenciais para o desenvolvimento do país.

    Gostar

  47. insider permalink
    21 Maio, 2011 21:34

    a ana sofia é a concubina do arlindo…

    Gostar

  48. licas permalink
    21 Maio, 2011 21:52

    José Pinto Basto
    Posted 21 Maio, 2011 at 19:33 | Permalink
    Espectáculo! Nem de propósito!
    Acabo de ler há minutos, no jornal I, escrito por uma tal de Ana Sofia, ( não sei se é a opinense que aqui opina…) se não for, desde já as minhas cordiais desculpas, tudo bem e não se fala mais nisso.
    Diz a entendida em “númbros”: “O défice do Estado piora em Abril face a Março”, até aqui tudo benhe.
    Depois, no meei da notícia, mete os pés pelas mãos, dá uma no cravo, outra na ferradura e outra no desgraçado que é o cavalo…
    Diz a distinta reguila em “numbros”: “Nos primeiros quatro meses do ano, a despesa efectiva caiu 3%”. E, eu, que sou um analfabeto, digo assim: “É mentira, a despesa efectiva não caiu!”
    A despesa efectiva subiu de 3.637 milhões de euros em Março deste ano para 4.321 de euros em Abril. A despesa efectiva subiu mais de 18%…
    Mais diz a “finória” em tabuada: “A receita efectiva cresceu 17,4%”.
    E, vai daí, eu que costumo conferir a conta da Zon, não vá eles meter a milonga nas contas, digo assim: “É Mentira, a receita efetiva não subiu!”
    A receita efectiva desceu de 3.130 milhões de euros em Março deste ano para 2.920 milhões de euros em Abril. A receita efectiva baixou mais de 7%…
    É que segundo tenho ouvido dizer por estas bandas, ultimamente, é que para os lados do PIB, grassa por lá um frio danado abaixo de zero…
    Se calhar, para inclinar mais o campo, o melhor talvez fosse comparar os números do PIB do ano 2005…
    _______________________
    Qual delas se tratará ,
    Imersa na trafulhice:
    Será a de cá, ou a de lá?
    Ainda ninguém o disse . . .
    ____

    Porque isso de sandice
    Marca porreiro pá!
    Do Sócrates a vigarice
    É o que por aí mais há
    ________
    Porém quem as faz cá,
    Com línguas de palmo
    Cedo ou tarde as pagará
    Meu amigo fica calmo.
    _______
    Isto até me soa a salmo
    Dos tais de Israel
    Eu até te espalmo
    Feita mosca no papel . . .
    _______

    Tens que ter a dura pele
    Aqui no Blasfémias
    Onde sempre se repele
    Do Líder as suas crias.
    _______

    Até rezas Avé-Marias,
    P´ra o salvar do Inferno
    Então tu não querias
    Tê-lo lá pró eterno?

    Gostar

  49. 21 Maio, 2011 22:48

    Eu não vou entrar aqui em politiquices que não interessam para nada. Vou apenas à substância da “coisa”. As dificuldades dos testes intermédios não se aferem apenas por uma pergunta ou por um teste. A minha primeira questão é a de que no meu tempo os testes eram apenas a nível de turma. Ou seja, nem sequer eram a nível de escola. Veja-se a diferença! Depois, tenho um filho no 11.º ano e uma filha no 8.º. Fizeram há pouco tempo testes intermédios de Matemática. Desafio o autor do texto a resolver ambos os testes. Se calhar nem o do 8.º ano consegue resolver. E já agora mais um ponto: será que o autor do texto sabe quantos testes intermédios e exames nacionais fazem os alunos em cada ano? Ainda mais um ponto, já que é tão bom a Físico e Química e os testes são tão fáceis, porque não resolve o teste do 11.º ano? Concluindo: as pessoas que falam das actuais facilidades no ensino não sabem do que falam.

    Gostar

  50. A. R permalink
    21 Maio, 2011 23:00

    Um gajo sem ela (educação e muito mais): http://aventar.eu/2011/04/10/a-sessao-de-pontapes-no-congresso-do-ps/

    Gostar

  51. Oak permalink
    21 Maio, 2011 23:01

    Por estas e por outras e que hoje vejo o país de longe. O JJPereira é que tocou na ferida: hoje o povo português tem na sua liderança o produto desta exigência. A sorte não irá sorrir….
    Um abraço de Dublin

    Gostar

  52. 21 Maio, 2011 23:28

    “3 átomos e triatómico, independentemente se são todo iguais ou não”

    Se isso pretende ser a resposta à pergunta do H2O, está errada.

    Gostar

  53. 21 Maio, 2011 23:38

    Não existam dúvidas! Que o comentarista não percebeu nada do que se pretendia é um facto. Que não soube dar as respostas verdadeiras é outro, pois ainda não as deu. Que o resto da malta que gozou com as mesmas e fez os comentários mais disparatados e sem nexo, inclusivé sobre assuntos diversos não conseguiram responder acertadamente é outtro facto.
    Desconheço se não sabiam ou apenas pretendiam fazer parecer que sabiam.
    Dito isto e para encerrar o assunto, o melhor é dar logo as respostas aos testes para podermos aquilatar quem é que anda por aqui a arrotar a postas de pescada depois de só ter comido um pratinho de jaquinzinhos.

    Gostar

  54. Rafael Ortega permalink
    21 Maio, 2011 23:45

    MM,
    O autor do texto pode não saber do que fala quando fala em facilitismo. Mas eu (que tenho poucos anos mais que o seu filho) sei e digo-o, o sistema de ensino é facilitista.

    Os exames são cada ano mais fáceis. O meu exame de matemática foi mais fácil que o do ano anterior, que foi mais fácil que o anterior. Eu sei, eu vi e resolvi vários exames quando estudei para o meu. E já vi enunciados de exames de Matemática dos anos mais recentes e são uma brincadeira. O do 12º qualquer pessoa minimamente inteligente do 9º o fazia a 80%. O do 9º há uns anos foi tão fácil que alunos do 4º ano conseguiram fazer metade.

    Um exemplo de Físico química do 11º: Os alunos do meu ano foram os primeiros a fazer exame de FQ. Na minha escola a melhor nota foi a minha. 13,7. Não gostei, fui fazer melhoria no ano seguinte. Sem estudar tive 16, e nem dos 20 melhores fui.

    E agora que o secundário é obrigatório só tenderá a piorar (os meninos não podem chumbar…).

    Claro que se terminarem o secundário e forem para a maioria das universidades nem sentem a diferença. Se forem para alguma mais exigente até choram. Não é a toa que 50% dos alunos que entram no IST não terminam o curso.

    Gostar

  55. 21 Maio, 2011 23:50

    por atomos de elementos diferentes , Miguel , o 2 atomos de hidrogénio e um de oxigénio.

    Gostar

  56. 22 Maio, 2011 00:21

    Há pelo menos duas respostas certas, talvez mesmo mais…

    Gostar

  57. 22 Maio, 2011 00:40

    a minha está de certeza. como é óbvio , para quem sabe ler , uma substância composta é-o porque leva coisas diferentes lá dentro… dito assim , ( substância) simples , tipo no.

    Gostar

  58. oQUE permalink
    22 Maio, 2011 01:35

    Concordo com o MM.

    Eu, aluno do 11º ano, considero que isto são tudo tentativas para influenciar a opinião dos outros e difamar a educação/GAVE. Ao longo da minha vida escolar, todos os testes intermédios que realizei eram testes aceitáveis para testar os meus conhecimentos, no enquanto, sim, com algumas anormalidades como o tipo de perguntas que referiu. Estas anormalidades, consoante o ano, tendem a diminuir podendo ser consideradas apenas pelos alunos que estudaram toda a matéria.

    No entanto, aposto que metade dos comentadores e portugueses que criticam não conseguiam sequer obter uma cotação superior a 5 valores nos testes intermédios do 11º ano a qualquer das disciplinas com os conhecimentos que têm.

    As provas intermédias podem ser fáceis mas apenas para quem estuda.

    Gostar

  59. 22 Maio, 2011 01:46

    Respondendo a Rafael Ortega,
    Só para nos situarmos, porque por este meio vai ser difícil aferir, quem tem razão. O meu filho tem 16 anos, anda no 11.º ano de uma escola secundária do Concelho de Sintra que, no ano passado, deveria estar cotada a meio da tabela, ao nível de resultados. Estive a ver as notas de Matemática do segundo período do 11.º ano e a maior parte eram negativas. Há muitos alunos em explicações. Portanto, se os testes intermédios e os exames não são exigentes é porque os alunos são geneticamente burros. Segundo esta lógica, só pode ser! Mas como não acredito que as gerações mais recentes, pelos meios que têm à disposição, sejam mais burras que as precedentes, só posso acreditar noutra hipótese: a de que os exames são exigentes. Em favor desta tese e se bem me recordo, as médias nacionais das disciplinas de FQ, de Biologia e Geologia e de Matemática do ano passado foram muito baixas. Não sei se alguma delas não foi até negativa. Mais os testes e os exames estão no site do GAVE, basta comparar.
    E devo dizer-lhe, porque sei do que falo: nenhum aluno do 9.º ano consegue ter uma nota positiva num exame de Matemática do 12.º. É que nem pouco mais ou menos. Nem de Matemática, nem de FQ, nem de GB.
    Quanto ao facto de dizer que há muitos alunos que chegam ao Ensino Superior e que não se aguentam devo-lhe dizer que isso não é de agora, é de há muito tempo. No Ensino Superior, nas áreas que tenham uma forte componente de Matemática, como, por exemplo, em engenharia e economia, é preciso ter muita pedalada.
    NOTA à margem: enquanto uns debatem a questão concreta, outros entretêm-se a falar do PS e do PSD!

    Gostar

  60. Leme permalink
    22 Maio, 2011 02:53

    Achava piada enviar um grupo considerado bom em Portugal a uma escola superior em Inglaterra, por exemplo, Cambridge, com um grupo equivalente, fazer um exame comparativo em matérias previamente definidas.
    Depois, os comentários seriam interessantes.

    Gostar

  61. paulo marques permalink
    22 Maio, 2011 10:25

    porque não colocou em evidência mais nenhuma questão dessa prova? ponha mais uma, faça lá esse favor, só mais uma, uma única mais,uma qualquer das restantes, escolha à vontade, sorteie, rateie, faça como quiser – uma só – o amigo faça lá esse favor.
    saiba o amigo: eu fui espreitar a dita prova porque, como se costuma dizer aqui na minha terrinha e em muitas mais terrinhas, não emprenho pelos ouvidos. e tirei as devidas conclusões.

    abraço

    Gostar

  62. licas permalink
    22 Maio, 2011 10:52

    QB
    Posted 21 Maio, 2011 at 18:08 | Permalink
    Ponham as outras perguntas e a maioria de vocês não respondem, incluindo a professora!
    _________
    Observador atento
    Posted 21 Maio, 2011 at 18:16 | Permalink
    Pois, pois. Mas nenhum dos comentadores se atreveu a dar as respostas. 😎
    ___________________

    RESPONDO ÀS *DUVIDAS EXISTENCIAIS* DESTES DOIS *MANOS*

    Primeiro as respostas (EM MAIÚSCULAS)
    A água é uma substância composta, porque a molécula de água, H2O, é constituída por:
    i) átomos do mesmo elemento.____________NÃO
    ii) átomos de elementos diferentes._________ SIM
    iii) três átomos.______________________ SIM
    iv) dois átomos.______________________ NÃO

    Depois numa única golfada
    A molécula de água, cuja fórmula se escreve H2O, é formada por 2
    espécies químicas a saber: Hidrogénio (2 átomos), Oxigénio (1 átomoa).
    Portanto trata-se de una molécla de 3 átomos 2+1=3.
    _________
    CONCLUI-SE QUE A ACUSAÇÃO DIRIGIDA
    AOS POSTADORES, NÃO PASSA DE UMA TORPE UMA CALÚNIA.

    Gostar

  63. Bachofilista permalink
    22 Maio, 2011 12:16

    oQUE

    Vou sou tecer um pequeno comentário face ao que tu escreveste, já que estamos do mesmo lado da barricada

    É de facto curioso que, neste teste, se façam perguntas onde não está a ser na realidade avaliado os seus conhecimentos teóricos na disciplina de Físico-Química mas sim sabe-se lá bem o quê…. E olha que não é bem uma questão de estudo. Algumas perguntas colocadas neste teste poderiam ser facilmente respondidas por um estudante medíocre…

    De certo que a maioria das perguntas feitas implicam claramente o estudo e compreensão das matérias leccionadas em FQ, mas são estes pequenos pontinhos suficientes para “aldrabar” a nota de um aluno, digo eu

    Gostar

  64. licas permalink
    22 Maio, 2011 13:49

    Como postei resolvendo a problema proposto do H2O
    fui capado pela censura . . .

    Gostar

  65. Rafael Ortega permalink
    22 Maio, 2011 13:55

    MM,

    Eu tenho 22 anos, curiosamente também andei numa escola de meio da tabela do concelho de Sintra (se calhar ainda somos vizinhos).
    Eu sei bem que os exames são públicos, já os vi. Negar que são de uma facilidade brutal é um exercício complicado.
    Por acaso há uns anos um amigo meu fez anos e fomos almoçar fora. O irmão mais novo dele chegou tarde porque tinha ido fazer o exame de matemática. Quando chegou mostrou o enunciado. Muitas das pessoas pensaram que era o exame do 9º ano. Só se percebia que era do 12º porque estava escrito na 1ª página do enunciado e pela pergunta sobre números complexos.
    Uma das perguntas desse exame era qualquer coisa do género “há 3 bolas verdes e 4 azuis num saco. Qual a probabilidade de tirar uma vermelha?” Curiosamente nesse ano houve as melhores notas de sempre.
    Não acredito que os alunos portugueses sejam burros. Simplesmente nunca são obrigados a pensar muito, o que é atestado pelo ridículo nível das perguntas dos exames.

    Gostar

  66. Manuel permalink
    22 Maio, 2011 17:45

    Quero apenas dizer que até os meus alunos ficaram indignados com as perguntas!
    Já corrigi os testes e as notas são bem melhores do que nos testes que eu próprio elaboro para a turma. Com estes exemplos parece-me que o Ministério está a indicar aos professores qual o grau de exigência que deve ser pedido aos alunos…

    Gostar

  67. Mário Rodrigues permalink
    22 Maio, 2011 19:06

    Bandidos!

    Gostar

  68. Mário Rodrigues permalink
    22 Maio, 2011 19:10

    Umas das primeiras coisas que o próximo governo tem de fazer é substituir os falsários do Gave e fazer umas provas de aferição para desmascarar a mentira dos últimos 6 anos!…

    Gostar

  69. Fincapé permalink
    22 Maio, 2011 19:46

    Desculpe, Licas
    Mas a água não é uma substância composta por ter 3 átomos. É uma substância composta por ter átomos de elementos diferentes. Essa é a resposta certa. E só.

    Gostar

  70. 22 Maio, 2011 20:05

    A água é uma substância composta, porque a molécula de água, H2O, é constituída por:
    i) átomos do mesmo elemento.
    ii) átomos de elementos diferentes.
    iii) três átomos.
    iv) dois átomos.

    para os menos dotados esta pergunta era daquelas de:
    a ii e a iii são verdadeiras.
    cheers

    Gostar

  71. Ana Costa permalink
    22 Maio, 2011 22:18

    Enquanto professora de FQ, também fiquei de boca aberta com a generalidade das questões. O que se pedia aos alunos era mais regras de três simples que conhecimento de FQ, cujos conteúdos era suposto avaliar num teste desta natureza, esperava eu. Acho que a maioria dos professores se sentiram algo frustrado com modelo do teste. No entanto, é curioso porque a terceira questão apresentada no post até era uma das menos fáceis de responder porque avançava com o conceito de substância composta. E a justificação para uma substância ser composta é o facto desta ser constituída por mais de um tipo de átomos. A molécula de água tem de facto três átomos mas não é isso que a torna composta (aliás, a molécula de ozono – composta por três átomos de oxigénio – não é composta).

    Gostar

  72. Carapau permalink
    22 Maio, 2011 22:37

    Estamos alegremente a contribuir para formar um país de analfabetos diplomados!…

    Gostar

  73. Fincapé permalink
    22 Maio, 2011 23:01

    Os menos dotados deverão ler a resposta anterior de Ana Costa.
    Concorda comigo, Ge?

    Gostar

  74. 23 Maio, 2011 01:39

    Dizer que a resposta iii está certa é como dizer que “Os gatos são mamiferos porque vêem melhor ao crepúsculo” (realmente, os gatos são mamiferos e vêem melhor ao crepúsculo, mas não é por verem melhor ao crepúsculo que são mamiferos).

    Acho que o JCD meteu os pés pelas mãos com a terceira questão – a prova que não é tão fácil assim é que vários dos comentadores que a tentarem responder (como o licas e o Gee, e talvez o confrade) estatelaram-se ao comprido.

    Gostar

  75. licas permalink
    23 Maio, 2011 09:48

    Ó burro Madeira : onde é que eu me estendo ao comprido?

    Gostar

  76. licas permalink
    23 Maio, 2011 10:23

    Ó burro Madeira:
    Quantos átomos tem a molécula do Benzeno, C6H6?
    Quantos tem a do Álccol Etílico, C2H5OH?
    E a do raio que te parta?

    Gostar

  77. 23 Maio, 2011 10:47

    Ó asno licas – você estende-se ao comprido quando diz que é verdade que a água é uma substância composta por a sua molécula ter trés atómos (a água tem efectivamente três atómos, mas não é por ter três atomos que é um composto; é como lhe perguntarem “o oxigénio é um gás ou um sólido?” e você responder “a molécula de oxigénio tem uma ligação covalente”; a resposta até pode estar correcta, mas a pergunta não era essa).
    .
    “Quantos átomos tem a molécula do Benzeno, C6H6?” – é composta por dois elementos diferentes
    “Quantos tem a do Álccol Etílico, C2H5OH?” – é composta por três elementos diferentes
    .
    Estas minhas respostas, claro, são tão “burras” como a sua – o que você perguntou foi quantos atomos tem as moléculas (12 para o benzeno e 9 para o alcool etilico), não quantos elementos têm. Mas foi exactamente esse o erro que você cometeu – a uma pergunta sobre os elementos que compôem a molécula (diferentes, por isso é um composto), respondeu com o número de átomos (que não tem nada a ver com a pergunta)
    .
    O licas pode tentar subir a nota dizendo “Eu não falhei totalmente – enganei-me quando disse que a iii) era verdadeira, mas acertei quando disse que a ii) era verdadeira”, mas não:
    .
    Em primeiro lugar, isto era um teste para escolher uma opção entre várias – logo se você assinalasse as duas opções como certas a resposta iria ser considerada errada.
    .
    Ainda mais importante – se você diz que é verdadeiro que “A água é uma substância composta, porque a molécula de água, H2O, é constituída por 3 atomos” quer dizer que não sabe a definição de substância composta; logo, se não sabe o que é uma substância composta quer dizer que foi por puro acaso que acertou quando disse que é verdade que “A água é uma substância composta, porque a molécula de água, H2O, é constituída átomos de elementos diferentes”.

    Gostar

  78. 23 Maio, 2011 10:53

    A prova que esta até era uma pergunta dificil é que o licas, mesmo já tendo tido a oportunidade de ler as respostas do Conde Venceslau e da Ana Costa (que explicam a razão porque a resposta iii está errada – porque a pergunta não é sobre isso) continua a insistir que está certa. Ora, se até alguém que parece ter conhecimentos de quimica tem dificuldade em perceber o que se está a perguntar, ainda mais um aluno do 9º ano.

    Gostar

  79. licas permalink
    23 Maio, 2011 11:38

    JÁ PERCEBI . . .
    PERGUNTO-ME PARA QUE SERVE PERGUNTAS DESTE TEOR PARA O
    CONHECIMENTO *********SUBSTANTIVO ********** DA QUÍMICA . . .
    QUE ME RESPONDA O *SOCRÁTICO* M-MADEIRA !!!
    adjectivação vem apropósito da formulação IMBECIL da pergunta infra:
    A água é uma substância composta, porque a molécula de água, H2O, é constituída por 3 atomos”
    iii) porque é formada por 3 átonos?
    DIGO : Fuzilem JÁ o fazedor desta prova: JÁ
    E SABEM PORQUÊ? POR VIOLAÇÃO DA ÉTICA PEDAGÓGICA, DE VIOLAR A BOA FÉ DE
    CRIANÇAS (bem se vê que Paulo Pedroso ó paradigma ) FAZENDO A CRIMINOSA
    (OBSCENA) PREMUNIÇÃO DE QUE OS ALUNOS FICARAM COM A IDEIA QUE TODAS
    AS MOLÉCULAS COM 3 ÁTOMOS ********* ERAM DE ÁGUA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    FUZILEM-ME JÁ ESSE GAJO, DEPOIS ENFORQUM-NO, CORTEM-NO EM FATIAS,
    E PASSEM-NAS PELO MICRO-ONDAS (deve ser um pobre traste PHILÓSOFO, que não ensina
    à décadas e está confortavelmente aconchegado o Ministério sob a tutela do TAL)

    Gostar

  80. 23 Maio, 2011 11:53

    licas,
    .
    eu imagino que a função deste tipo de perguntas “rasteira” (em que a água está lá só para disfarçar, já que a pergunta tem apenas ver com a definição geral de composto, não interessando para nada saber seja o que for acerca da água) seja distinguir entre os alunos que percebem os conceitos e os que, não os percebendo, estudaram na véspera – os segundos caiem na rasteira, os primeiros não.

    Gostar

  81. licas permalink
    23 Maio, 2011 12:11

    Se os nossos *pedagogos* continuam a ser tão *atécnicos* (passe o termo)
    como este exemplo mostra, os nossos jóvens adqirirão a mentalidade *adequada*
    às exigências deste século, que é a de serem ginasticados em *charadas socráticas*.
    REP.

    Gostar

  82. licas permalink
    23 Maio, 2011 12:34

    ESCOLÁSTICA, meu caro, a peçonenta e mortal ESCOLÁSTICA:
    do CONCEITO para a OBSERVAÇÃO/EXEMPLO.
    Já no sec. XX (Salazar) tinha sido banida (em parte)
    ESTARÁ A RESSURGIR?????
    Para mim , desculpem lá, são os exemplos que afinam os conceitos (feitios…)
    LOGO que eu aprendo que há uma molécula (anidrido carbónico), CO2, cujas proprieades
    Físico-Químicas são tão diversas da água imediatamente para SEMPRE fico convicto de que o número de átomos que compõem a molécula NÂO TEM QUALQUER IMPORTÂNCIA, né?
    (mas isto é muito *intrigante* para os pobres Philósofos: logo têm que testar as crianças
    de que o DIVINO CONCEITO está devidamente intelectualizado).

    Gostar

  83. licas permalink
    23 Maio, 2011 12:39

    Em conclusão : As minhas respostas ao problema H2O estavam ERRADAS.

    Gostar

  84. 23 Maio, 2011 16:54

    Só pode ser gozo. Isso é o tipo de pergunta a que se responde na 4ª classe ou vá 5º ano. Ou seja com 9 a 11 anos. Ridículo.

    PS. Não é só uma ofensa a quem como eu respondia a essas perguntas em criança, é sobretudo uma ofensa intelectual a miúdos com 15 anos. De arrancar cabelos!

    Gostar

  85. scriabin permalink
    25 Maio, 2011 00:40

    “Em conclusão : As minhas respostas ao problema H2O estavam ERRADAS.”

    Olha, pois estavam. Curioso 😉 Mas não é preciso irritar-se. Não é a primeira e não é certamente a última a não saber sequer o que se pretende com uma pergunta num teste. Mais do que não saber físico química, é um problema de literacia básica. E o jcd, bviamente, também tem esse problema, pelos vistos. Muito eu gostaria de os ver a todos a fazer todo o teste. Iamos ter uma surpresa hilariante.

    Gostar

Trackbacks

  1. Os exames na era do eduquês « O Insurgente
  2. Anónimo
  3. Basta Ler, Interpretar e Fazer Contas? « A Educação do meu Umbigo

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: