Saltar para o conteúdo

Dependência é independência

2 Outubro, 2011

Pedro Marques Lopes escreve o seguinte sobre o impacto da privatização da RTP na comunicação social portuguesa:

O ainda maior aperto financeiro a que estariam sujeitos os já muito débeis grupos de comunicação portugueses acarretaria uma muito menor independência face ao poder económico: hoje por hoje, um risco tão grande ou maior do que a interferência do próprio poder político no sector dos media.
.
Não sabia que ainda havia quem consumisse comunicação social portuguesa por causa da sua independência. Independência é produto que raramente fornecem, ao ponto de fazer pouco sentido seguir a comunicação social portuguesa a não ser que se esteja engajado num dos poucos clubes nela representado.
..
Aliás, o debate em torno do impacto da privatização da RTP nos meios de comunicação privado é alimentado pelo interesse próprio desses mesmos meios de comunicação, e esse interesse é contrário ao interesse do consumidor de informação. É um sintoma da falta de rigor e independência da comunicação social e um sinal de que esta se encontra distante do público que devia servir. É por isso irónico que o artigo do Pedro Marques Lopes de tão preocupado com a independência dos media revele tantos sinais de dependência.

..

É ainda interessante que o Pedro Marques Lopes alimente a ideia de que subsídios são bons para a comunicação social porque dessa forma evita-se a concentração da indústria.  É a via da subsidiodependência para a independência. Lamento, mas não é assim que aparecem órgão de comunicação independentes.

17 comentários leave one →
  1. Joao Andrade's avatar
    Joao Andrade permalink
    2 Outubro, 2011 15:36

    O Marques Lopes quem? O Toy da análise política que foi posto nos órgãos de comunicação social pelo clube Sócrates/Safo?

    Gostar

  2. Anonimo's avatar
    Anonimo permalink
    2 Outubro, 2011 15:49

    .
    Em Portugal há grupos de Comunicaçãlo Social ? Então se entram em ‘default’ (falência) se falhar a publicidade paga pelo Estado onde é que há Grupos de Comunicação Social em Portugal ? Poderia haver mas era muito caro, era preciso despesas fixas muito menores, nas sedes, nos luxos, nos salários da rapaziada que agrupa a Comunicação Social etc onde o refrencial é a RTP etc. Questões de admnistração e gestão á séria.Por isso discussão inconsequente para ficar tudo como dantes no quartel de abrantes. Discussão que não vale nem um chavo nem um chavez. Sorry
    .

    Gostar

  3. eirinhas's avatar
    2 Outubro, 2011 15:55

    Não sabia que ainda havia quem se desse ao trabalho de reproduzir o que nos deu a ler ,dada a contradição que me parece existir naquilo que esse senhor jornalista vem dizendo com o que dizia não há muito.

    Gostar

  4. Dazulpintado's avatar
    Dazulpintado permalink
    2 Outubro, 2011 18:39

    Esse gajo é uma abécula. Se tivesse um pingo de vergonha nas fuças nem abria o bico.

    Gostar

  5. licas's avatar
    licas permalink
    2 Outubro, 2011 18:53

    A Esquerdalhada não prescinde da Teoria da Conspiração . . .
    “The Libyan opposition in Benghazi [has been subordinated] to the interests of Britain, France and the US”.
    Lembram-se do que andava escrito nas paredes dos prédios de Lisboa?
    FORA A CIA, FORA A NATO, INDEPENDÊCIA NACIONAL . . .

    Gostar

  6. fado alexandrino's avatar
    2 Outubro, 2011 18:56

    Não vale a pena fazerem mais post nenhum sobre a RTP. Já foram dados os sinais suficientes de que vão mudar umas coisinhas para que tudo fique na mesma.

    Gostar

  7. H.R.'s avatar
    H.R. permalink
    2 Outubro, 2011 19:01

    O que mais me espanta é que se dêm ao trabalho de ler e comentar o que diz e escreve uma mediocridade de um suposto “comentador” cujo curriculum permanece oculto e de mérito nada se vê. Agora basta um fulaninho apresentar-se como “gestor” ou “empresário” e dizer com ar convencido mei dúzia de baboseiras que vai lendo e ouvindo (sem sequer digerir devidamente) aqui e ali para no-lo impingirem como especialista?! Não têm algum tachito menos torturantes de espectadores e leitores de jornais para oferecer ao “protegido”?!

    Gostar

  8. crizzum's avatar
    crizzum permalink
    2 Outubro, 2011 19:25

    Ora bem, diz o senhor que não devemos privatizar a RTP porque significava o fim da independência jornalística.
    Feitas as contas, 300 milhões a dividir por 10 milhões, dá 30 euros por cada português.
    Aqui em casa somos 4, logo pagamos uma assinatura anual de 120 euros pela RTP e conexos.
    E se a TVE, RAI, BBC, CNN, AlJazzera, quisessem o mesmo? Era uma pipa de massa só para manter uma (várias) informação independente…
    É necessário um referendo para só pagar 360 € por ano, à MEO ou à ZON, com internet e chamadas ilimitadas?

    Gostar

  9. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    2 Outubro, 2011 19:34

    Já que o actual Governo quer castigar a Madeira, para quando vai extinguir as reformas obscenas a título de exercício de funções pulhíticas e de «gestão» da camarilha que tem governado o país desde há 30 anos?
    Quando é que vão tirar as reformas ao M. Mendes, ao Santana e à MFL?

    Gostar

  10. IFIGENIO OBSTRUZO's avatar
    2 Outubro, 2011 19:41

    Pois… e quando todos tiverem divida em excesso a quem irão pedir empréstimos???….

    THE DOOM CLOCK OF THE WORLD DEBT…… LOGO…OBEDEÇAM CONSUMAM NÃO QUESTIONEM..REPRODUZAM-SE…SEJAM AMORFOS…

    Gostar

  11. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    2 Outubro, 2011 21:49

    A essa corja Arlindo só se lhes acaba a mama quando morrerem.

    http://lusotopia.no.sapo.pt/indexPTPartidodosReformados.html

    Gostar

  12. jp's avatar
    2 Outubro, 2011 23:12

    O gajo tem razão.
    Com a privatização da RTP o tio da narina aspiradora começa a passar-lhe uma cheque mais pequeno.

    Gostar

  13. JCA's avatar
    JCA permalink
    2 Outubro, 2011 23:13

    .
    Também interessante,
    .
    -ESA orbiter discovers water supersaturation in thw martian atmosphere
    http://sci.esa.int/science-e/www/object/index.cfm?fobjectid=49342
    .
    -Could there be another Earth? Scientists predict that one-third of ‘sun-like’ stars might have Earth-like planets
    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2043445/Scientists-predict-sun-like-stars-Earth-like-planets.html#ixzz1ZSzNvRjP
    .

    Gostar

  14. Manuel Ferreira's avatar
    Manuel Ferreira permalink
    3 Outubro, 2011 05:20

    Deem lá um tachito ao rapaz! O que ele se tem esforçado por isso, já merecia. E depois dá-se tão bem com todos…especialmente à esquerda! O “eixo do mal” é tão democrático, tão do “Bloco” tão do “Frágil”, que até comove. Até o pobre do L. P. Nunes tem que se fazer de tolo, para poder falar….Enfim, reminiscências do prec. Para quando a extinção?

    Gostar

  15. O FANTASMA's avatar
    O FANTASMA permalink
    3 Outubro, 2011 09:41

    Mas pensando bem. O que é essa coisa de independência?Independência foi aquilo que nossos antepassados andaram a conquistar de espada echarrua na mão,ao longo dos seculos.Independência é aquilo que o nosso primeiro Rei e os que lhe sucederam bem ou mal conquistaram e mantiveram.
    O nome á muitas dezenas de anos deixou de existir.Que independência nos podem dar esta coisa de partidos politicos que temos.A independência deles resume-se a encher os bolsos enquanto lá estão,Hontem uns hoje outros amanhã os mesmos.A independência que nos dão(deram)foi estarmos dependentes de tudo que é governo estrangeiro.Mais valia estarmos sós independentes,que andarmos de mão estendido por esse mundo fora,a presumirmos que somos independentes. Será que ainda somos independentes? A Comissão Europeia,manda,o FMI manda,Os donos do dinheiro mandam.Os nossos governantes fingindo que são independentes obedecem como cordeirinhos tudo em nome da independência.Será que os nossos governantes são independentes para independentemente defenderem o nome de Portugal?Não, não são independentes,são dependentes dos grupos em que assenta a sua legitimidade.Os grupos económicos,os compadrios eleitorais as amizades os favores,aí assenta a sua independência.

    DEMORARÁ MUITO TEMPO EM QUE ALGUÉM FORA DESSE GRUPO, DEIA DOIS MURROS NA MESA E DIGA CHEGA? PORTUGAL MERECE MELHOR.dIZIAM OS LATINOS. dat veniam corvis,vexat censura columbas.
    A sensura poupa os corvos e vexa as pombas,isto é são muitas vezes perseguidos os inocentes,enquanto os culpados ficam impunes!

    Gostar

  16. esmeralda's avatar
    esmeralda permalink
    3 Outubro, 2011 12:31

    Quando é que vão tirar as reformas a Mário Soares, Almeida Santos, Manuel Carrilho e a todos os deputados, de todos os partidos, que as usufruem por dez ou doze anos de “serviço”?!!!!!!!!

    Gostar

Trackbacks

  1. O recuo governamental na privatização da RTP « O Insurgente

Indigne-se aqui.