Saltar para o conteúdo

Alguém me explica?…

6 Outubro, 2011
by

…O que é um discurso mais republicano? E, já agora, para que servem estes enfastiantes rituais beatíficos do 5 de Outubro?

21 comentários leave one →
  1. Carlos Dias permalink
    6 Outubro, 2011 01:07

    Concordo plenamente com o nosso Soares.
    Já estou farto de ouvir discursos monárquicos, liberais e em língua estrangeira.
    Até que enfim que se discursa em republicanês.
    Ó Soares a tua dinastia perdura infinitamente.
    Obrigado.
    Enquanto existires Portugal manter-se-á na mesma.

    Gostar

  2. 6 Outubro, 2011 01:08

    Já tinha feito a mesma pergunta. O RioD’oiro diz que “[p]or Mário Soares, [tal significa] qualquer coisa e o seu contrário”.

    Gostar

  3. Portela Menos1 permalink
    6 Outubro, 2011 01:43

    Há sempre um 28 de Maio.

    Gostar

  4. 6 Outubro, 2011 01:58

    alguém me explica as consequêcias do estado falir? sensatamente , sem mitos. a longo prazo e para quem não vive do estado. preciso de fazer contas custos /beneficios , mas não tenho dados suficientes.
    alguém me explica quais seriam se ainda tivesemos uns 40% de sector primário? seria diferente?

    Gostar

  5. leme permalink
    6 Outubro, 2011 02:17

    Então ninguém sabe que em 5 de Outubro de 1143 D. Afonso Henriques assinou o Tratado de Zanora e iniciou Portugal como País independente?
    Bem. não ganhou muito com isso porque vieram os socretinos e deram cabo disto de vez,,,

    Gostar

  6. certo permalink
    6 Outubro, 2011 02:23

    for me,
    discurso mais republicano
    lá deverá ser o menos realista,
    mais contra-monarca e por extensão
    mais anti-d.duarte (de menezes) .

    Gostar

  7. lucklucky permalink
    6 Outubro, 2011 02:30

    Um discurso Republicano seria querer que a Republica chegasse à Economia das Pessoas Protegendo-as dos Políticos e do Poder Total que têm de Impostar, Taxar e Endividar os Cidadãos da Republica.
    Limites aos Impostos e Dívida na Constituição.
    ,.
    Mas isso os Monstros Soci@listas que estiveram e estão em Belém nunca aceitariam.
    Eles usam a palavra Republica para mentir, nunca aceitariam um limite ao seu poder sobre o dinheiro e riqueza dos outros.
    Eles não são Republicanos são Soci@listas.

    Gostar

  8. lucklucky permalink
    6 Outubro, 2011 02:37

    A Republica é impedir os Políticos de destruir a vida das pessoas em 4 anos.
    Se tal não é possível então não existe Republica.
    Em Portugal não há Republica.
    .
    Existe uma Democracia Social-Populista clientelar onde uma espiral de promessas por troca de votos levou à destruição que só agora começou.
    Por outras palavras os políticos têm demasiado poder sobre o dinheiro da população.
    Só assim podem comprar votos.

    Gostar

  9. 6 Outubro, 2011 08:42

    Gostava que alguém me explicasse, que o cidadão ao deslocar – se ao tribunal de cascais para saber do caso do despedimento colectivo do Ca sino Estoril, assunto que já se arrasta à mais de um ano e meio, um dos funcionários do tribunal, respondendo à pergunta do cidadão.
    O informou que o caso está entregue ao juiz, mas que o melhor era o cidadão arranjar emprego.
    Isto ultrapassa a mais séria verdade da justiça em Portugal, será que o Ca sino Estoril que muita gente sabe desde a operação furacão à construção do Ca sino Lisboa, agora também manda no tribunal de cascais.
    É um absurdo um funcionário do tribunal, falar como falou para o cidadão, porque já não chega a injustiça dos organismos do estado que deram total cobertura a esta farsa do despedimento colectivo, ainda assim o tribunal sugere que o cidadão procure emprego.
    Afirmo que este assunto posso eu próprio garantir que até morrer, isto vai ser falado desde blogs, nos cafés, bem em tudo o que é lugar, porque a justiça devia ser o garante da liberdade do ser humano.
    Não é admissível, qualquer individuo porque exerce cargos cívicos ou de certa importância na economia do país, que tem o direito de despedir 112 trabalhadores em substituição de precários, e o estado dá apoio nesta decisão.
    Quem acredita que PORTUGAL sai da crise, com este tipo de gente no País.

    Gostar

  10. castanheira permalink
    6 Outubro, 2011 08:44

    Sem dúvida que a maior ameaça aos portugueses é o desmesurado poder dos politicos .Eles podem gastar irresponsavelmente lançando o país na bancarrota , mandar os cidadãos pagar as dividas ao mesmo tempo que empobrecem e partirem tranquilamente para Paris gozar os rendimentos ou riqueza acumulada , sem que sejam chamados á responsabilidade.

    Gostar

  11. jose.gcmonteiro permalink
    6 Outubro, 2011 09:44

    Cavaco é um sr. Silva medroso a fazer a procissão do NS dos Passos.

    Gostar

  12. anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2011 11:06

    Para os pessimistas crónicos, nada como saber que o ser humano tem uma capacidade incrível para melhorar o mundo à sua volta.
    .
    “Folha” artificial cria energia eléctrica
    .
    Invenção de Daniel Nocera começará a ser comercializada na Índia”
    .
    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51239&op=all
    .
    .
    As pessoas confiam demasiado nas tendências curtas de curto prazo e extrapolam demasiado. esquecendo que basta uma descoberta, uma inovação ou uma mudança de paradigma para mudar as condições presentes, logo as tendências e o futuro.
    .
    .
    O capitalismo tem muitos defeitos, mas tem uma vantagem. Consegue põr muita gente a procurar por soluções impossíveis para resolver os nossos problemas colectivos e nossas necessidades. E nos últimos anos, foi gasto tanto dinheiro e recursos a procurar soluções para os preços elevados da energia, que surgirão os produtos que irão marcar o futuro e permitir ao homem ter energia mais abundante a baixo preço. Esta invenção da noticia é apenas uma, de muitas, que poderão mudar o nosso futuro. Esperem até que seja possível fabricar pitroil em fábricas e depois abrirão a boca de espanto. Quando os lucros esperados são altos, não falta quem quer ser milionário, descobrindo a nova solução para os problemas actuais.
    .
    .
    Bendito capitalismo!
    .

    Gostar

  13. anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2011 11:21

    Já agora, na noticia em questão, há lá uma particularidade, que eu aponto muitas vezes, sobre o problema americamo, que muitos se esquecem quando pensam que é possível aos americanos reindustrializarem o seu país. Isto:
    .
    .
    “O investigador vai comercializar o invento através da sua própria empresa, a Sun Catalytix, e com o apoio do empresário indiano Ratan Naval Tata, que quer começar por testar o dispositivo no seu país.”
    .
    .
    A verdade é esta. Os americanos são dos países do mundo que mais gastam em Inv. & Desenv. mas depois a aplicação comercial das invenções leva a que sejam produzidos os componentes senão o produto todo fora dos USA. Para vender é um bom mercado, para produzir, os americanos têm graves problemas estruturais, que os seus políticos são incapazes de compreender e resolver.
    .
    .
    Não basta ter capitais em abundância, não basta ter as invenções, para criar industrias é preciso força de trabalho capaz, bem formada e competente tecnicamente. Não basta ter boas universidades mas é preciso escolas técnicas para formar quadros intermédios e especializados, capazes de trabalharem em fábricas, com elevada produtividade e boa qualidade. Coisa que os americanos sofrem imenso: falta de mão-de-obra com qualidade a preços competitivos. Este estrangulamento impede que os USA tenham uma industria competitiva, apesar das aparência da sua produção industrial.
    .
    .
    Portugal tem que ser capaz de evitar este estrangulamento, através das escolas técnicas. Não basta ter bons engenheiros, por exemplo. É preciso todo um conjunto de técnicos que não têm formação superior, que podem melhorar a industria e a nossa produtividade. Formar serralheiros, torneiros, tipógrafos, trolhas, etc. é mesmo crucila para Portugal voltar a crescer. Não basta esperar pela tendência natural de elevada adaptação dos portugueses (vulgo desenrasca), é preciso mesmo pôr as nossas escolas secundárias ao serviço do tecido produtivo, através da formação em quadros especializados e intermédios, em conjunto com o nosso tecido empresarial.
    .
    .
    Não podemos cometer o mesmo erro dos americanos. A nossa mão-de-obra precisa de know-how e formação e é uma pecha enorme portuguesa, desde o PREC. Quando é que o Estado reforma mesmo o ensino em Portugal?

    Gostar

  14. 6 Outubro, 2011 11:35

    Serve para dar lustro aos egos e espatifar uma pipa de massa, serve ainda para dar um feridado que se o tempo está bom milheres de portugueses enchem as praias e estão se cagando para todo este folclore.
    Ontem uns cinquenta populares tritonhos queriam ver era as damas do jet-set.
    Bom proveito.

    Gostar

  15. 6 Outubro, 2011 12:13

    O elogio de Soares ao discurso do PR, tem um odor a corporativismo formal .
    Na intimidade dirá cobras e lagartos do desajeitado Cavaco.

    Gostar

  16. JPT permalink
    6 Outubro, 2011 12:29

    É muito simples: “discurso republicano” é o discurso que o Dr. Soares acha bem. Se o Dr. Soares não acha bem, então não é “discurso republicano”. Há muito que o Dr. Soares define o que é e o que não é “República”, ou seja, o que é “bom” e “mau”, “luz” e “treva”, “progresso” e “reacção”.

    Gostar

  17. PSC permalink
    6 Outubro, 2011 12:53

    Mas que grande admiração! Então e não é preciso prestar vassalagem ao “Avental” e ir ao beija-mão?
    Que ingenuidade!

    Gostar

  18. Arlindo da Costa permalink
    6 Outubro, 2011 15:11

    Os presidentes cobrem-se uns aos outros.
    Isto tá tudo minado.

    Gostar

  19. leme permalink
    6 Outubro, 2011 17:23

    Uma coisa á verdade: há aqui uns gajos que escrevem muito e qu, às vezes, até são certas. Ppr~em é pena que resvalem tanto para lugares-comuns e que acabem no desparate. São aquilo a que vulgarmente se chama caga-sentenças.

    Gostar

  20. esmeralda permalink
    6 Outubro, 2011 19:51

    Nem um 28 de Maio nem ema segunda Grécia! Mário Soares anda ávido de qualquer coisa: será que se vai candidatar de novo?

    Gostar

  21. JCA permalink
    6 Outubro, 2011 22:48

    .
    A Day That Will Never Be Forgotten: Anonymous Hackers Declare War; Threaten to “Erase” the NYSE On October 10th
    http://www.shtfplan.com/headline-news/a-day-that-will-never-be-forgotten-anonymous-hackers-declares-war-on-nyse-threaten-to-erase-the-nyse-on-october-10th_10052011
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.