Saltar para o conteúdo

Toponímia: confortavelmente de esquerda e com particular gosto pelos fuzilamentos

15 Março, 2012

Temos ruas e pracetas dedicadas a figuras como Che Guevara ou Agostinho Neto mas a atribuição do nome de autarcas anteriores ao 25 de Abril de 1974 causa polémica e faz crescer “o desconforto”

20 comentários leave one →
  1. trill permalink
    15 Março, 2012 12:03

    se isto é verdade: ” indivíduos que foram cúmplices na promoção de políticas de perseguição, tortura e mesmo morte de quem se opunha a um regime totalitário” -> é o mesmo que os Líbios andarem agora a dar os nomes da família Kadaffi ás suas ruas e portanto a CDU tem toda a razão.

    Gostar

  2. piscoiso permalink
    15 Março, 2012 12:11

    Há autarquias e critérios toponímicos para todos os gostos.
    Recordo que no Porto não deixaram que Saramago fosse nome de rua.
    Maneiras sectárias de ver as cousas.

    Gostar

  3. 15 Março, 2012 12:28

    Gostei da afirmação do presidente da câmara de que não havia cariz político na proposta. O presidente da câmara de Beja não toma decisões poíticas.
    Faltou-lhe dizer que a sua política é o trabalho.

    Gostar

  4. 15 Março, 2012 12:35

    Não sei quando é que o nome do marida da Dona Pilar foi vetado no Oporto, mas lembro que em Lisboa só se pode dar o nome a uma rua quando essa pessoa já tiver ido falar (e meter uma cunha ) ao São Pedro.

    Gostar

  5. Mauritano permalink
    15 Março, 2012 16:04

    Caro Trill
    E o Agostinho Neto e o Che Guevara não “foram cúmplices na promoção de políticas de perseguição, tortura e mesmo morte de quem se opunha a um regime totalitário”?
    Então em que ficamos?

    Gostar

  6. 15 Março, 2012 16:48

    Más Notícias……..ou seja………….realidade dos factos:
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=536008&tm=6&layout=122&visual=61

    Gostar

  7. 15 Março, 2012 17:02

    A esquerdalhada é assim.
    Adora tiranos, assassinos, pedófilos, “serial killers”..”mass murderers”…
    e os media então ficam histéricos com esses heróis.
    Veja-se como chamam “El Comandante” ao assassino Fidel……..responsável por mais de 50 mil seres humanos inocentes fuzilados…..e mais os que foram engolidos por tubarões da Florida.
    O Assad é “líder”…..dos massacres de civis e crianças..”esquecem-se” de dizer…
    O Kim da Coreia …….capataz do maior campo de concentração do mundo…….era .o “pequeno líder” mas grande assassino.
    o Amadinejad ou coisa parecida …..ah……esse é mesmo presidente do Irão………sim.onde as mulheres q têm relações antes de casar………(coisa normalíssima no ocidente e entre os neo -nazis que insultam os judeus de israel) são enterradas até á cintura e mortas á pedrada por ordens dos Ayatollahs como dizia o maomé e o Corão..
    Idem, com o Hamas….que tal como o irão organiza festas de casamentos com noivas de OITO anos …para copiar o PROFETA maomé que violou e “casou” com Aisha…da mesma idade, teno ele + de 50…..
    não consta q alguma vez os esquerdóides se tenham manifestado contra esta civilização (???) e cultura………ah, mas contra os judeus, sim, varrer israel do mapa, como lhes ensinou o hitler.
    Enfim, a esquerdalhada é assim…….escumalha da humanidade

    Gostar

  8. Costa Cabral permalink
    15 Março, 2012 17:16

    Esta Drª Helena não regula bem do juízo.
    Mas qual é o problema? Quando Portugal tem toponímia de grandes ditadores, chulos, ladrões e trafulhas (nacionais e internacionais) por todo o lado?
    Qual é o problema?

    Gostar

  9. 15 Março, 2012 17:40

    C.C.
    não percebeu a ironia da HM

    Gostar

  10. Costa Cabral permalink
    15 Março, 2012 19:10

    O que eu percebo é que este país é habitado por uma estranha tribo de trogloditas!

    Gostar

  11. aremandus permalink
    15 Março, 2012 19:39

    Toponímia já inscrita na interpol Beco dr. duarte Lima.

    Gostar

  12. Joaquim Amado Lopes permalink
    15 Março, 2012 19:59

    Da notícia linkada:
    “O presidente da autarquia rejeitou que houvesse “um cariz político” numa questão que “apenas tem que ver com o factor histórico”, acrescentando que atribuir o nome de um presidente de câmara do antigo regime a uma rua do concelho não obriga a “ter de se fazer uma avaliação das suas qualidades”.”
    “Pulido Valente explicou ao PÚBLICO que o objectivo da proposta “é assinalar para a história do concelho uma personagem que, para o bem ou para o mal”, desempenhou o cargo de presidente da câmara em Beja, antes ou depois do 25 de Abril.”
    .
    Sempre pensei que dar a uma rua o nome de uma personalidade é uma forma de homenagear essa personalidade. Assim, impõe-se uma avaliação das suas qualidades e um consenso de que a contribuição dessa personalidade para a História foi positiva.
    Isto não quer dizer que não se deva homenagear alguém que foi Presidente da Câmara antes de 1974 mas sim que o mero facto de não ter sido eleito mas nomeado pelo “Estado Novo” não deve ser impedimento nem razão suficiente para que o seu nome seja “imortalizado” como nome de uma rua.

    Gostar

  13. 15 Março, 2012 20:17

    Aremandus.
    esses links não limpam os crimes contra a Humanidade praticados pelo Fidel…Kim…Mao…Pol Pot…….
    e amigos islâmicos…
    só do Sudão (vc ignorante crasso e doente paranóico, sabe o q é isso?) há mais de uma dúzia de mandados de captura do TPI por crimes contra a humanidade.
    idem da síria, apoiada pela China comunista e pela Rússia
    não se preocupou em linkar isso….
    tb faz parte dos admiradores desses selvagens..ou tem a mona ainda na idade da pedra

    Gostar

  14. Costa Cabral permalink
    15 Março, 2012 22:54

    Sátiro:
    Os russos foram enganados pela NATO e pelo EUA no processo da Líbia.
    Agora vão ter que contar com a sua teimosia.
    Os russos também já viram que na Líbia quem ganhou foram os grupos salafitas e islâmicos ligados à Al-Quaeda.
    E como sabes, os russos não gostam de terroristas islâmicos nem como molho de tomate e quando os apanham na mira disparam primeiro e perguntam depois.
    O «Ocidente» está e vai pagar o elevado preço por estar a apoiar grupos terroristas na carnavalesca «primavera árabe».

    Gostar

  15. A. R permalink
    15 Março, 2012 22:54

    Ainda falam mal do Salazar. Ele deixou passar uma escumalha que veio toda à babuje depois do 25 de Abril

    Gostar

  16. Zebedeu Flautista permalink
    15 Março, 2012 23:00

    A indignação alastra:
    .
    http://www.arrastao.org/2489658.html
    .
    Quanto a mim até podem criar avenidas Estaline ou jardins Hitler se a populaça assim o quiser. Desde que respeitem a minha liberdade de lá ir escarrar e me coçar sofregamente tasse bem.

    Gostar

  17. aremandus permalink
    16 Março, 2012 09:31

    ó Sátiro,vc é um triste,não acerta uma!
    então a sua saga contra os milhões que o estudante de philoso fia gasta em paris e o seu pasquim sarnento apurou que o mesmo só gasta 15 mil por mês numa frugalidade que nem o seu primo num convento de monges tibetano?…

    Gostar

  18. José Peralta permalink
    16 Março, 2012 17:08

    Helena Matos

    Gostaria de lêr um comentário seu, sobre a autarquia de Santa Comba Dão, que quer “promover, turísticamente, os produtos do Concelho, sob a marca registada “salazar”, começando com o vinho “memória de salazar”, já que parece chocá-la tanto a “toponímia confortávelmente de esquerda, com particular gosto pelos fuzilamentos” (como vão longe os tempos do MRPP…),usada na Câmara de Beja !

    Mas o que aqui me traz, é o que lhe ouvi hoje dizer, na Antena Um, sobre as acções “polémicas” da Parque Escolar, concrectamente sobre “estores exteriores”, entre outras “despesas sumptuárias” na remodelação das escolas.

    Sem me deter num pormenorizado relatório da Inspecção Geral de Finanças (a pedido do governo…) que é quase elogioso para a P.E., dizendo que a derrapagem de preços, é de cerca de 70% ( e justificando porquê !) em vez dos 447%, adiantados pelo ministro Crato.

    Desconhecendo eu, quem são os membros da P. E. , não sendo, por isso, seu advogado de defesa, (nem tenho que sêr !) pergunto-lhe, Helena Matos, o que sabe você sobre construção escolar, particularmente sobre os “estores exteriores” que lhe fazem tanto engulho ?

    Saberá que esses estores de “lâminas”, semelhantes aos “interiores” usados em habitações, escritórios, etc. são, para o seu uso exterior, muito mais robustos e, mais importante, pela regulação variável das “lâminas”, permitem grande e gradativo controlo de luminosidade, desde abertura visual total para o exterior, até total obscurecimento interior, e consequente conforto térmico pela grande protecção solar ?

    A Helena sabe do que fala, ou só “por ouvir dizer” ?

    Gostar

Indigne-se aqui.