Saltar para o conteúdo

Esquerda unida jamais será vencida

5 Maio, 2012

A luta de classes está ao rubro, mas os defensores do proletariado produtor  estão unidos contra a classe exploradora de distribuidores:

.

BE quer acabar com ‘a ditadura da grande distribuição’
.

Pingo Doce: Ministra da Agricultura admite necessidade de legislar contratos com produtores

33 comentários leave one →
  1. Ricciardi permalink
    5 Maio, 2012 18:45

    Se os tribunais portugueses tivessem a mesma eficacia que os tribunais americanos no sentido de acabar com o monopolismo (ou oligopolismo) reinante em portugal, não seria necessário tomar medidas de equilibrio de forças no mercado.
    .
    Uma medida eficaz para limitar monopolios e abusos de posição dominante que prejudicam o consumidor e uma sã concorrencia é, efectivamente, ‘partir’ as empresas monopolistas em várias outras que concorram de facto entre si.
    .
    A não ser assim, não existe escolha para o consumidor (que é obrigado a comprar produtos com margens de 80%), nem os players instalados permitem a entrada de concorrencia, nem os fornecedores tem alternativas para colocar os seus produtos… a não ser naqueles DOIS que dominam 90% do mercado.
    .
    Este é o grande mal do país. É o país dos monopolios e oligopolios. Em tudo. Nas energias, nas comunicacoes, na distribuição alimentar, na saude, etc etc etc. Exceptua-se, e bem, a banca que ainda tem vários players a actuar. Aliás o único sector Privatizado feito com racionalidade em regime de perfeita concorrencia.
    .
    Rb

    Gostar

  2. piscoiso permalink
    5 Maio, 2012 19:01

    É claro que a chamada “esquerda-caviar” não é incompatível com a “direita-sardinha-assada”.

    Gostar

  3. Costa Cabral permalink
    5 Maio, 2012 19:15

    Só falta que o Grande Timoneiro – El Cavaco – se pronuncie sobre esse cagaçal!…

    Gostar

  4. 5 Maio, 2012 19:17

    Só neste país se julga acabar com os monopólios a legislar ainda mais.
    Porque não acabamos de uma vez por todas com a hipocrisia e decretamos a república socialista? Pronto, o Estado que fique com tudo, controle tudo, até com os salários e rendimentos e passa a “governar-nos”. Temos casa de borla, saúde de borla, transportes de borla e por aí fora. Pelo menos já sabemos antecipadamente que não vale a pena trabalhar mais e melhor para enriquecer. Ficamos todos iguais. Mas pobres.

    Gostar

  5. 5 Maio, 2012 19:41

    Pobríssimos é como ficaríamos…

    Gostar

  6. Delfim permalink
    5 Maio, 2012 20:09

    Pela enésima vez a sandice dos grupos distribuidores é baseada no vampirismo sobre os produtores.No final estes ultimos têm de vender abaixo do nivel de custo só para perderem o minimo possivel e se querem ganhar alguma migalha reduzem o nº de trabalhadores ou diminuem drasticamente os salarios dos felizardos que não vão engrossar as filas dos Centros de Desemprego Alexandre Soares dos Santos engorda á custa dos seus trabalhadores e da economia Nacional Se alguns stores o consideram um visionario então é porque estão cegos Estes Festivais de Consumo arruinan-nos a todos exceto áqueles que tem capital seguro fora de fronteiras

    Gostar

  7. 5 Maio, 2012 20:45

    Conheço e sou amigo de liberais com humanismo. Que sempre se interessaram pelo bem-estar dos desfavorecidos, dos desafortunados.
    Mas entretanto, surgiu uma rapaziada liberal e neoliberal-dos-cifrões, desumana, que vive só para o engodo pessoal, dos seus, dos corporativismos que os sustentam, e para a exploração das pessoas mais necessitadas. Pululam em todas as áreas de actividade que lhes dê lucro não-repartível, incluindo verdadeiros tachos na “vida política”, seja nas autarquias (ai !, as empresas municipais !) ou no parlamento, nas CCDR’s ou nos ministérios…
    Autênticos zombies draculianos !

    Gostar

  8. aremandus permalink
    5 Maio, 2012 20:53

    sanquessugas liberais,mas que gostam de tomar no cú

    Gostar

  9. 5 Maio, 2012 20:57

    Se o BE conseguisse levar o seu projeto avante, fazia mais pelo livre mercado que toda a direita portuguesa que temos tido.

    Gostar

  10. 5 Maio, 2012 21:07

    querem ver que afinal o gordon geeko era o heroi, em vez do ser o volão da trama?P

    Gostar

  11. simil permalink
    5 Maio, 2012 21:31

    Please, leia melhor e corrija, por não mentir, não dizer o que não é .

    Gostar

  12. javitudo permalink
    5 Maio, 2012 21:35

    Naturalmente é um país de chico-espertos e vai continuar a ser. Os produtores nunca foram capazes de organizar cooperativas, as poucas que tiveram êxito passageiro foram saqueadas por ladrões locais, mandaram os filhos para a cidade em vez de desenvolverem e modernizarem os modestos empreendimentos agrícolas dos pais. Agora estão velhos, cansados da exploração a que estão sujeitos. Tudo isto é fado! E continua.

    Gostar

  13. A. R permalink
    5 Maio, 2012 21:36

    Homens e Mulheres tomaram uma decisão livre de ir às compras, tinham que comprar, entraram, tinham dinheiro para comprar, compraram e pagaram mais barato que o normal. Que querem estes calhaus da esquerda?

    Gostar

  14. Zebedeu Flautista permalink
    5 Maio, 2012 22:03

    Que descaramento! Misturar a fofa da menina Cristas com o destila ódio do Louçã.
    .
    Confundir a necessidade de criar um quadro normativo que assegure a correcção das imperfeições dos mercados livres na ausência de auto-regulação que mais não é que ordoliberalismo germânico com a demagogia do Louça de querer que os big pigs capitalistas paguem o dobro aos produtores e vendam a metade aos consumidores até as prateleiras ficarem vazias.
    .
    Um bocadinho mais de bom senso!

    Gostar

  15. Costa Cabral permalink
    5 Maio, 2012 22:08

    Compraram mercadoria «roubada» aos produtores, pelo esmagamento vigarista das margens.
    Segundo o código penal é crime «comprar» mercadoria «roubada».
    Que diga um meu vizinho que tem uma ourivesaria, e que comprou há tempos uns colares de ouro de proveniência duvidosa. Foi apanhado. Ficou sem o dinheiro e sem os colares.
    O mesmo devia suceder à Pinga Doce do «ultra-neo-liberal-comuna-xuxial» Alex of Saints!
    Não se esqueçam que o «patrão» da Pinga Doce foi o que mais beneficiou com as politicas sociais e de ordenados da função pública dos governos de Cavaco, Guterres, Barroso, Santana, Sócrates e até mesmo deste nóvel premier!
    Um chuchialista português, comcerteza!

    Gostar

  16. simil permalink
    5 Maio, 2012 22:09

    E ora então
    fica avisado que
    de ora em diante, lá
    seja o que for, de Janeiro
    a Janeiro, lá contem no 1º de
    Maio com desconto pingo doce.
    http://margarida-alegria.blogspot.pt/2012/05/cartoon-pingodocede-janeiro-janeiro-so.html

    Gostar

  17. Portela 25ABRIL74 permalink
    5 Maio, 2012 22:15

    JM fazer-se a uma participação na fundação de JM.

    Gostar

  18. the lost horizon permalink
    5 Maio, 2012 23:02

    Se existisse a Ordem dos Desempregados, presidida por um franciscano mendicante, outro galo cantaria na Sé; quiçá, mais tarde, em São Bento.
    .

    Gostar

  19. Hawk permalink
    5 Maio, 2012 23:03

    “Produtores” significa tudo e o seu contrário. Claro que há produtores na agropecuária que se safam muito bem. Mas esses estão calados a gozar a paisagem. Anda por aqui muita gente a falar de produção e distribuição sem ter a mínima noção do que é esse mundo. Depois vi na manifestação dos produtores agrícolas tipos que nunca souberam pegar numa enxada e não produzem coisa nenhuma, mas gostam de participar nas manifestações. Estão no seu direito. Claro que as grande superfícies fazem o seu jogo e há formas de o contrariar, mas não são certamente à base da retórica que por aí circula.

    Gostar

  20. the lost horizon permalink
    5 Maio, 2012 23:23

    Já houve um nobre mendicante, mas esse era doutra Ordem. Esse frade não almejava o céu, era Belém que ele queria, o palácio.
    .

    Gostar

  21. 6 Maio, 2012 01:39

    Mais uma vez a cagada foi feita

    Gostar

  22. Joaquim Amado Lopes permalink
    6 Maio, 2012 02:35

    É impressionante o nível de hipocrisia de Francisco Louçã e o nível de estúpidez de quem acredita no que ele diz.
    Margens de lucro de 75 ou 80%?! Como se um “professor doutor em Economia” não soubesse que a despesa de uma empresa de distribuição/retalho é muito mais do que o que paga aos produtores pelos produtos que coloca nas prateleiras.
    Mas que mais se pode esperar do mesmo “professor doutor em Economia” que pretendeu, em pleno Parlamento, não saber como funciona a distribuição de dividendos das empresas cotadas em Bolsa?

    Gostar

  23. aremandus permalink
    6 Maio, 2012 08:32

    um “professor doutor em Economia traduzido para muitas línguas,o único com livros de economia traduzido para o mandarim.
    hoje é o dia D da europa.
    França, grécia, Sérvia….o futuro espera-nos,progressista como sempre.

    Gostar

  24. aremandus permalink
    6 Maio, 2012 08:35

    PSG in negócios:
    ” (…) Disse Frei Fernando Ventura, nessa noite, na SIC Notícias: “Quando vi as imagens do Pingo Doce, fiquei triste e alarmado. Vi isto na Venezuela, com o Chavez, exactamente o mesmo tipo de reacção. Fiquei com esta imagem como um ícone, ou como um contra ícone, uma mensagem de sinal contrário daquilo que é uma das urgências a descobrir hoje”. E disse mais: “Nós, em alguns arroubos místico-gasosos, ficamos muito alarmados e muito agitados interiormente com a multiplicação dos pães e dos peixes. Se nós percebêssemos o que está ali (…). Só houve multiplicação porque houve divisão. A solução tem que passar por aqui: é preciso dividir para multiplicar e é preciso somar sem subtrair nada a ninguém. O segredo está aqui. A chave está aqui. E por aqui pode construir-se a esperança. Por aqui pode criar-se redes de relações, por aqui pode dizer-se às pessoas que a esperança é possível. É preciso organizar esta esperança.” (…)”

    Gostar

  25. the lost horizon permalink
    6 Maio, 2012 08:40

    A quinta da Torre d’Aguilha, no tempo de Cesário Verde, produzia grande quantidade de feijão frade, agora nem frades nem feijões. É um sinal do tempo que passa.

    Gostar

  26. Joaquim Amado Lopes permalink
    6 Maio, 2012 09:00

    Aremandus,
    Já leu algum desses livros? Por acaso sabe se o que lá vem escrito confere com o discurso de Francisco Louçã?
    .
    Para se saber que aquilo que Francisco Louçã disse é um completo disparate não é preciso ter escrito livros sobre Economia. Mas, se o Aremandus desliga o cérebro quando alguém lhe mostra um currículo extenso e distinto, não há muito a discutir consigo.

    Gostar

  27. 6 Maio, 2012 09:03

    Joaquim Amado Lopes:
    Olhe que quem falou nos 80 por cento não foi o Louçã, mas sim a comunicação social. E posso-lhe dizer que está certo. Que tal verem um bocadinho para além da clubista, já que estamos a falar de uma das grandes perversidades da economia portuguesa?

    Gostar

  28. 6 Maio, 2012 10:05

    Temos que reconhecer: em Portugal, a esquerda percebe mais do funcionamento dos mercados do que a direita- http://arrastao.org/2523228.html

    Gostar

  29. A. R permalink
    6 Maio, 2012 17:32

    Eu não percebo o que quer a esquerda. Teve oportunidades -sem capitalistas, sem especuladores, sem banqueiros, sem distribuidores, sem outros “ros”- em Cuba, na Coreia do Norte, na URSS, na Birmânia, na Venezuela, no Chile de Allende, no Zimbabwe- e em todos acabou em fome, repressão, escassez, decrescimento económico e produtivo, dependência do exterior, doenças da fome (lembremos retinopatia de Cuba). Falharam rotundamente e voltam sempre com as mesmas receitas.

    Indigentes intelectuais.

    Gostar

  30. 6 Maio, 2012 19:52

    Eu não percebi(…) o que “quiseram” governos de direita e do centro nos USA e na Europa ao permitirem aos FDP dos banqueiros, mega-especuladores e certo tipo de empresários, o que fizeram às sociedades e aos países durante anos e anos.

    Gostar

  31. A. R permalink
    6 Maio, 2012 19:55

    Os grandes especuladores, megaespeculadores e certos tipos de empresários são de esquerda: Carlos Slim (amigo do PSOE), Fundação Rockfeler, George Soros, Warren Buffet … são todos de esquerda!

    Gostar

  32. carlos moreira permalink
    6 Maio, 2012 22:44

    concordo com o que escreveu o Ricciardi, e já agora não confundir margem (lucro bruto) com lucro liquido,sim a margem da oligarquia anda em media nos 60% ou mais sobre preço de venda(gross margin).Porquê?parece ironia mas é porque não há concorrencia estão todos “mortos” ou quase veja-se o exemplo Makro ou MARL (desterrado para o Tojal para alegria da oligarquia)

    Gostar

  33. Joaquim Amado Lopes permalink
    7 Maio, 2012 03:00

    Trinta e Três,
    Segundo o Esquerda.net, não foi a comunicação social que colocou aquelas palavras na boca de Francisco Louçã:
    http://esquerda.net/artigo/bloco-marca-conven%C3%A7%C3%A3o-e-defende-produtores-contra-ditadura-da-grande-distribui%C3%A7%C3%A3o/23031
    .
    Se foi a comunicação social que primeiro falou nos “lucros de 75-80%” e Francisco Louçã se limitou a reproduzi-las, a acusação de hipocrisia mantém-se, uma vez que ele tem que estar consciente da dimensão do disparate.
    .
    Quanto à “clubista”, já se viu ao espelho? Ou, se o fizesse, teria vergonha de a apontar aos outros?

    Gostar

Indigne-se aqui.