Saltar para o conteúdo

privatizem-nas!

6 Junho, 2012
by

Um estudo hoje apresentado por uma equipa de investigadores da Universidade de Lisboa revela que o custo por aluno, no sistema de ensino superior público português, equivale a um valor mediano de 22% do rendimento do agregado familiar e a um total de 63% do mesmo rendimento, se se considerarem os apoios sociais concedidos (bolsas de estudo) e as deduções fiscais para a educação. Isto tem vários significados, mas, desde logo, um evidentíssimo: que o ensino superior público português tem custos desmesuradamente elevados para a realidade nacional, logo, que padece de péssima gestão. Valeria, de resto, a pena decompor estes custos, onde certamente encontraríamos ainda muito desperdício, apesar do estado ter vindo a reduzir as suas contribuições orçamentais para o sector nos últimos anos. Em face destes valores despropositados para a  nossa realidade e para as possibilidades do nosso estado (dos contribuintes, leia-se), indiciadores de uma gestão, no mínimo, desajustada ao país que somos, só resta ao estado português privatizar as suas universidades, pelo menos, a sua gestão, apoiando quem efectivamente comprove não possuir rendimentos para estudar através do cheque-educação. Depois, os estudantes que escolham as universidades que queiram frequentar e estas que tratem de se ajustar à realidade nacional. Provavelmente, tendo de melhorar a sua qualidade com menos recursos, gerindo-os melhor, se quiserem manter os seus clientes. Nisto, como em todas as coisas, não há nada que a concorrência não aprimore…

42 comentários leave one →
  1. Pi-Erre's avatar
    6 Junho, 2012 20:00

    Cheque-educação não rima com concorrência.
    Cheque-educação rima com socialismo e com a desacreditada escola de Chicago.
    Cheque-educação não rima com liberalismo.
    Cheque-educação não resolve nenhum problema social.

    Gostar

  2. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    6 Junho, 2012 20:26

    não sei onde o rui a. andou, mas eu andei precisamente nessa da imagem, com oito séculos de história.
    queria que fosse privatizada quase um milénio depois?

    Gostar

  3. Grunho's avatar
    Grunho permalink
    6 Junho, 2012 20:45

    Já vimos o que são “universidades” privadas. Máquinas de fazer dinheiro com pouco investimento e muita aldrabice à mistura.

    Gostar

  4. Rodrigo's avatar
    Rodrigo permalink
    6 Junho, 2012 20:47

    Privatizar e impor o cheque-educação? O Estado paga sempre, certo? Agora, já que o repetiu várias vezes, diga o que para si significa “um país como o nosso”? E o que deve “singrar” num país como nosso? Gostaria de saber o que um país como o nosso merece com serviço público…

    Gostar

  5. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    6 Junho, 2012 20:51

    Por acaso este ‘estudo’ não se refere também aos custos das instituições privadas de ensino superior? Ou será que fragmentando as conclusões torna possível chegar a brasa à ‘sua’ (de quem?) sardinha.
    Por outro lado, há uma míngua de exemplos em que possamos concluir (sentir) que as privatizações conduziram à redução dos preços.
    Então por razão todos os ‘sobressaltos’ servem para incitar às privatizações? Não haverá por detrás dessa obsessão um oculto conteúdo ideológico?

    Gostar

  6. Delfim's avatar
    Delfim permalink
    6 Junho, 2012 20:53

    Universidade Moderna,Universidade autonoma de Lisboa,Universidade Livre ,Universidade Independente.algum destes nomes fazem soar uma campaínha de alarme? Não ? Tera de ler a historia do ensino universitario nos ultímos 25 anos .Se ainda assim continuar a não perceber o enviesamento do chamado ensino privado então aconselho-o ,vivamente a inscrever-se numa qualquer universidade Publica para que a sua mente possa ser esclarecida .
    P.S O Processo de Bolonha é uma vergonha que permitiu ter mais doutorados e mestres com o nivel aproximado das antiguas licenciaturas .Querem mais? Então paguem

    Gostar

  7. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    6 Junho, 2012 20:57

    Privatizar?
    Dar lucro aos privados (tudo bem), mas depois é preciso o Estado para pagar?
    É como a banca? Privatizem a banca! Fica melhor gerida, e depois já não é preciso o Estado para a ajudar…

    Gostar

  8. António Joaquim's avatar
    António Joaquim permalink
    6 Junho, 2012 21:23

    Não foi numa privada Independente que o cujo, de quem toda a gente se gosta de queixar, se formou a um domingo?Até que está em consonãncia com o que disse hoje o ministro Relvas “exportarmos licenciados”. Pode é acontecer o mesmo que com a academia do Sporting.

    Gostar

  9. carlos moreira's avatar
    carlos moreira permalink
    6 Junho, 2012 21:25

    Man!!!! o problema está do outro lado baixo rendimento das familias

    Gostar

  10. José Manuel's avatar
    José Manuel permalink
    6 Junho, 2012 21:28

    As universidades privadas são uma espécie de BPNs do ensino superior. Quase todas estão envolvidas em casos de corrupção e de fraude.
    http://visao.sapo.pt/como-afundar-uma-universidade=f549358

    Gostar

  11. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    6 Junho, 2012 21:50

    De facto, privatizar num país como aquele que era nosso acaba quase sempre por dar sarilhos.
    A Universidade Católica é uma honrosa excepção, muitos dos colégios privados também. Casos especiais, mas o tuga em geral tem uma tendência terrível para derrapar, lá isso tem.

    Gostar

  12. CA's avatar
    6 Junho, 2012 22:20

    Parece que o autor do post nem leu o artigo, só o título.

    O que o estudo diz é que as famílias gastam muito porque o estado gasta pouco, não porque o ensino público seja mais caro do que o privado. Nem faz comparação de custos entre países mas sim de esforço das famílias.

    Ou seja, um estudo que explica que nos outros países o estado apoia mais o acesso dos alunos ao ensino superior é completamente deturpado ao serviço da ideologia.

    Gostar

  13. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Junho, 2012 22:24

    em outras situações rui.a já teria respondido a alguns comentários. o que se passa?

    Gostar

  14. Trinta e três's avatar
    6 Junho, 2012 22:35

    Se há setor em Portugal que desmistificou as vantagens de tudo e mais alguma coisa ser privatizado, foi precisamente o das universidades. Excluam a Católica e “emoldurem” as restantes.

    Gostar

  15. Oberon's avatar
    Oberon permalink
    6 Junho, 2012 22:36

    uhm, sintomática a imagem que ilustra o post…

    Gostar

  16. Pedrum's avatar
    Pedrum permalink
    6 Junho, 2012 22:37

    No que toca a universidades privadas não há grande coisa de nos orgulharmos em Portugal. O Rui.A. parece tão fanático como a malta da extrema esquerda, demasiada utopia na cabeça, tanta que me questiono onde estas pessoas afinal vivem, só pode ser numa qualquer redoma privilegiada sem grandes ligações ao mundo real.

    Gostar

  17. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    6 Junho, 2012 22:39

    este deve ter alguma coisa moderna a dizer sobre privadas:
    http://www.record.xl.pt/fora_campo/interior.aspx?content_id=760520

    Gostar

  18. Me's avatar
    6 Junho, 2012 23:14

    acho que não leu o artigo que linka :). é o que custa às famílias ( 22% do rendimento ), que em portugal pagam os telemóveis e os carros para os meninos não irem a pé para a faculdade e tal , terem um filho na universidade. inclui os custos com propinas , livros , alojamento , alimentação , transporte e essas coisas. não é o que custam ao contribuinte.

    Gostar

  19. João Barros's avatar
    João Barros permalink
    6 Junho, 2012 23:27

    O custo de formar um médico, um engenheiro, um arquitecto ou outro profissional, não é nem pode ser muito inferior nas universidades portuguesas do que é nas de outros países. O rendimento das famílias é que brutalmente inferior, daí o esforço ser maior. As universidades públicas, bem como os seus professores e investigadores, são frequentemente sujeitos a avaliações externas e internacionais. Os portugueses podem estar orgulhosos dos resultados obtidos pela maior parte das universidades públicas nos últimos 20 anos. São do melhor que o País tem para oferecer. Atacar as universidades de forma gratuita como neste post é dar tiros nos dois pés.

    Gostar

  20. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    6 Junho, 2012 23:46

    Que posta de pescada mais palerma! Saberá o doutíssimo rapaz que só a Universidade de Leiden tem um orçamento superior aos de todas as universidades públicas portuguesas em conjunto? Desperdício nas univs portuguesas só se for de paciência, da paciência de tanta gente competente e explorada aturar tantro bitaite incompetente. Excluo por razões óbvias alguma faculdades, de direito e medicina.

    Gostar

  21. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    7 Junho, 2012 00:09

    Mas o melhor de tudo foram os palermas dos estudantes que tiveram direito a bolsas em Universidades estrangeiras.
    Já estão lá a viver e ainda não receberam puto (também só vamos em Junho).
    É para aprenderem que ninguém brinca com o Estado.
    Viva a (nossa) Selecção.
    Viva Portugal.

    Gostar

  22. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    7 Junho, 2012 00:23

    Entreguem o ensino superior todo a ICAR. Deixem-se de pieguices do cheque ensino que é perfeitamente viável a manutenção do sistema com base em esmolas e do dizimo dos estudantes ao longo da vida activa.

    Gostar

  23. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    7 Junho, 2012 00:26

    500 euros x 0,1 x 12 meses = 600 euros
    600 x 40 anos = 24.000 euros

    Ora aqui esta a sustentabilidade do sistema. Desde que trabalhe 40 anos mesmo a ganhar mal o dizimo basta.

    Gostar

  24. Zebedeu Flautista's avatar
    Zebedeu Flautista permalink
    7 Junho, 2012 00:28

    Ficam assim as esmolas para o vinho e as festas académicas.

    Gostar

  25. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    7 Junho, 2012 01:32

    “”em outras situações rui.a já teria respondido a alguns comentários. o que se passa?
    No avião ainda não dá para comentar posts. Fica para amanhã, se ainda houver oportunidade.

    Gostar

  26. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    7 Junho, 2012 07:13

    Privatizar a UC…
    só com autorização da cabra.

    Gostar

  27. Pi-Erre's avatar
    7 Junho, 2012 08:22

    “No avião ainda não dá para comentar posts. Fica para amanhã, se ainda houver oportunidade.”
    .
    Também já há cheque-avião?! eheheh

    Gostar

  28. economista's avatar
    economista permalink
    7 Junho, 2012 10:40

    privatizar !!! olhem para o passado . O problema está nas pessoas …

    Gostar

  29. Samuel Quedas's avatar
    7 Junho, 2012 11:40

    “Nisto, como em todas as coisas, não há nada que a concorrência não aprimore…”

    Claro que o meu amigo deve ter dezenas de exemplos que ilustrem essa repetida baboseira.
    Sei lá… os preços dos combustíveis, das telecomunicações, da electricidade…

    Ora vá-se lá catar com o fanatismo das privatizações!

    Gostar

  30. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    7 Junho, 2012 16:17

    “Também já há cheque-avião?! ”
    Claro que há: o prejuízo anual da TAP.
    E quanto às rimas, é evidente que o cheque~educação não deixa de ser uma subvenção indirecta do orçamento do estado. Mas tem alguma dúvida das vantagens e da redução de custos e da racionalização de gestão que esse sistema, acompanhado da privatização das universidades públicas, traria comparado com o sistema em vigor?

    Gostar

  31. rui a.'s avatar
    rui a. permalink
    7 Junho, 2012 16:19

    “acho que não leu o artigo que linka :). é o que custa às famílias ( 22% do rendimento )”
    Mais 41% ao contribuinte em bolsas e deduções tributárias (não pagam uns, pagam outros).

    Gostar

  32. Me's avatar
    7 Junho, 2012 17:02

    imaginemos que a mediana são 1000 euros , custa 220 ( 22 % do rendimento ) euros à familia ter o filho na universidade , ora , se o rendimento escapar por baixo à mediana , por exemplo , 400 euros , os tais 22% ( 220 euros ) da mediana convertiam-se em 63% ( mais ou menos ) do rendimento nessas famílias de poucos rendimentos se não fossem as bolsas. eu percebi isso assim ,custos para a família , mas posso estar errada. evidente que os apoios são pagos por nós , mas como não sei o valor das bolsas , não digo nada.

    Gostar

  33. Me's avatar
    7 Junho, 2012 17:06

    conste que o que me parecia normal era que os alunos cábulas pagassem o ensino a preço de custo. as matrículas das cadeiras chumbadas deviam ser pagas a triplicar. ou mais.

    Gostar

  34. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    7 Junho, 2012 17:30

    .
    Comparar a gestão universitária e os docentes do sistema pré-abrilino com a desgraça em que descambaram, como afirmar que «o Processo de Bolonha é uma vergonha que permitiu ter mais doutorados e mestres com o nivel aproximado das antiguas licenciaturas» quando as antigas licenciaturas eram aceites e actualmente são rejeitadas, revela a mais pura das ignorâncias. Eles, coitados, bem querem mas, aqui como em outras universidades do que aí chamam o “estrangeiro, nem à porta podem ficar. Se nem sabem a Língua Mãe como hão-de saber as dos países onde se querem candidatar?
    É uma tristeza muito grande ter este cenário, real, à nossa frente e não ver hipóteses de correcção e saída, no mínimo airosa, desse estado de coisas.
    Há gente que vem cheia de “cunhas” mas aqui isso não funciona. Alguns nem chegam às primeiras avaliações…
    É preciso ter cabeça e vontade de trabalhar.
    .

    Gostar

  35. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    7 Junho, 2012 20:45

    “Depois, os estudantes que escolham as universidades que queiram frequentar…”
    Já escolhem: Os bons, escolhem as públicas; os outros, “escolhem” as privadas.

    Gostar

  36. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    8 Junho, 2012 06:26

    Já escolhem: Os bons, escolhem as públicas; os outros, “escolhem” as privadas.Fincapé

    Vamos supor por um momento que o aserto em um 90 % do Fincapé seja a verdade.
    Vamos afirmar que as famosas Universidades dos UIESEI tudo o mundo sabe que seu presupuesto (maior que de varios paises da terra juntos permitem contratar ao melhorcito do professorado e investigadores e adjudantes incluidon bastantes premios Nobel).
    Vamos supor que as universades portuguesas (em um 90 %) nao dispoen dos recursos económicos que necessitariam para contratar um bom profesorado e investigadores preparados suficientemente. Euritos há os que há e as muitas necessidades sao de que nao chega para tudo.
    Sem desmentir ao fincapé que nao chegou o fim e deixou em puntos suspensos esta pequena nota para decirlhe que se os resultados das universidades portuguesas privadas nao é o suficientemente satisfactorio e grato na qualidade total do seu insino (aos resultados nos remitimos e os tais que dalí saem) algo haverá a ter que ver em esta escasa formaçao do professorado e equipe tecnica e investigadora. Ou e que aquí nesta ramo do ensino aquí o material e recursos humanos nao contam nem pesam no resultado final?
    Só uma observacaçao que nao contradiz o Fincapé…

    Gostar

  37. economista's avatar
    economista permalink
    8 Junho, 2012 09:53

    …fincapé… porquÊ ???

    Gostar

  38. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    8 Junho, 2012 12:07

    Caro economista,
    Quando entro a primeira vez num blogue e sinto necessidade de comentar qualquer post, ou mesmo outro comentário, adoto um nick que me ocorra adequado ao meu comentário.
    A primeira vez que comentei no Blasfémias foi para fazer “finca-pé” em relação ao texto que queria comentar (embora não seja muito teimoso). Depois foi só fazer justaposição das palavras e pronto. Depois, normalmente não mudo de nick. Mas não faço segredo do meu nome. Já o assinei por baixo de pelo menos um comentário a “solicitação” do Francisco Colaço.
    Esclarecido, meu caro? 😉

    Gostar

  39. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    8 Junho, 2012 12:20

    “…aglutinação…”

    Gostar

  40. economista's avatar
    economista permalink
    8 Junho, 2012 15:47

    FINCAPÉ . Agradecido
    Mas não faço fincapé porque já dei aulas nas “duas” …

    Gostar

  41. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    8 Junho, 2012 16:01

    .
    Deve ser extremamente difícil leccionar quer numas quer noutras. Como conseguir resultados no mínimo satisfatórios num “corpo discente” desqualificado? E como é feita a avaliação a docentes com tal insucesso no ensino?
    .

    Gostar

  42. economista's avatar
    economista permalink
    8 Junho, 2012 19:06

    Fincapé :
    Salazar andou numa publica(finanças publicas) ; Tal como Socrates , P.P.C. andou numa privada(marketing).
    Nuno :
    No ensino secundário é muito bem pior . Os professores(bons ou maus) deveriam todos ser santificados .
    Publico ou Privado , para ambos , apenas meias verdades …

    Gostar

Indigne-se aqui.

Why are you reporting this comment?

Report type