Comparação inocente
13 Setembro, 2012
Títulos da imprensa portuguesa:
Selassie. “Se houver apenas austeridade, a economia não vai sobreviver”
FMI avisa: só com austeridade economia não sobrevive
Título do Financial Times:
IMF endorses Portugal’s financing plans
Leiam lá a entrevista, e ajuízem. Portugal é o que é também pelo tipo de jornalismo que temos.
33 comentários
leave one →

Lost in translation, meu caro, lost in translation…
GostarGostar
Eu faria o titulo do jornal assim: FMI acredita que Portugal vai voltar aos mercedos em 2013.
Mas o soviete do Publico e o par de jarras que fizeram a entrevista, cujas perguntas foram maioritariamente argumentativas (praticamente metade começam com “MAS”), não a fizeram para dar uma imagem positiva do cumprimento do memorando, fizeram-na para atirar gazolina prá fogueira.
Fiquei com a ideia de que os jornalistas do Publico às tantas estavam um bocado frustrados com as respostas que recebiam aos seus “mas”, e que tambem não percebiam muito bem o que estavam a ouvir, restou-lhes portanto um titulo de 1ª página retirado do contexto, e que não espelha o que o entrevistado disse; é o resultado dos preconceitos ideologicos a comandarem a informação.
Mas os dois escribas que assinam a entrevista e quem idealizou aquela 1ª página, não têm culpa da merda de jornalismo que fazem; a culpa é de quem continua a comprar aquele pasquim ( que são cada vez menos), que custa uma fortuna ao seu proprietário. Embora não pareça, o Publico é a cara do dono!
GostarGostar
Portugal é o que é por becos sem saída bem piores: http://lishbuna.blogspot.pt/2012/09/pensando-alto-hipotese-1-mario-soares.html
GostarGostar
Sim, sim, é mesmo isso. A culpa da derrapagem colossal do défice, do desemprego galopante, da recessão profunda, dos cortes na despesa irrisórios, é do tipo de jornalismo que temos. Bom, bom é o da Fox ou do Pravda.
GostarGostar
JMF a qualificar o jornalismo. Vou conta até 100 para não me rir…
GostarGostar
Pois eu, se tivesse tentado contar até 100 rebentava de riso.
Preferi não rebentar.
GostarGostar
JMFernandes,
deixe-se de zurzir no Público e na restante comunicação social, porque Vc. fez — e faz — parte dela…e das “consequências” da sua saída de director. Não atire areia apara os olhos de incautos, não tente disfarçar o ansioso, perturbado, periclitante momento político do governo,
porque (garanto-lhe, será que não sabe ?), o que neste momento e até ao final da tarde de sábado, 15, mais preocupa PPCoelho e seus pares é a manif em várias cidades do país (quantos e quem participa) e, sobretudo suas consequências, INCLUINDO AS CONCLUSÕES de quem nelas não participe mas se reveja — e são milhões de pessoas descoroçoadas pelas suas vidas já estranguladas e outras preocupadas com 2014 e anos seguintes.
Este governo falhou ! Infelizmente as “medidas” para a recuperação e estabilidade do país falharam !
——————- Hoje almocei como é quase hábito às quintas, com amigos, incluindo um deputado da “maioria” — que, desgostoso com tudo isto, não quer continuar na actividade política post 2015. Está bastante preocupado com o futuro do país e desanimado por ter na sua bancada tantos idiotas úteis. Contou-nos (mais) este episódio caricato : uns quatro seus pares deliraram de vez !, ao portarem-se como membros dum Parlamento e dum partido “que vai salvar o país”. E sem motivos para tal, exibem passos acelerados, “falta de tempo” para quase tudo, porque…”estão a pensar e a decidir o futuro do país…”.
GostarGostar
É por estas e por outras que eu só leio o Correio da Manhã (esse sim, é um jornal).
Além disso a folha de “relax” do Público é minúscula e não tem fotos.
GostarGostar
Como acerta sempre em cheio José Manuel Fernandes!
GostarGostar
MJRB,
Como lerá no texto que escrevi para o Público e sai amanhã, dificilmente podia estar mais desiludido do que com este governo. Estragaram tudo.
GostarGostar
e eu a pensar que JMF iria fazer/responder um post sobre o artigo de MLoff no Público de hoje…
Barreto, Mónica, JMF… são ficaram nada bem na fotografia!
GostarGostar
O que é que jmf1957 quer dizer com este post?
Que não há liberdade de imprensa, ou os jornalistas são maus, só porque não concorda com os títulos?
.
Pai Nosso Que Estais No Céu…
GostarGostar
Piedosa e saborosa foi alquela tirada do etíope acerca do ‘criativo’…
Abebe Selassie deve ser tetraneto (ou mais recuado) do Preste João…
GostarGostar
MJRB
Na companhia dos seus coments,
do proxeneta Sócrates ao telvez futuro (proxeneta) Passos,
que fazer?
A imagem que nos trás hoje do circo de S. Bento, é eloquente.
Duvido contudo, que haja alternativa,
tal o estado em que o emigrante em Paris deve ter deixado isto.
Contudo, como acredito que já não haja qq partido
onde se comam criacinhas ao pequeno almoço,
porque não arriscar?
Acabar de vez com a “Nóz” (conceito Joaquim Aguiar) podre do bloco central – uma nóz com duas metades gémeas.
Desviar os votos para PCP/BE ou CDS,
obrigar o PCP a ir para o governo.
Aposto que lhes passariam algumas das teias de aranha do antigamente,
que talvez garantissem alguma diferença no fundamental:
Qualidade humana.
GostarGostar
Quem é esse MBloff? Algum islamita zangado com a paródia ao profeta Maomé?
GostarGostar
“…texto que escrevi para o Público e sai amanhã, dificilmente podia estar mais desiludido do que com este governo. Estragaram tudo.” – jmf1957
.
Estragaram tudo???
Eu julgava que o Sócrates tinha deixado tudo estragado?
GostarGostar
Só agora reparei na fotografia do jmf1957. É bem parecido, como diria uma das tias do Piscoiso.
Mas aparece com uma boa parte da cabeça cortada.
Não sei se seria melhor deslocar o foco para cima, e cortar parte da boca.
Até disse para com os meus botões: antes cortarem-lhe a boca para falar, do que o cérebro para pensar…
GostarGostar
O momento actual, lembra-me filme já visto…. O Governo de Santana Lopes com os ataques desferidos pelos mesmos barões PSD a darem força ao PS… e o PS a inchar e cada vez mais agressivo…
Será que esses mesmos barões pretendem o regresso do Socrates, ou … agora apoiam o Seguro ???
GostarGostar
JMFernandes,
“Sai” amanhã (“sai” ?, prefiro será publicado amanhã), logo, hoje não consegui, ninguém conseguiria presumir que Vc. está “desiludido com este governo”. Mais um.
Obviamente, lerei a sua análise e espero encontrar nela uma referência ao que me preocupa : a pontual aniquilação de sectores de actividade tuga, consequência directa das muitas centenas de milhar de famílias deste país que inesperadamente HUMILHADAS vão ficar nos próximos dois, três anos, com as suas vidas destroçadas e irrecuperáveis — “graças” a este governo, consequência como se sabe da política económica e financeira de Sócrates/TSantos. Uns e outros, políticos incompetentes, interesseiros e desumanos.
GostarGostar
JMFernandes,
Sou leitor do Público desde a primeira edição. Mesmo quando ausente do país, alguém o compra por mim, e quando resgresso leio as “gordas”. Guardo o que me interessa.
Mas há uma “coisa” que nunca foi devidamente explicada, nem lhe exijo explicação : aquela estória das escutas em Belém. E suas consequências eleitorais.
GostarGostar
No princípio era 0 verbo (a verboreia da “inevibilidade”, do “não-há-alternativa”, do “quem-empresta-é-que-manda”) …
Agora… é só sacudir água do capote…
GostarGostar
Títulos a comparar, de forma inocente …
tinha um, per caso, saído há dias, da Cândida flor do campo, na universidade de Verão,
que dizia: our politicians are not corrupt , assim sem mais .
GostarGostar
Camilo Lourenço em relação ás medidas de austeridade (13-09-2012) :
GostarGostar
New York vai proibir copos grandes de refrigerantes!
http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=59073
Uma vez que o pessoal pode sempre comprar vários copos pequenos, o melhor será proibir os estômagos grandes!
E eu q pensava que os americanos não eram socialistas…
GostarGostar
Monti,
Creio que elevadíssima percentagem dos tugas pensa que nos governos, na Assembleia da República, todos os seus membros estão “unidos” e unanimemente defensores de estratégias, decisões, “medidas”, decretos-lei, etc, etc. Não corresponde à realidade ! Há, haverá sempre, uns quantos com opinião própria, não bovinizáveis, que internamente fazem valer as suas inteligências e independências.
O “ambiente” em S.Bento nem sempre é respirável… O “circo” em S.Bento continuará. Felizmente (poucos) deputados têm um humor especial e corrosivo, que irritam seus pares servis, beaticamente servis e autênticas passadeiras (rosas ou laranjas) para o líder passar.
Solução (partidária) para o futuro deste país ? — não há ! Os governos serão sempre formados pelo P”SD” ou pelo P”S” com ou sem a prótese PP. Não se esqueça que estes partidos colocam em Belém os PR’s. Logo, não mais surgirá “um” Ramalho Eanes com tomates para desfazer um governo e por sua iniciativa formar outro.
Pessoas inatacáveis, íntegras, patriotas (nada tem a ver com o populista e eleitoralista “patriotismo” de PPortas), com elevadas capacidades para “cortar a eito” , reestruturar o país e motivar os cidadãos, também há ! Independentes e em todos os partidos, incluindo o PC ou o BE.
Vc, Monti,
já reparou nas malfeitorias (com e sem aventais) praticadas por membros de governos do P”S”, do P”SD” e do PP, se comparadas com os “entraves”, as “crianças comidas” pelo PC ? Futuramente talvez alguém elabore uma comparação desde 25 de Abril de 1974…
GostarGostar
Monti,
Mudar o voto para o cds ?
Embora esteja a tentar fazer passar a ideia de que não tinha conhecimento das medidas, a verdade é que foi um ministro do cds (pedro mota soares) uma das primeiras pessoas a defender o aumento da TSU e a revisão dos escaloes do irs foi pré-anunciada por um secretário de estado do cds.
GostarGostar
Acabei de ouvir cheio de interesse e atenção as declarações do Tozé, e confesso que quando ele acabou tão emocionada intervensão, eu tinha uma lagriminha ao canto do olho. Principalmente quando disse que o PS ia apresentar um imposto especial sobre as PPPs!!! É tão candido este nosso Tozé com aquele olhar de “bobby”.
Imposto sobre as PPPs? o PS vai apresentar um imposto para resolver um problema que o PS criou? estamos bem servidos!
GostarGostar
AC,tem direito a redimir-se não?
GostarGostar
JMFernandes,
Esqueci-me deste “pormenor” importante : PPassos Coelho e o P”SD”, mais PPortas e o PP, tiveram desde o momento em que PPC foi indigitado PM, uma oportunidade invulgar para figurarem na História de Portugal como o executivo que herdou pesadíssima e catastrófica herança “socialista” , solucionou os mega-problemas, e (a partir de 2015) estabilizaria a sociedade e recuperaria a economia e as finanças.
Como Vc. escreve e bem, “estragaram tudo” ! Acrescento : as incompetências, os experimentalismos, os subterrâneos interesse, mais PPCoelho, MRelvas, FJosé Viegas, ACristas ou ASPereira entre outros, só manietam, perturbam.
O P”SD”, poderia vencer em 2015 as legislativas mais ou menos facilmente (talvez sem a prótese PP) e “congelar” durante mais uns dez anos o P”S”…
GostarGostar
António José Seguro então rapazola, começou cedo a representar (!) e a querer envelhecer precocemente para “dar um ar” de responsável para um dia ascender a ministro e a secretário geral do P”S”.
AJSEguro vale pouco mais do que nada ! Politicamente é o Santana Lopes do P”S” !
GostarGostar
.
A troika falor generosamente: temos que ter pena destes putos chico-espertos. Eles não são Portuguese,. Vêm-nos de fora. Uma lastima o que patrioticamente estes gajos apresentam ao Mundo.
.
E não me benham cá com tretas, não tem nada a ver com teorias salazarista, está muito mais além da necrologia dalguns gajos de cátedra foleiros dum lado e do outro do espetro politico. Morcões.
.
isto TEM QUE SE RESOLVER JÁ. Ninguém aguenta mais esta merda de sonhos e fantasias. Estamos com a Troika sem gajada a apriveitar-se nas entrelinhas. O Povo Português têm os no sitio. É generoso, colaborá, é excepcionalmente solidário com a fome e a mis~eria do vizinho do lado. Tranquilo. Até bovino como alguns artistas classificam o Humanismo. Mas quando se passa dos carretos é extermista porque queimou e apostou na paz com o bom senso e a prudência. Quando não funciona é suicida.
.
E isto os teóricos, uns iognorantes ou malandrecos de vão de escada, armaram-se em malandros. nem se percebe o que é que esses supostos académicos pensaram. Andam a ver muitos filmes.
.
E temos que resolver isto porque simultaneamente os Portugueses comuns não são viagaristas contra o que as elites de vão de escada dizem. Podem fazer umas merditas pelo caminho mas no essencial são ALTAMENTE RESPONSAVEIS. Têm que pôr todos os dias a comida na mesa para os filhos, para a escola deles, para a saude deles etc. Não perco tempo com mais explicações.
.
Quando chegava para todos, para os dos milhões e para os dos tostões, os dos tostões deixavam andar, Tá bem os dos milhões etc e tal mas para mi chega. Eta a Paz Social, o consenso nacional para a austeridade etc e tal que os artistas arvoravam à Europa. Mas acabou já não há tostões embora pareça que ainda há milhões.
–
Estamos na ROTURA, Bem vale a pena falar dos BP’s não sei quantas, ou da amante do não sei quantos alapa a bilha no carro do estado, ou o gajo tem o motorista 20H por dia ou o cartão de credito daqui ou dacolá, ou tretas vai para as massagens ou anda na A não sei quantas a atacar etc. É cagativo em termos patriotas.
.
O Povo encheu. Como no 11 de Setembro que se dizia que o Mundo nunca mais é igual. *Portugal nunca mais vai ser iogual- Preparem-se. E sou um Pacifista e um homem septuagenario que sempre fui um defensor acérrimo do dialogo. Mas para haver dialogo são precisos parceiros com categoria de estarem à altura dele.
.
GostarGostar
Que chatice, o Coelho estragou tudo.
Estava tudo a correr tão bem…
GostarGostar
Outros títulos válidos para a entrevista (embora inválidos para os propósitos mal escondidos de certa imprensa):
«Chefe de missão do FMI: “Tem havido um sinal muito positivo das reformas do mercado do produto, foram feitas reformas do mercado laboral.”»
«Chefe de missão do FMI: “Qual seria a alternativa? Qualquer medida que fosse tomada teria também gerado um debate grande”»
«Chefe de missão do FMI:”deverá melhorar a situação das empresas que estão em dificuldades e deverá aumentar a procura por emprego.”»
«Chefe de missão do FMI: “O que o Governo está a fazer é reduzir o custo do trabalho para os empregadores, isso deverá suportar mais emprego.”»
«Chefe de missão do FMI: “Algo que já foi feito foi comparar a TSU praticada em Portugal com a de outros países. Os níveis estão adequados agora.”»
«Chefe de missão do FMI: “o que foi decidido é no domínio de políticas económicas muito razoáveis.”»
«Chefe de missão do FMI: “A questão é: estão estes desequilíbrios a ser resolvidos? Sim. O défice externo baixou de 10% para 3% ou menos este ano.”»
«Chefe de missão do FMI: “Não se faz ajustamento porque se quer. É porque há uma necessidade”»
«Chefe de missão do FMI: “Portugal ganhou credibilidade crescente pela forma como o programa foi implementado. As taxas de juro da dívida caíram de forma acentuada, a perspectiva de regresso aos mercados aumentou. “»
«Chefe de missão do FMI: “Não há nenhuma bala mágica, não há uma única medida que não tivesse causado também debate e discussão.”»
GostarGostar