Saltar para o conteúdo

Um caso a seguir com muita atenção

22 Outubro, 2012

«Científicos condenados Seis años de cárcel por no haber previsto el mortal terremoto de L’Aquila. (…)   La Justicia acusa a los imputados de no haber informado a la población del riesgo que corrían para que la gente pudiese tomar medidas para protegerse. Sin embargo, los habitantes de L’Aquila nunca fueron lo debidamente informados. Entre los siete acusados se encuentran grandes figuras de la ciencia en Italia, como el profesor Enzo Boschi, hasta hace poco presidente del Instituto Nacional de Geofísica, o el profesor de Física Claudio Eva.»

19 comentários leave one →
  1. trill permalink
    22 Outubro, 2012 16:10

    os “estudos” inflacionam o orçamento dos respectivos ministérios e muitos (como os da educação) são meros “jobs” para os gabinetes privados dos “boys”, logo deveriam constar numa rúbrica à parte e serem controlados directamente pelas finanças. Assim como os IP’s e Fundações.

    Gostar

  2. trill permalink
    22 Outubro, 2012 16:11

    “Seria interessante sabermos o que são fatias como as “Outras despesas correntes”.”
    http://www.pouparmelhor.com/noticias/graficos-do-orcamento-de-estado-2013/

    Gostar

  3. Vasco permalink
    22 Outubro, 2012 17:28

    Hoje é dia de missa, A HM não se importa de pedir à sua amiga Fátima Campos Ferreira da RTP que remova aquele vídeo que passa sempre nos intervalos do Prós e Contras, aquele que mete manifestantes, cães e polícias, com música de Chopin?

    Gostar

  4. Vasco permalink
    22 Outubro, 2012 17:29

    Hoje o tema é “Amor em tempo de crise”
    http://www.rtp.pt/programa/tv/p28554/e29

    Gostar

  5. 22 Outubro, 2012 17:30

    Azelhas.
    Venham para a Tugulândia, cá nunca seriam acusados e ainda iam ao Prós & Prós acusar o terramoto de não se saber comportar.

    Gostar

  6. C - 14 permalink
    22 Outubro, 2012 17:36

    Apesar de tudo, ainda há países do sul da Europa onde os negligentes são condenados. Porventura, a diferença entre um independente senador vitalício e um jotinha chico esperto.

    Gostar

  7. 22 Outubro, 2012 18:08

    Não abasta o aumento brutal de impostos e ainda somos obrigados a ler o blasfémias em espanhol. Tudo isto é castigo por a TSU não ter ido por diante?

    Gostar

  8. piscoiso permalink
    22 Outubro, 2012 18:20

    Uma diversão feita manobra.
    Para que as cajadadas não acertem no leporídeo.

    Gostar

  9. A. Pereira permalink
    22 Outubro, 2012 18:38

    Não acredito no que estou a ler!!! Então já se podem prever terramotos? Alguém será capaz de me dizer quando será o próximo em Lisboa?

    Gostar

  10. PiErre permalink
    22 Outubro, 2012 19:10

    “Não acredito no que estou a ler!!! Então já se podem prever terramotos? Alguém será capaz de me dizer quando será o próximo em Lisboa?”
    .
    O próximo já está a decorrer. O epicentro é em S. Bento.

    Gostar

  11. teixeira permalink
    22 Outubro, 2012 19:52

    Na mesma linha de “falso astrólogo acusado de burla”.

    Gostar

  12. 22 Outubro, 2012 23:23

    Escrevi há pouco no meu blog:
    Previsão de sismos
    Fiquei profundamente chocado com a notícia da condenação por homicídio por negligência de cientistas italianos por não terem previsto o sismo de Aquila, ou melhor, por, segundo a acusação, 6 dias antes do terramoto terem, depois de um encontro, tranquilizado os habitantes com um relatório que subestimava os perigos que a cidade corria. Não sei absolutamente nada de sismologia e não tenho dados pormenorizados sobre a acusação nem sobre a sentença, mas sei que é voz corrente que é impossível prever com precisão a ocorrência de terramotos e que 5000 cientistas de todo o mundo escreveram ao presidente Giorgio Napolitano em defesa dos acusados exactamente com o argumento de que os sismos não podem ser previstos. Admito que o tal relatório fosse falsamente tranquilizador e que, embora sem segurança sobre a data e sobre o grau, talvez pudesse ser avaliado ser e cidade uma região de risco, até pela quantidade de edifícios antigos e, portanto, sem construção anti-sísmica, mas mesmo que se dessem estas circunstâncias, o que eu ignoro, parece-me a sentença desproporcionada e extremamente pesada. Calculo que, em sismologia como em outras situações de avaliação de riscos, os especialistas chamados a pronunciar-se hesitarão de futuro a aceitar o encargo ou então terão tendência a sobrestimar os riscos para não poderem ser acusados de negligência ou incúria. Se, por um lado, isto levará a mais precauções, por outro, estas precauções, que têm sempre custos e muitas vezes riscos, serão exageradas e até inúteis. É possível pensar que um relatório sobre o perigo de sismo eminente numa cidade, ou outro perigo julgado possível, poderá levar a evacuações da população que poderão, se a previsão estiver errada, ser completamente escusadas.

    Gostar

  13. 23 Outubro, 2012 00:02

    Entretanto, a barbárie e a tirania, o desprezo pelos direitos humanos e pelos pobres, que é regra de ouro nas redações dos media–com 1 ou 2 honrosas exceções– NUNCA fala nisto:
    http://www.asianews.it/news-en/Two-more-self-immolations-in-Tibet-in-a-world-that-chooses-to-ignore-them-26154.html
    este ano, já são quase 60….SESSENTA….os heróis do TIBETE que se imolam pelo fogo em protesto contra o genocídio do povo tibetano pelos comunistas chineses
    mas, lá está
    a barbárie e a tirania comunista são em regra zelosamente escondidas pelos PIDES/KGBs marxistas que inundam as redações mediáticas

    Gostar

  14. 23 Outubro, 2012 00:52

    Mais uma da esquerda no seu esplendor:

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/10/saiba-o-papel-dos-condenados-pelo-stf-por-formacao-de-quadrilha.html

    verdadeira máfia

    lembram-se dos media e políticos tratarem o lula quase como deus???’

    Gostar

  15. Fincapé permalink
    23 Outubro, 2012 01:43

    O Sátiro obrigou-me a ler uma notícia brasileira para ver o que é que o Lula tinha feito “desta vez”, só que a notícia nem falava nele.
    Eu nem simpatizava com o homem. Mas os truques a que a direita recorre são tramados. Cabeça perdida, é o que é. O que se justifica. Veja-se alguns primeiros-ministros que dali saíram: Balsemão, Santana Lopes, Durão Barroso, Passos Coelho.

    Gostar

  16. lucklucky permalink
    23 Outubro, 2012 07:23

    Em espanhol?

    Gostar

  17. Unreal permalink
    23 Outubro, 2012 07:56

    Bom, então agora sempre que o Vesúvio der um peido, evacua-se Nápoles e toda a zona à volta.

    Gostar

  18. Tiradentes permalink
    23 Outubro, 2012 08:47

    É claro que o Ali-Bábá não sabia absolutamente nada da quadrilha de 39 (dois ilibados) que o rodeavam. Mesmo que o cabecilha da quadrilha tenha sido o seu braço direito e esquerdo o tempo todo da governação. O facto de um metalurgico sindicalista depois de ter passado pelo poder e a sua família constarem na lista dos 4500 mais ricos do mundo não interessa nada. Tudo manobras da direita.
    Pelo nosso quintal a esquerda socialista põe o roubo bancário nas costas do contribuinte e só encontra o Ali-Bábá (Oliveira e Costa) e não encontra a quadrilha. O facto de ter apartamentos de luxo no condomínio mais caro de Portugal e hoje viver sem rendimentos em Paris é outra manobra da direita “truquista”.

    Gostar

  19. A. Pereira permalink
    23 Outubro, 2012 09:02

    Pierre, continuando a brincar com a metáfora do terramoto, acho que ,em boa verdade, o terramoto de Lisboa já ocorreu no tempo do Sócrates. Deixou Portugal em escombros. Agora andamos a ver se conseguimos reconstruir o país…

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: