Saltar para o conteúdo

A judicialização da ciência

23 Outubro, 2012

L’Aquila earthquake scientists sentenced to six years in jail É terrível ver uma senhora que perdeu a filha e dois netos no sismo dizer que aquilo não pode voltar a acontecer.  Mas não só os sismos acontecerão de novo em Itália como no estado actual da ciência é impossível assegurar que outras mulheres não perderão os seus filhos e os seus netos num sismo.

Jean-Paul Montagner : «On est incapables de prévoir les séismes»: »Il n’existe à l’heure actuelle aucun signal magique permettant de faire ce type de prédiction. On aimerait bien qu’il y en ait un, mais on le cherche encore. Les petites secousses qui précèdent parfois les séismes majeurs ne peuvent être interprétées comme des signes précurseurs qu’a posteriori. Il faut bien comprendre que, dans la plupart des cas, ces petits tremblements de terre ne sont pas suivis de séismes dévastateurs. Sur le plan éthique, les scientifiques ne peuvent pas donner l’alerte et lancer l’évacuation de milliers de personnes s’ils ne sont pas sûrs d’eux. A l’Aquila, le séisme a d’autre part été de magnitude 6,3, ce qui est une magnitude modérée comme il y en beaucoup en Italie. Le drame c’est qu’il a eu lieu juste sous une vieille ville, sans aucune construction aux normes antisismiques. Avant le récent séisme au Japon qui a provoqué un tsunami meurtrier, il y avait eu une secousse de magnitude 7. Et personne n’a reproché aux chercheurs japonais, qui sont à la pointe dans ce domaine, de n’avoir pas prévu la catastrophe

13 comentários leave one →
  1. piresdacruz permalink
    23 Outubro, 2012 09:18

    Curiosamente ninguém se lembrou de criminalizar outras previsões de fenómenos fora do equilíbrio, como as que são feitas pelo Banco de Portugal para o crescimento. Todos os anos prendiam o governador. Que não sendo totalmente negativo, não seria justo.

    Gostar

  2. piresdacruz permalink
    23 Outubro, 2012 09:28

    Espera-se que agora se mandem prender todos os que fazem previsões sobre fenómenos fora do equilíbrio como os técnicos do banco de Portugal. não sendo totalmente negativo, não perce justo.
    I

    Gostar

  3. 23 Outubro, 2012 10:12

    Toda a gente sabe que a meteorologia, a sismologia, a economia, são ciências não exactas que têm enorme dificuldade em efectuar previsões a curto, médio e longo prazo. Por isso, a sentença, para além de injusta, é completamente absurda.

    Gostar

  4. Wall Streeter permalink
    23 Outubro, 2012 10:37

    A Itália tem uma perspectiva judicial sui generis entre os estados definidos como de direito.
    Recordem que a Itália é o único país que faz despoletar automaticamente um processo judicial por cada morto ou ferido que ocorra em provas desportivas.

    Logo, o sucedido agora não é no âmbito italiano uma excentricidade do sistema judicial, mas um passo coerente e consistente com a arquitectura e estruturação funcional do seu direito.

    Gostar

  5. A C da Silveira permalink
    23 Outubro, 2012 10:40

    Condenar em tribunal pessoas por não terem previsto um sismo, é uma sentença à moda da Coreia do Norte. É tão absurdo que até custa a acreditar.

    Gostar

  6. Tiradentes permalink
    23 Outubro, 2012 11:09

    Já o “aquecimento global” foi uma ciência religiosamente defendida e propagada e ninguém foi a tribunal. Isto apesar de toda gente saber…….

    Gostar

  7. asCético permalink
    23 Outubro, 2012 11:25

    Regresso à idade média.

    Gostar

  8. trill permalink
    23 Outubro, 2012 12:30

    o desputado caa continua a saga antidemocrática de fechar os comentários. Desde que foi eleito desputado julga-se uma ve(n)deta.

    Gostar

  9. armendes permalink
    23 Outubro, 2012 13:39

    Na cultura que nos é incutilada todos os dias existe, nalguns campos que curiosamente não incluem o politíco, a ideia de que todos os sistemas são infaliveis. Como a generalidade das pessoas discute o que sabe e o que não sabe é fácil adoptar esta atitude. Pelo menos todos ficam mais tranquilos, na linha do que no antigamente se defendia – quem não sabe, não sofre!
    Sejamos sinceros, a teoria do erro e o conceito de probabilidade é uma miragem para a generalidade das pessoas. Se verificássemos à luz destas teorias/conceitos algumas das nossas certezas, certamente que nos envergonhariamos dalgumas das opiniões que emitimos com reforçada veemência.
    No caso dos Sismólogos, nada de mais num país que há não muitos séculos condenou Galileu por dizer que a Terra girava a volta do Sol.

    Gostar

  10. Hawk permalink
    23 Outubro, 2012 13:57

    Uma variante da responsabilidade objectiva: Todo o cidadão é suspeito até prova em contrário.

    Gostar

  11. xico permalink
    23 Outubro, 2012 14:06

    Os cientistas não podiam prever o sismo, mas também não podiam prever que ele não aconteceria. Afirmaram às pessoas que, face aos sinais constituídos por pequenos sismos anteriores, nada tinham a temer. Foi por essa falsa esperança que foram condenados.

    Gostar

  12. fredo permalink
    23 Outubro, 2012 21:52

    Engraçado como toda a gente, com excepção do xico, “condena o Tribunal”, baseada em coisa nenhuma, porque, evidentemente, nem conhece minimamente o caso.

    Gostar

  13. silva permalink
    23 Outubro, 2012 22:13

    Agora começam a despedir jornalistas, mas quando se pedia para investigar o despedimento coletivo do casino estoril parece que neste caso ainda existia democracia.O estado é o maior promotor de desemprego e de desgraça no país.

    Gostar

Indigne-se aqui.