Saltar para o conteúdo

democracia epistolar

29 Novembro, 2012
by

70 pardacentas “personalidades”, todas saídas da área do PS e de partidos e movimentos sociais à sua esquerda, subscreveram um documento, uma “carta ao primeiro-ministro”, como lhe chamaram, pedindo a demissão de Pedro Passos Coelho e de um governo que dispõe de uma maioria absoluta saída de eleições democráticas ocorridas nem há dois anos. O motivo do pedido de demissão é que este grupo defende políticas diferentes das que o governo está a seguir e pretende que ele se demita ou seja demitido pelo Presidente da República, se não alterar o sentido da governação conforme as suas pretensões.

.
O acontecimento seria uma absoluta irrelevância política, caso nele não figurassem alguns políticos e deputados no activo, como Ferro Rodrigues, João Galamba, Inês de Medeiros, Pedro Delgado Alves e Pedro Nuno Santos, que assim demonstram o que pensam da democracia parlamentar. É que, caso não saibam ou se tenham esquecido, nos regimes democráticos é no parlamento eleito pelo povo que estes assuntos e debatem e discutem, e é nele que se formam e se desfazem as maiorias que dão ou tiram sustentabilidade aos governos. Que se saiba, ainda está por inventar a democracia epistolar, mas parece que a nossa triste esquerda acredita mais nela do que na democracia saída do voto popular.

60 comentários leave one →
  1. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    29 Novembro, 2012 13:23

    A resposta a esses farsantes , em particular em que vive em Paris de onde traz o “embrulho” é a seguinte:
    Nunca mais votar, um corte na despesa do Estado ao nosso alcance! Vejam se entendem: sai mais barato não votar!
    De acordo com a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais: Lei 19/2003, de 20 de Junho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-lei 287/2003 de 12 de Novembro, Declaração de Rectificação nº 4/2004 de 9 de Janeiro, Lei nº 64-A/2008, de 31 de Dezembro e Lei nº 55/2010, de 24 de Dezembro, cada voto vale para os partidos políticos 1/135 do salário mínimo nacional por cada ano da legislatura …ou seja, actualmente, 3,60 Euros por voto, por cada ano da legislatura (isto é, 14,40 Euros pelos 4 anos).
    Mesmo no caso dos votos em branco ou nulos, esse valor é distribuído por todos os partidos concorrentes às eleíçöes; logo, só se eu me abstiver de ir votar é que o valor do meu voto não é distribuído pelos partidos concorrentes às eleições…poupando essa despesa ao Estado.
    Se os 5 milhões de eleitores não comparecerem às eleições (deixando-os ficar a falar sozinhos…e a nomearem-se uns aos outros…assim como assim o resultado prático será 0 mesmo…) poupam ao pais mais de 78 milhões de Euros!
    Isto, meus amigos, são FACTOS.
    Colaboremos pois com a austeridade, ajudando a deduzir a despesa do Estado! É por uma boa causa.
    Aqui fica à vossa consideração. Temos que nos livrar destes chulos ou a bem ou a mal.

    Gostar

  2. António Maria's avatar
    António Maria permalink
    29 Novembro, 2012 13:28

    No meio das 78 personalidades(?) não descobri um único que não vivesse à conta do Estado(nós).
    Haja decoro.

    Gostar

  3. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    29 Novembro, 2012 13:37

    O que nao está por inventar é o embuste de um programa eleitoral vencedor ter sido enviado para o caixote do lixo.

    Gostar

  4. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    29 Novembro, 2012 13:41

    “…um governo que dispõe de uma maioria absoluta saída de eleições democráticas…”
    Está a ser irónico, so pode…

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    29 Novembro, 2012 13:51

    Correcto post de Rui A.,
    e oportuno comentário de António Maria.
    ————————
    Excitações, excitações de muitos dos 78 signatários…
    Extraordinário e marcante, teria sido um manifesto de 78 militantes ou simpatizantes e proto-tachistas do PSD.
    Ainda mais extraordinário teria sido um manifesto assinado por estes 78 “socialistas”, simpatizantes e dos à espera de vez, quando JSócrates e Teixeira dos Santos nos afiançavam que estávamos “no bom caminho” e que a crise era culpa doutros…
    Sabem muito bem que PPCoelho não renuncia, nem Cavaco Silva o demitirá.
    Este P”S”-de-Seguro agradece (à falta de garra política), este fait-divers para entreter “o maralhal”.

    Gostar

  6. mcorreia's avatar
    mcorreia permalink
    29 Novembro, 2012 13:56

    Para não os mandar para aquele sitio, que era o que me apetecia, digo simplesmente:
    DESAMPAREM-ME A LOJA!. VÃO CHATEAR OUTRO!.

    Gostar

  7. JP's avatar
    29 Novembro, 2012 13:56

    O motivo do pedido de demissão é que este grupo não tem no Palácio de Belém quem lhes possa acudir artificialmente.
    Fazem parte de um conjunto de pessoas que estão mortinhas que o TC chumbe o orçamento.
    E outro também, só que tem vergonha de dizer.
    Sobre a corrupção e Angola, ainda nada. Só silêncio.

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    29 Novembro, 2012 14:04

    Porque não um mediático meeting-conferência de imprensa de reconhecidos e insuspeitos economistas, inatacáveis políticos, profissionais doutras áreas de actividade, para debaterem e anunciarem o estado do país e as desastrosas políticas deste e do anterior governo ?
    Isso sim, preocuparia o governo, o PR, e a população ficaria uma vez mais elucidada.
    Nomes ? Tantos…
    Alguém, para além dos 78 signatários, familiares, amigos, militantes e simpatizantes do P”S” liga patavina a mais um manifesto ?, cujo primeiro subscritor enquanto PM pediu por duas vezes a intervenção do FMI !…

    Gostar

  9. JFP's avatar
    JFP permalink
    29 Novembro, 2012 14:11

    Ao contrario de MJRB acho o post como mais um pequeno texto escrito em passatempo, sem qualquer profundidade.
    A situação é muito complexa: eleições antecipadas impunham-se, face ao completo incumprimento seja do programa eleitoral dos partidos coligados, seja do programa do governo; todavia, dessas eleições nada de bom resultaria; ou voltariam a ganhar os mesmos, ou ganharia o PS de Seguro que não oferece, pelo menos para já, qualquer garantia de menos más políticas.
    Quando Rui A. diz “e é nele (parlamento) que se formam e se desfazem as maiorias que dão ou tiram sustentabilidade aos governos” esquece que há um presidente da república com poderes constitucionais não dispiciendos na matéria.

    Gostar

  10. Manuel Lopes's avatar
    Manuel Lopes permalink
    29 Novembro, 2012 14:16

    Mas é apenas um pedido!! o Coelho pode não querer agradar-lhes…, o Rui que já conhece alguma coisa da vida poderá facilmente adivinhar que quem saiu de Massamá talvez não queira para lá voltar de livre vontade…

    Gostar

  11. Ajom Moguro's avatar
    Ajom Moguro permalink
    29 Novembro, 2012 14:19

    1ª coisa: Eu também sou personalidade e não passei procuração a estes tubarões que andaram com a mão na massa que nos conduziu a este descalabro. 2ª coisa: Eu cá, ilustre personalidade declaro que prefiro a nudez crua da verdade em vez da habilidade do discurso político de que estes pantomineiros foram mestres. 3ª coisa: Notar que um autêntico exército da comunicação social despertou para a chafurdice depois de ter sido amordaçada pelo animal feroz de triste memória. 4ª coisa: Que os bem instalados e nutridos que agora se agitam prescindam das mordomias de excepção que custam ao cidadão comum os olhos da cara. Esta comandita colada ao orçamento deve ser apeada nem que seja ao empurrão.

    Isto não impede uma abordagem séria sobre o que me parecem ter sido 3 erros capitais de Passos:
    -Ter libertado Sócrates antes de ele se atolar até ao pescoço. Bastava terem-lhe dilato o prazo por mais 1/2 dúzia de semanas para o estertor final por auto flagelação sem hipótese de retorno. Ainda hoje agitam o famigerado PEC4 .
    – Não ter atacado a fundo logo no início do mandato a refundação do Estado foi erro crasso, (contudo percebe-se a dificuldade para quem está rodeado de tubarões do mar alto até à praia.
    -Protegeu Relvas no limite do risco vermelho, pretendendo salvaguardar o amigo em prejuízo de uma saudável governação. Não o deixou cair no tempo próprio, arrisca-se a cair com ele a todo o tempo.

    É pena que um homem sério e capacitado esteja tão mal rodeado por alguns de dentro e um batalhão á deriva dos de fora. E uma comunicação social que com ele despertou para a chafurdice, tão manietada estava pelo animal feroz.
    Há quem diga que passos descurou a técnica da comunicação na abordagem política com o País. Ainda bem, que isto não vai lá com habilidosos discursos como se comprova pelos resultados catastróficos da experiência anterior.

    Com os abutres fósseis coveiros da Pátria ainda a esbracejar nas água turvas do próprio lodaçal que lhes deve servir de última morada.

    Gostar

  12. 1berto's avatar
    1berto permalink
    29 Novembro, 2012 14:24

    “70 pardacentas “personalidades”, todas saídas da área do PS e de partidos e movimentos sociais à sua esquerda”… Pois…
    António Pires Veloso (militar reformado) – um perigoso esquerdista
    Adelino Maltês (monárquico) – outro perigoso esquerdista
    Manuel Monge (militar reformado) – perigoso esquerdista da área spinolista
    Paulo Morais (ainda é do CDS?)
    Pedro Bacelar Vasconcelos – quase um terrorista urbano
    José Lemos Ferreira (militar reformado) – um comuna imundo
    Só para lhe provar que não são só os esquerdistas, ou os “esquerdistas” da área do PS que pedem a demissão do PM. Há aqui algumas surpresas, reconheço que poucas, de pensamento político muito à direita. Para não falar dos direitistas que não assinaram a petição, e que se mostram indignados com a política deste governo. Enfim…

    Gostar

  13. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    29 Novembro, 2012 14:24

    Mário Soares luta contra a irrelevância e, eventualmente, a idade.
    Além de tudo o resto, para mim seria apenas necessário ver o nome do Galamba para saber, à partida, que nada de bom daí sairá (a menos que haja fãs do histerismo).

    Gostar

  14. serrano's avatar
    serrano permalink
    29 Novembro, 2012 14:27

    Pançudos a cheirar a morte ainda querem dar sentenças….

    Gostar

  15. tric's avatar
    tric permalink
    29 Novembro, 2012 14:29

    Portugal, no lado certo da História…Boa, Paulo Portas!! mesmo sofrendo represálias dos EUA ( Israelitas ) …
    .

    Gostar

  16. JS's avatar
    29 Novembro, 2012 14:30

    António Maria diz
    “No meio das 78 personalidades(?) não descobri um único que não vivesse à conta do Estado(nós).”
    Exactamente.
    O PS/Soares no seu melhor.
    O responsável pelas 3 falências do País. Rodeado pela sua corte pares, Estado/PS-Dependentes.
    Não há “decoro”, e já não há paciência para semelhantes demagogias.

    Gostar

  17. JP's avatar
    29 Novembro, 2012 14:32

    Ajom Moguro,
    O primeiro foi o grande erro. A coisa estava por dias e se o futuro correr mal a estratégia do PS é passar à transferência de responsabilidades para as decisões actuais. O povo quer um Messias e vai ter lixo.

    Gostar

  18. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    29 Novembro, 2012 14:33

    Mais uma vez ficou provado na entrevista de ontem que, o p. ministro não tem qualquer
    idéia válida para a recuperação do País, nem sabe justificar o fracasso da execução orçamental
    do corrente ano! Pretende fintar a Constituição não passa de um pobre e modesto executante
    de uma política imposta pelos “credores”, logo que deu o mote para ir além do negociado com a
    troika, perdeu a legitimidade democrática por este agravamento, não ter sido sufragado!
    O actual des-governo só estará enquanto o Povo consentir, e este já há muito tempo que, não
    está a gostar desta democracia em que a partidocracia faz o que lhe apetece! A salvação do
    País não se compadece com os formalismos “democráticos” … convém notar que eles estão no po-
    der legalmente mas, passado ano e meio perderam a legitimidade!!!

    Gostar

  19. José Manuel Moreira's avatar
    José Manuel Moreira permalink
    29 Novembro, 2012 14:34

    Como diria o meu vizinho na Serra, os “barriguistas” estão a dar sinais de incomodidade e a ameaçar convulsão…jmm

    Gostar

  20. joao's avatar
    joao permalink
    29 Novembro, 2012 14:52

    devem ser os mesmos que em 2009 subscreveram tb um abaixo-assinado a pedir mais investimento público ´……..claro que o chefe sócrates aproveitou para mais umas negociatas e PPPs …até isto dar o estoiro.

    Gostar

  21. MJRB's avatar
    29 Novembro, 2012 14:53

    JFP,
    o post de Rui A. está correcto. E, não tem a pretensão de ser um manifesto.
    De acordo consigo nisto: os programas eleitorais do PSD, do PP e do governo não foram nem serão cumpridos
    Eeições antecipadas por exemplo nos próximos três, quatro meses, desestabilizaria ainda mais o país. E a troyka não confiaria nos futuros governantes.
    O P”S” de AJSeguro (que nunca será PM, os tubarões do P”S” não deixariam…), não oferece quais garantias de competência e doutro rumo para a sociedade tuga. Esse partido está inquinado !
    É de facto no Parlamento que se votam leis e se pode destituir um governo. Zorrinho surgiu há pouco numa tv com a mesma opinião, embora como lhe convém, “compreenda” este manifesto — pudera, este manifesto é um atestado (mais um) à incompetência de AJSeguro…
    Infelizmente os portugueses vão sentir cada vez mais os autoritarismos deste governo, que Cavaco Silva nunca demitirá.

    Gostar

  22. Joao Amorim's avatar
    29 Novembro, 2012 14:53

    O que faltará ao ego destas prestigiadas figuras?
    Nunca foram especialmente preocupadas com bem nacional, “antes pelo contrário” não é isso que as move agora concerteza.

    Gostar

  23. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    29 Novembro, 2012 14:57

    Há razões de sobra para não estar ao lado de Passos, como aponta o ajom e bem:
    -Ter libertado Sócrates antes de ele se atolar até ao pescoço. Bastava terem-lhe dilato o prazo por mais 1/2 dúzia de semanas para o estertor final por auto flagelação sem hipótese de retorno. Ainda hoje agitam o famigerado PEC4 .
    – Não ter atacado a fundo logo no início do mandato a refundação do Estado foi erro crasso, (contudo percebe-se a dificuldade para quem está rodeado de tubarões do mar alto até à praia.
    -Protegeu Relvas no limite do risco vermelho, pretendendo salvaguardar o amigo em prejuízo de uma saudável governação. Não o deixou cair no tempo próprio, arrisca-se a cair com ele a todo o tempo.
    Agora quem somos nós para julgar antes de tempo. Trata-se de um homem que erra como todos erram mas está a fazer o melhor que pode para nos tirar do lodo. Poderá não conseguir, tanto pior, foi legitimamente eleito por larga maioria.
    Agora nada de confusões, não estamos na taberna onde se mistura tudo com um copo de bagaço.

    António Pires Veloso, Manuel Monge e Paulo Morais são gente de bem com méritos comprovados
    Adelino Maltês é um cínico irrelevante que nem apareceria na tv (zap) se não fosse o avental.

    Pedro Bacelar Vasconcelos – quase um terrorista urbano. O epíteto é da sua autoria. Eu acrescentaria mais alguns pormenores, como perito na proteção de fascínoras com reiterados comportamentos anti sociais
    José Lemos Ferreira é filho do que fugiu para Atauro, forte em botânica desorientado em política.
    Você confundiu o filho com o pai, a sua cabeça está a precisar

    Gostar

  24. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    29 Novembro, 2012 14:58

    Este poderia ser o Governo certo na altura certa!
    Falta-lhe o golpe de asa…
    Falta-lhe a coragem de cortar a direito no despesismo, nas benesses e direitos adquiridos;
    Falta-lhe a coragem de atacar os fortes, poupando os fracos e oprimidos;
    Falta-lhe a coragem de demitir e substituir os estivadores (leia-se operadores de grua) em greve;
    Falta-lhe a coragem de atacar a corrupção, legislando e castigando os corruptos;
    Falta-lhe a coragem de tomar as opções certas para a nossa economia, cientes de que há vida para além da crise;
    Falta-lhe a coragem de chamar os bois pelos nomes e mandar o José Seguro e o Dr Mário Soares para a P. que os P.;
    Falta-lhe…

    Gostar

  25. MJRB's avatar
    29 Novembro, 2012 15:07

    JFP,
    Note : eu já não apoio minimamente este governo. Temos de viver com ele e sob o seu jugo !

    Gostar

  26. josegcmonteiro's avatar
    29 Novembro, 2012 15:08

    Maioria governativa onde mora?! Explodiu já. 84 % dos portugueses são contra este maldito governo. Está morto e falido, com os amigos a encher o papo, os pobres mais pobres, e novos pobres, e emigrantes pedintes.

    Gostar

  27. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    29 Novembro, 2012 15:09

    Depois da ‘conversa em família’ de ontem creio que a ‘lista pardacenta’ extravasava os 70 …
    O homem vendeu a alma ao diabo em troca do afundar (não ‘refundar’) do País, ou do Estado, ou do que se queira. Começa a ser demasiado evidente que está possuído de um delirante (e diletante) espírito missionário e é necessário que alguémvá exorcizá-lo…
    Quem melhor habilitado do que o ‘velho papa’ da Democracia?

    Gostar

  28. MJRB's avatar
    29 Novembro, 2012 15:16

    Quem é que estes 78 signatários desejam num governo, após eleições antecipadas ?
    PM e ministros do P”S” ? PM do P”S” em coligação com que partido ? “Independentes” também ?
    Essa miríade de Daniel Oliveira P”S” + BE + PCP ?
    AJSeguro ou António Costa como PM ? — fujam !…

    Gostar

  29. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    29 Novembro, 2012 15:31

    “Botei fé”, agora, que o Fernando Rosas e (pasme-se) a Pilar del Rio também assinam.
    É o fim da macacada!
    Pelo menos, fizeram-me rir e rir é um dos remédios…

    Gostar

  30. Navio's avatar
    Navio permalink
    29 Novembro, 2012 15:35

    todos dentro de um navio – tipo o do ABORTO – ao largo da costa Portuguesa.
    Um morteiro do submarino do Dr. Paulo e …..Navio ao fundo.

    Metade dos problemas dos Pais estavam resolvidos
    …a outra metade era afundar também o submarino…

    Gostar

  31. pedro's avatar
    pedro permalink
    29 Novembro, 2012 15:49

    como podemos ficar contentes ,corta feriados e agora dá tolerância de ponto dia 24 e 31 de dezembro. Mas estes gajos nem uma tasca de esquina sabem gerir.Lamento e alguém que me ajude a compreender este governo.

    Gostar

  32. Pardal's avatar
    Pardal permalink
    29 Novembro, 2012 15:55

    Meu caro Rui,
    tenta desvalorizar a carta, falando em democracia parlamentar…
    Fala bem!
    Democracia parlamentar é boa e tem regras…
    As duas primeiras tem a ver com a seriedade e a lealdade.
    É por isso que há campanhas eleitorais (em parte) pagas pelo contribuinte e programas eleitorais que permitam ao eleitor escolher e mandatar os eleitos.
    Estes ficam obrigados a respeitar e cumprir as promessas eleitorais…

    Se não estão em condições de cumprir, tem que dizer porquê, NÃO OBSTANTE AS PROMESSAS E PROGRAMAS ELEITORAIS…
    EM SEGUIDA, DEMITIREM-SE…
    REVEREM OS PROGRAMAS E SUJEITAREM-SE A NOVO VEREDICTO.

    Tudo o resto é treta e defende quem enganou o eleitorado e não quer largar o tacho!
    HÁ DÉCADAS QUE AS ELEIÇÕES SÃO MONUMENTAIS FRAUDES!

    Gostar

  33. votoembranco's avatar
    votoembranco permalink
    29 Novembro, 2012 16:08

    Alguém sabe porque é que o farsola deu 1.100 milhões de euros ao jagunço da Madeira e põe, principalmente, os reformados a pagar a crise?

    Gostar

  34. Vaso Gama's avatar
    Vaso Gama permalink
    29 Novembro, 2012 16:11

    E quem são estas figuras pardas:

    Um aprofundado estatístico permitiu concluir que não há grande variedade na ocupação destas figuras pardas:
    Professores universitários 21 (27.3)
    Escritor 8 (10.4)
    Jornalista 7 (9.1)
    Deputado 7 (9.1)
    Sindicalista 6 (7.8)
    Médico 5 (6.5)
    Militar Reformado 5 (6.5)
    (entre parêntesis em %, para os maníacos das %, ou os curiosos, e para chatear os outros)
    quem quiser reveja ou faça as suas próprias contas.

    Gostar

  35. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Novembro, 2012 16:11

    O facto das 70 personalidades do manifesto serem pardacentas ou iluminadas, não anula o seu direito de se manifestarem.
    O exercício da democracia não se esgota no Parlamento.
    O Passo não quer sair, pois que continue, está no seu direito.
    Mesmo que se enterre cada vez mais.

    Gostar

  36. AB's avatar
    29 Novembro, 2012 16:13

    Não sei porquê, mas quer-me parecer que o javitudo ainda não viu nada…!
    .
    A “Carta….”) é irrelevante.

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    29 Novembro, 2012 16:17

    votoembranco,
    esse, é outro “cozinhado” partidário deste governo. Reprovável, puro abuso de poder.

    Gostar

  38. Pedro C's avatar
    Pedro C permalink
    29 Novembro, 2012 16:21

    Há dias, a viajar no Alfa para o Porto, o passageiro do lado, companheiro acidental, dizia-me indignado com a “roubalheira que por aí vai” que Mário Soares custava ao Estado à volta de 10.000 euros por dia. E elencava: onze GNR’s, quase uma esquadra ao seu serviço particular, mais a renda do seu escritório, secretária, automóvel e motorista. E este homem que consegue levar atrás de si esta corte de igual tiragem, ressalvando alguns ingénuos úteis como acontece normalmente nestes casos.
    Parece evidente, salta à vista, ou a falta de coragem de PPCoelho, ou a força do colete imposto por quem lá o colocou não o deixa avançar. Por que, como é sabido, há casos em o que quem manda não vai à frente. O facto é que se não houver quem consiga dar uma vigorosa vasculhadela a esta xafarica, a coisa não vai lá.

    Gostar

  39. André's avatar
    André permalink
    29 Novembro, 2012 16:28

    “…nos regimes democráticos é no parlamento eleito pelo povo que estes assuntos e debatem e discutem”
    Portanto juizinho!
    Que a liberdade de expressão é só para alguns.
    Vá! Juizinho!….o senhor é deputado? Não!! então caladinho.

    Sempre que visito este Blasfémias, o meu esquerdismo sai revigorado.
    Obrigado amigos.

    Gostar

  40. André's avatar
    André permalink
    29 Novembro, 2012 16:29

    Concordo com o autor do post, seria uma falta de respeito à democracia demitir um governo democraticamente eleito. Obviamente, perante os resultados em baixa em consecutivas sondagens, já alguém deveria ter pensado em fazer um referendo à continuação do governo. Assim, mantinha-se a democracia e saltava o governo. Mas pronto, preferem exigir logo a demissão, eu preferia dar o direito de escolha em situações excecionais, mas isso, é a minha opinião.

    Gostar

  41. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    29 Novembro, 2012 16:35

    A pior coisa terrivelmente grave que estes que assumiram o poder fizeram de errado foi anteciparem-se à falência. Depois fizeram algumas também erradas como esta de não terem começado pelo corte e não pela cobrança.
    Abstinham-se nos PECs de deixavam esta trupe toda levar o país á verdadeira falência e não andavamos aqui com exercícios de democracia de quem mama dela.
    Que troika qual carapuça, esta gente piscoisal e afins apenas aprenderá quando o país for à falência e as pensões, os ordenados, os subsídios deixarem de ser pagos, os hospitais fechados e assim por diante….
    Talvez não tivesse ido para Paris e deixado no Condomínio Castilho o seu apartement.
    Assim arrisca-se o Passos a acabar em Massamá como começou e a levar com a culpa dos outros estes afilhados de muitos pais do “sôr inginheiro”.

    Gostar

  42. Sérgio Lavos's avatar
    29 Novembro, 2012 16:55

    O Rui votou no “enorme aumento de impostos”? Votou na inércia perante rendas de privados? Votou nas PPP’s intocadas? Votou na reforma administrativa atirada para calendas? Votou na continuação das políticas públicas que servem para alimentar as clientelas dos partidos? Votou na destruição da economia portuguesa? Votou na ausência de quaisquer medidas para promover a competitividade das empresas portuguesas? Votou na ausência de incentivos ao investimento de capital estrangeiro? É que se votou nisto tudo (já admitiu aqui que tinha votado neste Governo), então o Governo tem legitimidade democrática para prosseguir nas suas políticas. Mas quer-me parecer que os programas eleitorais do PSD e do CDS não falavam de nada disto. Nes te momento, o Governo está a aplicar um programa não sufragado. Não tem qualquer legitimidade para o fazer.

    Gostar

  43. MJRB's avatar
    29 Novembro, 2012 17:13

    Sérgio Lavos,
    Obviamente não respondo por Rui A., mas pergunto-lhe : Vc. acredita que qualquer vindouro governo (post eleições antecipadas ou não), dada a situação catastrófica do país, “aplicaria” um programa sufragado ?
    Cumpriria o prometido ?
    Outra : quem, para si, apto, em quem confiar, dentre a “classe” política actual e no activo ?
    Note, sff : não apoio minimamente este governo.

    Gostar

  44. tric's avatar
    tric permalink
    29 Novembro, 2012 17:13

    “Já não são só os críticos israelitas e os estrangeiros que o dizem. Agora são os próprios israelitas que se definem abertamente, sem vergonha e sem culpa, como nacionalistas racistas”, escreve Levy.
    .
    Para Gideon Levy, ao responderem desta forma, os israelitas estão a afirmar: “Somos racistas, praticamos o apartheid e até queremos viver num estado de apartheid. Sim, isto é Israel”.
    .
    http://www.publico.pt/mundo/noticia/maioria-dos-judeus-israelitas-a-favor-de-um-regime-de-apartheid–1568476
    .
    agora dá para vêr o Estado mental do Ocidente, que segue estes loucos…decadência total!!!

    Gostar

  45. SM's avatar
    29 Novembro, 2012 17:14

    Aos blasfemos não interessa que seja um governo de mentira. Prometeram uma coisa e fazem outra. Isso é, no mínimo, deturpar o significado de eleições democráticas.

    Mas os blasfemos vão fazendo o seu caminho. Entre algumas criticas ao governo, de facto, rejubilam com a engenharia social e económica que está em marcha.

    Gostar

  46. bastardo's avatar
    bastardo permalink
    29 Novembro, 2012 17:40

    SM, há vida para além do deficit…

    Era cortar nas fundações do menino e nos seus multiplos ordenados.

    Gostar

  47. Sérgio Lavos's avatar
    29 Novembro, 2012 17:45

    MJRB:
    Nenhum Governo cumpre tudo o que promete. Mas já fazer o contrário de tudo o que prometeu, é inédito. Se houvesse novas eleições, o partido que ganhasse teria mais legitimidade mas també uma margem muito estreita, portanto duvido que apostasse num programa eleitoral irrealista. Se acompanhou de alguma maneira o processo das últimas eleições na Grécia, pode ter visto isso. A Nova Democracia (e o PASOK) não prometeram nada que não estejam a fazer agora – austeridade sobre austeridade. Se os gregos votaram neles, sabiam muito bem no que estavam a votar. Mas quantos votantes do PSD e do partido do contribuinte concordam com o que eles estão a fazer?

    Gostar

  48. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    29 Novembro, 2012 17:48

    Concordo com quase tudo que o “Ajom Moguro” escreveu, e com outros comentadores que o acompanharam.
    Quanto ao Dr. Mário Soares, o tal que dizia que o Passos Coelho era um homem sério e bem-intencionado, e que demorou horas a convencer o Sócrates a chamar a troica, penso que o senhor está passado e que algumas das pessoas que assinaram a carta, certamente a seu pedido, fizeram-no por comiseração ou por caridade, com medo de aborrecerem o amigo, ou, então, para serem falados. Há gente assim.
    O Seguro que se cuide.

    Gostar

  49. 1berto's avatar
    1berto permalink
    29 Novembro, 2012 17:51

    javitudo
    Posted 29 Novembro, 2012 at 14:57

    Jose Lemos Ferreira foi CEMGFA de 1984 a 1989. O que foi governador de Timor era Mário Lemos Pires e faleceu em 2009, e não há qualquer relação de parentestco entre os dois.

    Gostar

  50. Jorge's avatar
    Jorge permalink
    29 Novembro, 2012 18:01

    1- Não são 70, são 78
    2- Não são todos do PS ou à esquerda do PS. O Maltês por exemplo nao era do CDS?
    3- Pardacentos? Nao conheço todos mas parece-me que nao está lá nenhum de pele escura de acordo com a definição de pardacento do dicionário da Porto editora
    4- parece-me uma carta sensata e amiga. Porque senão vai lá pela epistola, corre-se o risco de se ir lá pela pistola.
    5- conclusão : desorientados e mal agradecidos.

    Gostar

  51. MJRB's avatar
    29 Novembro, 2012 18:29

    Sérgio Lavos,
    De acordo : “Nenhum governo cumpre o que promete”.
    Volto a perguntar-lhe, e tenha em atenção a actual situação do país e o manifesto dos 78 : que alternativas imediatas (partido ou partidos, personalidades liderantes em S.Bento), dado que os subscritores exigem a demissão de PPCoelho ?
    Assinado por um ex-PM e ex-PRepública, por ex-ministros, actuais e ex-deputados, o manifesto é, perante esta já calamidade social, económica e financeira só “aquilo” ? Não deveria transmitir propostas concretas e alternativas ?

    Gostar

  52. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    29 Novembro, 2012 19:31

    Este post é uma opinião do Rui. Tudo bem. Eu tenho dúvidas e na dúvida não assinaria. Acho, como achei antes de eleições, que Passos é uma nulidade política com objetivos perfeitamente definidos. E aceito que se façam abaixo-assinados a pedir demissões.
    No final do seu mandato (ou antes) tratarei da minha autocrítica, já que agora trato de o criticar a ele. Se a redistribuição da riqueza (falar de riqueza, só por ironia, mas, vá lá…) estiver pior, se as empresas públicas continuarem a ser entregues a outros Estados ou a privados a baixo preço, se a dívida aumentar enormemente, se todas as previsões do governo continuarem a falhar, se PPC continuar a ser o delegado da Alemanha em vez de PM, se o nível de vida dos portugueses, em vez de cairem 10 ou 20%, como era previsível, cair 40 ou 50% (ou mais, haveremos de ver), se PPC continuar a rir à gargalhada com Gaspar, se PPC cada vez que for à TV continuar a dizer que para o ano (e para o outro e para o outro…) vai ser tudo pior, se continuar a aumentar o desemprego, se continuar a não haver qualquer medida de apoio ao investimento… então confirmo o que pensava dele. Caso contrário, entregarei a mão para uma palmatoada.
    Agora, com a internet e o “e”, qualquer coisa, como “email”, “edreams” e não sei que mais, espero que “democracia epistolar”, não esteja relacionado com “epistola”. Ou seja, pistola eletrónica. Não por parte do Rui, mas do outro pessoal aguerrido, tipo Tiradentes. 😉

    Gostar

  53. ana's avatar
    ana permalink
    29 Novembro, 2012 19:46

    Quando nos vemos a caminhar para a bancarrota com a inevitavel experiência de impotência que teima a persistir apesar de tudo e custe o que custar – VENHAM MAIS CARTAS!

    Gostar

  54. JB's avatar
    29 Novembro, 2012 20:39

    Quem é essa gente? musicos que vivem dos concertos que as Camaras Municiapais encomendam, ex-politicos, presidentes de fundações que vivem de “bicos” ao estado, professores de universidades do estado, pedófilos encapotados e dementes.

    Gostar

  55. Telmo's avatar
    Telmo permalink
    29 Novembro, 2012 20:43

    Na carta sao referenciadas as profissões de todos os signatários, menos de um tal Mário Soares. O que faz esta personalidade? Quem é?

    Gostar

  56. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    29 Novembro, 2012 21:27

    Abaixo de um determinado grau de cultura tem de se mandar as pessoas para a escola.

    Gostar

  57. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    29 Novembro, 2012 21:47

    Governo fora e faz-se o quê depois?
    .
    Seguro?
    .
    Seguro+Portas?
    .
    Seguro+BE+PCP?
    .
    PSD não eleito?
    .
    Tudo ao molho?

    Gostar

  58. Zé Carioca's avatar
    Zé Carioca permalink
    29 Novembro, 2012 21:47

    Excepções correctas do Javitudo:
    “António Pires Veloso, Manuel Monge e Paulo Morais são gente de bem com méritos comprovados”,só não sei o que “ali” fazem…

    Gostar

  59. A. R's avatar
    A. R permalink
    29 Novembro, 2012 22:26

    Grande post Rui a. As viagens a Paris à custa do contribuinte deixam saudades e ” o estou-me cagando” . São uns Bozos!

    Gostar

Trackbacks

  1. não será para isso que servem as eleições? « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para Portela Menos 1 Cancelar resposta