Saltar para o conteúdo

O erro de Passos Coelho

29 Novembro, 2012
by

Passos Coelho cometeu estes 3 grandes erros políticos e porventura muitos outros, ao nível dos pecadilhos a que o ser humano não resiste. Mas por cada dia que passa, me convenço do que terá sido o seu grande erro: não ter viabilizado o “milagroso” PEC IV.

Este país tem sido sempre salvo in extremis e isso tem-lhe evitado estatelar-se, conhecer a dor lancinante do “bater no fundo” e ficar com as marcas perenes que lhe recordem eternamente o drama e previnam futuras recaídas. Com Sócrates a “gerir” o PEC IV, chegar-se-ia fatalmente a um fim de mês com o Estado exangue, sem dinheiro para salários e pensões, para medicamentos, para a manutenção de escolas e hospitais. Não teríamos de “aturar” nenhuma Troika a impôr-nos qualquer Memorando, mas o ajustamento seria muitíssimo mais brutal, com o défice a ter de ser corrigido de forma imediata.

A verdadeira e duríssima austeridade aconteceria então, sem que ninguém no-la impusesse. Claro que Passos Coelho não sairia impune, pois Sócrates ainda o acusaria de cumplicidade ou de falta de solidariedade na implementação do PEC IV…

60 comentários leave one →
  1. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    29 Novembro, 2012 21:40

    a culpa é de quem votou e voltará a votar ps

    Gostar

  2. Pitosgas's avatar
    Pitosgas permalink
    29 Novembro, 2012 21:49

    3 erros só – eu diria, que é um governo que não acerta “uma” – veja o caso de subsd de ferias e de natal ao longo do ano

    Gostar

  3. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    29 Novembro, 2012 21:50

    Sempre estaria disponível para dançar o tango.

    Gostar

  4. BorNot2B's avatar
    29 Novembro, 2012 21:52

    Concordo! Talvez viesse a ser desnecessário ele ser PM, e nesse caso certamente estaríamos melhor… Infelizmente preferiu mentir…

    Gostar

  5. Xico's avatar
    Xico permalink
    29 Novembro, 2012 21:54

    Começo a convencer-me que o homem está certo.

    Gostar

  6. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    29 Novembro, 2012 21:55

    Em Outubro de 2010, na secção cartas à Directora, do jornal PÚBLICO, foi publicado o seguinte:
    “Ex.ma senhora:

    Andava eu a pensar escrever, para este jornal, sobre o andamento da nossa governação e a maneira de sairmos deste atoleiro, quando vi, na edição de ontem, que o leitor António Sarmento, do Porto, me roubou as palavras e, até, as alinhou ainda melhor do que eu seria capaz. É que estamos, de facto, quase com a quilha a bater no fundo e só através da produção de mais riqueza e da sua venda a estrangeiros, é que nos será possível manter o nosso nível de vida. Só discordo dele num ponto, é quanto às consequências de batermos mesmo no fundo, dizendo ele que, então, “teríamos o Estado a não poder cumprir com as suas obrigações, tais como pagar aos funcionários públicos e credores”, para, como que a respirar um bocadinho, rematar: “mas felizmente não é isso que acontece. Pelo menos por enquanto.”
    Ora, eu tenho andado a pensar que, a bem, não parece que consigamos sair disto, e a mal eu também não queria que acontecesse: não gostava de ver aqui o FMI nem a UE a obrigar-nos a mudar de vida, e muito menos que a mudança se fizesse à força, mesmo sem derramamento de sangue, como aconteceu no 25 de Abril. E vai daí eu ter começado a aceitar, com muitas dúvidas é certo, que poderia ser bom, para nós todos como nação, que o Estado, em certo dia, não tivesse dinheiro para pagar aos funcionários públicos. E digo isto, porque, nesse dia, toda a gente acordava e entendia bem o que se está a passar, deixando nós de ouvir e ler, como por exemplo aconteceu ontem no “PÚBLICO”, o doutor Paulo Guinote a defender como justos os ordenados elevados que recebem os professores, todos os professores, sobretudo os do ensino pré-primário, primário e secundário, muitas vezes alavancados em mestrados e doutoramentos tirados sabe Deus como, sem que o comum dos mortais entenda verdadeiramente para que servem, a não ser para aumentar as regalias daquela corporação, que, até agora, até tem produzido resultados muito abaixo do desejado, como se sabe.
    Estou quase convencido que se um dia o Estado não pudesse pagar os vencimentos ao funcionalismo público, então a esmagadora maioria dos seus servidores, que é séria, tenho a certeza absoluta, iria denunciar “as redes subterrâneas de amigos e familiares, não raro incompetentes, desconfiados do povo e avessa a tudo o que seja democracia”, como escreveu o Dr. Luís Raposo, também no “PÚBLICO” de ontem, e, então, Portugal mudaria, muito rapidamente, no sentido da justiça com que sonhámos. Até lá essa gente, que capturou não só a República mas também a democracia, vai mudar uma coisa ou outra para que tudo fique na mesma.”
    O autor deveria ser bruxo…

    Gostar

  7. Gonçalo's avatar
    29 Novembro, 2012 22:02

    Concordo em absoluto. O erro ocorreu no 1º trimestre de 2011 quando não se viabilizou o PEC 4.
    O PS acaba por sair sempre antes do pântano.
    E assim potenciamos Mário Soares e os seus capangas a cair em cima de quem tenta resolver um problema inpossível criado … por eles mesmos.
    Em Março, no dia seguinte à queda de Sócrates, coloquei exatamente essa questão:
    http://notaslivres.blogspot.pt/2011/03/livres-de-socrates.html
    O PS devia ter ficado, no mínimo mais um ano. Para que pudesse provar do veneno que lá deixou (na governação).
    Agora, é fácil dizer que temos que crescer. Agora, crescer? Que ilusão. Nem pensem…
    http://notaslivres.blogspot.pt/2012/11/erros-da-governacao-actual-i.html

    Gostar

  8. Gonçalo's avatar
    29 Novembro, 2012 22:07

    E, antes ainda, de cair Sócrates:
    http://notaslivres.blogspot.pt/2011/03/governo-nao-deve-cair-ainda.html

    Gostar

  9. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Novembro, 2012 22:33

    Patetice pegada. Foi o Governo PS de Sócrates que viu o fim da linha e arrumou as botas. Isso não tem nada que ver com o PEC IV ou não. A parede chegaria nas mesmas condições mais mês menos mês.
    Mais como o PSD +CDS não querem fazer nada diferente do PS qual a relevância deste exercício ?

    Gostar

  10. economista's avatar
    economista permalink
    29 Novembro, 2012 22:33

    Pelo contrário , o grande erro de PPC é posterior . Não ter resolvido logo o problema do financiamento da economia real . O curso de economia dele deve ser igual ao do Relvas … O merceeiro apelidado de “salazarito” não passa de um “rato de biblioteca” ou melhor um eurocrata para não lhe chamar “cabeça de ovo” . Ele e o seu SEAF não percebem nada de números . Estes também sofrem de iliteracia numérica… Estes também “nunca pagaram salários”. Tirando Paulo Macedo , tudo o resto é lixo . Mas também não temos Ministro do Ambiente para resolver o problema . Agora também sofre de Alzheimer …

    Gostar

  11. economista's avatar
    economista permalink
    29 Novembro, 2012 22:39

    Pelo contrário , o grande erro de PPC é posterior . Não ter resolvido logo o problema do financiamento da economia real . O curso de economia dele deve ser igual ao do Relvas … O merceeiro apelidado de “salazarito” não passa de um “rato de biblioteca” ou melhor um eurocrata para não lhe chamar “cabeça de ovo” . Ele e o seu SEAF não percebem nada de números . Estes também sofrem de iliteracia numérica… Estes também “nunca pagaram salários”. Tirando Paulo Macedo , tudo o resto é lixo . Mas também não temos Ministro do Ambiente para resolver o problema . Agora também sofre de Alzheimer …
    P.S.
    Não é esta gente que vai resolver a quadratura do circulo. Esperem para ver …

    Gostar

  12. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    29 Novembro, 2012 22:47

    Então o inteligente e determinado p.ministro comete erros? Também mentiu? Esqueceu o que
    disse na campanha? Como pode fazer diagnósticos de amnésia aos outros? E o ganâncioso sou eu?
    Onde está a credibilidade que dizem ter conseguido para Portugal? Depois do esparramanso de
    ontem na entrevista qual é o investidor que vem montar uma fábrica cá no Quintal? Aquela
    trapalhada dos indicadores do O.E. são para se irem corrigindo mensalmente dá muita confiança
    não dá? E se eles voltassem para a escola para aprender o que nunca souberam?
    Falar no PEC IV tem montes de interesse e, dá para especular para o bem ou mal conforme os óculos
    usados ! O que foi dito pela patroa Merkel é que o Sócrates tinha o financiamento assegurado !!!

    Gostar

  13. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    29 Novembro, 2012 22:58

    “Financiamento assegurado = um emprestimo”
    E como e quando o iriam pagar?

    Com estas “teorias” nao admira que o credito pessoal dos portugueses ande mesmo muito “malparado”……
    tch tch tch……..

    Gostar

  14. BorNot2B's avatar
    29 Novembro, 2012 23:08

    [“Financiamento assegurado = um emprestimo” E como e quando o iriam pagar?]
    Por exemplo não liquidando a economia, destruindo as receitas fiscais, aumentando o desemprego e os custos daí decorrentes…

    Gostar

  15. the lost horizon's avatar
    the lost horizon permalink
    29 Novembro, 2012 23:13

    Olha, olha LR, “a mix of Zandinga and Gabriel Alves” !
    .

    Gostar

  16. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    29 Novembro, 2012 23:20

    ora aqui está uma coisa positiva de PPortas – não sei se do governo:
    http://www.publico.pt/mundo/noticia/palestina-considerada-estado-observador-pela-onu

    Gostar

  17. SM's avatar
    29 Novembro, 2012 23:21

    A mentira, de tanto martelada, ainda se torna verdade.
    “Chegar-se-ia fatalmente a um fim de mês com o Estado exangue, sem dinheiro para salários e pensões, para medicamentos, para a manutenção de escolas e hospitais”
    Na realidade, assim como é ainda hoje, os impostos e outras receitas do Estado cobriam essas despesas. Hoje com alguma dificuldade mas ainda cobre. Não cobre é isso e mais a dívida, as PPPs e outras benesses. É sobre esse bolo todo que pesava e pesa o incumprimento. E em caso de incumprimento porque é que teriam de ser os salários, pensões, medicamentos ou escolas a sofrer e não a outra parte?

    Gostar

  18. the lost horizon's avatar
    the lost horizon permalink
    29 Novembro, 2012 23:26

    O rapaz do Ângelo, a imaginar o pote, salivava mais que o cão de Pavlov.
    .

    Gostar

  19. LR's avatar
    29 Novembro, 2012 23:57

    SM,
    .
    Por acaso já se questionou porque existe dívida? E sabia que antes de começarmos a pagar as PPP já existia défice?

    Gostar

  20. javitudo's avatar
    javitudo permalink
    29 Novembro, 2012 23:58

    Um dos erros deste governo é pactuar com o crime organizado. Louve-se a investigação e a detenção, mas nunca mais saberemos quem são onde viviam, com que se davam, a quem vendiam. Fotografias nada. É o que acontece com todos os grandes criminosos no protectorado. A notícia vai esfumar-se com os dias e volta tudo à mesma. Muitos dos grandes ladrões são conhecidos, mas gozam de protecção especial e ainda têm lata de aparecer em público a dar conselhos.

    A PSP anunciou hoje a apreensão de 28 quilos de heroína, de valor aproximado de um milhão de euros, considerada pela força policial como a “maior apreensão” dos últimos 15 anos, e a detenção de cinco suspeitos.
    “Trata-se de uma operação assinalável no combate ao abastecimento de heroína à Área Metropolitana de Lisboa. Pela quantidade, pelo grau de organização que existia e pela sua disseminação, estamos em crer que será um corte substancial nesse fornecimento”, explicou o comandante da PSP de Loures, aos jornalistas.
    A heroína apreendida daria para quase 335 mil doses individuais. O comissário Resende da Silva esclareceu que a investigação começou em maio, aquando da detenção de outros três suspeitos pelo mesmo tipo de crime – dois estão em prisão preventiva -, que culminou agora com a realização de cinco buscas domiciliárias, onde foram também apreendidos mais de 100 mil euros em notas.
    As autoridades efetuaram as buscas domiciliárias na manhã de quarta-feira nas zonas do Cacém, Massamá e Tapada das Mercês, no concelho de Sintra, e em Algés, concelho de Oeiras.
    Dos cinco detidos, com idades entre 22 e 37 anos, quatro têm antecedentes criminais, três por tráfico de droga e um por roubo à mão armada. A única mulher do grupo não tinha antecedentes.
    O comandante da PSP de Loures adiantou que entre os suspeitos estão portugueses e elementos de outras nacionalidades, escusando-se a revelar a origem do produto estupefaciente.

    Gostar

  21. General's avatar
    General permalink
    30 Novembro, 2012 00:48

    Passos o super errói !!!

    Gostar

  22. MJRB's avatar
    30 Novembro, 2012 00:56

    JSócrates, ciente da grave situação do país, para a qual muitíssimo contribuíu, não desejava continuar como PM. Se o PECIV fosse aprovado, seria para ele um martírio justificar o injustificável da sua governação, sujeitar-se (ainda mais) ao descrédito, afundar eleitoralmente o P”S”. No entanto, continuaria, porque sempre irresponsável, a abusar em favor dos seus sedentos e interesseiros pagens (banca, empresas, boys, etc) a delapidar o Estado e as finanças — um derradeiro fartar vilanagem.
    Sentiu-se livre, rejuvenescido, ao perder as eleições ! Em vez de ficar para defender a sua política e o seu partido, porque velhaco e marimbando-se para o país, voltou as costas e partiu para um paraíso.
    Quanto a PPCoelho, estava e continua a estar manifestamente impreparado (tal como Sócrates) para o cargo de PM. Sabia muito bem (e se não sabia mentiu) que não poderia concretizar o seu programa eleitoral. Cumpre “tabelas” que lhe colocam para negociar, caucionar e assinar. E, porque desesperado, incompetente, impaciente para apresentar “metas” e compromissos positivos, abusa da pacatez dos contribuintes e dos parcos rendimentos dos portugueses mais fragilizados.
    Acresce que a almofada PPortas não lhe proporciona tranquilos sonos. E provavelmente terá de enfrentar violentos pesadelos com os tugas desavindos e já estrangulados como protagonistas, tendo ou não o decidido e rígido Arménio Carlos como “líder” e o Tribunal Constitucional como vigilante interventivo.
    Resta a PPCoelho estas, entre outras consolações e amparos : a parcimónia de Cavaco Silva e a ineficácia de AJSeguro, autêntico kuala político.

    Gostar

    • politologo's avatar
      politologo permalink
      30 Novembro, 2012 11:12

      MJRB

      Li e gostei do que escreveu …
      Se me permite acrescento duas opiniões . A primeira , a divida no consulado do PM Cavaco mais a divida já contraida no consulado PPC (com Cavaco PR) já é superior à divida no consulado de Sócrates (com o PR Cavaco) !!!… Segunda , CS na primeira tentativa não levou a melhor com Sampaio . Entretanto em 2002 diz que os funcionarios que ele tinha admitido o melhor era deixa-los morrer para (enquanto vivos…)não deixarem de pagar IRS e ADSE !!!…Não desiste (a unica qualidade é ser teimoso-nunca se engana nem nunca tem duvidas…) – e volta à carga e é eleito para o primeiro mandato PR com menos votos do que aqueles dispersos votaram para ele não ser eleito . E assim nesta surrealista democracia cavaco apanhou um susto .
      E entre escutas a Belem ou não escutas ele não desarma. Já era o pai do Monstro . Casa com Sócrates . Passou então a ser o Monstro Segundo VPV a maior tragédia que nos aconteceu no ultimos seculos… Casa com Sócrates, aprova o OGE2010 e 2011 , aprova o PEC1 , PEC2 e PEC3 . E já repararam que só reeleito é que reprova o PEC4 ? E já repararam que também tem imensos colaboradores a contas com a policia e outros que devia ter e não têm .
      P.S.
      Portugal está como está porque existiram “cavacos” , “sócrates” e outros tais e ainda um Povo (em vias de extinção? ) que sempre os elegeu .Como diz Prado Coelho , não olhem para os (pseudo) politicos mas sim olhem para o espelho …

      Gostar

  23. MJRB's avatar
    30 Novembro, 2012 01:00

    Errata, terceiro parágrafo :
    (…)”Sabia muito bem (e se não sabia deveria saber) que não poderia concretizar o seu programa eleitoral. Ou, mentiu.

    Gostar

  24. MJRB's avatar
    30 Novembro, 2012 01:12

    Ainda quanto ao manifesto dos 78 liderados por Mário Soares : neste momento tenebroso do país, estrangulado pelo seu partido (e agravado pelo actual governo), encontrou a chave da gaveta onde colocou o “socialismo”. Abriu-a e embevecido, exibiu-o aos camaradas, acompanhantes e tugas, como “salvação”. AJSeguro sentiu-se hoje (só por horas) amparado…

    Gostar

  25. SM's avatar
    30 Novembro, 2012 01:14

    LR dix “SM . Por acaso já se questionou porque existe dívida? E sabia que antes de começarmos a pagar as PPP já existia défice?”
    Défice e divida existiram para pagar investimentos que superavam a receita do Estado e os gastos por si aludidos.
    Faça as contas, mesmo sobre o OE2013, se as receitas do Estado (sem contar com empréstimos) cobrem as despesas (os gastos por si aludidos) sem as dívidas?

    Gostar

  26. LR's avatar
    30 Novembro, 2012 02:01

    Mas não me lembro de ter visto ninguém a contestar os investimentos na alturam em que foram feitos. Aliás, Sócrates obteve uma maioria absoluta a prometer as megalomanias da Ota e do TGV.

    Gostar

  27. LR's avatar
    30 Novembro, 2012 02:02

    Perdão, houve quem contestasse e muito. Todos os blasfemos.

    Gostar

  28. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    30 Novembro, 2012 07:25

    Caro LR,
    Antes de falar em termos de «CONVERSA DE CAFÉ» sobre o PEC 4 informe-se sobre as contra-medidas de segurança que a Alemanha e França garantiram a Portugal em caso de viabilização do PEC 4.

    Gostar

  29. André's avatar
    André permalink
    30 Novembro, 2012 07:27

    Concordo que Passos devia ter aprovado o PEC IV, mas só por um motivo, vinha o dinheiro da Europa que Sócrates tanto queria (parece-me que o autor do post se esqueceu do apoio da UE ao PEC IV) e Passos Coelho nunca teria sido acusado de sede de poder.
    Eu explico, na altura, Sócrates estava a ver todos os seus projetos arruinados pela oposição (justa ou injustamente, isso não tem relevância agora). Desde que detinha apenas a maioria relativa que Sócrates não conseguia levar avante as suas políticas em pleneitude. Nisto, ele começa a fazer o jogo do “eu sou um mártir, os outros partidos não me deixam governar e eu vou ter de me demitir”. Incrivelmente, o PSD, um dos partidos que também sabe fazer jogos políticos, caiu que nem um patinho. Porquê? Porque Passos Coelho estava ansioso por chegar ao governo, sem pensar nas consequências que isso lhe traria.
    Assim, Sócrates tem um primeiro mandato brilhante, em que faz o que muito bem lhe apetece, e um segundo mandato não menos brilhante, sempre preparando a sua saída, mas com vista a não ser culpado de nada. Tudo isto com o PSD a ver e a aceitar, só porque queriam chegar ao poder.
    Como se não bastasse, Passos Coelho teve a infelicidade de aplicar, durante o programa de ajustamento da troika, as mesmas medidas, mas mais agravadas, que estavam presentes no PEC IV que ele não aprovava por serem demasiado pesadas para os portugueses.
    No meio disto tudo, quem se ri é um homem em Paris, que ninguém me tira da cabeça, foi o melhor político da História da democracia portuguesa. Muito melhor do que Sá Carneiro, Freitas do Amaral ou Álvaro Cunhal. Ele cumpriu todas as funções do político corrupto português, entrou, roubou muito, deixou-nos impecavelmente falidos, e ainda conseguiu sair porque os outros não o deixavam governar. Não foi ele quem teve má fé, foram os outros! Nunca isto poderia acontecer se tivéssemos alguém mais inteligente do que Sócrates na bancada do PSD.

    Gostar

  30. André's avatar
    André permalink
    30 Novembro, 2012 07:32

    Esqueci-me de um facto da fuga de Sócrates do governo. Ninguém acha estranho que o mestre dos debates e (desculpem a expressão) do parlapier tenha perdido um debate contra o menino de coro que é o Passos Coelho!? Ele só perderia aquele debate como perdeu se quisesse efetivamente perder as eleições. Só não vê quem não quer, Sócrates deu o golpe político mais bem executado da democracia portuguesa.

    Gostar

  31. O SÁTIRO's avatar
    30 Novembro, 2012 07:47

    política de quanto pior—-melhor:
    http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=367459

    as exportações são o único sinal positivo na grave crise atual.
    a corja esquerdóide…PCPs–BEs–e setores do PS…..cujo ADN é destruir portugal

    trataram logo de acabar com esse único sinal positivo
    QUANTO PIOR O PAÍS ESTIVER——-MELHOR PARA ELES
    toca a impôr greves nos portos para impedir as exportações…….e acabar com o sinal positivo da crise

    só assim podem intoxicar os milhares das manifs
    impedir a recuperação…….para continuarem as difculdades….os problemas
    encherem as manifs de milhares de revoltados…………e aumentarem os votos
    deitando as culpas para o governo!!!

    Gostar

  32. JOSÉ DIAS's avatar
    JOSÉ DIAS permalink
    30 Novembro, 2012 09:50

    ESTOU DE ACORDO. ESTA ESQUERDA TEM QUE SER CONFRONTADA MAIS TARDE OU MAIS CEDO COM A SUA IRRESPONSABILIDADE E SÓ O SERÁ QUANDO NÃO HOUVER DINHEIRO PARA NADA.
    É TEMPO DESSES RATOS QUE POR AÍ ANDA M COMANDADOS POR UM VELHO SENIL SEREM COPNFRONTADOS COM A SUA PROPAGANDA E MEMTIRAS DIÁRIS.
    QUANDO O POVO LHES PEDIR CONTAS QUERO VER PARA QUE ESGOTOS VÃSO FUGIR.

    Gostar

  33. pedro's avatar
    pedro permalink
    30 Novembro, 2012 09:58

    deixem lá os ses…. Passos como bem escreveu MJRB é um impreparado igual a sócrates e seguro . Conheço alguns dos signatários da carta dos setenta e apesar de estarem distraídos na bancarrota de sócrates são excelentes patriotas que lutaram comtra os extremismos e conheçem o portugal profundo. Meus amigos a situação é dramática e,para bem da nossa terrra e facilitar a vida ao P.R. ,Passos deve apresentar a demissão e o Presidente sabe bem o que tem de fazer.Reitero a minha vontade ,nomear uma personalidade da maioria ou independente e formar novo governo com a atual Assembleia da República.Não chorem sobre leite derramado!

    Gostar

  34. Wall Streeter's avatar
    Wall Streeter permalink
    30 Novembro, 2012 11:06

    Santana Lopes ao lado de Passos Coelho até parece um estadista…

    Gostar

  35. MJRB's avatar
    30 Novembro, 2012 12:09

    Pedro,
    A Troyka não deixaria(!) que Cavaco destituísse este governo.
    Se as populações se revoltarem a sério por exemplo entre a Primavera e o Verão de 2013 (real hipótese), a Troyka sugerirá ao governo (a este governo que cumprirá o mandato) que abrande pontualmente a “guilhotina”…
    ————————————-
    politólogo,
    Sim, Cavaco tem algumas culpas. É co-responsável pelo drama da população.
    Mas se Manuel Alegre tivesse sido eleito PR, não seria melhor, aguentaria descaradamente o ex-“inimigo” Sócrates e num segundo mandato (já de braço-dado com outro ex-“inimigo”, Soares), ajudaria, porque irresponsável, a estourar as finanças e a desestabilizar a sociedade. A Troyka teria de ser muito mais interventiva e drástica. MAlegre não é fiável !
    Fruto do facilitismo, teimosia, inanidade intelectual e cultural dos eleitores, temos uma “classe” política sem classe !, sem carácter e impreparada. Com rédea solta, livre para fazer o que quiser e só ocasional e pontualmente cerceada e denunciada…

    Gostar

    • politologo's avatar
      politologo permalink
      30 Novembro, 2012 13:08

      MJRB

      Infelizmente é verdade e tem imensa razão . Lamento . Seria melhor que não a tivesse . Nada a fazer ?

      Gostar

  36. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    30 Novembro, 2012 13:33

    MJRB ( e politicologo)
    Só uma pessoa desonesta pode escrever o que escreveu. Ou, então e talvez seja o caso, só um ignorantes, que não sabe somar 2+3 é que pode escrever o que escreveu. Ou, então e ainda: só um cegueta é que pode ditar uma coisa destas: “a divida no consulado do PM Cavaco mais a divida já contraida no consulado PPC (com Cavaco PR) já é superior à divida no consulado de Sócrates (com o PR Cavaco) !!!…”
    Esta gente julga que todos os outros são parvos.

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    30 Novembro, 2012 13:46

    Tiro,
    O politólogo responder-lhe-á se quiser, para defender o que escreveu. Eu só constatei que Cavaco tem algumas culpas e é co-responsável pelo drama da população. Também, que MAlegre não era nem é fiável, se ocupasse o lugar de Cavaco.
    Não julgo que “todos” os outros são parvos, mas infelizmente há muitos parvos que preferem defender “o partido” em vez de zelarem pelos seus interesses pessoais, familiares e, da sociedade, elegendo e reelegendo quem os segrega, explora, engana e vilipendia.

    Gostar

    • politologo's avatar
      politologo permalink
      30 Novembro, 2012 14:41

      MJRB

      C0mo “time is money”, me vai perdoar… Com esta gente infelizmente ainda ficamos mais pobres …
      “POLITICOLOGO” não é comigo . Contudo , por si , se mo permite , como “blasfemo” sempre direi o seguinte :
      Segundo o próprio (ele) não é desonesto , não é ignorante , não é cegueta, não é parvo , não desconhece a matemática, pode escrever sabiamente o que escreve … Mas uma coisa é evidente : conhece apenas a
      “desonestidade” , a “ignorância” , a “cegueira” e a “parvoice” do insulto que tão sabiamente pode escrever . Sim, porque como dizem “o insulto é o unico argumento do mediocre”. E ainda porque não revelou as fontes fidedignas que contradigam o que foi dito ou se preferir porque não revela as sábias fontes onde sustenta os seus insultos ? Numa eventual impossibilidade porque não consulta um psiquiatra. Pago-lhe a taxa moderadora .

      Gostar

  38. SM's avatar
    30 Novembro, 2012 15:11

    LR, pf, faça as contas, mesmo sobre o OE2013, se as receitas do Estado (sem contar com empréstimos) cobrem as despesas (os gastos por si aludidos) sem as dívidas?

    Gostar

  39. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    30 Novembro, 2012 16:42

    MJRB ( e politicologo),
    Se quiserem consultar uma boa fonte sobre os nossos défices ou sobre a dívida pública portuguesa, aconselho-vos a base de dados da “pordata”. É boa e é de borla. Mas também podem consultar os sites do BPortugal, ou do Ministério das Finanças. Ou do INE. O que não devem é dizer asneiras grossas. E acabou.

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    30 Novembro, 2012 17:00

    Tiro,
    mas eu comentei “números”, défices, dívida tuga ?
    Comentei só politica e partidariamente…

    Gostar

  41. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    30 Novembro, 2012 18:03

    MJRB,
    Tem razão, não foi o amigo quem escreveu sobre o valor dos défices e da dívida pública. Baralhei-me e interpretei mal. E fui inconveniente para com a sua pessoa. As minhas desculpas.
    O “politologo” é que veio com essa conversa asneirenta.

    Gostar

  42. MJRB's avatar
    30 Novembro, 2012 19:00

    Tiro,
    nós, simples comentadores no Blasfémias, não impomos comportamentos, não elaboramos edecretamos leis. Simplesmente colocamos uns “bitaites”.
    Compreendo perfeitamente o momento desesperado e irritadiço de muita gente.
    Nada tenho a desculpar-lhe.

    Gostar

  43. LR's avatar
    30 Novembro, 2012 20:03

    SM,
    .
    “LR, pf, faça as contas, mesmo sobre o OE2013, se as receitas do Estado (sem contar com empréstimos) cobrem as despesas (os gastos por si aludidos) sem as dívidas?”
    .
    Imagino que se esteja a referir ao saldo primário das contas públicas (sem juros). No site do INE, no capítulo “Contas Nacionais”, tem uma interessante folha de cálculo com dados históricos de 1995 a 2011. Pode-se facilmente calcular o saldo primário e verifica-se que ele só foi positivo em 1995 (206 milhões) e em 1997 (51 milhões). Em todos os outros anos foi sempre horrorosamente negativo, tendo atingido o pico em 2009 e 2010, em que ultrapassou os 12 bi. Mas pode também determinar-se o saldo corrente primário (antes de juros e do saldo de capital), verificando-se que o mesmo é positivo em todos os anos com excepção de 2005 (-1,1 bi), 2009 (-6,9 bi), 2010 (-6,9 bi) e 2011 (-1,8 bi). Espera-se que no ano corrente volte a ser positivo. Uma boa gestão orçamental obrigaria a que o saldo corrente fosse sempre positivo em valor suficiente para cobrir os juros e o saldo de capital, este normalmente negativo. Se tal sempre acontecesse, teríamos contas públicas equilibradas e não haveria necessidade de endividamento. Nos últimos anos isso não se tem verificado, ocorrendo aqueles saldos correntes horrorosamente negativos. Isto significa que terá de se cortar na despesa corrente e muito.

    Gostar

  44. AAA's avatar
    AAA permalink
    30 Novembro, 2012 21:58

    Eu acho que por esta altura deve estar a pensar porque raio andou a disputar a liderança do PSD. «Porque não parti eu uma perna, ou mesmo duas», deve estar ele a pensar…

    Gostar

  45. Ajom Moguro's avatar
    Ajom Moguro permalink
    1 Dezembro, 2012 11:08

    Ajom Moguro

    Posted 29 Novembro, 2012 at 14:19 | Permalink

    1ª coisa: Eu também sou personalidade e não passei procuração a estes tubarões que andaram com a mão na massa que nos conduziu a este descalabro. 2ª coisa: Eu cá, ilustre personalidade declaro que prefiro a nudez crua da verdade em vez da habilidade do discurso político de que estes pantomineiros foram mestres. 3ª coisa: Notar que um autêntico exército da comunicação social despertou para a chafurdice depois de ter sido amordaçada pelo animal feroz de triste memória. 4ª coisa: Que os bem instalados e nutridos que agora se agitam prescindam das mordomias de excepção que custam ao cidadão comum os olhos da cara. Esta comandita colada ao orçamento deve ser apeada nem que seja ao empurrão.

    Isto não impede uma abordagem séria sobre o que me parecem ter sido 3 erros capitais de Passos:
    -Ter libertado Sócrates antes de ele se atolar até ao pescoço. Bastava terem-lhe dilato o prazo por mais 1/2 dúzia de semanas para o estertor final por auto flagelação sem hipótese de retorno. Ainda hoje agitam o famigerado PEC4 .
    – Não ter atacado a fundo logo no início do mandato a refundação do Estado foi erro crasso, (contudo percebe-se a dificuldade para quem está rodeado de tubarões do mar alto até à praia.
    -Protegeu Relvas no limite do risco vermelho, pretendendo salvaguardar o amigo em prejuízo de uma saudável governação. Não o deixou cair no tempo próprio, arrisca-se a cair com ele a todo o tempo.

    É pena que um homem sério e capacitado esteja tão mal rodeado por alguns de dentro e um batalhão á deriva dos de fora. E uma comunicação social que com ele despertou para a chafurdice, tão manietada estava pelo animal feroz.
    Há quem diga que passos descurou a técnica da comunicação na abordagem política com o País. Ainda bem, que isto não vai lá com habilidosos discursos como se comprova pelos resultados catastróficos da experiência anterior.

    Com os abutres fósseis coveiros da Pátria ainda a esbracejar nas água turvas do próprio lodaçal que lhes deve servir de última morada.

    Gostar

  46. politologo's avatar
    politologo permalink
    1 Dezembro, 2012 20:03

    MJRB
    Com os meus respeitosos cumprimentos , permita-me que lhe dedique este modesto texto :
    http://www.youtube.com/watch?v=QH4UZkjOUa8
    AS GROSSAS ASNEIRAS DOS GOVERNANTES e de alguns comentadores
    Cavaco Silva foi 3 vezes PM (1985-1995) .Temos CS dez anos como PR
    Sócrates foi PM no periodo de 2005 a 2011 .
    A Divida no consulado de Cavaco (PM) cresceu cerca de 40 MMEuros.
    A Divida no consulado de Sócrates cresceu cerca de 80 MMEuros.
    PPC recebe uma Divida de cerca de 160 MMEuros .
    É lugar comum que a Divida Publica em 2012/13 ultrapassa os 200 MMEuros . Só da TROIKA vêm 70 MMEuros !… E há quem afirme que a Divida Global(Estado, Empresas e Familias) atinge , uns , 500 , outros, 700 MMEuros !… e os JUROS ? Estão previstos juros para 2013 cerca de 10 MMEuros . No pós 25A relativamente a juros já foi paga a loucura de 600 MMEuros !… Foi acertadamente acordado com a Troika reduzir o Deficit , reduzindo , 2/3 pelo lado da Despesa , 1/3 , pelo lado dos impostos . Foi o contrario que PPC erradamente fez . Nada pelo lado da despesa , excepto o ilicito empobrecimento dos reformados . E apenas uma bomba fiscal pelo lado dos impostos !… RESULTADO ?
    Uma irresponsável recessão prolongada e insanável . A situação financeira não permite o investimento publico . Com este instável e explosivo sistema fiscal não é possível cativar o investimento privado
    e muito menos o investimento estrangeiro . Sem investimento não há emprego . Crescente DESEMPREGO e insolúvel … Recessão !…Sem crescimento económico não é possível pagar o que se deve em crescendo … Que FUTURO ? Uma coisa é certa . Seguimos um caminho errado . E até sabemos quem vai pagar o erro …
    P.S.
    Bomba Fiscal inconstitucional !
    Existe uma violação dos principios da unicidade , da progressividade , da igualdade e da proporcionalidade , alem de outras criticas já elaboradas pela Associação de Juizes .
    O IRS não é progressivo . A titulo de exemplo , e em sentido figurado ,
    como num veiculo em velocidade de cruzeiro , encontrando uma recta a subir , a velocidade (i.e. o Imposto…) “decresce” à medida que aumentam os percorridos quilometros (i.e. o Rendimento…) e “descresce” tanto mais quanto maior for o aumento do angulo do declive (i.e. a Taxa do Imposto) . É o caso português .
    O verdadeiro imposto progressivo , é tal como encontrando uma recta a descer , a velocidade “aumenta” na medida em que aumentam os quilometros percorridos e “aumenta” tanto mais quanto maior for o angulo do declive .

    Gostar

  47. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    2 Dezembro, 2012 15:07

    Em 30.11, o politologo escreveu que “a divida no consulado do PM Cavaco mais a divida já contraída no consulado PPC (com Cavaco PR) já é superior à divida no consulado de Sócrates (com o PR Cavaco) !!!…
    Hoje, o MJRB escreve, acertadamente e como se pode ver acima, que “a Divida no consulado de Cavaco (PM) cresceu cerca de 40 MMEuros. A Divida no consulado de Sócrates cresceu cerca de 80 MMEuros. PPC recebe uma Divida de cerca de 160 MMEuros.”
    É fácil ver que o polítologo (que de politólogo não deve ter nada…), é defunto ruim, com o qual não devemos gastar mais cera.

    Gostar

  48. economista's avatar
    economista permalink
    2 Dezembro, 2012 19:34

    Como muito bem diz o politologo , aliás na sequência do que entre outros nos diz o Professor Alberto Alesina da Universidade de Harvard , a errada escolha de PPC pela única via do imposto para virtualmente reduzir o deficit – virtual porque o precário acréscimo de imposto começará a ser inferior ao aumento dos custos sociais e às já evidentes perdas fiscais e parafiscais originadas – e ao contrário do que lhe foi imposto pela Troika , 2/3 pelo lado da despesa e 1/3 pelo lado dos impostos . Como muito bem dizem , vai provocar uma “recessão prolongada e insanável” !…
    Quanto à redução da despesa , apenas como mera hipótese de trabalho , até se coloca a hipótese de reduzir a despesa sem despedimentos na função publica e sem este escandaloso e inconstitucional abuso fiscal sobre os reformados . Quem conhece a Economia , a Gestão e Organização de Empresas , entende melhor a supracitada hipótese . Nas décadas 60/70 , sobretudo , e a OCDE até tinha uma “Revue de la Productivité” , surgiram imensas empresas nacionais e estrangeiras a organizar empresas nacionais . Muitas histórias se poderiam contar sobre os “milagres” então obtidos . Até no próprio Estado se estava a desenhar um esforço nesse sentido . Mas , hoje , um cronómetro ao lado de um trabalhador ? Nem pensar …
    Nas Famílias , nas Empresas e no Estado – o caso que ora nos preocupa , somos férteis nos desperdícios , desorganização (1 a fazer e 5 a ver…) , falta de produtividade , ausência de planificação , ineficiência , etc… tudo o que nos levou ao presente caos … Como nos dizia Ernani Lopes , apenas facilitismo , vulgaridade , moleza , golpada , videirismo , ignorância ,mandriice e aldrabice …
    Este Governo (e não vejo outro …) não tem ENGENHO e ARTE para levar a Bom Porto
    (ainda por cima com greves …) este barco já naufragado .

    Gostar

  49. politologo's avatar
    politologo permalink
    3 Dezembro, 2012 12:22

    MJRB
    Cumprimentos
    Que nos diz a isto ? Agradecid0 pela ajuda …
    “UT DEUS DIMITTE ILLIS”

    Gostar

  50. economista's avatar
    economista permalink
    3 Dezembro, 2012 20:59

    O argumentum ad hominum
    Salazar acabou com toda a prostituição com um Decreto apenas com 3 artigos !…
    Salazar alterou o nome de Ministério da Instrução para Ministério da Educação mas os Portugueses não passaram a ser mais educados . Para a maioria dos portugueses a educação resume-se apenas ao formal “bom dia” , “boa tarde” e “boa noite” e nunca “desculpe” q.b. . É vê-los nos campos de futebol ou nos picos de trânsito automóvel …
    Segundo os especialistas , a maioria padece de iliteracia numérica (Governo incluido…em particular , MF e o seu SEAF) , ainda de iliteracia económico-financeira e social . E para Andrew Oitke , ainda de obesidade mental !… Consequentemente , imensas vezes , o insulto é o argumento de quem não tem razão !…

    Gostar

  51. politologo's avatar
    politologo permalink
    6 Dezembro, 2012 23:25

    O ESTADO DA NAÇÃO
    Um curriculum invejável :
    Fracassos matrimoniais , artísticos , profissionais e politicos ?
    Um “chorrilho” de “mentiras” na sua campanha eleitoral ?
    O já tão famoso golpe politico do PEC IV ?
    Um “play-boy” da “geração rasca” “versus” Primeiro-Ministro de Portugal ?!…
    Como está a saúde mental dos Portugueses ?!…
    O ESTADO da NAÇÃO ou um ATESTADO de incompetência deste danoso (des)Governo ?
    1º – Inexistência de financiamento da ECONOMIA REAL .
    2º – Inexistência das condições para o necessário INVESTIMENTO .
    3º – Inexistência de ALTERNATIVA governativa .
    4º – Inexistência de ALGUÉM competente que admita assumir a
    Governação .
    i.e. são as 4 TRAGÉDIAS “tugas” …
    Eventual Conclusão : Então a verdadeira tragédia não é existir ou não ALGUÉM competente ,
    Mas sim , existir um POVO que sofre cronicamente de iliteracia
    numérica , económico-financeira e social . Por vezes , até de
    Obesidade Mental …
    Enfim , um POVO tragicamente em vias de extinção …
    (oculos habent et non videbunt)
    P.S.
    Atestado de incompetência (cont.)
    O caso Nobre ; o IVA da restauração ; a Lei das Rendas ; a venda do BPN ; a venda RTP e da TAP (o que juntos foram Relvas e Alberto da Ponte fazer ao Brasil , conhecidas as relações colombianas de Alberto da Ponte e de Relvas com o seu amigo e também corrupto Dirceu e lendo o que dizem
    os jornais brasileiros ?) ; a venda da EDP aos chineses ; as
    inconstitucionalidades dos OGE 2012 e 2013 ; a greve dos
    portos ; as “gaffes” de VGaspar ; o caso Nuno Santos da RTP – quem mente melhor ? Nuno Santos ou Alberto da Ponte ?
    Conhecemos já o que Alberto da Ponte fez na Central de Cervejas . Não é dificil de prever o que vai acontecer na RTP com este vaidoso arrelvado e fiel amigo de Relvas … ; em suma,
    este errado caminho que nos leva a uma danosa e prolongada recessão com consequências insanáveis e irreversíveis !…

    Adenda
    VGaspar poderia ser eventualmente um bom ministro da CEE (se este ministério existisse) , mas será sempre um MAU ministro do orçamento (não acerta uma …) e nunca será um BOM ministro das finanças . Não é sequer a imagem de Ernani Lopes e muito menos a de Salazar . Apenas um “salazarito” que
    não entende nada de microeconomia (nunca pagou salários…)
    e de macroeconomia também não pois estamos num errado caminho !… E quanto ao seu SEAF , também não é de esperar algo de sério , apenas dono de mais uma Sociedade de Advogados e que eventualmente foi para direito (como tantos outros ) porque nunca conseguiu aprender a “tabuada” . Então
    não nos vem dizer na AR que o IVA aumentou 106%. Acreditam? Mais do dobro ! … E que 85% do IRS é pago pelos 2 ultimos escalões !… Acreditam ? Não se enganou , em vez de dizer que é pago pelos 2 primeiros escalões , sobretudo pelo 2º escalão ?

    Gostar

  52. economista's avatar
    economista permalink
    7 Dezembro, 2012 15:11

    DEBATE QUINZENAL (07-12-12) na AR
    Não gostámos do (des)educado sorriso amarelo de PPCoelho durante a intervenção de AJSeguro na AR . Nossa convicção de que não é necessário “mais tempo” mas sim de muito mais competência . AJSeguro diz que quer “mais tempo” … PPCoelho diz que não porque “mais tempo” significaria mais dinheiro e muito mais juros… Certo . Mas contraditoriamente PPCoelho vem dizer-nos que logo que possível quer ir aos mercados buscar muito mais(!) dinheiro !… Será que PPCoelho também pensa como Sócrates , i.e. que nos mercados é de borla? Demagogicamente e abusando da actual sensibilidade dos portugueses , PPCoelho vem atirar poeira e dizer na AR que herdou uma elevada divida dos socialistas !… Sem vergonha ,
    e também sofre de iliteracia numérica (e não só …) pois como muito bem acima diz o Politologo , a divida acumulada no consulado de Cavaco como PM somada com a divida já acumulada no consulado de PPCoelho já excede a divida acumulada no também louco consulado de Sócrates !…
    Com esta triste gente que nos (des)governa ou quer governar , não vamos muito longe .
    Absit ut …

    Gostar

  53. economista's avatar
    economista permalink
    14 Dezembro, 2012 22:58

    CRIMES GOVERNAMENTAIS (*)
    1º A receita de uma privatização pode ser utilizada para diminuir a Divida Publica , mas nunca para reduzir o Deficit Publico . Isto que o Governo faz é uma verdadeira distorção dos sãos principios da Contabilidade Publica . E com o estranho consentimento também do nosso Tribunal de Contas !…
    É apenas o espelho de uma aldrabada incompetência dos Governos que nos têm desgovernado com o beneplácito comunitário !…
    2º Tal como numa empresa privada , a venda de um activo ,
    nunca pode diminuir um prejuizo (deficit) , mas sim quando muito para diminuir o passivo (divida) .
    3º Quando se acabarem os activos publicos , terão finalmente a inevitável necessidade de fazer aquilo que sensatamente não fizeram antes de começarem a vender aqueles activos , tudo agravado a final com a consequente austeridade que apenas servirá também (intencionalmente ? ) para desvalorizar os activos agora “vendados” neste Apocalipse tuga , sob suspeita de permanentes corrupções …quantas vezes com sério fundamento apenas(!) moral …

    (*) Nos sectores estratégicos , energia(v.g. EDP) e aguas .
    Acrescem nos sectores dos transportes (v.g. TAP e ANA com monopólio privado !…) e cimentos (v.g. Cimpor com o danoso patrocinio da C.G.D.) .

    Gostar

  54. economista's avatar
    economista permalink
    15 Dezembro, 2012 11:50

    Mas como é possivel esta nebulosa venda da TAP por 20 milhões de euros , sendo uma empresa que factura 2,5 mil milhões de euros ? Certo que tem financiamentos de 1,2 mil milhões de euros mas também tem activos de 2 mil milhões de euros … O que TAP necessita (tal como o País…) é de INVESTIMENTO para sobreviver…..
    E ainda , consequentemente poder rentabilizá-los(o que o Governo não sabe fazer …).

    Click to access TAP_Relatorio_Anual_2011_PT_v3.pdf

    N.B. A Parpublica é a dona da TAP . O Estado é dono da Parpublica . O Estado é responsável pelas dividas da TAP . Mas existe uma regra comunitária que proibe que o Estado invista na TAP !… Mas que grande imbróglio !… TAP investe e paga desde que os investimentos sejam rentáveis criando-lhe um quadro legal que o permita e assim não há riscos para o contribuinte pelo aval (indirecto) do Estado à TAP .
    Privatizar só pode ser sinónimo de incompetência e/ou corrupção ! … Podem escolher ?

    Gostar

Trackbacks

  1. Será este o efeito das manifs? « BLASFÉMIAS
  2. Temos de bater no fundo « BLASFÉMIAS
  3. Temos de bater no fundo, por Luís Rocha | Ricardo Campelo de Magalhães

Deixe uma resposta para Tiro ao Alvo Cancelar resposta