Saltar para o conteúdo

Passos Coelho é o único vencedor

7 Julho, 2013
tags:

Após Maria de Lourdes Pintasilgo, Portugal volta a ter como Primeiro-Ministro uma mulher, Maria Luís Albuquerque. A primeira, não eleita, usufruiu do cargo, de facto, por três meses (mais coisa, menos coisa); a segunda ficar-se-á pelo poder do cargo mas sem título oficial, ainda com probabilidade baixa de ultrapassar em tempo os três meses da primeira.

Passos Coelho libertou-se do ónus das reformas de estado, passando a pasta para Paulo Portas, que acumulará a responsabilidade do insucesso com a penalização eleitoral do seu partido nas próximas eleições. O orçamento de 2014 será espectacular no mesmo sentido em que um maremoto causa uma sensação de estupefacção pelo rasto de destruição: ora por ter que fingir apostar no crescimento, ora pelo estado permanente de inconstitucionalidade de qualquer medida racional.

Seguro continua a ver navios, parecendo mais preocupado em assegurar que o Presidente não volta a ser eleito (spoiler: não volta mesmo a ser eleito) do que em… bem… deixar de ver navios. Ou seja, nem vai perceber quando deixar de ser Primeiro-Ministro (sê-lo só não acontecerá se, em estilo desenho animado, uma bigorna lhe cair – não metaforicamente – em cima).

A ala socrática continua a dançar, Gangnam Style, ainda sem perceber ter passado de moda, como acontece com o tio ridículo e os seus colarinhos da camisa de 1973. Quero agradecer à RTP o saudosismo, quer aos Domingos, quer quando convidam Silva Pereira para este nos dizer o que pensa o dos Domingos quando não é Domingo (spoiler: envolve PEC IV e ver navios).

Comunistas e ganzo-comunistas continuam a fingir que a queda do muro de Berlim foi devida a um fenómeno climatérico, sendo que o que os distingue é a probabilidade de bigode dos seus militantes.

Em suma, depois do espectáculo, continuam a mandar as corporações.

100 comentários leave one →
  1. Aladdin Sane's avatar
    7 Julho, 2013 00:06

    entre isto.

    e isto:

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      7 Julho, 2013 02:48

      ENTRE AQUILO?

      AQUILO ENTRE?

      ENTROU?

      SAIU?

      ENTROU?

      SAIU?

      DOS VERÕES QUENTES ECONÓMICOS OU ECO-CÓMICOS QUE E…ERA GASPAR UM MAGI? ERAM PASSES DE MÁGICA QUE RETIRAVAM COELHOS DOS CLIMAS AZARADOS QUE REQUEREM CARTOLAS?, OU CARTOLINAS?

      Gostar

  2. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    7 Julho, 2013 00:25

    Defender que o esperado insucesso eleitoral dos partidos que formam a coligação governamental vai recair exclusivamente sobre Paulo Portas e a sua agremiação é o mesmo que acreditar no Pai Natal.
    Passos Coelho não foi (ainda) demitido mas ao fim de aturadas ‘negociações’ decidiu refugiar-se por detrás de uma primária manobra de diversão para encobrir o ‘golpe palaciano’ de que foi alvo.
    Esta ‘fuga’ vai-lhe custar caro não só cá dentro como também lá fora, nomeadamente, em Berlim. Não vale a pena desviar as atenções para a Drª. Maria Luís que ao contemporizar na assumpção do papel de ‘enjeitada’ vai ter um trabalhão. Terá de ir semanalmente a despacho ao Sr. Schäuble

    Gostar

  3. A. R's avatar
    A. R permalink
    7 Julho, 2013 00:35

    “Comunistas e ganzo-comunistas”… esta está impecável.

    Gostar

  4. JP's avatar
    7 Julho, 2013 00:56

    “com a penalização eleitoral do seu partido nas próximas eleições”

    Não se esqueça do “IVA eleitoral” e outras manobras do género, que, ou virão, ou abrirão novas brechas.

    Gostar

  5. @!@'s avatar
    7 Julho, 2013 00:59

    O espetáculo já acabou? E quem vai fazer a “reentré”?

    Gostar

  6. Vitinha's avatar
    Vitinha permalink
    7 Julho, 2013 01:05

    Será ironia? Passos é o vencedor porque o governo vai falhar mas a culpa não é dele. É isso. Já cheira a reeleição e tudo.

    Gostar

  7. CA's avatar
    7 Julho, 2013 01:27

    “Passos Coelho é o único vencedor”. Esta é a análise absolutamente imparcial do “Clube dos apoiantes profissionais de Passos Coelho”.

    Gostar

  8. adelinoferreira's avatar
    adelinoferreira permalink
    7 Julho, 2013 01:39

    Quem vai fazer caír o Passos Coelho, vão
    ser os PSD com mais de 57 anos.

    Gostar

  9. João Lisboa's avatar
    7 Julho, 2013 01:40

    “Após Maria de Lourdes Pintasilgo, Portugal volta a ter como Primeiro-Ministro uma mulher”

    Não é a única repetição: http://lishbuna.blogspot.pt/2013/07/deja-vu.html

    Gostar

    • Mario Braga's avatar
      7 Julho, 2013 02:07

      PRIMEIRA MINISTRA?
      PRIMEIRA ESTRANHA-SE
      DEPOIS ENTRANHA-SE?

      UMA MULHER?
      QUAL DELAS?
      E VÃO CUADOPTARE?

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        7 Julho, 2013 02:28

        SERÁ QUE QUIS DIZER…..

        CUNHAL FOI O ÚNICO VENCEDOR

        e ainda por cima não o avisaram

        cadê a múmia?

        DOS VERÕES QUENTES ECONÓMICOS OU ECO-CÓMICOS QUE ENLOUQUECEM

        MESMO OS MAIS ECONÓMICOS DOS HOMENS EM LUZES VERDES E PASSES MÁGICOS COM COELHOS UMA PALHAÇADA DESSAS COM UM REI MAGO QUE NÃO DEVE TER ENTREGUE O OURO DO RENO AOS PALHAÇOS DO PRESÉPIO NACIONAL QUE MIRRA POR MAIS QUE O INCENSEM

        Gostar

  10. jose Silva's avatar
    jose Silva permalink
    7 Julho, 2013 06:46

    Discordo.
    PPCoelho é o derrotado.

    A recessão está a acabar. Todos os indicadores o confirmam: Redução do deficit externo, abrandamento do desemprego, valorização das casas, até o esgotamento dos bilhetes de concertos de musica que significa fim da recessão.

    Paulo POrtas perde credibilidade mas ganha poder na Economia numa altura em que o fim da recessão é visível. E ganha acesso ao tráfico de influencias e poder. 2 vitórias que compensarão a perda de credibilidade. Alem do mais, o povo não se lembra desses episódios na hora de votar.

    PPCoelho foi completamente derrotado por Portas que assim atingiu os seus objectivos de poder e protagonismo.

    As únicas incertezas nesta análise é:
    PPCoelho teve que ceder para manter o governo. Como vingança vai deixar de reter a investigação aos submarinos de Portas.
    A conjutura económica está em recuperação, mas a subida das taxas de juro internacionais no final do ano irão novamente trazer dificuldades e eventualmente um 2º resgate.

    Gostar

    • JDGF's avatar
      JDGF permalink
      7 Julho, 2013 09:10

      PPCoelho não cedeu para manter o governo. Ajoelhou-se para ‘manter’ o PSD no governo e adiar o ‘seu’ harakiri A legitimidade (tanto invocada) ficou reduzida a isto: um partido com 12% do eleitorado tomou as rédeas da governação.
      A posse do ‘pote’ mudou de mãos. Um triste espectáculo que AJSeguro não consegue compreender as razões.
      Na verdade, toda a estratégia do PS é extemporânea e está deslocada da realidade que está a ser paulatinamente modelada. Só lhe vai ser ‘permitido’ (pelo PR) regressar ao poder após o 2º. resgate. Para se afogar num ‘mar de austeridade’…

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        7 Julho, 2013 09:14

        Estão todos a dar demasiado crédito ao uniforme do Portas. Até eu me posso vestir de general e achar que mando alguma coisa.

        Cronyismo tem o mérito de necessitar de dinheiro para funcionar. Passos mantém governo a “funcionar” à espera do fim enquanto Portas assume o ónus do fracasso.

        Gostar

    • almaiacorreia's avatar
      7 Julho, 2013 17:59

      Errado – a recessão estava recuar! Esta semana afundou essa possibilidade! Resta-nos chegar ao final do resgate e “cair” no braços do BCE – o que será muito difícil, não estou a ver os investidores esquecerem esta traição! Ainda para mais há o fato da França ter entrado em recessão, a Holanda já lá se encontra e Bélgica começara a “colapsar”. A Espanha, por nossa culpa, pagou juros mais altos pela última emissão de dívida e o euro perdeu terreno face ao dólar! É o Paulinho que vai bater o pé à TROIKA? Até a pouco tempo tínhamos conseguido “recomprar” parte da nossa dívida (veja o último “presente” – envenenado – que o Gaspar deixou, com a o aumento do limite de compra pelos Fundos da Segurança Social da Dívida Pública. Lá começa o “cisma grisalho” a confirmar-se e a minha e a Sua pensão a esfumar-se!)

      Gostar

  11. Sousa Pinto's avatar
    Sousa Pinto permalink
    7 Julho, 2013 07:15

    “É mais um filho da Pátria amada que, estando ela desmoronada, se alevanta.”

    Era a vez dos obstáculos de casa.
    Mas Paulo Portas também já não empata muito mais.
    O que é que Paulo Portas tem em comum com Jerónimo de Sousa, com Francisco Louçã, e com Mário Soares?
    A visão estreita de pessoas que representam um partido político.
    Porque é que o António Capucho, a Manuela Ferreira Leite e muitos outros estão contra o Passos Coelho?
    Pela mesma razão porque nunca foram capazes de melhorar Portugal quando tiveram oportunidade para isso.
    Porque é que o João Semedo diz apenas que este Governo está ferido de morte e que os ministros hoje dizem uma coisa e amanhã dizem outra sem vergonha na cara?
    Porque quer ainda mais protagonismo e poder, razão porque saiu do PCP, e porque não é verdadeiro, metendo tudo no mesmo saco, sabendo ele muito bem que se está a referir ao Paulo Portas e que nunca poderia meter o Passos Coelho nisso. Não é justo.

    Pedro Passos Coelho é um homem simples, justo, trabalhador e com visão de Estado.
    Depois de conhecerem tanto político com letra pequena, não é para admirar que os portugueses tenham dificuldade em acreditar neste. Mas o caminho faz-se percorrendo-o.
    Tal como o azeite se separa da água e vem ao de cima, espero que cada vez mais portugueses reconheçam no Passos Coelho o governante que Portugal precisa.

    Gostar

    • cristof9's avatar
      7 Julho, 2013 10:51

      grande fé!! so ajuda uma boa fé. quem é que permitiu que o Crato arruinasse todo o programa ? foi o mafarrico!! certo .agora sem o homem lá o seu querido garoto teve que ser travado na “alta politica” em que delirava ,humilhantemente lá por fora. e apesar dessa fé toda pense se não deve um post de agradecimento a Merkl &Ca

      Gostar

    • ZL's avatar
      7 Julho, 2013 11:54

      Concordo que Passos Coelho se comportou dignamente nesta crise, ao contrário de Portas, cuja actuação foi simplesmente miserável, e do restante CDS/PP (se é que existe restante CDS/PP), que devia ter desautorizado publicamente Portas em vez de ir de chapéu na mão pedir-lhe o favor de reconsiderar.
      Quanto à esquerda, o costume… a única coisa que sabe fazer é clamar por eleições antecipadas, se possível logo no dia seguinte às anteriores. E assim tivemos ontem, outra vez, Arménio Carlos a berrar que a “esmagadora maioria” do povo português quer eleições antecipadas. Que legitimidade possui este indivíduo para falar em nome de “esmagadoras maiorias”? Em meu nome não fala, seguramente.
      A melhor prova de que Passos Coelho se comportou à altura daquilo que se lhe exigia como 1.º ministro é a fúria inusitada com que os “comentadores” de esquerda (ou seja, quase todos) o têm tratado. Ontem, até ouvi um tipo do Expresso (não sei o nome, nem me interessa) referir, completamente a despropósito, que Passos Coelho fez, em tempos, um casting para cantar num espectáculo de Filipe la Féria e foi recusado. Outros, só não lhe chamam pai… Entrámos, pois, no caminho do achincalhamento pessoal, o que só pode ser sinal de desnorte dos comentadeiros do regime porque Passos Coelho, ficando, lhes trocou as voltas. Eles que já estavam a ver o PS de volta ao pote, a distribuir generosamente avenças e assessorias pela malta dos jornais e das televisões…

      Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        7 Julho, 2013 12:07

        Nem mais !

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        7 Julho, 2013 16:01

        Lá que o homem é um politico mediocre…lá isso é verdade! a cartinha do Gaspar diz tudo, não é preciso mais nada!
        Ahh, os Blasfemos andam a perder o verniz, porque é que será?

        Gostar

    • Antonio Lopes's avatar
      Antonio Lopes permalink
      7 Julho, 2013 15:13

      Apoiado!

      Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    7 Julho, 2013 07:24

    Este Vitor Cunha a falar do Coelho está a ficar parecido com o Jorge Jesus a falar do Benfica.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      7 Julho, 2013 08:07

      Sinto-me mais Bobby Robson a comentar o jogo numa língua estranha, a dos indígenas que se crêem europeus a sério.

      Gostar

      • Piscoiso's avatar
        7 Julho, 2013 12:46

        Quem é o seu tradutor?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        7 Julho, 2013 12:48

        Nice game, good match, very good teamwork. Boa jogo, multo bone equipo.

        Gostar

      • Duarte de Aviz's avatar
        Duarte de Aviz permalink
        7 Julho, 2013 19:13

        A treinador do Porto até eu pegava de estaca…

        Gostar

  13. licas's avatar
    licas permalink
    7 Julho, 2013 08:04

    Mas que grande frustração:
    Depois de tanto labor
    Lá se foi a Eleição . . .
    Não posso conter a dor.
    ____
    Um homem nunca desiste,
    A honra não deixa, não!
    *Seguramente* persiste,
    Mesmo se em contra-mão
    _____
    P´rá próxima é que será:
    Que o malvado do Coelho
    Do tiro safou-se, pá.
    Mas não vai chegar a velho.
    ______
    Deve ser bem entendida:
    De Pê-Esse p´ra Pê-Esse,
    Alternância consentida
    Que outra não se padece.

    Gostar

    • piscoiso's avatar
      piscoiso permalink
      7 Julho, 2013 12:49

      Boa métrica.
      Quando não entra em insultos, até se consegue ler.

      Gostar

  14. Z's avatar
    7 Julho, 2013 09:37

    Estão a complicar algo bastante simples.
    .
    O Portas quer lá saber da Maria Luís. Ele quer é ter onde colocar os seus boys e girls.
    .
    Já pensaram no porquê das alterações com o Ministério do Ambiente? Parece estranho, não é, o que tem o ministério do Ambiente a ver com isto?!…
    .
    Pois, mas é aí que está a chave.
    .
    Vou dar uma pista. Vejam quem foram os nomeados para direções gerais e inspeções gerais no âmbito do ambiente.
    .
    É que a ministra queria lá meter os amiguinhos mas não conseguiu.
    Então fez birra: “Se não posso meter lá quem quero, então não quero cá ambiente nenhum!”
    .
    E assim aparece um novo ministério.
    E com a tomada de poder do cds noutrs campos, novos lugares aparecem para serem ocupados pelos amiguinhos.
    .
    Portanto, qual preocupação com políticas económicas, qual carapuça.
    A preocupação é sempre a mesma. Alimentar as clientelas partidárias.

    Gostar

  15. licas's avatar
    licas permalink
    7 Julho, 2013 09:46

    Um democratico-céptico?
    Ou simplesmente um *Jeremias* miando?

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      7 Julho, 2013 09:49

      Isto agora é comentar o resultado do festival da canção.

      Gostar

  16. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    7 Julho, 2013 09:57

    Afinal, o “palhaço” era outro.

    Gostar

  17. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    7 Julho, 2013 10:00

    Para que o Passos Coelho fosse vencedor, o PSD tinha que sair do governo.

    Gostar

  18. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    7 Julho, 2013 10:04

    Ao analisar-se a futura composição organo-institucional, a manutenção da Ministra que despoletou a demissão do P. Portas e a sua carta de demissão, face aos futuros doze meses, em que Portugal tem que reganhar a confiança dos mercados e dos parceiros internacionais para evitar um segundo resgate, só mesmo alguém da extrema-direita ou um drogado pode dizer que esta foi uma vitória política do CDS.

    O Paulo Portas foi promovido a Vice-Primeiro Ministro mas tem que convencer a Troika que fará a tão famigerada reforma do Estado e o corte de pelo menos 5 mil milhões de euros, que foi a verdadeira razão porque se demitiu. Comprometeu-se a propor uma alternativa ao corte da despesa do Estado e foi incompetente em a apresentar em tempo útil para ser negociada com a Troika. O tempo-limite esgota-se daqui a pouco mais de uma semana. E neste tempo, o Paulo Portas terá que negociar esse corte da despesa com a Troika e terá que assumir o desgaste político de gerir este dossier.

    E nos próximos meses, aquilo que vai ser necessário para garantir o acesso aos mercados será tão desagradável e de custos políticos tão altos, que o Paulo Portas enguliu um sapo político, ser Vice-Primeiro Ministro, mas será o principal responsável a dar a cara, tanto internamente como externamente. Os passeios pelo mundo das Necessidades ficaram de fora da projecção de uma imagem de Estado e agora Paulo Portas terá que se sujar bem no fundo do conflito político para salvar-se. A si e ao seu partido.

    Só mesmo a extrema-direita ou alguém que se droga profundamente poderia ver neste desfecho uma vitória política de Paulo Portas. Ou alguém sem consciência do que será necessário fazer em Portugal, nos próximos 12 meses, para voltar a reconquistar a confiança e a credibilidade dos mercados. A menos que haja quem acredite que as taxas de juro portuguesas tinham descido apenas devido aos esforços do BCE, como alguma extrema-direita o defendia claramente. O que revela muito da inépcia e capacidade de entendimento dos problemas económicos com que se defronta a extrema-diireita portuguesa. Ou pseudo-elites, na gíria do João Miranda.

    A mesma extrema-direita que não compreendeu as razões porque desceram as taxas de juro portuguesas também não compreende o papel que terá o Paulo Portas nos próximos meses, precisamente na área mais dificil em Portugal: cortes permanentes da despesa e reforma do Estado. E ainda ter que prestar contas à Troika desses mesmos objectivos.

    Em Portugal, demasiados escrevem mas pouco sabem realmente. Papagios, à direita e à esquerda, têm muitas palavras mas pouca inteligência. São as tais elites portuguesas, que se acham boas mas não passam de papagaios. Ou cucos.,

    Gostar

    • Simon Teles's avatar
      7 Julho, 2013 10:23

      O mais importante será tão-só saber dar-lhe o jeito, o passe de magica em que portas êh bom, bem melhor que o passos, um mau dançarino. E veras, ou anti, para bem de nos todos, como o portas ainda conveNce a Tróia a abrir-nos a bolsa a melhores condições de tempo, do juro e de jogo. Passos e o Gaspar estavam por tudo, por agradarem a merkel donzela, façam isto e aquilo, o que eu mando. Mas com certeza, vossa excelência manda .

      Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        7 Julho, 2013 22:33

        O Teles ainda deve acreditar no Pai Natal…

        Gostar

    • JDGF's avatar
      JDGF permalink
      7 Julho, 2013 11:06

      Será que Portas – que não tem quaisquer condições políticas para concretizar os cortes orçamentais no aparelho de Estado prometidos por Gaspar à troika – fica no Governo à espera do 2º. resgate?.
      Parece-me bem que não. O acordo PSD/CDS ontem anunciado foi classificado como ‘sólido’, mas acima de tudo é ‘sórdido’…

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        7 Julho, 2013 15:00

        Vc. acaba por confessar que o grande derrotado desta crise política é o P. Portas e o… José Seguro.

        O corte da despesa é inevitável.

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      7 Julho, 2013 11:41

      Anti-comuna,

      Os seus comentarios são sempre uma mais-valia.

      Duvido que a situação politica evolua de modo tão linear como diz mas creio que a sua analise é mais lucida do que aquelas que apontam para uma mera vitoria politica de Paulo Portas sobre Passos Coelho.

      Embora concorde com muito do que diz a proposito, não utilizaria o termo “extrema-direita” para classifcar certos sectores do liberalismo “doutrinal” (ou “de pacotilha”, como Vc mesmo chegou a dizer, com alguma maldade mas também com muita propriedade !…)

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        7 Julho, 2013 15:03

        Não creio que algum partido político tenha coragem de derrubar o Governo pois isso implica automáticamente um segundo resgate e eventual reetsrututação da Dívida, falência dos bancos, fuga de capitais, forte instabilidade económica e, naturalmente, política.

        P. Portas está amarrado a este Governo e aos resultados das tais reformas que ele pensa que consegue fazer. É que não basta prometer baixar a carga fiscal, mas com essa baixa da carga fiscal o respectivo corte da despesa.

        O país está quase a falir de novo. E ainda em pior situação que há apenas dois anos.

        Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      7 Julho, 2013 13:32

      O que diz é a melhor prova de qe o Coelho foi comido. Ainda por cima, ficou com a responsabilidade de ter escolhido a Maria que vai fazer figura de má nos próximos tempos.

      Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      7 Julho, 2013 14:17

      As asneiras foram tantas que “brilhar” é fácil. Basta descer o IVA da restauração, conjuntamente com o início de verão, para o desemprego descer. Ou alguém acredita que a grande massa de eleitores vai estar muito preocupada com a “reforma do Estado”?

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        7 Julho, 2013 14:21

        Cronyismo revisitado. O lobby da sardinha.

        Gostar

      • Me's avatar
        8 Julho, 2013 00:03

        se calhar vai ficar tb à espera que os desempregados da restauração se ” ajustem ” rapidamente e vão trabalhar para o sector salvador exportador de bens transacionáveis , João Miranda LR e Cunha revisitados 🙂 , que insistem na parvoíce de levar à falência empresas mesmo depois de verem que os trabalhadores se “ajustam” mas é emigrando.

        Gostar

    • jose Silva's avatar
      jose Silva permalink
      7 Julho, 2013 16:25

      Caro AC,

      Socialista como é, Portas vai imediatamente pedir a renegociação dos prazos, empurrar os prazos com a barriga, para não ter que fazer cortes. A contrapartida para a troika será privativar em crony capitalism serviços publicos para os amigos do CDS…Enquanto o pau vai e vem folgam as costas. Portas é bom na propaganda e não acredito que faça qualquer corte nas despesas. Vai no fundo fazer a política do PS e da esquerda.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        7 Julho, 2013 20:02

        Caro José Silva, já não chega negociar com a Troika e obter mais alguns favores. O Governo tem que agradar primeiro aos mercados para poder ter a ajuda do programa do BCE. Para agradar aos mercados é preciso que o Estado corte na despesa pública e baixe o défice de forma a que com taxas de juro desçam e Portugal possa entrar no programa do BCE.

        O problema é que em Portugal andam todos convencidos que as taxas de juro desceram durante quase 18 meses graças ao BCE. E ainda não entenderam que as taxas de juro desceram porque havia em Portugal uma política coerente de corte do défice orçamental e perspectivas de um défice controlado. Portugal para ter a ajuda do BCE precisa primeiro de ter acesso aos mercados, Portanto, sendo assim, para as taxas de juro descerem é preciso atrair investidores. E só depois desse acesso ao mercado é que se pode pensar numa posssível ajuda do BCE.

        Como é que o Governo vai atrair investidores e baixar as taxas de juro? Não basta renegociação com a Troika, é preciso baixar o défice orçamental e cortar na despesa pública. De outra forma, será dificil atrair investidores para a Dívida Pública e para as próprias novas emissões. O BCE a ajudar, só depois de Portugal agradar aos mercados e ter taxas de juro convincentes é que se pode pensar nessa fase.

        Concluindo, caro José Silva, o Governo terá primeiro que agradar aos mercados e as renegociações com a troika podem ajudar mas não basta. O fulcro do principal problema agora já não é a Troika mas agradar aos mercados e atrair investidores. Que agora desconfiam de Portugal e da sua crónica instabilidade política.

        Gostar

      • jose Silva's avatar
        jose Silva permalink
        7 Julho, 2013 20:44

        Caro AC,
        Você também está a julgar que os mercados são inteligentes, mas não são, infelizmente. Basta o Porta apresentar algumas medidas bem direccionadas que consegue colocar os rácios deficit/PIB dentro das médias sem fazer os cortes que não tem coragem de o fazer. Exemplos:
        – Novamente a TSU1 ou medidas equivalentes que forcem o ajustamento do não transaccionável para o transacionável;
        – Mais medidas para a formalização da economia informal, aumentando o PIB estatístico e reduzindo o rácio de deficit;
        – Relancamento do crescimento por redução das importações: Plano nacional de incentivo ao transporte público de urbano de passageiros e transporte ferroviário de mercadorias, reduzindo assim a necessidade de importações de petroleo (soube há horas que o meu irmão, emigrante de luxo em Lausanne, Suiça, anda de autocarro, porque ainda não levou o mercedes dele para lá);
        – Umas PPPs de serviços públicos com muito crony capitalism, satisfazendo clientelas do CDS, bem manipulado, leva facilmente uma carga de funcionários públicos para o privado, reduzindo assim o deficit; Por exemplo, privatizar/PPPizar a justiça de negócios e assim reduzir ao perimetro do Estado;

        POrtanto, o POrtas, é bem capaz de conseguir cumprir as metas do defict sem medidas dolorosas; Basta um bocadinho de inteligência. E os mercados, a troika que não são muito inteligentes, aceitarão essas medidas.

        É evidente, que todas as medidas que envolvam PPPs ou economia não transaccionável ou crony capitalism, a prazo se transformam em penalização para os contribuintes. Mas o timing do Portas é provar que com ele Portugal saiu da recessão e venceu a crise nos próximos 2 anos. A verdade é que neste momento a recessão já acabou e o sucesso que se verá nas estatisticas daqui a 6 meses nada terá a ver com Portas, mas sim destes 2 primeiros anos de Gaspar que cortou na economia não transaccionável e corrigiu as contas externas.

        Onde tudo isto pode ser furado é na previsível subida das taxas de juro internacionais. Nesse cenário, toda esta narrativa é furada e POrtugal precisará de 2º resgate mesmo que o ajustamento do Gaspar tenha sido correcto, ou que oportunisticamente Portas tenha feito um hit the ground running.

        Gostar

  19. Simon Teles's avatar
    7 Julho, 2013 10:09

    E esse passos, como assim portas, autenticas donzelas, precisavam era de um homem, bem diz Pedro arroja e com ele nos também .

    Gostar

  20. Jota's avatar
    Jota permalink
    7 Julho, 2013 10:23

    E onde entra o Arménio nesse jogo? Seria engraçado saber, talvez o porta-voz de (certos) espectadores? Mas se formos a ver bem já não tem esses funções e querem juntar-se aos clubes grandes, de preferência como satélite do clube do Jerónimo…

    Gostar

    • Aladdin Sane's avatar
      7 Julho, 2013 10:43

      Quem é o Arménio? Quem é o Jerónimo? O dos 12% nas sondagens? Mas não sabe que isso são partidos folk? São de protesto, mas não passam daí. Olhe o Syriza, ou Alzyra, ou lá o que é. Veja o partido nacionalista flamengo, que foi mais votado mas recusou-se a formar Governo.

      Gostar

  21. cristof9's avatar
    7 Julho, 2013 10:43

    post brilhante só sugiro que troque o nome da 1ª ministra para Angela. gostava de trabalhar na Tempora/GCHQ´S ingles para poder ter ouvido a “a-poiadela” que o Coelho levou da Merkl. A imagem turva na tv seria do fumo das orelhas?

    Gostar

  22. mais parece uma novela mexicana's avatar
    mais parece uma novela mexicana permalink
    7 Julho, 2013 11:11

    ou seja, ficar quietinho, sem fazer barulho, delegar todas as pastas relevantes, fazer de estátua, simples figura decorativa.

    grande estratégia de passos coelho!!

    o cds neste momento tem todo o destaque. maria luis albuquerque começou ontem a ser engolida por portas e ninguém reparou. com 12% dos votos o cds está no centro da vida política, controla as pastas mais relevantes, tem a possibilidade de passar a imagem de que está a lutar pelos portugueses, em oposição a passos e gaspar que não se conseguirão nunca livrar da imagem de enviados a troika em portugal. algo que portas fará questão de relembrar sempre que tiver possibilidade.. ele sempre foi contra gaspar e tudo.. olha lá ele todo pimpão com pose de estadista a lutar pelos portugueses lá fora..

    grande passos! grande estratega político! grande psd!

    aposto que depois do que aconteceu ontem os autarcas do psd vão penitenciar-se e colocar o símbolo do partido nos cartazes!

    enfim. uma coisa damos todos como certa. nas próximas eleições legislativas o psd vai ser esfrangalhado, e ainda bem. já o cds… logo se vê.

    Gostar

  23. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    7 Julho, 2013 11:28

    Ai Lagarde, Lagarde, não trocas umas ideias com vitorcunha e depois dá nisto 🙂
    .
    http://www.publico.pt/economia/noticia/fmi-diz-que-ajuste-orcamental-nao-tem-de-ser-levado-ao-maximo-e-admite-erros-1599532

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      7 Julho, 2013 12:04

      Hoje o FMI já é bom outra vez? Já cobram menos juros que o FEEF?

      Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      7 Julho, 2013 20:23

      Às vezes, mesmo perante o drama escrito e representado pelo governo, ainda me consigo rir. Imaginemos o que seria um puto chegar a casa e dizer aos pais que partiu os vidros da vizinha com uma pedrada. Imaginemos ainda que os pais do reguila viam os vidros partidos e os testemunhos da leviandade.
      Vão os pais do catraio aceitar a situação? Não. Vão continuar a negar até que nos doa a nós, testemunhas. Chama-se estado de negação. 😉

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        7 Julho, 2013 20:41

        Fincapé, volto a perguntar: os valor dos juros pagos ao FEEF e ao FMI… qual é o maior?

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        7 Julho, 2013 21:42

        Desculpe, caro Vítor, mas valores também altos se alevantaram… da mesa.
        Suponho que os juros do FMI são mais altos. Mas não sei se dá para passar no exame. 🙂

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        8 Julho, 2013 00:58

        Ah! A da mesa era referente ao meu jantar. 🙂

        Gostar

  24. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    7 Julho, 2013 11:42

    VC a ensaiar o seu momento «Monty Python»…

    Gostar

  25. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    7 Julho, 2013 11:58

    Parece-me que ao VC escapou a queda abrupta de posição de Passos Coelho na lista internacional do poder, e mesmo na lista nacional (os banqueiros já não o levavam a sério, mas agora sem Gaspar e com este golpe de Portas e do seu PP no governo, Passos Coelho descobrirá novas experiências pessoais de redundância).

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      7 Julho, 2013 12:06

      Há vida além do circo partidário, é o défice.

      Gostar

      • YHWH's avatar
        YHWH permalink
        7 Julho, 2013 12:13

        Esse continuará bem significativo após a passagem deste governo.

        E nem com receitas extraordinárias lá vai…

        Gostar

      • Estou a ver...'s avatar
        Estou a ver... permalink
        7 Julho, 2013 12:20

        é o défice… de inteligência!

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        7 Julho, 2013 12:45

        Estou a ver… que gosta de confissões públicas.

        Gostar

      • Estou a ver...'s avatar
        Estou a ver... permalink
        7 Julho, 2013 13:22

        Estou a ver… mas confissões… é mais no privado!
        Para confissões públicas… escrevia posts num blog!

        Gostar

    • Aladdin Sane's avatar
      7 Julho, 2013 13:10

      “Lista internacional de poder”? O que é isso? Quem a publica?

      Este blockie delira, passe a redundância.

      Gostar

      • YHWH's avatar
        YHWH permalink
        7 Julho, 2013 16:59

        Aladino, regresse à realidade, saia da lâmpada que não é o seu lugar…

        A «lista» que refiro é tão real que nem precisa de estar escrita ao modo gaspariano ou portista: basta-lhe a tradição oral, e a fricção dos seus personagens com a Realidade…

        Gostar

    • almaiacorreia's avatar
      7 Julho, 2013 18:11

      Os “banqueiros” já o não levam a sério? Será que há verdadeiros banqueiros depois do “golpe de Estado” realizado pelo Sócrates que meteu todo o sector no bolso? Claro que foi a CDG a pagar, e por conseguinte, todos nós! TROIKA/Gaspar/PPC “travaram” as obras públicas (BES), fizeram descer as taxas de juro da República, mau para os bancos que compraram a dívida à pedido do “coiso”. Vamos falar da privatizações, então o JP Morgan vai/iria ser o próximo parce3iro do estado na TAP e nos CTT (os banqueiros!!!!!!!!)? As PPP vão ser alvo de ação judicial – lá está o “Centrão” aflito e os banqueiros atrapalhados!!!!! Não falemos das SWAPS – Vitorino no Santander, lembram-se?

      Gostar

  26. RJ's avatar
    7 Julho, 2013 14:05

    Acho que esta negociação se pode resumir a isto:
    Passos amanha Portas ao leme, agora se isto é uma vitoria do Portas parece-me bastante complicado, para onde quer que o barco vai ele vai atras, ainda por cima com a lembrança de andar a fazer estas birras e não ser confiavel. A cara do Sr.CDS durante a declaração do Passos não era propriamente a de um vencedor.

    Gostar

    • RJ's avatar
      7 Julho, 2013 14:06

      *Passos amarra Portas ao leme*

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        7 Julho, 2013 17:50

        estas conversas estão a ficar sado-masoquistas e eróticas.Amarração?…Amarra-me que eu gosto…

        Gostar

      • YHWH's avatar
        YHWH permalink
        7 Julho, 2013 20:17

        Navy boys all YMCA way…

        Gostar

  27. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    7 Julho, 2013 18:08

    “Passos Coelho é o único vencedor”
    ….
    “Passos Coelho libertou-se do ónus das reformas de estado, passando a pasta para Paulo Portas, que acumulará a responsabilidade do insucesso com a penalização eleitoral do seu partido nas próximas eleições.”
    ——–
    Esperei um pouco para ver se o Vítor corrigia o título e o texto, a pensar que era engano. Não corrigiu, porque, afinal, o Vítor escreveu mesmo o que queria dizer. E o que quer dizer o Vítor? Quer dizer que Passos Coelho ganhou porque, como primeiro-ministro, continua totalmente à margem dos problemas do país, despachando-os para quem não os consegue resolver (no seu pensar).
    Eu não acho que seja vitória nenhuma ter assim um PM. Ainda por cima um que queria os políticos julgados em Tribunal pelo mau desempenho da economia e pelos erros políticos cometidos.
    ——–
    Conclusão: Passos Coelho é bom porque é péssimo.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      7 Julho, 2013 18:15

      Tem que escolher, Fincapé. Não pode optar pela política e pela economia em Portugal, são mutuamente exclusivas.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        7 Julho, 2013 18:21

        Opto pela Economia Política e pela Política Económica sensatas Quanto à minha conclusão… que é a sua… 😉
        Tinha-me esquecido de um dos links sobre o assunto.
        http://www.tvi24.iol.pt/economiaeconomia/psd-passos-coelho-economia-crise-responsabilidade-criminal-agencia-financeira/1206718-1730.html

        Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        7 Julho, 2013 18:33

        Vitor : assuma de vez que Passos não representa quem o elegeu e é incompetente. O P.R. sabe bem ,mas não tem alternativas ,vai dar-lhe posse e a seguir às autárquicas vamos a eleições.Estamos a perder tempo ,o governo é morto .Aceito qualquer governo ,mas sem estes dois senhores (Passos e Portas).O Dr Gastar tão defendido ,quando já era evidente o descalabro, escreveu e bem ,o epitáfio deste governo e destes 2 senhores.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        7 Julho, 2013 19:54

        Acho curioso que me solicitem para assumir seja o que for.

        Gostar

    • almaiacorreia's avatar
      7 Julho, 2013 18:27

      Caro Fincapé, PPC não é péssimo nem ótimo! Olhe, há quanto tempo anda o PP de “namoro” com PS? O Gaspar deixou dinheiro até Março (segundo alguns, cuja dificuldade em fazer as contas nos conduziu até aqui, por isso é de desconfiar – José Gomes Ferreira afirmou que, antes desta crise, teríamos dinheiro atá novembro e que agora teremos dinheiro até setembro, e eu acredito mais no José!!!) e esta era a altura ideal de “caçar” o coelho! PP seria o salvador, o arauto do crescimento e da estabilidade e esta só seria possível com novas eleições e como corte com a política do atual governo! Maiorias absolutas não seriam possíveis e o PS, paladino do crescimento, nunca iria para o Governo com o PSD da “manela” e do “rio”, pois esses estariam a “deitar abaixo” PPC e assumiriam o ónus dos “erros” da governação do PSD! Fabuloso!!!! Desastre!!!!! PPC não se demitiu, os “mercados” assustaram-se, a “credibilidade” desapareceu e os juros da dívida subiram “comendo”, mais que o Constitucional, a folga orçamental! Para mais o Povo, na sondagem já preparada mas não realizada, veio a demonstrar que o Povo não ouviu a Voz do Dono e pronunciou-se contra eleições antecipadas – 64% disse não! PPC não se assustou e não deixou cair o Poder na rua e Draghi veio disser que “Portugal está em boas mãos” http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/draghi_sobre_maria_luis_portugal_esta_em_boas_maos.html
      Será que PPC é péssimo? E Marcelo é péssimo? Barroso também? Santana também?

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        7 Julho, 2013 19:01

        O meu comentário de cima tentava ser uma resposta ao post do Vítor e só pode ser interpretado nesse contexto. Mas, fora isso, parece-me que Passos Coelho é mesmo mau. Se satisfaz o BCE e e os nossos credores, tudo bem. Que satisfaça. É melhor do que nem isso. Conhece-se muito pouco dele: parece que andou a dar cursos de formação para pessoal de apoio aos aeródromos muito acima das necessidades. Do resto, nada. SE eu tenho alguma coisa a ver com a sua vida? Nada, mesmo nada. Mas se outros políticos foram exaustivamente escrutinados, estranho este “esquecimento”. Tanto mais sendo o seu discurso político redondo e naturalmente confuso, as suas ideias manifestamente desconhecidas, a sua liderança do governo fictícia, as suas reuniões e estratégias com o seu parceiro de coligação inexistentes, os seus resultados inacreditavelmente maus (pelo menos para o que ele ia afirmando e ainda ontem afirmou). Assim, todos devemos estar com o coração nas mãos. A maioria dos portugueses não estão virados para eleições? Acho normal porque sou um deles. Não vejo grande saída das eleições. Se ganhasse a direita, quanto muito haveria uma espécie de “remodelação” do atual governo. Isso poderia fazer PPC se quisesse ou fosse capaz (será que agora vai fazê-la em vez de andar de remendo em remendo?). Se ganhasse Seguro… bem, não faço a mínima ideia das consequências. O currículo dos seus mais próximos só o vi uma vez na Visão e achei-os deprimentes. E não faço a mais pequena ideia de quem pudesse ir para um governo do PS uma vez que nem porta-vozes por área são visíveis.

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        7 Julho, 2013 21:51

        almaiacorreia

        “PPC não se demitiu, os “mercados” assustaram-se, a “credibilidade” desapareceu e os juros da dívida subiram “comendo”, mais que o Constitucional, a folga orçamental! ”

        almaia, Vc não percebe nada destas tretas poi não? bem me parece… olhe vá tentando pode ser que lá chegue!

        Gostar

  28. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    7 Julho, 2013 18:34

    O comunicado de demissão de Paulo Portas na íntegra
    .
    1. Apresentei hoje de manhã a minha demissão do Governo ao primeiro-ministro.
    2. Com a apresentação do pedido de demissão, que é irrevogável, obedeço à minha consciência e mais não posso fazer.
    3. São conhecidas as diferenças políticas que tive com o ministro das Finanças. A sua decisão pessoal de sair permitia abrir um ciclo político e económico diferente. A escolha feita pelo primeiro-ministro teria, por isso, de ser especialmente cuidadosa e consensual.
    4. O primeiro-ministro entendeu seguir o caminho da mera continuidade no Ministério das Finanças. Respeito mas discordo.
    5. Expressei, atempadamente, este ponto de vista ao primeiro-ministro, que, ainda assim, confirmou a sua escolha. Em consequência, e tendo em atenção a importância decisiva do Ministério das Finanças, ficar no Governo seria um acto de dissimulação. Não é politicamente sustentável, nem é pessoalmente exigível.
    6. Ao longo destes dois anos protegi até ao limite das minhas forças o valor da estabilidade. Porém, a forma como, reiteradamente, as decisões são tomadas no Governo torna, efectivamente, dispensável o meu contributo.
    7. Agradeço a todos os meus colaboradores no Ministério dos Negócios Estrangeiros a sua ajuda inestimável que não esquecerei. Agradeço aos meus colegas de Governo, sem distinção partidária, toda a amizade e cooperação.

    Gostar

  29. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    7 Julho, 2013 19:34

    Parece, pelo post e pelos comentários, que estamos a assistir a um jogo de bola, com vencedores e vencidos, que só vai acabar lá para meados da próxima semana. Mas isto não é um jogo de bola, é a realidade portuguesa no seu melhor: o nº 2 do governo demite-se IRREVOGÁVELMENTE, e o 1º ministro em vez de o ajudar a ir-se embora, dá-lhe, para o bem e para o mal, o que ele lhe exige para o manter no governo.
    Entretanto o facto de se ter deitado ao mar a pouca credibilidade conquistada lá fora à custa dos sacrificios da maioria dos portugueses, parece não preocupar ninguém. Podemos no entanto ficar certos de duas ou três coisas: depois deste degradante espectáculo, difilmente alguém no seu perfeito juizo vem investir na economia desta parvónia; pedir dinheiro emprestado para o pós troika, está agora posto de parte, porque ninguém no seu perfeito juizo empresta dinheiro a uma “gaiola das loucas” como Portugal; o que abre caminho ao tão almejado (por alguns) 2ª resgate, que vai fazer sofrer aos portugueses a verdadeira austeridade.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      7 Julho, 2013 20:00

      A C Silveira,

      Talvez isso mesmo que disse seja o motivo pelo qual até não estou insatisfeito com a bola. Se não se resolve de uma maneira, resolve-se à bruta porque “o que tem que ser tem muita força”.

      Gostar

      • YHWH's avatar
        YHWH permalink
        7 Julho, 2013 20:21

        Saber martelar implica não o fazer sobre os dedos, próprios ou alheios, mas sim sobre o prego e de modo eficaz.

        Tudo o que este governo de martelanço consegui em 2 anos foi mostrar como não se deve martelar…

        Mas o mau martelar sempre teve adeptos, crentes e convictos…

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        8 Julho, 2013 12:19

        O YHWH, quando martela o dedo, diz um palavrão? E aceita que os outros façam o mesmo? E continua a martelar? Ou arranja outro martelador? Questões pertinentes, como vê…

        Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      7 Julho, 2013 21:58

      Silveira
      Acha que o Passos foi papado? o homem não é lá muito inteligente, mas tambem não é parvo de todo!
      1- Quem é que ficou com a carninha do peito, quem?
      2-Quem é que ficou com os ossos, quem?
      Mau, mau será se o maquievel do Portas, se safar desta… é que assim em vez de serem os dois a levar a banhada, é só um!
      É o risco!

      Gostar

      • A C da Silveira's avatar
        A C da Silveira permalink
        8 Julho, 2013 00:56

        Não sei, nem estou interessado em saber, qual dos dois foi “papado”; mas sei quem ficou a perder com esta perfeita loucura: nós todos, os portugueses. O resto é conversa fiada!

        Gostar

  30. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    7 Julho, 2013 22:46

    vai passar a ir à missa todos os dias 🙂
    .
    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/07/07/passos-coelho-foi-recebido-com-aplausos-nos-jeronimos

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      7 Julho, 2013 23:15

      Grande campanha. Muito bem montada, sem dúvida. É palmas por todo o lado. Passos Coelho é o grande líder que Portugal necessita. Qual o seu grande rasgo? Até há três dias nenhum e apenas Gaspar era transformado em herói sabe-se lá porquê. Para muitos, Pedro Passos Coelho até era “socialista”. Então, o que houve de novo que o tornou um herói? Ter despachado para mau da fita e incompetente ministro todos os dossiers difíceis e impossíveis, continuando ele sem nada para fazer, exceto continuar a dizer coisas sem nexo para a comunicação social. Felizes aqueles que exigem tão pouco de um, digamos fingindo, líder. 😉

      Gostar

      • neotonto's avatar
        neotonto permalink
        8 Julho, 2013 07:07

        Se satisfaz o BCE e e os nossos credores, tudo bem. Que satisfaça. É melhor do que nem isso. Conhece-se muito pouco dele: parece que andou a dar cursos de formação para pessoal de apoio aos aeródromos muito acima das necessidades.

        .

        Para o BCE nao era o perfil mais pertinente? Lhe acomodaram a um neo puro, becario na Europa, e investigador por qualquer uma universidade americana ou canadiense et…voila. Tudo um pais ao seu alcance para…exprimentar !
        E o resto subidos acima da montanha rusa da economia e da politica global. Ambas unidas por um par de carris. Entretanto uns acham que a parada vai ser bem tranquila. Que o convoio nao vai sairse dos carris. Nao sei quais os precedentes que traem para o caso.
        Só da para esperar…porque se as manifestaçoes adecuadas e que deveriam para tal casso nao juntam mais familha que uma reuniao anual de condominios…peanuts.

        Gostar

  31. Aladdin Sane's avatar
    7 Julho, 2013 23:27

    Ó jesus nazareno sem as sete saias, esta deixou-me à banda:

    “A «lista» que refiro é tão real que nem precisa de estar escrita ao modo gaspariano ou portista: basta-lhe a tradição oral, e a fricção dos seus personagens com a Realidade…”

    Então que lista é esta? A lista internacional dos Coelhos? E está em boa posição no rank? Atrás do Coelho de Alice? Atrás do Prado Coelho? Atrás do Coelho da Turma da Mónica?

    Mas faz muito bem em apostar na tradição oral, YHWH. Com os Obamepisódios de invasão da privacidade cibernética, a oralidade é de facto mais segura.

    Como vê, não tenho resposta à sua altura. Vou manter-me na lâmpada, e pode ser que um dia me acorra um raciocínio brilhante como o seu.

    Mantenha-se por aqui. Eu adoro-Vos.

    Gostar

    • neotonto's avatar
      neotonto permalink
      8 Julho, 2013 07:28

      Por certo. Um dos agentes emprestatarios caidos nesta segunda parte do filme e o propio FMI. Por Pepe Grilho. Certamente, que isso faz confussao e pressagia um casso bem especial. Chumbada do primeiro plano o propio FMI junto com o Gaspar. Gaspar? Nao há ninguem insustituivel e imprescindivel neste tipo de situaçao…
      Agora vai passar a denominarse cómo? a Euroika?

      http://internacional.elpais.com/internacional/2013/07/07/actualidad/1373231940_648604.html

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        8 Julho, 2013 07:30

        Quanto se paga de juros ao FMI e quanto se paga de juros ao FEEF?

        Gostar

  32. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    8 Julho, 2013 10:13

    O VCunha e eu elevamos um pouquito o debate.
    Ja nao sao tao prioritarias as dessavenencias Passos/Portas. Olhamos (mais só e por um extraviado momento) as dessavenencias e queixumes Euroika e FMI.
    Mais…uma tal Lagarde nao era europeia?.
    UHUHUHU. Ja nao falamos de paises, naçoes, civilizacoes. Andamos a falar de dinheirito. Puro, contante e soante.
    Ja continuaremos…Até a próxima.

    Gostar

Indigne-se aqui.