Saltar para o conteúdo

Em defesa do salário público

11 Setembro, 2013

Ouvi, há minutos, na TSF, Mário Nogueira explicar de forma peremptória o motivo pelo qual devemos estar gratos por dirigentes sindicais não exerecerem actividades lectivas.

Segundo Nogueira, um universo de 70 alunos está a ser distribuído por duas turmas de 35 em vez de duas turmas com 30 e uma turma com 10. Porque não duas turmas com 23 e uma com 24? Porque desta forma, qualquer pessoa compreende a escolha milimétrica de Nogueira de um número conveniente: turmas de 23 e 24 alunos estariam bem dentro da média da OCDE para o ensino secundário.

Por outro lado, há números interessantes a discutir. Por exemplo, o facto dos professores portugueses receberem salário mais elevado que os professores suecos, ingleses, italianos, franceses, islandeses, gregos, checos… Em topo de carreira, recebem até mais que se os seus congéneres japoneses, belgas, espanhóis, e, pasme-se, noruegueses, suecos, finlandeses e dinamarqueses.

salarios-profs-ocde

Pela “defesa da escola pública”, porque não assegurar turmas com menos alunos? Tal pode ser facilmente conseguido através da redução do salário dos docentes. É uma questão de decidirmos o que é mais importante.

Adenda: parece que muitas pessoas (espero que não sejam professores) têm dificuldade em entender gráficos e legendas em inglês. São valores em bruto, em dólares, ajustados ao poder de compra.

174 comentários leave one →
  1. Fafe's avatar
    Fafe permalink
    11 Setembro, 2013 10:57

    Estes geadas é parvo e abusa disso.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 10:59

      Bom dia, senhor professor.

      Gostar

      • Fafe's avatar
        Fafe permalink
        11 Setembro, 2013 11:04

        Olha, sabes ler!

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 11:06

        Também sei escrever. Isso é que o deveria fascinar.

        Gostar

      • Fafe's avatar
        Fafe permalink
        11 Setembro, 2013 11:32

        Qualquer demente garatuja a voz do dono.

        E fui.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 16:10

        o casaco branco de señorito do sul profundo da alfredo da selva

        professor?

        nã é só um funcionário revivalista do julepo mint…..

        qualquer demente garatuja a fenprof

        é muy simplex muy básica

        mas é verdade que a classe envelhecida era em média bem paga dentro do quadro

        deixou de sê-lo e de parecê-lo com a paragem socratista……

        e vai de proa para o fundo quando chegarmos ao escudo

        se bem que em 89 ganhava 80 contos por umas vinte horas d’aulas

        e na eurropa se fizesse 64 contos por 160 horas a debitar carvão era uma sorte

        a vantagem é que ao fim dum ano os 64 contos em moeda forte
        mesmo sem juros trocavam-se por 100 notas de 1000…..

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 16:11

        por acaso nunca gostei de gajos em casacos brancos que se dizem professores

        é mania

        Gostar

  2. Fafe's avatar
    Fafe permalink
    11 Setembro, 2013 10:57

    este

    Gostar

  3. Luís Marques's avatar
    Luís Marques permalink
    11 Setembro, 2013 11:20

    ah, ah, ah, o Fafe entupiu.

    Gostar

    • Fafe's avatar
      Fafe permalink
      11 Setembro, 2013 11:29

      Não perco demasiado tempo com idiotas, tenho que ir ali ganhar um dinheirão.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 16:26

        mas tens o cu gordo sentado no sofá

        ou estás já em reuniões da escola?

        não tiraste um doutoramento para subir de escalão ó grande tanso

        a minha prima chegou ao 10ºescalão e é só dois anos mai velha catu….

        bolas acabaste o curso só aos 28 ….foi?

        tem mal não

        há muito atrasado no 7º escalão mai velho catu

        a via sindical é melhor que a anal …….

        se nã perdes tempo com idiotas

        deixas os alunos sem aulas

        ou só passas filmes?

        Gostar

  4. josegcmonteiro's avatar
    11 Setembro, 2013 11:21

    Escrever qualquer um faz. Com nexo poucos…
    vitorcunha deve aprender.
    Os salários dos professores são relativos.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 11:25

      São relativos à incapacidade dos contribuintes de os pagarem, sim.

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        11 Setembro, 2013 15:02

        Com a vossa fantástica, incrivel, e maravilhosa deriva neoliberal ainda vou os profs, a ganhar extraordinários ordenados mínimos!….

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 16:13

        escreve-se :ainda vou aos profs…..

        sim entre os desempregados a con trato deve haver muitos que te satisfaçam as taras

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        12 Setembro, 2013 02:13

        e nunca ganhámos sequer menos de 1 salário mínimo e meio

        em 1990 ganhava(m)-se dois salários mínimos e picos

        o mínimo eram 35 contos

        Gostar

  5. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    11 Setembro, 2013 11:27

    A lei diz que as turmas não podem ter mais que trinta alunos,
    Mas as leis neste país não são para cumprir.
    Um país de foras da lei nunca será um país.
    Por mais vitinhas que tenha,

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 11:28

      É prender os directores da escola que fizeram as turmas.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        11 Setembro, 2013 11:36

        E a direção geral que deu as ordens aos diretores das escolas? Aí quem é que manda, os mesmos diretores das escolas que receberam as ordens? Parece-me um paradoxo interessante…

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 16:20

        e anda à ré se tivesses cursado o 12º recentemente saberias que as escolas têm capacidade para auto-organizar-se

        daí terem nascido disciplinas novas durante o ano escolar de 2012/2013

        como literacia científica para dar horário aos professores do grupo 500 ao 520

        ou por exemplo

        mas num percebes disso né

        deixaste a escola há bué

        e sem aprender nada

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        12 Setembro, 2013 08:18

        Und, deve estar a falar daquela autonomia em que o Conselho Geral (o principal órgão da escola) recusa uma proposta do ministério (no caso, a entrada no mega-agrupamento) e no ano seguinte a escola faz parte desse mega-agrupamento. O ministério é que decide e dá as ordens às escolas, todas essas tretas de autonomia não passam disso mesmo, tretas. Visto que conhece (ou não) o sistema de funcionamento das escolas, certamente se lembra que este ano letivo todas as escolas tiveram de enviar listas de turmas e horários à administração central, turmas que a administração central mandou unir por serem demasiado pequenas e provocando o tal caos burocrático de turmas demasiado grandes.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        13 Setembro, 2013 02:12

        O PRINCIPAL ORGÃO NA ESCOLA É O DIRECTOR E OS SUB-DIRECTORES

        O CONSELHO GERAL DE CON DÓMINOS OU CON DOMINÓS É FORMADO POR GENTE QUE DELEGA NOS BUROCRATAS AS DECISÕES

        PORQUE CONVENHAMOS VER TESTES E CLASSIFICAR 150 OU MAIS ALUNOS E FAZER JANTAR E COMPRAS PRÓ FIM DE SEMANA

        E DAR ESTALADAS NOS PUTOS DE PRODUÇÃO PRÓPRIA

        OCUPAM MUITO TEMPO AOS PROFES

        NÃ GANHAMOS COMO JUÍZES

        APESAR DE MUITOS TEREM EMPREGADA DOMÉSTICA

        GERALMENTE É SÓ ACIMA DO 9º ESCALÃO

        E A GAJA OU É ROMENA OU BRASUCA

        A EMPREGADA

        NÃO A PROFESSORA ISSO É MAIS RARO

        MAS HÁ UMAS TRINTA NA LISTA DE ESPERA PARA PROFE

        DUAS FORAM MINHAS ALUNAS HÁ 20 ANOS

        GRANDES TANSAS

        LEMBRAS-ME UM POUQUINHO …AS GAJAS ….ELAS…..ERAM TÃO PORTELÓIDES COITADINHAS A CULPA FOI DA ESCOLA

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      11 Setembro, 2013 16:17

      durante um ano escolar há transferências há emigração e há desistências

      tive turmas do 12º com 42 alunos no tempo de socrates o grego

      não existiam era todos

      nem tinham as mesmas disciplinas

      e em 2011 tive quatro turmas que perderam 15% dos alunos para as escolas brasucas e romenas

      e em 2007 chegaram-me duas cabo-verdianas e uma guineeense no 2º período

      33% ficaram retidas

      e eram 100% das que chegaram com média de 15

      é o problema das mérdias…

      Gostar

  6. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    11 Setembro, 2013 11:31

    E demitir o fora da lei do ministro, que permite isto, não?

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 11:31

      Os ministros não fazem turmas. A culpa não é da mini-saia, é do violador.

      Gostar

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        11 Setembro, 2013 11:40

        Nem mais. As leis fazem-se para ser violadas,
        Num estado pária como aquele em que vivemos, sem lei nem roque,
        E povoado por parasitas, esclavagistas.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 16:28

        sim tu és um parasita ele é outro….se fossem da mesma espécie nem precisavam de cuadoptar outros parasitazinhos

        ó zita se abra se abra

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 16:30

        esclavaginas?

        parasita é uma relação biótica diferente das formigas esclavagistas

        devias querer referir-te à tua classe de parasita né….

        ó piolho púbico púdico

        Gostar

  7. A Republica Cadáver's avatar
    11 Setembro, 2013 11:32

    Um professor do ensino básico e secundário, profissionalizado, no atual 3º escalão (antigo 5º) com 16 anos de serviço, ganha cerca de 25.000 euros de salário bruto, a 14 meses. Esses números do gráfico têm algo de estranho… (segundo o gráfico o salário de um professor em início de carreira será superior a 30.000 euros!!!)

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 11:38

      Os salários são aferidos por valores anuais.

      Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        11 Setembro, 2013 15:55

        Os números estão errados ou mal citados. Neste assunto, já por diversas vezes aqui publiquei a tabela salarial dos professores portugueses (não universitários) e o vitorcunha pode consultá-la em qualquer página dos diversos sindicatos dos professores. Estranhamente, ou talvez não, o vitorcunha, de tempos a tempos, repete tudo, como se não houvesse mais fontes para consultar.

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      11 Setembro, 2013 16:38

      com 16 anos de serviço 5844 dias e és só do 5º?

      bolas deves ter tido muitos anos antes da profissionalização

      ou média muy baixinha

      A MAIORIA tá no 6º ou 7º….bom estava

      1785 euros mensaes

      olha pá agente com 20 ou 30 anos em troços de horários incompletos

      nem passamos dos 1300 né

      logo levas-nos 485 euros brutus de avanço

      e és mais puto

      cas velhas con tratadas do 110 com 50 ou 60 anos ou do 200 e 300…..

      e essas vão fazer o quê…..

      emigram?

      na manife da moita estava uma com 58 anos e 8.074 dias de serviço

      antes e depois da profissionalização

      e não é do quadro….. tá nas listas de 2010

      se calhar até já acumulou mais uns 100 dias nos últimos anos

      Gostar

      • zazie's avatar
        11 Setembro, 2013 16:42

        eheheheh

        Gostar

      • A Republica Cadáver's avatar
        11 Setembro, 2013 17:43

        und – Não estou aqui para ofender ninguém nem entro nessa onda. Cada um tem a sua vida e sabe de si. Acrescento apenas que, caso não se lembre, as carreiras estão congeladas…
        Quanto à minha situação salarial sei bem que sou um privilegiado face a muita gente… por enquanto…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 17:59

        Na minha humilde opinião, apesar de isto não estar no post, deveriam ser os próprios professores a defenderem-se dos colegas que se esforçam para que as coisas sejam más para todos. É a única forma dos “maus” subsistirem: colando a sua luta à dos “bons”.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 18:15

        não,

        os professores foram a única corporação atingida por sócrates,

        quando em 2005 falei em defesa das reformas de socrates o grego foi porque pensei que o caralho ia ao fim de 45 anos reformar um estado desajustado numa europa sem independência energética

        pois os desmandos orçamentais começam em 1960 a favor de uns e contra outros

        a piolheira merece o mesmo respeito que o pretenso escol que nos domina ó dominó das letras

        a piolheira e o escol necessitam de sacrifícios repartidos

        e o exército ou os tribunais também têm muita gente

        não são só os professores

        que daqui a 15 anos estarão 50% reformados ou mortos

        e agente terá a reforma adiada para os 70 ou 75 por que carga d’água

        pois….

        escreve-se: colando a sua puta aos bons du caralho….

        ou a sua dama diria o Ion Putanescu

        chama-se a isso aculturação

        é um fenómeno psicológico comum de adaptação

        mas não significa isso que se goste de cuadaptar-se….

        bons ou maus é relativo

        os melhores professores com que me cruzei na minha vida eram uns broncos que tinham médias de merda

        mas eram incomparavelmente muito melhores professores do que alguma vez fui

        e fui….

        mas fico sentado a comprimir a rede venosa do digestivo terminal

        Gostar

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        11 Setembro, 2013 18:43

        O orgasmo mental continua baralhado das ideias.
        Coitado.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 18:55

        em simplex muito simples para atrasados mentaes severos

        eu estou-me lixando para vocês todos

        quero que sejam todos muito felizes e cuadoptem muito

        isto é só uma distração enquanto con tacto filhos da mãe

        yufang.shi@umdnj.edu

        o problema é a média ter perdido 6000 professores com o 10º escalão ou o 9º no último ano

        que representavam uma distorção significativa dessa média

        desde 2008 reformaram-se antecipadamente ou morreram 20 mil e picos com o 9º e o 10º escalão

        Gostar

    • ax solo's avatar
      ax solo permalink
      11 Setembro, 2013 23:32

      Sim, uma pessoa olha para o gráfico e fica a duvidar da precisão da “impressora”: a minha mulher tem 6000 e tal dias e quando preencho o IRS nunca lá pus mais de 24000 euros, que me lembre. Até pode ser muito ou pouco, mas ela é das primeiras a achar um disparate os velhadas seus colegas que ganham o dobro e tudo fazem para nada fazer (já que a isso sempre estiveram habituados) e eu também serei o primeiro a achar que a minha mulher não é a melhor prof do mundo, nem será a pior. E o país não é rico o suficiente para tanta mania de rico mas alguma educação deverá tentar oferecer aos seus cidadãos. Agora que os profs não são todos iguais, não são – e os que entram agora pouco terão de privilegiados, se alguma coisa…

      Gostar

  8. André's avatar
    André permalink
    11 Setembro, 2013 11:34

    Tem dois pontos interessantes no seu texto. O primeiro, é o número de alunos por turma, com o qual concordo. Embora tenha de admitir que para o cálculo de uma média, ter duas turmas de 23 e uma de 24 alunos ou ter duas turmas de 30 e uma de 10 alunos, tinha exatamente o mesmo resultado, já ter duas turmas de trinta teria um resultado bem diferente. Ou seja, pelo que me parece que escreveu, defende exatamente a mesma coisa que Mário Nogueira. Também há que perceber que Mário Nogueira fez as contas como qualquer burocrata do ministério teria de fazer, 30, 30 e o que sobra. Infelizmente o ministério da educação nunca pensou em dividir os alunos mais equitativamente. Não me parece que a culpa disso seja do Mário Nogueira, mas o Vitor lá saberá.
    O segundo ponto é o salário dos professores. Gosto de ver as comparações de topos de carreira, mas isso é um bocadinho fictício. Ora, tendo em conta que o Sócrates (sim, isto ainda é do tempo do Sócrates!) congelou a carreira docente e criou legislação para que se tornasse quase impossível chegar ao topo da carreira (ao mesmo tempo que incentivou os professores com mais anos de serviço a reformarem-se para não chegarem a esse topo de carreira), o Vitor está a trabalhar com valores fictícios. O Vitor é mesmo bom… demagogo. É de notar que o salário base está bastante perto da média da OCDE.

    PS – Concordo plenamente que as turmas devam ser de 23, 24 alunos. Não concordo que o Vitor introduza demagogias só para poder criticar o Mário Nogueira ou um sindicato. Mas claro, quando não se tem algo para criticar, vai-se buscar coisas supérfluas (qualquer aluno de filosofia sabe fazer isso).

    PPS – Claro que concordo que os salários de topo de carreira devem ser mais baixos, e não só os dos professores, mas também os dos políticos, médicos, juízes, polícias, militares, gestores, todos quanto trabalhem para o Estado (e só esses). Ninguém que receba dinheiro do Estado deve receber mais do que 3500€ por mês, seja pensionista, funcionário público ou funcionário (ou gestor) de uma empresa pública.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 11:51

      André, os números são da OCDE, relatório de 2013. O André tem um problema com disparar “demagogo” ao mensageiro. Mas veja aqui, assim pode discordar dos números sem achismos.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        11 Setembro, 2013 11:59

        Por acaso em relação aos custos de salários de professores por aluno encontrei dados de 2011. No entanto, continua a não alterar nada do que escrevi, os dados que o Vitor apresenta neste post são irrelevantes para saber se os professores ganham bem ou não, são completamente teóricos e fictícios. Esperemos que o governo português não tenha entregue mais dados teóricos e fictícios à OCDE (como fez ao FMI).

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 17:11

        mas os custos pá não são de professor por aluno

        porque o nº de alunos e de professores não obedece a um racio fixo

        nem como a nódoa apregoa os do superior ficam mais baratos

        claro que ficam além de pagarem uma milena de propina

        pagam fotocópias e livros que o SASE não dá livros nem cadernos ó ensino superior

        nem no secundário damos aulas a 200 putos

        apesar de agora haver uma data de escolas com anfiteatros para esse fim

        dantes alugava-se uma sala de cinema à câmara ou ao museu local ou mesmo à bibliotheca e ia-se ver aí o filme

        agora apesar de haver dúzias de televisões em quadro electrónico arranjaram-se anfiteatros de meio-milhão e 1 milhão de eurros

        e agente é que precisa de fazer exame

        vão levar no viegas meus…..e-lunos

        Gostar

  9. A Republica Cadáver's avatar
    A Republica Cadáver permalink
    11 Setembro, 2013 12:04

    “Os salários são aferidos por valores anuais.”
    Desculpe a ignorância mas não entendi…
    Obviamente que os valores apresentados, quer por mim quer no gráfico, são valores de salário anual bruto.
    Aferidos como?

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 12:08

      “Gross teachers’ salaries were converted using purchasing power parities (PPPs) for private consumption from the OECD National Accounts database. Starting salaries refer to the average scheduled gross salary per year for a fully qualified full-time teacher, at the beginning of a teaching career. Earnings for workers with tertiary education are average earnings for full-time, full-year workers aged 25 to 64 with university-level, vocational tertiary or post-tertiary education.”

      Definitions

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        11 Setembro, 2013 12:22

        Então assume que a OCDE está dependente dos dados que os governos enviam (que no caso do governo Português nem sempre estão corretos, como se descobriu involuntariamente através do FMI)?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 12:37

        O André assume que os valores publicados são falsos porque sim, chama demagogo a quem os divulga e ainda espera generalizar uma amostra de 1 (se sequer relevante) para invalidar o universo de todas as estatísticas. E eu ainda respondo, que é o mais bizarro.

        Gostar

      • A Republica Cadáver's avatar
        A Republica Cadáver permalink
        11 Setembro, 2013 12:23

        Ok. Entendi. Obrigado

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        11 Setembro, 2013 15:12

        Não, estou apenas a basear-me nos anteriores comportamentos do governo para dizer que é altamente provável que os dados não sejam reais. Lamento se isso incomoda alguém que acredita piamente naquilo que o PSD tem andado a dizer, mas depois do que aconteceu com o FMI, eu preferia que todos os dados das organizações internacionais fossem recolhidos diretamente por peritos da ONU e não por pessoas com comprovada experiência a enviar dados incompletos, desculpe, parciais, às organizações internacionais.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 15:18

        há um erro no texto
        ….
        escreve-se ó portela de anda à ré ……..não estou a basear-me em nada

        tens falta de bases por bicefalia …..

        os professores portugueses do quadro recebiam mais do que a média

        POIS SÃO EM MÉDIA 10 ANOS MAIS VELHOS QUE OS DE OUTRAS NACIONALIDADES

        ONDE HÁ MUITO MAIS JOVENS NO ENSINO

        E LOGO MASSA SALARIAL MAIS BAIXA…..

        CUNHAS DE LABREGOS

        Gostar

  10. Harmódio's avatar
    11 Setembro, 2013 12:07

    Comparar salários vale o que vale. Tudo depende do que está assegurado socialmente, do poder de compra real a que tal corresponde na região e de uma série de condições sociais que ajudam a qualificar os valores em bruto para dar uma ideia que seja sequer próxima da realidade. O que idealmente se quer medir seria o nível de vida que tal valor proporciona e não o valor em si. Esse é mais para os tablóides. Seria também relevante que essa ideia de que se deve nivelar o salário pelo nível baixo mundial não é uma obrigação ou sequer desejável como se vê pelo declínio do poder de compra Ocidental.

    Ainda menos interessante é usar o topo da carreira para qualquer tipo de comparação quando não quantifica quanto representa em percentagem do total ou a forma de ascensão profissional que predomina em cada um desses países.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 12:09

      “Gross teachers’ salaries were converted using purchasing power parities (PPPs) for private consumption from the OECD National Accounts database”…

      Gostar

      • Harmódio's avatar
        11 Setembro, 2013 12:38

        Não responde à maioria das questões levantadas deixando ainda em aberto a escolha do “Basket of Comparable Goods”. pelo qual se cria toda a rede de relações.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 12:41

        Presumo não incluir bacalhau, que não é do agrado de todos os povos comparados. Talvez inclua frango.

        Gostar

    • ax solo's avatar
      ax solo permalink
      11 Setembro, 2013 23:44

      O que mais me salta à vista é a disparidade entre o topo da carreira e o nível de entrada (e, arriscaria, também a disparidade entre o topo e o salário médio que não estará actualmente muito longe do nível mais baixo), mas nisso Portugal nem se salienta verdadeiramente já que há muito outros países onde a diferença é bem maior. Não sei, porém, se nos outros países o culminar da carreira se atinge unicamente por antiguidade – o quasi-único critério de progressão no nosso passado recente…

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 23:46

        Gosto da Dinamarca.

        Gostar

      • Harmódio's avatar
        12 Setembro, 2013 00:04

        Numa das regiões mais “partidocráticas” da Europa será com certeza a antiguidade o factor chave para a subida e para a disparidade de rendimentos nos vários níveis…

        Gostar

  11. Harmódio's avatar
    11 Setembro, 2013 12:45

    Ou seja, alguns pontos não se respondem, outros desconhecem-se. Mas tiram-se conclusões relativamente fortes para tanto espaço em branco…

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 12:49

      Devíamos sair da OCDE. Os gajos não são de confiança.

      Gostar

      • Harmódio's avatar
        11 Setembro, 2013 13:11

        Porque acreditar e seguir de forma automática organizações exteriores aos nossos interesses tem produzido óptimos resultados?

        Mas com “credendum” não se pode discutir suponho.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 13:20

        Portugal é um membro fundador da OCDE. Realmente, para quê cooperar para o desenvolvimento económico? Esse Salazar tinha cada ideia.

        Gostar

  12. gastão's avatar
    gastão permalink
    11 Setembro, 2013 12:54

    em defesa do salário público (segunda parte)
    http://www.publico.pt/politica/noticia/passos-coelho-promove-e-aumenta-colaborador-1605453

    Gostar

  13. colono's avatar
    colono permalink
    11 Setembro, 2013 12:57

    Nestas coisas há que chamar os bois pelos nomes:

    Nogueira é um dos maiores chulos de Portugal. Há’ mais de 20 anos que lhe pagamos para não pôr uma pata numa escola. Os FAFES e a corja comuna que lhe pague o vencimento!

    Ponham este canalha a dar aulas…

    Gostar

    • jojoratazana's avatar
      jojoratazana permalink
      11 Setembro, 2013 13:42

      Sim pois, pelo nome boi.
      O cérebro e a ideia, que exprime estão bem ao nível do bovino.
      Sem ofensa para o animal, claro.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 15:21

        DIZ A VACA LOUCA AO BOI OU BOY UM BOU DESSES…..

        EM MÉDIA O PROFESSORADO DO QUADRO

        RECEBE 70% A MAIS QUE OS CONTRATADOS

        LOGO SE SE INCLUIR A MASSA SALARIAL DOS 30 MIL CON TRATADOS DA DÉCADA DE SÓCRATES

        A MÉDIA SALARIAL BAIXA BUÉ

        E O PHODER DE COMPRA

        Gostar

      • Colono's avatar
        Colono permalink
        11 Setembro, 2013 16:21

        JJoRatazana

        Para que o boi não fique complexado…troco-o por ratazana de esgoto!

        Gostar

  14. Harmódio's avatar
    11 Setembro, 2013 13:23

    E fazemos parte da ONU e do FMI e depois? As nossas agendas nacionais são relevantes para qualquer uma das organizações?

    Salazar? what t….

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    11 Setembro, 2013 13:30

    Para além da irresponsabilidade, da ignorância e da teimosia, é evidente a ocasional demência de certos políticos, apparatchiks, jornalistas, comentadores, bloggers, entre outros,culpar a oposição, os funcionários públicos, os reformados, os pensionistas, o SNSaúde, a educação pública, a Constituição, –e os contribuintes, porque não ?…– etc., etc., de todos os males da sociedade tuga.

    Para eles/as, nunca este governo administrou, decidiu, decretou mal…
    E, “fala” semprte verdade. VCunha nunca detectou indecisões, más decisões deste governo — está feliz por “ver a luz ao fundo do túnel”.

    Gostar

  16. 1berto's avatar
    1berto permalink
    11 Setembro, 2013 13:56

    Quanto ganhará um professor de uma escola privada financiada pelo estado? E será que as turmas dessa escola privada têm mais de 15 alunos? Mais de 20? Mais de 30? Quanto é que o estado (ou seja todos nós) financia essas escolas através de subterfúgios da treta como esse cheque-ensino? Será qie o Nogueira aparou o bigode hoje? Tanta pergunta, meu deus, e esta gente perdida em gráficos.

    Gostar

    • zazie's avatar
      11 Setembro, 2013 14:07

      Olha, palerma, depende do colégio. Como o Estado exterminou os colégios privados para a pequena burguesia, agora só se devem safar os dos poucos colégios para ricos.

      De todo o modo os profs do vitalício sempre se estiveram nas tintas para os do privado. E os sindicatos sempre lhes estragaram todas as possíveis reivindicações justas, incluindo com buracos de lei para evitarem que pudessem profissionalizar-se como os estatais.

      Nos anos 80 o Estado até facultou profissionalizações a analfabetos com meros testes à americana que faziam com consulta.

      Os do privado têm vindo a ir alegremente para o desemprego, porque o comunismo e pseudo-xuxialismo o que mais precisa é de palhaços presos pela cenoura do dono.

      Gostar

    • jmctav's avatar
      jmctav permalink
      11 Setembro, 2013 16:33

      Um professor de um colégio privado financiado pelo estado neste momento ganha o mesmo que um do público, tem é menos mordomias (como qualquer um de nós que trabalhe no privado).
      Além disso, está em cima da mesa uma proposta para um novo contrato colectivo de trabalho que prevê reduções de vencimento bastante avultadas.
      Mas a isso responde o sr. fenprof com silêncio, o que não espanta ninguém, pois já todos sabíamos que o sindicato dele na prática apenas representa os professores do público…

      Gostar

  17. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Setembro, 2013 14:08

    Agora o que é preciso é coragem para ir aos do superior. Porque aí, sim, existem mordomias das grandes e são esses que formam os analfabetos de hoje e de amanhã.

    Gostar

  18. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Setembro, 2013 14:12

    Portugal é um país dividido ao meio.

    Este estatismo de merda que não existe em mais parte alguma (nem nos países nórdicos com que andam sempre na boca) criou uma falsa classe média que ainda é carregada pelos que se lixam e não entraram para a burocracia estatal.

    É óbvio que o pior é mesmo a burocracia estatal. Mas também é verdade que a existência de funcionários públicos privilegiados em relação à restante população, em altura de crise só pode ser factor de divisão social.

    E isto porque os comunas fizeram a Constituição e o resto da malta partidária nem lhe toca porque também sabem que é contando com esta falsa classe média que deles precisa que pode garantir e manipular o voto e o poleiro.

    Gostar

  19. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Setembro, 2013 14:18

    O financiamento do privado, agora vem tarde, porque a vantagem estava nas instalações e todo o pessoal que era da responsabilidade do privado.

    Mas eu penso que é uma ideia que pode ter como horizonte um qualquer futuro.

    E sei qual é a ideia. Assim como a sabem os velhaquetes do vitalício que já choram baba e ranho e dizem que as vítimas vão ser as crianças e os pobrezinhos.

    Passam a vida com os coitadinhos na boca.

    Mas é mentira. O que eles temem é que lhes toquem.

    Porque mais do que professores, são funcionários públicos muito preocupados com a sua vidinha calminha e sem sobressaltos.

    Os sobressaltos que os vivam os traidores que trabalham para capitalistas.

    E a cagufa deles é que, se o Estado começar a desamparar a loja para o privado- aí o vitalício vai à vida.

    Pela mera razão que não existe mais nenhum português, sem ser funcionário público que esteja impedido de ser despedido

    Gostar

  20. Emanuel's avatar
    Emanuel permalink
    11 Setembro, 2013 14:18

    Esta gente que vem para aqui criticar um relatório da OCDE, que vem desde 2008 (não é o primeiro sobre o assunto a que respeita), que é elaborado por peritos internacionais e com a participação das autoridades dos 34 países da organização – são estas que fornecem os dados e revêem as várias versões do documento para reduzir ao mínimo eventuais erros – NÃO SE ENXERGA! Se fossem dar aulas em vez de se andarem a armar em técnicos superiores é que faziam bem. Juízinho na bola, meninos! Juízinho na bola, esquerdolas!mraal@clix.pt

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      11 Setembro, 2013 15:17

      Só por curiosidade, a FMI não revia também os dados? É só para saber…

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 16:50

        sim o salário de professor na venezuela era de 200 mil bolívares em 1999

        e subiu para 1 milhão e meio em 2008

        agora baixou 1000 vezes e eles nem se queixaram

        Gostar

  21. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Setembro, 2013 14:21

    Quer-se dizer, podiam continuar no vitalício se conseguissem sacar transferência para qualquer departamento com siglas maradas.

    Essa é a superior ambição de um funcionário público- passar a “disfuncionário público (como lhe chamava o Dragão).

    Só que agora está tramado para isso. E prof não sabe fazer mais nada na vida que isto.

    Gostar

  22. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Setembro, 2013 14:22

    Mas nesta historieta os profs do primário e secundário são um grão de areia no verdadeiro encosto.

    E mesmo entre profissões os médicos e até os enfermeiros conseguem privilégios sem a menor comparação.

    Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      11 Setembro, 2013 17:01

      “Privilégios”? Se entendermos por isso, vantagens indevidas e fora de qualquer regulamentação legal, encontramo-los em várias outras profissões. Mas, a mais escandalosa, é a que resulta das bençãos de um qualquer aparelho partidário da área do poder.

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Setembro, 2013 19:10

        isso só dá direito a lugares no ministério

        bom a mulher do loução entrou para a MAC ali pertinho de casa

        nã foi pra elvas né

        ou o pai do filipe rosas arranjou um núcleo ou nuclei do BE ali na avenida de berna

        e há cada uma…..pro fessora fressureira universitária

        os funcionários públicos são a maior clientela partidária

        dantes o PCP apodava os professores de burgueses

        hoje são a sua base…….

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        11 Setembro, 2013 23:40

        Estava-se a falar da FP, caso nao tenha percebido.

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        11 Setembro, 2013 23:42

        Boa, ó ora. É isso mesmo- a partir do momento em que servem para ir ao pote ou para a sabotagem comunista, os profs passaram a proletas.

        Gostar

  23. Zé Carioca's avatar
    Zé Carioca permalink
    11 Setembro, 2013 14:29

    Porque será que quando o assunto “toca” funcionários públicos o número de comentários cresce, como direi, muito? Vá, não se acanhem…

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      11 Setembro, 2013 16:15

      Bruxo!

      Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      11 Setembro, 2013 16:56

      Talvez, duas razões: 1- Porque são muitos. 2- Porque o sectarismo de alguns balsfemos é tão grande em relação aos funcionário públicos (e não à desorganização do Estado, entenda-se) que vão ao ponto de publicar dados sem os confrontarem com outras fontes. Este último aspeto, leva a que muitos, não fp, sintam ter que corrigir alguma coisa.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 19:00

        porque 600 mil em 4 milhões de empregos ainda existentes muitos dos quais camarários ou camarário dependente

        fora do estado há pouco trabalho

        e ganha-se uma merda…..

        em escudos corrige-se tudo

        a viúva do meu profe primário também ela profe primária queixava-se em 1976 que a reforma já não dava para pagar à creada

        era cá uma creada e o senhor professor montava-a desde os 12 anos

        hoje deve continuar às esmolas sexuais….

        nã era funcionária pública era só púbica

        foi importada de vinhais aos 12 de idade para ser máquina de lavar a merda do funcionalismo

        Gostar

  24. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Setembro, 2013 14:36

    Porque v.s são muitos

    ahahahahahha

    Gostar

  25. JR's avatar
    11 Setembro, 2013 16:24

    Sr. Vítor Cunha

    Antes de escrever asneiras deveria informar-se da verdade dos números que apregoa. Se o tivesse feito, veria que NÂO SÂO VERDADEIROS. Com escribas como o senhor este país não vai longe.

    Gostar

    • Trinta e três's avatar
      Trinta e três permalink
      11 Setembro, 2013 16:57

      Tem toda a razão. As tabelas salariais são públicas e fáceis de consultar.

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 17:02

        então diz lá as diferenças

        e não te esqueças de as converter em dólares como na tabela tá….

        se um euro está valendo hoje 1,31? dólares

        x eurros correspondem a 35000 dólares dos united states of A ….

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 17:04

        Mostre as diferenças. Força.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 17:04

        tIRARAM CURSO DE arrasados ou atrasados mentaes

        o crato devia fazer um exame aos vossos professores

        ou ele foi um deles?

        nesse caso só sabes contar até 33

        estás desculpado

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        11 Setembro, 2013 17:07

        vitorcunha: Como não o tenho como desonesto, recordo-lhe que já lhas publiquei noutras das suas “cruzads”. Como quero ter um espírito construtivo, aconselho uma qualquer página de um dos muitos sindicatos que os professores têm.

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        11 Setembro, 2013 17:08

        Und..ois, três:
        És o exemplo acabado do atrasado mental que aparece só para provocar.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Setembro, 2013 17:21

        não filha sou professor ou o que passa por isso a con trato desde 1981

        com 7000 e picos dias de serviço na escola pública e privada

        2800 na pública

        4150 na privada e 260 dias no ensino público das ilhas britânicas

        e 90 como substituto na noruega a 8 horas por semana

        o último salário anual que auferi em 11 meses consecutivos mais subsídios como professor contratado

        orçava pelos 15000 euros ou sejam 19650 dólares creio

        não tenho nenhum colega meu que ganhe menos de 25000 se entrou para o quadro nos anos 90

        ou se entrou nos anos 80’s que segundo o sindicato dos profes da grande lisboa representam a maioria no quadro

        con vocação da greve em apoio à isabel al sad a ….

        ganham 30 a 35 000 em 14 meses x 1,31 =39 mil a 42,000 dólares

        agora faz a média por escalões e soma os diversos percentis tá…

        aluno burro pô…

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        11 Setembro, 2013 17:27

        Faz lá as contas ó und:http://www.fne.pt/upload/tabelas%20salariais/venc_profs2011.pdf
        .
        Agora vais dizer que o “início de carreira” é só a partir do 50 anos de serviço?

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        11 Setembro, 2013 18:12

        Então? Já conseguiram fazer as contas, ou estão com artroses nos dedos?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 18:26

        Faça-as, trinta e três.

        Da tabela que indicou da FNE, os salários para todos os casos em estudo pela OCDE oscilam entre 27932 USD e 57284 USD. Pegue nesses números e normalize com o dos outros países pela paridade do poder de compra. Não, espere… Não vale a pena, a OCDE já fez por si.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Setembro, 2013 18:29

        ó filha és duma estupidez atroz

        a partir de 2008 só os do índice 151
        1.373,13 tinham direito a contrato

        ou seja os que tinham mais de um ano de serviço após a profissionalização

        todos os restantes salários só são aplicados a casos muito raros

        de resto desde 2002 que não vejo um índice 112 no ensino

        em 2007 fiz queixa no ministério contra uma mas concorreu porque a contratação de escola permitia aos profissionalizados e aos não profissionalizados entrarem em com flito

        e quem tinha duas licenciaturas ou mais

        optava por com correr como não profissionalizado pois cada ano de serviço contava como 1 valor

        depois como tinham feito a profissionalização na universidade aberta apresentavam os papéis e ganhavam como 126……

        a maioria da minha idade está acima do 272

        Vencimento
        Base
        2.473,46

        limpo obviamente é menos

        são 1000 e cem euros e 33 cents mais do que o meu

        logo não preciso que a merda partidária ou o crato me faça exames

        de conhecimentos

        da minha profissão a tempo parcial

        que 7000 dias em 32 anos é apenas uma gota de tempo

        ou 2800 de público em 22….dá na mesma

        ide levar no viegas 33 vezes se fazes favore…mim bai ber porno…

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        11 Setembro, 2013 18:35

        Vitorcunha:
        Peos vistos é dos que têm dificuldade em reconhecer um erro. Os dados que estão na tabela da OCDE, são FALSOS, como se pode constatar pela tabela que citei. Tem outros dados, dificuldade nas contas ou interesse na continuação do erro?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 18:42

        Trinta e três, não é obrigado a concordar com os números da OCDE. Não é publicando uma lista de salários brutos mensais que prova seja o que for enquanto não olhar para a paridade. Mas faça como quiser. Pode perpetuar a ideia de os professores serem mal pagos em Portugal: tenho a certeza que isso dará muitos votos de desempregados.

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        11 Setembro, 2013 18:37

        Ó und, seu palermoide:
        “Starting salary”- sabes o que quer dizer?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Setembro, 2013 18:46

        ó cabrão starting salary de quê?

        a carreira inicia-se com a profissionalização

        tirando é claro os lugares para vitores cunhas

        1

        Tipo de Necessidade : Técnicos Especializados
        Técnico Especializado : Técnico Especializado para formação O horário enquadra-se numa categoria disciplinar específica do GR 530? : Não
        Categoria disciplinar específica do GR 530 : Técnico Especializado para outras funções :
        Despacho autorizador da contratação : Entidade autorizadora da contratação :
        Disciplina/Projeto : Oficina Gráfica
        Motivo : Aumento de turmas (alínea h) do artigo 93º do RCTFP)
        Tipo Duração : Anual
        Número de Horas : 19
        O horário irá para : Contratação de Escola Fase Reserva Recrutamento :

        Curso/Habilitação
        Licenciatura em Design de Comunicação

        Informação Adicional

        Critérios Obrigatórios
        Graduação Profissional – Ponderação 50%
        – Tempo de Serviço antes da profissionalização

        – Tempo de Serviço após a profissionalização

        – Classificação Profissional

        – Data de Obtenção de Classificação Profissional

        – Data de Nascimento

        Entrevista/Avaliação Curricular – Ponderação 50%

        Critérios Obrigatórios
        – Ponderação da Avaliação do Portefólio – 30%

        – Ponderação da Entrevista – 35%

        – Ponderação do Número de Anos de Experiência Profissional – 35%

        numa entrevista destas entra quem eles querem….

        pagam-se 4000 euros de propinas ou menos com equivalências para se tirar um curso via-ensino ou vai-se à univ à berta

        após isso passado um ano passa-se da lista de desempregados para o índice 151

        que é o mais baixinho para a profissão

        obtem-se dando 365 ou 366 dias após a profissionalização

        queres lista de professores nestas condições fora do quadro

        são 80 mil

        daí os exames ex-purgatorium tira gente do IEFP

        da classe Professoris montessoris

        percebeste a graça?

        n ah……nº33….NEE

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        12 Setembro, 2013 11:50

        Ó atrasado mental: E qual é o escalão dos professores recém profissionalizados?

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        12 Setembro, 2013 11:55

        vitorcunha:
        Não comece a tentar “torcer” o que está em debate. O tema que lançou foi sobre a suposta diferença salarial dos professores portugueses, comparativamente com os de outros países. Fê-lo a partir de números que, como pode confirmar no link que publiquei, estão errados. Não está em causa se são bem ou mal pagos. Aliás, como dizia o outro, “tudo depende da necessidade que a sociedade sinta dessa profissão”. Pois…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        12 Setembro, 2013 11:59

        O seu argumento é a OCDE está errada. Like!

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        12 Setembro, 2013 12:14

        Se souber que são falsas as tabelas que estão publicadas nas páginas dos diversos sindicatos (e que, talvez por coincidência, são iguais), diga que eu próprio as denuncio. Quanto a números errados fornecidos pelo governo, até o FMI se queixa disso. Já agora: viu algum desmentido a esta denúncia?http://www.publico.pt/sociedade/noticia/estudo-sobre-salarios-e-uma-vigarice-denuncia-secretariogeral-da-fenprof-1588367

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        12 Setembro, 2013 12:20

        Você diz que os da OCDE estão errados e o dos sindicatos estão correctos. Já verificou porventura se não são iguais? É só seguir a metodologia indicada, tomando em consideração a paridade de cada país.

        Se chegar à conclusão de que são iguais, aceita que errou ou passa a considerar os dos sindicatos igualmente errados. No último caso podemos usar os números fornecidos pela entidade estatística de Vénus.

        Gostar

      • Trinta e três's avatar
        Trinta e três permalink
        12 Setembro, 2013 13:27

        Por outro lado, há números interessantes a discutir. Por exemplo, o facto dos professores portugueses receberem salário mais elevado que os professores suecos, ingleses, italianos, franceses, islandeses, gregos, checos… Em topo de carreira, recebem até mais que se os seus congéneres japoneses, belgas, espanhóis, e, pasme-se, noruegueses, suecos, finlandeses e dinamarqueses”.
        .
        Foi isto que o vitorcunha escreveu. Se não era isso que queria dizer, o problema não é meu.

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      11 Setembro, 2013 16:59

      com escribas a dá-las ó JR ewing oue-wing? o país fica com o cu sentado como aposentado ou ape sentado ou boi que deve ser o caso

      os números são em dólares e não em euros

      em US dolares ou seja não são dólares canadianos

      logo é só converter numa regra de 3 simplex

      o que o professorado do qwadro nã con segue fazer

      e o crato quer fazer-nos o exame a nós…..

      ide levar no viegas ó boi ou boy ou bou ou és auroque?

      com esse par de…..

      ele não a prego a ou a pregão

      pôs uma imagem com os dados

      pode-se discutir os dados de base para a média…o que deve ser difícil com a maioria dos professores do quadro acima dos 50 anos e dos 8500 dias de serviço médio

      dados dos cartazes da SPLG em 2011…

      nã guardaste um ?

      dá pra rascunho

      Gostar

  26. jmctav's avatar
    jmctav permalink
    11 Setembro, 2013 16:25

    Não sou professor mas conheço bem a realidade dos professores em 2 países citados: Portugal e Inglaterra.
    Os professores em Portugal ganham mais do que os seus homólogos ingleses? Como dizia o outro, só se for na playstation…
    De certeza que o relatório é da OCDE? Não terão sido os gato fedorento a idealiza-lo?

    Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      12 Setembro, 2013 10:35

      Não deves é conhecer nada. Eu até conheço prof tuga que achou que podia ir para lá com filhos porque a escola pública suportava tudo. E, meses depois, só não dormiu ao relento, porque o consulado a despachou para casa de uma portuguesa que ainda teve de pagar a viagem de volta por caridade.

      Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      12 Setembro, 2013 10:36

      E também conheço como são feitos os estágios e quem se candidata em Londres. Tudo imigrantes porque nem os ingleses se oferecem.

      Gostar

  27. Und_Und's avatar
    Und_Und permalink
    11 Setembro, 2013 17:23

    O vizinho aqui tem mais de 20 anos de serviço e traz para casa 1300 e poucos euros. Eu sei porque ele já me mostrou a folha de vencimento quando, antes do verão, estava a lamentar-se de várias coisas e eu o contrariei.

    Por outro lado, isto do privado e do público é engraçado até entrar nos bolsos. O Crato diminuiu fortemente as AEC, o que faz com que as crianças não tenham ocupação a partir do meio da tarde. Ora, como as câmaras municipais não têm guito, os pais continuem a trabalhar até às 18 ou 19, só resta uma solução: ATL privado. Só que isso tem um custo: umas centenas de euros. A minha cunhadinha já anda a bufar de insatisfação.

    Ou seja, antes queria impostos mais baixos e profes e demais func. públicos na rua. Ora, o Crato e o Passos estão a fazer-lhe (parte) da vontade. Agora bufa porque tem de pagar no privado o que antes estava entregue às escolas públicas onde tem os filhos.

    Tudo isto é muito lindo até a realidade se abater sobre nós.

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      11 Setembro, 2013 18:36

      1,373,13 no ano de 2011 com horário de 22 ou 20 horas lectivas dependendo se dou ao básico ou ao secundário

      antes de impostos logo limpos são mais 200 euros do que a dinamitar as pedreiras aqui do deserto do pino e lino lino e piño…..como dizia chavez

      logo se tem 20 anos de serviço devia ser do quadro….excepto se é professor de história

      só se os 20 ou 22 anos de serviço foram como os meus passando de escola para escola

      somando horas do público com horários no privado ou noutras merdas

      pois se está no quadro há 20 ou mesmo há 15 anos e não fez mestrados ou doutoramentos foi parvo

      eu só cobrava 100 a 200 euros pelas teses pronta-porter….

      e os do quadro tinham as propinas pagas pelo ministerium ó palonço

      deves viver numa casa para NEE? NECESSIDADES EDUCATVAS ESPECIAIS

      grupo 910 920…..

      Gostar

  28. @!@'s avatar
    11 Setembro, 2013 18:34

    Bate no poste direito, sobe à barra, bate no poste esquerdo. Golo, nada. Nem de penalty. Até o massagista ajuda. A mania das táticas que ninguém percebe, com dados que nem ao diabo lembra, até se percebe, é como aquela do copo meio cheio/meio vazio é conforme a “perspectiva”.
    http://www.publico.pt/temas/jornal/quando-a-escola-deixar-de-ser-uma-fabrica-de-alunos-27008265
    http://www.oecd-ilibrary.org/sites/teachsal-table-2012-2-en/index.html?contentType=/ns/KeyTableEdition,/ns/StatisticalPublication,/ns/Table&itemId=/content/table/teachsal-table-2012-2-en&containerItemId=/content/tablecollection/20755120&accessItemIds=&mimeType=text/html
    http://lista10.org/diversos/os-10-paises-onde-professores-sao-mais-bem-pagos/

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      11 Setembro, 2013 18:39

      sim …edit record 400180 Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande Marinha Grande Leiria 1 Técnicos Especializados 16 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013 Não Válido
      edit record 401109 Escola Secundária de Camões, Lisboa Lisboa Lisboa 1 Técnicos Especializados 8 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013 Não Válido
      edit record 161780 Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul São Pedro do Sul Viseu 1 Técnicos Especializados 16 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013 Não Válido
      edit record 160568 Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Oliveira do Bairro Aveiro 1 Técnicos Especializados 12 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013 Não Válido
      edit record 402977 Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu Viseu Viseu 1 Técnicos Especializados 7 Contratação de Escola 31/08/2014 12/09/2013 Não Válido
      edit record 402497 Escola Secundária de Peniche Peniche Leiria 1 Técnicos Especializados 3 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013 Não Válido
      edit record 145087 Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Faro Faro Faro 1 Técnicos Especializados 13 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013 Não Válido
      edit record 160453 Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia Vouzela Viseu 1 Técnicos Especializados 22 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013 Não Válido
      edit record 401626 Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu Viseu Viseu 1 Técnicos Especializados 12 Contratação de Escola 11/10/2013 12/09/2013 Não Válido
      edit record 161548 Agrupamento de Escolas de Sabugal Sabugal Guarda 1 Técnicos Especializados 9 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013 Não Válido
      edit record 401602 Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada Almada Setúbal 1 Técnicos Especializados 19 Contratação de Escola 31/08/2014 11/09/2013

      linka lá iste

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Setembro, 2013 19:05

        se fosse licenciatura em e-coño mia

        Número do horário : 1

        Tipo de Necessidade : Técnicos Especializados
        Técnico Especializado : Técnico Especializado para formação O horário enquadra-se numa categoria disciplinar específica do GR 530? : Não
        Categoria disciplinar específica do GR 530 : Técnico Especializado para outras funções :
        Despacho autorizador da contratação : Entidade autorizadora da contratação :
        Disciplina/Projeto : OTET, OPTET, TIAT
        Motivo : Aumento de turmas (alínea h) do artigo 93º do RCTFP)
        Tipo Duração : Anual
        Número de Horas : 18
        O horário irá para : Contratação de Escola Fase Reserva Recrutamento :

        Curso/Habilitação
        Licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira

        Informação Adicional
        Turma de 12º Ano.

        Critérios Obrigatórios
        Graduação Profissional – Ponderação 50%
        – Tempo de Serviço antes da profissionalização

        – Tempo de Serviço após a profissionalização

        – Classificação Profissional

        – Data de Obtenção de Classificação Profissional

        – Data de Nascimento

        Entrevista/Avaliação Curricular – Ponderação 50%

        Critérios Obrigatórios
        – Ponderação da Avaliação do Portefólio – 30%

        – Ponderação da Entrevista – 35%

        – Ponderação do Número de Anos de Experiência Profissional – 35%

        a mérdia tem um problema não faz o ajustamento dos últimos anos

        nem conta com as reformas ou mortes valha-nos são Borges

        dos professores com carreiras mais longas e logo mais remunerados

        que são ainda hoje uma fatia importante

        pois entraram para os quadros em 1976-1986…e representam uns 15% do total nascidos entre 1951…..e seguintes têm uma média de idades de 58 anos

        nos sindicatos a média deve orçar pelos 75 se bem reparei na idade da manife da moita

        Gostar

  29. gastão's avatar
    gastão permalink
    11 Setembro, 2013 19:56

    em defesa do salário público (parte 3)
    http://dre.pt/sug/2s/getpartes.asp?s=dia&p=c&dr=175.2013

    Gostar

  30. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    11 Setembro, 2013 21:52

    “Camaradas” liberais, nada de nos desfocarmos da nossa luta. Ela não é contra os professores. Ela é essencialmente contra o Estado. O Estado sim, deve ser o nosso escopo. Para isso, podemos e devemos ir fazendo tiro ao alvo àqueles que, no uso das sua faculdades físicas e psíquicas e respaldados na sua liberdade individual, decidiram candidatar-se e conseguiram que o Estado os contratasse para que desenvolvessem um determinado serviço, pelo qual serão pagos.
    Neste sentido, deveremos ter alguns cuidados para não perdermos alguns dos nossos melhores. Por exemplo, o Fafe, homem pelo menos tão “liberal” como Vítor Cunha, combatente contra Sócrates e contra o socialismo, bem como outros “camaradas”, poderão abandonar a causa por não permitirem que outros “camaradas” liberais lhes retirem a possibilidade de optarem em liberdade e de acordo com a sua individualidade.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Setembro, 2013 23:44

      Depois envie-me as tabelas de liberalidade. O meu primo quer saber se também é liberal.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        11 Setembro, 2013 23:50

        Ok, camarada.
        Mas olhe que um liberal assume-se. 😉

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Setembro, 2013 23:50

        Não são como os comunas de armário?

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        11 Setembro, 2013 23:54

        Ó Vítor, pensa que sou alguma traça para andar dentro dos armários? Lá que me chamasse melga até era compreensível. 🙂

        Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      11 Setembro, 2013 23:48

      O problema não é serem professores, é serem FPs antes de serem professores e deixarem-se manipular por estes cretinos comunas que se estão absolutamente nas tintas para eles.

      Professor é uma profissão diferente de ser polícia ou militar.
      Em todo o lado, menos cá.

      Cá, só se pode ser professor se for estatal. Os outros são para exterminar.
      Agora há crise e os do vitalício ficam à rasca porque não têm a alternativa privada.

      Mas nunca houve uma única manif convocada por essa canalha comuna, a propósito das centenas de profs do particular que ficaram sem emprego à conta de tanta “festa escolar”.

      Era escolas ao virar da esquina, escolas do Estado em tudo quanto era sítio; em bairros de luxo, até porque os ricos também só podem estudar no estatal. E agora nem alternativa nem alunos, porque nos entretantos só nasce gente farrusca de bairro social

      “::OP

      Gostar

  31. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Setembro, 2013 23:50

    Mas vai haver alternativa, pois. É só esperar por ordem da UE com o 12º ano de escolaridade mínima obrigatória.

    E aí vai acontecer como já acontece em Londres- os únicos candidatos a prof que conseguem, mesmo com estágios pagos, são pretos.

    Até os vão buscar à Austrália e aos nossos centros de desemprego. É pior ser prof que trabalhar nas obras.

    Gostar

    • carlos reis's avatar
      12 Setembro, 2013 00:34

      Quais obras? D’arte?

      Gostar

      • zazie's avatar
        12 Setembro, 2013 00:42

        De trolha

        ehehe

        também não existem trolhas ingleses. Mas os profs estão numa escala abaixo dos bombeiros.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Setembro, 2013 01:40

        depende das escolas mas em 1991 ganhava-se 6000 a 8000 libras anuais

        o que era um pouco abaixo doutros cursos

        e tem piorado

        porque as escolas públicas foram brutalmente estranguladas economicamente desde john major…..

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Setembro, 2013 01:45

        Unqualified teachers

        Max
        £25,267 £29,379 £28,272 £26,313

        Min
        £15,976

        mesmo o mínimo é melhor do que cá são uns 17000 euros…….e picos

        já o topo da carreira era pior pago que os nossos do 10ºescalão

        Head teachers

        Max
        £106,148 £113,303 £109,151 £107,199

        Min
        £42,803
        tou brincando ……claro

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Setembro, 2013 10:32

        As escolas públicas, em Inglaterra, foram estranguladas desde a Tatcher. Ganham mal e arriscam demasiado no londonistão.

        Gostar

  32. carlos reis's avatar
    12 Setembro, 2013 00:32

    Xiii, os profs têm uma vida phodida.
    Vida boa, mesmo boa, têm os mineiros…como diria o Viegas…o outro.

    Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      12 Setembro, 2013 00:43

      Cá ainda não porque de cá até os imigrantes já fogem

      eheheheh

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Setembro, 2013 00:50

        e alguém quer ser mineiro na panasqueira?

        só o carlos dos dois contos de reis….o carlos do um dois três….

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      12 Setembro, 2013 00:48

      não já fui as duas cousas em oliveira de azeméis nos anos 80

      e ser mineiro em campo de jales ou dar 12 horas de aulas no inverno

      era preferível estar 12 horas na mina era mais quentinho

      mas ganhava-se peor

      404007
      Agrupamento/Escola : Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, Santo Tirso
      Concelho : Santo Tirso
      Distrito : Porto

      Dados do Horário
      Número do horário : 6

      Tipo de Necessidade : Técnicos Especializados
      Técnico Especializado : Técnico Especializado para formação O horário enquadra-se numa categoria disciplinar específica do GR 530? : Não
      Categoria disciplinar específica do GR 530 : Técnico Especializado para outras funções :
      Despacho autorizador da contratação : Entidade autorizadora da contratação :
      Disciplina/Projeto : Serviço Restaurante e Bar
      Motivo : Aumento de turmas (alínea h) do artigo 93º do RCTFP)
      Tipo Duração : Anual
      Número de Horas : 22
      O horário irá para : Contratação de Escola Fase Reserva Recrutamento :

      Curso/Habilitação
      Licenciatura em Gestão Hoteleira

      Informação Adicional
      Detentor do Certificado de Aptidão Profissional.
      Portefólio entregue em suporte papel(max.3pag.) nos Serviços de administração escolar.

      Critérios Obrigatórios
      Graduação Profissional – Ponderação 50%
      – Tempo de Serviço antes da profissionalização

      – Tempo de Serviço após a profissionalização

      – Classificação Profissional

      – Data de Obtenção de Classificação Profissional

      – Data de Nascimento

      Entrevista/Avaliação Curricular – Ponderação 50%

      Critérios Obrigatórios
      – Ponderação da Avaliação do Portefólio – 30%

      – Ponderação da Entrevista – 35%

      – Ponderação do Número de Anos de Experiência Profissional – 35%

      Gostar

  33. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    12 Setembro, 2013 00:42

    Muito bom debate, este.
    Os dados são os que são, como habitualmente na OCDE convém ler a ficha técnica à lupa.
    Uma palavra de agradecimento, sincero, ao “und” que esclareceu praticamente todas as inconsistências entre o quadro e a realidade. A minha favorita foi a sugestão de compararem com quanta gente no “topo de carreira” (ou mesmo reformados tendo lá chegado) há nas outras corporações todas do funcionalismo público. Já daria um bom retrato dos direitos adquiridos que temos de pagar com os nossos impostos, quer haja dinheiro quer não haja.
    Cumps,
    Buiça

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      12 Setembro, 2013 00:58

      bolas pá num agradeças quinda me faltam

      << Primeiro Último >>
      Mudar limite: 20 50 100 500 unlimited

      31/08/2014 Estado
      Válido

      Justificação da Necessidade
      Justifica-se a necessidade para lecionação ao curso profissional de

      Não Renovação de Contrato

      Nº Docente a Renovar Contrato :
      Nome Docente :
      NIF Docente :
      Declaro sob compromisso de honra que o candidato acima indicado preenche cumulativamente os requisitos
      previstos nas alíneas a) a e) do nº 4 do artigo 33º. do Decreto-Lei 132/2012 de 27 de Junho e que declarou,
      por escrito, perante a escola, a sua concordância com a renovação do contrato. :

      Palavra-Chave

      Justificação da Anulação

      0 Resposta aos Critérios << Primeiro Último >>
      Mudar limite: 20 50 100 500 unlimited

      Nome Login Graduação Profissional Grau Académico Tipo de Habilitação Estado Data de Submissão Candidatura

      << Primeiro Último >>
      Mudar limite: 20 50 100 500 unlimited

      Recurso autorizado. Dados da Escola
      Código : 150526
      Agrupamento/Escola : Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros
      Concelho : Macedo de Cavaleiros
      Distrito : Bragança

      Critério SubCritério Subponderação
      Avaliação Portefólio Projetos, relacionados com a disciplina a lecionar, dinamizados em escolas profissionais. 15
      Avaliação Portefólio Formações complementares na área da disciplina a lecionar. 15
      Entrevista Experiencia na lecionação de cursos profissionais em escolas profissionais. 20
      Entrevista Disponibilidade de horário. 10
      Entrevista Motivação e capacidade de comunicação. 5

      bué delas e só tenho 4 dias a ver se nã fico em mértola que lá são cuscos como o diacho

      “chocadíssimas” com a situação. DAÍ TEREM TODAS VISTO O VÍDEO

      Ontem a direcção da escola foi confrontada com o caso por uma das encarregadas de educação, mas optou por referir-se ao assunto como sendo da vida privada da docente. Os pais dos alunos já apresentaram queixa na câmara municipal e no agrupamento de escolas.

      O caso já vinha sendo abordado há algumas semanas, de forma discreta, entre os habitantes da pequena localidade onde a professora dá aulas e na própria cidade alentejana de Mértola. Um dos vídeos – onde a docente se despe, se exibe e se toca para a câmara num espaço identificado pelos pais como o da sala de aula das crianças – foi visto por mães, colegas e habitantes

      É MELHOR SER MINEIRO QUE PROFESSOR EM MUITO LADO

      NEM AUTARCA TEM TANTOS IMPEDIMENTOS

      REGISTO CRIMINAL + REGISTO DE NÃO TER FODIDO COM MENORES DE 18 ANOS

      E DANTES RADIOGRAFIAS TODOS OS ANOS

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Setembro, 2013 01:02

        Atestado de robustez.física.
        ahahahah

        Gostar

  34. António Silva's avatar
    António Silva permalink
    12 Setembro, 2013 00:50

    Portanto, por aqui, a “lição do dia” é que um professor em início de carreira ganha um salário de quase 30 mil euros anuais. O que dá qualquer coisa como 2000 euros por mês. Brutos.

    Se der para escolher, gostava de ser pago pela tabela da OCDE em vez da tabela do Diário da República que só dá ao índice 167, o tal do início da carreira, o valor bruto de perto de 1500 euros. O que, vezes 14, dá 21 mil euros e nos mete ao pé do valor que pagam no México.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      12 Setembro, 2013 01:01

      NÃO SÃO 1300 X 14 = ?
      CON SEGUES FAZER AS CONTÁSSE?

      NÃ ATÃ NÃ DÁS AULAS A ESTES

      Código : 172182
      Agrupamento/Escola : Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Amadora
      Concelho : Amadora
      Distrito : Lisboa

      Dados do Horário
      Número do horário : 63

      Tipo de Necessidade : Técnicos Especializados
      Técnico Especializado : Técnico Especializado para formação O horário enquadra-se numa categoria disciplinar específica do GR 530? : Não
      Categoria disciplinar específica do GR 530 :

      Gostar

      • António Silva's avatar
        António Silva permalink
        12 Setembro, 2013 01:05

        O mapa da OCDE é em valores brutos, disse o autor do post. O índice 167 é, também ele, um valor bruto de 1500 euros. Vezes 14, dá os tais 21 mil euros que falei. Novamente, valor bruto.

        Está a escapar-me alguma coisa?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        12 Setembro, 2013 01:46

        Está. USD/PPPs.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Setembro, 2013 01:30

        und hiperligação permanente
        12 Setembro, 2013 01:07

        Vencimento
        Base
        1.518,63 + SUBSÍDIO DE REFEIÇÃO ………………São 24 mil e picos brutos

        mas aqui todos começam no mesmo e há evolução na careira ou havia

        já na noruega ou em Praga….Because of the robust economy of the Stavanger Region, the International School of Stavanger is growing and has a need for a number of teachers.

        For August, 2013:
        Primary/Middle/High School Teachers: Art, Certified School Counselor, Drama, EAL, Economics, English, French, Geography, German, History, ICT, Mathematics, Music, Norwegian, Physical Education, Primary School Classroom Teachers, School Psychologist, Social Studies, Science, Spanish, Theory of Knowledge and Yearbook plus other potential teaching openings that may occur.
        All School: Athletic Director, Librarian (must have professional librarian certification and experience

        os salários variam bastante

        e tal como naquelas escolas inglesas à caça de ratings a burocracia é peor ca nossa

        e há reuniões extra se a turma vai por água abaixo

        cá há só um exame sabe-se lá para quem ou para quê

        duvido que haja profes a darem aulas daqui a 10 anos

        os de educação visual estão saindo em massa

        dois foram para stavanger escalar bacalhau

        e o pai deles era professor de música com o 10º escalão

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Setembro, 2013 01:34

        resumindo uma média salarial faz-se abrangendo todos os níveis

        senão é incomparável

        os 35000 dólares são 26700 euros creio

        logo está próximo do valor do 1º escalão

        no qual devem estar talvez uns 5000 professores em portugal

        se tanto

        este ano entraram 600 para esse escalão

        os que entraram em 2003 em 2007 estavam todos no 2º

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      12 Setembro, 2013 01:07

      Vencimento
      Base
      1.518,63 + SUBSÍDIO DE REFEIÇÃO ………………São 24 mil e picos brutos

      gostava muite de arreceber isso

      como engenheiro de minas em neves corvo recebe-se quase isso com subsídio

      1500 mensais brutos se o preço do cobre nã descer

      por turnos…..

      mas passados 12 anos recebe-se o mesmo

      e passados 20 anos tem-se os pulmões em papas

      Gostar

  35. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Setembro, 2013 01:04

    tags: educação privada, cheque-ensino, vitorcunha, ora/und, crato, ex-maoistas, turmas de 40 alunos, escola básica da expo, aulas em contentores

    Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      12 Setembro, 2013 01:09

      Em contentores na Portela nem os ciganos, mas tu lá sabes de onde nunca saíste.

      Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        12 Setembro, 2013 01:13

        imperdoável, esqueci a zazie nos tags 🙂

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        12 Setembro, 2013 01:18

        imperdoável é um filme com o por um punhado de dólares

        o dirty harry olbidei o nomine

        ó portela de falax

        o meu 12º foi nuns contentores onde chovia e andávamos à batatada por um lugar mais sequinho

        Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      12 Setembro, 2013 01:11

      devias ver os con tentores do vale ou da quinta do conde

      aqueles são um luxo

      ou os antigos em albergaria sem aquecimento mas com telhados de fibrocimento

      diz lá uma escola com 40…..

      este CEF nem tem 20…..

      Código : 172182
      Agrupamento/Escola : Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Amadora
      Concelho : Amadora
      Distrito : Lisboa

      Dados do Horário
      Número do horário : 62

      Tipo de Necessidade : Técnicos Especializados
      Técnico Especializado : Técnico Especializado para formação O horário enquadra-se numa categoria disciplinar específica do GR 530? : Não
      Categoria disciplinar específica do GR 530 : Técnico Especializado para outras funções :
      Despacho autorizador da contratação : Entidade autorizadora da contratação :
      Disciplina/Projeto : CEF de Ação Educativa e CP de Apoio à Infância
      Motivo : Aumento de turmas (alínea h) do artigo 93º do RCTFP)
      Tipo Duração : Anual
      Número de Horas : 20
      O horário irá para : Contratação de Escola Fase Reserva Recrutamento :

      Curso/Habilitação
      Formação Profissional e/ou Complementar na área específica, e/ou CCP.

      tudo cabo-verde anus e suas damas menos escurinhas como diria lídia franco

      ou o arménio carlos

      Gostar

  36. zazie's avatar
    zazie permalink
    12 Setembro, 2013 01:10

    Antes do 25 de Abril, até no privado, as turmas tinham cerca de 40 alunos e não fabricavam iletrados como se fabrica agora.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      12 Setembro, 2013 01:16

      não o limite no primário eram 35 creio

      e nunca tivemos mais de 30 no ciclo

      só em 75/77 houve turmas de 32 ….mas faltavamos tanto que nunca enchiamos a sala

      e tinhamos aulas ao sábado de matina

      tantas eram as turmas…..

      no privado num sey mas duvido

      só havia uma por aqui e era primária

      bom duas com a das freiras do pré-escolar cum bibe

      ficava ao pé dum poço onde meteram um homem aos bocados nos anos de 69 ou 70

      inda subsiste como creche

      Gostar

      • zazie's avatar
        12 Setembro, 2013 10:21

        No primeiro ano do Raínha Dona Leonor, tinha o nº 31 e havia mais de uma dezena depois de mim.

        Idem no Académico

        (devo é ser mais múmia que tu, mas enfim… sempre dá para ainda ser fonte viva) “:OP

        Gostar

  37. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Setembro, 2013 01:16

    (…) está tudo bem assim e não podia estar melhor (…)
    http://noticias.sapo.pt/banca/nacional/4085

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      12 Setembro, 2013 01:20

      para os alunos está bóptimo

      Dados da Escola
      Código : 171773
      Agrupamento/Escola : Agrupamento de Escolas de Benfica, Lisboa
      Concelho : Lisboa
      Distrito : Lisboa

      Dados do Horário
      Número do horário : 56

      Tipo de Necessidade : Técnicos Especializados
      Técnico Especializado : Técnico Especializado para desempenho de outras funções O horário enquadra-se numa categoria disciplinar específica do GR 530? :
      Categoria disciplinar específica do GR 530 : Técnico Especializado para outras funções : Mediador
      Despacho autorizador da contratação : No âmbito do Projeto TEIP apresentado à Direção Geral da Educação, foi-nos autorizado o recurso referido Entidade autorizadora da contratação : Direção Geral da Educação
      Disciplina/Projeto : Projeto TEIP
      Motivo : Aumento de turmas (alínea h) do artigo 93º do RCTFP)
      Tipo Duração : Anual
      Número de Horas : 35
      O horário irá para : Contratação de Escola Fase Reserva Recrutamento :

      Curso/Habilitação
      Sem licenciatura

      Informação Adicional

      Critérios Obrigatórios
      Graduação Profissional – Ponderação 50%
      – Tempo de Serviço antes da profissionalização

      – Tempo de Serviço após a profissionalização

      – Classificação Profissional

      – Data de Obtenção de Classificação Profissional

      – Data de Nascimento

      Entrevista/Avaliação Curricular – Ponderação 50%

      Critérios Obrigatórios
      – Ponderação da Avaliação do Portefólio – 30%

      – Ponderação da Entrevista – 35%

      – Ponderação do Número de Anos de Experiência Profissional – 35%

      phodes dar aulas neste nem exigem licenciatura

      e é em benfica

      Gostar

  38. António Silva's avatar
    António Silva permalink
    12 Setembro, 2013 01:58

    Já vi que está em USD PPPs. Não deixa, no entanto, de ser uma visão distorcida da realidade. Com Portugal em assistência financeira, o valor líquido não reflecte, de todo, isto. Não são 14 meses como está no valor bruto, porque líquido recebemos menos meses. E há mais descontos a fazer que não estão considerados no valor bruto.

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      12 Setembro, 2013 02:08

      recebemos….logo és mesmo da corporação

      espero sinceramente que nã sejas de geografia

      em londres é peor Min
      england and wales £15,976 to 25k

      inner londres mínimo 21…..a £20,092

      £18,977 £17,025 para início de carreira 17 a 20 mil no 5º anel do tube….

      the teacher is placed on a salary on a different pay range but this does not apply to a classroom teacher when first placed on a pay range set out in paragraph 17 or to a teacher affected by a determination made by a relevant body under paragraph 35;
      (c) the teacher’s employment ends other than in circumstances to which this paragraph applies; or
      (d) the teacher is placed on a higher salary on the applicable pay range or is first placed on a pay range set out in paragraph 17 and the value of that salary equals or exceeds the combined value of the old salary and any one or more of the safeguarded sums, in which case payment of those safeguarded sums must cease;
      whichever is the first to occur.
      Existing safeguarded sums preserved and recruitment and retention benefits safeguarded
      34.9 Subject to paragraph 4.6

      mas mesmo os do quadro têm cá uma carrada de problemas que os inglees num tem né?

      lê as 115 páginas

      se escreveres que estás na quinta do conde dá-me um chilique

      Gostar

      • António Silva's avatar
        António Silva permalink
        12 Setembro, 2013 02:13

        O primeiro intervalo que colocas é para Unqualified. Os outros estão superiores, tanto quanto sei.

        http://www.education.gov.uk/get-into-teaching/salary/teaching-salary-ranges

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        12 Setembro, 2013 02:20

        sim quando vamos para professores ou para o civil service in great britanha

        ficamos nos spin’s mais baixos

        há salários de 100 mil e 130 mil libras no público

        dá muito por mês mais de 10 mil….11800 euros acho que anda a 1,18

        a libra

        os outros exigem progressão em serviço papers apresentados

        susexo escolar etc etc etc

        relatórios semanais

        reflexões críticas

        the ending of annual incremental pay progression for all pay progression after the September 2013 pay award. Pay awards made in September 2013 will be based on the 2012 pay system of incremental pay;
        (b) a 1% pay uplift for all teachers in post on or after 1 September 2013 and a 1% uplift for all allowances has also been awarded through the Document;
        (c) the introduction of pay progression linked to performance for all pay

        vide as con dicções pra 2013 são só para o quadro the people that have served ? the red queeen well

        the queeen as na extra e-is a e-queen

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        12 Setembro, 2013 02:22

        conheço gente unqualified desde o século XX

        aqui vão pró colégio islâmico de palmela

        lá nem por isso

        ou vão para o público ou……vão para a austrália

        Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      12 Setembro, 2013 02:10

      repara pá o problema é ser por enquanto em euros

      em escudos és aumentado 30% pelo menos….ou se calhar só 12%

      Gostar

  39. JOSÉ SILVA's avatar
    JOSÉ SILVA permalink
    12 Setembro, 2013 16:48

    Meu caro,

    Como é frequente quando um economista refere dados estatísticos, quase sempre tropeça na realidade. Não é?

    Vamos por partes:

    O Nogueira é um ou dois patamares abaixo do que eu considero util discutir.

    Os professores do topo (se é que existem) são um grupo muito especial na percepção da realidade das escolas, e do mundo em geral… como os economistas.

    Os professores podem-se discutir (como as outras profissões), mas primeiro temos que saber quem “estatisticamente” é professor.

    Formados/diplomados como professores?
    Pagos pelo orçamento de estado como professores?
    Professores que só leccionam 2 horas de aulas?
    Professores que leccionam 25 horas ou mais?

    Depois a validade das escolhas dos dados de origem;
    Porquê os valores de topo da carreira (onde não há “zecos” ao que oiço)?
    Porque não mediana?
    Porque não a moda?
    Porque não a média?
    Porque não o inicio da carreira?

    Existem, ainda, mais umas quantas hipoteses quanto à escolha dos dados… Como, certamente, o Vitor compreende.

    E mais certamente compreende, que com as mesmas unidades de medida, mas com outros dados de entrada os resultados seria completamente diferentes, contrários até.

    Este não é o unico problema das análises economicas, mas é o maior! Usar a estatistica para justificar uma moral, no caso dos ecomistas, é equivalente a assitir a um mecanico a apertar um parafuso com um martelo.

    Gostar

  40. Renato's avatar
    Renato permalink
    13 Setembro, 2013 17:48

    Eu sei ler gráficos. Mas sei outras coisas que o Vitor ainda não aprendeu. Fazer perguntas e investigar, por exemplo. Qual a percentagem de professores que está em cada estádio da carreira. Qual a percentagem que está na última, por exemplo. Quanto tempo demora um professor a chegar ao último estádio da carreira. Quais os subsídios que têm os professores para transportes e habitação, quando colocados longe, etc. ou seja, privilégios e benefícios para além do salário, etc. Sobre cada uma destas questões, fazer um estudo comparado com os restantes países. Como eu digo aos meus alunos: meninos, estudar dá mais trabalho do que fazer corta e cola de gráficos, demora mais e terá um impacto menos imediato, mas compensa.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      13 Setembro, 2013 18:41

      Dito isto, envie lá o que sabe fazer que a gente publica. Mostre-se em gabardina.

      Gostar

      • Renato's avatar
        Renato permalink
        13 Setembro, 2013 21:12

        Quer que faça o trabalho para si? Já estava chumbado. O post é seu e a ignorância é sua, não é problema meu. É pena, porque acaba por provar que se calhar a educação no nosso pais poderia ser um pouco melhor.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        13 Setembro, 2013 21:43

        Podia, mas o Renato continua a propagandear. Algo falhou.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        13 Setembro, 2013 21:41

        NÃ PHODIA NÃ PHODIA´

        1º ler gráficos. ….BOM A LITERACIA GRÁFICA NÃO VEM EM BRAILLE

        LOGO LER CONFIANÇA OU A MUDANÇA NECESSÁRIA NOS CARTAZES DA CDU É FÁCIL

        AGORA LER LINHAS OU FATIAS DE PIZZA…OU DE TORRES DE PISA EM BARRA

        NÃO É LER DEVE ESCREVER-SE : INTERPRETAR GRÁPHICOS

        Mas sei outras coisas que o Vitor ainda não aprendeu.
        Fazer perguntas e investigar, por exemplo. NÃO SÃO SINÓNIMOS ….

        FAZER PERGUNTAS AMANHÃ HÁ SOL?

        AMANHÃ FAZEMOS GREVE?

        QUANTAS HORAS DÁS POR SEMANA Ó SINDICALISTA?

        SUBISTE PARA O 10º ESCALÃO COM O MESTRADO?

        FIZESTE O DOUTORAMENTO OU COMPRASTE?

        JÁ INVESTIGAR ESSAS COUSAS

        SÓ SE O TIPO FOR UM RELVAS

        SENÃO FICA BUÉ DE CARO

        Qual a percentagem de professores que está em cada estádio da carreira.
        ESCALÃO

        Qual a percentagem que está na última, por exemplo.
        BASTANTES SÓ O GRUPO DE MATEMÁTICA O 500

        TODOS OS DA DÉCADA DE 50 ESTÃO NO TOPO E ALGUNS DA DÉCADA DE 60 IDEM

        13/03/1952
        2 49.759 1268 11688 16.000 28/06/1957
        4 29/07/1954
        5 49.340 294 12752 14.000 26/04/1953
        6 414.300 22/01/1955
        7 14.000 01/06/1956
        8 06/06/1955
        L 2 47.516 365 11321 16.000 15/10/1958
        11143 14.700 21/05/1954

        Quanto tempo demora um professor a chegar ao último estádio da carreira. DEPENDE TENHO DUAS PRIMAS QUE ENTRE DESTACAMENTOS E FUNDAÇÕES CHEGARAM AO 10º ANTES DOS 45

        UMA É DIRECTORA NUMA ESCOLA EM LISBOA VAI PARA 20 ANOS
        DESDE OS TEMPOS DOS CONSELHOS EXECUTIVOS

        Quais os subsídios que têm os professores para transportes e habitação,
        ZERO…NÃO SÃO JUÍZES

        MAS OS CON TRATADOS INDA TÊM MENOS QUE OS DO QUADRO

        NEM METER UM ANO DE BAIXA PODEM

        quando colocados longe, etc.

        ou seja, privilégios e benefícios para além do salário, etc. S

        BOM FAZ-SE POUCO É MELHOR QUE BRITAR PEDRA

        TEMOS DE ATURAR TODAS AS CUNHAS E SEUS PAES

        MUITA DOENÇA MENTAL LATENTE OU POTENCIAL EXPRESSA-SE

        SE SE FOR DO QUADRO METE-SE O TARADO NA BIBLIOTECA

        OU DE BAIXA

        SE NÃO FOR…..

        obre cada uma destas questões, fazer um estudo comparado com os restantes países.

        ASSEGURO por seguro que há peor e melhor

        o topo da carreira nas ilhas britânicas é apenas de uma minoria

        a progressão automática não existe em muitos dos países

        Como eu digo aos meus alunos: lamentamos que sejas professor mas ao menos és do quadro ide ver os estudos do sampaio da nódoa sobre o assunto

        meninos, estudar dá mais trabalho do que fazer corta e cola de gráficos, demora mais e terá um impacto menos imediato, mas compensa….

        no teu caso não parece ter con pensado

        ou tás já biruta de todo

        o renato papa o gato?

        nã te dão alcunhas giras com um nome desses

        corta o mato….come-te no prato.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        13 Setembro, 2013 21:46

        e essa já estava chumbado revela déficit nas competências pedagógicas

        felizmente num fazes o teste von kratus d’acesso à carreira

        em escudos o teu salário melhora

        em 85 fui aumentado 20%….estava na frei heitor pinto acho

        8 horas por semana 85/86 a substituir uma baixa até às férias da páscoa…

        Gostar

      • Renato's avatar
        Renato permalink
        13 Setembro, 2013 23:47

        Ambos sabemos que você não é muito inteligente, Vitor. Falta-lhe capacidade para lidar com variantes complexas. Mas, como disse, esse problema não é meu. Tem aqui em cima um comentador atacado de epilepsia verbal que parece ser seu fã, acarinhe-o e entretenha-se com ele. Até sempre.

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        14 Setembro, 2013 01:29

        ESPERO QUE NÃ SEJAS O júlio renato martins vulgo o farfala

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        14 Setembro, 2013 01:52

        ora diz o nu ao roto etc….cu egomaníaco de serviço gosta pouco de piropos

        DESDE 1972 O CRESCIMENTO MÉDIO DA DÍVIDA EXTERNA MEXICANA

        RONDOU OS 30% ANUAIS E PASSOU RAPIDAMENTE

        DOS 20 MIL MILHÕES EM 1974/75 PARA OS 86 MIL MILHÕES EM 1982

        OU SEJA EM 7 ANOS E PICOS

        AUMENTOU 430%

        DEVE-SE ISTO A JUROS DE DÍVIDA CRESCENTES

        E A INCAPACIDADE PARA PARAR OS GASTOS NOS MINISTÉRIOS

        DAS FORÇAS ARMADAS E DA JUSTIÇA E ADMINISTRAÇÃO INTERNA

        JÁ OS PROFESSORES VIRAM O SEU SALÁRIO PERDER 30 A 40%

        EM APENAS 3 ANOS APESAR DE NOMINALMENTE SEREM AUMENTADOS

        EM AGOSTO DE 1982 O MÉXICO DECLAROU A SUSPENSÃO

        DO PAGAMENTO DA DÚVIDA E DA DÍVIDA

        A INEXISTÊNCIA DE DIVISAS E A INFLAÇÃO GALOPANTE

        QUE SE SEGUIRAM

        LEVOU A VENDEREM A RESERVA METÁLICA

        PRINCIPALMENTE A PRATA

        POIS SENDO O MÉXICO UM DOS MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS

        NUNCA CONSEGUIU MANIPULAR O PREÇO DA PRATA

        OU DO OURO NEGRO VULGO PITROIL

        A CRISE DA DÍVIDA DE 1982 ESTENDEU-SE ATÉ 1991

        E PROVOCOU NOVA CRISE DAS BONDS MEXICANA EM 1995

        E OBRIGAÇÕES DO ESTADO MEXICANO

        COM 35% DE DESCONTO

        COM TAXA DE JURO AJUSTADA AO MERCADO DE DÍVIDA

        E GARANTIA DE PAGAMENTO A 30 ANOS

        DIFERINDO O PAGAMENTO DOS JUROS POR 18 MESES

        NÃO O PODEMOS FAZER

        POIS AS MINAS DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS ESTÃO FECHADAS

        E O PETRÓLEO SÓ NAS PRAIAS

        QUANDO UM PETROLEIRO LAVA OS TANQUES….

        GO WEST BOYS

        Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        15 Setembro, 2013 01:28

        RE NATO

        DUAS VEZES NASCIDO

        NO ACTO

        DE SER PARIDO

        SOFREU ESTRANGULAMENTO

        DE CORDÃO UMBILICAL

        E NESSE MOMENTO

        COMO É NATURAL

        FICOU UM PERFEITO

        E ESCORREITO

        ATRASADO MENTAL

        Gostar

  41. und's avatar
    und permalink
    13 Setembro, 2013 21:54

    estas cunhas metem-se em todo o lado davam jêto em 1985/86 quando o salário mínimo só saltou dos 19 e 200 para as 22 notas de 1000 palhaços e uma de quinhentos escudos

    bons tempos

    8 horas como profe davam menos de 20 contos com o subsídio de refeiçon

    indice era o 89 na altura

    e nem tinhamos con trato

    o profe de alimão só tinha o 12º mas era soldador em estugarda……

    um tipo fixe

    Gostar

Deixe uma resposta para zazie Cancelar resposta