Saltar para o conteúdo

uma lição

12 Setembro, 2013
by

Uma impressionante lição de realismo e de bom senso político, impregnada de uma retórica democrática e humanista que, ao contrário da tradição do país do seu autor, deveria ser apanágio de quem a recebeu. Apenas algumas passagens absolutamente irresistíveis:

“Syria is not witnessing a battle for democracy, but an armed conflict between government and opposition in a multireligious country. There are few champions of democracy in Syria. But there are more than enough Qaeda fighters and extremists of all stripes battling the government.”

“It is alarming that military intervention in internal conflicts in foreign countries has become commonplace for the United States. Is it in America’s long-term interest? I doubt it.”

“And I would rather disagree with a case he made on American exceptionalism, stating that the United States’ policy is “what makes America different. It’s what makes us exceptional.” It is extremely dangerous to encourage people to see themselves as exceptional, whatever the motivation. There are big countries and small countries, rich and poor, those with long democratic traditions and those still finding their way to democracy. Their policies differ, too. We are all different, but when we ask for the Lord’s blessings, we must not forget that God created us equal.”

Via Samuel Paiva Pires, que tem absoluta razão quando escreve que esta carta “poderá tornar-se um dos textos mais estudados nos próximos anos em cursos de Relações Internacionais”. A carta, Putin e, já agora, a aselhice saloia de Obama.

73 comentários leave one →
  1. Rodrigo Castelo's avatar
    Rodrigo Castelo permalink
    12 Setembro, 2013 16:52

    Ressonâncias da grandeza churchilliana .
    A diferença entre um “descendente” de Czares e um descendente de…quê?…

    Gostar

  2. manel das couves's avatar
    manel das couves permalink
    12 Setembro, 2013 17:00

    e o Obama perder o Nobel da Paz na secretaria em favou do Putin ?

    Gostar

  3. João Lisboa's avatar
  4. Castrol's avatar
    Castrol permalink
    12 Setembro, 2013 17:02

    “Yes We Can”

    Conclui-se agora que Obama não se referia ao Americanos, mas sim a si e à sua família e em segundo plano aos Afro-Americanos (se é que existem…)

    Gostar

  5. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    12 Setembro, 2013 17:05

    WTF?!…

    «We are all different, but when we ask for the Lord’s blessings, we must not forget that God created us equal.»

    Gostar

  6. von's avatar
    von permalink
    12 Setembro, 2013 17:14

    Porque é que o conflito da Síria é importante? O objectivo é criar uma alternativa à dependência energética europeia dos gasodutos russos, e criar um novo mercado para as enormes jazidas de gás do Qatar; criar uma alternativa ao canal do Suez para o escoamento do petróleo saudita (tendo em conta a situação no Egipto e o eventual controlo do estreito de Ormuz pelo Irão); criar uma zona tampão entre uma Síria mergulhada no caos e Israel e Jordânia. A Turquia tem ambições territoriais na Síria e Curdistão e poderá beneficiar numa eventual desagregação do Estado sírio; Israel quer livrar-se de um vizinho fortemente armado, preferindo ter por vizinhança um estado falhado, mas desarmado, além de que um gasoduto com o ouro negro dos árabes a passar-lhe à porta é a melhor garantia de segurança; a Arábia Saudita quer assumir-se como potência regional; o Qatar quer vender gás; os Estados Unidos querem que a fonte dos petrodólares não pare de jorrar para a sua moeda não ir ao fundo; a França quer ser o polícia da Europa; o Reino Unido também; a Alemanha quer alternativas ao gás da Rússia; e os outros europeus estão a ver passar os navios. Já os russos preferem que os europeus continuem a comer na sua mão, que os sauditas se vão catar e que o preço do petróleo suba. Também querem mostrar que ainda são fortes e que ninguém faz nada sem a sua autorização. Os chineses não querem que os lixem com o petróleo, e já perceberam que se o Médio Oriente arder são eles que vão pagar a factura.

    Gostar

  7. zazie's avatar
    12 Setembro, 2013 17:27

    azelhice com z, sô Rui.

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      12 Setembro, 2013 18:34

      Zazie, veja la o dicionário, s.f.f..

      Gostar

      • piscoiso's avatar
        piscoiso permalink
        12 Setembro, 2013 18:42

        Sasie aselha!

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Setembro, 2013 19:30

        eheheh Realmente, mais valia ter ficado calada. Estava mesmo convencida que era com z

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        13 Setembro, 2013 00:34

        Se o erro fosse do Rui, até achava bem mandarmos vir. Mas com a zazie, não. Nem com a Helena Matos. Haja um mínimo de cavalheirismo. 🙂

        Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      12 Setembro, 2013 21:43

      Eu sou como o Cavaco, Zazie: nunca tenho dúvidas e raramente me engano… Abç.,

      Gostar

      • johnas's avatar
        johnas permalink
        13 Setembro, 2013 00:14

        muito bem
        e levou quanto do bpn
        se tal esse homem de sucesso ?

        Gostar

  8. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    12 Setembro, 2013 17:36

    É bonito ver o cinismo e hipocrisia com que os grandes do mundo, auxiliados pelos 4º poder que controlam, varrerem para debaixo do tapete o xadrez energético relativo à Síria…

    Gostar

  9. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    12 Setembro, 2013 17:53

    O Putin é um autocrata, mas não deixa de ser fino como papel, aproveitando a fraqueza dos EUA, por estes não terem uma política e um rumo na frente externa (nem sequer na interna…). Um líder esperto que maximiza o poder do seu país, neste caso o poder “suave” da Rússia, que aqui surge como a voz do “bom senso”, mas mais não fazendo do que defender um aliado, outro déspota.

    A “hiperpotência” perdeu a “batalha” da comunicação e da imagem. Quem diria que o Obama já não “vende”.

    Gostar

  10. Piscoiso's avatar
    12 Setembro, 2013 18:36

    É sabido que as decisões democráticas têm um timing diferente das autocráticas.
    Tenho família nos States e estão muito satisfeitos com a prudência de Obama.
    Desde o Vietname, com Iraque e Afganistão pelo meio, que a sociedade americana está infestada de sociopatas produzidos nessas guerras, aumentando a criminalidade e a instabilidade social.

    Gostar

    • Harmódio's avatar
      12 Setembro, 2013 20:19

      Como tantas outras sociedades mas cuja única diferença é serem impotentes para agir internacionalmente e por isso dedicam-se à destruição interna. A começar pela Rússia.

      Gostar

      • licas's avatar
        12 Setembro, 2013 20:32

        Mas que quer, Bashar é o novo ai Jesus da Esquerdalha . . .

        Gostar

    • licas's avatar
      12 Setembro, 2013 20:36

      Estou a ver . . .
      O *pateta* da família , sem hipóteses de vingar en sociedade competitiva,
      ficou cá à guarda das tias . . . REVELADOR .. .

      Gostar

      • johnas's avatar
        johnas permalink
        13 Setembro, 2013 00:18

        do caray, o licas, pá, quando não gosta de um gajo, diz que a esquerda gosta dele, qual direitalha …

        Gostar

  11. Rodrigo Castelo's avatar
    Rodrigo Castelo permalink
    12 Setembro, 2013 18:39

    Simplifiquemos : a América (comodidade de linguagem) ao deixar de ser WASP deixou de ser A América. – e não é o estridor tonto, carnavalesco e hipócrita do polìticamente correcto que modifica a realidade.A relação de forças mudou radicalmente; podem ter os “ways”, mas a “will” foi-se. E , ponto relevante,, permitiram que Pequim lhes ficasse com os cordôes da bolsa…
    Hollywood não se pode (não se deve) substituir ao State Department…

    Gostar

  12. @!@'s avatar
    12 Setembro, 2013 19:09

    Sentado. Não mexe. Não fala. Deixa andar.
    Em dois textos, seguidos, é o que se depreende.
    Assim não vamos lá.
    Georgia, Ucrânia, Chechênia, Ossetias, etc…. desapareceram do mapa????

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    12 Setembro, 2013 19:19

    “Angola. É nossa !”
    “Angola. É nossa !”
    etc.
    (Se o “aselha saloio” Obama –e eu que pensava que também havia “aselhice” citadina, no jet 3,5 e jet 7 da banca, da política– conhecesse a história e o ímpeto tuga…já tinha iniciado o show na Síria… Ou, se o maravilhoso duo McCain/Palin ou os Bush estivessem na Casa Branca…).

    Rui A. precisa que lhe expliquem o que este artigo-capa de Putin esconde.

    Gostar

  14. zazie's avatar
    zazie permalink
    12 Setembro, 2013 19:31

    A verdade, é que se a América não fizesse ameaça nem a Rússia brilhava nem aquela anormalidade parava.

    Gostar

  15. zazie's avatar
    zazie permalink
    12 Setembro, 2013 19:32

    Portanto, ainda bem que eles ameaçaram e souberam recuar.

    Se fosse o George já lá estava a libertar à bomba.

    Gostar

  16. licas's avatar
    12 Setembro, 2013 20:20

    zazie HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    12 Setembro, 2013 19:30
    eheheh Realmente, mais valia ter ficado calada. Estava mesmo convencida que era com z
    ________________

    Eu também julgava que era com z (ele há coisas. . .).
    DE QUALQUER MANEIRA é muito incomum aqui que alguém
    se retrate de erros de ortografia.
    Zazie, bravo!!!

    Gostar

    • zazie's avatar
      12 Setembro, 2013 21:20

      E esqueci-me de me chamar ursa. Nunca esqueço de insultar a minha ignorância mas a burra não aprende.

      aahhahaha

      Gostar

  17. licas's avatar
    12 Setembro, 2013 20:28

    zazie HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    12 Setembro, 2013 19:31
    A verdade, é que se a América não fizesse ameaça nem a Rússia brilhava nem aquela anormalidade parava.
    _________________

    ANORMALIDADE diz bem.
    E se os tais Russos estiverem de boa fé (do que duvido muito)
    então, vã , cessar-fogo imediato e conferência quadripartida
    Governo – Rússia – Oposição – EU para se delinear um futuro
    onde caibam todos os Sírios (ainda vivos e não emigrados).
    Até aposto que o Bashar vai exclamar : Oh c´orror!!!
    Os terroristas (termo inventado por Salazar e continuamente
    glosado) nunca podem ascender senão à condição de cadáveres . . .

    Gostar

    • MJRB's avatar
      12 Setembro, 2013 20:53

      Foi Salazar que “inventou” o termo “terroristas” ??

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        12 Setembro, 2013 21:57

        non terror cimbricus é romano quando os cimbri invadiram a república né

        e o terror veio com a revolução francesa

        logo regime terrorista ou terrorismo acho que vem desses tempos 179?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        12 Setembro, 2013 22:01

        mas ela ele tem razão é um regime de terror como política para dominar

        como Sadam gazeava curdos e metia milhares nas câmaras de terrorismo d’état diria soares todo o mundo está contra este governo terrorista

        diria se não fizesse voto de silêncio até às próximas eleições

        Gostar

  18. Harmódio's avatar
    12 Setembro, 2013 20:35

    Licas,

    Terá que inquirir junto de quem tem competência para julgar isso…

    Gostar

  19. licas's avatar
    12 Setembro, 2013 20:46

    A Psicologia da Autocracia é tão clara, tão transparente e hialina
    que qualquer estúpido (como eu) a entende perfeitamente.

    Gostar

  20. licas's avatar
    12 Setembro, 2013 21:08

    MJRB HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    12 Setembro, 2013 20:53
    Foi Salazar que “inventou” o termo “terroristas” ??
    ________________

    Sabe muito bem que *nada há de novo à superfície da Terra* . . .
    Mas esse se não inventou para degradar a figura de combatente da liberdade,
    se não inventou, dizia, USOU E ABUSOU quando da revolução das Colónias de África.
    Eu assisti ao exercício dessa calúnia, até houve exposição no SNI de fotografias de
    colonos Angolanos (incluindo crianças) degolados, esquartejados.
    Terá alguma importância para o efeito se foi o inventor da designação ou um simples
    imitador?

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      12 Setembro, 2013 22:15

      combatente da ignorância

      matar para libertar um torrão de terra conquistado a outros

      o regime tribal seja sírio ou africano

      mata mais pela sua xenofobia que as guerras entre aldeias por coisarem com a mulher de outros

      vêm cá roubar as nossas mulheres foi o grito de guerra num bailarico qualquer em que os de azeitão afinfaram nos da quinta do conde ou os do vale da amoreira nos de alhos vedros ou vice versa

      esta semana levou um um balázio aqui no deserto por ter sido com fundindo com outro de outro grupo de caçadores

      faça-se a paz por decreto licas o decreta

      Gostar

  21. Rui Teixeira Neves's avatar
    Rui Teixeira Neves permalink
    12 Setembro, 2013 21:09

    Não vejo a genealidade deste texto IDIOTA, Porque é mesmo uma luta pela democracia que se trava na Síria, entre um ditador de uma seita alauita minoritária e a maioria esmagadora do país que quer eleições livres. O idiota escrevinhador diz que é uma luta entre governo e oposição, Pois é, mas esquece-se de acrescentar o essencial: entre um governo ditatorial genocida no poder há mais de 40 anos ( o Pai Assad já se distinguiu em 1982 por massacrar 30.000 islamistas ao canhão em Hama), sempre recusando eleições que sabem que perderiam, e apoiando-se numa minoria de 12%, os alauitas, contra a maioria do povo que quer a primavera árabe e que começou com manifestações pacíficas alvo da sanha assassina dos snipers do cão Assad. O triste é um relativista moral, um bandalho que gosta de ver ditadores massacrar até ao último o povo que nunca o elegeu. E isto não é uma luta heroica pela democracia ? Está parvo o homem… Obama quer limpar a má reputação dos EUA nos desastres do Iraque e Afeganistão e fazer como na Líbia: anular a superioridade aérea de ditadores loucos em guerra contra o seu próprio povo, para permitir a estes com os seus próprios meios derrubar os ditadores, Em frente Obama, Aselhas são a esquerdalhada, sempre complacente com ditadores assassinos, e os pró-sionistas sempre desejosos de ver derramado sangue árabe,

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      12 Setembro, 2013 21:46

      bom massacrar 30 mil a canhão é difícil pois as ruínas formam abrigos né

      mesmo as vagas de moços iranianos e de galinhas de angola tinham de ser mortas com armas de pequeno calibre que o canhão se matar 10 ou 20 com cada disparo

      tem de ser do tamanho da grande bertha ou levar os gajinhos muito juntinhos

      se for um anti-aéreo de 20 mm é capaz de arrasar um batalhão de pretos em 5 minutos

      mas têm de se juntar os pretos ou os escurinhos em batalhão 1º

      à pedrada e à catanada uma multidão pode matar uns 300 mil por mês desde que eles não respondam

      não tens aí uma foto com 300 mortos da república centro africana?

      aí já morreram uns 3000 desde o mês passado e no congo já devem ir nos 20 mil este mês

      e a maior parte morre mais lentamente

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Setembro, 2013 21:55

        ashahahahahah Este gajo é louco

        “:O)))))))))))))

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        12 Setembro, 2013 22:04

        não sou eu que lhes vendo as armas

        nem os mato

        vejo-os morrer há décadas mas nunca me deu na tola servir de escudo humano

        não tenho propensão para messias ou marthir

        ou presbítero de cartheia em cruzada pelo fim do mal que é mouro

        Gostar

    • johnas's avatar
      johnas permalink
      13 Setembro, 2013 00:27

      voià,
      outro ditador de opinião,
      e direitalha … ❤

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        13 Setembro, 2013 02:03

        VOILÁ? VIOLA? VIOLA LÁ? ÉS DESSES NÉ

        USAS OS MORTOS COMO BRINQUEDO SEXUAL….POIS

        Gostar

  22. Rui Teixeira Neves's avatar
    • ora's avatar
      ora permalink
      12 Setembro, 2013 21:39

      vais lá e mata-los todos é?

      bom aos drusos só os levas para a encarnação seguinte

      e aos restantes para as virgens à eespera no caso de num serem maronitas

      ou outras cousas mais esquisitas

      acho que até sadam matava mais devagar que o novo regime de drones,,,,

      Gostar

  23. Rodrigo Castelo's avatar
    Rodrigo Castelo permalink
    12 Setembro, 2013 21:27

    Ganda Neves ! O que faz o domínio do ofício! O texto ideal, “pret-á-porter”, em todas as situações e em todas as ocasiões : mudam-se uns substantivos, uns nomes próprios e já está – tanto dá para uma coisa como para o seu contràrio…

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      12 Setembro, 2013 21:50

      um sofista muito artista

      é arrivista?

      ou pinga gordas e sonoras palavras

      a mando
      ou comando

      do escol?

      Gostar

  24. Rui Teixeira Neves's avatar
    • ora's avatar
      ora permalink
      12 Setembro, 2013 21:48

      não tens aí uma foto com 300 mortos da república centro africana?

      aí já morreram uns 3000 desde o mês passado e no congo já devem ir nos 20 mil este mês

      e a maior parte morre mais lentamente

      Resposta
      .
      .

      Rui Teixeira Neves hiperligação permanente

      12 Setembro, 2013 21:16

      Vamos tolerar que isto continue ?

      nã pá tamos com ti go

      go go vamos em cruzada

      basta matar uns 100 mil e por os restantes em campos de reeducação como fizeram os bifes aos boéres e vai tudo em paz

      ou pax

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        12 Setembro, 2013 21:53

        já agora genealidade tem erro orthographo…..gene alidade tem a ver com os alelos dos genes

        nesse caso…..Rui Teixeira Neves hiperligação permanente

        12 Setembro, 2013 21:09

        Não vejo a genealidade deste IDIOTA chegava apesar de Idiotes ser não determinado pela genética mas pela vertente ambiental

        já atraso mental

        pode ser do kratos no phoder

        ou ambiental

        Gostar

  25. licas's avatar
    12 Setembro, 2013 22:03

    CESSAR-FOGO absoluto e permanente
    Destruição de gases de guerra
    OBRIGÁ-LOS a uma reunião magna de todos os Sírios: Governo – Oposição
    (com os EUA e Rússia como observadores).
    Criação de Partidos Políticos
    Governo Provisório e Constituição da República
    Imprensa-Televisão livres
    Daqui a um ano: eleições para o Executivo e Legislativo
    ________________

    Se quisessem era simples . . .

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      12 Setembro, 2013 22:10

      Os terroristas são gente comum que tem medo dos vizinhos e os massacra por inveja para os roubar ou para que não sejam roubados(termo inventado por alguém no século XVIII e gozado ou
      glosado) nunca podem ascender senão à condição de cadáveres . . .ou de refugiados

      MJRB hiperligação permanente

      12 Setembro, 2013 20:53

      Foi Salazar que “inventou” o termo “terroristas” ??

      Resposta

      ora hiperligação permanente

      12 Setembro, 2013 21:57

      non terror cimbricus é romano quando os cimbri invadiram a república né

      e o terror veio com a revolução francesa

      logo regime terrorista ou terrorismo acho que vem desses tempos 179?

      .

      ora hiperligação permanente

      12 Setembro, 2013 22:01

      mas ela ele tem razão é um regime de terror como política para dominar

      como Sadam gazeava curdos e metia milhares nas câmaras de terrorismo d’état diria soares todo o mundo está contra este governo terrorista

      diria se não fizesse voto de silêncio até às próximas eleições

      quando se massacram dezenas de milhares numa guerra civil

      os do sul revoltam-se contra o phoder vencedor e metem cogulas nos cornos e fundam um Klu klux klan qualquer

      os sunitas ou os alauitas tiveram momentos de dominação no oriente que é médio

      e se sadam lembra saladino nos seus massacres

      outros lembram ali Ali assassinado pelos califas servos dé satã

      Gostar

  26. Joao's avatar
    • johnas's avatar
      johnas permalink
      13 Setembro, 2013 00:49

      “There is still quite a bit of evidence that the rebels in Syria used Sarin at least on March 19th. But the point is that there are not too many Russian troops wandering around the globe and having their government exclaim that they are “exceptional”. I don’t think that I would want to use Putin as my source on Russian affairs, but I can clearly say that I don’t want Obama as my source on US affairs. Facts are facts and can’t be denied just because we don’t like the messenger.” hutchr

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        13 Setembro, 2013 02:01

        THERE ARE STILL……QUITE A BIT?

        QUIT YOU BITCH?

        Gostar

  27. tric's avatar
    tric permalink
    13 Setembro, 2013 01:57

    Portugal continua a pertencer à NATO e à Europa depois do que está a acontecer em Mallaloula !!!??? Maaloula…
    .
    Lisboa…e o Rio de Janeiro…não vão sair em Socorro de Maaloula..,
    .
    .http://www.youtube.com/watch?v=ahgbxsshixg

    Gostar

  28. tric's avatar
    tric permalink
    13 Setembro, 2013 02:09

    Gostar

  29. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    13 Setembro, 2013 02:18

    Putin, Obama, o catano.
    Quem virou o bico ao prego foi o Papa Francisco. A ver vamos, se se aguenta virado. Os cabrões da Raytheon, com Kerry a testa-de-ferro, têm muitos tomawaks para vender.

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      13 Setembro, 2013 02:22

      O PROBLEMA DO OBA OBA FOR OBAMA

      É QUE YES WE CAN BOMBARDEAR

      MAS YES WE CAN’T TIRAR O ASSIS DO ASSAD

      LOGO UM DIA DIZ OBAMA VAMOS BOMBARDEAR AQUELES TIPOS COM GASES

      E ASSIS DEIXAM DE DEITAR GASES

      PODEM MATÁ-LOS À CACHAPORRADA

      QUE A GENTE NUM SE IMPORTA

      já agora a raytheon fabricou o 1º micro-ondas

      logo a guerra dá progressos na culinária

      Gostar

      • hajapachorra's avatar
        hajapachorra permalink
        13 Setembro, 2013 02:29

        Micro-ondas e culinária? Muito bom esse oximoro.

        Gostar

  30. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    13 Setembro, 2013 02:24

    Em verdade vos digo, a continuar assim obama acaba a carreira no benfica, orientado por jesus.

    Gostar

  31. tric's avatar
    tric permalink
    13 Setembro, 2013 02:30

    Gostar

  32. tric's avatar
    tric permalink
    13 Setembro, 2013 03:22

    Combates em Maaloula….
    .

    Gostar

  33. tric's avatar
  34. tric's avatar
    tric permalink
    13 Setembro, 2013 03:41

    Gostar

  35. licas's avatar
    13 Setembro, 2013 07:45

    hajapachorra HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Setembro, 2013 02:18
    Putin, Obama, o catano.
    Quem virou o bico ao prego foi o Papa Francisco. A ver vamos, se se aguenta virado. Os cabrões da Raytheon, com Kerry a testa-de-ferro, têm muitos tomawaks para vender.
    ______________________

    Essa de citar apenas os EU de vendedor de armas é de besta astrábica . . .
    Poder-se-á no mesmo estilo (que detesto) dizer que Putin está promovendo Bashar
    porque:
    ______1______Quer continuar com a sua base naval na Síria,
    ______2______Deseja que o seu cliente de armas permaneça no poder.
    malgrado ser o maior carniceiro da actualidade . . .
    preferindo já contar no seu *currículo* mais de 100 000 mortos, 2 000 000
    de refugiados, parecendo na disposição de arrasar o resto das cidades
    ainda de pé, a largar o poder legítimo.

    Gostar

  36. licas's avatar
    13 Setembro, 2013 08:01

    E se a Praga , oh que *indutive thought*, Vermelha está tão preocupada
    com a desumanidade da guerra porque não faz força para que se estabeleça, JÁ,
    UM CESSAR – FOGO PERMANENTE seguido de Conferência entre as partes
    em guerra com o fim de restaurar a Democracia negada pela Dinastia Hafez-Bashar
    al-Assad ? VAMOS A ISSO?

    Gostar

  37. licas's avatar
    13 Setembro, 2013 09:07

    Só usa gases de guerra quem os tem : Tribunal Penal Internacional
    para Bashar al-Assad , JÁ !

    Gostar

    • Rui Teixeira Neves's avatar
      Rui Teixeira Neves permalink
      13 Setembro, 2013 13:39

      Assad vai ter o fim de Khadafi: linchado pelo povo que o descobre acagaçado num cano de esgoto. A Primavera árabe triunfará em todo o lado. O próximo a ter uma insurreição popular e guerra civil é o Pinochet Al Sissy, o agente mariquinhas da Mossad no Cairo, que também derrubou um presidente eleito e não gosta de eleições livres…Os americanos estão com vontade de lhe mandar com uns cruise missiles,,, Força Obama, e quem não salta é esquerdalho ! Só se perdem as que caírem no chão..

      Gostar

Trackbacks

  1. Putin excepcional | O Insurgente
  2. Putin sobre Siria en el New York Times | Sana Crítica
  3. Uma Lição | Autenticidade Portugal

Deixe uma resposta para zazie Cancelar resposta