Saltar para o conteúdo

Imoral

12 Outubro, 2013

Diz-se aqui e aqui que “É imoral reduzir os ordenados dos funcionários públicos e não eliminar organismos do aparelho administrativo”. Por acaso não acho, por razões fáceis de compreender (o que é preferível em tempo de crise, encerrar uma empresas e mandar toda a gente para o desemprego ou baixar os salários a todos? Ou A ideia é encerrar organismos e manter os funcionários?). Mas o que considero verdadeiramente imoral é usar as poupanças irrelevantes que não se fazem para contestar as poupanças reais que inevitavelmente têm que ser feitas em salários e pensões. Alimenta a fantasia que é possível cortar sem cortar.

91 comentários leave one →
  1. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    12 Outubro, 2013 12:34

    E quanto a Fundações, Observatórios, ONGs e demais vigarices sortidas que por aí pululam?
    E o autêntico crime organizado que é a RTP?

    Gostar

  2. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    12 Outubro, 2013 12:38

    A solução é despedir quem está a mais e NÃO reduzir o salário a todos.
    .
    No estado, que se rege pela lei dos grandes números, não precisa de despedir. Basta não contratar.
    .
    Senão veja bem, se o JM fosse empresário, um industrial vá, baixaria os salários a quem precisa muito como engenheiros de produção, vendedores etc ou optava por dispensar aqueles cuja rescisão não lhe causaria constragimentos para voltar a crescer ?
    .
    Essa estória de Socializar os problemas tem sido defendida, curiosamente, por alguns sectores liberais… ou pseudo liberais.
    .
    Rb

    Gostar

    • ax solo's avatar
      ax solo permalink
      12 Outubro, 2013 12:43

      No BCP está isso em negociação e, aparentemente, a opção preferida por administração, sindicatos e trabalhadores é a de reduzir salários. Já sobre a posição particular dos accionistas não sei…mas como está delegada na admin nem vem ao caso.

      Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        12 Outubro, 2013 17:22

        Em portugal socializam de imediato o problema. É evidente q se prosseguirem essa politica de baixar salarios a todos, os melhores basam para a concorrencia ou para o estrangeiro e o banco ficará com os medianos.
        .
        Cada um tem o q merece.
        .
        Rb

        Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      12 Outubro, 2013 12:57

      É verdade, só por causa de coisas, mostra lá a legislação que diz que as pensões de sobrevivência são só para casados em comunhão de bens.

      Tu és o máximo a inventar.

      Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        12 Outubro, 2013 17:00

        Zazie, é para regimes de comunhao de bens e de adquiridos. Quem casa por separacao de bens nao tem direito a pensao de viuves. Nao pme obrigues a procurar a lei. Tenho a certeza absoluta disso. Mas podes tu procurar e verificar.

        Gostar

      • zazie's avatar
        12 Outubro, 2013 17:16

        Exacto- fui verificar e é mentira. Verifica tu, pois até união de facto com 2 anos dá direito ao mesmo.

        Ora prova lá que é assim e bota a legislação porque eu já deixei link da que existe e não vem rigorosamente nada disso.

        Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      12 Outubro, 2013 12:57

      A pergunta das pensões é para o morgadinho da cubata.

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Outubro, 2013 17:17

        De novo, o link que já te tinha deixado para procurares tu o que afirmas e que não vem lá:

        http://www4.seg-social.pt/pensao-de-sobrevivencia

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        12 Outubro, 2013 19:10

        Para todos os efeitos legais o regime de separacao de bens rege-se pelos mesmo principios da separacao de pessoas e bens e este aos mesmos do divircio no q a direitos sobre bens prsentes e futuros diz respeito.
        .
        A unica coisa q permanece e é diferente da separacao de pessoas e bens é o dever de assitencia nas despesas da casa de familia que se mantem na separacao de bens.
        .
        Mesmo na declaraco de IRS sao considerados como divorciados. Nao se confunde os bens e rendimentos de um com o outro conjuge.
        .
        O link q colocaste faz excepcao a separados de pessoas e bens. Estes nao tem direito a pensao de sobrevivencia, mas sim a pensao de alimentos se a houver. E a pensao de alimentos nao é paga pelo estado mas sim por um dos conjuges.
        .
        .
        Rb

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Outubro, 2013 19:17

        bacano: conta lá onde é que vem escrito que as uniões de facto não têm direito a pensão de sobrevivência.

        E faz lá copy paste da cena da diferença entre comunhão de bens adquiridos e mera comunhão de bens.

        Porque é mentira. A pensão de sobrevivência tem como lógica compensar quem poderia depender do falecido. Basta terem preenchido esses papéis.

        Isto nada tem a ver com contratos de casamento e parcerias a 2 porque até os filhos têm direito desde que estejam inscritos num curso.

        Por isso é que te disse que conheço caso de viúva alegre com amante que vive bem dessa pensão e ela ainda dá para sustentar rebento do amante que nem precisa de trabalhar.

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Outubro, 2013 19:18

        E mais: tu falas como os comunas e dás a entender que acabaram com esta cena quando apenas baixaram valores para os casos das mais altas.

        Portanto, estão a levar à letra o slogan escardalho: “os ricos que paguem a crise”.

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        12 Outubro, 2013 20:26

        Nao nao.
        .
        Tenho a certeza do q disse. O q eu digo é simples e claro como agua. As pensoes q derivam de regimes contributivos, isto é, de quem pagou para ter uma reforma, passam por herança para o conjuge e filhos porque sao herdeiros. As unioes de facto é coisa recente e tambem ela, pelas leis actuais, tem implicacoes na heranca.
        .
        Nos regimes de separacao de pessoas e bens nao se aplica o direito a pensao do falecido. Como a separacao de bens se equipara para efeitos patrimoniais a uma separacao de pessoas e bens, logo os que estao casados g separacao de pessoas e bens e os separados de bens nao tem direito algum a pensao do falecido.
        .
        E depois, zazie, a pensao de sobrevivencia é salvo erro de 197 euros mais uns pozinhos quaisqueres o que nao é propriamente uma pensao para viuvas ricas.
        .
        Rb

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Outubro, 2013 21:12

        É pá, é simples, se tens a certeza e isto está na lei- faz copy paste da passagem da lei onde vem.

        Porque eu li e não vem nada disso. Recebe pensão de subsistência quem viveu em união de facto. As uniões de facto nada têm de casamento com comunhão de bens.

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Outubro, 2013 21:13

        A pensão de sobrevivência é quanto? 197 euros? igual para toda a gente?

        Tu drogas-te, maluco!. Esta é a anedota da semana.

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        12 Outubro, 2013 21:25

        “O cônjuge separado de pessoas e bens e o divorciado só têm direito à pensão se, à data da morte do beneficiário, dele recebessem pensão de alimentos, decretada ou homologada pelo tribunal, ou se esta não lhes tivesse sido atribuída por falta de capacidade económica do falecido, judicialmente reconhecida.” Seg. Social (do teu link)
        .
        Nota bem, os separados de pessoas e bens sao para efeitos legais conjuges. Só deixam de o ser se se divorciarem. Os separados de bens tem o mesmissimo enquadramento para efeitos patrimoniais e direitos. Como podes ver os separados nao tem direitos a pensao de sobrvivencia excepto se recebessem do conjuge no caso dos separados ou exmarido no caso dos divirciados uma pensao de alimentos.
        .
        PS. Relativamente ao valor, eu confundi com a pensao de viuvês que, essa si, é de cento e tal euros.
        .
        Rb

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        12 Outubro, 2013 21:33

        O q e eu acho incrivel é achar-se q quem defende q o patrimonio de quem efeiivamente descontou e pagou é uma posicao comunista.
        .
        É precisamente ao contrario. Incrivel é pagar-se subsidios varios a quem nunca descontou usando exclusivamente o dinheiro dos pensionistas.
        .
        Se o país quer pagar subsidios nao podem ser os reformados ou aqueles q fazem e fizrem descontos a paga-los. Tem de ser todos. Os que tem rendimentos do trabalho, prediais, de capital, de mais valias e ainda as receitas sobre o consumo.
        .
        É uma pouca vergonha fazer brilharete nas eleicoes a atribuir RSIs a torto e a diereito e depois chegar a beira dos reformados e faze-los pagar esse subsidios.
        .
        Eu espero q isto nao prossiga.
        .
        Rb

        Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        12 Outubro, 2013 21:38

        Mas eu continuo na mesma: onde está a diferença entre a tal “comunhão de bens e separação de bens se até as uniões de facto dão direito à pensão e o valor desta é escalonado e nada tem a ver com essa ficção dos 197 euros?

        Bota aí. E mais, isso de estarem separados só havendo provas. Porque sse nunca oficializaram a separação o que fica recebe na mesma.

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        12 Outubro, 2013 21:51

        Zazie, eu nao conheco bem o reg. das uniao de facto porque é coisa recente. Mas parece q nao sao herdeiros automaticos como no casamento.
        .
        E quando se integrou este novo regime nos direitos sobre pensoes eu fiquei espantado porque nao tem a tal logica da pensao devida a herdeiros. e só posso deduzir q se dá pensao a esses regimes por pressoes dos lobbies gay e lesbico.
        .
        Porque nao tem lógica. A uniao de facto q nao confere direito automatico a heranca ter direito a pensao é uma preversao da logica subjacente q só se entende porque na volta nem sabiam o q fazer com os casos q a nova lei da unao de facto gerou.
        .
        Rb

        Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      12 Outubro, 2013 21:02

      No BCP,assim como no Banif, assim como na CGD, quem paga todas as reestruturações bem ou mal feitas, somos nós, os contribuintes forçados pelo fisco.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        12 Outubro, 2013 21:25

        TAnto assim que já me palmaram com a desculpa da gestão de conta na ordem dos 400 Aerios-

        Gostar

  3. ax solo's avatar
    ax solo permalink
    12 Outubro, 2013 12:40

    Totalmente de acordo com o articulista. De qualquer forma, parece ser atirar sal a uma ferida quando na própria semana em que se fala em poupar 100 milhões diminuindo as pensões de sobrevivência (dos que menos precisam, é bom que se diga) se prenuncie o aumento do roubo (é a palavra certa) da RTP aos contribuintes. E sim, é necessário cortar nas pensões (principalmente na CGA) e mais ainda nas de sobrevivência, mas pensar que parte dessa poupança irá diretamente para a RTP mete-me asco.

    Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      12 Outubro, 2013 13:45

      Também penso que se deveria privatizar toda a RTP de vez !… Não precisamos de ter canais publicos de televisão !
      Mas, pelos vistos, o governo recuou, mesmo relativamente a uma privatização parcial. Porque ?
      Não creio que seja por opção ideologica ou para controlar e interferir na comunicação social. A RTP actual, em particular a informação, não é controlada pelo governo e, à semelhança das outras estações privadas, é tendencialmente desfavoravel às orientações politicas do actual governo.
      Talvez seja porque os estrategas politicos do governo considerem que a privatização da RTP nesta fase, face aos ganhos financeiros imediatos que representaria, teria custos politicos demasiado elevados (veja-se o que se passou na Grécia) e que é antes preferivel dar prioridade a outras medidas menos explosivas e mais eficazes no plano financeiro.

      Dito isto, tanto quanto percebi, a comparticipação directa do Estado na RTP, por via do Orçamento, não vai aumentar, até deve ser reduzida em 50%. O que vai aumentar, por via da taxa, é o custo da RTP para os cidadãos.

      Gostar

      • Peterpagante's avatar
        Peterpagante permalink
        12 Outubro, 2013 21:40

        Realmente começa a notar-se que até a RTP já não alinha muito com a propaganda do Governo.
        Mas será isso um sinal de independência e liberdade de informação, ou um sinal de que o Governo é tão reles, que nem aqueles que dele dependem têm estômago para aguentar tanta porcaria que têm que apoiar?

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        13 Outubro, 2013 01:13

        A RTP nunca “alinhou” com o governo actual e com a politica de austeridade. Antes pelo contrario.
        “Reles” e vergonhosa é a maneira como uma grande parte dos médias e dos jornalistas fazem campanha politica, estropiando a informação e defendendo descaradamente interesses instalados.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        13 Outubro, 2013 17:52

        Diz o Fernando que “a comparticipação directa do Estado na RTP, por via do Orçamento, não vai aumentar, até deve ser reduzida em 50%. O que vai aumentar, por via da taxa, é o custo da RTP para os cidadãos”.
        E eu quero chamar-lhe a atenção para o seguinte: quem paga a RTP somos nós todos, ora pela via dos impostos, ora pela taxa, ou seja, se não pagamos com o dinheiro do bolso direito, pagamos com o do bolso esquerdo.
        Uns pagando e gemendo, outros nem isso. Para nossa desgraça.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        13 Outubro, 2013 18:41

        Tiro ao Alvo,

        Eu não disse nada de diferente… Antes pelo contrario !

        Mas no plano dos factos não é correcto dizer que a poupança que o Estado faz com as pensões de sobrevivencia serve para aumentar os gastos da RTP. O Estado poupa nas pensões, poupa (pouco) na RTP, e aumenta (ainda mais) o que os cidadãos pagam directamente pela RTP. No que respeita às contas publicas tem alguma importancia !

        No conjunto daquilo que a RTP custa ao pais não parece haver grandes mudanças. Infelizmente ! Mas é uma opção politica que, é a minha hipotese, pode não ser tão disparatada e incompreensivel como isso.
        Também eu espero ansiosamente pelo dia em que se decida finalmente pela privatização da RTP !

        Gostar

  4. Montenegro's avatar
    Montenegro permalink
    12 Outubro, 2013 13:01

    Vocelência tem toda a razão – aparte disso quando se diz “Como é possível manter um governo em que um primeiro-ministro mente descaradamente?”

    Gostar

  5. Churchill's avatar
    Churchill permalink
    12 Outubro, 2013 13:02

    O João Miranda a gerir uma empresa em dificuldades poderia ter essa forma de agir, mas no Estado está a misturar alhos com bugalhos, setores bem geridos com antros de parasitagem, e ao tomar como boa a opção de cortar a todos está a penalizar os úteis e a premiar os inúteis.
    Acha isso uma boa opção?
    Coloque-se na posição das lapas que enchem as manifestações da CGTP.
    Agora faça o mesmo para os inspetores da DGCI.

    Gostar

  6. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Outubro, 2013 13:05

    .
    marginalmente à margem:
    .
    .
    -Key creditor China begins acting to hedge against US default
    http://rt.com/business/china-usa-bonds-default-980/
    .

    -GOP Scrambles After Obama Pans House Plan
    http://www.washingtonpost.com/politics/obama-to-host-gop-senators-after-first-signs-of-progress-in-bitter-spending-stalemate/2013/10/11/d578655a-3280-11e3-89ae-16e186e117d8_story.html?hpid=z1
    .
    Tunc male vulpi erit, si muscas prendere tentet.
    .

    Gostar

  7. FilipeBS's avatar
    FilipeBS permalink
    12 Outubro, 2013 13:29

    O João Miranda é contra ou a favor do aumento de canais da RTP, e do consequente aumento da taxa audiovisual?

    Gostar

    • JoaoMiranda's avatar
      JoaoMiranda permalink*
      12 Outubro, 2013 13:36

      Eu sou a favor da proposta do Borges. Acho que na altura fui o único que a apoiei.

      Gostar

      • johnas's avatar
        johnas permalink
        12 Outubro, 2013 14:41

        E qual era essa do Borges?, a ver se ainda resta dúvida?, e eu por mim, digo, sem receio de engano, em questão de comunicação e médias, mor televisões por cabo e sem eles, diferente das gasolineiras, o País não precisa de nenhum posto nacionalizado, onde todos cumprem quanto podem, por assegurarem a clientela livre, as audiências .

        Gostar

  8. Me's avatar
    12 Outubro, 2013 13:35

    claro que deviam encerrar organismos e mandar o pessoal para casa ( ou para outro serviço ) com salário base sem subsídios de refeição e outros. é que manter edifícios sai caro ; luz , limpeza , carros , telecomunicações chefes às dúzias rendas milionárias e tal.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      12 Outubro, 2013 15:00

      Claro que essa podia ser uma solução e não andar às marradas com o TC!

      Gostar

  9. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Outubro, 2013 13:56

    .
    Sem prejuizo da minha ‘indignação’, eis o que estes dizem sobre Austeristas&ApocalipticosEtcEtal:
    .

    Adiós a la peor generación de directivos europeos

    http://elpais.com/elpais/2013/10/04/opinion/1380890014_306220.html
    .

    Gostar

  10. joshua's avatar
    Joaquim Carlos Santos permalink
    12 Outubro, 2013 14:01

    Até ao presente, nenhum Governo dominava o conceito impopular de cortar, mas cortar mesmo e a sério. Isso é uma inovação da Troyka.

    Gostar

    • Estou a ver...'s avatar
      Estou a ver... permalink
      12 Outubro, 2013 15:23

      Gostar

    • RCAS's avatar
      RCAS permalink
      12 Outubro, 2013 20:21

      Joaquim Carlos Santos

      De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

      Gostar

  11. johnas's avatar
    johnas permalink
    12 Outubro, 2013 14:34

    … que nunca nenhuma banda de trolhas governantes desgraçou mais o Pais, desde Salazar, em tão pouco tempo .

    Gostar

  12. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    12 Outubro, 2013 14:36

    Imoral é o Estado andar a subsidiar a Banca falida

    Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      12 Outubro, 2013 15:45

      Tirando o caso do BPN, onde o Estado perdeu efectivamente dinheiro (não foi o governo actual mas dificilmente se poderia ter feito outra coisa), o Estado não anda a subsidiar a Banca. O Estado empresta dinheiro à Banca e ganha dinheiro com isso. De resto, o Estado é um mero intermediario porque o dinheiro é da Troika e destina-se exclusivamente à Banca. Os contribuintes portugueses não perdem, são ganhadores. E os portugueses em geral também. Porque se o sistema financeiro português entrasse em colapso as consequencias seriam gravissimas, não apenas para os trabalhadores, depositantes e clientes, mas também e sobretudo para a economia no seu conjunto : menos crédito a custo mais elevado para as familias e as empresas, mais falencias de empresas e mais desemprego, etc, etc.
      No futuro seria desejavel que os Bancos não dependessem do Estado para a sua sobrevivencia em periodos de crise. Muito deveria mudar no modelo economico que vigorou e ainda vigora. Mas o futuro é o futuro e no presente ha que acudir à emergencia ! Nas condições actuais, não ajudar a Banca a recapitalizar-se seria um erro monumental que os portugueses pagariam com muito mais suor e lagrimas !

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
        Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        12 Outubro, 2013 19:58

        Fernando S tem razão, mas podia acrescentar que a banca portuguesa é a maior credora do estado português e das empresas publicas.

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        12 Outubro, 2013 21:33

        Fernando S, muito bem mesmo, não tenho a certeza mas creio que a nivel da UE, se está a tratar desse problema, ou seja os putativos problemas da banca não podem no futuro ser problema dos bolsos dos contribuintes, dos respectivops países! creio…

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        13 Outubro, 2013 00:47

        Alexandre Carvalho da Silveira,
        Podia sim senhor !…
        Mais uma razão para ser impensavel um colapso do sistema !
        Mas agora a evolução futura deve ser no sentido do Estado e as empresas publicas (as que existirem e enquanto existirem) reduzirem significativamento o endividamento, inclusivé à Banca.
        No fim de contas, o que convém é que esta interdependencia viciosa, tão caracteristica do modelo economico actual (de resto não apenas em Portugal) seja reduzida e desfeita.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        13 Outubro, 2013 01:06

        RCAS,
        Exactamente !
        Pelo menos existe uma reflexão e um debate nesse sentido no quadro da prevista união bancaria a nivel europeu.
        Efectivamente, os problemas da Banca devem deixar de ser suportados pelos contribuintes (o caso português até nem é dos mais chocantes).
        Pelos contribuintes dos respectivos paises e também, por maioria de razão, pelos contribuintes de outros paises !
        Uma possibilidade é a criação de um fundo comum de garantia a nivel europeu alimentado pelas proprias instituições bancarias. Mas com regras e condições muito exigentes e restritivas. Que não excluem a possibilidade de falencia de quem as não respeitar.

        Gostar

  13. tric0001's avatar
  14. tric0001's avatar
    • tric0001's avatar
      tric0001 permalink
      12 Outubro, 2013 15:10

      Gostar

    • johnas's avatar
      johnas permalink
      12 Outubro, 2013 15:14

      Quer dizer, como de deus disse o Nietzsche também o euro está morto, a estrubuchar, enfim, e dar as últimas, o euro da Merkel, cavaco, burrao e assim o coelho, ai, balha-me deus, este euro dos preguiçosos eurocratas, assaltantes, ladrões, burocratas… dá as últimas, com toda a razão, e nós ralados que nem baratas, fogo, deuste abençoe, marine le pen, mulher de caraças …

      Gostar

  15. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    12 Outubro, 2013 15:16

    e como é obvio, a perseguição Europeia já está em curso…na União Soviética Europeia!
    .

    Gostar

  16. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Outubro, 2013 15:41

    .
    Eh pá mas isto descambar nos comentários para marcelismos que aliados com os 25ABR juntando a fome à vontade de comer, appartnik marceloide com nomenklatura torna viagens, as tradicionais funçoes publicas que nunca fizeram nem Marias da Fonte nem Padeiras de Aljubarrota nem 1640’s mas mandaram regimes abaixo além destas,
    .
    e este vai à vida com o Sistema (esperemos que não o proprio Regime) não pelos Empregados e Empregadores, os mais ‘videntes’, uns emigram outros deslocalizam-se, eis um marginalmente marginal para quem de facto manda neste País, embrulhados em lojas ou sacristias ou jardins da parada,
    .
    eis numa de ‘inteletual’ (antes do 25 de Abril a coisa era ‘é só inteletuais que tanto fizeram que nem Colonias nem money das Colonias etc etc):para agradar aos do costume, cientificamente assim:
    .

    Why You Should Stop Trying To Be Happy
    .
    “If you have to try to be cool, you will never be cool. If you have to try to be happy, then you will never be happy.”

    .
    Happiness is not the same as pleasure
    .
    Happiness does not require lowering one’s expectations
    .
    Happiness is not the same as positivity
    .
    Happiness is the process of becoming your ideal self – “our ideal selves”
    .

    http://markmanson.net/stop-trying-to-be-happy?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+MarkManson+%28Mark+Manson%27s+Blog%29#ixzz2hVNOxf4u

    Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Outubro, 2013 16:32

    E continuando a ler a coisa e o pós coisa, como sempre fiz não com profeta mas sem lupas para ler o que é de ler,
    .
    claro, não indo para as 2ª e demis camadas, por exemplo a da Queda do Muro de Berlim (aspirada legitimamente pelos povos arianos) mas que pior que a queda do Comunismo provocou a rotura do Capitalismo encostado à Guerra Fria, ainda por cá latente passados tantos anos, ou o quem paga a ‘torre de babel’ que custou a unificação e o money teve de vir de qualquer lado, e outras que tais ainda piores que estas, e delas não tenho obrigação nenhuma de falar,
    .
    mas sim de nadar e dar o salto da carpa por cima delas (Propositum capiunt Tartara, facta Polus, e não são precisas sacristias nem lojas nem arrecadações nem jardins da parada para saber latim, antes pelo contrário … é usar para ser mais discreto e menos bota ), sugiro com ou sem pontes 25 de Abril que a coisa já não dá para uns supostos Situação e outros supostos Oposição:
    .
    Kissing Helps Us Find the Right Partner – And Keep Them

    http://www.sciencedaily.com/releases/2013/10/131010205142.htm

    .
    BLISS~KISSIING [HIGH-QUALITY]

    .
    É que o programa que paparam já nem os autores acreditam nele. Já não é o neo-caminho-maritimo-para-a-India. E não há soluções ? Claro que há muitas. Já dei algumas que passados uns anos suregm como ‘bandeiras’ de grandes descobertas. Mas não vão lá assim porque passados 2 anos essas já são outras que também gratuitamente é só ler o que tenho tranquilamente comentado.~.
    .
    Desenrasquem-se antes que os patrões vos cortem o ordenado e a pensão de sobrevivência porque chega-vos. E está tão perto. Mas desdenham os … que até idiotas consideram inimogos. Enfim um lupanar à bravia. Da minha parte sem remorsos, odios, invejas, vinganças, tudo treta do mais rasca que há até …
    .

    Gostar

  18. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    12 Outubro, 2013 16:38

    Porque não fazer uma verdadeira reforma do Estado?
    Começando pelo regime, acabando com o reinado da
    partidocracia existente que, conseguiu levar ao Pote
    um grupelho de incompetentes sequiosos! Reduzir, e
    muito, os lugares políticos ( governantes, deputados e
    toda a corte de adjuntos, assessores, regalias socias,
    etc. etc,)! Mude-se o regime para salvar a Democracia!!!

    Gostar

    • Me's avatar
      12 Outubro, 2013 17:55

      pois claro. não se percebe pq não se pode cortar no sistema politico , afinal tb não temos dinheiro para o pagar. pq razão não sofre corte algum ? ainda por cima a eficácia do sistema está à vista 🙂

      Gostar

  19. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Outubro, 2013 16:55

    .
    Isto para não descascar a cebola do salazarismo e do caetanismo que não era só beatada como se conta por aí …pois é,
    .
    mas com tantos dignissimos historiadores que andam por aí na Comunicação Social, têm a palavra.
    .
    Para um ‘ignorante’ como eu basta ler o que está escrito no politicamente correto publicado de antanho e de amanho.
    .
    Os “historiografos” que abram o saco ou queimem as pestanas. Com diabo já passaram uns 80 anos depois do 28 de Maio e quase 40 do 25 de Abril.
    .
    Demora assim tanto tempo a levantar sigilos e segredos de Estado ? Só burros e medrosos se melindrariam por se tornat publico o que as gerações atuais tem ABSOLUTO direito de ter o CONHECIMENTO facultado para não serem traídas pelos mais velhos mas já muito velhos e pelos mortos.
    .
    è que andam por aí muitos jotas embasbacados e treinadores de bancada velhadas a fazerem papel de paus de cabeleira para serem os pagadores das promessas. Na Situação e na Opisção, dentro ou alem do arco da Governação.
    .
    E porquÊ isto agora ? Porque estamos na ultima etapa. Haverá força herculea para a recuperação ou é mesmo para a anarquia total numa ‘Cervejaria de Munique’ ?
    .
    Apenas uma chamada de atenção. Os politicos que se ponham …. porque não se mostram a pôr nem capazes de se porem. Depois a culpa, incluindo da Crise, é dos outros. Crticavelmente, dito por jotas e seus trienadores de bancada.
    .
    Não sei não. Esse tal de 2014 …… pois foi a Troika ….
    .

    .

    Gostar

    • Expatriado's avatar
      Expatriado permalink
      12 Outubro, 2013 20:53

      Realmente, para se saber a Historia, os arquivos da PIDE/DGS, enviados para a KGB em Moscovo, teem de voltar para Portugal e serem disponibilizados a quem os quiser consultar.
      .
      Porque tera’ sido esse “saque” uma das primeiras acçoes da marcianada no 25A?

      Gostar

      • johnas's avatar
        johnas permalink
        12 Outubro, 2013 22:50

        é maluco, esse fiulano,
        foi à clínica, não trataram,
        que é um boy especialista, tra
        tem dele, o trate o governo dele … ❤

        Gostar

    • JCA's avatar
      JCA permalink
      13 Outubro, 2013 15:01

      Johnas, que o salazarismo era uma molho de bróculos de fés, até da Fé que não há Fés igual Às Fés demais. uma coisa é certa o 28 de Maio não foi feito por cerejeiras … Não é preciso essa coisa dos arquivos que parece, não sei não, que teriam levado para Moscovo, para SABER o que foi o Salazarismo e o Marcelismo. Está de chapa na cara, aí pelos jornais todos das épocas. Nada de especial estou arevelar, sequer alguma teoria da conspiração. Sem ofensa aos ‘historiografos’ de serviço .
      .
      E essa coisa dos arquivaos da PIDE que dizem ter sido levado clandestinamente para Moscovo, é simples: se a Governança Portuguesa além do “afrancesado” tivesse uma pontinha mesmo pequenininha de ‘saxonizada’ já ia para aí um pé de vento da caraças, politico e diplomático, a abrir os olhos aos ‘russofilos’,
      .
      não admitimos ‘gamanço’, os arquivos para cá, são nossos. Prontos lá vêm as tretas dos ‘desculpas sempre ajoelhados’, não se pode levantar ondas, discutamos isto academico-cientificamente-elite-escol epor aí fora,
      .
      mas o essencial, o tiro direto, tá quieto. Já vem dos sec XVIII de que ainda não se libertaram.
      .
      E o botas já não fala, o marcelo pirou-se para o Brasil, o resto … os ‘hostoriografos’ que falem, sejam uns por ignorantes em fantasias, outros por manhosos ‘artistas’.
      .
      Temos de acabar com mitos, tão longe de Salazar ser o maior ou o pior, se o Marcelo queria ou não queria descolonizar. Nada disso interessa porque a discussão assenta no tão simples, NECROLOGIA, nenhum existe no Tempo de Hoje,
      .
      mas muito tuga, a definição de certos ESCOL (linguagem salazarista) ou ELITE (lingugem, duns do pós salazarismo),
      .
      AMBOS O OBSCURANTISMO de 80 anos, 40 anos duns com os outris mais 40 doutros com os uns, que provocaram o ONDE ESTAMOS AGORA, a seguir a uns iguais anteriores donde se safaram, ou seja,
      .
      o RESULTADO direitinho e direto, em 2014 continuamos numa POBREZA sustentada e numa CRIAÇÃO DE APARENTE RIQUEZA, insustentada.
      .
      As elites e os escols, a GOVERNANÇA sempre a mesma Situação/Oposição, continuam a proibir Portugal e a impedir os Portugueses de serem Portugal e de serem como são os Portugueses.
      .
      Nada tem a ver com nacionalismos em tempos transitorios de Euro’s ou EU’s, tem a ver connosco, os nossos problemas estão há muitos muitos anos dentro de Portugal, o resto é paisagem e psyop’s da treta, com Pontes 25 de Abril ou outras quaisquer, porque por exemplo Hoje, exatamente Domingo, estamos a viver mais um dos sucessivos acidentes de percurso que começou no sec XIX e ainda não está encerrado, enterrado.
      .
      Não escrevo nada de ‘messianico’ e a bem dizer nada posso resolver porque como a maioria dos Portugueses (abstenções, brancos, nulos etc) estou fora conscientemente desta coisa, nem contra nem a favor, como eles sabem que nós sabemos que ainda é assim. Ainda precisa de correr mais alguma àgua debaixo da ponte,
      .
      Infelizmente, mas é um Povo que se governa a si proprio, quiçã seculos (com umas fantasias de governanças monarquicas ou não que sempre dirigiram para o País se esbarrar contra o muro) a que chamam ‘resiliencia’. Pois está bem. Alguma coisa havia do Povo aprender em manha, mamada durante mil anos, em que sempre disse ‘é só inteletuais’.
      .
      Musicalmente siga o Vira, venham o sapateado ou as cantorias alemtejolas.
      .
      Mas que vai acontecer, lá isso vai, lá dão musica os fabianos (popular que significa gajos ou elemento ou indididuo hodiernamente) sebastianistas.
      .

      Gostar

  20. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    12 Outubro, 2013 16:59

    Imoral é o que nos andam a querer vender:
    http://www.ionline.pt/iopiniao/estado-suportou-ajustamentos-empresas-privadas-publicas
    e depois o estado é que é gastador, pois, e repare-se em mais esta maravilha
    http://www.alternet.org/economy/there-vast-oligarch-conspiracy-afoot-destroy-retirement-plans-millions
    Estes gajos estão a querer enfiar-nos num buraco de que mais tarde vão querer que saiamos dele para os safarmos.
    Querem privatizar tudo! Tudo bem. A questão é: haverá clientes????

    Gostar

  21. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    12 Outubro, 2013 18:26

    Gostar

  22. manuel's avatar
    manuel permalink
    12 Outubro, 2013 20:05

    Aguardo o esquisso da reforma do estado? Mas os jornaleiros das folhas de couve não são capazes de perguntar ao “irrevogável” pelo documento?Dr João Miranda claro que se tem de cortar em salários e pensões mas alguém acredita quando os governantes andam em frotas topo de gama( A AR deu um prazo para o governo reduzir a frota de representação e serviços gerais ,o prazo de entregar as listas na AR já terminou). Sei que o prazo para executar é até final de 2014 mas, não pode antecipar? Será culpa do TC?Alguém acredita que os cortes dos subsídios de férias e de doença mais o corte das viúvas(os) é menos do que gastará por ano a RTP ,160 /200 milhões/ano! Ainda há poucos dias ouvi a presidente da fundação das comunicações a pedir para não levar cortes!Não acreditam no exposto pelo sr Passos,este ,não tem qualquer credibilidade como o sr Portas!O sr sabe bem que estas medidas são para enganar os reformados europeus e asiáticos que investem nos fundos que compram a nossa dívida e tudo será em vão.Sabe decerto que o estado português precisa de 75 mil milhões de euros em 2014 e 2015 para honrar os compromissos,será com esta política de assassinar velhos,desempregados e
    doentes que o governo terá apoio para enfrentar 2º resgate ou mesmo bancarrota no próximo ano?

    Gostar

  23. manuel's avatar
    manuel permalink
    12 Outubro, 2013 20:12

    Corrigo: queria dizer subsídio de desemprego e não férias.

    Gostar

  24. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Outubro, 2013 20:57

    O Götterdämmerungzinho
    JOSÉ PACHECO PEREIRA sábado, 12 Outubro 2013, às 00h00
    Não passa pela cabeça de Passos Coelho que pode estar errado e o país pagar um preço muito mais elevado do que o necessário, quer falhe, quer tenha “sucesso”
    .
    e a propósito de outros Götterdämmerung, quando é que vamos ler aqui pelo Blasfémias a posição dos liberais sobre os editoriais do Jornal de Angola?

    Gostar

    • MJRB's avatar
      12 Outubro, 2013 21:42

      JPPereira tem razão.
      Não por acaso eu já coloquei aqui no Blas essa hipótese e por certo muita gente já previu essa probabilidade… Se tal acontecer, a culpa será do TConstitucional, dos bispos inconformados, do porteiro da sede no Largo do Caldas ou dos técnicos de som nos briefings do governo.

      Quanto a Angola : a banca pede reserva ou preferencialmente omissão de opinião. E, há sempre a possibilidade de irem trabalhar para qualquer assessoria directa ou indirectamente ligada a qualquer poder governamental ou particular na baía de Luanda…

      Gostar

  25. johnas's avatar
    johnas permalink
    12 Outubro, 2013 21:04

    Diz-se aqui e aqui que “É imoral reduzir os ordenados dos funcionários públicos e não eliminar organismos do aparelho administrativo”.
    E por acaso eu também acho. Bando de lambões, que o que fazem é assaltar o pote, para o distribuírem logo pela seita, PS-CDS ou PSD-CDS, à vez, mesmos mafiosos de avental, ao cabo, por igualmente …

    Gostar

  26. johnas's avatar
    johnas permalink
    12 Outubro, 2013 21:15

    Sim, e vocês já viram esta, amores?, de despesismo e de gastos que faz este governo incompetente a cada dia que passa, a cada semana e mês e ano?
    E o Passos, vaidoso, ri, mentecapto, irresponsável, sem Justiça que o leve a julgamento .

    http://movimentosememprego.info/

    Gostar

  27. JCA's avatar
    JCA permalink
    12 Outubro, 2013 21:16

    .
    Entretanto a Irlanda sai do bailout daqui a 2 meses, Dezembro, conforme confirmou oficialmente há momentos ….
    .
    .

    Gostar

  28. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    12 Outubro, 2013 21:28

    Realmente, para se saber a Historia, os arquivos da PIDE/DGS, enviados para a KGB em Moscovo, teem de voltar para Portugal e serem disponibilizados a quem os quiser consultar.
    .
    Porque tera’ sido esse “saque” uma das primeiras acçoes da marcianada no 25A?

    Gostar

    • johnas's avatar
      johnas permalink
      12 Outubro, 2013 21:36

      Deves ser já muito velho, ó expatriado, para olhares ao sol posto há tantos séculos… e que de importância aporta ao País tal assunto, de momento, desgraçado ?!…

      Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        12 Outubro, 2013 21:45

        e depois como é que o desgraçado tem assunto? 🙂

        Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      13 Outubro, 2013 18:03

      Olha que dois!
      O Johnas e o Portela querem os arquivos da Pide na Russia, por causa das coisas.
      E os outros é que são desgraçados…

      Gostar

  29. MJRB's avatar
    12 Outubro, 2013 22:01

    Expatriado,
    quando vc. vier a Portugal, procure os ficheiros da PIDE-DGS.
    Estão lá ! Onde ? — vc., que sabe da presença deles em Moscvovo ou quiçá escondidos numa dacha insuspeita, também saberá encontrá-los em Lisboa.

    A minha ficha também está nos arquivos. Tenho uma cópia. Não requisitada a Moscovo.

    Gostar

  30. MJRB's avatar
    12 Outubro, 2013 22:08

    Para informação do expatriado : dirigiu a comissão de extinção (e salvaguarda dos ficheiros) uma pessoa, minha amiga, absolutamente inimputável ! E que não militava no PC.

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    12 Outubro, 2013 23:04

    Esta maltosa que nos (des)governa é castiça à brava : mandaram colocar na opinião pública a hipótese de as pensões de sobrevivência acima de 600 Euros, sofrerem cortes. Criaram não só pânico, mas também revolta.
    Agora, “afinal” (aproveita, PPortas) sob recusa do C”DS” em co-assinar o decreto que prejudicaria imenso essas pessoas, as pessões afectadas (roubadas) são as…acima de 1500 Euros.
    (Muita gente com sobrevivência até 1500 Euros ainda vai “entender o bom” PP e votar no C”DS”. A campanha eleitoral no Caldas ganhou outro fôlego ! E, o mau da fita é, “só”…o P”SD”).

    Gostar

  32. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    12 Outubro, 2013 23:14

    “…os líderes comunista e socialista, Álvaro Cunhal e Mário Soares, regressavam do exílio, apresentando-se juntos à frente dos seus apoiantes em delírio que empunhavam conjuntamente o mesmo cravo vermelho. Soares prestou homenagem a Cunhal, seu antigo professor, como «homem notável, com uma visão luminosa e penetrante que sugeria uma grande força interior». Mas Cunhal também era um lealista da linha dura soviética que em 1968 fora o primeiro líder comunista ocidental a apoiar o esmagamento da «Primavera» de Praga. Embora as divergências entre ele e Soares fossem aumentando gradualmente, haviam de estar juntos numa série de governos de coligação até ao Verão de 1975.
    .
    Em Junho de 1974, Portugal e a União Soviética estabeleceram relações diplomáticas pela primeira vez desde a Revolução de Outubro. Seis meses mais tarde, Cunhal teve o primeiro encontro com o residente do KGB em Lisboa, Esviatoslav Fiodorovich Kuznetsov (nome de código LEONID), que funcionava sob cobertura diplomática da recém-criada Embaixada Soviética. Embora a reunião decorresse numa casa segura do Partido Comunista Português (PCP), os dois homens tinham tanto medo de que a sua conversa fosse escutada que mantiveram um diálogo inteiramente silencioso com lápis e papel. Foi acordado que o KGB formaria dois membros de confiança do Partido para detectarem equipamento de escuta, de modo que as suas futuras conversas pudessem ser faladas. Cunhal também se comprometeu a entregar material sobre o serviço português de segurança, sobre a OTAN (de que Portugal era membro fundador) e sobre outras «questões de interesse para o KGB».
    .
    Pouco depois da Revolução de Abril de 1974, foi dado a uma comissão de inquérito acesso aos processos do brutal serviço de segurança do regime deposto (conhecido sucessivamente por PIDE e DGS), cuja vasta rede de informadores quase rivalizara com as do Bloco Soviético. Uma vez que o PCP, cujos 22 membros do Comité Central tinham, no seu conjunto, passado 308 anos na prisão, fora o principal alvo da PIDE/DGS, esteve, sem surpresa, bem representado na comissão. Além de passar grandes quantidades de documentos da PIDE/DGS (alguns dos quais diziam respeito à colaboração com serviços de informações ocidentais), o PCP também forneceu à residência de Lisboa processos de informações militares portuguesas e de novo serviço de segurança criado depois da revolução. Segundo um dos processos anotados por Mitrokhine, o peso total do material classificado fornecido pelo PCP à residência de Lisboa em meados dos anos 70 atingiu 474 quilos. Em Janeiro de 1976 foi criada dentro do Quinto Departamento da PDP uma secção especial para trabalhar nos documentos portugueses que, na sua versão microfilmada, ocupavam 68138 fotogramas. O resumo de Mitrokhine do relatório do Centro sobre o material conclui:
    .
    – Foi obtida informação extremamente importante sobre a estrutura, métodos de trabalho e redes de agentes dos Serviços Especiais (informações) dos EUA, de França, da RFA e de Espanha em territórios de Portugal; sobre a sua cooperação com a PIDE/DGS e as redes de agentes desta em Portugal e nas antigas colónias; sobre as forças armadas de Portugal e de vários outros países; sobre os métodos de trabalho dos Serviços Especiais portugueses contra a União Soviética e outros países socialistas; sobre a situação operacional dos agentes no país e em situações que fossem alvo de interesse para o KGB; [e] sobre indivíduos de interesse operacional para o KGB.”
    .
    (Christopher Andrew e Vasili Mitrokhine, O Arquivo Mitrokhine, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2000, pág 388. ”

    See more ……… -jose-milhazes-promove-movimento-exigindo-devolucao-do-arquivo-da-pide-pelo-kgb-russo.

    Gostar

  33. Expatriado's avatar
    Expatriado permalink
    12 Outubro, 2013 23:50

    “…….a lista completa dos agentes da PIDE afinal foi publicada em 1975 pela Imprensa Nacional; ”
    .
    rsrsrsrsrsrs

    Gostar

    • Expatriado's avatar
      Expatriado permalink
      13 Outubro, 2013 00:23

      Quanto aos bufos, tornaram-se devotos militantes marcianos e enchem as caixas de comentarios…..

      Gostar

      • MJRB's avatar
        13 Outubro, 2013 02:46

        expatriado,
        Se vc. não comentar tantas vezes, não “enche a caixa de comentários”, pelo que evitará ser alvo de suspeição de estarmos perante um ex-“bufo”.
        Mas por mim, pode comentar as vezes que quiser, mesmo “devotadamente” para nos demostrar que os ficheiros da PIDE-DGS estão numa datcha ou…onde vc. parece saber.

        Gostar

      • Expatriado's avatar
        Expatriado permalink
        13 Outubro, 2013 03:11

        MJRB,

        Por falar em “comentar tantas vezes” (diz o roto ao nu)….. esse texto veio do CC(CP) marciano?
        .
        E’ que, parece que o assunto incomodou…..

        Gostar

  34. Piscoiso's avatar
    13 Outubro, 2013 00:20

    É pedir ao Edward Snowden que ele trata-lhe disso.

    Gostar

  35. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    13 Outubro, 2013 01:03

    Imoral e idiota é cortar salários e não reformar coisa nenhuma. E fazer a coisa de tal sorte, que se vai acabar por ter tudo a ganhar o mesmo – apesar de se saber que os menos qualificados são, comparativamente com o privado, melhor remunerados, continuam a podar nos salários dos mais qualificados.
    Que raio de governo é este que prefere pagar mal a quem é indispensável.a despedir quem não faz falta? O João Miranda esqueceu-se do meio termo para defender a sua dama. Entre encerrar a empresa ou baixar os salários a todos, o caminho é repensar processos e despedir quem não faz falta.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      13 Outubro, 2013 02:54

      A Reforma do Estado prometida por PPortas para ser anunciada há meses, afinal, não será necessária. Já se notou que este governo pode fazer e decidir o que quiser.

      Quantos tugas estão preocupados com isso ? E, com aquilo que estes maltosos estão a fazer às suas vidas ? — o futebol, os problemas da selecção, as telenovelas, as galas, os famosos, os putos e as putas encurraladas numa casa dos “famosos”, as cançonetas, isso sim, é assunto social e preocupante…

      Gostar

  36. MJRB's avatar
    13 Outubro, 2013 13:25

    Expatriado,
    03:11,
    Qual o texto que veio do CC(CP) ?

    Eu, incomodado com quê ? — homessa !

    Gostar

Deixe uma resposta para Expatriado Cancelar resposta