Saltar para o conteúdo

A Stasi chega a França

12 Dezembro, 2013

As práticas, métodos e finalidades da polícia politica comunista Stasi, da velhinha DDR, não morreram com ela.

O lema de espiar/vigiar tudo e todos mantêm-se bem vivo. A ideia de que qualquer cidadão pode ser um inimigo do Estado e que a sua vigilância é uma necessidade de «segurança» é um triste facto nos dias de hoje. Bem mais comum do que se poderia esperar após tantas experiências de sistemas politicos sanguinários. Por vezes parece que não se aprende. Volta-se sempre ao mesmo.

 Que as tiranias, sejam elas comunas (que ainda há) ou fundamentalistas religiosas, militares ou meramente unipessoais, utilizem nos dias de hoje tais métodos não é de estranhar.

Grave, obviamente, é que em sistemas ditos livres e democráticos se adopte tal doutrina e práticas. Soube-se recentemente que nos EUA a vigilancia indiscriminada em larga escala é um facto e que a actual presidência lhe dá todo o apoio e cobertura, perguindo mesmo os jornalistas e outros envolvidos que corajosamente as denunciam ou investigam.

Mas no dia de hoje é de destacar um outro patamar:  a França do socialista Hollande avança para métodos similares. Descaradamente e sem qualquer pudor. Tudo isto vai-se pagar muito caro.

59 comentários leave one →
  1. @!@ permalink
    12 Dezembro, 2013 20:32

    Desde que não dêem bronca como aquele de Carvalho, e não apareça um Snowden ou Assange a descobrir segredos por revelar. Já parece a história dos europeus a queixarem-se de que eram alvo de escutas dos states quando se deveriam perguntar como é que não souberam.

    Gostar

  2. 12 Dezembro, 2013 20:36

    O problema é que actualmente há métodos tão sofisticados e “acessíveis” para que essa vigilância possa ser feita por particulares, que se os estados não a fizerem ficam em desvantagem.

    Gostar

  3. 12 Dezembro, 2013 20:41

    As gerações futuras terão nojo da cobardia e falta de visão das gerações actuais.
    Vendemos a Liberdade por tão pouco.

    Gostar

  4. lucklucky permalink
    12 Dezembro, 2013 20:47

    É a Democracia Totalitária a chegar.

    Gostar

  5. @!@ permalink
    12 Dezembro, 2013 21:11

    O Gabriel Silva a brincar ás bolas de berlim

    Gostar

  6. castanheira antigo permalink
    12 Dezembro, 2013 21:26

    É o estrebuchar dos socialismos ocidentais. Socorrem-se dos mesmos metodos das ditaduras para se manterem no poder e controlarem tudo e todos . Quando assim acontece é sinal de que o fim está proximo .
    Democracia não deve ser a ditadura da maioria , como hoje acontece . Democracia é respeitar o modo de vida escolhido livremente por cada um de acordo com uma lei justa que respeite todos e não imponha a vontade de uns sobre outros.

    Gostar

  7. jojoratazana permalink
    12 Dezembro, 2013 21:55

    Oh senhor Gabriel, por onde tem andado nos últimos 23 anos?
    Esteve a viver na lua?
    Só pode para ir buscar a defunta Stasi, porque não o SIS, que segundo a imprensa mundial é um dos principais colaboradores europeus, dos serviços de inteligência dos EUA.
    Não o fazia tão velho, nem tão adormecido.

    Gostar

  8. licas permalink
    12 Dezembro, 2013 21:56

    castanheiro antigo:
    Tem toda a razão em abstracto, mas só . . .
    porque têm de ser todos os habitantes da terra ir à escola do
    Racionalismo, da Tolerância, do Bom Tom, da Não Imposição
    à força das suas crenças, etc. etc., o que ainda não acontece.
    Entretanto, todos ou quase, preferem a segurança imposta, o que não
    acho que seja assim catastrófico: a Opinião Pública funciona como contrapeso . . .
    COMO SE ESTÁ A VER . . .

    Gostar

  9. licas permalink
    12 Dezembro, 2013 22:00

    jojoratazana HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    12 Dezembro, 2013 21:55

    E como a Stasi era tão popular na RDA.
    Jojoratazana congelou o seu sentido crítico em 1989 . . . paz à sua alma e à de
    todos os Stalinistas do Mundo . . .

    Gostar

    • jojoratazana permalink
      13 Dezembro, 2013 00:44

      É pena que não saiba interpretar, aquilo que lê.
      Eu sei que para muitos, é melhor fazerem-se desentendidos.
      Já estou habituado aos rótulos.
      Só é pena ,que não repare no seu, que está tão saliente.

      Gostar

      • licas permalink
        13 Dezembro, 2013 15:53

        Como diz Jojoratazana – que adora, como afirmou, o 5Dias.
        E qual é o meu rótulo? ARROTE-.O, VÁ !!! QUERO SABER!!!

        Gostar

      • jojoratazana permalink
        13 Dezembro, 2013 16:19

        “Como diz Jojoratazana – que adora, como afirmou, o 5Dias.”
        Outro dote, que não lhe conhecia vidente, onde será que foi buscar que eu adoro o 5 Dias?
        É o que dá escrever comentários, a seguir ao almoço.
        Já agora o garrafão tem rótulo?

        Gostar

  10. A. R permalink
    12 Dezembro, 2013 22:23

    É a canção comuna: “em cada esquina um bufo”

    Gostar

    • jojoratazana permalink
      13 Dezembro, 2013 00:40

      AR é do SIS?
      Mais um a mamar na teta da vaca, não me choca segundo li muitos dos ex pides depois de reformados foram para o SIS.

      Gostar

      • 13 Dezembro, 2013 01:01

        ó filha a maior parte são velhos reformados do sistema

        é ires aos IP’s até aparece nos b-log’s da pipoca mais doce o IP da reformada aos 47 com 2290 euros da câmara palmeloa

        bom phode ser o marido ou a filha

        mas reformado e desempregado têm mais tempo livre

        os ex-pides mais novos teriam 40 e muitos quando o sis foi criado em 84?

        logo é duvidoso

        houve dois ex-do copcon que foram para a parte militar e dois ordenanças do vasco gonçalves em 1972

        mas sairam para a reserva em 1992 aos 56 e 58

        um chegou a brigadeiro o outro ficou-se por tenente cornel como o vasco gonçalves em 1973

        morreu afogado na piscina do irmão coitado

        vai lá é em alvor é uma casa à maneira

        gente humilde os comunistas pós 25 né

        adevias ver a casa de férias dum na isla cristina ….perguntas pela do autarca do Psd fica mesmo ao lado

        tem uma sorveterie no outro lado da rua num háy quenganare

        Gostar

  11. squine permalink
    12 Dezembro, 2013 23:18

    Um serviço secreto gosta de fazer secretamente o que muitas pessoas não gostam que façam. O melhor é perguntar primeiro o que não gostam que se faça.

    Gostar

  12. André permalink
    13 Dezembro, 2013 08:02

    E já agora, também se pode falar de outros casos na Europa (que considero tão graves como a França), estou-me a referir à Suécia (na sua espionagem direcionada para a Rússia a mando dos EUA) e o Reino Unido (ao que parece, até foram apreender computadores num jornal). Isto para não falar dos nossos escandalosinhos de aviões da CIA, que são coisas menores quando comparadas com isto que aqui se refere… Viva as grandes nações democráticas!

    Gostar

  13. Tiradentes permalink
    13 Dezembro, 2013 09:33

    Entretanto fica-se a saber que a democrática e avançada China tem dois milhões de “olheiros” que usam a internet com aplicações de vigilância ao trafego.
    Seria uma boa medida a aplicar tanto pelo Obama como pelo Hollande O único problema é pagar-lhes dólares/euros que já se sabe que não dão para muitos croissants e muito menos para hamburguer. E sabe-se do apetite burguês de “ambos os dois” povos.

    Gostar

    • André permalink
      13 Dezembro, 2013 19:15

      Democrática e avançada China!? Isso era ironia ou acredita mesmo nisso? Se é a segunda hipótese vá-se unir ali ao Licas, que precisa de apoiantes nas suas pseudo-democraciazinhas e versão estranha da História do século XX.

      Gostar

      • 13 Dezembro, 2013 19:38

        bom o império britânico tinha os maiores portos do mundo

        e inda restavam ALGUNS entre a lista dos 10 mais na década democrática de 70

        em que Belfast era o 5º dos 10 maIORES

        HOJE 43 ANOS DEPOIS 7 DOS 10 MAIORES SÃO CHINOCAS

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        13 Dezembro, 2013 20:06

        Que mais democrático justo antiliberal pode ser um regime de partido único, comunista, que aposta no capitalismo desenfreado a seu mando?
        Vc continua com problemas de cognição? não se curou??

        Gostar

      • André permalink
        13 Dezembro, 2013 20:17

        Por exemplo um regime social-democrata como o francês, o britânico ou o sueco (repare na ausência premeditada do americano), apesar das falhas. O que é interessante é que os governantes atuais da Europa parecem querer acabar com esses regimes livres e criar uma espécie de ditaduras sem Estado, mas que não deixam de condenar os cidadãos à miséria.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        14 Dezembro, 2013 09:55

        Ó filho isso são tudo regimes burgueses capitalistas e neoliberais que só “mentem pra você” ficar com uma ideia vaga de “democracia social” .
        O seu ultimo parágrafo diz isso mesmo. O final último deles, a começar pelos tais britanicos franceses e suecos, é exactamente esse, as ditaduras de estado socialisticamente, aliás como sente na carne em Portugal .
        É o “socialismo” filho, quer vc queira ou não, esse é o seu desígnio último.
        Quem anda num circulo vicioso supostamente intelectual são as pessoas que querem mais estado (para os fins que eles na sua “humanistica e solidária” mente e depois queixam-se de haver mais estado que se torna uma ditadura.
        Não sei se será capaz de sair desse circulo cheio de lugares comuns que parecem muito bonzinhos e cheios de boas intenções que o inferno está cheio e que normalmente dão no que eles supostamente não querem.

        Gostar

      • André permalink
        14 Dezembro, 2013 20:50

        Antes um ciclo vicioso que até agora não provocou nenhuma ditadura (ao contrário do que aconteceu em países que não entraram nesse ciclo), do que um regime muito livre, onde as pessoas têm a liberdade de morrer de fome ou tentar sobreviver debaixo de uma exploração desumana. Claro que podemos reduzir tudo a um ciclo vicioso de ideais muito bonzinhos, é ainda mais fácil fazê-lo quando não vivemos em bairros de lata e o Estado Social nos assegurou liberdades e condições de vida. Aí é fácil pedir mais liberalismo.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        15 Dezembro, 2013 10:32

        Precisamente……o problema é que nos regimes mais livres todas essas mazelas humanas foram minoradas. Nos regimes mais bonzinhos “preocupados” com bairros de lata fomes tremendas foi o que criaram.
        Dê uma vista de olhos pelo mapa-mundi, e deseje tais regimes tão protectores do social cheios de liberdades e “condições de vida”
        Um dia chega lá.

        Gostar

  14. RCAS permalink
    13 Dezembro, 2013 14:57

    Os seguidores acríticos e bovinizados normalmente a leste do Paraíso, do Tea Party versão Portuga, ficaram todos contentes e satisfeitos pelo fracasso de Hollande no contexto Europeu!
    Pobres de espirito e de visão como nos habituaram normalmente , nem lhes passou pela cabeça sequer que o fracasso do dito, causou desiquilíbrio Europeu, deixando à poderosa Alemanha campo aberto para impôr a sua estratégia de punição aos mandriões dos países do sul!
    Mas nem todos são neste Tea Party, vesgos políticos, nem todos olham só para o seu próprio umbigo! Miguel frasquilho ao contrário do piegas reconheceu que a derrota de Hollande, não foi boa para a Europa, e em por tabela para Portugal!

    Gostar

  15. licas permalink
    13 Dezembro, 2013 15:59

    André HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Dezembro, 2013 08:02
    E já agora, também se pode falar de outros casos na Europa (que considero tão graves como a França), estou-me a referir à Suécia (na sua espionagem direcionada para a Rússia a mando dos EUA) e o Reino Unido (ao que parece, até foram apreender computadores num jornal). Isto para não falar dos nossos escandalosinhos de aviões da CIA, que são coisas menores quando comparadas com isto que aqui se refere… Viva as grandes nações democráticas!
    __________________

    Digo mais, Democracia verdadeira só na ex-URSS, Cuba , Coreia do Norte.
    Estes , até, são tão , tão , que o tio do chefe foi executado, por TRAIÇÃO
    (ao que parece . . )
    Quando o Muro caiu foi ver-se a multidão, finalmente LIVRE, refugiar-se na RDA
    fugindo do INFERNO CAPITALISTA . . .

    Gostar

    • André permalink
      13 Dezembro, 2013 19:12

      Acredita mesmo no que disse? Apenas me limitei a estender as falhas a outros regimes democráticos. Se o senhor é pouco inteligente ao ponto de pensar que eu acho que os países que refere são democracias, é exatamente isso: pouco inteligente (eufemisticamente falando).

      Gostar

  16. Tiradentes permalink
    13 Dezembro, 2013 16:20

    Tão mau como o Tea Party só os Coffe Party que se confundem mais com o Brandy Party.
    ~Que contexto europeu? O aumento brutal de impostos , escondido com as medidas demagógicas de taxas sobre os ricos? A porrada que a polícia dá nos agricultores por lhes imporem taxas ambientais? O aumento de número de anos de desconto para a reforma de 40 para 43 para esconder que baixa a idade de reforma de 63 para 60? Ou a taxa de popularidade de 15%, proeza que nenhum presidente francês conseguiu alcançar? A ponto de empurrar o eleitorado para a Le Pen?
    Eles nunca são causa de nada coitadinhos.O pior é o inferno cheio de boas intenções destes iluminados que quando as pessoas reagem às suas políticas, quem está a errar são as pessoas.
    Vai ver os franceses são todos ou quase Tea Party. O Hollande arrisca-se a ser o fundador do maior Tea Party da europa.

    Gostar

  17. 13 Dezembro, 2013 16:23

    É bom ler o livro de José Sócrates sobre a tortura.
    Viver, em plena paz de consciência, não é fácil!
    Só a educação permanente para a cidadania, de novos a velhos, pode remediar os conflitos.

    Gostar

  18. Tiradentes permalink
    13 Dezembro, 2013 16:43

    Eu só tenho um problema com esse livro. Não tenho fax por isso não tenho inglês técnico.
    Calculo no entanto que na tradução cidadania é duplicar a dívida do estado e meter no cu de banqueiros, empreiteiros e produtores de energia os lucros, nacionalizar o crime (BPN) e safar os donos dele.
    A tortura fica para o cidadão pagar.

    Gostar

    • 13 Dezembro, 2013 19:41

      NON a tortura paga-a a dita civilización oxi dental

      A ORDEM DOS OTÁRIOS NO LABIRINTO DA INSANIDADE
      UM BLOK NUM LABIRINTO CHEIO DE ORDENS E VAZIO DE I DEI-AS
      Πέμπτη, Δεκεμβρίου 12, 2013
      ALLE MENSCHEN WERDEN BRÜDER SÓ QUE UNS SÃO OS IRMÃOS MAIS VELHOS E OS OUTROS OS PUTOS QUE APANHAM NOS CORNOS É ESSE O PROBLEMA DA EUROPA – TUDO DEPENDE DO TAMANHO DOS IRMÕES A MANA MERCKEL É GRANDE OU COMO BERLUSCONI DIZIA É GORDA….
      controlar a informação é essencial no século XIX XX ou XXI
      pois controlando a informação
      CONTROLA-SE O MUNDO
      NÃO IMPORTA QUE ESSA INFORMAÇÃO SEJA EFÉMERA
      POIS É UMA PARTE MENOR DA REALIDADE OU DA IRREALIDADE EM QUE EXISTIMOS
      E MESMO EFÉMERA NÃO DEIXA DE FAZER PARTE DESSE TODO MAIS AMPLO
      CONTROLAR A PARTE PARA CONTROLAR O TODO
      É O FUTURO
      POIS JÁ O ERA NO PASSADO
      Tá na laethanta saoire thart-Cruáil an tsaoil
      A internet é a cultura ou a kultur do efémero
      estas notas de viagem escritas em libras de chipre são como retalhos do jornal
      da noute ou do dia passado e descartado de notícias frescas
      o fim do século XX e o início do XXI é o século do escapismo von marvel comics
      é de facto um escapismo infantil
      escrever notas em grafite virtual
      e acusar outros de o fazerem em tintas aparentemente mais sólidas
      SE A ESPIONAGEM ESTATAL OU DAS GRANDES CORPORAÇÕES FOR REVELADA
      SE UM ASS ANGE OU OUTRO ESPIÃO
      revelar o que acontece?
      nada….MUDA NO REINO DE MIDAS…só que midas agora tem os olhos em bic

      Gostar

  19. licas permalink
    13 Dezembro, 2013 20:01

    André HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Dezembro, 2013 19:12
    Acredita mesmo no que disse? Apenas me limitei a estender as falhas a outros regimes democráticos. Se o senhor é pouco inteligente ao ponto de pensar que eu acho que os países que refere são democracias, é exatamente isso: pouco inteligente (eufemisticamente falando).

    __________________

    André: Eufemisticamente falando é uma besta . . .
    Porque para não ser tão *eufemístico* ter-lhe-ia que pôr em causa a sua Honestidade intelectual: para si, os de *cá* é que são uns biltres, os de *lá* merecem-lhe a
    omissão protectora . . .ÓPTIMO sentido de equidade . . .está-se a ver.

    Gostar

    • André permalink
      14 Dezembro, 2013 08:23

      Qual omissão protetora!? Se me conhecesse sabia que ainda abomino mais alguém que diz pertencer a uma ideologia e faz o contrário daquilo que diz, do que alguém que pertence a uma ideologia e a defende. Por exemplo, abomino mais o PSD português, que se diz ser social-democrata, do que a Margueret Tatcher, que nunca disse defender o Estado Social.
      Obviamente, não suporto aquelas ditaduras pseudo-comunistas, mas não acho que valha a pena nos comentários em blogs de direita dizer que os ditadores comunistas são maus (é redundante). Agora, num post em que se fala dos atentados às liberdades nos países democráticos, é interessante acrescentar exemplos de outros países democráticos (no caso, Reino Unido e Suécia, e em menor grau Portugal), mas estar a falar dos tradicionais países antidemocráticos é, no mínimo, gastar demasiados bits na internet. Agora, se estiver alguém a defender esses países, obviamente que não me calo. Uma questão: viu aqui alguém a defender esses países, ou tudo isso não passa da sua imaginação?
      Afinal Licas, quem é a besta? Quem se limita a ofender as outras pessoas, ou quem tem de explicar por a mais b que atacar políticas antidemocráticas em países democráticos não exclui que se ataque também políticas antidemocráticas em países antidemocráticos? Sinceramente, acho que a besta está na primeira opção.

      Gostar

  20. licas permalink
    13 Dezembro, 2013 20:20

    Diz Jojoratazana no seu blog:

    Um agente da canalhice nacional, divulgou um texto de um outro canalha, acusando que num determinado conselho de ministros, Álvaro Cunhal defendeu a venda de armas ao ditador Pinochet.
    Sem provas e baseado, segundo o dito canalha nuns apontamentos de Palma Carlos.

    _______________

    Há prova bastante, por testemunhas presenciais, que o Álvaro Cunhal aplaudiu
    a entrada de tanques Soviéticos para esmagar os Checoslovacos em manifestação,
    e que incitou os Portugueses então (1968) a seguir-lhe o exemplo.
    SEIS ANOS repois, o 25 de Abril.
    AGORA, só um pulinho de imaginação, para prever o que seria se lhe fosse dado poder
    de decisão e força para cumpri-la . . . VALEU?

    Gostar

    • jojoratazana permalink
      13 Dezembro, 2013 21:27

      “Diz Jojoratazana no seu blog:
      Um agente da canalhice nacional, divulgou um texto de um outro canalha, acusando que num determinado conselho de ministros, Álvaro Cunhal defendeu a venda de armas ao ditador Pinochet.”
      Sem provas e baseado, segundo o dito canalha nuns apontamentos de Palma Carlos.”
      Pronto agora foi a seguir ao jantar, que rótulo tem o garrafão?
      Tem provas de que a canalhada tem razão? É que Sá Carneiro um dos presentes no conselho de ministro nunca disse nada, devia de ser cúmplice do Cunhal.
      O Marocas outro dos presentes devia de estar a dormir.
      E se está admirado do Cunhal segundo afirma, ter aplaudido os Soviéticos aquando da invasão da Checoslováquia, o que tem a dizer sobre o apoio de Sampaio ao assalto há Sérvia, bem como o de Durão ao apoio da invasão do Iraque, ou de Cavaco no apoio aos terroristas, Líbios?
      Olhe para si e para os seus ídolos e medite.
      Mas eu não acredito que o faça, não tem conhecimento dos factos nem inteligência para isso, só debita propaganda, ou seja não passa de um altifalante.
      Mas esse é o seu papel desde há muitos anos.

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        14 Dezembro, 2013 10:06

        Um dos presentes nunca disse nada. Nem nunca ninguem o disse …….são todos uns canalhas por não terem dito. Ou será que Salgado Zenha opositor da venda o terá dito e a quem?
        Mais canalha que os canalhas para além dos que não falam são os que defendem a canalhada.
        Prontes os soviéticos patatita patata. Mas a “invasão” da Sérvia/Iraque não foi um acto do puro capitalismo burguês anti-democrático imperialista e opressor? Caraças o que está em causa é isso mesmo….como é que um revolucionário socialista amigos dos povos oprimidos faz exactamente o mesmo?
        A invasão de Angola pelos cubanos foi pelos bonitos olhos do “mepelá” e obteve “várias” resoluções da ONU não foi?

        Gostar

      • jojoratazana permalink
        14 Dezembro, 2013 13:53

        Invasão de de Angola pelos cubanos?
        Só aconteceu em mentes doentes, e manipuladoras de factos.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        14 Dezembro, 2013 16:54

        jojo e o seu auto-retrato
        A esquize tb tem momentos de extrema lucidez.
        Nunca esteve nenhum cubano em Angola e se esteve foi depois de várias resoluções da ONU para defender o legítimo governo angolano saído de eleições democráticas e justas
        Assim mesmo como o Bush fez no Iraque.

        Gostar

      • jojoratazana permalink
        14 Dezembro, 2013 19:35

        Chamar invasão cubana a Angola, é o mesmo que chamar invasão espanhola a Portugal na semana santa.
        Assim como os portugueses, agradecem aos espanhóis esta (invasão), os angolanos agradeceram aos cubanos essa (invasão).
        A guerra de Angola, é uma das mais documentadas em livros militares da especialidade, na sua grande maioria Ocidentais.
        Só existem ignorantes nestes factos, por falta de conhecimento da realidade.

        Gostar

      • 14 Dezembro, 2013 19:43

        ADESCULPA FILHA MAS DUVIDO QUE GOSTASSEM DE LHES IREM AO CU….

        E LHE QUEIMASSEM AS BARRACAS

        EM 1977 OS CUBANOS VIOLAVAM TANTO QUE TINHAM CENTOS DE CASOS DE SIDA EM 1986….

        Gostar

      • jojoratazana permalink
        14 Dezembro, 2013 22:30

        Já cá faltava o especialista, em ser sodomizado.
        Agora faz lá um guardanapo sobre o assunto.
        Ficamos todos aguardando o livro, sobre a tua experiência nesse assunto.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        15 Dezembro, 2013 10:38

        O jojo estava a dormir quando os cubanos posicionaram as peças de artilharia à volta de Luanda e dizimaram o FNLA e todo o povo que os acompanhava. Estava a dormir com tampões nos ouvidos e achou que aquilo era uma máquina de pipocas.Para iniciar foram só três dias em que dormiu.Depois tomou LSD e nos seus “sonhos” nem um militar armado e combatente esteve em Angola. Pena que não tenham voltado das suas invasões pascoais uns quase 5.000 cubanos. Tadinhos morreram a comer amendoas.

        Gostar

    • André permalink
      14 Dezembro, 2013 08:28

      Na prática, Cunhal teve poder para fazer isso. Se não o fez, se calhar foi porque era demasiado inteligente para isso e sabia que uma ditadura nunca resultaria num país que já tinham uma tradição dentro das camadas intelectuais de se opor a regimes democráticos (e tinha um sistema clandestino formado, apesar de o PCP o conhecer bem, sabia que nunca o conseguiria desmantelar). Realmente o Licas adora a política linear em relação à esquerda, só não tem capacidade mental de aplicar essa linearidade a culpar os governos que destruíram o país ao longo das últimas décadas (PS, PSD e CDS-PP). É realmente uma pessoa inteligente, o Licas…

      Gostar

      • André permalink
        14 Dezembro, 2013 08:29

        em “opor a regimes democráticos” leia-se “opor a regimes antidemocráticos”.

        Gostar

  21. licas permalink
    14 Dezembro, 2013 12:22

    ndré HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    14 Dezembro, 2013 08:28
    Na prática, Cunhal teve poder para fazer isso. Se não o fez, se calhar foi porque era demasiado inteligente para isso e sabia que________

    __________

    Primeiramente André opõe uma facto suficientemente documentado – o apoio e incentivo
    à invasão da Checoslováquia e o *açouge* de Praga1968 a uma interpretação puramente *metafísica* e com fortes laivos *assessóricos* da contenção de Cunhal,
    contenção esta que é o antípoda da Teoria e prática do Comunismo-Stalinista.
    Depois, parece que André esteve ausente das lamúrias dos do PCP quanto à *REVOLUÇÃO TRAÍDA* com o 11 de Novembro (OBRIGADO GENERAL RAMALHO EANES).
    Depois, da sua justificação André, uma coisa fica líquida:
    ________Em países sem tradição democrática golpes desses são-lhe toleráveis, quiçá
    de serem utilizáveis, noutros como com *fortes* tradições democráticas (!?!) , em 1975 (!?!), como afirma, seriam arriscados.
    TEM MUITO A APRENDER COMIGO: eu não escolho os alvos pela cor partidária, não
    sou mais um André da merda. Já aqui me tem visto *bater* nos corruptos de vários
    quadrantes políticos do CDS (P. Portas), PSD (Isaltino) ao PS (Vara). Não o verei, pela amostra, fazer o mesmo aos que lhe são politicamente afins.Não está nos seus ADN,
    propósitos ou talvez interesses.

    Gostar

    • jojoratazana permalink
      14 Dezembro, 2013 14:00

      Onde estava o licas, no 25 de Novembro de 1975?
      Os derrotados desse dia, são todos aqueles, que não conseguiram começar a guerra civil conforme tinha planeado.
      Dai o povo nunca ter festejado esse dia, em que os falhados não conseguiram por portugueses a matar portugueses.
      Ou seja canalhada.

      Gostar

      • und permalink
        14 Dezembro, 2013 18:26

        portugueses a matar portugueses ó filha aqui todas as semanas o sns mata pra cima de 30

        é verdade que a maioria deles nã sã portugueses mas mesmo assis

        guerra civil? mas o cónego melo já a tinha começado há meses

        foi tudo à pedrada e à paulada

        Gostar

    • André permalink
      14 Dezembro, 2013 20:56

      Portugal não tinha uma forte tradição democrática, tinha uma forte tradição de resistência a regimes ditatoriais. Cunhal sabia que nunca conseguiria vencer essa resistência, pelo que nunca tentou instaurar a ditadura. Não significa que se pudesse não seria capaz, significa apenas que mesmo que tivesse poder oficial para o fazer (e teve durante algum tempo) nunca conseguiria consolidar esse regime. Isto não é um argumento moral, é um mero argumento pragmático.

      Já agora, denuncia corruptos de todos os quadrantes. Só se esquece aí de dois principais: Cavaco Silva (PSD), José Sócrates (PS), ambos bem mais importantes que Isaltino ou Vara, mas bem mais importantes…

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        15 Dezembro, 2013 12:56

        hahhahahhahahhahahhah.hilariante o seu primeiro parágrafo. Forte tradição de resistência…….por isso nunca tinha sido democrático excepto na 1ª Rep que também destruiu o país. Essa forte tradição resultou em quê? Os fortes representantes dessa forte tradição quantos votos tiveram?
        Quantos votos tem tradicionalmente e agora?
        Mas destruiram o país? O país já não estava destruído com 40 anos de fac-sismo?
        Ora essa.

        Gostar

  22. licas permalink
    14 Dezembro, 2013 14:09

    Jojoratazana escreve no seu Blog

    Os meus blogs favoritos
    5 Dias

    jojoratazana HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Dezembro, 2013 16:19
    “Como diz Jojoratazana – que adora, como afirmou, o 5Dias.”

    Resposta
    Outro dote, que não lhe conhecia vidente, onde será que foi buscar que eu adoro o 5 Dias?
    É o que dá escrever comentários, a seguir ao almoço.
    Já agora o garrafão tem rótulo?

    PORTANTO JOJORATAZANA ALÊM DE VINICOLA-POSTADOR É
    _______________UM REFINADO ALDRABÃO / MENTIROSO.
    (como estou provando)

    Gostar

  23. licas permalink
    14 Dezembro, 2013 14:27

    Vamos por partes Jojoratazana
    ___Comece por justificar (antes tinha considerado que era minha alucinação)
    que nos Blogs da sua preferência venha o 5Dias . . .
    FOI VOCÊ QUE ESCREVEU, não são *suposições* de que tanto estima . . .

    Gostar

  24. jojoratazana permalink
    14 Dezembro, 2013 15:34

    Oh licas, desde quando favorito é sinónimo de adorar?
    Só na escola do JMF, de jornalismo criativo, muito na linha da sua alucinação.
    Continua sem dizer, qual o rótulo do garrafão.
    Haja paciência para tanta ignorância.

    Gostar

  25. licas permalink
    14 Dezembro, 2013 15:44

    NÃO ENXERGA que está pior a *emenda* que o Soneto?

    Gostar

    • jojoratazana permalink
      14 Dezembro, 2013 17:45

      Só pode ser para rir a sua resposta.

      Gostar

      • und permalink
        14 Dezembro, 2013 18:28

        é , só se pode rir de quem, entabula cartas de amor a retardados mentaes severos

        inda não passaste a vegetal ó velho?

        Gostar

      • jojoratazana permalink
        14 Dezembro, 2013 19:42

        Tenho idade para ser teu filho, mas antes cria ser bebé proveta.
        Do que aturar, um marado da cabeça como tu, olhas quantas vezes já estiveste internado?
        Quando te levam, põem-te o colete de forças? Ou levas com o dardo com tranquilizante?

        Gostar

      • 14 Dezembro, 2013 20:07

        ESCREVE-SE QUERIA…..

        NÃO TENS IDADE PARA SER NADA….SÓ PARA SER PARVO

        SE SOFRES DE SENILIDADE PRAECOX O PROBLEMA É DE QUEM TE PARIU E NÃO FUGIU A TEMPO….

        MAS ANTES QUERIA, VÍRGULA, do que….e não Do que bolas bateram-te com o dass kapitale nus cornos de kronos foi?

        Gostar

      • jojoratazana permalink
        14 Dezembro, 2013 22:33

        Olha tens tia?
        Então vai

        Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: