Saltar para o conteúdo

O Estalinismo está vivo

25 Julho, 2014
tags:

No passado dia 17 de Julho, o avião da Malaysian Airlines que sobrevoava o espaço aéreo ucraniano despenhou-se em circunstâncias que, apesar da suspeita de ter sido atingido, não estão ainda esclarecidas, provocando a morte a todos os seus ocupantes.

O voo MH-17 sobrevoava uma região marcada pela guerra desencadeada pelo regime no poder em Kiev que provocou já milhares de vítimas.
A trágica situação que vitimou os passageiros e tripulantes que viajavam neste avião, mesmo antes de concluída qualquer averiguação credível e num quadro de provocações recorrentes, está a ser aproveitada para promover a escalada da tensão na região e ao nível internacional, o que encerra perigos muito sérios para a paz na Europa e no mundo.

O esclarecimento rigoroso do que efetivamente ocorreu impõe-se, incluindo as razões que conduziram um avião comercial a sobrevoar uma zona de guerra e as causas que provocaram a sua queda.

Meus destaques. Original aqui.
O estalinismo está vivo.

48 comentários leave one →
  1. António's avatar
    António permalink
    25 Julho, 2014 20:20

    Essa gente não tem emenda !! Cambada de fósseis.

    Gostar

  2. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    25 Julho, 2014 20:28

    Apesar do estalinismo que é bem caracteristico de tal agremiação, o extracto acima publicado é bastante mais objectivo e correcto do que os publicados na imprensa profissional.

    Gostar

    • RO's avatar
      25 Julho, 2014 20:42

      É verdade. Ando há dias a seguir as notícias do MH017 na CNN, na Al Jazeera, na BBC, e por aí fora, e ainda não me tinha lembrado de consultar a página do PCP. Agora sim, finalmente sinto-me esclarecido acerca deste assunto.

      Gostar

    • vitorcunha's avatar
      25 Julho, 2014 20:44

      A parte do esclarecimento rigoroso que é necessário não sei se foi escrita com vontade de apurar a verdade.

      Gostar

      • Buiça's avatar
        Buiça permalink
        25 Julho, 2014 21:53

        Ainda assim, tenebrosas intenções ocultas (que las hay) à parte, fico sem saber quais as dúvidas que os destaques suscitam…

        Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      26 Julho, 2014 11:00

      Concordo . Li um comunicado prudente e que espera pelos desenvolvimentos.

      Gostar

  3. A. R's avatar
    A. R permalink
    25 Julho, 2014 20:55

    Criminosos sempre estes comunas

    Gostar

  4. vsantos's avatar
    vsantos permalink
    25 Julho, 2014 21:09

    Não se esqueçam que falamos de gente que no 25 abril entregaram ao soviéticos toda a informação político-militar que conseguiram, contribuindo para entregar à esfera comunista as colónias, e sendo diretamente responsáveis pelo morticínio resultante da guerra civil com mais de 2 milhões mortos em angola e moçambique. Quando vejo ou leio “mártires do colonialismo” lembro-me das vitimas angolanas e moçambicanas do pós independência.

    Gostar

    • samuelquedas's avatar
      samuelquedas permalink
      26 Julho, 2014 19:56

      Não se escreve “gente que no 25 abril entregaram”, mas sim gente que no 25 DE Abril ENTREGOU”!!!
      O problema é que, ainda que estivesse bem escrito, nem por isso deixaria de ser uma mentira bacoca. Uma CASSETE que nem sei como ainda não se desintegrou de tão podre!
      Tenha vergonha na cara!!! (se não sabe o que é, pergunte!)

      Gostar

  5. Samuel Quedas's avatar
    25 Julho, 2014 21:53

    Aquele texto escorreito… é o “estalinismo vivo”. Será…
    E a sua manipulaçãozeca, para obter este tipo de comentários dementes, do género “comunas criminosos”, fazendo uma manhosa publicação de excerto… é o quê? Um cérebro morto? Honestidade intelectual em coma? 🙂

    Gostar

  6. A. R's avatar
    A. R permalink
    25 Julho, 2014 22:18

    Onde não foram os comunas criminosos

    Gostar

  7. Pedro André's avatar
    Pedro André permalink
    25 Julho, 2014 22:24

    Aproveitei para procurar uma declaração sobre a adesão à CPLP por parte da Guiné Equatorial, mas não encontrei nada. Alguém sabe qual a posição do PCP sobre esse tema?

    Gostar

  8. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    25 Julho, 2014 22:24

    Com “amigos” destes, o Vladimiro não precisa de inimigos…Dão.lhe cabo da reputação.
    Ou manda esta choldra fechar a matraca, ou vê os danos , reais e colateris, aumentarem de forma exponencial.
    O velho e eficaz controlo do pessoal às ordens da voz do dono voz do dono já não é o que era – pelo menos aqui na paróquia…

    Gostar

  9. fado alexandrino's avatar
    25 Julho, 2014 23:00

    Há muita verdade no comunicado é preciso é saber ler.
    Vejamos:

    No passado dia 17 de Julho, o avião da Malaysian Airlines, voo MH-17 sobrevoava uma região, despenhou-se provocando a morte a todos os seus ocupantes.
    O esclarecimento rigoroso do que efetivamente ocorreu impõe-se

    Assino por baixo.
    Agora outra notícia

    Uma região marcada pela guerra que provocou já milhares de vítimas, o que encerra perigos muito sérios para a paz na Europa e no mundo.

    Provavelmente o tipógrafo trocou as mãos, misturou tudo e ainda acrescentou coisas sem nexo.

    Gostar

  10. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    25 Julho, 2014 23:51

    Que não haja dúvidas sobre a chamada Rússia ter voltado a ser a desunião soviética, dos tempos de hoje.
    Visitei em Dresden o local onde putin se treinou para ser peça chave do KGB. São lições qe não se esquecem.
    É pena que não se possa contar com uma Rússia livre para contrabalançar poderes igualmente maléficos bem conhecidos. Paciência.
    Caminha-se para um mundo selvagem a todo o vapor. Como acabará?

    Gostar

  11. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    26 Julho, 2014 01:20

    O islamismo é primo do stalinismo:
    “No Iraque, o grupo terrorista sunita Estado Islâmico exige às famílias em Mosul que procedam à circuncisão das raparigas. Caso não o façam, sofrerão castigos severos. A decisão, do Califa Abu Bakr al-Baghdadi, de todas as mulheres serem excisadas, servirá para prevenir a imoralidade e promover comportamentos islâmicos entre os muçulmanos. A mutilação genital feminina é entendida pelo Estado Islâmico como “uma prenda ao povo de Mosul.”
    Aguarda-se que algumas jornalistas, bloggers e pivôts da nossa tv cheias de progressimo balofo vão a Mossul fazer uma reportagem completa.

    Gostar

    • Samuel Quedas's avatar
      26 Julho, 2014 10:03

      “O islamismo é primo do stalinismo” – diz.
      O dia ainda vai na primeira metade… mas esta fantástica “eufrásia” é uma forte candidata a frase mais imbecil do dia! 🙂 🙂

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        26 Julho, 2014 10:17

        Sugestão: as pessoas levam mais a sério aqueles cuja dialética não inclui a redução do interlocutor a imbecilidade logo à primeira, Lopes.

        Gostar

      • samuelquedas's avatar
        samuelquedas permalink
        26 Julho, 2014 10:29

        Tem razão! Esqueci esse pequeno pormenor… 🙂
        Ainda por cima, acho que quem escreve que “O islamismo é primo do stalinismo”… nem precisa de ser chamado disto ou daquilo. Ça va de soit… 🙂

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        26 Julho, 2014 15:54

        “O islamismo é primo do stalinismo”

        Sim

        São os dois Totalitários, Total controlo sobre a vida dos outros.

        Arrogam-se de poder controlar vastos aspectos da vida dos humanos.

        Gostar

      • samuelquedas's avatar
        samuelquedas permalink
        26 Julho, 2014 16:39

        Pois, “lucklucky”… assim, tipo, ministério das finanças português… ou a Igreja Católica… é horrível! 🙂

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Julho, 2014 17:15

        O Pinochet (e por arrasto quem o apoiava, Reagan e Tatcher) também era estalinista? Muito me conta…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        26 Julho, 2014 17:18

        É Thatcher. É um erro comum entre carpinteiros.

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        26 Julho, 2014 20:06

        O Ministério das Finanças é cada vez mais Estalinista.

        50% do que os Portugueses produzem é espoliado pela força das armas . E o PCP claro que apoia. Só tem pena que o Ministério das Finanças não tenha ainda mais poder.

        Assim como vocês têm muita pena de não poderem atacar ainda mais o que as outras pessoas criam, constroem, juntam.
        Impedirem-nos de nos criar, de decidirmos a nossa vida sem vocês, de formar empresas e associações. Abrir, Fechar, Dizer Sim dizer Não.

        Sim são vocês os Marxistas Leninistas.

        Desde as roupas burguesas – razão para ser banido- à escola, passando pela saúde, da produção à religião, do entretenimento à informação.

        Tudo vocês querem controlar. Tal como os Islâmicos.

        Gostar

      • Samuel Quedas's avatar
        26 Julho, 2014 20:14

        De facto, “lucklucky”… tudo se resume ao controlo.
        Por exemplo, alguém deveria ter tido muito maior controlo na sua “medicação”. Isso está “brabo” e visivelmente descontrolado, amigo!!! 🙂 🙂 🙂

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Julho, 2014 20:08

        Vitor, peço perdão por me ter esquecido do primeiro “h”.

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        27 Julho, 2014 18:05

        Obrigado ao Samuel Quedas por me lembrar de como o Comunismo utiliza a “medicação” para dominar e controlar quem não concorda:

        http://en.wikipedia.org/wiki/Political_abuse_of_psychiatry_in_the_Soviet_Union

        Gostar

      • Samuel Quedas's avatar
        27 Julho, 2014 19:44

        Obrigado “lucklucky”… por me lembrar como vocês são tão “pobrezinhos” nas respostas…
        Ainda assim, para embarcar na sua pedestre interpretação literal (catolicismo oblige!) do meu texto, um pouco de “medicação”, ainda que desagradável… é um pouco mais suave do que as vossas câmaras de gás e fornos crematórios! 🙂 🙂

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        27 Julho, 2014 20:05

        Eu não tenho câmaras de gás e fornos crematórios. Foi um erro do arquitecto.

        Gostar

      • samuelquedas's avatar
        samuelquedas permalink
        27 Julho, 2014 20:15

        Não me lembro de ter dito isso sobre o Vitor Cunha! Ainda bem que o seu arquitecto era uma “pessoa de bem”! 🙂

        Quanto ao “jollyjumper”, perdão… “lucklucky”, que achou por bem atirar-me com a cassete bolorenta dos “hospitais psiquiátricos” por eu ter usado a piada mais do que corrente dos cuidados a ter com a “medicação”… se ficar a guinchar por eu retribuir com os fornos e câmaras de gás… temos pena! Quem anda à molha chuva-se!

        Gostar

      • lucklucky's avatar
        lucklucky permalink
        27 Julho, 2014 21:31

        Pacto Molotov-Ribbentrop? duas ideologias socialistas por isso totalitárias para partir metade da Europa de Leste.

        Aliás o Gulag , as perseguições aos Judeus pelos Comunistas

        http://en.wikipedia.org/wiki/Rootless_cosmopolitan

        São tudo exemplos da missão “civilizadora” do Comunismo ao nível do Nacional Socialismo.
        E nem saímos da Rússia…

        Outro paralelismo:
        Dos maiores assassinos de Comunistas foram outros Comunistas.

        Tal como dos maiores assassinos de Muçulmanos são outros Muçulmanos

        Ideologias Totalitárias arrogam-se do poder sobre tudo e todos. A começar pelos próprios.

        Aliás deveria escrever-se um livro sobre quem no MRPP, UDP etc sobreviveria à tomada de poder pelo PCP se o tivesse conseguido no pós 25 de Abril.

        E quais os próprios membros do PCP que seriam assassinados ou desterrados por desvio pelo próprio PCP.

        Gostar

      • Samuel Quedas's avatar
        27 Julho, 2014 22:01

        Ó “luckluchy”… c’os diabos, amiguinho…

        Infelizmente, o final do seu comício obriga-me a voltar ao tema da “medicação”… mas desta vez “a sério”. Você não está bem!!! 🙂

        Já quanto ao fundo da sua questão, obrigado… mas depois do Molotov já não vai mais nada. Quando muito… um cafezinho. Não se incomode! Tenho aqui mesmo à mão uma maquineta dos maravilhosos cafés “delta”… deixe-se estar sossegado! 🙂
        Até sempre!

        Gostar

  12. Anti-gatunagem's avatar
    Anti-gatunagem permalink
    26 Julho, 2014 01:22

    Bando de fdp, sem vergonha na cara.

    Gostar

  13. André's avatar
    André permalink
    26 Julho, 2014 09:34

    Sinceramente acho que Gabriel Silva tem razão, o PCP até pode ser estalinista (é, todos o sabemos), mas o texto em questão não comprova nada, inclusivamente, o excerto em questão nem sequer absolve a Rússia.
    De facto, os problemas na Ucrânia começaram quando um grupo de indivíduos pertencentes à oposição manifestaram de forma violenta que não apoiavam o regime em questão, conquistaram o poder e houve um grupo de pessoas que não gostou disso. Ambos os grupos foram apoiados por potências estrangeiras antagónicas e agora estão em guerra civil. Entretanto, um avião civil passou por cima de um país em guerra e, milagre dos milagres, foi abatido.
    Depois, poucos se incomodaram com o facto de um avião civil estar a sobrevoar um teatro de guerra e lançaram-se logo a apontar culpas aos rebeldes pró-russos (culpas que muito provavelmente, estão corretas). Por esta altura acho ainda mais premente responder a outra questão, alguém acha seriamente que o governo russo ia entregar material bélico capaz de destruir um avião àquela altitude a um bando de rebeldes incapazes, ou acha que os russos são suficientemente estúpidos para não controlar um equipamento desses? Sinceramente gostava muito de saber como terá ido aquele equipamento parar às mãos dos pró-russos e, caso tenha sido o governo russo a fornecê-lo, quais as suas motivações? É que certamente eles sabiam que mais tarde ou mais cedo iria haver um erro e que seriam abatidos civis. Alguém provocou isto e esse alguém não está certamente entre os rebeldes que dispararam a arma. Adorava saber quem é esse alguém, seja ele russo, ucraniano ou norte-americano (que facilmente também faria chegar um equipamento desses aos rebeldes, numa tentativa de desestabilizar a região).
    Mas isto são meras hipóteses, é bastante credível que tenham sido os russos. Só gostava de saber porquê. Para isso é preciso haver uma investigação, coisa que nunca irá haver: uns vão impedi-la por serem os culpados, outros vão impedi-la para que os culpados tenham uma imagem ainda pior. No meio disto tudo, umas centenas de pessoas morreram e há uns tipos preocupados em ver estalinismo onde ele não está.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      26 Julho, 2014 12:41

      De acordo . Felizmente ainda vamos tendo gente que pensa pela sua cabeça e isso valoriza os comentários.

      Gostar

  14. Ricardo moreno's avatar
    Ricardo moreno permalink
    26 Julho, 2014 12:54

    Tanto retornado q por aqui anda…

    Gostar

  15. Fernando's avatar
    Fernando permalink
    26 Julho, 2014 15:24

    Para os comunas a verdade só foi devidamente apurada quando as conclusões coincidem com os pressupostos comunistas. Pior do que os fanáticos religiosos, são os fanáticos comunas.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      26 Julho, 2014 15:25

      É o meu ponto.

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Julho, 2014 17:19

        Já agora, como chegou a essa conclusão? Parece-me que neste momento tem mais viabilidade um ponto que, perante um conflito armado de grande escala no maior país da Europa (para além da Rússia), prefere ser prudente e esperar pelo fim das investigações. É só mesmo para pensar antes de entrar a matar, mais ou menos, não fazer o que o Bush fez no Iraque (com resultados visíveis…).

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        26 Julho, 2014 17:20

        Mas primeiro o caso Camarate, que tem precedência.

        Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        26 Julho, 2014 20:10

        Quem formou a última comissão parlamentar para o assunto foi a maioria do atual governo. Foi a décima primeira comissão, se não me engano. Não foram os comunistas…

        Gostar

    • samuelquedas's avatar
      samuelquedas permalink
      26 Julho, 2014 16:40

      Uau!!! Profundo!!! 🙂 🙂 🙂

      Gostar

  16. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    26 Julho, 2014 15:58

    A culpa maior é de quem decidiu passar o avião por cima de um território em guerra.

    Já o texto do PCP é a habitual receita do Pravda.
    Quando os Comunistas estão pressionados deixam a indignação falsa das frases emotivas para a circunspecção.
    Imagine-se o texto se fossem os EUA a fazê-lo.

    Gostar

    • samuelquedas's avatar
      samuelquedas permalink
      26 Julho, 2014 19:59

      Ah… não foram os EUA?!!! 🙂 🙂

      Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      26 Julho, 2014 20:11

      “A culpa maior é de quem decidiu passar o avião por cima de um território em guerra.” Culpa maior será sempre de quem efetuou o ataque e de quem deu meios para o fazer, mas certamente que quem deixou passar o avião por ali será culpado por negligência, ou não?

      Gostar

      • neotontono's avatar
        neotontono permalink
        27 Julho, 2014 08:09

        Obama diz “no pasa nada” mais ao tempo tenta bloqueiar economicamente aos russos.
        Sera que descubriu que ultimamente aqueles tem armas de destrucao maciza talvez, talvez porque andao tras muitos anos de estudo e experimentos a conseguir a bomba nuclear?

        Gostar

      • neotontono's avatar
        neotontono permalink
        27 Julho, 2014 09:47

        Os russos?. Uns sobreviventes. Se ate sobreviveram a um alienigena e cavalo de Troia de nome Gorvachov.
        Mas conviver com a bomba de relogeria que lhes deixou em herdanca um vozko-presidente, os judeu-oligarcas neoliberais infiltrados , essa vai ser a sua prova definitiva para mostrar
        resistencia genetica…
        Deixa la passar uma decada e vamos ver o que veremos…

        Gostar

Deixe uma resposta para Gabriel Silva Cancelar resposta