Uma inovação
4 Agosto, 2014
Não borraram a pintura.
Aguarda-se uma espiral de indignação imensa. O que é sempre um bom sinal de algo que se experimenta pela primeira vez: uma solução com sentido.
93 comentários
leave one →
Não borraram a pintura.
Aguarda-se uma espiral de indignação imensa. O que é sempre um bom sinal de algo que se experimenta pela primeira vez: uma solução com sentido.
a ‘isquerda festiva conti nua’ a cagar fora do penico.
… cuidado que a asa não está do lado de dentro
la solita cagata
GostarGostar
O Estado rouba os accionistas e não borraram a pintura?
Se um banco está na falência então os accionistas ficam com o remanescente depois
do outros ficarem. Mas não foi isto que se passou aqui.
GostarGostar
Qual remanescente?
GostarGostar
O BES tem património como é óbvio.
Alguma parte desse património seria dos proprietários.
GostarGostar
O remanescente é o bad bank.
GostarGostar
Este fanatismo do lucklucky é impressionante.
O Vítor Cunha tem razão.
O Estado, neste caso, não roubou ninguém. A haver “roubo” os accionistas que se queixem de quem os “roubou”.
Quando se é accionista/investidor temos que estar preparados para o RISCO. Ás vezes corre bem, já outras vezes…..sh*t happens.
Eu CONTRIBUINTE não tenho que fazer “resgatar” accionistas/investidores. Era só o que faltava. JÁ CHEGA! Temos pena. É a vida.
(é o mercado, certo?!)
GostarGostar
Mais um otário que acredita na bondade do Estado. Há cada maduro!…
GostarGostar
paco nassa,efectivamente neste caso o estado não roubou ninguem,só que ainda mantem em funçoes um governador que andou a mandar bitaites ao mercado,para enganar os pequenos accionistas! os grandes, pelos vistos tiveram informaçao privilegiada, para se porem ao fresco! pergunto :dar garantias da solvência do banco, e permitir um aumento de capital conhecendo a situaçao do bes é ou não é conivência altamente criminosa?
GostarGostar
Tanto quanto sei, e o Carlos Costa disse, e porque o mecanismo único de resolução não está em vigor: a) o recurso a recapitalização usando fundos do PAEF é o caminho aberto pelo próprio BdP a 18 de Julho; b) a premissa de autorização de entrada do estado no capital (que não defendo) é de existência de risco sistémico, se aqui este não existia (e o Governador disse que sim) quando existiria?
Acho que esta é uma via errada, logo discordo do teor deste e do anterior post, que se vem trilhando de há semanas e estimo que choverão processos judiciais e nomeadamente visando a desastrosa actuação do BdP e da CMVM, especialmente quando autorizado o aumento de capital sabendo o que agora dizem que sabiam. Tinha este Costa em boa conta e já borrou a pintura.
Coisas boas não se tiram daqui, amanhã não tirarei o meu dinheiro do Ex-Bex mas fá-lo-ei a prazo porque não premeio apropriações e colectivizações para mais valia-futura. Note-se que repudiar a dívida do GES e eventuais emissões obrigacionistas fraudulentas assim como a cegada do BESA seriam o principio da solução para não ser necessário este alcance de capitalização, mas deve ser mais complicado do que isso e eu não alcanço.
E viva o ring-fencing. Abaixo o que dizia o BdP há 15 dias (não confundir com há 15 anos):
http://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/IntervencoesPublicas/Paginas/intervpub20140718.aspx
GostarGostar
Também sobra a possibilidade de este ter sido sempre o plano desde a posse dos novos órgãos, o que ainda seria mais sinistro, mas faria perceber o invulgar perímetro alargado assumido nas contas apresentadas onde quase que só faltaram provisões para a totalidade da dívida pública.
GostarGostar
Pois . A vergonha do aumento de capital com o regulador a dizer que o Banco estava solido e agora essas pessoas perderem o que investiram fica para a História deste regime cada vez mais podre.
Os problemas só começaram agora.
GostarGostar
Como é óbvio o BP e a CMVM foram cúmplices e culpadas da goleada, feita nas sombras aos accionistas.
GostarGostar
A minha pergunta ao JorgeGabinete é: com tudo o que veio a público nas últimas semanas, como é que ainda tem dinheiro no BES? Não sei se tem noção da sorte que teve. É que esteve várias vezes em cima da mesa pura e simplesmente deixar o banco cair.
GostarGostar
juniper,se estivesse no lugar do governador,muitos já tinham vendido,mas o governador não falou verdade aos pequenos acionistas.mentiu para favorecer os poderosos.houve gente que entrou depois do aumento de capital (o meu caso) porque esse aumento teve o aval do governador,e entrou dinheiro fresco no banco.desconfio que este aumento foi para calar os maiores acionistas. por favor sejamos serios!
GostarGostar
Vai-se a ver e entraram 6 milhões de portugueses, graças ao governador.
GostarGostar
6 milhões não sei, mas o jp e eu entramos, e fomos roubados
GostarGostar
Borrado!!!! Isto é uma cagada que ultrapassa e muito as orelhas. Estão a mexer numa escala que vale mais de 50% do PIB enquanto as raposas permanecem na capoeira abichar por onde bem entenderem. Digam o que quiserem isto é mais um BPN à Teixeira dos Santos mas com um bom amplificador (BP, BCE, Comichão Europeia, etc.) a transmitir uma música que dá para muita matéria menos para dançar (quantos mais orçamentos retificativos vamos ter?).
GostarGostar
a primeira vez na zona euro foi em chipre. cá é mais soft: os depositantes são poupados
GostarGostar
Fico espantado com determinadas reacções que tenho ouvido esta noite a propósito da solução encontrada para resolver o problema do BES que, se não lhe acudissem, amanhã morreria asfixiado, porque já não havia quem lhe emprestasse dinheiro.
Esta solução é perfeita? nenhuma seria, mas esta parece-me a menos má.
Quanto ao facto de os accionistas arcarem com os prejuizos, é chato, mas são as regras em vigor. O que não é de todo aceitável, é serem os contribuintes a pagarem os golpes dos banqueiros e ACCIONISTAS, como aconteceu com o BPN: os contribuintes ficaram a roer os ossos, e os accionistas ficaram com a chicha do lombo.
De resto, o facto de um governo socialista ter posto os contribuintes a pagar os calotes da SLN, e este governo “neoliberal” ter posto os accionistas do BES a pagar os desmandos da administração, está a causar um certo incomodo nas hostes do Largo do Rato.
GostarGostar
Os proprietários têm o direito tanto ao mau como ao bom.
GostarGostar
Até posso concordar. Só que aqui o bom desapareceu, não é? onde é que os “proprietários” iam arranjar 4900 milhões para o banco poder funcionar?
GostarGostar
O banco bom só tem valor accionista depois do aumento de capital. Antes disso vale zero.
GostarGostar
Mentira, vale muito mais que zero pois tem negocio, tem conhecimento e posições qualificadas em empresas (que agora estão a valer pouco mas podem aumentar).
Mas isso não é problema do Miranda, se eu comprar uma casa e ela desvalorizar é comigo, mas neste caso alguém chegou ao terreno, levou as paredes e deixou-me o terreno com a fossa.
Fui roubado na calada do fim de semana.
GostarGostar
silveira os acionistas não querem contrariar as leis do mercado.queremos é um governador que não pactue com a mentira.as novas regras da UE,são boas,mas só sao justas se houver transparencia no caminho que levou à aplicaçao dessas novas regras.o banco de portugal não foi serio nas suas intervençoes! por as pessoas a investir num aumento de capital,que não devia ter sido autorizado,não é serio.silveira ,voçe está sempre no lado errado. da coisa!
GostarGostar
Volta Vitor Constâncio que está perdoado, pois ao pé destes, eras um aprendiz de feiticeiro.
GostarGostar
http://servicosonline.inpi.pt/pesquisas/main/marcas.jsp?lang=PT
Novo Banco é marca registada do BCP
MARCA NACIONAL Nº 259487
GostarGostar
Não havia outra solução, embora este governo, o BdP, a CMVM, auditores, MPúblico, não fiquem bem na fotografia.
Para dar mais confiança, estímulo, tranquilidade e entusiasmo aos depositantes (porque os investidores não são minimamente respeitados, ressarcidos, excepto os que avisados retiraram “o seu”…), eu no lugar de PPCoelho, VBento ou CCosta mandava colocar por exemplo uma bela e insinuante cheerler à porta de cada dependência do Novo Banco.
Então, por exemplo os tais 5 mil milhões que desapareceram do BESAngola onde estão ?
“Acho” que antes de alguém ir às barras dos tribunais (se forem…) muito açúcar será derramado sobre dinheiro salgado & seus, onde quer que esteja.
GostarGostar
Sabe-se que uma das airosas e pulidas saídas de políticos dos problemas é : “isso é assunto da esfera da justiça” ; “essa matéria é do foro da banca” ; etc.
Ora, perante esta mega fraude no BES e porque o Estado teve de intervir com uma “pipa de massa” COLOCADA em Portugal, assistiremos nos próximos dias ao conveniente mutismo do governo, do PM, do PRepública ?
GostarGostar
…E será que os tugas chico-espertos (grandes ou pequenos chico-espertos) continuarão a invejar os DDT’s tugas e a considerar RS “um senhor” ?, “um aristocrata da banca ” ?
GostarGostar
o Cunha em directo da Banca Rota no Algarve
GostarGostar
Só duas questões. O novo Novo Banco é propriedade de quem, do estado ou dos acionistas do BES (banco mau, ao que parece)? Se for propriedade do estado, não era mais fácil ter transferido a atividade “boa” (porque parece que há a má) do novo Novo Banco para a CGD, não se criando novas instituições à sombra do estado? Uma terceira pergunta: não é isto uma nacionalização escamoteada, em que os acionistas perdem tudo e só se salvam os depositantes?
PS: Eu não tenho a certeza, mas há muitos anos não havia um Novo Banco em Portugal? Acho que era o BCP, mas não tenho a certeza. Daí ter escrito “novo Novo Banco”.
GostarGostar
O único accionista é o Fundo de Resolução. Nem do estado, nem dos accionistas do banco mau.
GostarGostar
Assim uma espécie de entidade cinzenta que nem é carne nem é peixe, que irá instrumentalizar o dinheiro dos depositantes? Só espero que o Vitor Bento seja um técnico mais que brilhante, porque bem vai ser preciso para que isto funcione.
Já agora, esse fundo é composto pelos outros bancos, mas quem é que toma as decisões?
GostarGostar
Não é carne nem é peixe. É a lei.
GostarGostar
Não é isso que estou a perguntar, obviamente que é a lei (estranho conceito este, de respeito pela lei que não se deve aplicar à Constituição…), estou é a perguntar quem toma as decisões: a restante banca (que fará o que quiser com este novo Novo Banco) ou o estado (que não se portará muito melhor)?
GostarGostar
Tomando em consideração que é um banco limpo e capitalizado, a única coisa que se fez foi tornar a venda apetecível.
GostarGostar
Sim, mas quem gere, dentro do fundo, essa venda e todo o processo, o estado ou a restante banca?
GostarGostar
A troika, via estado, empresta a X%. Qualquer um tem interesse em financiar-se no exterior por Y<X e amortizar rapidamente. Quem gere a compra e venda de algo são os compradores e vendedores. Do seu ponto de vista de contribuinte, nada disso interessa e sim que o empréstimo para o qual é fiador seja amortizado.
GostarGostar
Vitor, tendo em conta que vivemos em Portugal e que os partidos que nos governam são os sempre corruptos PS, PSD e CDS-PP, é mais que evidente que o empréstimo para o qual sou fiador como contribuinte não vai ser amortizado. A única coisa que quero saber, por curiosidade, é quem é o responsável por isso. É que na altura (daqui a uns três ou quatro anos, se tanto), certamente vão ser contadas umas lindas histórias sobre o assunto, mas que nunca contarão o que realmente se passou.
Evidentemente, isto é só um exercício de consciência, porque em tribunal nunca ninguém será responsabilizado por nada.
GostarGostar
Lá para o Natal falamos, então.
GostarGostar
Não me diga que também desconhece o responsável… Ficaria escandalizado.
GostarGostar
Mas qual lei?
Ainda na semana passada se estava a dizer que a directiva está por regulamentar, só há a coisa geral e abstracta.
É como dizer que é proibido andar em excesso de velocidade (lei), mas não existir o valor limite (Portaria).
Aplicaram que diploma? Da lá o Cunha
GostarGostar
Ainda bem que reconhece que é proibido andar em excesso de velocidade.
GostarGostar
Desde que exista um limite eu reconheço.
Agora com critérios móveis (hoje está com uma almofada de segurança, amanhã está sólido, depois de amanhã está quase falido e depois do fim de semana está roubado do que vale dinheiro) é que não.
GostarGostar
e se daqui a 1 ano o banco valer só 3000 M euros e não puder par o empréstimo está ou não está falido, ou pensam que quem tem lá o dinheiro vai deixa-lo lá
GostarGostar
Não é o banco que tem que pagar o empréstimo, são os accionistas, que é apenas um, composto pela restante banca a operar em Portugal.
GostarGostar
ainda acredita em fadas
GostarGostar
Sim. Também acredito em sereias.
E sobre o assunto em discussão, tem algo mais a acrescentar?
GostarGostar
Ou seja a CGD e uns bancos falidos (ou acha que o BPI e o BCP não estão a segui na calha?).
GostarGostar
São 84, salvo erro.
Inclui um alemão.
GostarGostar
Ok, a CGD e 83 falidos.
O alemão é anedota, não é?
GostarGostar
Você compra acções de gente que considera falidos e ainda reclama?
http://www.fundoderesolucao.pt/pt-PT/ofundo/Paginas/Instituicoesparticipantes.aspx
GostarGostar
Está bem visto ;D
Mas falido ou não comprei e agora queria tida a massa falida, não apenas a muito falida com a parte boa nacionalizada.
GostarGostar
Se queria ter a massa falida, não tem motivo de queixa.
GostarGostar
o fundo só tem 180 milhões o resto é financiado pelo estado pois o empréstimos da troika pagamos nós
Esse dinheiro, que supera em mais de sete vezes o actual valor de mercado do BES, chegará ao banco por via do Fundo de Resolução, uma entidade criada em 2012 financiada pelos bancos portugueses e pelas receitas da contribuição especial que o sector paga ao Estado.
A dotação actual do fundo é de apenas 182 milhões de euros. O resto advirá da linha de recapitalização criada no tempo da ‘troika’, que tem um saldo de 6,4 mil milhões de euros. Essa transferência será feita através de um empréstimo “temporário, remunerado e substituível por empréstimos pelas instituições de crédito”, explicou Carlos Costa. Os juros e maturidades associados ainda estão a ser negociados.
GostarGostar
Também não é assim.
Uma coisa é o valor bolsista depois de dizerem aos accionistas que na próxima semana vão ficar sem nada, outra o verdadeiro valor.
Só em empréstimos de habitação para receber há mais.
GostarGostar
Claro que os contribuintes não vão pagar os 4900 mil milhões que vão ser aplicados para salvar o novo banco.
Será então o tal Fundo de Resolução, que deve ser uma emanação da Providência Divina agora expurgada profanamente do Espírito Santo.
Conclusão: para os políticos o dinheiro cai sempre do Céu. Amen.
GostarGostar
Mas o melhor é os contribuintes se porem a pau, porque provavelmente vão ter mesmo que pagar.
GostarGostar
Para que fique bem claro:
O Vítor Cunha tem razão.
O Estado, neste caso, não roubou ninguém. A haver “roubo” os accionistas que se queixem de……quem os “roubou”.
Quando se é accionista/investidor temos que estar preparados para o RISCO. Ás vezes corre bem, já outras vezes…..sh*t happens.
Eu CONTRIBUINTE não tenho que fazer “resgatar” accionistas/investidores. Era só o que faltava. JÁ CHEGA! Perderam tudo?! Temos pena. É a vida.
(é o mercado, certo?!…ou o mercado e o risco só valem às vezes….GET a LIFE)
GostarGostar
E note-se que esta solução é melhor que a do BPI ou BCP (salvaguardando as devidas diferenças em relação ao caso BES). O Estado entrou com dinheiro. O BPI já resarciu. O BCP está quase. Diz-se que o Estado encaixou cerca de 700 milhões em juros.
É mau?!?
Se o Estado investisse sempre dessa forma e com essas regras estaríamos em superavit.
GostarGostar
O BPI ressarciu, agora que encontrou dinheiro na Lua.
O BCP fez um enorme aumento de capital mas vale menos que esse aumento.
Se procurarem bem ainda vão encontrar o dinheiro que saiu do BESA e desapareceu, deixando um buraco de 5 MM€
GostarGostar
O Paco está certo, a solução encontrada tem tudo para dar certo e não é tão experimental como alguns nos querem fazer crer. Coisa parecida aconteceu há muitos anos com o Banesto, então liderado pelo Mário Conde.
Co-responsabilizar todos os Bancos pelo êxito da intervenção, emprestando o Estado, a juros altos, ao Fundo de Resolução e cabendo a este – o mesmo é dizer a todo os sistema financeiro a operar em Portugal -,a liquidação do empréstimo, é uma boa saída, além do mais prevista na lei.
E assim sendo, todos os bancos têm interesse em ressarcir o Estado o mais breve possível, até para se livrarem de juros a taxa tão elevada. E todos ganham com a reposição da confiança no sistema, hoje tão abalada.
Disse acima que a solução adoptada no caso Banesto foi parecida, mas a verdade é que o Mário Conde foi parar à cadeia. A ver vamos o que acontece por cá.
GostarGostar
Mete uma Cunha Paco Nassa.
GostarGostar
Isto é uma tragédia mas tinha de ser. Os partidos engoliram em seco e se fosse uma decisão popular, a esta hora já tínhamos ouvido a palavra do 1º ministro em exercício ,por acaso, coordenador da área económica. Escusam de continuar a mentir ,isto foi uma 2ª nacionalização do BES ,o resgate vai ter consequências no défice (sem novas medidas de austeridade será de 6,6%) ,em breve teremos orçamento retificativo e somos nós que vamos pagar tudo ,lamento que os 30000 pequenos acionistas sofram ,muitos ,completamente iletrados financeiramente , nem sabem que já lhe foram à carteira. Enfim ,”é a vida”.
GostarGostar
Os accionistas perderam exactamente o quê? A possibilidade de venderem acções a 10 cêntimos ou a possibilidade de as venderem a 1 cêntimo no fim do dia de hoje?
GostarGostar
Sabe muito bem que os acionistas ficam no BES a liquidar e este , só têm lixo e acredito que os balcões por este país fora e no estrangeiro (sim, muito emigrantes)vendiam gato por lebre. Sei de emigrantes que perderam a poupança de uma vida ou quase . Isto é muito sério. Considera normal o 1º PR e 1º Ministro continuarem calados ,mesmo de férias .
GostarGostar
Considero. O presidente e o primeiro-ministro não são gestores do BdP nem do ex-BES. O Maduro da Venezuela já teria falado, é certo.
GostarGostar
O Maduro da Venezuela falou, e bem alto!
GostarGostar
Deixem ver se percebi… Se quando aparecerem interessados em comprar o bom (?) banco, a oferta for menor que o dinheiro agora “implicado” (e vai ser… ó se vai….) são os outros bancos a pagar a diferença… e com juros?!
A sério? É mesmo isto?!
Só consigo…. ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!….
.
Ok… respira… epá… não dá… ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!…
.
E o pessoal acredita nisto?!
.
ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!
GostarGostar
Sim, os otários acreditam nisto.
Entretanto eu vou dormir:
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
GostarGostar
O PS acaba de fazer um comunicado inócuo. Não acrescenta nada e só ocupa tempo de antena , efetivamente , precisamos de um “Novo PS”.
GostarGostar
E esse “novo PS” está à espera de ACosta como querido líder ?
manuel,
pode crer : ACosta é um flop, um político com discurso redondo e cinzentão, manhoso, lírico, com a agravante de estar dependente de interesses que preferem “trabalhar” entre névoas…
“Sorte” de ACosta : ressurgir num período pré-legislativas (e com o trabalho-de-sapa já feito por AJSeguro durante 3 anos) perante um eleitorado convencido que AC vai num ápice restituir-lhe pensões, reformas, ordenados…
GostarGostar
VC: eu gosto do PR e do 1º em silêncio , sempre .Basta de inanidades e de afirmações como : o BES não é o GES e o banco tem almofada financeira e está sólido. O PR falou em Timor e o 1º ministro falou na manta rota .
GostarGostar
…Então, e esse d.sebastião ACosta não aproveita esta oportunidade para se indignar e posicionar perante o eleitorado de modo diferente de AJSeguro ?
Ou estará ainda atónito pelo que aconteceu ao amigo DDT, um dos pilares da sua aventura eleitoralista ?
GostarGostar
Como é óbvio, cada um acredita nas fábulas que entender. E esta é só mais uma.
Por outro lado, nunca o VC foi tão interventivo como no caso desta postagem. I wonder Why?
A propósito, não tenho nem nunca tive um tusto furado no BES.
GostarGostar
Troika, CMVM, BP… ninguém dá conta de nada.
Tudo é avaliado, tudo é escrutinado e, no final, nada.
No entanto, há anos que se sussurrava que algo estava muito podre no reino do Santinho… mas claro que ninguém piava em voz audível, uns porque dependiam da massa proveniente do BES para sobreviver (chamam-lhe pubicidade ?), outros pelo velho compadrio, outros porque dependiam de «la famiglia» para ascender ou se perpetuar no poder.
Já está alguém preso? Não se me consta. Parece, sim, que o dono disto tudo já emitiu um comunicado.
GostarGostar
Tal e qual como no período da pré-hecatombe e descoberta de roubo do BPN, BPP, das “perturbações” no BCP e não só : o então governador do BdP de nada sabia…
Ninguém será preso e enviado para a Carregueira. Os santos são intocáveis, para respeitar E TEMER !
GostarGostar
Tout va très bien, Madame la Marquise.
Apenas um pequeno acidente, sem importância.
Ainda ninguém morreu, nem sequer foi preso.
Nem vai ser, claro. Tudo tão boa gente…
Tudo gente tão ó nesta!…
GostarGostar
Antes do jantar…
Como é que as entidades observam tranquilamente que o DDT se esqueça de declarar 8 milhões (ou 14, ou o car******!) e nada fazem? Não deveriam ter chamado o senhor e dito que era melhor afastar-se «voluntariamente» e ir tratar da sua memória e combater o esquecimento?
GostarGostar
Creio que o gajo –ups, escrevi gajo !?, tá bem !– foi alertado pelo fisco e pagou. Saíu notícia na comunicação social. Daí o esclarecimento do gajo : “esqueci-me”.
GostarGostar
Não borraram nada a pintura. Tirando o nome já estar registado. E os quase 5 mil milhões de euros saírem, na prática, do nosso bolso. E não haver ninguém que dê isso pelo banco, quando for altura de o vender. De resto, está tudo bem. A troika esteve cá e não viu, o regulador andou aí e não viu, mas ninguém borrou a pintura. Até porque não se pode borrar o que já está borrado.
GostarGostar
pois é encontra-se a solução mas não se fala com pagadores
Banca apanhada de surpresa com a solução para salvar o BES
Banqueiros consideram “inaceitável” serem responsabilizados pela dívida “de alguém [Ricardo Salgado] que fez o que fez e está de férias”. E criticam supervisores, por não terem actuado atempadamente
http://www.publico.pt/economia/noticia/banca-apanhada-de-surpresa-com-a-solucao-para-salvar-o-bes-1665415
GostarGostar
“O quê? Isto é a sério? Vocês não vão mesmo fazer o que é costume? Mas porque não nacionalizam isso, como estamos habituados?”
GostarGostar
ainda não percebeu deixe-se ir a falência serão respeitados depósitos e investimentos até 100 mil euros que não é dinheiro do Estado, porque no fim dentro de 1 ano estamos a pagar o dobro o caso BPN é exemplo já que somos liberai temos de assumir.
e o dinheiro que se poupava em tribunais caso se abrisse falência era enorme
GostarGostar
Vai aí uma confusão muito grande.
GostarGostar
não vai confusão nenhuma a única diferença daquilo que diz a lei no fundo de garantia é que também garantia investimentos até 100 mil protegia os pequenos investidores
GostarGostar
Compre acções. Até 99.999€. Valor garantido. Baixaram? Não faz mal: 99.999€ estão garantidos.
GostarGostar
pois esquece-se que no ultimo aumento de capital o banco Portugal disse que o banco estava bem foi há 1 ou 2 meses, então prenda-se o governador por mentir ao mercado é uma opção, também aceito
GostarGostar
Houve um PM que disse que o mundo mudou em duas semanas. Serve?
GostarGostar
mas afinal o que é que você defende falência o nosso dinheiro enterrado, venda aos estrangeiros ainda não percebi mas olhe mais que 2000 milhões de euros o banco neste momento não vale e para a semana vale menos 500 milhões que o pessoal não é parvo e está tudo a sacar as contas não prefere que o dinheiro dos contribuintes esteja salvaguardado, só com falência pois vai ter de enterrar mais dinheiro, se acha esta solução virtuosa meta lá o seu dinheiro
GostarGostar
Eu tenho uma conta no Novo Banco.
GostarGostar
é preciso ter túbaros ou!!
GostarGostar
Com zeros à direita ou à esquerda?
GostarGostar