não entenderam nada
Apesar da enorme desproporção do tempo de antena de Marina Silva em relação a Dilma Roussef, e bem sabemos que no Brasil, tal como em Portugal, é na televisão que se ganham e perdem eleições, é bem provável que ela as ganhe daqui por um mês e meio. Ganhe Marina ou ganhe Dilma, uma coisa, porém, é já certa: Aécio e o PSDB já as perderam, o que quer dizer, entre outras coisas, que o PT não teve, durante os doze anos que já leva a sua governação, uma verdadeira oposição à sua direita.
Em parte isto sucede devido a um dilema que, creio mesmo, a maior parte dos brasileiros com responsabilidades políticas ainda não entendeu. É que o Brasil dispõe de um sistema partidário que reproduz o dos EUA, no qual os partidos só têm verdadeira liderança e falam a uma só voz de quatro em quatro anos, em eleições presidenciais. Nesse compasso de tempo, não existe quem corporize e seja o rosto e a voz da oposição ao governo, sendo frequente assistir-se à divisão interna dos grandes partidos oposicionistas (essencialmente, nestes últimos anos, o PSDB e os Democratas), dizendo as suas chefias, cada uma delas, o que bem lhes apetece. Em contrapartida, o PT enxertou um corpo estranho neste modelo partidário, tendo desenvolvido um modelo de liderança europeia, com um protagonista acima de todos os outros – Lula da Silva – que, pelo menos na aparência pública, uniu o partido e determinou o rumo da governação (mesmo nestes quatro anos de Dilma, note-se), e que é o seu rosto visível para o eleitorado. Ora, o que sucedeu, ao longo destes últimos doze anos, foi que enquanto o PT tinha um líder e um rumo claro e uniforme, a oposição acabou por não existir, antes vegetando, nos partidos que não compunham a base governamental, múltiplas oposições, muitas delas mais preocupadas em guerrearem-se reciprocamente do que em contestarem o governo. O caso de José Serra é, a esse respeito, o mais expressivo dos últimos anos.
Mas este fracasso dos partidos sistemicamente à direita do PT tem um significado de maior alcance do que o que nos explicariam as simples questões internas entre personalidades. Na verdade, o que ocorre é que não existe qualquer verdadeira base ideológica, menos ainda uma visão – já não digo um programa – do que o Brasil deva ser fora da alçada tentacular e fisiologista do partido de Lula da Silva. Uma visão alternativa clara e um rosto que a protagonize. E é sabido que o mercado eleitoral privilegia, nas suas escolhas racionais e emotivas, a clareza e a frontalidade. Dito de outro modo, a convicção generalizada das pessoas é de que é relativamente indiferente estarem uns ou outros no poder, porque, fora do governo, não se diz nada que mereça particular atenção, e todos vão dizendo mais ou menos o mesmo, com receio de perderem eleitores (vejam-se, por exemplo, as posições do PSDB sobre os gigantescos programas assistencialistas do PT, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida). No fundo da questão, um fenómeno muito parecido com o que ocorre em Portugal: no Brasil, também a direita tem medo que julguem que ela não é de esquerda…
A vitória possível (não exactamente provável, em função da desproporção de meios de campanha) de Marina Silva terá, por isso, explicação fácil: ela é, goste-se ou não, um produto genuíno, ao contrário do «poste» Dilma Roussef, e configura uma alternativa ao que existe – a tudo o que existe -, ainda que ninguém saiba que alternativa é essa. E, se as pessoas podem recear o que não conhecem ainda bem, podem acabar por o preferir àquilo de que manifestamente não gostam.
Os decisores políticos brasileiros não entenderam nada do descontentamento popular que assolou o país no ano passado.

Caro Rui, Marina é só mais uma salvadora da pátria do momento. E o tempo de ante a pela morte de Campos a beatificou. Quem nao aprendeu nada foi o povo,mas não tenho tanta certeza assim da derrota do psdb.
GostarGostar
.
> WORLD EXCLUSIVE: Jack the Ripper unmasked: How amateur sleuth used DNA breakthrough to identify Britain’s most notorious criminal 126 years after string of terrible murders
Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2746321/Jack-Ripper-unmasked-How-amateur-sleuth-used-DNA-breakthrough-identify-Britains-notorious-criminal-126-years-string-terrible-murders.html#ixzz3CbRAzZqm
.
> Languages are being wiped out by economic growth
.
The world’s roughly 7000 known languages are disappearing faster than species, with a different tongue dying approximately every 2 weeks.
.
http://news.sciencemag.org/brain-behavior/2014/09/languages-are-being-wiped-out-economic-growth
.
GostarGostar
O Brasil foi sempre governado pela elite, durante vários séculos com homens poderosos economicamente e financeiramente, a vista de um povo maltratado pela pobreza, e tratando-se de nordestinos, miséria total, como assisti pessoalmente morrerem centenas de crianças no interior do Ceará, quando visitei minha terra natal, Marco, em 1966, vindo do Rio nas minhas férias, quando era costume ocorrer em todos os períodos de estiagem, não só no meu torrão natal, mas em todo o interior nordestino. Não quero dizer que os atuais políticos ricos, alguns podres de rico da descendência política, não tenham mudado de atitude, mas verdade é que o povo humilde repudia a pompa diante da fome e dos míseros salários que recebem, mesmo com este atual governo do PT que já se tornara elite diante com as vantagens próprias do regime frouxo, além dos megas montante$ que entram para suas contas bancárias, muitas no exterior, com origem na corrupção. O que mais irrita a população é que quando o elemento se elege a um cargo político, não demora muito em se tornar um sem vergonha corrupto, falindo as instituições que protegeria os trabalhadores, como o INSS, SAÚDE E OUTRAS, basta se dizer o roubo que fazem em cima dos aposentados que ganham acima do salário mínimo anualmente, por ocasião da aprovação do orçamento da UNIÃO.
GostarGostar
.
Comparar os EUA e o Brasil dizendo que partidariamente é a mesma coisa só contaram para você. Talvez melhor dito, o Brasil copiou só um parte de dos EUA, o resto ficou no ‘bolso’. E sobre o Brasil ruia a. fotografou bem. É exato entre eleições não há Partidos da Oposição, nem Oposição politica, o tempo politico morre. Depois dá os ‘fenonemos’ de extremizações, Direitos ou Esquerdos, quando a corda rebenta bora uma Ditadura para cima.
.
Ora dizer que os EUA são como o Brasil …… É apenas não perceber que muito além das oposições partidárias inter eleições e à europeia, está a Oposição politica fóra dos diktats partidários. E nos EUA o que não falta é Oposição civica dessa. Muito mais brutale e eficaz que na Europa das oposições partidárias do blé blá bla´para ‘inglês ver’; sugere que o Brasil está muito mais perto do esquema europeu que dos EUA. E porquê ? Um exemplo com Portugal, extensivel ao maioritário em vigor na Uniao Europeia, tal qual o Brasil com outra embalagem mas produto igual,
.
alguém do que chamam como existem cá como partidos está a falar como se vão dividir os 20 mil milhoes que à pazada a União Europeia, ou o ‘Euro’, vão despejar em Portugal ? Quem fica com o quê e com quanto ? Tá bem duram até 2020 e depois que vier que feche a porta. Ora no tal sistema brasileiro expliquem-me onde está a diferença ????
.
Outra questão, noutra camada, é se isto está bem. Sou tão livre que não respondo por megafone partidário. Mas se me perguntarem o resultado final, apenas respondo: está nps books de tão estafado que é. Mas como para mi tanto se medá porque não mando nada, desenrasquem-se mas não sejam tão morcões nem otarios que nem esses produtos sabem vender bem,
.
dizem que até 2030 a coisa era assim, mas com esta passa lá para 2040 etc, e como nessa altura todos estes iluminados estão apagados debaixo dos matacões de terra salvo alguns em jazigos entregues aos bichos, os nossos filhos ‘dopados’ é os atuais mais novos é que irão pagar com o coirão isto tudo.
.
E os sinais etão aí, os desgraçados ou os que estão a desgraçar ora por uns mais novos velhos que andem por aí em poder, neste momento com 20 e 30 e tais anos sequer têm condições para dignamente se liberarem da casa dos pais, sem meios para teto e mesa independentes, sem meios para constituirem familai, sem meios para terem 1 filho quanto mais as mais tretas que aí vêm para dar musica sobre natalidade porque de facto 1 filho não chega. Pelo menos 2 para substituirem pai e mãe quando abatidos ao stock. Isto para não falar no resto dis DIREITOS CIVILIZACIONAIS que vão à vida em 2 tempos com estas engonhas partidarias Situação/Oposição, ou mais para alimentar inteletualoides e “elites” o corporativismo que nem Saçazar nem Marcelo conseguiram estruturar para servir a perenidade daquilo que de facto eram, ditadorzecos, Mas em ‘Democracia’ venceram, eis o corporativismo edificio sustentador do Fascismo. É só estudar Sociologia e não só. E ele está aí com todos os resultados de EMPOBRECIMENTO CONTINUO dos Portugueses, já com alguns a saltarem do barco in tempo. É o que há.
.
E enquanto houver a Comunicação Social que sirva.
.
Outro detalhe, os que começam a morrer na praia são os da defesa dos trabalhador que afinal são apenas a Função Publica mais amplo (o resto do País não trabalha … é uma coisa qualquer que anda por aí) .vão ser as grandes vitimas ora iludidas para onde se corre em plano inclinado que Situação e Oposição que são absoluatmente incapazes por limitações pessoais proprias (as histórias que a culpa é dos outros lá de fora é uma grande treta comunicacional).
.
E muito mais haveria para mostrar mas o objetivo não é o bota abaixo
.
Pois é. Se devia ou não ser. à tuga como dizia a mulherzita na bomba da gasolina ‘só tenho pena de não poder orientar.me e sacar o meu como o espirito santo e os gajos do bpn e do pp (ela queria dizer bpp)”. E portanto estão todos bem uns para os outros. Mas que encher o bandulho com tudo o que há nos potes dá congestão mortal tal qual mandar-se para a à agua depois de se empaturrar de ‘comezainas’ lá isso é verdade, dizem os médicos, ciencia ora tão chamada para tentar explicar os inexplicaveis na comunicação social começando ‘se for ao medico tal e tal e não coisa e tal dá tal e qual o dinheirame que estou a meter na maquina de lavar louça ou roupa suja segundo a preferencia de cada orador da elite que é. Resta saber se serve ou quem serve. Decidam os tugas func publicos e os ‘não trabalhadores’ empregados, empregadores, desempregados e jovens pagantes da conta deste grande bacanal em grandes banquetes estilo ‘conventos de mafra, centros de belem e tanto pedregulho que por aí vai’, os grandes registos históricos da incompetencia e dos disparates dos poderes e da gente ora desde do sec XIX em poder sobre um País de energias e forças humanas sempre escravizadas e proibibas por meia duzia de madraços.
.
Isto é um copy&past que li algures por aí……. Não é contra a Democracia. Pelo contrario é grande defensora da Democracia e da Liberdade porque as em curso são o caminho mais rápido não é para a Extrema Direita. É para o Totalitarismo e disso estamos servidos com o que o Salazarismo no lavar dos cestos pariu
.
para os mais ideologicos, chamem-lhe a gosto a 3ª via, seja 3ª via do Socialismo, do Comunismo, da Social Democracia, da Democracia Cristã que parece ora chamar-se Centro.incapazes como ora oensados de NOVO
.
E essa da Europa ninguém percebe: se a União Europeia e o Euro como hoje se paresentam são um polvo com a cabeça bem localizada (nem é preciso dizer onde) como é que as pernitas tão fraquitas que deixaram no ‘prato do cão’ para os tugas, resolverão alguma coisa, para mais quando são bichinhos bem amestrados ? Nada contra a cabeça do polvo que está a viver um momento de sonhos, poder e ilusões. Sem ‘feeling’ para o objetivo, atarantados nos meios onde ja se perderam no labirinto que a sua aranha teceu.
.
Live and let live, o absolutamente contrario do justiceirismo bacoco que por aí corre a bandeiras despregadas tal qual as nomenklaturas da Coreia do Norte, Societica etc etc
.
GostarGostar
A questão é muito simples, meu caro: no Brasil não há esquerda e direita, há privilegiados que podem ser de esquerda e de direita (é mais seguro ser rico e de esquerda) e há pobres, milhões de pobres, para aí uns 140-160 milhões de pobres. Diz que o PT tem programas ‘assistencialistas’ e diz bem, é isso mesmo, o PT é uma espécie de banco alimentar com uma queque que em vez de ser jonet virou comuna. Uma comuna com tais origens burguesas só podia dar na Dilma de agora. Não tem pobre na política brasileira. Tem arrivista evangélico e burguês, muito burguês. Por que diabo em quase 20 anos o PT não foi capaz de acabar com, vá lá, 20% das favelas e ‘bairros’? habituaram-se ao condomínio fechado, ao jipão trancado, ao restaurante com jagunço na porta. Política no brasil? Que é isso?
GostarGostar
Caro Francisco Eudes Rocha, o que relata não é nada diferente do que os “portugas” conheçam já. Lamentável é que aqueles que só falam no “povão” , se esqueçam dele mal se sentam às secretárias do poder. Lá como cá, temos o que merecemos….
GostarGostar
Creio que grande parte dos eleitores brasileiros não vai esquecer-se também destes dois acontecimentos –outros há, mais graves– no momento de decidirem em quem vai votar : a recente Copa/Mundial, com resultado desportivo negativíssimo e a significativa e permanente contestação durante meses à realização e brutal, descontrolada aplicação de verbas no evento, esquecendo o “povão” carente de ensino, assistência à doença, melhores condições de vida, etc., etc.
GostarGostar
“E é sabido que o mercado eleitoral privilegia, nas suas escolhas racionais e emotivas, a clareza e a frontalidade.”
Na mesma frase duas coisas que eu não sabia:
– Não sabia que o mercado eleitoral privilegia a clareza e a frontalidade.
– Mas, mais do que isso, não sabia que o mercado eleitoral faz escolhas racionais.
Fiquei a saber? Não.
GostarGostar
“É sabido que” – “desarrinquei agora esta, e parece-me boa”
Mais traduções:
http://www.smart-words.org/humor-jokes/language-humor/research-phrases-meaning.html
GostarGostar
Pierre
Claro que privilegia. Ficando por apurar, o significado de tal clareza ou frontalidade. Casos Sócrates ou Portas, bons vendedores de slogans a preceito. Que vejo mais como vendedores de banha da cobra. Escolhas sem dúvida emotivas e ‘racionais’. Quem não gosta de se ver mimado com amanhãs que cantam, da Esqª à Dirª?
GostarGostar
O Brasil vai dar um estouro económico tão grande, mas tão grande que ninguém se vai esquecer. Vai ser feio … muito feio … dou um ano. Espero que os militares mantenham a fibra que demonstraram a última vez ou o Brasil sofrerá um banho de sangue épico.
GostarGostar
Um ano? Brasil?
GostarGostar
.
E terminemos com uma frase duma musica de Elis Regina (a voz de cristal tão burra que optou calá-la porque pensava que as drogas eram as rainhas) aplicavel ao Brasil, a Portugal e aos modelos de Demo Cracia europeias, algumas:
.
“as aparencias enganam aos que odeiam e aos que amam’
.
Politicamente de alto nivel (e mesmo para gozar os aprendizes de feiticeiro tão londe de saberem tocar o pifaro aos ratos): patognomónico ( toca rapaziada mais novata ou mais avelhada em bacanal embriafado pelo mel do pote, a ‘elite’, vão ao dicionário e embrulhem, é só mais um cheirinho dos ventos que arribam vindos do futuro)
.
Pois é, Virar a camisola é pelo menos um seguro de vida. O novo, não de idades mas de PENSAMENTO é o cilindro do Tempo que tudo esmaga implcavelmente, Bora lá, virem-se para não ficarem enalados na porta a fechar se ainda lá conseguirem travestir-se para chegarem lá sem ser preciso uma à egas moniz
.
Do meu lado tudo pela positiva e radicalmente contra os justiceirismos que andam por aí tão longe da alma portuguesa. É. É de facto um tempo de laboratorio experimental de chicos espertos. Não e das Oropas, é duns tugas que andem por aí que o ultimo sonho da vida é abandonarem o Euro para se safarem impimgindo uma inflação imediata duns 40% aos escavos dos politburos, appartniks e nomenklaturas, papel quimico dos comunistas versus Direita estatista, que são exatamente a mesma ‘nobreza’.
.
Salva-se algo, já não há Imperio e a Uniao Europeia não sustenta vicios historicos: Afirma desenrasquem-se que têm bom corpo para trabalhar, entendam-se internamente com as vossas ‘elites’. Problema vosso. Chamar a isto ‘globalização’ ou ‘neo liberais ou ‘neo qualquer coisa’ é o barrigada de rir lá fora: estes gajos são uns pandegos estejam no Governo ou fora.
.
Mas eu já estou em cima do monte de 7 dezenas de anos, no lombo com salazares e marcelos, gravatinha no liceu com 10 anos de idade, niveas da policia por jogar à bola no jardim (estragava as flores ..), bufos a ler o jornal com um buraco para espreitarem a malta guerras, a nomenklatura como a de agora respeitinho é muito bonito nós é que sabemos somos catedraticos, porrada na guerra colonial, precs & Cª Lda.e tanta tanta outras coisas,
.
que só muito bem convencido alinharia para resolver este black hole. E resolve-se, e muito depressa sem repressão, ditaduras eleitas, ou totalitarismos apostas subconscientes dos atuais que dão o que podem e sabem. Mas não chega. É muito curto e recuarem para o totalitarismo é uma safa mas uma traição historica a Portugal e aos Portugueses que se querem LIBERTAR.
.
.
GostarGostar
Se ganhar a Dilma, o Rui a. vai dizer que o povo brasileiro não entendeu nada do que o Rui a. escreveu. E assim vamos.
GostarGostar
A TRÍADE SALOIA Casino Estoril Sol III
No caso da farsa do despedimento coletivo do Casino Estoril,passam já quatro anos sem fim à vista por atraso da justiça a maior parte das pessoas estão na miséria e vão inevitavelmente por falta de ordem económica entrar em pobreza profunda este é o maior espectáculo de drama deste Casino Estoril.
Os denominados poderosos que não é mais que o esterco de uma sociedade, são abençoados por uma vida, boa que o único divertimento é dar concertos para os traficantes de influências afim de desgraçar vidas humanas, pois nunca lhes dão valor.
GostarGostar
Marina vai vencer por que e novidade e Dilma rodeia-se de especialistas em corrupção.
GostarGostar
A superioridade moral do comunismo reformado, ou socialismo, ou trabalhismo, ou o que lhe queiram chamar; esvai-se quando se percebe que estes estratosféricos servidores públicos, estes anjos criados pela caridade providencial e pela divina encarnação de Deus na terra são iguais, correcção, piores, que todos os outros neoliberais e servidores de capital.
Só há uma coisa pior que corruptos: são fornecedores de utilitarismo moral ao quilo apanhados com a boca no trombone.
pensamentoliberalelibertario.blogspot. pt
GostarGostar
Só para ler os comentários de JCA vale a pena cá vir.
GostarGostar