Interesse de Portugal
18 Fevereiro, 2015
Qual é o interesse de Portugal no contexto em que a Grécia pede mais dinheiro ao mesmo tempo que anuncia que pretende reverter todas as reformas feitas até ao momento?
É do interesse de Portugal ser visto por parceiros e investidores como uma anti-grécia: um país que cumpre as suas obrigações financeiras, que mantém as reformas feitas, que não está à espera de benesses. É também do interesse de Portugal aproveitar os juros baixos para reestruturar a dívida no mercado, trocando empréstimos a taxas elevadas por empréstimos a taxas mais baixas. É do interesse de Portugal ter margem política para poder exigir aos seus parceiros concessões porque cumpriu as suas obrigações.
20 comentários
leave one →

JoaoMiranda
.
Vocês falam como se Portugal fosse uma coisa abstrata.
Portugal está repleto de gente miseravel que nunca mais vai ter aquilo que diz a magna carta dos direitos humanos, direito A SER HUMANO.
GostarGostar
E o caminho mais inteligente e ajuizado, diria até mais curto para reverter essa situação, será cumprirmos diligentemente os nossos compromissos. Porque como está a ser provado á saciedade, essa é a única forma de podermos financiar de forma sustentada a nossa dívida passada e futura, até termos um orçamento equilibrado, única forma de uma vez por todas nos podermos livrar dos “ditames legítimos” dos mercados financeiros.
Mas é pena que a sua preocupação com os “miseráveis”, não seja mais do que um despudorado aproveitamento dos que sofrem – leia: http://observador.pt/opiniao/pobreza-tenham-decencia-nem-sabem-que-estao-falar/ – por baixa politiquice, que não tem pudor em desejar o quanto pior melhor, para conseguir fazer valer os seus argumentos e ânsia de poder pelo poder.
GostarGostar
Zé das Moças,
Veja bem o que p´rai vai, eu apenas disse que Portugal não é uma coisa abstrata e que está pejada de miseraveis
GostarGostar
Bolota 17 de fevereiro, 17:30,
perdeste uma boa ocasião de não escreveres os disparates com que nos costumas brindar:
http://observador.pt/2015/02/18/portugal-paga-juro-mais-baixo-de-sempre-para-se-financiar-12-meses/
GostarGostar
Vejam o que diz um comentador (?) habitual deste espaço, num outro blog julgando não ser lido pelos seus pares:
Alexandre Carvalho da Silveirasays:
16/02/2015 às 22:50
Não sei se me ria, se me peide…
GostarGostar
Seria talvez bom, antes de pôr aqui comentários que eu escrevi noutro blog e que assinei com o meu nome (julgando não ser lido pelos seus pares????), pôr o post que eu comentei, não seria? o adelinoferreira45 vem a seguir ao adelinoferreira44, mas não é no EPE; é na lista dos informadores da PIDE. Há hábitos que nunca se perdem, não é, ó bufozinho que dá pelo nome de uma merdaqualquer45!
GostarGostar
O comentário em causa foi escrito no Aventar e o post é este:
GostarGostar
Alex,
Podes ter toda a razão do mundo mas isso não invalida que o país esteja completamente PARADOOOOOOOOOOOOOOOO nada anda, nada produz tudo estagnou.
Quanto aos juros e como já disse por ai, espanha foi aos mercados á custo 0%.
Aposto contigo que por este andar, os elementos deste Governo vão á vida nas proximas eleições mas haverá um cantinho por ai á espera deles, Durão Barroso já se arrumou apesar da carrada de reformas que tem..
GostarGostar
Bolota o país está parado, mas é só em Baleizão.
GostarGostar
Alex,
Desta vez concordo em parte contigo…Baleizão está parado.
A nossa sorte sabes o qual é??? É que em Évora é um cheiro a suor que nã se aguenta devido á actividade economica que por ali se sente.
Não tivesses Socrates na cadeia de Evora e…
Tu e muitos como tu tiveram foi sorte, mais uns anitos e andavas com eles a bater na lage como eu e muitos como eu que apenas querem morrer a trabalhar.
GostarGostar
Força Bolota… em direção á terra prometida do comunismo verdadeiro, o modelo da antiga União soviética onde os homens eram verdadeiros seres humanos e com direitos. Força Bolota
GostarGostar
Kamarada,
Comunismo??? Comunistas???? Esgravata por ai que apanhas uma mão cheia deles…A sede do HSBC Private Bank em Genebra está a ser alvo de buscas, no âmbito de um inquérito criminal contra a filial suíça do banco britânico por branqueamento de capitais, anunciou hoje o Ministério Público daquele cantão.
GostarGostar
Em todo o lado há gente “miserável”… Até na Alemanha, e na Suécia.
GostarGostar
DEPOIS DO QUE O GOVERNO P”S” DEIXOU (importante não esquecer, costistas) se –repito, se– de facto a economia e as finanças tugas recuperaram algo e estão como o governo tem informado e apregoado (à custa dos enormes sacrifícios e bancarrota da maioria da população), então os tugas têm a obrigação de reconhecer que PPCoelho, VBento e MLAlbuquerque governaram benzinho, embora com muita trapalhice à mistura.
Caso contrário…
O governo tuga deve enaltecer tal facto no estrangeiro. E os gregos (com um mega-problema superior ao nosso) que obtenham o melhor, é o que desejo.
O caso está a tornar-se também numa disputa mediática, em excitações, entre “esquerda”, “centro” e “direita”.
(Varoufakis é já uma meteórica star, estatuto que incomoda a “direita”).
GostarGostar
Sabes o que acontece aos meteoros?…
GostarGostar
A gente fica chateado, claro. Um palhaçóide a fazer-se de parvo e dos outros (nós, por exemplo) tontos… A gente fica chateado, claro que fica chatedo.
GostarGostar
Reformas feitas? Corte nos salários, pensões e aumento da receita fiscal com fiscalidade verde, taxas e taxinhas, não me parece qualquer reforma. Se fossem reformas, não haveria necessidade do CDS/PP anunciar que vai colocar no próximo programa eleitoral a reforma do estado! Os milhares de boys e assessores sentados à manjedoura do estado, o qual, dizem querer reformar, devem concordar com a sua narrativa. Parámos o caminho para o abismo, mas ele está á nossa frente e, mais cedo que tarde, veremos que de essencial nada foi feito.
GostarGostar
respeitadores e obedientes de chapéuzinho na mão…
cheira a bolor…
e tão obedientes e respeitadores (e com o chapéuzinho na mão) ainda necessita de poder exigir aos seus parceiros concessões?
GostarGostar
mais reformas deste governo: criada uma carreira especial para os funcionários do ministério das finanças; INE prepara carreira especial para os funcionários! Siga para bingo!
GostarGostar
Com as taxas que estamos a pagar agora, bem que os indignados podiam começar a chamar o Estado Português de “abutre” e “agiota”, como fizeram com a Alemanha “da senhora Merkel”.
GostarGostar