2014, ano de excedente comercial
23 Fevereiro, 2015
Na semana passada havia órgão de comunicação social que diziam que Portugal tinha tido défice comercial em 2014. Tais dados referiam-se apenas ao bens, em que Portugal sempre foi bastante deficitário. Os dados globais, que incluem bens e serviços, mostram que Portugal em 2014 teve excedente comercial. Isto acontece pelo 3º ano consecutivo. Para alem disso, Portugal teve excedente na balança corrente e de capital, o que implica que não teve que se endividar no exterior em termos líquidos (e globais para toda a economia, pública e privada). Foi portanto o 1º ano desde pelo menos o 25 de Abril de 1974 em que a economia portuguesa cresceu sem se endividar.
52 comentários
leave one →

Quer apostar ( desculpe o plebeísmo) que os caneiros televisivos e folhas-de-couve da paróquia ou não dão a notícia ou, se a derem , sairá sempre com variados e enviesados “mas”, devidamente justificados pelos serviçais do costume ( engravatados ou não, l`air du temps oblige…)?
GostarGostar
Com este superávite:
o desemprego diminuiu e já não são necessários mais despedimentos. Os apoios sociais aumentaram, As pessoas estão a sair da pobreza.
os hospitais já não têm falta de médicos, enfermeiros e outro pessoal e os diretores de serviço já não se demitem.
a TAP já não vai ser vendida. Vamos recuperar a GALP, a EDP, a PT,….
os impostos vão baixar na proporção do “crescimento”.
as pensões e as reformas vão ser repostas.
Enfim, um grande bem-haja a este governo. O fim da crise já começou.
GostarGostar
Miguel,
Está baralhado. O superavit externo resulta de se ter cortado nesse tipo de subsidiodependência. O Miguel parece a família que depois de vender o Ferrari por falta de dinheiro para a gasolina ao primeiro desafogo acha que pode voltar ao Ferrari. Esqueça a Ferrari. E a GALP, EDP etc bem como grande parte dos apoios sociais. Isso não era sustentável no passado nem será no futuro.
GostarGostar
Quem vive encostado à mama do estado não está baralhado, quer é que volte os mesmos tempos de despesismo.
GostarGostar
JoãoMiranda,
Está o Miguel e está o Bolota baralhado, mas este nem é dificil.
Excedente não significa que depois de todos se encontarem devidamente guarnecidos, ainda sobra um bocado do que quer que seja??? Miranda, se falta TUDO como se pode falar em excedente?? Falta tudo, até a dignidade.
Nem vou discutir o numrero, mas a ser assim porque é que: ” Dívida pública sobe para 128,7% em 2014 e fica acima da meta do Governo – BdP “ Não devia baixar com essas benfeitorias todas ???
GostarGostar
Bolota,
Não falta TUDO !!… O pais tem hoje pelo menos tanto como tinha no inicio dos anos 2000. O que já era bastante, muito mais do que, por exemplo, uns 20 anos antes, no inicio dos anos 80.
Com uma diferença importante !
Naquela altura, nos anos 1990/2000, o pais aumentava a sua produção (pouco) e o seu consumo (rapidamente) à custa do endividamento externo. Ou seja, não produzia nem exportava o suficiente para poder cobrir aquilo que consumia e importava. A situação era insustentável a prazo. Como se veio a verificar alguns anos depois.
Agora, aquilo que o pais produz e exporta é suficiente para satisfazer as necessidades internas sem ter de se endividar (em termos liquidos) face ao exterior. A situação é agora sustentável. O pais está a crescer, com mais consumo e investimento, mas não está a aumentar o seu endividamento (liquido).
O que é que acha que é melhor para a soberania e a dignidade do pais ??!!…
De resto, nada disto é contraditorio com a subida da divida publica, por pouco que seja. O que acontece é que, dentro do pais, o Estado não conseguiu ainda equilibrar as suas contas, ainda tem déficits orçamentais. Infelizmente. Porque ainda não se consegiu que o Estado fosse suficientemente reformado, que a sua dimensão fosse ainda mais reduzida, que os gastos publicos fossem ainda menores.
O Bolota concorda que se vá ainda mais longe nesta direcção ??!…
GostarGostar
xx
GostarGostar
É bom, mas seria melhor se não tivesse piorado em relação a 2013, desceu 30% o valor do saldo externo. Mais uma vez o tal consumo que não foi cortado pelo TC. Vamos ver se no final de 2015(ano eleitoral) o futuro governo não virá dizer que estava pior que aquilo que diziam, eventualmente, negativo.
GostarGostar
alquém que me explique é que a degradação da balança comercial pode ser uma coisa boa…
GostarGostar
Foi pior que 2013, mas não tem comparação com os governos do 44. Estamos agora em condições de começar uma recuperação, mas a opinião pública pensa que o rigor nas contas acabou com a vitória do syriza ; o governo atual começou a campanha eleitoral, não ligue ao que dizem.
GostarGostar
quando perceber que o défice crónico e sistemático anterior da mesma balança, nunca foi uma preocupação e aliás alegremente se vivia por conta comprando muito mais ao exterior do que vendendo, perceberá que apesar de ter decrescido o facto de ainda se manter positiva (ter superavite) ……ainda …ainda é uma coisa boa.
Naturalmente, sendo minimamente sério é sempre preocupante que ela não cresça mas isso depende do facto tanto de sermos capazes de vender mais ao exterior, como de não nos metermos em cavaladas e comprando ao exterior mais do que aquilo que “podemos”
Que foi o que sempre fizemos e que os “insideres” nunca viram problema nenhum, ou pelo contrário, até achavam que era um progresso em vez de degradação.
GostarGostar
Pfff… Nada de especial!
dirá António Costa e os seus lacaios.
De que serve ter excedente comercial e pela primeira vez, desde o 25 de abril, não nos termos endividado, se não estivemos do lado dos camaradas Gregos quando eles mais precisavam?
Tal como os Gregos estiveram ao nosso lado em 1985, aquando da nossa adesão à CEE…
(1985: Quando a Grécia exigiu mais dinheiro para aceitar Portugal na CEE)
GostarGostar
Sim…estamos ricos….. (já agora faça qualquer coisa de útil e vá averiguar, por exemplo, o actual estado das condições atmosféricas…)
Serve-se fria.
Espere. Pouco tempo.
GostarGostar
A dívida aumentou.
É a vida.
No vosso lugar metia a cabeça num balde de esterco.
GostarGostar
E vai continuar a aumentar enquanto tivermos défices superiores à inflação. São os mesmos défices que ninguém na esquerda quer reduzir. Portanto, todos os partidos de esquerda são apologistas do aumento continuado da dívida pública. Isto até ela se tornar insustentável, chamarmos o FMI/troika/whatever, o PSD re-equilibrar as coisas e…a esquerda tomar novamente o poder. Já aconteceu 3 vezes no passado recente e macacos me mordam se não vai voltar a acontecer.
GostarGostar
Que eu saiba queres défice Simão. Logo parece que o pobre Governo está a fazer o que queres.
GostarGostar
http://www.zerohedge.com/news/2015-02-22/alan-greenspan-warns-there-will-be-%E2%80%9Csignificant-market-event-something-big-going-hap
Temos pena.
É a vida.
GostarGostar
Até podia admitir estar baralhado! Mas pretende convencer quem? O limiar da pobreza aumentou significativamente. João Miranda o seu mundo é virtual?
E contudo a dívida aumenta!
GostarGostar
Você pensa no que escreve?
Então para si pedir dinheiro emprestado é reduzir a pobreza.
Mas depois protesta por se pedir emprestado porque tem défice!?
A dívida aumenta porque há défice, como o Governo não fez o que deveria ter feito ainda tem défice só que não nos 12% do PIB = 25% dos Gastos do Estado como no Governo Sócrates. Por agora estamos nos 4% do PIB cerca de 8% dos gastos do Estado.
GostarGostar
ahahahhah, os cretinóides que querem deficit e sempre maior a queixarem-se de que a dívida aumentou…. ahahahah
GostarGostar
cretonóide é a cena é a pata que o pôs.
habitue-se
GostarGostar
Recebes em fotocópias para fazeres publicidade ao governo do 44?
GostarGostar
a rataria do tó syriza e seus monhés domina a comunicação socialista
votem 4ª e última falência do rectangulo promovidas pelo ps
GostarGostar
Espero bem que a Aurora Dourada, o próximo Governo grego, corresponda ás BESTAS fanáticas que neste blog comentam, ainda vão “GANIR” de saudades do Synaspismós Rizospastikís Aristerás (ΣΥΡΙΖΑ).
Tadinhos.
Fizeram a risca ao lado?!
E o pullover?!
Ahahahah.
Serve-se fria.
GostarGostar
GELADA!
(life sucks…shit happens)
GostarGostar
Simão , uma duvida que me apoquenta , tu es apenas estupido , parvo , idiota , ou deixaram-te cair com os cornos no chao quando eras crianca?
GostarGostar
E a ti, o que te fizeram ao ânus ou ao cérebro (manifestamente inexistente)…estou a ser optimista ó besta de esterco
GostarGostar
também podias ir chupar na quinta pata do cavalo ó merdas
GostarGostar
Se não fosses uma BESTA o que é que gostarias de ser ó liberalóide ….
GostarGostar
O Simão é comuna, convém não lhe dar demasiada importância.
GostarGostar
Ó Luis …comuna é o car*lho que te f*da.
não percebes um corno grande BESTA.
GostarGostar
Simão,
Não sei se já percebeste mas o Bolota é por aqui quem mais leva nas orelhas. Como alentejano que sou, gozo que nem um perdido quando os sinto arreliados. Dai…comuna ou não comuna, vai dizendo o que muito bem entenderes e nã ligues a provocações.
GostarGostar
O meu ânus esta em perfeitas condicoes , noto ai algum problema com sexualidade reprimida ? Nao te preocupes , aqui ninguem julga ninguem por levar onde quiser , ja os teus amigos vermolhuscos e mais complicado…
Quanto ao cerebro , confesso que continuo preocupado , porque se nao te deixaram bater com a cornadura numa laje , so sobra uma opcao, claramente es estupido.
GostarGostar
Vossa Senhoria escrevinha umas coisas (com manifesta ajuda pois é descerebrado) e é prova de que (mau grado os panegiristas do desespero….está por meses) não vai além do “chinelo”.
Habitue-se. É a vida.
(e p’ra os EUA não vai nada, nada, nada…..??! 🙂 )
Stultorum numerus infinitus est!
GostarGostar
“O meu ânus esta em perfeitas condicoes ”
Pavlov tinha toda a razão.
GostarGostar
“os teus amigos vermolhuscos”
Acho que ainda não percebeste, mas enfim….de onde vem…….foram assim estes 40 anos de esterco……
GostarGostar
Ai que querido , ate cita a biblia, realmente , agora que vi um porco a falar ( ou devo dizer antes , escrevinhar ) ja posso dizer que vi de tudo!
GostarGostar
vá lá abanar a cauda…. serventuário.
Que saudades do Prof.Salazar….naquele tempo os “holonist’s” ……enfim…….caladinhos. E de cara alegre!
(porca é…preencher a gosto)….
adoro ver o sofrimento dos que VENDERAM o que outrora foi a NAÇÃO PORTUGUESA!
Suínos!
GostarGostar
Querido é que tem fez o cú
GostarGostar
este holoMERDAS é a epítome destes 40 e tal anos de nojo ….
GostarGostar
Lava a tampa de esgoto a que chamas boca antes de falares do Professor, o resultado de 40 anos esta claramente aqui bem reflectido no monte de merda xuxa que tu es.
GostarGostar
xuxa é a piroca que metes na boca.
os “estrangeirados liberaloides” como tu ficaram bem contentes há 40 anos.
pensavam uma coisa. calhou outra. burros e/ou uns invertebrados de esterco que venderam o país.
Não esquecemos.
Força à FN!
(vou gostar de ler os seus excruciantes balidos quanto (não é “se”) acontecer.
Afiar os lápis,
GostarGostar
és só um pobre ignorante e iletrado ou és mesmo um idiota chapado?!
só por curiosidade.
(na Grécia coligamo-nos- aqui não haveria hesitação: tudo menos o ESTERCO deste 40 anos)
Se o holo-não-sei-o-quê vem de onde infere-se que deveria “simpatizar”, no mínimo, com o actual governo grego.
Ou a iconoclastia fica-se por aqui!?!
GostarGostar
Claramente nao sabes de onde o “holo nao sei o que” vem , quanto a Marine , espero bem que nao so venca como avance com a limpeza de todo o parasita Socialista daquele pardieiro.
GostarGostar
És mais à Direita que eu?!
LOOOOOOOOOOOOOL!
aahahahha
GostarGostar
Não sou da Esquerda. Na Grécia seria “compagnon do Syriza”.
Espero que a Marine tenha TODA A FELCIDADE” em França (só para os nacos de bosta perceberem)
GostarGostar
A Marine deixa uma data de Marxistas com orgasmos.
Não é surpreendente é uma data de gente com ódio aos civis.
GostarGostar
Que vença (nas circunstancias actuais não é nada difícil). Aguente-se.
Temos pena.
🙂
PS – razão tinha o Estado Novo…..está à vista…..
GostarGostar
Não sou marxista e tenho orgasmos, veja lá….
GostarGostar
Ó viva o Governo e os seus lambe botas…..
Eis os dados: devemos mais que os gregos
http://www.zerohedge.com/news/2015-02-23/biggest-problem-facing-world-today-9-countries-have-debt-gdp-over-300
Ide bardamerda.
GostarGostar
Number 4 ó abanadores de cauda……
🙂
razão tinha o Varoufakis.
Não podem ver dois tostões no bolso nem um elogio e pensam logo que…ahaha..coitados.
Rebolam e dão a pata.
GostarGostar
Aqui se ve o nivel a que os portugas conseguem chegar. E depois queixam-se dos governos que teem!
Nao ha duvida que cada povo tem o governo que merece.
GostarGostar