Saltar para o conteúdo

25A 75

25 Abril, 2015

Apesar da imposição do totalitário Pacto MFA-Partidos que negava as liberdades e condicionava enormemente a escolha livre do povo, apesar das prisões arbitrárias, apesar dos presos políticos, apesar da proibição de vários partidos, apesar de muitos dos militares que conquistaram o  poder considerarem, tal como Salazar, que o povo não estava preparado  para a liberdade e para o voto, ainda assim,  91,5% dos eleitores registados foram votar livremente no dia 25 de Abril de 1975. E com esse acto, com essa festa da liberdade, derrotaram todos quantos se opunham à liberdade prometida um ano antes.

Foi uma festa bonita pá.

E dessa semente de liberdade, nasceu a força e a legitimidade que permitiu nos meses seguintes o povo opor-se aos que como Cunhal e o PCP para quem «não importava nada as eleições», que achavam que os partidos que tinham tido mais de 60% (PS e PSD) não constituiam a maioria do povo, e que recusavam a hipótese de o país vir a ter uma democracia como as restantes democracias da Europa ocidental.

Faz hoje 40 anos que o povo deu uma lição a todos os inimigos da liberdade. Fossem eles do antigamente, fossem os totalitários do regime revolucionário. Desse dia histórico, dessa festa da liberdade, nasceu a força que acabou por a todos derrotar.

50 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    25 Abril, 2015 14:26

    Vinte e cinco de Abril, sempre… o da liberdade.
    http://piscoiso.blogspot.pt/2015/04/blog-post_25.html

    Gostar

    • MJRB's avatar
      25 Abril, 2015 15:34

      Exacto.

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        25 Abril, 2015 15:51

        Não sejam tolos ambos dois.
        O que trouxe a liberdade aos tugas foi o 25 de Novembro, se esse não tivesse havido estavamos hoje todos vestidos à Mao.
        Ao menos respeitem um post onde isso tudo está explicado de modo que as criancinhas e as senhoras loiras entendam.
        O que é que não perceberam?

        Gostar

  2. cristof9's avatar
    25 Abril, 2015 15:20

    Estava a pensar que após quarenta anos de “crescimento” ainda há pessoas que são crentes de certas fantasias. Quase parece um credo como o que leva a Fatima as pessoas anos e anos seguidos.

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    25 Abril, 2015 15:33

    Óptima escolha do P”SD” e do C”DS” para apresentarem hoje (20:00) a coligação às legislativas. O P”S” deve estar no mínimo “ultrajado”…
    Dois acontecimentos portanto: os 41 anos do 25 de Abril e essa coligação.
    Assim, as (in)compreensíveis (mas não marcantes como gostariam) ausências de MSoares e da Associação 25 de Abril na ARepública, mais as infelizmente fracas manifs em Lisboa e no Porto (alguém que saiba e queira tirar ilações) ficarão praticamente anuladas na opinião pública.

    Quanto ao post de Gabriel Silva: correcto, linear.

    Gostar

  4. tony's avatar
    tony permalink
    25 Abril, 2015 15:41

    apesar de gajos como você terem sobrevivido para dizer baboseiras o MFA ajudou a construir uma democracia

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      25 Abril, 2015 15:53

      Sobreviveu, por sorte.
      Aquele fulano do Mini na Encarnação não a teve.
      Os comandos que morreram na Ajuda também não a tiveram.

      Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      25 Abril, 2015 20:16

      O MFA deu o golpe por questões de carreira profissional. Os capitães viram incorporar na sua classe tanto os milicianos como os da Escola Superior do Exército. Os pilotos da TAP fazem greve, os capitães fizeram o golpe.
      Entre eles havia sim alguns politizados que se sobrepuseram e oportunisticamente quiseram instalar uma ditadura de esquerda, acompanhados pelas forças vivas do PC. A intenção era que nunca houvessem eleições democráticas e livres tal como testemunha o Barreirinhas que meses antes afirmava isso mesmo. Mal sabia ele que a URSS lhe ia tirar o tapete depois de ter “ganho” de bandeja as colónias.
      O resto é “estórias” da carochinha.
      Se não fosse o 25 de Novembro estariamos a emigrar em bóias como os cubanos

      Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      26 Abril, 2015 07:09

      O MFA não ajudou a construir nada, só destruiu com violações dos direitos humanos.

      Por vontade deles o que teríamos seria uma “Democracia” mas do tipo das Democracias Populares onde os Comunistas teriam 90% dos votos e o querido líder seria reverenciado.

      Gostar

  5. licas's avatar
    licas permalink
    25 Abril, 2015 16:01

    De 25Abr74 a 25Nov75 nós todos tivémos um Curso Acelerado
    do que seria um Portugal à P.C.P..
    A vacina ainda tinha muitos gérmens activos, houve febres e delírios,
    mas felizmente ainda está fazendo efeito.
    O problema é : ATÈ QUANDO?

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    25 Abril, 2015 16:11

    Sampaio da Nóvoa recomeça mal. Mente: na Av. da Liberdade anuncia que quarta-feira apresenta-se ao país, “sem o apoio do P’S'”.

    Gostar

  7. FranciscoB's avatar
    FranciscoB permalink
    25 Abril, 2015 17:36

    Por essas e por outras é que eu comemoro o 25 de Novembro.
    Parece que o Bochechas, o Gay e Basco do Lenço também passam a comemorar o 25N e estão-se marmibando para o 25A

    Gostar

  8. ze luis's avatar
    25 Abril, 2015 18:06

    Certeiro de novo, Gabriel Silva. Nunca deixar esquecer a deriva totalitária cujos excrementos ainda encalharam por aí.
    E a estúpida comunicação dos charlots que se armam em charlies de vez em quando nos OCS ainda dão tempo de antena em demasia aos que sempre torpedearam a Democracia. Ainda hoje os votos expressos nada contam para as Torquemadas dos Verdes e do Bloco. De resto, o panfleto dos abortos cabe-lhes na perfeição.
    Mais uma vez não sei nem me interessa o que se passou na AR ainda e sempre do concubinato de interesses. Foi o dia dos discursos como gostam e como sempre serviram ao “povo” que, mesmo sem dia de praia, lhes fez um manguito. Pena o discurso político não ter pedido à Catarina sonsa Santos do PS para repetir a boutade de ´há umas semanas quando dizia que os salários FP seriam pagos na íntegra mal os chuchas voltassem ao pote.
    Esses discursos é que não se devem esquecer.

    Gostar

  9. Bolota's avatar
    Bolota permalink
    25 Abril, 2015 18:32

    Gabriel Silva,

    A sua historia está contada á sua maneira, mas deixe-me perguntar uma coisa; será que os que tem fome, os que não tem emprego, os aldrabados pelos sistema vêm a liberdade como você vê do alto das suas amplas liberdades ???
    Repare na sua leitura, vindo de 48 anos das mais barbaras ditaduras da europa, mas que quem não queria a liberdade foi: Cunhal e o PCP.

    Gabriel Silva, 41 anos depois, esta leitura cheira a bafio e de tantas vezes apregoada começa a aborrecer.

    25 de Abril SEMPRE, fascismos nunca mais

    Gostar

    • MJRB's avatar
      25 Abril, 2015 18:47

      Bolota,

      exacto: “fascismos nunca mais”. Há vários tipos de fascismo, há políticos que se apresentam como democratas mas chegados ao poder, as suas aparentes ideologias de “esquerda”, do “centro” e da “direita” desaparecem num ápice ou passados meses. Depois, pau nas costas e o mais que se sabe a quem se lhes opõe.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        25 Abril, 2015 20:32

        MJRB

        Podes dizer o que muito bem entenderes, mas tens de colocar aqui factos. Os factos é que não encontras comunas em cambalachos, não tens comunas presos nem em vias disso e o grande corruptos estão todos nos partidos disto de democráticos, já que o PCP não é

        Gostar

    • Gabriel Silva's avatar
      Gabriel Silva permalink*
      25 Abril, 2015 19:05

      Parece que o facto de eu recordar o pensamento expresso pelo camarada Cunhal em Junho de 75 incomoda muita gente que se dá mal com a verdade. Homens de pouca fé que nem acreditam no Cunhal e no Comité Central! Ide ler e deixem-se de fantasias.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        25 Abril, 2015 19:57

        Bolota percebe, mas não quer admitir factos.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        25 Abril, 2015 20:25

        Gabriel,

        Não aprece nada, podia ter escrito sobre quem fez a oposição a Salazar mas não, os culpados de não haver liberdade é do Cunhal e do PCP

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      25 Abril, 2015 19:49

      Bolota : “Repare na sua leitura, vindo de 48 anos das mais barbaras ditaduras da europa, mas que quem não queria a liberdade foi: Cunhal e o PCP.”

      Para além e ao mesmo nivel do nazismo na Alemanha e em certa medida do regime turco responsavel pelo genocidio dos armenianos, as ditaduras mais barbaras da Europa foram claramente as comunistas (os fascismos europeus eram fortemente repressivos mas fizeram muito menos vitimas).
      Ou seja, exactamente aquelas que Cunhal e o PCP apoiaram e que serviram de modelo para aquilo que estes “camaradas” sempre quizeram impor aos portugueses e que quase iam conseguindo em 1974-1975.
      Digamos que era pior a emenda do que o soneto : substituir uma ditadura de direita, corporatista de “brandos costumes” e na fase final ja em processo de desagregação, por uma outra, comunista, muitissimo pior, totalitaria e sanguinaria !

      Bolota, pelos vistos és muito novo para saber, mas “amplas liberdades” é linguagem dos “camaradas” que quer dizer exactamente o contrario !!

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        25 Abril, 2015 20:32

        Repare cientificamente o termo é “amplas liberdades democráticas” que entronca no “centralismo democrático”
        São auto-explicativas.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        25 Abril, 2015 20:36

        ” aquilo que estes “camaradas” sempre quizeram impor aos portugueses e que quase iam conseguindo em 1974-1975.”

        Fernando S,

        Quase??? As quadrilhas tem ido muito para alem do quase.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        25 Abril, 2015 21:07

        eheheh…as figuras que os bolotas fazem.
        fascistazecos vermelhos…

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        25 Abril, 2015 21:17

        Fadão,

        Vê se concordas comigo.
        Diz-se “amplas liberdades democráticas” quando terminado individuo é cidadão exemplar do antigo regime, passa fininho para o regime que derruba o anterior, combate as amplas liberdades democráticas, no entanto está comodamente instalado á pala das lutas daqueles que ele combate hoje.

        Pequena nota. Tens ideia qual era o valor da reforma do teu pai ou avô???

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        25 Abril, 2015 22:23

        Claro que concordo consigo.
        O senhor desculpe-me, mas eu sigo aquele avisado conselho “nunca discutas com uma barata tonta, terias que te colocar ao nível dela e aí perdias”.
        Quanto à minha família, o meu avô (um era lavrador e viveu muito feliz) o outro era Director de Finanças e dentro do possível viveu muito infeliz porque era um opositor de Salazar e era transferido com incomodativa regularidade.
        O meu Pai viveu muito feliz, primeiro porque teve um filho que muito o estimou e depois porque após a vinda de Moçambique teve o prazer de ver morrer o Cunhal.
        Melhores cumprimentos.

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        25 Abril, 2015 22:37

        O Lobo, presidente da camara da Moita reformou-se no mesmo dia de santana lopes, com a mesma idade e com a mesma pensão de politico – € 2.500 +-.
        Mas só existe escandalo com o otário do santana lopes. O comunista manhoso apenas exerce o seu direito.
        Aquela presidente de Palmela também levou mais ou menos 2 mil por mês aos 46 anos de idade.
        Claro que não estão presos. Estão a chular quem produz riqueza.
        Viva a liberdade para os comunistas !

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        26 Abril, 2015 00:23

        Bolota,
        Não fujas ao assunto com as piruetas habituais !…
        Os comunistas procuraram em 1974-75 impor aos portugueses um regime totalitario muito pior do que a ditatura derrubada a 25 de Abril.
        Não teem nem moral nem competencia para vir agora falar de liberdades, democracia, justiça, direitos humanos.
        Em coerencia, se o nazismo deve ser uma ideologia banida então o comunismo também deveria ser tratado do mesmo modo.

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        26 Abril, 2015 00:26

        anonimo,
        Quando o aparecer se sobrepõe ao ser !

        Gostar

    • lucklucky's avatar
      lucklucky permalink
      26 Abril, 2015 07:15

      O Bolota continua a mentir como sempre:

      “das mais barbaras ditaduras da europa”

      Mais bárbaras que o Estado Novo:

      União Soviética
      III Reich
      Itália de Mussolini
      Polónia Comunista
      Roménia Comunista
      Jugoslávia Comunista
      Alemanha Comunista(RDA)
      Hungria Comunista
      Bulgária Comunista
      Espanha de Franco
      Checoslováquia Comunista

      e certamente outras com Ditadores não Comunistas ao longo do Séc XX.

      Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        26 Abril, 2015 12:47

        lucklucky,

        Admitires que foi uma ditadura, começas por de dar razão e quando a equivales as que enumeras ainda mais e ainda me dais dar mais razão quando assumires que a oposição que havia era obra dos comunistas e forom muitos os comunistas mortos á mãos dos carrascos e serviam a suas fileiras.
        Quantos militantes do PS, PSD ou CDS foram molestado por Salazar ou Caetano???

        Gostar

      • Fernando S's avatar
        Fernando S permalink
        26 Abril, 2015 15:13

        Bolota,

        Dizer que a oposição ao “Estado Novo” foi “obra dos comunistas” é mais uma manifestação do sectarismo e da arrogancia dos comunistas.

        De qualquer modo, os comunistas sempre se bateram CONTRA a liberdade e a democracia.
        E quando se confrontaram contra regimes ditatoriais não era para os substituirem por outros mais livre e democraticos mas antes para os substituirem por algo de ainda mais contrario à liberdade e à democracia.
        De resto, sempre que se proporcionou, os comunistas não tiveram nunca qualquer pejo em se entenderem e se aliarem com os piores ditadores, fossem eles de direita. Foi o que aconteceu quando a União Soviética de Staline fez um pacto de não agressão e de partilha de territorios com … a Alemanha nazi de Hitler ! (durante a vigencia desse pacto os comunistas denunciaram e entregaram opositores não comunistas aos nazis e seus aliados – foi o caso em França entre 1939 e 1941).
        No fim de contas, os comunistas e os nazis combateram-se apenas porque concorriam no mesmo terreno do odio à liberdade e à democracia.

        Em Portugal, a ideia de que houve muitos comunistas mortos às mãos do regime anterior é um verdadeiro mito, alimentado pela propria propaganda comunista. Na verdade, os que morreram na prisão e em resultado da repressão policial foram relativamente poucos, em absoluto e sobretudo tendo em conta o longo periodo de tempo. Em contrapartida, sabe-se hoje que um numero importante de dissidentes ou “inseguros”, designados como “traidores”, foram sumariamente executados pelos sicarios do Partido.

        Devias saber que o PS foi fundado pouco tempo antes do 25 de Abril e que o PSD e o CDS nem sequer existiam …
        Mas, para além de terem tido a preferencia de mais de 2/3 dos portugueses nas primeiras eleições livres depois do “25 de Abril”, integraram e receberam o apoio de muitas pessoas e de sectores politicos que se opuseram e foram perseguidas pelo regime anterior.
        Efectivamente o PCP é um exemplar unico de um partido “fossil”, que não muda nem se transforma !

        Gostar

      • anónimo's avatar
        anónimo permalink
        26 Abril, 2015 21:41

        o bolota nem sabe que os comunistas eram perseguidos nos anos 50 porque andavam a meter bombas e a assassinar pessoas como qualquer grupo terrorista. Não lhe devem ter contado essa parte.
        Hoje em dia também seriam naturalmente perseguidos pela justiça.
        Além de que o Herói da União Sovietica , o Cunhal, por cá cimentou o seu poder pessoal mandando assassinar os próprios correlegionários comunistas. Também não lhe devem ter contado esta parte da historia.
        Foi uma virtude o Estado Novo ter perseguido os comunistas que queriam fazer de Portugal uma colónia soviética – aliás, como ensaiaram até ao 25 NOV e como fizeram nas Ex-colónias africanas.
        Combater o comunismo, no Estado Novo, como agora, é um dever de quem é democrata e ama a Liberdade.
        O comunista tem como único objectivo acabar com a Liberdade dos outros e subjugá-los ao seu governo.

        Gostar

  10. João de Brito's avatar
    João de Brito permalink
    25 Abril, 2015 19:09

    Nasci, formei-me e trabalhei ainda três anos no antigo regime.
    O que passo a escrever é, portanto, de experiência feito:
    1. A ditadura sem partidos deu lugar à ditadura de partidos.
    2. O “Deus, Pátria e Família” deu lugar ao “Dinheiro, Mercado e Redes Sociais”.
    3. A riqueza é cada vez mais concentrada e o desemprego é cada vez maior.
    4. A soberania foi alienada a favor de entidades supranacionais que, através dos media e das novas tecnologias, controla e manipula as sociedades com uma eficácia infinitamente maior do que aquela de que a PIDE dispunha.
    Conclusão: Tem de haver uma 3ª via, porque qualquer uma destas duas só nos pode conduzir ao inferno!

    Gostar

  11. Reaça's avatar
    Reaça permalink
    25 Abril, 2015 20:43

    Se não fossem os excessos terceiro mundistas daquela aberração que foi o PREC, não seria preciso a revolução do 25 de Novembro.

    Não tinha havido as nacionalizções selvagens, para haver reprivatizações também selvagens.

    Enfim, seriamos um pouco menos selvagens, nesta Europa que nos trata como tal.

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    25 Abril, 2015 20:59

    Bolota, 20:32,

    Exceptuando poucos autarcas do PC que cirurgicamente foram retirados pelo partido a tempo, tais os “cambalachos” (lembra-se ?), de facto não tem havido mais, talvez porque não ascenderam ao poder central.
    Tem razão nisto: actualmente não há comunistas presos.
    Não me custa nada escrever aqui que também os deputados e autarcas do PC são um exemplo de dedicação partidária, empreendedores e trabalhadores por vezes incansáveis, bons técnicos em várias profissões, demonstram solidariedade humana como poucos políticos. Se o seu PC já se tivesse distanciado de compromissos históricos e publicamente esclarecido “nuances” e posicionamentos políticos que o manietam socialmente, não duvido que teria mais deputados e autarcas.

    Mas alegre-se, Bolota,
    prevejo que pode contar com mais deputados a partir de 2016 e mais autarcas nas próximas autárquicas.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      25 Abril, 2015 21:01

      Bolota,

      Esqueci-me disto: quando Jerónimo de Sousa foi eleito secretário-geral, duvidei que desempenhasse bem o cargo. Tem-me surpreendido pela positiva evolutiva, embora só pontualmente concorde com ele e com o PC.

      Gostar

    • Bolota's avatar
      Bolota permalink
      25 Abril, 2015 21:08

      MJRB

      ” Exceptuando poucos autarcas do PC que cirurgicamente foram retirados pelo partido a tempo”

      MJRB,

      Em Baleizão chamamos a isto: Fazes a festa, mandas os foguetes e ainda apanhas as canas.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        25 Abril, 2015 21:19

        Ora então esclareça-se sobre esses (poucos) casos de autarcas retirados a tempo pelo PC.
        Duvido de festanças e de foguetório partidário, pelo que nunca apanhei nem colherei canas.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        25 Abril, 2015 22:26

        Ainda bem que se fala aqui no camarada Jerónimo.
        Esclareça-me uma coisa, ele é politico profissional desde o 25 de Abril de 1974 ou entretanto trabalhou nalguma empresa, para ter a tal reforma que me pergunta lá atrás?

        Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        26 Abril, 2015 12:53

        Fado,

        A reforma que falo lá atras era a do teu avo ou teu pai, não respondeste e percebesse porquê, porquê nunca a tiveram e tu se tens foi obra dos comunas.
        Quanto ao Jerónimo e tendo como referencia Cavaco ainda lhe falta 5 para ficarem em pé de igualdade,

        Gostar

  13. MJRB's avatar
    25 Abril, 2015 21:20

    Óptimas migas com espargos e porco preto degustámos no domingo em Baleizão !
    E viva o Alentejo !

    Gostar

    • Bolota's avatar
      Bolota permalink
      26 Abril, 2015 12:56

      MJRB

      Quando fores a Beja, vai ao Restaurante Tem avondo e vais ver o que é um ensopado á pastora.

      Gostar

  14. licas's avatar
    licas permalink
    26 Abril, 2015 21:14

    Os comunistas de cá têm, parece, vícios burgueses . . .

    Gostar

  15. licas's avatar
    licas permalink
    26 Abril, 2015 21:18

    . . . a não ser que se tenha sentenciado______um porco capitalista.
    caso em que o “povo” tenha feito justiça.

    Gostar

  16. licas's avatar
    licas permalink
    26 Abril, 2015 21:56

    Como foi dito acima (e eu corroboro) não devemos estar minimamente
    agradecidos pela sua acção permanente anti-Salazarista porque a intenção não
    foi para libertar os Portugueses mas sim implantar uma República Popular
    à semelhnça ao que se passou no pós-guerra 1939-1945 na Europa.
    ABAIXO a hipocrisia!

    Gostar

  17. Piscoiso's avatar
    28 Abril, 2015 10:09

    Eu estou agradecido ao 25A por ter permitido o 25N e termos chegado à liberdade de escrever o que nos vai na alma pelo Blasfémias… excepto nos posts HMatos.

    Gostar

  18. A. Bramão e H. Ramos's avatar
    3 Maio, 2015 15:24

    “91,5% dos eleitores registados foram votar livremente no dia 25 de Abril de 1975” – bom quase livremente: o PC e o Conselho da Revolução impediram, sem motivos, que 3 partidos fossem a votos – Partido da Democracia Cristã (PDC), Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP) e Aliança Operária Camponesa (AOC).
    Porque seria?

    Gostar

Trackbacks

  1. Foi uma festa bonita pá | O Insurgente

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta