Saltar para o conteúdo

Tudo normal

30 Junho, 2015

A coligação de governo na Grécia, (que teve 41% dos votos), recebeu um mandato para resistir a medidas de austeridade. Nada mais natural que o governo da esquerda radical e da direita social entendam que para aceitar um acordo que contraria esse mandato tenham de perguntar ao eleitorado se o aceita. Nem podia ser de outra maneira.
As reacções histéricas ao referendo por parte dos dirigentes da UE são igualmente naturais dada a sua cultura anti-democrática em especial a via referendária. Mas agora terão que se habituar.

Obviamente e pelas mesmas razões, os gregos e a UE terão também terão de aceitar a ideia que um eventual 3º resgate à Grécia, ou um novo perdão de dívida (em 2012 foram-lhe perdoados 100 mil milhões….) terá de ser submetido à apreciação democrática dos parlamentos ou por via referendária nos restantes 27 países, pois que os seus contribuintes não são obrigados a emprestar ou a perdoar dívidas.

61 comentários leave one →
  1. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Junho, 2015 13:36

    Caro Gabriel, e os Portugueses não têm o direito de se pronunciar sobre um novo empréstimo à Grécia? O dinheiro dos contribuintes Portugueses é que está em cima da mesa.

    Não se esqueça de ir votar na Grécia e enviar alguns euritos ao Syriza, para salvar a Grécia da monstruosa UE. 🙂

    Gostar

    • Gabriel Silva's avatar
      Gabriel Silva permalink*
      30 Junho, 2015 13:38

      O caro anti-comuna tem de ler todo o meu post, não adianta muito comentar apenas parte.

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        30 Junho, 2015 13:57

        Eu li mas não percebi. Eu também quero votar num referendo a um novo empréstimo aos Gregos. E ter o direito de dizer Não.

        Vc. devia era pedir um em Portugal, não queixar-se da UE. lol

        Gostar

      • Joaquim Amado Lopes's avatar
        Joaquim Amado Lopes permalink
        30 Junho, 2015 15:07

        anti-comuna,
        “um eventual 3º resgate à Grécia, ou um novo perdão de dívida (…) terá de ser submetido à apreciação democrática dos parlamentos ou por via referendária nos restantes 27 países, pois que os seus contribuintes não são obrigados a emprestar ou a perdoar dívidas”
        Não é isto que quer?

        Gostar

  2. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 13:38

    Eis a perspectiva de Varoufakys:

    http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11707092/Greece-threatens-top-court-action-to-block-Grexit.html

    Bem apanhada. São tão estúpidos que fizeram um Tratado que…..NÃO prevê sequer a saída de um país da Zona Euro.
    Agora que aguentem.

    NOTA: também não consta preto no branco que um país não possa entrar em default dentro da Zona Euro.

    É a vida!

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      30 Junho, 2015 14:36

      Também nada diz que os outros países são obrigados a emprestar dinheiro a quem tem opiniões patetas como o Varoufakis, agora promovido a ícon de certa esquerda ainda mais pateta. O Gabriel bate no ponto: a partir de agora todos os governos da zona euro têm legitimidade para consultar os seus eleitorados em matéria de empréstimos a países com governos como o do Syrisa. Todos sabemos o que isso significa, porque só na Grécia é que se monta um referendo numa semana. Em Portugal p. ex., são precisos pelo menos três meses, para cumprir os prazos constitucionais, ou seja tempo mais do que suficiente para o pedinte necessitado de dinheiro entrar em défault.

      É a vida!

      Gostar

  3. LTR's avatar
    LTR permalink
    30 Junho, 2015 13:38

    Há uns minutos em directo da Twilight Zone “sintagma” a jornalista da TVI dava conta de uma preocupação moderada de alguns Gregos com quem tinha falado, porque, diziam eles, com 60 euros por dia até se desenrascam. A única coisa que ficou por explicar na reportagem foi quem vai lá carregar diariamente o aparelho com notas durante os próximos anos.

    Gostar

  4. Beirao dos Sete Costados's avatar
    Beirao dos Sete Costados permalink
    30 Junho, 2015 13:47

    Estamos entregues a bicharada
    “O Eurogrupo é um grupo informal. Por isso não está sujeito aos tratados ou a regulamentos escritos. Embora a unanimidade seja convencionalmente usada, o presidente do Eurogrupo não está preso a regras explícitas”

    Gostar

  5. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    30 Junho, 2015 13:47

    Tudo isto são “virtudes” da democracia transpostas para nível supranacional.
    Há quem diga que não há melhor e portanto não é preciso pensar nisso.

    Gostar

  6. insider's avatar
    insider permalink
    30 Junho, 2015 13:51

    a situação muito bem explicada com um desenho:

    e vergonhosa a chantagem e ingerência dos “dirigentes” europeus quando pretendem indicar o caminho aos gregos…
    (e alguém podia fazer a caridade de dar bolo-rei ao outro para ele se entreter e deixar a aritmética dos 19-1=18…)

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      30 Junho, 2015 13:59

      “e vergonhosa a chantagem e ingerência dos “dirigentes” europeus quando pretendem indicar o caminho aos gregos…”

      Ingerência? Então eles querem os meus eurinhos e impôr as condições do meu empréstimo e Vc. acha que eu é que estou a querer ingerir na vida deles? lol

      Eu não lhes emprestava um euro, se pudesse. Assim eles não ingeriam no meu bolso. 🙂

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        30 Junho, 2015 14:06

        “Eu não lhes emprestava um euro, se pudesse. Assim eles não ingeriam no meu bolso.”

        Disse bem….se pudesse.
        Mas vai. Aliás vamos todos.

        Gostar

      • insider's avatar
        insider permalink
        30 Junho, 2015 14:14

        pois é… aqui não fizeram um referendo a perguntar se queriamos dar a esmolinha…

        Gostar

    • LTR's avatar
      LTR permalink
      30 Junho, 2015 14:00

      Será interessante observar como começam a aparecer umas pessoas preocupadas (e cheias de esperança) com a possibilidade de isso acontecer, esperançadas que o poder lhes caia no regaço. De repente ficaram preocupados. Antes pagavam juros a 8% e andavam a fazer de conta que havia dinheiro. Ainda há poucos dias estávamos pior que em 2011, diziam. Este país é muito divertido.

      Gostar

    • Joaquim Amado Lopes's avatar
      Joaquim Amado Lopes permalink
      30 Junho, 2015 22:42

      Imagem muito interessante. Os pilares da Zona Euro são, por ordem:
      1º Eslováquia, Áustria e Países Baixos
      2º Grécia
      3º Portugal, Lituânia e Irlanda
      4º Chipre, Malta e Eslovénia
      5º Bélgica e Finlândia
      6º Itália e Letónia
      7º Espanha, França e Alemanha

      Não se sabe onde estão a Estónia e o Luxemburgo mas fica-se a saber que saindo do Euro a Espanha, a França e a Alemanha isso não causa grande problema aos demais. No entanto, sai a Grécia e só a Eslováquia a Áustria e os Países Baixos se safam.

      Pois.

      Gostar

  7. José7's avatar
    José7 permalink
    30 Junho, 2015 13:55

    Mas quando é que os apoiantes da pedinchice grega abrem uma conta solidária e começam a fazer depósitos com o seu, e convém sublinhar o pronome possessivo «seu», dinheiro?

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      30 Junho, 2015 14:00

      Dar o dinheiro dos outros é mais fácil. Se possível da gorda Merkel. 😉

      Gostar

    • Gabriel Silva's avatar
      • José7's avatar
        José7 permalink
        30 Junho, 2015 15:25

        150.000,00 € em 2 dias. A este ritmo o melhor é pedirem de novo aos que já deram alguma coisa, para tornarem a dar…
        Tenho algumas dúvidas que estas alminhas tornem a dar para o peditório pela segunda vez.
        Tenho ainda mais dúvidas que duas voltas do peditório sirvam para resolver o problema, e algo me diz que à terceira volta da bandeja das esmolas, até os anjos da esquerda vão ficar a fingir que não viram a bandeja. E o problema continuará lá para resolver com uma «pequena» diferença relativamente à primeira iteração: será muito maior!…

        Gostar

      • josephvss's avatar
        30 Junho, 2015 17:06

        Vou mandar uma factura pra ver se deste peditorio recebo a minha cota dos 1100 000 000 LOL

        Gostar

  8. Diogo Câmara's avatar
    Diogo Câmara permalink
    30 Junho, 2015 14:00

    Não fossem os gregos estes paroquianos da Parvónia à beira mar plantada estavam a comentar bola ou as equivalências do Prof. Relvas…ou a fumar xarros.

    Gostar

  9. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Junho, 2015 14:06

    Para os solidários com os gregos e que não querem obrigar os outros a emprestar o dinheiro aos gregos, mostrem mesmo que são amigos dos Gregos. Dêm uma ajudinha ao Tsipras, faz favor. Não de fiquem pelas palavras, ponham a vossa massa onde está a vossa boquinha:

    https://www.indiegogo.com/projects/greek-bailout-fund#/story

    Portanto, se acham que os Gregos merecem a vossa ajuda agora não têm desculpa para não fazerem alguma coisa por eles. lol

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      30 Junho, 2015 14:13

      Já agora, é bom relembrar a alguns. Os tipos acham que quem lhes empresta dinheiro também deve partilhar os riscos de perderem o seu dinheiro. Ou seja, os otários que agora lhes emprestam dinheiro não podem dizer que não sabem que vão perder a massa. Para os Gregos, os novos credores não são diferentes dos antigos. E, portanto, quem agora lhes quer emprestar a massa já sabe que é emprestadada. lol

      Portanto, aproveitem esta oportunidade de ouro e mandem o vosso dinheirinho para a Grécia. Mas depois não se queixem que vos acontece como aos antigos clientes do BES. Ficam a ver navios. 🙂

      Gostar

      • insider's avatar
        insider permalink
        30 Junho, 2015 17:28

        é falar com o salgado e com uns mais quantos “banqueiros”…
        eles percebem imenso de crédito-mal-parado…
        e até sabem como é que se fabrica

        (não estou a falar daquele crédito dos desgraçados que compraram apartamentos e deixaram de os poder pagar)

        Gostar

    • insider's avatar
      insider permalink
      30 Junho, 2015 14:30

      mais solidário que on draghi, não há…
      para quem é que ele pôs as impressoras a vomitar notas de euro? e nem perguntou à “malta” se queria dar “qualquer coisinha” para salvar a banca grega…

      Gostar

      • anti-comuna's avatar
        anti-comuna permalink
        30 Junho, 2015 14:40

        “para quem é que ele pôs as impressoras a vomitar notas de euro? ”

        Para todos os europeus que cumpram as regrinhas de um clube.

        Portugal cumpriu e com distinção. Agora aproveita a ajuda. A tal solidariedade europeia, que alguns parecem esquecer que existe. 🙂

        Espero que ele esteja a comprar a Dívida Portuguesa toda. E não deixe uma única Obrigação de fora. Que compre tudo. E ainda ganha dinheiro. lol

        Gostar

  10. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 14:14

    Here’s Bloomberg on Schäuble’s comments:

    “German Finance Minister Wolfgang Schaeuble told lawmakers in Berlin that Greece would stay in the euro for the time being if Greek voters reject austerity in a referendum scheduled this week, according to three people present.

    Schaeuble also said the European Central Bank would do what’s needed to protect the euro if Greeks voted against the bailout terms in the July 5 referendum, according to the people, all of whom participated in the closed-door meeting on Tuesday. They asked not to be identified, citing the private nature of the discussion.

    The German Finance Ministry declined to comment.”

    Daqui (aliás os updates são um must)!

    http://www.theguardian.com/business/live/2015/jun/30/greek-debt-crisis-day-of-decision-for-tsipras

    Não há Grexit p’ra ninguém….vamos embora Manel 🙂

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      30 Junho, 2015 14:20

      Se calhar é o desejo dele. Que eles votem não. Depois o tipo diz que não é ele que manda na Europa e diz que os Gregos escolheram o fim da Grécia no Euro. 😉

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        30 Junho, 2015 14:36

        Aproveito para recordar que o Euro é, primeira e essencialmente, um projecto POLÍTICO.

        Que não existe no Tratado nenhum mecanismo (nem sequer a mera hipótese) de um Estado saír da Zona Euro.

        Lembrei-me agora de uma canção que a certo ponto diz:
        “….you can checkout anytime you but you can never leave”

        (Poderia haver uma nova versão chamada: Welcome to the Hotel Eurozone”

        Gostar

  11. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 14:17

    Quando já se torna claro (nem se desmente num espantoso “U-Turn”) que subitamente mudaram de opinião e até os gregos podem votar OXI e ficam na Zona Euro na mesma…..logo…….

    Ora toma! 🙂

    Gostar

  12. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Junho, 2015 14:24

    “pois é… aqui não fizeram um referendo a perguntar se queriamos dar a esmolinha…”

    E ainda bem. Senão hoje estavamos como os Gregos.

    Eu em vez de me queixar de quem nos emprestou quando precisamos, fiquei feliz e defendi que deviamos cumprir com a palavra dada. As boas contas fazem os bons amigos.

    Gostar

  13. Beirao dos Sete Costados's avatar
    Beirao dos Sete Costados permalink
    30 Junho, 2015 14:37

    A Grecia nao vai sair do Euro. A UE ira acabar por outros motivos e la mais para diante.Por agora a coisa vai-se remendar e vai-se empurrando o problema para mais tarde.
    Lembram-se da D.Branca, a tal que pagava juros altos a quem investisse as suas economias. A Principio tudo corria muito bem pois, a medida que a fama se espalhava, havia sempre novos aspirantes a “fazer” dinheiro, simples, claro e proveitoso. Com o andar dos tempos a situacao complicou-se e…pumba! Acabou-se.
    A economia mundial tem sido um “ponzi scheme” igual ao da D.Branca que, como no caso da tal Sra., tera tambem o seu fim!
    Quando do nada se cria riqueza, esta nova riqueza (virtual) come a riqueza real. O fim do filme nao pode ser bom.

    Gostar

  14. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 14:39

    Segundo a DelaRue (onde se imprime grande parte do pilim) a operação de cunhar e imprimir Drachmas demoraria pelo menos 5 a 6 meses e seria dispendiosa.

    Se de repente virmos Drachmas nos ATM’s gregos seria sinónimo que estamos a assistir à mais longa peça de teatro de sempre.
    Se for esse o caso (O que não acredito) mereceriam uma ovação de pé. São excelentes.

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      30 Junho, 2015 16:27

      Os Drachmas podem ser impressos em papel de embrulho em qualquer impressora caseira.

      Gostar

  15. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Junho, 2015 14:41

    “Aproveito para recordar que o Euro é, primeira e essencialmente, um projecto POLÍTICO.
    Que não existe no Tratado nenhum mecanismo (nem sequer a mera hipótese) de um Estado saír da Zona Euro.”

    Qualquer moeda é um projecto político. Elas não nascem nas árvores nem sob ordem espontanea.

    Se não existe um mecanismo, que se crie um. Mas quem quiser sair, pode sair. É fazer como os Gregos. 😉

    Gostar

  16. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Junho, 2015 14:41

    Disparate pegado.

    Isso de seguir a cartilha para toda a treta dá asneira. Eles foram eleitos com um programa e o governo não é feito pelo povo.

    Quando se vêem à rasca passam a bola e isto não é referendo de nada, é largar responsabilidades

    Gostar

  17. zazie's avatar
    zazie permalink
    30 Junho, 2015 14:42

    Também não tinha lido a segunda parte. O histéricas não deu para mais.

    Balelas

    Gostar

  18. Simão's avatar
    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      30 Junho, 2015 14:48

      Os Gregos andam há meses a dizer o mesmo. Mas depois fogem dele. Tudo para enganar a populaça Grega. lol

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        30 Junho, 2015 14:52

        Daqui a …..qualquer momento (pois a chain of events é neste momento impressionante)……verermos quem tem razão e a que acordo se chegou.

        NOTA: a ideia (essencialmente alemãe francesa) de deixar a Grécia entrar em default dentro da Zona Euro (e lidar com isso) não é propriamente nova.

        Gostar

  19. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    30 Junho, 2015 14:57

    O CrowdFunding grego já vai em quase 150 mil euros, ainda há muito otário neste mundo.

    Gostar

  20. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Junho, 2015 14:59

    “NOTA: a ideia (essencialmente alemãe francesa) de deixar a Grécia entrar em default dentro da Zona Euro (e lidar com isso) não é propriamente nova.”

    Pode não ser mas é ilegal, face aos Tratados, segundo parece. Portanto, quando alguém lê determinadas coisas convém ter cuidado com os conselhos alheios.

    Note que eu até penso que na UE dá sempre para manobrar ao sabor dos interesses do momento, neste caso não. Mas veremos já amanhã, quando oficalmente a Grécia entrar em Default.

    Gostar

  21. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 15:02

    Está tudo aqui:

    🙂

    Gostar

  22. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 15:06

    “…manobrar ao sabor dos interesses do momento”

    Concordo. E os “interesses do momento”, por variadas (mas óbvias) são de tal modo que deixar algum Estado membro saír do Euro interessa tanto à UE como ter uma pinha enfiada no traseiro.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      30 Junho, 2015 15:13

      Minha alma está parva: li agora no DN e no CM que o acordo está eminente. Está a ser negociado por Juncker, Draghi e Schulz, isto só pode ser para a malta se entreter nos comentários, não pode ser realidade.

      Gostar

      • Simão's avatar
        Simão permalink
        30 Junho, 2015 15:16

        Diz-se na media internacional que Tsipras e Varoufakis (o governo grego está reunido de emergência) podem estar de partida para Bruxelas 🙂

        Game Theory!

        Gostar

  23. Abre-latas's avatar
    Abre-latas permalink
    30 Junho, 2015 15:24

    Discordo absolutamente com o post.
    O Syriza foi eleito para governar com o seu programa político que afirmou a pés juntos seria cumprido (renegociação da dívida e por aí fora).
    Se não o fez deveria demitir-se, o que prometia não estava afinal nas suas mãos.
    Pelo seu raciocínio um partido comunista poderia apresentar a referendo um programa liberal e se esse programa vencesse continuar em funções a aplicar esse programa!?
    Acho que também caiu no engodo populista do Syriza (esses grandes democratas!).
    Mas o que eu acho mais graça é que está tudo tão entusiasmado com esse “gesto democrático” do Tsipras mas não vi nenhum referendo sobre controlo de capitais.
    Isso já não é democracia na cartilha que o Syriza ensina?

    Gostar

  24. anti-comuna's avatar
    anti-comuna permalink
    30 Junho, 2015 15:31

    ““um eventual 3º resgate à Grécia, ou um novo perdão de dívida (…) terá de ser submetido à apreciação democrática dos parlamentos ou por via referendária nos restantes 27 países, pois que os seus contribuintes não são obrigados a emprestar ou a perdoar dívidas”
    Não é isto que quer?”

    Por acaso não. Quero dizer. Se eu pensar apenas em mim, eu nunca emprestaria um euro à Grécia. Mas se eu pensar no país, provavelmente não me importo de um acordo com os Gregos. Para isso eu acredito na Democracia Representativa. Não sou capaz de dizer com toda a segurança o que é melhor para… Portugal.

    Se me perguntar a opinião pessoal, eu diria que a Grécia é um estorvo para todos os demais europeus. Mas e se eu estiver errado?

    Gostar

  25. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 16:08

    Aahahahahahahahah:

    Ai que ainda me mijo todo, 🙂

    Gostar

    • anti-comuna's avatar
      anti-comuna permalink
      30 Junho, 2015 16:12

      E ri-se de quê, propiamente? Da falta de dinheiro dos gregos? lol

      Gostar

  26. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 16:20

    Não. Da cara que a malta do BE vai fazer para justificar aquilo que, ainda ontem, era impensável: um novo resgate.
    🙂

    E da cara dos deputados alemães. Na media internacional dizem que estão no “mood”: de trombas.

    ahahh

    Gostar

  27. Simão's avatar
    Simão permalink
    30 Junho, 2015 16:22

    Em primeiro plano Varoufakis a caminho de um encontro com o Tsipras (……ou com mais um bailout?!)

    http://i.guim.co.uk/img/media/91d3b4c1b0e55e044f8a8b558bb8a71b8394304a/0_0_4800_2880/master/4800.jpg?w=620&q=85&auto=format&sharp=10&s=51d21316a550efc335d0e2e5b63ca157

    Gostar

Trackbacks

  1. Guerra é guerra | BLASFÉMIAS
  2. Tudo normal (II) | BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.