Afinal qual foi a pergunta?
6 Julho, 2015
Acha que Yanis Varoufakis deve continuar no governo como ministro das finanças?
34 comentários
leave one →
Acha que Yanis Varoufakis deve continuar no governo como ministro das finanças?
Como Ministro das finanças, não. Mas terá lugar no governo como “especialista” num cargo similar aos ocupados pelos boys deste governo e que o Tribunal de Contas de Portugal questiona por serem muito novos(25 a 30 anos) e não terem currículo ou licenciaturas manhosas.
GostarGostar
Andas sempre aqui a soltar umas rosnadelas… Devem ter ido ao teu tacho…
GostarGostar
Caro JM, não se esqueça do seu anterior texto. Mais importante que a pergunta é mesmo a resposta política ao resultado do referendo. 😉
GostarGostar
compreendo que seja díficil engolir a derrota…
mas a demissão é de uma enorme dignidade…que não tem nada a ver com coisas “gold” ou com “licenciaturas”…
GostarGostar
“mas a demissão é de uma enorme dignidade…”
🙂
É cada coisa que eu leio por aqui…
GostarGostar
Demitiu-se porque Tsipras ouviu dizer q nas reuniões da Euromerda não gostavam dele.
OS gregos sabiam bem o que estavam a fazer ontem. A margem da vitória não deixa dúvidas. Eles estavam conscientes que estavam a dizer OXI a estes pedaços de metal e papel que nos perseguem desde o fatídico 1 de Janeiro de 2002.
GostarGostar
anti-comuna,
Vindo de quem veio, não ficou surpreendido, pois não?
GostarGostar
Simão,
Vamos lá a ver se percebo:
Tsipras e Varoufakis tiveram ontem uma vitória estrondosa. A legitimidade democrática do governo grego sai reforçada e vai agora negociar com a troika numa posição de força. Mas Tsipras “ouviu dizer” que a troika não gostava de Varoufakis e demite-o.
É isto?
Imaginem se o governo grego não tivesse saído reforçado do referendo de ontem.
GostarGostar
Quem saiu reforçado foi o Tsipras, o governo grego é uma manta de retalhos e ele agora coseu melhor a manta e ficou com a agulha, a fio e o dedal.
GostarGostar
1 – Parece que Tsipras o pressionou
2 – Gosto da irreverência e da iconoclastia. A Europa dos cinzentões, BURROCRATAS e “betinhos mete-me NOJO
3 – Parabéns aos gregos. Disseram OXi à moeda única (ou lá que porra são estes pedaços de papel e metal de qualidade ordinaríssima, e design horrendo quando comparados com os Escudos ou com outras moedas mundias como o USD ou os líndíssima moeda australiana). Foram até ao fim.
4 – Os portugueses “perderam-nos” desde 4 de Agosto de 1578.
5 – O facto de os outros membros do Euromerda não gostarem de Varoufakis explicita bem o bando de montes de esterco, sepulcros caiados e sentinas de vício a que a Europa está entregue.
6 – Quando for em França vai ser bonito (o Sarkozy vai ganhar é um par de patins em linha) ah ça ira, ça ira.
7 – Se não gostavam de um careca gostaria de ver se ganhasse a Aurora Dourada o que pode acontecer).. Em vez de um careca de mota e mochila……uns quantos carecas a entrar no Euroesterco…..todos de preto, botas da tropa a tacos de baseball. 🙂
GostarGostar
A minha tia Darlene segredou-me que Yanis não tinha o visual adequado às reuniões de Brussels.
GostarGostar
“Demitiu-se porque Tsipras ouviu dizer q nas reuniões da Euromerda não gostavam dele.”
Simão, se não modera a linguagem, deixo de lhe responder.
Parece que o meu amigo ainda não compreendeu que esta vitória do Tripas é de Pirro. No fim, vai-se ajoelhar, embora coroado. É assim como em tudo na vida. Como dizem os ingleses: “who pays the piper calls the tune.”
Vc. ontem precipitou-se ao abrir a garrafa de champanhe. Afinal já está é com bastante azia. E isso custa a engulir, não custa?
Veja lá como eu estou a gostar do filme. Já tenho pipocas a saltar, feliz da vida por ver o Virafakas com uma faca nas costas e a saborear o resultado do referendo. 🙂
Vá, modere-se na linguagem. Insultar e usar palavrões também exisge alguma classe. 🙂
GostarGostar
1 – OS gregos disseram não ao Euro. A margem da vitória e o ambiente em volta do referendo o indicam)
2 – A permanência da Grécia na Zona Euro é insustentável
3 – Se a UE ceder e aplicar uma espécie de austeridade “light” aos gregos quem ganhou?!
4 – Porque é que os tratados que instituíram a Zona Euro nem sequer remotamente prevêem a saída de um Estado membro. Que raio de gente é elaborou aquilo?!
5 – Porque é que os gregos não podem voltar ao Dracma?!
GostarGostar
“OS gregos disseram não ao Euro. A margem da vitória e o ambiente em volta do referendo o indicam)”
O que Vc. queria não é o que parece que o Tripas quer. O gajo já vai ajoelhar-se perante o eurogrupo, aceitar o terceiro resgate e vendê-lo aos gregos como uma vitória deles, os eurinhos começarão a jorrar dos multibancos e todos viverão felizes. lol
A “nova Direita” é que engole um sapo do tamanho do Não. 😉
GostarGostar
“…os eurinhos começarão a jorrar dos multibancos e todos viverão felizes. lol”
Se isso acontecer (e terão um pacote mais light do que o previsto….se acontecer….e terão um haircut e extensão de maturidades…..etc, e tal….) será mesmo uma vitória. Quem paga é o anti-comuna e eu e os restantes contribuintes da eurozona. 🙂
Neste momento parece tudo inclinar-se para o GREXIT!
GostarGostar
Varoufakis conseguiu o que queria. Só em protagonismo, palestras e convites para dar aulas está ainda mais rico do que já era antes de ir para o governo. 🙂
GostarGostar
” Quem paga é o anti-comuna e eu e os restantes contribuintes da eurozona. ”
Pois pode ser. Mas é o meu dilema. Valerá a pena pagar para ver a cabeça deles a assar no espeto da fogueira popular? 😉
Ás vezes o dinheiro é bem gasto e, talvez, neste caso, será bem gasto. Se eles sairem da UE… Encantado da vida. Se eles se manterem, aplicarão aquilo que antes diziam que era terrorismo.
E estou como aquele comunista chinês: não interessa a cor do gato, o importante que cace. lol
GostarGostar
Será divertido quando eu ler no Expesso, aquele bobão do filho do potea, a defender a austeridade aplicada pelo Tripas. lol
Vão todos engulir aquilo que antes disseram contra a austeridade. Ou relebrando o famoso sapo do Cunhal, quando ele apelou ao voto no Marocas.
GostarGostar
O……lha…..o……Ví…….tor…….Gas…….par!
🙂
GostarGostar
É ver os Tripas espanhois cheios de medo:
““It’s a very clear message,” Iglesias told Spanish radio Cadena Ser. “The citizens of Greece have said that austerity isn’t the way to end the economic crisis.”
He called on Europe’s leaders to reach an agreement with Greece, pointing to the resignation of Greek finance minister Yanis Varoufakis. “Now there is no excuse. The time has come for sensibility and to find a reasonable agreement.””
in http://www.theguardian.com/world/live/2015/jul/06/greek-referendum-eu-leaders-call-crisis-meeting-as-bailout-rejected-live-updates
Vai chegar o dia em que eles venderão ao povo que a austeridade é uma coisa muito boa. Desde que aplicada por eles… lol
Quem é que está a suar? Os partidos social-democratas tradicionais e a “nova Direita”. Porque, de onde cai o dinheirinho? 🙂
GostarGostar
O Tripas vai ajoelhar, vai. lol
“But the Kremlin is keeping quiet for now. Here’s Vladimir Putin’s spokesman, Dmitry Peskov, talking to the TASS news agency:
“We wish our Greek partners as soon as possible reach the necessary compromise with creditors and take those decision which will best contribute to economic and social stability in the country.” He adds that Russia and Greece have “ancient, historically very close relations.”
Which is the same as saying nothing at all.”
in http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11719974/Greece-news-live-EU-leaders-and-ECB-to-decide-Greek-fate-as-Yanis-Varoufakis-resigns-after-No-vote.html
E ajoelhou, rezou. 🙂
GostarGostar
Ajoelha, Tripas:
“El ministro de Economía y Competitividad, Luis de Guindos, ha asegurado que el Gobierno español está abierto a seguir negociando con Grecia el tercer rescate porque el país heleno lo necesita.”
in http://www.expansion.com/economia/2015/07/06/559a47c722601d675c8b4582.html
Agora só falta convencer os gajos da CE. Mas um telefonema do Passos Coelho, perdão, do Schäuble resolve o problema. lol
Foi a maior farsa de todos os tempos. Um referendo que seria para abadonar o Euro transforma-se na maior vitória da UE, desde há bastantes anos. 😉
GostarGostar
Respondo:
http://oinsurgente.org/2015/07/06/o-erro-gigantesco-de-forcar-a-permanencia-na-moeda-unica/
Já agora…..quem lhe disse que a UE vai manter a Grécia no “aéreo”?!
Referendo na Eurozona.
Pergunta:
Deve ou não a Grécia ser obrigada (á força toda) a manter-se no Euro?
🙂
GostarGostar
anti-comuna,
Tsipras nunca irá vender ao povo grego que a austeridade é uma coisa muito boa. Da mesma forma que recusou negociar com troika e acabou a negociar com as “instituições”, vai vender a subida de impostos e cortes nas pensões, nos salários e no investimento público como uma coisa boa mas nunca lhe chamará “austeridade”.
“Austeridade” (que neste contexto mais não é do que ser rigoroso e responsável na forma como se gasta o dinheiro dos contribuintes) passou a ser uma coisa “má” e, portanto, os “bons” nunca a aplicarão.
GostarGostar
“Tsipras nunca irá vender ao povo grego que a austeridade é uma coisa muito boa. ”
O Renzi vende bem. O Putin até vende ainda melhor.
” uma coisa boa mas nunca lhe chamará “austeridade”.”
Naturalmente. Mas não interessa a cor do gajo, desde que cace.
Vc. tem o Tripas agora sob uma escolha. Se sair do euro pode-lhe acontecer ser engulido pela depressão económica. Se aceitar a austeridade e aplicar um acordo, mesmo que perca alguns seus apoiantes no Syriza, já será capaz e pescar naqueles que apelaram ao Sim.
Vc. tem que perceber que ele antes não tinha força política para aplicar a austeridade. Com o referendo passa-a a ter, e além de obrigar o Syriza a aceitar um acordo, ele vai procurar apoios nos partidários do Sim.
Para o Tripas, a melhor solução é transformar-se num Renzi. Com sorte consegue salvar o país e garante o poder por muitos anos.
O Carlos Magno também se ajoelhou para conseguir a sua legitimidade. Pouco imprta que passados anos, um seu filho auto-coroou-se. O que conta para a História é que se ajoelhou, perante alguém que ele considerava mais fraco.
O Tripas estava enfraquecido politicamente. Hoje está de tal forma fortalelecido que já pode correr com o Virafakas, quando antes teve que engulir a sua presença, que atrapalhava mais do que ajudava.
Hoje o Tripas pode fazer o que quiser excepto sair do euro. Não tem coragem para isso. Vai abrigar-se sobre o Não e o dinheiro europeu, para consolidar o seu poder e impôr a Syriza a sua liderança. Afinal ele era um líder fraco e não forte, como a imprensa vendia ao mundo. 😉
GostarGostar
anti-comuna,
Está a dizer que, com 60% dos gregos contra a austeridade, Tsipras tem agora força política para aplicar a austeridade?
GostarGostar
Do link anterior destaco:
“Não pretendo com isto concluir que a criação do euro tenha sido necessariamente um erro. Mas foi seguramente um erro gigantesco ter criado o euro sem uma cláusula de saída ordeira. E é um erro gigantesco identificar a moeda única com a União Europeia. A moeda única deve ser apenas uma opção possível para aqueles países que queiram subscrevê-la. Por isso mesmo, esses mesmos países devem poder sair ordeiramente do euro quando maiorias eleitas preferirem políticas divergentes das do euro.”
Concordo em absoluto.
GostarGostar
Qual é o grande perigo dos social-democratas europeus? Que um partido marxista aceite ser coroado (e legitimado) pela UE. Isto é, se o Tripas ajoelhar para receber a sua coroa, como o Carlos Magno, ele torna-se parte do establishment europeu. Um novo Renzi.
O Tripas vai a Bruxelas, ajoelha-se para ser coroado líder grego, obtém um acordo e aplica na Grécia aquilo que antes considerava que o Papa não o poderia fazer sem o seu consentimento. Leia-se, do Tripas.
Tal como em 800, quando Carlos Magno ajoelha-se perante o Papa, o tripas fará o mesmo. E aos olhos do eleitorado europeu radical, passa a poder disputar de quase igual para igual com os social-democratas, o mesmo eleitorado radical.
Em Portugal o PS parte-se em dois. Haverão os que estarão dispostos a serem liderados por uma Mortágua e aqueles que nunca se submeterão ao radicalismo marxista ou trotkista destes Tripas Portugueses. Uns farão uma atravessia no deserto e acabarão por se encaixar no actual PSD. Outros aderião em bloco ao BE.
E o Parodiante de Lisboa? Nim. lol
GostarGostar
As pessoas têm que perceber que este referendo não foi um pelbiscito ao euro ou à UE, como se pensava fora da Grécia. Mas um plebiscito ao próprio Tripas. A vitória do Não, ontem, deu ao Tripas a força para se tonar maior que o próprio Syriza. Ele não é um tipo de líder do género dos fraquitos Louçã, etc. Ele quer o poder e vai impor o seu poder. O Referendo foi a forma como ele o conseguiu.
Ali naquele Syriza não voltará a haver directórios, lideranças bicefalas ou tricefalas, etc. Nada disso. Hoje a Grécia tem um líder. Incontestado, tanto dentro como fora do Syriza. Hoje o Tripas consegue impôr um terceiro resgaste aos gregos. Antes não o conseguia.
Em vez de Vcs. olharem isto pelo que vos vende a imprensa ocidental, vejam como luta dentro do Syriza pela legitimidade política suficiente para liderar e mandar. O referendo foi uma luta pelo poder, na Grécia. E dentro do Syriza.
Tudo o que lerem para além disto tem poucas probabilidades de estar correcto.
GostarGostar
E pronto. Já está tudo combinado. lol
“Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, deverá apresentar amanhã, na cimeira de líderes europeus da Zona Euro, as novas propostas do governo para um acordo acerca da economia grega, avança a Bloomberg, que cita fontes do governo. Tsipras falou ao telefone com Angela Merkel, chanceler alemã, e ambos acordaram que as propostas seriam apresentadas na reunião de terça-feira.”
in http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4664056
Agora irão fazer uma espécie de ritual do acasalamento, o Tripas fará mais umas declarações que estamos a viver tempos históricos na Grécia, depois da cópula, não podendo meter o lençol com manchas encarnadas á janela, dirá na televisão que a noiva era virgem. 🙂
Tão previsivel que até doi.
GostarGostar
Pars os incrédulos em Portugal. Para vos reavivar a memória:
http://tinyurl.com/nv4w35v
E eram medidas ainda piores que aquelas que depois esta mesma gente criticou no Passos Coelho. Ora oiçam bem o que disse o Teixeira dos Santos:
http://tinyurl.com/qyztogf
Medidas que não seriam temporárias mas definitivas. Mudou o governo, o Passos Coelho começou a aplicar o Memorando e eles dão uma pirueta e já começam a desdenhar a austeridade. E até começaram a usar o Tribunal Constitucional para tentarem bloquear as medidas que eles defenderam quando estavam no governo.
O que mudou? Foi a cor do gato. Quando antes eram medidas necessárias para salvar o “estado social” passaram a ser vistas como um atentado aos pobres, à dignidade das pessoas e, etc. Depois tivemos o mesmo político, que antes defendia a austeridade, a perorar contra elas e que não eram solução para os problemas de Portugal. Sim, esse mesmo Sócrates, na RTP, durante as suas homilias. A desdizer aquilo que antes defendia como necessário para evitar a bancarrota.
E o Parodiante de Lisboa? Não trocou a austeridade por “rigor orçamental”? Mesmo dependente do ritmo do crescimento económico futuro?
O Tripas irá utilizar a mesma táctica na Grécia. O próprio acordo que aceitou, no mesmo dia em que anunciou o Referendo, era uma espécie de cópia do que o Vitor Gaspar aplicou em Portugal, quando o TC chumbou os seus cortes na despesa. Cortes esses que antes eram constitucionais e legais quando aplicados pelo governo socialista.
E Bruxelas? Não interessa a cor do gato, desde que ele cace bem, está tudo bem para eles. E os tipos que em Portugal festejaram a vitória deste Não ficarão com um… Melão. lol
Tão previsivel que até doi.
GostarGostar
“Está a dizer que, com 60% dos gregos contra a austeridade, Tsipras tem agora força política para aplicar a austeridade?”
Exacto. Parece mentira, não é?
Agora até dirão que a austeridade cura paraliticos, mal de invejas e dá força aos impotentes. Será uma espécie de mezinha miraculosa, mas com outro rótulo.
Tem dúvidas? Veja como o Putin faz na Rússia. 🙂
GostarGostar
Yannis driblou vocês todos….Ele está numa boa. Vai para o Texas. E vocês para a Brandoa ….
GostarGostar
Estou bem desconfiado que muita da antipatia que aqui grassa contra o Yannis é pelo facto dele não apreciar homens. Qual é a pergunta?
GostarGostar