negociar o quê?
9 Outubro, 2015
Não consigo entender se estas negociações entre Passos e Costa são, da parte de Passos, sérias ou não. Porque, em caso de o serem, de nada valerá «negociar propostas» do PS com o PS. De duas uma: ou Costa senta os costados (ou o fundo deles) num governo de coligação alargada, ou estará sempre sob reserva mental e de má fé, à espera da melhor oportunidade para derrubar o governo e apear-se nele sozinho. Se o PSD quer comprometer o PS na governação, não basta dar-lhe tudo o que esse partido lhe pedir: terá de lhe dar a responsabilidade de também governar. É isso, de resto, que a CDU está a fazer (a empurrar o PS para a responsabilidade de governar) e que o PSD e o CDS deveriam ter feito logo em 2011.
32 comentários
leave one →

Exactamente.
GostarGostar
Pois… pois!
Como diz alguém muito prezado por estes lados: «Afinal havia outro.
O resultado eleitoral criou um quadro surrealista de tal forma que não é descabido dizer que Costa, o maior derrotado das eleições, se tornou o homem mais poderoso de Portugal.
Se o voto é a arma do povo, desta vez, o povo armou uma valente confusão.
O resultado eleitoral criou um quadro surrealista de tal forma que não é descabido dizer que Costa, o maior derrotado das eleições, se tornou o homem mais poderoso de Portugal. Tão poderoso que até pode ser PM. Confuso? Foi o que eu escrevi no início do texto.
Como já todos devem saber, a coligação PàF venceu as eleições, mas perdeu a maioria. O Presidente da República, desaparecido no dia 5, voltou a aparecer no dia 6 para convidar o líder do PSD, Passos Coelho, a desenrascar qualquer coisa que permitisse um governo estável , mas sem comunas. Sobre o recém-eleito deputado do PAN ficava a dúvida – será que Aníbal Cavaco Silva considera o Partido dos Animais digno de entrar para o arco da governação? Ou será que fica cá fora, ao frio? Será que, se estiver a chover, Cavaco deixa o PAN entrar para o arco da governação? Comunas nem pensar, não entram. Agora, com o Partido dos Animais é que vamos ver se o Presidente ainda tem alma.
O Presidente da República passa um atestado de incompetência a quem votou BE ou CDU e anula os votos de um milhão de portugueses, dizendo que votaram em vão, porque não conta com esses votos, porque não obedecem a determinados compromissos que nós temos. Vamos lá ver. Se realmente partidos que apoiam a saída da NATO não contam, então não deviam estar no boletim de voto. Votou CDU, mas não viu as letras pequeninas, no final do boletim de voto, onde dizia, “atenção, para governar só contam votos em partidos que querem Portugal na Nato”.
Portanto, Cavaco, o ainda ex-presidente de todos os portugueses, elimina um milhão de votos porque não é gente séria. Mas não iria ficar por aqui. Aníbal decide avançar para convites para fazer coisas, ao líder da PàF, sem ter paciência para esperar pelos votos dos emigrantes. Esperamos uma hora para os Açores votarem mas, o Presidente não está para esperar uma semana pelos votos dos emigrantes.
No dia 4, Cavaco Silva: “Não faltem. É isso que vos peço.”
No dia 6 :
– Faltam os votos dos emigrantes, senhor Presidente.
– Caga.
Ou seja, metade dos emigrantes não conseguiu votar graças ao desgoverno do Governo, a outra votou e o Presidente da República não esteve para esperar pelos seus votos. E ainda mandam a massa para cá.
Chegamos, agora, ao início do texto, perante o quadro de não maioria à direita (a tal maioria que o Presidente da República definiu, antes das eleições, como condição essencial para aceitar um governo), toda e qualquer solução passa por António Costa. O PSD e o PP já deram por isso, e a coligação veio logo mostrar-se disponível para dar presidência do Parlamento ao PS; e uma caixa de mon-chéri.
De repente, Costa é o novo sexy platina. Atacado pelos seguristas no interior do partido, António Costa é desejado por todos fora dele. O Bloco de Esquerda deseja fazer governo com ele. O PCP apoia um governo de Costa. Passos Coelho e Portas querem chegar a uma solução de governação com Costa, e o Presidente mandou o ex-PM ir falar com ele. Imaginem se Costa tivesse ganho as eleições?! Já havia estátuas com António Costa a cavalo na Avenida da Liberdade»
In: http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/joao_quadros/detalhe/20151009_1009_afinal_havia_outro.html
GostarGostar
ToinoF, querido amigalhaço,
Tanta prosa e tão confusa e embrulhada para concluires que o Costa e o seu grupo parlamentar é o actual deputado do queijo Limiano.
Mas que grande novidade ! Conseguiste chegar a essa conclusão sozinho ou mandaram-te uma sms lá da concelhia ? (Olha que não é conselhia, não te enganes)
GostarGostar
ToinoF, querido amigalhaço,
Desculpa lá que só agora percebi que o texto não era teu, mas uma citação do que outros escreveram. Aliás, como de costume. Realmente estava a achar estranho que conseguisses (atenção,não é conseguices) escrever uma coisa tão extensa.
De qualquer modo, se citas (atenção, não é sitas) aquele texto é porque o subscreves à (atenção este à não leva agá) falta da capacidade de o ter escrito. (Enfim, também há com agá falta de capacidade tua, mas não se aplica ali).
GostarGostar
Pois… caro «anónimo»
é o que faz padecer de compreensão lenta!
Nada, obviamente, que já não tivesse demonstrado!
GostarGostar
ToinoF, Querido amigalhaço,
O que tu querias ter escrito seria : “nada (…) que já não EStivesse demonstrado”,
Obviamente vais tentar emendar a mão respondendo: “Nada(…) que EU já não tivesse demonstrado”.
Mas não vai colar, devido à colocação relativa do “Eu” e do “já”.
Ou seja, Latim, Catão, citações do que os outros escrevem, erudição para dar e vender, mas cada vez que pegas no volante atropelas uma velhinha no lancil do passeio.
GostarGostar
O Costa compra os Verdes ao PCP LOL
GostarGostar
As contas do PS (PASOK)
PS+BE+V = 85 +19 + 2 = 106
PAF =104
Imigracao (4)
Se O NOS quilhar a PAF Fora da Europa a Esquerda Syriziaca tem maioria!
Senao ha empate 🙂 a 107
GostarGostar
Caro Grujosephvss, na AR existem 230 deputados.
Apenas a névoa, o impede de fazer contas correctas.
GostarLiked by 1 person
Olha os oculos 😛

Oh meu jumentoo o PCP abstem-se!
GostarGostar
O Blasfémias ficou aturdido com os resultados das eleições. Já não consegue publicar “posts” com inteligência racional mas apenas emocional. Sendo assim, seria melhor suspender o “blog” durante algum tempo (meses ou anos…) até que, no país, as condições políticas fiquem mais serenas.
GostarGostar
Com o PCP é garantido que teremos um ministério para tratar disso.
GostarGostar
O Ministério da Propaganda, o Secretariado da Informação ou o Comité Popular da Cultura?
GostarGostar
😛
GostarGostar
Vamos ter o PR mais imbecil de sempre!
GostarGostar
GostarGostar
Passos esta a dar-lhe demasiada confiança mas é comportamento estudado. Tenho a impressão que Costa não tarda vai ao tapete com a nudez forte da verdade vertida em esperteza saloia e nunca mais se levanta.
GostarGostar
Obviamente quem tem de apresentar propostas pata uma ilusória “concertação” é o partido –no caso o P”S”– que ficou em segundo lugar. Aliás, derrota reconhecida publicamente pelos próprios.
O P”S” nunca soube perder. Se houver –duvido– um entendimento, ACosta vai traí-lo.
O ACosta está a entreter o maralhal para se manter mais uns tempos no Rato.
GostarLiked by 1 person
Mas que MERDA terá pousado no cérebro do edil de Cascais para ceder um óptimo e histórico palacete ao caquético ex-rei Juan Carlos para passar férias estivais ?
GostarGostar
Se o palacete é dele não há nada a opor.
GostarGostar
Dele, quem ? Do edil ?
GostarGostar
Sim, claro, para fazer o que fez, só pode ser dele. Ou não é assim?
GostarGostar
Deve tê-lo comprado com as economias que depositou no BES e agora faz o que lhe apetece com ele. Ou não é assim?
GostarGostar
O ex de Oeiras também não ficou com as sobras do dinheiro das eleições?
GostarGostar
Passos não precisa de fazer nada, só tem que apresentar os orçamentos e se o PS se assumir como apêndice do bloco e vetar algum, ir para eleições. Dificilmente a “esquerda” repete o score se o eleitor não vir diferença nenhuma entre os 3 partidos.
GostarGostar
Antes disso, é preciso que o parlamento aprove o governo, é apenas um pequeno pormenor,
de que se está a esquecer.
GostarGostar
Ola! vou te oferecer uma prenda este natal 😛
GostarGostar
Vamos por partes.
A tralha do PS quer manter a herança de trapalhadas e zonas escuras do seu bem amado Sócrates.
Perdeu as eleições mas não perdeu.
Não quer uma coligação negativa mas quer.
Quer se manter no euro mas não.
Quer a NATO mas não.
Quer dialogar seriamente com a UE e não.
Tem um programa mas não.
Apoia um candidato presidencial mas não.
Julga que dará qualquer credibilidade ao Estado Português mas não.
Julga que conseguirá destruir o resultado das eleições fazendo acordos com partidos que nunca o respeitaram mas não.
Julga que provocará novas eleições e que dessa vez as ganhará mas não.
Julga que ele é a solução para os nossos problemas mas todos sabemos que ele é o verdadeiro problema.
Qualquer pessoa inteligente percebe isto.
Menos ele e a respectiva tralha.
“Senhor secretário geral do PS, DEMITA-SE”
GostarGostar
Costa: “Obviamente, não me demito!” 😉
GostarGostar
É evidente que o único interesse do Passos é provocar novas eleições a curto prazo, desde que consiga fazer passar a ideia de que foi o PS que as tornou inevitáveis.
GostarGostar
Mas que pavor vai por estas bandas. Há muito que não aqui vinha.
GostarGostar
Queres mais troika?
GostarGostar