Saltar para o conteúdo

nunca visto

15 Março, 2016
by

160313214816_brazil_640x360_reuters_nocredit

O que se está a passar no Brasil é coisa nunca vista em lado nenhum. Com raríssimas excepções, não há na classe dirigente desse imenso país um só político que não esteja envolvido em escândalos de corrupção. E se me pedirem para pôr as mãos no fogo por qualquer uma dessas «excepções raríssimas», garantidamente não o farei. A verdade é que atrás de um sempre vêm outros e que os acusadores de hoje são os acusados de amanhã. O sistema, muito norte-americano, da «delação premiada» leva a que quem se sente no sufoco ponha a boca no trombone para se tentar safar, ou, pelo menos, para levar uma pancada menos forte, e entregue toda a gente.

Os anos que passei no Brasil permitiram-me entender a origem do fenómeno. Ela reside, a meu ver, numa verdadeira concepção patrimonialista do estado, segundo a qual quem o governa nos seus diferentes níveis federal, estadual ou municipal o tem como coisa sua, que usa como mais lhe convier. Por essa razão, o tradicional conceito de corrupção política não se aplica, a meu ver, nesse país. Até porque, geralmente, a corrupção é uma excepção à regra, ao passo que, no Brasil, a regra é a nossa excepção. Entre os governantes, senadores, congressistas e autarcas do PT – que se fartaram de roubar, à descarada, nos últimos quinze anos – e dos demais partidos, há, essencialmente, uma diferença temporal: os primeiros chegaram ao poder depois dos outros e trataram de se abastecer mais depressa e com maior voracidade do que o habitual, com medo de o perder mais cedo. Por conseguinte, não causa grande espanto encontrar como beneficiários e agentes do «Petrolão», ou de outro escândalo qualquer (para quando uma auditoria a sério ao BNDES…), o Lula, a Dilma, o Aécio, ou outro qualquer marmanjo que faça da política o seu modo de vida. Essa é a regra do Brasil, confirmada pelo excelente nível de vida ostentado pela generalidade dos políticos com cargos executivos prolongados no tempo.

No meio desta algazarra que por lá vai, há, contudo, uma coisa verdadeiramente difícil de compreender: donde vem a força dos (poucos) homens do Ministério Público e da Polícia Federal que andam a prender meio Brasil político e se preparam para prender a outra metade. Só para se ter uma ideia da dimensão disto, a Operação Lava-Jato vai na sua 24ª fase, na qual se prepara a prisão do Lula, e tem previstas, ao que se sabe, 70… Por outro lado, a proclamação ao país de Sérgio Moro, em forma de nota à comunicação social, após as manifestações do último domingo, na qual dizia que será «importante que as autoridades e partidos ouçam a voz que vem das ruas», também é coisa bizarra, a precisar ainda de ser bem entendida.

30 comentários leave one →
  1. basto_eu permalink
    15 Março, 2016 20:56

    Para evitar de ir prà gaveta o Lula da Dilma em vez de ir prá rua vai pró governo…

    Liked by 1 person

  2. Tiradentes permalink
    15 Março, 2016 21:51

    O que se está a passar no Brasil é “apenas” o bolivarianismo chavista à maneira brasileira. Aliás se quisermos encontrar semelhanças na Europa também as temos.
    É o socialismo do século XXI, aquele que não conheceu muros fuzilamentos ou gulags , ou que faz de conta que os esqueceu, pelo menos até chegar ao poder.
    Temos o syrizismo grego, o podemismo espanhol e o bloquismo portuga à espreita de chegar ao poder para depois fazer o mesmo.

    Liked by 1 person

    • Arlindo da Costa permalink
      16 Março, 2016 00:42

      O que se passa no Brasil é só um décimo da pouca vergonha que passou em Portugal no tempo do cavaquismo e deste último governo. Enxerguem seus visgolhos!

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      16 Março, 2016 08:43

      Lá está a escola do arlindismo a fazer o pino e a achar que a sua perspectiva nessa posição é a realidade. Lá atrás o rapaz “descobria” de forma racista que a maioria dos manifestantes eram brancos. Não sabendo que a maioria são brancos seguidos dos “pardos” (designação brasileira) ele queria que a população negra que representa cerca de 7% dela fosse a maioria. Sintomaticamente ele viu as imagens no CM ou aqui algures na net e não olhou para as imagens das manifs no nordeste (Salvador e Recife p.ex.) Racista como é não dá aos brancos sequer o direito de manifestar. Só os vermelhos podem.
      Comparar a corrupção brasileira e sobretudo a roubalheira do PT de Lula e Dilma com qualquer coisa em Portugal, seja cavaquista ou socratista (esta parte ele esquece) em termos de valor e métodos é como dizer que o maior roubo da história é igual ao chupa-chupa que uma criança rouba a outra.
      Entre o pino em que vive e acha que a realidade é ver o mundo ao contrário sofre também do problema comum dos crentes na dialéctica materialista de ter os dois hemisférios cerebrais sem comunicação entre si.
      Isto tudo porquê? Porque lhes tocam nas vacas sagradas do BE e do PCP e…….. por mais estranho que pareça ( ou nem tanto) ele vem só confirmar que realmente é assim.
      Foi assim que o socialismo bolivariano chavista, lulista syrizista chegou ao poder e é assim que o podemismo e o bloquismo quer chegar ao poder para poderem ser todos petistas lulistas para poderem roubar tudo e se perpetuarem no poder.

      Gostar

  3. procópio permalink
    15 Março, 2016 22:41

    O problema do Brasil é a descendência.
    Os primeiros que lá chegaram eram valentes, temerários e empreendedores.
    Mais tarde foram os candongueiros, os tolhas e os merceeiros.
    Os mesmos de cá, só que com muito mais para roubar e espaço para sujar.
    A marca está aí. O bolivarianismo está a fazer o resto.

    Gostar

    • Arlindo da Costa permalink
      16 Março, 2016 00:42

      O problema do Brasil é a influência da cultura portuguesa.

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      16 Março, 2016 08:46

      Não desculpa embora possa ser uma das influências….a cultura do ladrão salvador da pátria tão em voga nos dias de hoje como defensor dos pobres e justiceiro social como estridentemente e esganiçadamente o arlindismo faz eco e é o seu digno representante.

      Gostar

  4. procópio permalink
    15 Março, 2016 22:43

    E se neste lugar mal frequentado, à semelhança com Brasília, o nº 2 faz o nº 1 ministro?
    Habilidade não lhe faltará, as leis é que podem não ser as mesmas.

    Gostar

  5. Chopin permalink
    15 Março, 2016 22:56

    Eu concordo. A corrupção por lá é norma. Muito diferente de cá. Em Portugal não há corrupção. Uma ou outra excepção e mesmo essas não passam de urdiduras e inveja.
    Acho mesmo um grande atrevimento do sr Moro.
    O nosso sistema é mais eficaz. A Dona Cândida e o dom Pinto Monteiro acabaram praticamente com esse fenómeno e nem foi preciso proclamações bombásticas.

    Gostar

    • Bolota permalink
      16 Março, 2016 00:15

      Chopin

      Expresso | ÚLTIMA HORA: Paulo Portas contratado pela Ferrostaal

      Paulo Portas, ministro da Defesa na altura em que foi assinado o contrato com a Ferrostaal para a compra de dois submarinos, irá prestar serviços de consultoria…

      Gostar

      • Jorge Libertário permalink
        16 Março, 2016 09:21

        Bolota e verificar as fontes? Isto de partilhar nem verificar as fontes dá sempre asneira. Também foste enganado e publicaste uma suposta noticia do Expresso que o próprio jornal já veio desmentir, pois tratou-se duma montagem e muito mal feita. Só mesmo os ursos (sem ofensa para os animais) é caem tão facilmente…

        Gostar

      • Bolota permalink
        16 Março, 2016 11:40

        Libertario,

        Não sei se és urso, mas uma coisa és. ALARVE.

        A minha fonte é tão seria quanto a tua. Mete aqui o desmentido.

        Gostar

      • Jorge Libertário permalink
        16 Março, 2016 16:09

        Bolota seu monte de merda, quem faz uma acusação é que tem que provar a mesma! Mostra em que parte do expresso é que está essa notícia. Deixa de ser apenas um filho da puta e coloca o link onde está essa notícia.

        Gostar

      • Jorge Libertário permalink
        16 Março, 2016 16:11

        Deixo aqui todas as notícias que foram publicadas pelo expresso sobre o Portas, mostra lá onde está essa notícia? Tal como todos os comunistas não passas dum monte de merda

        http://expresso.sapo.pt/pesquisa?q=portas

        Gostar

  6. Cfe permalink
    16 Março, 2016 00:07

    Caro Rui,

    Conheço os dois países muito bem. A única diferença entre Brasil e Portugal é a escala. Houvesse a riqueza tamanha em Portugal e tudo ficaria explicito. Uma pequena diferença nota-se porque enfiaram na cabeça dos portugueses que são “europeus” (seja lá o que isso for e não refiro-me a geografia) e daí gostam muito de ter meios-fios bem talhados, rotundas bonitas e outras coisas “europeias”.

    Tente, por exemplo, instalar um posto de gasolina sem conhecimentos em Portugal e arrepende-se em 5 minutos do texto que escreveu.

    Ah! Essa mesma escala permite que existam realidades totalmente distintas entre um Paraná de Moro, um Rio das novelas e um Ceará dos coronéis. A falta da escala permite um governo de Lisboa que “tudo vê e controla” em Portugal.

    Gostar

  7. 16 Março, 2016 00:20

    Se calhara força dos polícias e MP vem de ainda os terem no sítio.

    Gostar

    • 16 Março, 2016 00:32

      É isso aí. Ainda existe gente honesta que não compactua com essa lama e, claro tem
      tomates para tal. O Sérgio Moro é um desses.

      Gostar

    • rui a. permalink*
      16 Março, 2016 00:40

      Isso é que era doce!

      Gostar

    • Arlindo da Costa permalink
      16 Março, 2016 00:44

      No Brasil o MP e os tribunais estão pejados de corrupção . Muitos juízes têm sido apanhados com malas de dinheiro a sair do país. Ó Zazie vai ao dentista!

      Gostar

      • Cfe permalink
        16 Março, 2016 10:33

        tantos não é? Mostra lá as fontes.

        Gostar

    • Tiradentes permalink
      16 Março, 2016 08:49

      Zazie …muitos juízes os tribunais estão pejados de corrupção. Muitos juízes tem sido apanhados com malas de dinheiro a sair do país. Curiosamente esses muitos juízes foram ou são juízes que favoreceram o PT da Dilma e Lula . Mas isso não interessa nada.

      Gostar

  8. Arlindo da Costa permalink
    16 Março, 2016 00:40

    A melhor defesa é o ataque.
    Perante a pouca vergonha dum poder judiciário corrupto e ao serviço das classes possidentes do Brasil há que partir os dentes à reacção.

    Gostar

    • Jorge Libertário permalink
      16 Março, 2016 09:27

      A melhor defesa é o ataque, deve ser por isso que o Lula aka Polvo decidiu atacar e gamar faqueiros de ouro oferecidos pela Quenn Elisabeth na década de 1960 ao Brasil, mais uma adaga de ouro e diamantes, mais um Cristo, mais umas mansões, mais umas conferências, 200 mil euros cada uma, dais quais não existe gravação de imagem e som. O Staline também adorava partir os dentes à reacção…Arlindo e se fosses defender criminosos para o caralho que ta foda meu grande filho da puta!

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        16 Março, 2016 10:09

        Jorge Um criminoso, seja ele de facto na prática criminoso ou não mede-se primeiro pela sua moral ou ética.. Os que não praticam materialmente o crime são os criminosos covardes. Simplesmente não tem coragem de enfrentar possivelmente a justiça ou a reprovação social.
        Em termos morais nada os distingue do ladrão ou mesmo do assassino senão a sua cobardia e não poucas vezes a sua verborreia (aquela que o criminoso material já nem usa).
        Quando se transforma o maior roubo da história do Brasil (podem dar-lhe o nome que quiserem de propina suborno mas não passa de roubo) em mais de 20 mil milhões de euros (Petrobrás) para enriquecimento ilícito dos actores e para financiamento de um projecto de poder eterno ( à boa maneira dos “democratas” de partido único) em forma de “ataque” político sabemos logo com que nível de moralidade estamos a lidar. aquela que o materialismo dialectico permite e até incentiva, se for preciso a matar como fizeram a milhões nos países onde assumiram o poder.
        Além do roubo na Petrobrás terá de juntar um sem número deles onde as contas são também de biliões de reais como nos Correios-fundo de pensões dos seus trabalhadores que agora descontam o dobro para colmatar o roubo, como na construção e funcionamento das hidroeléctricas, na obra faraónica e nunca feita da transposição do rio S. Francisco, assim como no “financiamento” do BNDS que se calculará em 500 biliões de reais.
        O roubo dos faqueiros,das obras de arte das jóias da presidência do Brasil por parte do sempre eterno e amigo dos pobres jararaca da Silva é significativo sobretudo no aspecto dos princípios. E os princípios são os de não olhar a meios para atingir os fins, como aliás o materialismo dialetico defende na sua forma política, sejam eles estalinistas, trotskistas ou outros tipo socialismo bolivariano chavista petismo, bloquismo ou outro.
        Nada de novo portanto no “reino da Dinamarca”. Assassino ladrão é quem pensa assim e defende isso e acha que isso pode ser praticado porque na mente deles “outros” que eles acham seus opositores porque roubavam e não deixavam que a gangue deles roubasse já o faziam.

        Gostar

      • Arlindo da Costa permalink
        17 Março, 2016 00:12

        Só defendi um homem sério, ao qual o Brasil e a Humanidade em geral devem muito.

        Gostar

  9. Manuel permalink
    16 Março, 2016 09:54

    Não se excitem nem entrem em relativismos, vamos aceitar o Índice de Percepção da Corrupção de acordo com a transparência internacional, dados de 2015: Portugal-28, Brasil-76, Angola-163.

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      16 Março, 2016 11:27

      Índice de PERCEPÇÃO é mesmo de percepção…e não de corrupção. Por exemplo, a percepção arlindista da corrupção do Lula e seus afilhados é nula. Quanto mais roubarem mais revolucionários os considera. A Percepção não varia, “vareia conforme o clube ideológico”
      Veja o “indice de percepção dos submarinos” O governo Guterres na pessoa do seu ministro da defesa (António Vitorino) assina um pré-contrato vinculativo com uma indeminização de 2 mil milhões em caso de quebra, para a compra de 4 submarinos a 1.200 milhões cada um. O mesmo governo integra no negócio a Escom do BES/Ricardo Salgado. O mesmo partido nesse ano quadriplica as “doações” na sua contabilidade.
      A percepção exclusiva é que de que o Paulinho das Feiras é que meteu todo o dinheiro ao bolso (não o creio inocente mas em muito menor escala)
      São os problemas de PERCEPÇÂO.

      Gostar

  10. Algarvio permalink
    16 Março, 2016 11:51

    O que impressiona é que o Arlindo consegue atacar toda a gente sem tropeçar no 44

    Gostar

Trackbacks

  1. Lula da Silva ou o futuro do Brasil | (in)Transmissível

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: