Sinais exteriores de riqueza
Segundo o Público, os sinais exteriores de riqueza do Colégio de Santa Maria de Lamas terão sido um dos motivos que levaram o ministério da educação a reduzir o número de turmas do colégio. E que sinais exteriores de riqueza são esses? A administração retira dinheiro para comprar Ferraris? Chove nas instalações mas a administração tem gastos sumptuosos em noteis de 5 estrelas? Nada disso. Os sinais exteriores de riqueza são as instalações que a escola proporciona aos alunos. Instalações que foram construídas ao longo de 25 anos. Durante esses 25 anos a escola recebeu o mesmo que uma escola pública semelhante receberia. Só que, pelos vistos geriu melhor o que recebeu. Não só presta melhores serviços de educação como conseguiu construir instalações com salas multimédia, laboratórios, salas de informática, laboratório de fotografia, piscina olímpica e campos de squash. Durante esses mesmos 25 anos, uma escola pública da mesma dimensão conseguiu, recebendo o mesmo, manter 10 horários zero. Conhecem alguma escola pública com piscina? Nope. Mas os professores com horário zero tiveram estes anos todos muito tempo para ir à piscina. Não se pode ter tudo.
Infelizmente, cheguei à conclusão que esta é uma batalha justa, mas perdida.
Faz-me lembrar a história do português que foi para o Inferno.
Lá chegado, havia uma porta blindada para o Inferno de cada país, exceto o Inferno de Portugal, que não tinha porta. Perguntou a um demónio porque Portugal não tinha porta. Resposta:
– O Inferno de Portugal não precisa de porta. Se alguém tenta subir, os outros puxam-no para baixo.
GostarLiked by 4 people
Camarada António
Acrescente uma sobre o inferno português:
(resumido)
Todo o morto que chegava à triagem -infernal, preferia o inferno português….S. Pedro admirado resolve mandar inquirir da razão…..
Simples:
As caldeiras `de ferver a água estavam inativas por falta verba…. estavam à espera da Troika!
GostarGostar
A Escola Secundária Rodrigues de Freitas no Porto, tem uma piscina, construída no tempo da festa da Parque Escolar. Ao que sei, não funciona.
GostarLiked by 1 person
A ES Rodrigues de Freitas (Liceu D. Manuel II) já tinha a piscina no ano lectivo de 1979/80, quando eu o frequentei e utilizei-a nas aulas de Educação Física.
GostarGostar
A piscina da Escola Secundária Rodrigues de Freitas (Ex D.Manuel), existe pelo menos há 30 anos. Andei naquela escola 6 anos e só por uma vez lá fui. Aquilo sempre foi terra de ninguém.
GostarGostar
A piscina da ES Rodrigues de Freitas existe desde que o edifício foi construído na década de 30. A Parque Escolar permitiu recuperar a piscina (e outras valências) que estava devoluta desde os anos 90.
GostarGostar
Não entendo como é que uma pessoa no seu perfeito juízo resolve acabar, abruptamente (entenda-se à bruta) com uma experiência destas.
GostarLiked by 2 people
Têm toda a razão do mundo. Se tiveram capacidade de fazer tudo isto, não precisam de financiamento publico.
GostarGostar
É portanto melhor entregá-lo as escolas que passam dificuldades com o mesmo orçamento?
GostarGostar
Tiro ao Alvo, não é para entender.
O confronto, a concorrência, o mérito estão no index dos marxistas.
O que eles vão fazendo e bem, com o apoio explícito e afectuoso do PR é eliminar tudo o que os possa pôr em causa. As telenovelas mesmo cheias de sinais burgueses, os futebóis, a noite, os snifs, os shots podem singrar à vontade. Adormecem.
Quanto ao maior burlão da história que os aliviou por debaixo da mesa, nem uma crítica.
Queira desculpar, quando escreve “abruptamente (entenda-se à bruta)”, permita-me um reparo. Só é abruptamente para quem não segue as catalinárias dos marxistas, há muito tempo ameaçavam e vão continuar a ameaçar em tudo o que mexa. À bruta será um termo muito apropriado, não para o curto termo, equaciona-se para o médio prazo.
Como? O protetorado está hoje a ganhar uma mentalidade própria da américa latrina, a situação geográfica deixou de ser barreira e bilderberg, para já, é isso mesmo que deseja. Fale nisso a uma virgem ofendida; ela vira-se para o lado, mostra um semblante esquivo, solta um ar incrédulo e chama-lhe tudo.
A escola do teatro funciona em ambientes pouco exigentes, com números bem ensaiados. Para se ensaiar é preciso repetir, repetir. Os merdia estão lá para isso.
“De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.”
― Joseph Goebbels
Ele nunca esquecia o “nosso povo”, ele queria estender o povo dele a todo o lado.
““Somos socialistas porque vemos a questão social como uma questão de necessidade e justiça para a própria existência de um estado para nosso povo e não como uma questão para piedade barata e sentimentalismo humilhante. O trabalhador tem direito a um padrão de vida que corresponda ao que produz.”
Este tipo de personagens acaba mal. O pior é milhões acabarem antes deles.
GostarLiked by 3 people
Procópio, não tem nada que pedir desculpa, eu é que não fui claro. Quando escrevi abruptamente, quis dizer subitamente, sem aviso, mas reconheço que “eles” já tinham dado vários avisos, sobretudo um muito sério, que foi o de acabar com os exames nacionais no 4º e no 6º ano (que só valiam 30% para a nota final), impedindo assim a comparação entre escolas e, por arrasto, a comparação entre professores. Portanto, tem razão, os sinais existiram e deviam ter feito soar muitos alarmes, mas não foi o que aconteceu, houve muito boa gente que se acovardou. Agora que foi à bruta, foi, do tipo eu quero posso e mando, impróprio de uma democracia madura. Esperemos o que os tribunais vão dizer.
A concluir, faço votos para que se mantenha atento e vigilante, que eu vou procurar fazer o mesmo.
Passe bem.
GostarLiked by 1 person
Mas alguém quer acabar com o ensino privado?! Não!
Alguém quer acabar com as piscinas, os campos de squash…? Não!
Vai aqui uma grande confusão…
GostarGostar
Estás muito confuso, pá!…
GostarGostar
Aqui pode-se tentar confundir os basbaques. A esmagadora maioria dos que pensam não.
Não querm para já extinguir o ensino privado. Para onde iriam os filhos deles?
Extinguem apenas o que funciona melhor, elimina-se qualquer tipo de comparação possível.
A lógica de não pagar impostos para o privado é uma batata quente. A lógica de permitir as associações só onde não há escolas públicas é outra batata. O problema não é de logística.é de competência. Que interessa ter escolas públicas ao lado se eleas, na maior parte das vezes não funcionam? Droga a esmo, telemóveis a sonar, sexo nos corredores mais esconsos, professores exaustos, alunos profundamente desmotivados, alunos que não podem aprender por causa de labregos, futuros activistas, que não deixam os professores ensinar. É verdade que ainda se pode emigrar, ter uma vida decente lá fora.
Será razoável ter que sair para educar os filhos em ambiente civilizado?
Não, para a escória marxista não há razoabilidade que não sejo o pensamento único.
Até nas universidades ele alastra, em véspera de acontecimentos funestos.
“Vera Jardim, destacado militante socialista, afirmou que os resultados económicos do Governo até agora deixam a desejar, considerando que, para cumprir a sua estratégia para as finanças públicas, kosta precisa de crescimento económico para aumentar o investimento e para gerar emprego. Até agora, segundo Jardim, os resultados “não são brilhantes”. Esperemos mais uns meses. A esperança dos xulos é a única a morrer.
GostarLiked by 3 people
O xi-xi tem razão, os marxistas não querem acabar com piscinas, campos de squash, nada disso… Querem é evitar que o povo se afogue nelas, se aleije, etc. Mas esse e outros luxos os marxistas não querem acabar,não, sinal disso é a vida dessa elite marxista com várias casas com banheira de ouro com piscinas, carros de alta cilindrada, aviões e contas chorudas. Perguntem ao Lula, ao Fidel, ao Maduro, ao Sócrates, ao Eduardo Santos e sua filhota, já que nõ podem perguntar ao Chavez, ao Kadaffi, e ao Staline.
GostarLiked by 3 people
Se há coisa de que o mundo da política nacional e local se deveria coibir de falar, é de sinais exteriores de riqueza 🙂
GostarGostar
Tem toda a razão, boa dica para o ministro!
GostarGostar
O que é espantoso é que esta gente nunca vê sinais no Correio da Manhã 🙂
GostarGostar
A direitalha subsidiodependente está à rasca, isso sim!
Quem quer luxos, paga-os!
Ou para haver ensino de qualidade são necessários campos de squash?!?
GostarGostar
O x aprendeu onde a ser flibusteiro ?? Na escola pública ??
GostarGostar
Sou auto-didata!
GostarGostar
Já percebi que o comentador x pertence às fileiras dos imbecis não federados. Tenho por norma não perder muito tempo com este tipo de cabotinos mas uma singela resposta é sempre devida.
»Direitalha subsidiodependente« Sabe como se denomina a figura de retórica com a inversão do sujeito?
Claro que quer quer luxos os tem que pagar. Sabe quanto custa manter um bom apartamento em Paris?
Para haver ensino de qualidade não é necessário qualquer campo de squash. Mas para satisfazer alunos que queiram aprender a jogar squash, um campito dá jeito. Para o bilas, também (com covas de dimensões aprovadas pela Federação Portuguesa do Berlinde).
GostarLiked by 1 person
O seu nick é auto-explicativo…
GostarGostar
O x é autodidacta (é assim que se escreve). Fez-se a ele próprio. Por isso mesmo, ficou mal feito.
GostarLiked by 1 person
Todas as Escola Pública de Coimbra têm piscina …. MONDEGO!
GostarGostar
Ó pá, continuem a dar ensino. Quem é que os proíbe.
É uma questão de mercado.
GostarGostar
Arranjem clientes. Com dinheirinho na mão. Não contem comigo.
GostarGostar
Arre Lindo, contigo não contam não . Burro não aprende línguas.
GostarGostar
Pois é… mas o pulha não gosta disto e não gosta porque não lhe interessam comparações.
Fica sempre a perder e a insultar quem tem opinião diferente.
Vai para a Pedrulha
GostarGostar
uma cooperativa, não é? quando não são ordens religiosas são sempre cooperativas, sempre cooperantes abnegados, sempre a trabalhar para o bem-comum. Não há um que monte negócio e ponha no nome da empresa Colégio Privado, S.A.. Fica mal dizer: nós estamos aqui para ganhar o nosso. Isto é um negócio como outro qualquer. Não senhor, são todos bons samaritanos que estão ali por amor à camisola, uns sacrificados.
GostarGostar
Tosco- na URSS chegaram aos 19 milhões de apparatchiks. Esse é o único modelo que têm na cornadura
GostarGostar
Noticia com muita falta de informacao, se e ensino privado nao tem que receber subsidio um subsidio igual ao publico, ja “privada” quer dizer que se quer la estudar tem de pagar, e nao seria justo para os outros alunos das escolas proximas estarem com condicoes inferiores so porque sim…
Escola privada e um negocio, nem todos os negocios duram eternamente, e como negocio que e, so os mais fortes sobrevivem 😉
GostarGostar
Tiago,
Faz sentido. Quando há um projecto que se destaca e é melhor devemos matá-lo porque nem todos podem beneficiar dele.
GostarLiked by 1 person
isto para não falar de que nas lamas em questão os cooperantes terão feito um soufflé com as contas, rezava o Público no outono passado.
com o clero a música é um bocadinho diferente: lucros nunca há. impostos também não, para alguma coisa serve a concordata. paga-se para o colégio, o lucro vai para outra boa obra, cujo lucro vai para outra boa obra, cujo lucro vai para outra boa obra e tudo acaba numa sotaina engomada a preceito no vaticano. tudo amor ao próximo. só não dizem que o negócio mesmo é o amor ao próximo. podiam montar um negócio de pronto-a-vestir, uma empresa de sumos, mas não…o que rende mesmo é a saúde, os velhos e as criancinhas.
GostarGostar
nestes comentários que vi aqui chego à conclusão ,que quem não é a favor dos privados, pura e simplesmente não tem razão. Será assim tão complicado entender que ninguém está a obrigar os pais destes meninos a sair dos colégios,podem acabar o ciclo onde estão inseridos ,só nas novas matriculas de inicío de ciclo que a prioridade é a escola pública, num entanto podem quem quiser manter os status de colegio tem uma solução fácil PAGUEM DO VOSSO PRÓPRIO BOLSO.não obriguem os outros contribuintes pagar aquilo que é vosso. sem mais ide…….
GostarGostar
Moreira,
1. As pessoas já pagam impostos do próprio bolso.
2. Vão tirar a melhor escola da rede pública para favorecer escolas piores.
3. O custo de um aluno na escola estatal é o mesmo que numa escola com contrato de associação
4. A maior parte dos que frequentam escolas com contrato de associação não têm dinheiro para pagar propinas.
GostarLiked by 1 person
Falta um ponto:
5. As escolas privadas têm o poder de “convidar a sair” os alunos que não interessam à instituição. A escola pública que é obrigada a aceitá-los.
GostarGostar
Cristina,
Escolas estatais e associadas têm que seguir as mesmas regras. Uma escola associada não tem a mesma liberdade que uma privada sem contrato.
GostarLiked by 1 person
Não. Um escola com contrato de associação pode mandar embora um aluno sem as complicações que têm as estatais
GostarGostar
Zazie, concordo que as escolas com associação têm facilidade em livrar-se de um aluno insociável, ao contrário das escolas públicas que, se tentarem fazer isso, esbarram com muitíssimas complicações.
Talvez por isso, muitas escolas públicas estão cheias de turmas em que a maioria dos alunos não aprende nada, apesar de nem sempre ficarem retidos, passando as aulas a chatear os professores e a distrair os alunos aplicados.
O que lhe quero dizer é que a indisciplina que grassa em muitas escolas públicas pode estar relacionada com essa dificuldade de encontrar soluções para alunos que não querem, ou não têm capacidade para estudar, mas que até poderiam ter capacidade para exercer uma actividade útil, que lhe devia ser ensinada antes de atingirem os 18 anos, quantas vezes já cheios de vícios.
Creio que concordará comigo.
GostarGostar
Diz o Moreira que “ninguém está a obrigar os pais destes meninos a sair dos colégios”, mas não é assim. Os pais das crianças que acabam o 6º ano têm que mudar os filhos para outra escola, desta vez pública. Ou seja, uma criança de família carenciada, que até agora andava num colégio onde os resultados são razoáveis, vão mudar para uma escola que, em princípio, é pior.
Quem não sabe o que se passa na realidade, não deveria atrever-se a dar palpites.
GostarLiked by 1 person
Parte do princípio que a escola pública é pior. Que triste convicção!
GostarGostar
Ó Desluminado tens alguma dúvida? Repara que eu escrevi “em princípio”, o mesmo é dizer que aceito que algumas são boas.
Todavia, no caso em apreço, a escola pública será seguramente pior,pois só assim se entende a razão que levou os pais a matricularem os filhos na escola com associação. Se a escola pública, que tinham à mão, fosse melhor, então a matrícula que fizeram na escola com associação seria pura estupidez. Percebeste?
GostarGostar
“A administração retira dinheiro para comprar Ferraris? Chove nas instalações mas a administração tem gastos sumptuosos em noteis de 5 estrelas? Nada disso” – Epá gostava mesmo de saber em que escola pública é que isto aconteceu. Uma escola pública, onde já agora todos os gastos são controlados ao cêntimo pelo Ministério, ao contrário destes negócios que são (ou melhor, eram, felizmente) um sorvedouro de dinheiro público para que os betos não tenham de pagar o colégio, ao contrário que todos os outros que andam e pagam, estando no seu pleno direito.
GostarGostar
Nobre,
Acha que há 2000 betos em Santa Maria de Lamas?
GostarLiked by 1 person
Será que já posso comentar – ou podem libertar os meus comentários com a conta WordPress?
GostarGostar
Calma, Barbudinho: lembra-te que não estás em tua casa.
GostarGostar
António Costa com aqueles dois “pedregulhos” amarrados aos pés está manietado. O Ministro da Educação faz o que lhe mandam. Esta história de acabar abruptamente com os subsídios tem características ideológicas e a urgência de um governo a prazo.
GostarGostar