Skip to content

Estão a ver o Maduro é o que é mas a oposição é horrível…

3 Agosto, 2017

«Cria-se uma dicotomia inaceitável que implica, para diabolizar Nicolás Maduro e o seu governo, fazer de conta que do outro lado está uma oposição dirigida por figuras decentes e exemplares do ponto de vista da democracia.» – escreve no Expresso Valdemar Cruz.

Face aos extremos a que chegou o governo socialista da Venezuela a esquerda, à excepção do professor Boaventura, lá admite que realmente o Maduro tem que se lhe critique. Mas a oposição, explicam-nos, é igualmente má. Ou pior ainda. Como assinala Valdemar Cruz faltam à oposição figuras decentes e exemplares do ponto de vista da democracia;Esta é a mesma oposição que em 2002, descontente com as sucessivas vitórias eleitorais de Chávez, pegou em armas e desencadeou uma tentativa de golpe (elucidativo este documentáruio) para derrubar o governo legítimo.

Não sei até quando na linha do tempo Valdemar Cruz considera ter sido legítimo o governo da Venezuela mas há muito que as campanhas eleitorais e os respectivos resultados na Venezuela estão eivados de irregularidades que noutro local do mundo levariam à sua anulação. Por exemplo, em 2013 quem ganhou: Maduro ou Capriles?

Quanto à falta de exemplaridade democrática das figuras da oposição venezuelana não deixa de ser curiosa essa exigência que aliás está longe de ser exclusiva de Valdemar Cruz. Assim que me lembre o 25 de Abril celebra um golpe militar, a oposição portuguesa tinha como sua figura mais destacada um “democrata” de rija cepa como era o caso de Alvaro Cunhal e o pandemónio instalado em Portugal no ano de 1975 pelas figuras decentes e exemplares da nossa democracia levou a que  ainda tivéssemos um outro golpe, este a 25 de Novembro de 1975. Dado este nascimento nada exemplar nem decente da nossa democracia teremos de regressar à ditadura para aí uma vez dotados de figuras decentes e exemplares chegarmos à democracia? E já agora como?

Anúncios
15 comentários leave one →
  1. 3 Agosto, 2017 11:02

    Republicou isto em O LADO ESCURO DA LUA.

    Gostar

  2. Narciso Miranda permalink
    3 Agosto, 2017 11:08

    O DN segue a mesma cartilha com um opinador profissional a escrever hoje coisas como ” a culpa neste caso tem de ser repartida entre o poder e a oposição” e as “conquistas sociais de Chávez já não compensam os comportamentos autoritários”. http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-da-direcao/interior/o-dialogo-que-falta-na-venezuela-8681423.html

    Liked by 1 person

  3. Colono permalink
    3 Agosto, 2017 11:49

    Não há nada mais deprimente do que ler um texto dum “comunista/bloquista” sobre a teoria da “democracia”…
    Gulags/ Invasões da Polonia e Checoslováquia / Muro de Berlim… nada disto (no mínimo) os faz corar de vergonha e ficarem calados… Porra que é demais!

    Liked by 1 person

    • José permalink
      3 Agosto, 2017 23:55

      Deprimente é, não haver capacidade para se ter uma visão equidistante do que, ao longo da história das últimas décadas, se passou na América Central e do Sul, com as ditaduras sanguinárias que imperaram em vários países, apoiadas e alimentadas pelos USA. enquanto que a URSS, apoiava Cuba e a guerrilha que lutava nos países sujeitos a ditaduras. Se analisarmos o que se passou no Mundo, então…

      Gostar

      • 4 Agosto, 2017 00:00

        Comparemos os mortos por Fidel Castro com a SOMA dos mortos de todas as outras ditaduras.

        Como sempre disse, para um vermilhóide, a vide de um outro vermilhóide vale muito menos do que as vidas ocidentais. São estes comunistas, no fundo dos fundos, um bando de racistas, misóginos, auto-flagelantes e perfeitamente imbecis.

        Liked by 1 person

  4. Ricardo Janeira permalink
    3 Agosto, 2017 12:07

    Tenham calma que ainda falta a fase do “Isto com o Chavez era maravilhoso e estava tudo a correr bem e foi o Maduro que estragou tudo”

    Liked by 2 people

    • Tiradentes permalink
      3 Agosto, 2017 21:57

      Um ex-presidente da Câmara de Londres, Trabalhista, Kevin Livingstone, já disse que o mal do Chavez foi não os ter matado todos……os oligarcas. Sendo que oligarca é aquele que não concorde com o socialismo do século XXI, e se não o for é um reaccionário que o apoia.

      Liked by 1 person

  5. Colono permalink
    3 Agosto, 2017 12:08

    Volto , porque eles são casmurros: é preciso abrir-lhes a tola.

    Há Imprensa livre na Venezuela, Cuba, Coreia do Norte / China?
    Há partidos de oposição nestes países: NÃO
    Há presos políticos em Cuba: HÁ
    Porra que é demais!

    Liked by 1 person

  6. 3 Agosto, 2017 12:22

    O mainstream português está cheio de sabujos amantes das ditaduras comunistas/socialistas.
    Se isto fosse uma democracia a sério toda esta escumalha estava proibida de se expressar publicamente e a responder a processos em tribunal por atentado à democracia.

    Afinal estão a defender o Estado Novo porque a oposição ao Estado Novo é esta bosta de dirigentes que todos conhecemos: corruptos, amorais, anéticos e sem pingo de humanidade (vidé o desprezo pelas vítimas mortais e seus familiares do incêndio de Pedrógão Grande).

    Esterco como esses Valdemares merecem que lhes seja aplicada a justiça islâmica: decapitação.
    Mas em vez desse acto profilático é-lhes concedido infinitas horas de emissões televisivas e radiofónicas e inumeráveis páginas de jornais e revistas.

    Curiosamente nenhum desses sabujos emigra para qualquer um desses países que muito apreciam e cujos ditadores louvam. Nem nunca lá viveram ou trabalharam alguma vez na vida.

    Liked by 1 person

    • Luis permalink
      3 Agosto, 2017 12:42

      Na realidade, a meu ver, boa parte da nossa Esquerda representa apenas o renascimento de ideias queridas de algumas elites do passado, ideias essas que trouxeram o nosso atraso em relacao ao resto da Europa a partir do seculo XVI. Um modelo economico fechado, entrega de sectores chave a poucos que ficam com monopolios e rendas garantidas, controlo da opiniao publica, uma elevadissima percentagem da populacao sem nada produzir e dependente do poder (antigamente, a populacao conventual, a corte, os criados das elites, agora o funcionalismo e os bracos do Estado paralelo), a espoliacao de quem efectivamente trabalha e produz (como fazia a Inquisicao aos cristaos-novos).

      Liked by 2 people

  7. Luis permalink
    3 Agosto, 2017 12:37

    Nao vale a pena pois isto e doenca que pega de estaca. O povo portugues tem esta grande fraqueza que e o deslize para o socialismo. Somos uma sociedade onde se tornaram predominantes as caracteristicas do arquetipo feminino. E sociedade assim tendem para o socialismo. O problema e que sem fartura de dinheiro nao ha socialismo que se aguente, e ate a Venezuela, que e riquissima em recursos naturais, esta na mais pura miseria.

    Liked by 2 people

  8. Colono permalink
    3 Agosto, 2017 14:21

    Volto: É preciso abrir-lhes a tola:

    Na Venezuela – Crianças comem restos de lixo
    Na Venezuela- Não há medicamentos básicos
    Na Venezuela ; – O povo que pode foge para os países limítrofes
    Na Venezuela – Os opositores a Maduro são presos pela calada da noite
    Na Venezuela – Há fome , FOME, FOME, FOME…
    Na Venezuela : A inflação já chegou aos 1.000% ( MIL)
    Abram os olhos comunistas…

    Liked by 1 person

  9. Arlindo da Costa permalink
    3 Agosto, 2017 23:24

    A oposição felizmente tem toda a liberdade de expressão: 4 redes de televisão, várias e todos os jornais.

    E até têm bombas, capacetes e escafandros!

    Muito mais bem preparados do que a pobre oposição doméstica do PSD e do CDS….

    Gostar

  10. carlos alberto ilharco permalink
    4 Agosto, 2017 18:15

    Não tem nenhum interesse comentar seja o que for do Expresso.
    Tornou-se um órgão não democrático dentro da imprensa portuguesa.
    Eliminou comentários a todos as suas publicações, sejam artigos, sejam crónicas, sejam receitas de cozinha.
    Até o Correio da Manhã é mais democrático.
    O Balsemão envelheceu, perdeu o controlo e aquilo afunda-se.
    Adeus.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: