Skip to content

O que vem a seguir?

17 Setembro, 2017

Ontem escrevi isto para o Observador: O homem que jantava sozinho. Fazia férias sozinho. Governava sozinho… Falo de Sócrates, claro. A cada nova revelação o silêncio adensa-se. E de cada vez que Sócrates fala o silêncio cresce ainda mais. A falta de solidariedade daqueles que tanto o bajularam não me espanta (presumo que Sócrates não os deixará esquecerem-se de si com tanta facilidade)

Hoje leio estas declarações de Sócrates: “António Costa e a cúpula do PS viraram-me as costas”

O que vem a seguir? Não sei mas sigo com particular interesse o julgamento de Barcenas, em Espanha. Quem é Barcenas? Ex-tesoureiro do PP, acusado de corrupção.

O actual PS é Sócrates sem Sócrates. E Sócrates vai tentar lembrá-lo ao PS.

 

Anúncios
14 comentários leave one →
  1. Alain Bick permalink
    17 Setembro, 2017 14:59

    “Quando muitos governam, pensam em contentar só a si próprios, essa é a tirania mais dissimulada e odiosa, a tirania mascarada de liberdade.” – Luigi Pirandello

    Liked by 1 person

  2. 17 Setembro, 2017 15:01

    Boa observação, HMatos.

    “Acho” que algumas “personalidades” do P”S” estão na expectativa do que acontecerá ao Sócrates. Se o tipo for condenado em tribunal, continuam calados e “ausentes”; se ele for ilibado, começam a surgir, calmamente, a desculpabilizá-lo e a “dar-lhe a mão” pessoal e partidária.
    Vários e conhecidos políticos do P”S” (Jaime Gama, JSampaio e outros) nunca o visitaram em Évora nem se pronunciaram até hoje acerca do que está sob investigação; outros (AC-DC, Capoulas, MSoares e não só) visitaram-no e defenderam-no — por que será ?
    Na visita à prisão, o que terá dito o cujo ao AC-DC e vice-versa ?
    Por que não há reedição do tal livro ?
    Afinal, onde está a solidariedade pública da “família e nação socialista”, só com uns três ou quatro autocarros com histéricas carpideiras e indigentes em Évora mais umas cinco ou seis idas a auditórios de municípios P”S” e um lacrimejante manjar em Lisboa ?
    JS “animal feroz”, se condenado, é tipo para “pôr a boca no trombone” e colocará vários rastilhos que atingirão todos os que estão…silenciados: no seu partido e governo, na banca, nos negócios, na justiça, etc.

    Gostar

    • António C. Mendes permalink
      17 Setembro, 2017 15:51

      Não é assim, Sócrates nunca morderá a mão do Dono! Ou você acha que Soares foi a Évora fazer o quê? Só quando vir o Salgado agarrado acreditarei que o regime poderá ser posto em causa, se não, tudo continuará igual. A minha esperança chama-se Altice!!!

      Liked by 1 person

      • 17 Setembro, 2017 16:32

        Vc. coloca e bem o caso Salgado. Mas se este for condenado e apesar de o P”S”, desde 1974, ser especialista também em tentar ou conseguir “lavar-se” de casos, de “socialistas”, de opções, de atitudes e de decisões governamentais incómodas, creio que o JS, se condenado, sem apoios e com o RS preso, colocará “a boca no trombone”. Não é gajo para admitir todas as culpas e tentar-se-á, sempre, “lavar-se”.
        De acordo, com o RS preso, o regime estilhaça-se e actividades outras que não a política ficarão igualmente atingidas.

        Gostar

    • 18 Setembro, 2017 16:08

      O DDT é mesmo a peça que segura esta jenga. Quase tudo o que mexe foi tocado por ele, teve décadas para corromper, num país de corruptos. Adorava ver a célebre lista dos políticos e jornalistas a quem o BES pagava do famoso saco azul. A divulgação pública dessa lista poderia mudar o regime – como continua bem escondida, estamos a falar DESTE REGIME. E é por isso que não aparece, e é por isso que a justiça não o prende.
      Um dos poucos que o DDT não tinha no bolso foi Pedro Passos Coelho, e por isso pôde dar-lhe uma nega quanto a enterrar a CGD no BES.
      Essa famosa lista continua a valer. Se dantes os jornalistas eram pagos para atacar Passos Coelho, agora têm de continuar a obedecer a quem tem a lista para não serem queimados pela sua divulgação.

      Gostar

  3. Procópio permalink
    17 Setembro, 2017 15:47

    Los últimos tres años no han sido fáciles para el socialista José Sócrates Pinto de Sousa (Vila Real, 1957) exjefe del Gobierno luso entre el 2005 y el 2011. La Voz de Galicia,

    Verdades

    Nací en Vilar de Maçada, Vila Real, cerca de Galicia.
    Raramente o admitiu. Nos documentos oficiais vem sempre Gaia ou Porto

    Mi caso es similar al del expresidente Lula, aunque a él le apoya su partido y a mí no.
    São realmente exemplos do pior que a política pode produzir. Além disso são cúmplices.
    https://www.makaangola.org/2016/10/angola-lula-e-socrates-o-paraiso-da-corrupcao/

    -¿Cómo es su relación con el primer ministro António Costa? -Inexistente. Éramos amigos, pese a todo lo que se ha dicho. Nuestra relación fue siempre buena. Lo elegí como ministro y como mi sucesor natural. Lo apoyé en su candidatura para la alcaldía de Lisboa y después para la secretaría general del partido.

    Mentira
    Todo acabó cuando me detuvieron y tanto él como la cúpula del PS me dieron la espalda.
    Os amigos continuam a ocupar postos chave. Os primeiros nomes tendem a ser Carlos e Santos. Há um de que não se tem falado. É injusto, foi pedra fundamental.
    Carlos Santos Ferreira hoje consultor da equipa da sociedade de advogados SRS, de Pedro Rebelo de Sousa, deixou “obra” como presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, entre 2005 e 2008, e no Millennium BCP, de 2008 até 2012.
    Essa obra acabará por ser conhecida em pormenor.

    Liked by 1 person

    • 17 Setembro, 2017 16:37

      Certeiros comentários. Elucidativos.
      Ainda hoje, não acredito que o AC-DC tenha rompido com o JS. Mera estratégia. Posicionamento tácito porque no governo.

      Liked by 1 person

  4. JCA permalink
    17 Setembro, 2017 16:04

    .
    Maxima de Hollywood:
    .
    ‘Não interessa se falam bem ou mal de mi; o importante é que falem’.
    .
    Em termos partidarios ou eleitorais, o tema ja deu o que tinha a dar. Em termos eleitorais vale zero. Na realidade hoje, insistir entra na provocação para o efeito contrario. Tudo está amadurecido e bem esclarecido em termos de julgamentos de opiniao publica e eleitorais, Uns defintivamente contra outros definitivamente a favor. E ainda outros, a maioria, fartos de ‘filmes sempre mais do mesmo’ a espera da sentença judicial. E então haverá eventualmente uma oportunidade de renovar o tema, hoje envelhecido e morto. Ou aumentar ainda mais os votos em branco, a abstenção e a descrença; terrivel para quem luta para Portugal ser uma Democracia irrevogavel.
    .
    Os profissionais pregistadores e malabiristas façam como entenderem, podem insistir até ao fanatismo. Pois, até as Cortes tinham os imprescindiveis anoes da corte e jongleurs de serviço mas tambem deu sempre em nada, so afundaram mais a Nobreza e o Clero naqueles tempos.
    .

    .

    Gostar

  5. 17 Setembro, 2017 17:00

    Carago, o que diria –ou dirá– o MarceloCThomaz acerca das prisões do amigo (ou convenientemente ex-amigo) Salgado e do Sócrates ?

    Gostar

  6. Arlindo da Costa permalink
    18 Setembro, 2017 01:41

    Sócrates até no partido se enganou. Nunca devia ter saído da JSD. Ele tem mais pontos em comum com a fina flor do entulho do PSD, do BPN e com os valore$ da ideologia cavaquista.

    O PS é um partido histórico de gente decente. É o Partido da Liberdade. Antes muito de ser socialista ou social-democrata.

    Gostar

    • 18 Setembro, 2017 04:14

      Ora diga-nos o que era o P”S” “antes muito de ser socialista ou social-democrata”. Antes de 1973. E…”social-democrata” ?

      Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: