Saltar para o conteúdo

A realidade versus a grande burocracia

1 Março, 2018

José Pedro Anacoreta: De acordo com o artigo do Jornal de Negócios, o Governo refere que apenas estão abrangidos pelo Banco de Horas Individual cerca de 0,9% dos trabalhadores, correspondendo a pouco mais de 23 mil pessoas em todo o país (dados de 2016). Uma análise superficial levar-nos-ia a concluir que o Banco de Horas por acordo individual tem pouca expressão. Acontece que, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento da realidade, percebe que este indicador tem de estar errado. Ninguém sabe qual o número real, mas será seguramente várias vezes superior àquele que é indicado pelo Governo.
Qual é a origem do erro?
Estes dados resultam da informação fornecida nos mapas de quadros de pessoal, que consistem em informação prestada pelas empresas de forma administrativa através do preenchimento de extensos formulários. No caso específico dos instrumentos de flexibilidade, estamos a falar de uma questão com 12 opções de resposta distintas. No entanto, esta questão não permite respostas múltiplas. Se um trabalhador estiver abrangido por dois ou mais regimes de flexibilidade, o que é o mais comum, a empresa só pode optar por uma resposta. Normalmente, as empresas optam pela primeira opção aplicável. Como o banco de horas está em sétimo lugar, normalmente as empresas só preenchem este campo quando nenhum dos anteriores é aplicável. Prova disso é o facto de a primeira opção merecer mais de metade das respostas. E assim se constrói um indicador que não indica coisa alguma!

Anúncios
3 comentários leave one →
  1. Procópio permalink
    1 Março, 2018 09:16

    No sítio, os indicadores é para o que servem.
    Quem acredita nestes energúmenos?
    Eles sabem lidar com idiotas. Quantos?
    Comece por contar os telespectadores fãs dos canais generalistas, adicione metade dos que recebe subsídios, mais os alunos com negativas nas escolas e os velhinhos que votam na mãozinha por medo que lhe tirem a pensão. Junte os que se abstêm ou não vão votar em branco nas próximas eleições. Ficarão para aí umas centenas.

    Recorde o tio Orwell

    Respire fundo e erga as mãos para o céu

    Gostar

  2. LTR permalink
    1 Março, 2018 10:24

    Go Hospitais
    SendTo DGO
    ForwardTo EU
    ShowBy Press

    Gostar

  3. lucklucky permalink
    1 Março, 2018 10:58

    Mas dá trabalho a muita gente que não faz nada nas burocracia das empresas e na burocracia do Estado tornando os produtos mais caros e os impostos mais pesados.

    Querem Socialismo pagam.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: