Saltar para o conteúdo

Entrada livre

3 Maio, 2018

Tertulia 5 - Poster

 

Sexta-feira (04/Maio), às 21h30, com entrada livre, na Rua da Restauração 318, no Porto.

Mais uma Tertúlia promovida pela Oficina da Liberdade.

Destaco em jeito de “aquecimento” para a conversa os seguintes excertos de textos que foram escritos a propósito deste evento:

“Discutir a liberdade que nos falta alcançar não é “cumprir Abril” como era entendido pela 5ª Divisão do MFA. Mas écertamente honrar quem não cabia no Portugal do Estado Novo porque nenhum de nós caberia.” (Michael Seufert)

“Diga-se em abono do 25 de Abril que o “antes” não representava (assumidamente) um projeto de sociedade com valores liberais. Contudo, dá-se o caso de já terem passado 44 anos e 3 bancarrotas, ou seja, o suficiente para percebermos que os avanços indiscutíveis na liberdade de expressão que o 25 de Novembro nos trouxe não são suficientes para dizermos que agora vivemos com mais liberdade.” (Alexandre Mota)

“Muitas vezes centramo-nos na liberdade económica e esquecemos as outras componentes da una e indivisível liberdade. (…)  liberdade é tudo aquilo que fazemos por nós próprios sem prejudicar os outros.” (Vitor Cunha)

Os leitores do Blasfémias estão todos convidados para participar nesta Tertúlia.

*

 

Anúncios
19 comentários leave one →
  1. Mario Figueiredo permalink
    3 Maio, 2018 20:39

    É impossível para mim estar no Porto. Gostava de ir pela primeira vez. Já ouvia os podcasts e desde que regressei a Portugal que conto ir pelo menos uma vez.
    Mas Porto não dá nos próximos tempos. Não o estou a abandonar, nem o acho pardacento. É o meu jeito fechado enquanto moo o sentimento de que trabalhar aos fins-de-semana é uma grande chatice.

    Gostar

  2. Arlindo da Costa permalink
    3 Maio, 2018 20:42

    Obrigado. Mas não vai ser possível. Estou num outro fuso horário.

    Gostar

    • 3 Maio, 2018 23:51

      Assim sendo, tão importante ausência fará com que cancelem a tertúlia.

      Gostar

    • JMS permalink
      4 Maio, 2018 00:35

      Num outro fuso horário estás sempre, Arlindo.

      Num outro fuso horário e num outro fuso cerebral também.

      Gostar

    • PiErre permalink
      4 Maio, 2018 06:52

      O Arlindo está sempre com fuso.

      Gostar

  3. Euro2cent permalink
    3 Maio, 2018 21:53

    Parafraseando o outro, a liberdade tanto deixa o rico como o pobre dormir debaixo da ponte. Ou tomar um jacto privado sem ser revistado.

    É muito bom, e toda a gente devia defender este bem precioso até à última gota de sangue.

    Os donos agradecem comovidos com a dedicação dos serviçais.

    Gostar

  4. 3 Maio, 2018 23:46

    O AC-DC afirmou hoje que a confirmar-se corrupção nos casos Sócrates e Pinho, “será uma desonra para a democracia”. Para a democracia ?? Está na génese prática da democracia a trafulhice, a vigarice. a corrupção, o peculato, o abuso de poder estatal ? Um PM “socialista”, à rasca por qie se sabe e ele também sabe, vale-se abusivamente da palavra democracia para atirar areia para os olhos ?
    Então queres mais uma vez fazer de todos os tugas parvos ao omitires que será uma desonra (supondo que há uma réstea dela) mas sim, isso sim, para o teu P”S” ? Vai catar macacos para a Índia, pá !

    Gostar

  5. 4 Maio, 2018 00:14

    O libelinha secretário de estado da Juventude e do Desporto resume os casos que têm surgido e manchado o futeboil e alguns clubes, com o desejo de o futebol e por arrasto o derby SportingCP-SLBenfica ser…”uma festa”.

    Porra, já não tenho mínima paciência para aturar e ouvir este governo. Tantos casos, tantas incompetências, tantas trafulhices e fugas para a frente sob a tutoria do MCThomaz… Imaginem só metade do que já aconteceu se tivesse sido no anterior governo…
    Vão para o raio que os parta !

    Gostar

    • André Miguel permalink
      4 Maio, 2018 12:33

      É mesmo para a puta que os pariu! No tempo de PPC tinhamos greves e manifestações semanais.

      Gostar

  6. Procópio permalink
    4 Maio, 2018 00:16

    Uma dica para a tertúlia:
    “Much of what enters through our eyes, we never actually see. Many images stay subliminal, leading to a response in brain activity in the visual areas, but not entering our conscious mind. A curious finding has been that identical weak signals sometimes get through and sometimes stay below the threshold of perception” Pieter Roelfsema.

    Agora para MRJB. O golpe começa a tomar forma. “Nós, os xuxas no poder, até sentimos vergonha por isto e aquilo, outros também as têem feito sem nunca o admitirem”.
    Continuariam assim a ser os bons e os outros os maus, impenitentes. Simples parolice.
    Comparar o incomparável, lançar nuvens de fumo sobre cada tema criando comissões parlamentares que garantem almoços bem regados, lançar culpas a tudo e a todos até chegar ao Afonso Henriques. O senhor já não está cá para lhes dar a resposta.
    Assim tentam mais uma vez intrujar o pagode. Os tempos não lhes correm a favor.

    Gostar

    • 4 Maio, 2018 00:39

      Procópio,
      isso mesmo.

      Esta noite no Quadratura ouvi e concordei com o JPacheco Pereira: “O Sócrates envenenou o PS”. Sucinto e certeiro. Na mouche, o Coelho,Jorge nem reagiu.
      E, no Público de hoje, eu a concordar, ó c’um carago, com o MAlegre: “o PS abriu uma caixa de Pandora”.
      Sócrates, Pinho & outros tais, estão lixados. O P”S”, à rasca, começou a purga…para já com a tentativa de lavar o cérebro aos seus militantes e tugas em geral — vão esgotar o detergente.

      Gostar

      • Mario Figueiredo permalink
        4 Maio, 2018 01:12

        O mesmo Pacheco Pereira que ainda há duas semanas protestava na Quadratura do Círculo que o julgamento de Lula era um julgamento político contra o homem e contra o PT?

        O mesmo Pacheco Pereira que antes das eleições no PSD disse numa entrevista que o partido era socialista e que não podia ser de direita porque a direita é por natureza ditatorial?

        Não admira, portanto. O mesmo Pacheco Pereira vem agora dizer que o PS é que foi envenenado pelo Sócrates. Coitadinho do PS que estava tão bem até ao Sócrates ter chegado. Se aprofundarmos a coisa ainda se vai descobrir que isto foi tudo uma grande cabala desse “o pior partido do país”, o PSD, dos tempos em que o Sócrates andava na JSD.

        Ganda Pacheco Pereira! O homem é um dos maiores Arlindos do país.

        Gostar

  7. Procópio permalink
    4 Maio, 2018 00:23

    Ao sabor de uma caixa de comentários muito sintética:

    “Os deputedos canalhas acordaram finalmente uma década de silêncio depois!? Canalhas. Canalhas hipócritas.

    Há anos que estes contratos deveriam ter sido denunciados, há anos que uns quantos filhos da phuta nos governos se enchem à custa de prejudicar o estado que lhes pagamos para defender, há anos que porcos como o paulinho campos, socrates, portas, enchem os bandulhos em prejuízo do país e dos que pagam os calotes.

    Milhares de milhão, a ruina do estado, recessão, austeridade, sofrimento inútil de milhões de portugueses, tudo em nome da impunidade de canalhas de pança cheia. Isto são as PPPs rodoviárias, as rendas e demais benesses às energéticas, a opacidade na CGD, os cagalhães, os SIRESPs, e uma grande parte dos contractos do estado/governo corrupto com os privados. Uma caricatura de país, uma sociedade injusta com uma distribuição criminosa da riqueza, uma cáfila de filhos da phuta mamadores dos grémios partidários de pança cheia.

    Mas os comunas sabem melhor: uma comissão de âmbito tão alargado – sobre tudo o que é corrupção, com centenas ou milhares de contractos, em múltiplos sectores, ao longo de várias décadas – torna-se INÚTIL. Melhor será analisar caso a caso, porque cada caso é em si mesmo suficientemente complexo. Doutro modo, não passa de mais um expediente para branquear a canalhice desbragada da cáfila pulhitica. E os comunas sabem isso muito bem…”La Vien En Rose” • há 6 horas

    Gostar

    • Mario Figueiredo permalink
      4 Maio, 2018 01:00

      Faz bem em mencionar o Portas. O que os pacóvios imbecis dos Arlindos deste país não conseguem entender é que a maioria do povo (os 45% que não vão votar e mais os votos em brancos e nulos) não quer saber nem duns nem de outros. Que lhes enoja toda a assembleia da república, de uma ponta à outra. E sem excepções.

      Mas os maiores pulhas nem são eles. Quem é mais perigoso, o ladrão ou quem protege o ladrão? São aqueles que perpetuam o roubo e dele participam, ao defender esta gente e branquear ou minimizar o impacto dos seus crimes. Nenhum povo aceita este tipo de políticos no poder. É por isso se cultivam os Arlindos para proteger o indefensável, por causa de uma ideologia que já nem sequer podem considerar política, mas apenas partidária. E são eles, os Arlindos, os verdadeiros construtores da grande mentira. Minam o discurso da liberdade e mentem em nome do clube.

      Eles, os Arlindos, são como o vizinho que trabalha na SOPORCEL e que tem um datsun 1000 e que nos diz ao jantar como o governo de Marcello Caetano tem tratado a família dele tão bem. Eles, os Arlindos, são como os polícias judeus polacos, recrutados às três pancadas pelos Nazis, para acalmarem e condicionarem os judeus no gueto e depois os encaminharam para a deportação, mesmo até às portas do comboio.

      Liked by 1 person

  8. 4 Maio, 2018 08:30

    …”para pôr fim a este embaraço mútuo”, sentindo-se “injustiçado” e “já condenado” por dirigentes do P”S”, o Sócrates desvinculou-se de militante.
    Ora, “o menino de ouro do P’S'” está, desde há muito, marimbando-se para o seu partido, porque sabe que não obterá qualquer apoio institucional, o seu rompimento manifesta uma espécie de “vão-se foder, pá!” e indicia que se sente só, muito só, sem plateia nem apoios, judicialmente lixado.
    O P”S” não vai conseguir apagar essa nódoa da sua história. Aproveitou esta ocasião Pinho para juntar-lhe Sócrates e tentar de vez limpar-se, aliviar-se de…Sócrates.
    No congresso surgirão insurgimentos controlados e a palavra vergonha sobre Pinho e Sócrates para patego ouvir.
    Se a Justiça continuar o seu trabalho, não só Sócrates mas também uma quantidade de oportunistas “socialistas” arrastarão o P”S” para a lama fedorenta. E que percentagem de tugas continuará a elegê-los ?

    Gostar

  9. 4 Maio, 2018 08:50

    O Sócrates, “animal feroz” quando acossado, desesperado, pré-enjaulado e só, prestaria um bom serviço ao país se metesse “a boca no trombone” e revelasse à Justiça e aos tugas as monumentais teias da corrupção. Eu perdoar-lhe-ia 0,0% do que fez.

    Gostar

  10. Luis Lavoura permalink
    4 Maio, 2018 09:33

    Também com entrada livre, amanhã sábado durante todo o dia haverá convenção da Iniciativa Liberal para discussão e aprovação do programa do partido. No hotel Fénix em Lisboa.

    Gostar

    • 4 Maio, 2018 09:40

      O afectuso MarceloCarmonaThomaz vai lá dar uma ajudinha levando consigo jornalistas ?

      Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: