Saltar para o conteúdo

o príncipe do largo do rato

5 Maio, 2018
by

Graças à muito bem montada operação socialista que levou à demissão de José Sócrates do partido de que foi o «menino de oiro», vão já em dois, António José Seguro e o seu antecessor, os ex-secretários-gerais politicamente assassinados por António Costa. Este último a sangue frio, com manha e astúcia, numa altura em que ninguém o esperaria, utilizando, cinicamente, antigos capachos da vítima, como João Galamba, e um factóide colateral, o caso Pinho, como se não tivessem existido mais do que motivos e revelações anteriores que legitimassem as posições e declarações de agora. Só que, neste momento, António Costa sente-se seguro no país e no partido, e sabe que ninguém o atacará por ter feito o que fez a Sócrates. Há um ano ou dois certamente que não teria sido assim, nem Costa se atreveria a mais do que a um lacónico «ele está a lutar pela sua verdade», à porta da cadeia onde o visitou tardiamente devido a «compromissos políticos». Mas hoje, com o livro de cheques do orçamento de estado nas mãos e prebendas inúmeras para oferecer aos seus camaradas, ele sabe muito bem que poderá dançar em cima do cadáver do ex-primeiro-ministro socialista que ninguém lhe irá à mão por causa disso. Costa não tolera que o ensombrem, e fez, faz e fará tudo para conquistar e manter o poder. Nicolau Maquiavel gostaria de o ter conhecido e, quem sabe, ter escrito alguma coisa sobre ele.

Anúncios
20 comentários leave one →
  1. 5 Maio, 2018 15:35

    Rui A.,
    post linear e na mouche dos “socialistas”.

    Gostar

  2. André Miguel permalink
    5 Maio, 2018 16:05

    Costa Segundo é bem pior que o 44 e por isso mesmo o tombo será ainda maior. Se ele não leu Maquiavel, pelo menos que leia História.

    Gostar

    • 6 Maio, 2018 01:19

      O Costa além de manhoso é atiradiço.
      Até já disse que para ganhar não tem medo de perder. É de corajoso.
      Mas coragem para quê?
      Não é coragem ao serviço dos portugueses. Ele está-se cagando para os portugueses. Mas isto não é fácil de entender para a larga maioria. A maioria dirá que os políticos são todos assim. Não!
      O Costa é uma pessoa cheia de complexos por causa da sua fisionomia indiana.
      Ele criou desde pequeno um trauma, quiçá por ter sido vítima de alguma atitude de um qualquer racista.
      Veja-se a reacção exacerbada que ele teve aquando da “boca” do anterior Presidente do Eurogrupo.
      O Costa, como qualquer complexado, procura criar uma barreira de defesa à sua volta para se proteger dos fantasmas que ele imagina que o querem destruir.
      Isto dá-lhe forças. Mas essas forças vão progressivamente criando ruturas que o levam à destruição.
      Ele vai estatelar-se ao comprido e como espero vai arrastar consigo toda a barreira de protecção fundamentalmente constituída por todos os partidos de Esquerda que ele arregimentou.
      O Nº1 tem pancada de um certo tipo.
      O Nº2 tem uma pancada de outro tipo.

      E nós portugueses apanhamos a pancada toda.

      Gostar

  3. António Cabral permalink
    5 Maio, 2018 16:53

    Maquiavel teria alguma coisa a aprender com Costa. Mas aguardemos, com paciência; Posso estra enganado, mas mesmo estando em maus lençois não creio que Socrates dispense vingança, a seu tempo.
    Antonio Cabral

    Liked by 2 people

    • rui a. permalink*
      5 Maio, 2018 17:03

      Também acredito que sim, embora, se o fizer, estará certamente a incriminar-se. E isso ele não fará, mesmo que condenado e preso, enquanto não esgotar todos os recursos e possibilidades de redução de pena. Entretanto, muito provavelmente já Costa não será pm…

      Gostar

      • 5 Maio, 2018 17:36

        O “animal feroz” Sócrates está ferido e abandonado. Cada vez mais só.
        Se vingativo e na eminência de ser julgado e condenado com provas inequívocas, está-se marimbando para a opinião pública e nuns interrogatórios denunciará, arrastará, outros envolvidos não só na Operação Marquês. Desde ontem está-se marimbando para o P”S” e para traidor secretário-geral. Este, tem telhados de vidro ? Sócrates nem vacilará, parte-os à frente dos juizes.

        O AC-DC PM depois de 2014 ? Duvido, mas não será impossível — o eleitorado quer é dinheiro –mesmo que pouco mais– no bolso e abraços, beijinhos, afectos e delírios do MCThomaz.

        Liked by 1 person

  4. carlos alberto ilharco permalink
    5 Maio, 2018 17:59

    Sócrates é uma pessoa de má formação, rancoroso e egocentrista.
    Quando achar oportuno meterá o mesmo punhal que lhe enfiaram nas costas um pouco mais abaixo naqueles que o amachucaram.
    Vai ser muito interessante.
    Espero ainda cá andar, para me divertir.

    Gostar

  5. 5 Maio, 2018 18:07

    Maquiavel
    Na minha (humilde) opinião o extremo cinismo ostentado pelo A. de “O Príncepe” deve ser contextualizado à época como foi a Itália do sec. XV-XVI e também da ausência quase absoluta de uma personagem importante apenas muito tempo depois, que é o Povo. Ele aponta a finalidade; como conquistar o Poder e conservá-lo seja de que maneira for, Aqui não entra a Ética, o resultado é o único objectivo. Exacta e rigorosamente, o que os Marxistas-Leninistas têm como fim único e supremo: o Bem do Povo acrescentaram para “ficarem bem vistos”. Relembrai-vos que na Itália da época o Poder era disputado pelas “cliques” apenas.

    Gostar

  6. Artista português permalink
    5 Maio, 2018 19:07

    Felizmente que o poder hoje já não é disputado pelas cliques. Felizmente que a ingenuidade é um poço inesgotável. Mas o mais ingénuo de todos é o Costa “que ficou surpreendido”. Calculem! Tudo isto aconteceu quando ele estava fora. Coitado. Não fossem as más línguas dizer que ele tem um braço do tamanho do Atlântico. Facada de tão longe é impossível.

    Gostar

  7. 5 Maio, 2018 19:42

    Sinônimos de Apenas no Dicionário de Sinônimos.
    Apenas é sinônimo de: só, exclusivamente, meramente, somente, unicamente,

    Gostar

  8. Ana permalink
    5 Maio, 2018 19:47

    A estória do Pinto Calçudo , mais tarde assumido como josé sócrates, é muito mais longa e complexa.
    Viveu sempre à custa dos amigos, começando com o amigodos irmão luís e jorge patrão (o amigo carlos santos silva só entra no esquema mais tarde) rasteirou antónio guterres para a lista de deputados mas mais tarde conspirou com António Guterres (para derrubarem mário soares, reunindo na sótão de Algés) O amigo Arouca e António josé morais, é outra).
    O Seguro de Penamacor se um dia quiser falar também terá muito a dizer de sócrates.
    Anos 60 grupo de “amigos da covilhã” conspiram contra os camaradas.
    Segunda década do séc XXI o grupo de Lisboa conspira contra Seguro.
    Costa, que também é dos anos 80) rasteira tudo e todos a começar pelo penamamacorense António Seguro e alargando a conspiração aos jerónimos e às catarinas sem que estes últimos dêem por tal.
    Tal como guterres dependia do Campelo este Costa depende do Jerónimo e da Catarina.
    Mais frágil que isto só a loiças das caldas

    Gostar

  9. Mario Figueiredo permalink
    5 Maio, 2018 20:08

    Um bom e afiado punhal tem sempre o hábito de retornar às costas do seu dono. Não se espera de Costa um destino diferente daquele que ele vem dando a outros. Até porque o partido está a ver… Só não faz nada, porque César ainda é César.

    O problema é que o karma chega quase sempre tarde e a más horas. É quando o mal já está feito e já todos pagamos pelos pecados do outro. Foi aliás assim com Sócrates. É bom ver Sócrates a enfrentar as consequências dos seus actos. Mas é menos bom quando nos lembramos de tudo o que foi preciso para chegarmos a isso, incluindo uma grave crise económica que atirou famílias para a pobreza e separou outras para o drama da emigração.

    Com Costa, o diabo nunca foi a lado nenhum e sempre esteve entre nós. Surfa a onda da bom período económico europeu e risse a bandeiras despregadas de quem diz que o país está bem. Entretanto configurou-se legitimidade governativa a partidos da esquerda ortodoxa marxista e esquerda radical, remando precisamente contra os exemplos de governação em todo o mundo ocidental democrático e retrocedendo décadas nos próprios princípios do Partido Socialista tal como estabelecidos pelos seus fundadores.

    Quando o punhal de Costa finalmente regressar ao dono, os efeitos da sua governação já se fizeram sentir. E lá continuaremos nós a ver tudo da bancada dos mais pobres da Europa. Ainda assim faz-se justiça — pensaremos alguns de nós. Mas na realidade não existe jurisprudência para gente que jura servir o país para logo de seguida o trair. Não há justiça possível para esta gente.

    Liked by 1 person

  10. Procópio permalink
    5 Maio, 2018 20:20

    Machiavel não escreveria sobre o nº 2, ele é fruto de circunstâncias momentaneamente favoráveis, Essas circunstâncias foram habilmente preparadas do exterior desde o assassino do seguro. O rio seco faz parte do mesmo esquema, a catarina e o geróimo também ajudam, este só agora começou a perceber, mas para já não tem outro remédio.
    Machiavel escreveria uma nota de rodapé, sim, sobre o celinho. Esse navega à bolina, não se sabe ao certo para onde vai, nem para para onde o levarão.
    Machiavel valorizou acima de tudo as aparências
    “O príncipe não existe senão para os outros, seu ser está do lado de fora”. A máxima aplica-se ao celinho, excepto quando dá beijinhos e mete a lingua dentro.
    O nº 2 está dentro do lamaçal, até para alguns galifões do pêésse já não existe depois da traição, e será sempre nº 2.
    O nº 1 está encostado às cordas, ainda não cambaleia. Perdido por um, perdido por cem. Ele sabe quem encomendou o golpe, foram os que o abraçaram na estranja.
    Vai quebrar a omertá. A menos que…
    Mostra que é um ás. Não nos desiludas.

    Gostar

  11. Arlindo da Costa permalink
    5 Maio, 2018 20:29

    O exemplo de António Costa devia ser seguido por Rui Rio, o actual Presidente do PSD.

    Rui Rio devia enxotar Cavaco, Durão Barroso, Santana Lopes, Luis Filipe Menezes e outros por terem sido cúmplices da maior onda de corrupção, nepotismo e alienação de bens públicos a potências estrangeiras.

    Espero que os militantes do PSD abram a pestana e expulsam os milhares de corruptos que estão no partido.

    Gostar

    • Mario Figueiredo permalink
      5 Maio, 2018 20:51

      Ó Arlindo, quanto é que está a dar passar o dia todo junto ao computador a trollar blogs críticos do socialismo? Passas recibos verdes ao aparelho partidário, ou não descontas? O Partido fornece os pijamas, ou tens que comprar os teus? Tens máquina de lavar?

      É que tenho um amigo desempregado e ele não se importa mesmo nada de defender e branquear corruptos que mantêm 20% da população portuguesa no limiar da pobreza. Ele não quer saber dos seus conterrâneos para nada e está-se positivamente a borrifar para o facto de o pais estar entre os mais pobres da Europa e daí nunca sair.

      Falei-lhe de ti. E ele pediu se podias meter uma cunha, pá. Ele tem os seus próprios pijamas. E se for preciso compra mais.

      Liked by 1 person

    • Ana permalink
      6 Maio, 2018 09:39

      E tu, Arfeio, seguias o pinto de soisa ou o manel do pinhal?

      Gostar

  12. A. R permalink
    5 Maio, 2018 22:30

    Arlindo … vê-se bem como estás angustiado, rancoroso, derrotado …ruiu o teu Mundo
    Vai ser mais difícil agora viveres de empréstimos.

    Gostar

    • Arlindo da Costa permalink
      6 Maio, 2018 02:15

      O meu mundo está bem e recomenda-se. Já o teu esticou o pernil há muito. Reconverte-te ao século XXI, pois as tuas teorias foram enterradas há 44 anos.

      Gostar

      • A. R permalink
        6 Maio, 2018 12:14

        Olha que não olha que não. Só se gostas de chafurdar na lama moral e ética do teu mundo.

        Nunca se viu uma corrupção global e total como a que o teu mundo socialista-comunista trouxe: uma corrupção estrutural organizada desde o PM. Um PM envolvido em todas os grandes escândalos de corrupção recentes, os ministros dele iguais, uma CGD dissecada, meninos da Casa Pia abusados, uma PT vendida ao desbarato, Rodeo drive, uma saúde da mais miserável de sempre, uma austeridade brutal e sem dó, um pinhal de 8000 anos queimado com mais de uma centena de pessoas e foi um ano “delicioso”, um saque aos contribuintes sem igual, … é uma 1º República de volta pelas mãos dos mesmos.

        Chafurda no chiqueiro .. gostas.

        Gostar

  13. 5 Maio, 2018 22:39

    Mais do mesmo
    Quando um ditador, ocupando uma posição de Presidência, quer assediar um adversário usa frequentemente ou que se pretende “desestabilizar” a População ou que se está cometendo crime de Traição à Pátria. Um grupo, uma facção, uma pessoa, aspirando ao Poder Absoluto usa o subterfúgio de esconder-se no tal amor à Pátria. A “justificação” (ou reprimenda) funciona bem para os ingénuos/comprometidos/beneficiários do regime em curso: N. Maduro (Venezuela) recorre repetidamente a esta “jogada”.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: